terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Mac OS X Leopard trava o Second Life

Versão mais recente do sistema operacional da Apple está conflitando com o motor de renderização gráfica do navegador 3D da Linden Lab.

Residentes usuários do Second Life, que acessam o metaverso através de computadores da Apple, utilizando a versão para Mac OS X do navegador SL, estão tendo uma surpresa desagradável ao efetuar o upgrade de seus sistemas operacionais para nova versão "Leopard".

Uma incompatibilidade detectada no motor de renderização gráfica 3D do Second Life e o gerenciador gráfico do Leopard está provocando travamento do navegador da Linden no momento da sua inicialização.

Há alguns meses, foi reportado um bug no Quicktime Player, pelo qual hackers poderiam invadir a conta de um avatar e transferir para outro todos os seus linden dólares. Chegou-se até a se solicitar que todos os donos de terras desativassem provisoriamente seus streamings de vídeo, o que para muitos causou um embaraço muito grande, pois para eles este recurso era indispensável para seus negócios virtuais. Felizmente o problema sobrepujava o Second Life e a Apple em pouco tempo disponibilizou uma correção para a falha.

O problema do conflito gráfico com o Leopard se assemelha aos problemas detectados com usuários de Windows Vista, no primeiro semestre de 2007. A solução veio através de um trabalho em paralelo realizado pela Linden Lab, Nvidia e ATI, quando ambos disponibilizaram, quase que simultaneamente, versões que tornavam seus softwares e firmwares amplamente compatíveis com o motor gráfico no Vista.

No caso do Leopard, já foi confirmado que a Apple está trabalhando em uma correção em seu gerenciador gráfico, visto que outros softwares "for Mac" com engenharia semelhante de renderização 3D, o que inclui alguns games, também estão observando o mesmo problema. Não há ainda uma previsão de data para disponibilização desta correção. Especialistas recomendam que usuários de Mac OS X instalem, se possível, as duas versões do sistema em seu equipamento, em método 'dual boot' (não sabemos ainda sobre esta possibilidade) e rodem o Second Life somente na versão "X" (10). Para quem ainda não migrou seu sistema para o "Leopard", a sugestão é não fazê-lo ainda, até que a correção fique pronta e disponível para download e instalação.

A Linden Lab até o momento não se manifestou a respeito.

Publicidade:

Nenhum comentário: