Fila de Banco no Second Life ?
É isso mesmo, agora até no Second Life existem filas.
Esse foi um dos resultados do pré-lançamento do site Second Mania, na semana do último dia 13 de Junho, quando uma agência virtual e duas máquinas de auto atendimento entraram em funcionamento no Second Life nas ilhas Alphaville e Jardins.
Na verdade a formação de filas era um dos objetivos dos idealizadores do projeto, com a idéia de fazer as pessoas se relacionarem e ao mesmo tempo criar uma oportunidade para apresentação de publicidade. As máquinas de auto-atendimento propositalmente aceitam somente a operação por um avatar de cada vez, o que resulta na geração das filas. Esses primeiros dias de operação serviram para testar toda a estrutura do site e dos equipamentos virtuais, e realizar observações sobre o comportamento dos usuários.
O modelo provou ser eficaz uma vez que houve um grande volume de cadastramentos, e situações de grande engajamento por parte dos próprios usuários do Second Life, sendo que muitos usuários passaram a fazer a divulgação do site por conta própria, sendo remunerados automaticamente por cada indicação.
“Cheguei a ver um residente que fez uma placa e andava pela agência pedindo para as pessoas se cadastrarem. Foi mais do que prevíamos.”, afirmou Fábio Marcos de Souza, Gerente de Produtos da empresa. Mas nem tudo correu como planejado. Houve vários casos de ataques de usuários mau intencionados, buscando encontrar brechas para fazer cadastros falsos e ganharem Lindens. Apesar de previstos, alguns casos surpreenderam.
“Chegamos a pegar um usuário que criou mais de 30 avatares no Second Life e depois se cadastrou a mesma quantidade de vezes em nosso site para ganhar os lindens promocionais. Tivemos algum trabalho, mas conseguimos evitar este tipo de problemas com algumas novas regras implementadas no processo de cadastramento.”, disse Alessandro Gualtieri, Gerente técnico da empresa. Esse tipo de ataque fez com que um processo de confirmação de cadastro por e-mail e uma análise adicional do cadastramento de usuários novos do Second Life fosse implementado para reduzir esse tipo de fraude.
“Apesar de um pouco mais trabalhoso, o processo todo está mais seguro para todos. Agora podemos expandir as operações”, comentou Robson Bellizari, responsável pela área de criação da empresa. Um dos objetivos do site é demonstrar ao mercado que o uso de modelos de integração entre a Internet e o Second Life permitem a criação de poderosas ferramentas para a geração de negócios e de engajamento da comunidade do Second Life.
Nos próximos dias o Second Mania vai incrementar as operações, colocando mais agências e máquinas de auto-atendimento em outras ilhas, que novos parceiros no site, que passará a pagar prêmios em lindens por compras e visitas realizadas nos sites parceiros, como em um programa de fidelização de compras. Estão sendo preparadas também novas funcionalidades no site, promoções e competições para aumentar a participação da comunidade.
A empresa ASL Consulting, proprietária do site Second Mania, vai lançar também nos próximos dias um novo serviço para o público do Second Life, que pretende transformar a plataforma num canal efetivo de atendimento de clientes e realização de negócios. “Já estamos oferecendo esse serviço a todos os grande sites de e-commerce e empresas que já possuem presença no Second Life e estão buscando dar mais funcionalidades e interatividade aos seus clientes, utilizando a plataforma.”, disse Fábio Marcos. Visite o site: www.secondmania.com.br.
Press release: Second Mania . ASL Consulting.
sábado, 23 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário