sexta-feira, 13 de março de 2009

Economia Virtual: O que é IPO? (Initial public offering) - Oferta Pública Inicial

Essa é a primeira fase de uma empresa na bolsa de valores. É uma fase onde as ações são oferecidas ao mercado por um determinado valor, e por um determinado tempo (por ex, 30 dias).

Uma vantagem de se comprar ações em IPO, é o fato de poder pagar menos em muitos casos. Partindo de você mesmo, se você tem confiança na empresa em que investiu, comprou as ações por L$ 10 cada por ex, por quanto você venderia essas ações? Obviamente, não por menos que L$ 10, ou sairia no prejuízo. Levando isso em consideração, podemos concluir que empresas com bom grau de confiabilidade tende a ter o valor das ações elevadas.

Considere os seguintes aspectos ao avaliar se vai investir numa empresa em IPO:

1- Total de ações da empresa: Quanto maior o número de ações, maior o número de acionistas provavelmente. Em geral, isso faz com que o mercado não aponte para uma elavação brusca no valor, porém, tem mais chance de ficar com valores estáveis.

Considere por ex que uma empresa colocou em IPO 300 mil ações a L$ 1 cada, você comprou 100 mil, e outras 2 pessoas 100 mil. Se vocês 3, não quiserem vender por menos de L$ 2 cada ação, e a empresa começar a mostrar bom resultado, provavelmente o mercado vai começar a comprar por sua ordem aberta de L$ 2… Esse é um caso em que investir na IPO pode ser muito lucrativo.

2- Total de ações em IPO: Leve em consideração que a diferença entre o total de ações da empresa e o total de ações em IPO, é o número de ações que já estão ativas na empresa. EX na OIG da ACE quando foi para IPO: Total Shares: 850.000 / Shares to issue publicly: 500.000… Logo, 500.000 ações foram para IPO, a OIG já funcionava com 350.000 ações, que neste caso, eram de Bencly Sewell. Ai você pergunta, o que isso tem a ver? Tem a ver, que eu poderia simplesmente ter criado a IPO, jogado todas as informações iguais, colocando no lugar de 850.000, um total de 1 milhão de ações por ex. Logo, eu teria 150.000 ações a mais. São detalhes a se ver no prospecto de uma empresa, para ver se está com o valor justo ou não.

3-Cash on hand (dinheiro em mão) + Tangible Assets (outros ativos): O total destes, deve refletir o patrimônio atual da empresa. Veja a diferença deste valor para a diferença do valor de ações já existentens na empresa. Se uma empresa leva a bolsa 1 milhão de ações no total, 500 mil para o público, e mostra nesse patrimônio que tem atualmente 100 mil, fica assim:

ATUAL

Ações Atuais: 500 mil
Patrimônio Atual: 100 mil
Valor real de cada ação atual: L$ 0,20

IPO

Valor em IPO das outras 500 mil ações: L$ 1 cada
Valor arrecadado no final da IPO (sem contar taxas): L$ 500 mil
Patrimônio total:
L$ 600 mil
Ações totais:
1 milhão:
Valor real de cada ação: L$ 0,60

Supondo que a mesma empresa tivesse 500 mil como patrimônio atual, daria:

Ações Atuais: 500 mil
Patrimônio Atual: 500 mil
Valor real de cada ação atual: L$ 1

IPO

Valor em IPO das outras 500 mil ações: L$ 1 cada
Valor arrecadado no final da IPO (sem contar taxas): L$ 500 mil
Patrimônio total:
L$ 1 milhão

Ações totais:
1 milhão
Valor real de cada ação: L$ 1,00

Procure ver se o prospecto da empresa está bastante claro. Enquanto algumas pessoas levam uma proposta para a bolsa, vendendo as ações por L$ 1 e tendo como valor real L$ 0,40 outras podem levar a mesma proposta com o valor real em L$ 1.

