sábado, 7 de abril de 2007

'Kaizen Cash' será a moeda intermediária na compra de Linden Dólares

Ao contrário do que se esperava, o câmbio oficial brasileiro 'lindens - reais' não será direto. É preciso adquirir a moeda virtual da Kaizen para posterior troca por Lindens.

No novo portal Second Life Brasil, ainda não está disponível a já anunciada possibilidade de compra de Linden Dólares através de cartão de crédito nacional ou boleto bancário. Na verdade existe um aviso em que o residente brasileiro estará condicionado a adquirir, previamente, o 'Kaizen Cash', moeda virtual da Kaizen Games, para posterior troca por Linden Dólares. A compra do Kaizen Cash já está disponível, somente através de boleto bancário, através do site da Kaizen, fora do Second Life Brasil. O residente também precisará criar um 'passaporte' para poder efetuar operações monetárias virtuais neste site.

Pela atual cotação, R$ 1,00 compra KC$ 1.000 . Sendo assim, a Kaizen oferece os seguintes volumes para aquisição:
  • KC$ 6.500,00 = R$ 6,50
  • KC$ 9.000,00 = R$ 9,00
  • KC$ 18.000,00 = R$ 18,00
  • KC$ 34.000,00 = R$ 34,00
  • KC$ 48.000,00 = R$ 48,00
  • KC$ 90.000,00 = R$ 90,00
  • KC$ 170.000,00 = R$ 170,00
Escolhida a opção, o site emite um boleto da Caixa Econômica Federal com a valor em reais correspondente ao volume. A liberação é feita mediante compensação do boleto, que pode durar até 4 dias úteis, segundo o site da Kaizen.


Ainda não se sabe quantos Lindens um lote de KC$ 1.000 pode comprar. Mas calculando em comparação ao dólar, um lote de KC$ 9.000 poderá comprar cerca de 1.000 linden dólares. No entanto é tudo especulação até o momento. Em breve o Mundo Linden estará informando os equivalentes em volume de KC$ (Kaizen Cash) e L$ (Linden Dólares).•
Kaizen Games lança site oficial do Second Life Brasil

Portal tem diversos conteúdos, informações e serviços. O mais interessante é poder criar novos avatares e efetuar download do navegador em um site que não é da Linden.


Por volta das 10 horas da manhã deste sábado foi anunciado o lançamento do site da Second Life Brasil, veículo oficial de informações, conteúdos e serviços da Kaizen Games / iG, representantes nacionais da Linden Labs. Com um design arrojado, o portal mostra logo na página principal algumas fotos das Ilhas que serão inauguradas ainda neste mês de abril e, acima de tudo, o profundo nível de parceria com a Linden, jamais alcançado por nenhuma outra empresa no mundo.

Pelo portal Second Life Brasil será possível realizar estas operações:

• Criar novos avatares;
• Administrar sua conta e perfil;
• Baixar diretamente o navegador atualizado;
• Adquirir terrenos ou ilhas inteiras (à confirmar);
• Adquirir (e vender) linden dólares, com cartão de crédito brasileiro ou através de boleto;
• Receber consultoria técnica para se abrir um negócio no mundo virtual; e
• Anunciar no Second Life.

O portal conta ainda com área de notícias relacionadas ao SL Brasil, um fórum de discussões completo e o mais importante: uma central de suporte técnico com atendentes brasileiros. Em breve também serão anunciados os próximos eventos nacionais, no Second Life.

A partir do final do mês de abril, os brasileiros estarão em uma posição privilegiada em comparação aos residentes de outras nacionalidades. O Second Life Brasil pode ser considerado como a primeira 'filial terceirizadora' dos serviços oferecidos pela Linden Labs. Até o momento, nenhum outro país possui algo parecido à disposição. A empresa americana prevê um grande potencial no mercado brasileiro e grandes chances de crescimento no Second Life, o que entre outras coisas viabilizou a parceria com a Kaizen Games / iG.

A iniciativa, ainda neste ano, deve ser seguida por outros países, afim de que o controle do Second Life aos poucos seja 'descentralizado', aliviando a carga atual suportada pela Linden Labs, o que pode permitir uma aceleração no desenvolvimento do metaverso, enquanto os 'terceirizadores' tomam conta das questões comerciais e de suporte. Uma decisão acertada.
Ilhas do Second Life são inundadas

Não é falha do grid. Uma ONG ecológica, em parceria com a Lindens Labs, promoveu um 'dia de conscientização' para os efeitos devastadores do aquecimento global.


No último dia 4 de Abril, alguns residentes desavisados foram 'surpreendidos' com uma grande inundação, ocorrida em ilhas famosas como Ibiza, Mallorca e Nederland. Mas o susto foi rapidamente esclarecido por avatares, de uma ONG denominada 'Intergovernmental Panel of Climate Change - IPCC, presentes nas ilhas para registrar os eventos e prestar esclarecimentos.

A ONG, que tem por objetivo alertar o planeta para os efeitos devastadores das mudanças climáticas extremas, decorrentes do aquecimento global, fechou uma parceria com a Linden Labs, sensibilizada pelo problema, e promoveu uma 'mega inundação' fictícia em diversas ilhas do metaverso. A Linden, durante 5 horas, elevou em 60 centímetros o nível das águas nas ilhas Britannia, Plush, Togenkyo, Nederland, Ibiza e Mallorca.


O 'desastre natural virtual' foi fartamente registrado em fotos pela IPCC e um vídeo foi feito mostrando as repercussões do evento. A Linden informa que as ilhas foram inundadas mediante prévia autorização da proprietária, Anshe Chung, e que as estruturas presentes nelas não sofreram qualquer avaria. A ONG considerou satisfatórios os resultados da iniciativa e, com ajuda da Linden e de outros proprietários de ilhas, pretende repetir o evento para que outros residentes possam 'testemunhar' os efeitos nocivos da ações descontroladas do homem sobre a natureza.

Veja um vídeo sobre o evento:


Com informações da Interactive Marketing Trends.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Arquiteto apresenta nova técnica de construção no Second Life

O builder Lordfly Digeridoo tinha apenas uma semana para entregar um megaempreendimento. Então ele teve uma idéia que resolvia seu problema de tempo. Toda metodologia do processo foi compartilhada em um vídeo de 10 minutos que ele mesmo postou na internet. Veja!

Cassino vitual do Second Life anuncia restrição para residentes dos EUA

A primeira repercussão da entrada de investigadores do FBI, no universo Linden, indica que um cassino virtual, relacionado ao site PalmVegas.com, bloqueará apostas provenientes de avatares norte-americanos.


O grande destaque da imprensa internacional, especializada em Second Life e outros mundos virtuais, nesta semana foi a entrada do FBI no mundo virtual afim de investigar supostas redes de jogatina ilegal, praticadas ou geridas por americanos. Embora oficialmente a Linden Labs afirme que "não tomou conhecimento de nenhuma ação de oficiais da lei, no sentido de investigar práticas de jogatina no Second Life", a verdade é que a própria empresa convidou o bureau de investigação federal americano a fazer um levantamento detalhado dessa prática no metaverso, o que ainda está em pleno andamento.

Salvos alguns estados americanos, sediantes de cidades famosas como Atlanta e Las Vegas, que permitem a prática de jogos de azar, mediante pré-autorização judicial, na maioria do território americano a jogatina é considerada crime, passível de prisão. Nos Estados Unidos, cada estado tem suas próprias leis, cabendo aos seus representantes definir o que é e o que não é crime. O problema é que, como nos sites de internet que oferecem jogatina eletrônica, o Second Life não tem 'fronteiras' políticas e jurídicas. Então, tanto faz de onde você é, a jogatina está à sua plena disposição. Isso tem colocado as autoridades de outros estados americanos em alerta e várias solicitações de investigação foram feitas, para que restrições à esta prática sejam efetivadas.

