segunda-feira, 12 de março de 2007

China já tem seu próprio Second Life: o 'HiPiHi'

Enquanto a Linden aperfeiçoava seu metaverso, há dois anos uma equipe de engenheiros e programadores desenvolve um projeto semelhante e paralelo em Pequim. Ainda em fase beta, o HiPiHi é a resposta chinesa ao Second Life.

Desde algumas semanas atrás, blogs chineses e asiáticos em geral estão dando ênfase a descoberta de um novo sistema de relacionamento online, em produção na cidade de Pequim: o HiPiHi. O projeto já é conhecido da mídia como 'a resposta chinesa ao Second Life', da americana Linden Labs.


Em entrevista recente, o CEO da HiPiHi Co., Liu Xinhua, foi categórico em afirmar que já estava desenvolvendo seu projeto, num estágio avançado, em uma época em que o Second Life ainda não tinha fama. Por cerca de 2 anos, uma equipe de mais de 60 colaboradores desenvolve o novo mundo virtual chinês, agora conhecido da comunidade internacional.

Quando se tem uma noção exata do HiPiHi, no momento em que se assiste o vídeo oficial de apresentação do sistema, chega-se à conclusão de que o metaverso chinês terá suas características pessoais e será sensivelmente diferente do Second Life. Liu Xinhua acrescenta: "...o HiPiHi permitirá que a construção de objetos seja uma experiência muito mais simples do que no Second Life. Os usuários poderão adquirir muito mais experiência, em um curto período de tempo, ao criarem objetos e toda sorte de coisas novas em nosso mundo virtual".


De acordo com o blog China Web2.0 Review, "Xinhua acredita que a maioria dos chineses utiliza a internet como meio de entretenimento, relacionamento e trabalhos em rede. Estas são as três colunas que sustentam o projeto HiPiHi. Consequentemente, os chineses irão aderir ao universo virtual de Pequim, que tem seu desenvolvimento subsidiado pelas verbas governamentais do regime comunista".

Não há, no entanto, nenhum comentário por parte da de Xinhua e sua equipe, no que diz respeito à liberdade de expressão em seu próprio mundo virtual. No site www.hipihi.com ainda não há tradução para outras línguas, exceto no idioma original chinês (mandarín).

Faça o download do HiPiHi AQUI.
Assista o vídeo promocional do HiPiHi:



Fonte: Poynter

Nenhum comentário: