Os "bloggers" defendem que a empresa deve voltar a adotar a política anterior, estabelecida em Maio de 2004, onde eram encorajados a utilizar as marcas registeadas da Linden Lab, desde que fosse claramente referido que não havia qualquer intenção de infração.
Vários "bloggers" que escrevem sobre o universo Second Life, dentre os quais o Discursos do Outro Mundo (um blog convidado do público), entraram hoje em greve contra as novas políticas que regem o uso das marcas da empresa Linden Lab, proprietária da marca "Second Life".
Tudo começou em Março passado, quando a Linden publicou no seu blog oficial uma nova cláusula nas suas políticas de utilização das marcas da empresa, que recomendava a remoção, num prazo de 90 dias, de qualquer referência à marca “Second Life” e ao seu logotipo em “sites”, blogs, fóruns ou outras entidades que oferecem produtos e serviços relacionados com a aplicação.
A Linden Lab passou, assim, a controlar o uso do nome “Second Life” na maior parte destes sites, nomes de domínio, produtos e serviços. Os sites são agora obrigados a submeter-se a um mecanismo de aprovação que a empresa admite “poder ser longo e provavelmente infindável” e que apenas é acessível a um limitado número de páginas web.
Depois da divulgação destas recomendações, Gwyneth Llewelyn publicou no seu blog “Gwyn’s Home” um manifesto para que a Linden Lab ponderasse a alteração às suas políticas de utilização da marca. Muitos "bloggers" portugueses que escrevem sobre o Second Life apoiaram o manifesto e publicaram-no também em seus blogs. No manifesto lê-se que Gwyneth Llewelyn entrará em greve por um período de três dias (até 18 de Abril) para pressionar a Linden Lab a clarificar a sua posição no que respeita ao uso da marca registrada “Second Life” e do logotipo em todas as páginas web que oferecem produtos e serviços relacionados ao metaverso.
Segundo se lê no manifesto, “a recente alteração que rege o uso das vossas marcas [da Linden Lab] irá efetivamente impedir a operacionalidade de uma vibrante comunidade de bloggers (...) que tem direcionado tráfego para seu blog oficial, bem como providenciado um vasto e crescente conhecimento, sem qualquer compensação monetária, ao Second Life, enquanto produto de consumo”. Os bloggers defendem que a empresa deve voltar a adoptar a política anterior, estabelecida em Maio de 2004, onde eram encorajados a utilizar as marcas registadas da Linden Lab, desde que fosse claramente referido que não havia qualquer intenção de infracção.
Segundo Gwyneth Llewelyn, os bloggers espalhados por todo o mundo contribuíram para que “num período de menos de quatro anos o número de usuários registrados tivesse aumentado de 10 mil para 13 milhões (...) sem necessidade de que a Linden Lab gastasse milhões em publicidade e campanhas nos meios de comunicação social”.
Origem: Publico.Clix
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