sexta-feira, 9 de julho de 2010

Emerald Viewer é um grande sucesso no Second Life

O visualizador (viewer) Emerald, que foi criado por um grupo de desenvolvedores particulares (chamados pela Linden Lab de Terceiros), faz grande sucesso com os residentes do Second Life. Estima-se que 1 em cada 3 residentes utilize o Emerald para acessar o mundo virtual em 3D.

Baseado no post do NWN
Tradução livre: Jean Liberato

O Emerald é desenvolvido por um grupo de programadores totalmente independentes da empresa criadora do Second Life (a Linden Lab) e são conhecidos apenas pelos nomes dos seus avatares. Começaram à partir de uma versão oficial chamada Snowglobe, que teve seu código oferecido livremente pela Linden Lab para os desenvolvedores.

A equipe global de desenvolvedores anônimos, trabalha através de uma organização virtual chamada Modular Systems e acredita no desenvolvimento colaborativo em prol do mundo virtual. Imaginava-se que este visualizador era bem popular entre os residentes, mas, não sabia-se quantos residentes exatamente utilizavam o programa, para entrar no Second Life.

Em junho de 2010, a Modular Systems publicou os números de acesso, publicando que mais de 85.000 pessoas acessavam diariamente o metaverso através do Emerald. Fractured Crystal que é o principal desenvolvedor, acredita que este seja um número muito impressionante, ainda mais quando comparado ao total diário de residentes únicos no Second Life, entre 280.000 e 300.000, de acordo com os dados do analista Tyche Shepherd do site Grid Survey.

Foi perguntado a ele (Fractured Crystal), como chegou-se a esses valores e respondeu que "quando o Emerald é iniciado, uma tela de login é carregada, então, abre-se obrigatoriamente uma página web hospedada em nosso site. O número de usuários que carregam o Emerald é próximo do número absoluto de visitantes únicos para a nossa página, de acordo com o Google Analytics. Isso nos diz quantos residentes únicos iniciaram o programa de acesso durante um determinado dia".

Ironicamente o Emerald tem quase nada a ver com o novo Second Life Viewer 2.0, ou seja, não está baseado na ideia de tornar o software mais intuitivo! Na verdade ele é mais complexo que o viewer oficial anterior, que recebeu muitas reclamações justamente por sua complexidade.

O que torna o Emerald um sucesso é o seu conteúdo diferenciado, como radares exclusivos, movimentos com o mouse, teletransporte mais inteligente ou ainda, informações que não ficam disponíveis aos residentes nos demais visualizadores. Temos que destacar também a sua estabilidade na conexão (para mim este é o principal diferencial deste viewer).

Apesar de ter poucos canais oficiais e pouca publicidade, o Emerald cresceu muito, principalmente pela indicação "boca a boca". A comunidade de residentes do metaverso aprova o programa, que é muito útil principalmente para quem é desenvolvedor de recursos e itens no mundo virtual Second Life.

Faça o DOWNLOAD do Emerald agora mesmo.

Conheça os diferenciais exclusivos do Emerald aqui.

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"