Para evitar conseqüências penais, a Giddyup Casino, baseada nas British Virgin Islands, e ligada ao site europeu PalmVegas.com, anunciou que, em parceria firmada com a Linden Labs, estára bloqueando acesso e apostas provenientes de residentes com IPs sediados em todo os Estados Unidos, mesmo em estados onde a jogatina é permitida. A companhia de apostas diz que não quer ter seu nome envolvido direta ou indiretamente com o FBI, por causa dos usuários americanos, que diz preferir 'abrir mão deles para não perder o negócio'.

A declaração da Giddyup gerou protestos enfurecidos de usuários americanos, que prometem protestar junto à Linden pela decisão unilateral. Alguns dos reclamantes possuem negócios ligados ao cassino, aproveitando seu tráfego e atraindo para si atenção dos apostadores. Outros, auto-declarados apostadores, afirmam que o Second Life é 'solo eletrônico internacional', e que certas leis não se aplicam. Eles citam o problema da pedofilia virtual (já em embate com a Linden), que é 'muito mais grave e aparentemente sem controle'.

Independente dos protestos, a Linden Labs em nota oficial diz que dará todo apoio técnico à decisão da Giddyup afim de coibir a prática de jogatina pelos residentes americanos.

Com informações da Associated Press.
Foto: SL Insider.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Porto Alegre terá réplica no Second Life

A ilha de Porto Alegre no metaverso criado por Philip Rosedale terá 1.500 metros quadrados de área. "Vai contar com Mercado Público, Monumento aos Açorianos, orla do Guaíba, além de pubs e shoppings, entre outras coisas".

Até o final de abril, Porto Alegre estará no Second Life. A agência de comunicação Obraprima lançou, no aniversário de 235 anos da capital gaúcha - 26 de março -, a pedra fundamental do projeto que levará a cidade para o mundo virtual.

"Foi um investimento de R$ 12 mil, do qual esperamos obter retorno dentro de 2 a 4 meses. Para nós, será uma nova frente de negócios, a grande virada de nossa empresa em 2007", conta o diretor da companhia, Nivaldo S. Jr (fotos, na 'rl' e seu avatar).

Os novos negócios incluirão a oferta, na realidade virtual, de serviços de publicidade, webdesign e branding para clientes do mundo real. E não para por aí: o projeto, que conta com a parceria das paulistas Studio Grafics e TWD Brasil, poderá culminar na formação de uma joint venture entre as três empresas, para atuar no que a Obraprima chama de segmento de SL Design (Second Life Design).

A ilha de Porto Alegre no metaverso criado por Philip Rosedale terá 1.500 metros quadrados de área. "Vai contar com Mercado Público, Monumento aos Açorianos, orla do Guaíba, além de pubs e shoppings, entre outras coisas", destaca N. S. Jr - como prefere ser chamado o diretor. Que, aliás, tem outro nome na realidade virtual: o avatar Babenco, em homenagem ao cineasta Hector Babenco.

Fonte: Baguete.
Tecnisa venderá apartamentos pelo metaverso Second Life

A perspectiva da companhia é de aumentar o ritmo de vendas pela internet.

A partir da próxima semana, a Tecnisa, empresa do ramo imobiliário, comercializará apartamentos verdadeiros a partir do Second Life. A construtora realizará, simultaneamente, o lançamento do empreendimento Inovarte, localizado no bairro da Barra Funda, nos dois mundos: o real e o virtual.

A estréia no Second Life acontece na segunda quinzena de abril. Para comparecer ao lançamento do empreendimento e visitar o estande – uma réplica idêntica do estande real –, o usuário deve digitar Tecnisa na busca ou ir até a região virtual Ilha Berrini. Os apartamentos poderão ser realmente comprados no Second Life, onde um corretor on-line estará disponível entre 9h e 17h.

Os avatares (personagens do Second Life que representam os internautas logados) que passarem pelo local ganharão de presente um capacete da companhia. A Tecnisa também está estudando o desenvolvimento e a comercialização de apartamentos virtuais, nos mesmos padrões do projeto verdadeiro.

A perspectiva da companhia é de aumentar o ritmo de vendas pela internet. O Second Life possibilitará negociações na moeda corrente, o Linden Dólar, mas também abrirá oportunidade de os usuários do programa, quase 200 mil no Brasil e mais de 2 milhões no mundo, fazerem um primeiro contato com a companhia para adquirir o apartamento de outra forma (pelo site ou por corretores no estande de vendas).

As vendas on-line da Tecnisa corresponderam a 37% (30 unidades) do total da empresa no primeiro trimestre de 2007. Em 2006, 20% dos negócios foram realizados pela web.

Fonte: Consumidor Moderno.
Após atraso, Second Life estréia oficialmente no Brasil em 23 de abril

Rede ganha data final após atrasos divulgados pela Kaizen e parceiros, enquanto empresa invadem "ilhas brasileiras" não oficiais.

A versão brasileira do Second Life, com o ambiente desenvolvido pela Kaizen com réplicas de pontos turísticos brasileiros e lojas nacionais, estará disponível para usuários a partir do dia 23 de abril. A data final foi confirmada pelo diretor de marketing do Second Life Brasil, Emiliano de Castro, e põe um ponto final nos diversos prazos estipulados anteriormente tanto pela Kaizen, responsável pela rede, como seus parceiros.

O portal iG, responsável pela plataforma de lançamento do Second Life no Brasil, havia anunciado em dezembro que o serviço estaria disponível para usuários em janeiro. Em fevereiro, Maurílio Shintati, CEO da Kaizen, estimou que a rede social deveria entrar no ar na primeira semana de março, alegando que ainda havia acordos comerciais a serem fechados. Era esperado, na madrugada desta quinta-feira (05/04), que uma "ilha de treinamento" desenvolvida pela Kaizen para familiarizar usuários com as novidades que estarão na versão brasileira do Second Life, estivesse disponível, afirma Castro.

Até o lançamento, os últimos detalhes financeiros sobre o Second Life Brasil deverão ser resolvidos, como a compra de Linden Dollars que a Kaizen fará para que usuários lucrem com a rede em moeda local. Segundo Castro, todas as transações financeiras na rede poderão ser feitas em real. O ambiente brasileiro da Kaizen terá cerca de 700 mil metros quadrados e poderá anexar outras ilhas criadas e geridas por brasileiros, como as ilhas Berrini, Itaim e Brasil, segundo ele.


Por mais que o espaço oficial da Kaizen seja aberto na segunda metade de abril, diversas empresas nacionais já oferecem serviços e constroem prédios virtuais em outras ilhas para o público brasileiro. Além dos já conhecidos Cavalera, Performance CG, Gamenetx, MPK Brasil, Mídiadigital e PSDB, companhias como MixBrasil, Unibanco, 89 FM, Cyrella e Tecnisa já têm empreendimentos engatilhados para o mundo virtual. As duas últimas construtoras usarão a rede social para vender apartamentos na vida real - interessados poderão visitar uma versão virtual do imóvel e fechar o negócio real na rede social.

por Guilherme Felitti
Fonte: IDG Now!
Intel lança processadores Quad-Core Xeon 5300 pelo Second Life

Empresa inova ao 'virtualizar', em uma motocicleta personalizada, a apresentação de sua nova linha de processadores de última geração. Lançamento ocorre simultaneamente no mundo Linden.


A Intel lançou, nesta semana, sua nova linha de processadores baseados em arquitetura de quatro núcleos, para o segmento corporativo de datacenters, denominada Quad-Core Xeon 5300. A nova série é a última de uma linha de 11 produtos 'quad' lançados pela empresa nos últimos 6 meses. Ao mesmo tempo, a Intel também apresentou o novo IP Network Server NSC2U. Estes novos produtos utilizam o que há de mais avançado em tecnologia de hardware, no momento, incluindo 'Virtualização' de hardware e 'Aceleração I/O'.

O lançamento marca as comemorações pelos 30 anos da Intel na liderança do mercado de processadores e em tecnologias inovadoras. Em virtude disso, uma equipe de construtores de motocicletas foi recrutada, em Orange County, Califórnia, para produzirem uma moto especial, com recursos tecnológicos produzidos pela Intel, e visualmente 'tunada' com a logo da corporação. O resultado pode ser visto na peça publicitária acima.

