terça-feira, 26 de maio de 2009

Avatar do Second Life é eleito um dos melhores arquitetos do mundo

Poucas pessoas sabem de verdade quem é a pessoa que está atrás de Scope Cleaver (avatar residente do SL) mas o trabalho que ele criou para a ilha da Princeton University no Second Life é elogiado por toda a comunidade do metaverso e fora dele.

Recentemente seu trabalho foi divulgado em um artigo da revista do New York Times sobre arquitetura no SL, e depois, num artigo da última edição da Architecture Now, uma série muito conceituada da editora alemã Taschen, que traz uma análise sobre os mais importantes arquitetos por todo o mundo.

Assim, os fãs da arquitetura que lerem, por exemplo, a seção da Architecture Now sobre Daniel Liebeskind, o elogiado designer do Museu Judaico de Berlim e que irá reconstruir o nova-iorquino World Trade Center, podem também a olhar para um outro arquiteto que, na vida real, não existe.

E como isto aconteceu? O parceiro de projetos de Scope, Poid Mahovlich, construiu uma rede de contatos que levou seu trabalho ao autor da Architecture Now, Philip Jodidio. Ele viu uma menção online, em algum lugar que não se recordava, sobre o trabalho de Scope no Second Life e descobriu uma maneira de encontrar em contato com Scope.

"Achei a ideia deste tipo de arquitetura virtual intrigante", disse Jodidio, "e tento dar a maior variedade possível de conteúdos no livro". Mas por que elencar "Scope Cleaver" no livro em vez da pessoa verdadeira que esta por trás do avatar? "Scope recusou-se a revelar a sua identidade", disse ele, "o que explica manter apenas o avatar".

"Ele foi muito simpático em concordar não revelar nenhuma informação sobre a minha vida real e em ter identificado apenas os dados das localizações no SL e o nome do meu avatar", afirma Scope. "Depois trocamos alguns emails a propósito de layouts e aprovações".

Isto abre um precedente que sugere que os avatares do Second Life com o talento e a fama de Scope podem conquistar reconhecimento (e encomendas de trabalho) num âmbito maior, sem jamais revelarem a sua identidade na vida real. Provavelmente, os únicos que precisarão saber serão aqueles que assinam os contratos e os cheques. (A não ser, claro, que a pessoa por trás do avatar também opte por legalmente mudar o seu nome para o do avatar).

Origem: http://www.mundolinden.net/