Por fim, a questão da liquidez das ações é muito importante. Algumas empresas levam propostas e ficam muito tempo para concluir a IPO, prendendo o dinheiro do investidor por várias e várias semanas, sem valorizá-las nesse tempo. Devido a esse problema de manter o dinheiro travado, algumas novas idéias estão sendo apresentadas no SL, como por ex a venda de ações em uma fase de IPO por um valor crescente (quem compra antes paga menos. Veja ex da e-capex: http://www.mercadolinden.com/prospecto.pdf)

Ex de prospecto na ACE: http://ace-exchange.com/symbol/OMG/profile

Por falar em prospecto, em breve começarei a divulgar no MundoLinden grandes oportunidades de investimento de empresas que já fecharam acordo com a E-Capex, como o RPG DarknesFall, a Virtual Lands e outras.

Um abraço,
Bencly Sewell - CEO OIG

http://www.oiglive.com

quinta-feira, 12 de março de 2009

Fashion Second BR: Trazendo a Moda Urbana para o SL

Novidade no MundoLinden.com, novamente cobriremos moda virtual no Second Life e nossos parceiros atuais são os designers e consultores de moda do blog Fashion Second Brasil, dirigidos por Vitor Agoma, nosso novo colunista. Aproveitem as dicas para brilhar no SL!

Por Vitor Algoma
A moda urbana destaca-se cada vez mais nas passarelas reais, trazendo o caos, a confusão de pessoas, objetos e espaços pequenos para vastas informações. Pode soar 'caótico' mas nada mais que harmônico quando bem montado.

Os cabelos soltos e super lisos valorizam as peças mais sensuais até as mais moderninhas, atualmente bem usada como a moda "Hype".

Brincando com estampas, misturando-se texturas e sobreposições consegue-se quebrar a formalidade extrema. As cores neutras como preto, cinza e branco possibilitam um contraste com cores mais quentes e vivas. Leve essa ideia para seu guarda-roupa no SL, urbanize-se!

Look 1

Look 2
Veja o ensaio com todos looks, no blog Fashion Second Brasil.

Hande Verne veste:
Cabelo - VintageWear (Fashion Pop - Blonde Tones)
http://slurl.com/secondlife/Horst/65/166/23

Óculos - VintageWear (Urban Shades - Silver Topped)
http://slurl.com/secondlife/Horst/65/166/23

Vestido - Maitreya (Crushed Sweater Dress Charcoal)
http://slurl.com/secondlife/Maitreya%20Isle/178/212/23

Luvas - Beauty Avatar (Cleo Dress)
http://slurl.com/secondlife/Beauty%20Avatar%20couture/92/127/26

Legging - Mimikri (Zoe Silver)
http://slurl.com/secondlife/Mimikri/126/146/22

Sapato - Armidi Gisaci (Dalia Pump Turquoise)
http://slurl.com/secondlife/Armidi/128/140/26


Vitor Algoma veste:
Cabelo - MADesigns (Brad Smooth Brown)
http://slurl.com/secondlife/Kmadd%20Enterprise/190/91/26

Óculos - VintageWear (Urban Shades - Silver Topped)

http://slurl.com/secondlife/Horst/65/166/23

Jaqueta - Aoharu (Leather Coat Olive)
http://slurl.com/secondlife/AOHARU/112/140/24

TShirt - INDI (Shirt White)
http://slurl.com/secondlife/Blue%20Sky/213/42/303

Calça - Armidi limited (Low Rise Chinos)
http://slurl.com/secondlife/Armidi/132/104/26

Botas - Exile Falls (Kboots Black)
http://slurl.com/secondlife/Ivy%20Falls/159/97/28


Origem: http://www.mundolinden.com/

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Cine Mundo Linden: World Builder, de Bruce Branit

Trago para vocês, poesia, em forma de curta metragem! O diretor "amador" Bruce Branit, criou essa produção independente, simplesmente maravilhosa. Para surpresa maior, o filme foi todo gravado em apenas um dia! A pós-produção demorou 2 anos.

