O Lively não ameaça o Second Life
Analisamos nos últimos cinco dias, o novo sistema Google. E chegamos à conclusão que nada tem a ver com o metaverso Second Life. O novo produto da gigante Google é um ótimo chat 3D, bonitinho até, mas está longe de ser um mundo virtual complexo como o Second Life ou outros, como o World of Warcraft.
Realmente é uma iniciativa ligada às tendências da web contemporânea, porém, o Lively não é um mundo virtual como o Second Life. O sistema visa atingir uma parcela específica de usuários, da última geração, que se integra prioritariamente pela Internet, através de blogs, chats e sistemas de comunicação instantânea; a chamada Geração Y.
O foco principal é disseminar a novidade através de uma possível replicância contínua em sites e blogs, pois este foi o maior acerto e o diferencial do Lively perante seus concorrentes diretos (Meez e IMVU), que além de terem produtos bem mais completos, já possuem um público cativo. A vantagem do Lively é permitir que sua sala seja colocada diretamente no site que quiser, seja ele pessoal ou corporativo.
Lógico que o fato de ser mais um produto Google, já o transforma em algo totalmente interessante. A grande capacidade de transferência de audiência de outros produtos Google, é um diferencial e tanto. Apenas nos cinco primeiros dias mais de um milhão de usuários experimentaram o Lively.
Porém como ocorre em outros produtos similares, a maior dificuldade é manter os clientes ativos no sistema. Neste momento enquanto o Second Life tem mais de 60.000 usuários logados em seu sistema, o Lively conta com pouco mais de 1000 usuários on-line. Lógico que é um produto novo e o second Life é um universo consolidado, mas a principal diferença é que são produtos distintos para públicos diferentes.
O Second Life continua sendo o principal Metaverso, que não se baseia em jogos on-line para viver, mas se apresenta como uma existência paralela, como um mundo a parte e cumpre o que promete. Seus problemas são claros, limitação estrutural/tecnológica e principalmente a dificuldade para os novatos entenderem o novo mundo e suas particularidades.
Ou seja, Lively é Lively, Second Life é Second Life e não quer disputar o mesmo mercado, apesar de parecer que houve alguma influência do lançamento Google, na estratégia da Linden Lab.
Seria coincidência apenas, a Linden Lab e a IBM terem anunciado conjuntamente, a abertura e oficialização do OPENSIM como plataforma base para a hospedagem do Metaverso Second Life fora dos servidores da Linden Lab, no dia anterior ao lançamento do Lively? Quando falamos em Google, qualquer movimento da empresa incomoda muito os demais players do mercado!
Mas para nós do MundoLinden.com, o Second Life não sofrerá nenhuma perda com a novidade, apenas ganhará, pois, o produto Google trará ainda mais gente para a cultura dos universos digitais em 3D, facilitando a atuação dos mundos virtuais já estabelecidos e abrindo ainda mais a possibilidade de expansão do Metaverso Second Life.
Veja mais fotos de nossa equipe sobre o Lively aqui.
Visite algumas salas interessantes no Lively:
(Lembre-se que a configuração do seu PC pode ser bem simples para isso)
Bar Mundolinden.com, nosso lugar no Lively.
Brasil, a 1ª sala brasileira!
Lively:Brasil, sempre tem gente e é bem legal.
Brasil Rave, muita festa nesta sala.
Bar Brasil, um lugar muito bonito com pessoas interessantes.
Origem: MundoLinden.com
Publicidade:
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário