quarta-feira, 14 de março de 2007

Publicação brasileira estréia no mundo virtual, em comemoração ao Dia do Consumidor

A revista Consumidor Moderno fará o anúncio oficial da sua estréia no Second Life, na sala de imprensa da Ilha São Paulo Jardins.

Para comemorar o Dia do Consumidor, a revista Consumidor Moderno inicia oficialmente amanhã sua atuação dentro do Second Life. O anúncio será feito por Marco Aurélio dos Santos, gerente de evangelização digital da Padrão Editorial, representado no mundo virtual por seu avatar DeadParrot Wakawaka. O evento acontece na sala de imprensa da Ilha São Paulo Jardins, segundo local mais visitado por brasileiros no Second Life.

Mais de 4,5 milhões de pessoas participam atualmente do Second Life. Estima-se que 140 mil desses "habitantes" sejam brasileiros. Idealizado em 2003 pela americana Linden Lab, o programa oferece um espaço virtual para convivência, relacionamentos e negócios.


A proposta da Consumidor Moderno é de arbitrar as relações de consumo dentro do mundo virtual, cada vez mais intensas. Toda a comunidade de usuários pode registrar reclamações, a exemplo do que já pode ser feito hoje no link Palavra do Consumidor do site da publicação. Segundo Roberto Meir, publisher da Padrão Editorial, a vasta experiência com relações de consumo no mundo real facilitará o trabalho no universo sintético.

Renovação da marca

Os participantes do evento dentro do mundo virtual terão acesso em primeira mão ao novo logo e nova proposta de negócios da Padrão Editorial, responsável pelas publicações B2B Magazine e Consumidor Moderno.

No mundo real, a nova marca será apresentada ao mercado somente no Consumidor Moderno Marketing Show 2007, que acontece nos dias 3 e 4 de abril, em São Paulo.

O local

Espaço criado pelo publicitário Jorge Henrique Singh (avatar Unger Felix), a ilha São Paulo Jardins é dedicada especialmente às empresas paulistanas com foco no business network. O local já conta com uma sede do diretório virtual do PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira e um Centro de Imprensa, além de empresas como Performance CG, Cavalera, Gamenetx e MPK Brasil. Lojas de empreendedores residentes do jogo também estão sendo construídas.

Singh cedeu à Padrão Editorial um escritório para suas instalações. Além disso, disponibilizou um salão de eventos para o lançamento de amanhã.

Saiba mais

Second Life é um dos mais populares mundos virtuais da atualidade. Dentro de um espaço virtual em 3D, internautas do mundo todo interagem por meio de seus avatares, criando relacionamentos e fazendo negócios. A moeda do mundo sintético, o Linden Dollar, pode ser trocada livremente por dólares de verdade.

Em agosto de 2006, a B2B Magazine foi a primeira publicação brasileira a publicar uma extensa matéria sobre as implicações dessa nova realidade. Desde então, muitas empresas começaram a investir em ações dentro do mundo virtual.

Para entender esse novo universo, é necessário conhecer o significado de certos termos chave. Alguns deles são:

  • Avatar: No hinduísmo, um avatar é a encarnação de um ser superior na Terra, geralmente para cumprir uma missão. De forma análoga, nos mundos virtuais o avatar é a representação em duas dimensões do jogador. Second Life oferece uma série de ferramentas para personalização de avatares.
  • Linden Dollar: Moeda corrente de Second Life. Linden Dollars podem ser trocados em diversos sites especializados por dólares de verdade, a uma taxa de aproximadamente 300 por um.
  • Prim: Abreviação de primitivo. Refere-se às formas básicas utilizadas para a construção de objetos dentro do mundo virtual. Além da montagem com prims, o Second Life oferece uma linguagem de programação própria para criação.
  • RL: Abreviação de Real Life, vida real. Dentro do mundo virtual, é constante a necessidade de explicar que se está referindo à vida real. Exemplo utilizado por mim o tempo todo: “Sou um repórter escrevendo uma matéria sobre mundos virtuais para uma revista RL”.
  • In-world: É o contrário de RL. Sempre que se fala de um evento que poderia acontecer no mundo real, é bom deixar claro se é RL ou in-world. O lançamento do livro de Julian Dibbell, por exemplo, foi um evento in-world, ou seja, realizado dentro do Second Life.

Serviço:

Consumidor Moderno no Second Life
• Data: 15 de março de 2007, Dia do Consumidor
• Horário: a partir das 10 horas
• Local: Sala de Imprensa da Ilha São Paulo Jardins
• Coordenadas: Brasil Sp Jardins 127,62,30
Para participar, é necessário baixar gratuitamente o programa Second Life e criar seu avatar: http://secondlife.com

Fonte: Consumidor Moderno.

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