Qualquer semelhança com o Second Life, não é mera coincidência. O roteiro trata sobre um homem que constrói um mundo inteiramente virtual e holográfico: ele se compromete a construir um monumento em 3D, dentro de um mundo virtual imersivo, para a mulher que ama.



Caso o vídeo não funcione clique aqui.


Origem: http://www.mundolinden.com/

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quarta-feira, 11 de março de 2009

Como falar sobre Second Life com as outras pessoas?

A pertinente pergunta foi lançada por Wagner James no seu blog, depois de ler o que escreveu Joe Essid aka Ignatius Onomatopoeia: 'Conselhos para Educadores que usam SL ao falar com os seus colegas que não usam SL'!

Esta é seguramente uma questão em que todos os professores que utilizam Second Life já se depararam, ao constatar como, inconscientemente, o seu discurso por vezes se torna hermético e incompreensível para o interlocutor que não domina a linguagem.

Os quatro conselhos de Essid, considerados como essenciais para que a comunicação se processe:

"Evite usar o termo 'residente' com os seus colegas!
Eu gosto dessa expressão quando falo ou escrevo com quem já conhece o SL, porque ela explica bem a experiência da imersão e a sensação de que o metaverso é um lugar. Mas 'residente' pode ter uma conotação com algum tipo de doença mental, para quem não é habituado ao termo.

Evite gírias e modismos quando está online!
'Rez' e 'prim' e 'lag' dificilmente serão expliacados aos novatos. Mas as ideias que temos sobre o que é este mundo virtual podem ser ainda mais nocivas quando mal utilizadas. Uma vez com os meus alunos, depois de uma visita, dirigi-me aos anfitriões e escrevi para eles que "os meus alunos que estiveram neste evento não voltarão a ver SL como um jogo". Todos os avatares perto de mim - antigos residentes de SL - leram a palavra "jogo" e atacaram-me verbalmente. Fiquei deveras furioso, talvez a ocasião em que fiquei mais zangado em SL.

Evite tanto o sensacionalismo quanto a negação!
Os conteúdos indesejáveis ou desagradáveis, bem como os problemas técnicos existem ao mesmo tempo que as experiências educativas. Toda a Internet vive nessa dialética. Eu explico isso aos meus colegas e admito que o SL é ainda uma tecnologia recente.

Evite o mito da inevitabilidade!
Gostei muito de ouvir da boca do nosso anfitrião na última mesa-redonda, um bibliotecário notável que trabalha in-world, que não devemos andar por aí assumindo que SL e outros mundos serão bem sucedidos rápida e facilmente. Por sua utilização nos ser intuitiva, não devemos concluir que também o é para os outros..."

As curiosas palavras de Joe Essid trazem-me à memória um livro que li há alguns anos atrás, sobre a vida de Steve Jobs, e em que o visionário de Silicon Valley brilhantemente defendia a Apple, "evagelizando" os utilizadores de MS-DOS e, mais tarde, de MS Windows.

No entanto, tudo o que para Jobs era evidente (e como era - e ainda é - como é bom ouvi-lo no lançamento de um novo gadget, como I-Phone) nem sempre era claro para os ouvintes! Não por não concordarem com as suas ideias, mas simplesmente porque, muitas das vezes, nem sequer entendiam o que Jobs dizia... (lembram-se de um super-projeto de nome Next? Talvez por isso os projetos de Jobs sempre foram fracassos comerciais).

Ou seja, é gratificante ouvir alguém falar apaixonadamente daquilo que gosta, é fantástico falar com emoção daquilo que se preza, mas, sem algum cuidado, a emoção e a paixão atrapalham muito.

Moderação, modéstia e clareza são bons conselhos deixados por Joe Essid aos utilizadores e defensores de Second Life!

Origem: Discursos D'Outro Mundo
("Blogue" do Professor Paulo Frias, Universidade do Porto)

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