Simultaneamente, a Intel lançou uma versão virtual desta moto, em 3D, em sua ilha particular no Second Life. Como mostrado nas fotos abaixo, o residente poderá acessar esta ilha, se teleportar para uma espécie de 'garagem' e construir ele mesmo sua moto, através de um HUD especial, fácil e simplesmente. Daí então receberá em seu inventário uma cópia desta moto, para utilizá-la no metaverso, como quiser. Sem dúvida uma grande sacada da Intel, que torna muito mais atraente, na internet, a apresentação de seus produdos, lançando mão das possibilidades que o Second Life oferece.


Com informações do CaribJournal e fotos do Eightbar.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Linden promete personalização dos nomes de avatares até o final do ano

Novidade já existe para celebridades, principalmente do mundo dos negócios e da política, que acessam o mundo virtual com seus nomes 'reais'. No entanto, Linden pretende oferecer o recurso a todos os residentes, ainda em 2007. Mas não será de graça.

Já imaginou seu avatar, no Second Life, entitulado com seu nome verdadeiro? O que parecia improvável agora é uma das promessas da Linden Labs na evolução do metaverso, ainda para este ano de 2007. O recurso, considerado tecnicamente simples para a empresa, até o momento só é utilizado em casos especiais, visando autenticar a participação de pessoas famosas eventualmente no mundo virtual. Samuel J. Palmisano, CEO da IBM, e John Edwards, pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, já utilizam pessoalmente o Second Life com nomes reais em seus avatares. Outros nomões como John McCain, Hillary Clinton e Wesley Clark já se encontram 'definidos' aguardando apenas que seus respectivos 'reais' os utilizem para acessar o metaverso.

Apesar de ainda ser restrito, a Linden pretende abrir a possibilidade de se utilizar 'nomes reais' em seus avatares, para qualquer residente do Second Life, até o final do ano. Questionada, a empresa adianta que o desenvolvimento deste recurso está adiantado e que será possível somente para usuários 'Premium'. Sobre valores, a Linden afirma que a ativação do nome real custará, ao residente, algo em torno de US$ 100 (dólares), mais US$ 50 de manutenção anual. Porém estes preços podem ser revistos. Existe ainda o problema da documentação, pois não bastará 'pagar' pelo nome real, o residente terá que comprovar ter este nome. Os gestores do Second Life ainda estão analisando a melhor forma para o residente enviar esta documentação, e sem margem para fraudes.

Opiniões desencontradas - A reportagem perguntou, a alguns residentes, qual a opinião deles sobre utilizar, ou não, seus nomes reais em seus avatares. A maioria demonstrou que será algo muito interessante, e que poderá tornar as relações ainda mais próximas entre os residentes. Alguns disseram estarem com seus nomes (de avatar) consolidados e com uma certa fama e reputação no metaverso, portanto, não há porquê alterarem seus nomes. Já os 'amantes do anonimato' afirmaram que, de forma alguma, abrirão mão disso.

Com informações da Associated Press.
FBI investiga jogatina no Second Life

A onda do jogo no Second Life coincide com uma onda de repressão aos cassinos da vida real nos EUA, onde foram presos executivos de sites de jogos sediados em outros países.


Investigadores do FBI visitaram cassinos do Second Life a convite da empresa criadora desse mundo virtual, a Linden Lab, mas o governo dos Estados Unidos ainda não se decidiu sobre a legalidade da jogatina virtual. "Convidamos o FBI várias vezes a dar uma olhada no Second Life e apresentar as preocupações que quisessem, e sabemos que em pelo menos uma ocasião agentes federais deram uma olhada num cassino virtual", disse Ginsu Yoon, vice-presidente da Linden Lab.

O Second Life tem milhões de usuários registrados, com economia e moeda próprias, o chamado "dólar linden", que pode ser trocado por dólares norte-americanos. Yoon disse que a empresa buscou orientação sobre as regras para a jogatina virtual, mas ainda não recebeu regras claras das autoridades norte-americanas. O FBI não comentou o assunto.

Centenas de cassinos com pôquer, caça-níqueis e blackjack podem ser facilmente encontrados no Second Life. Embora seja difícil estimar o tamanho da economia do jogo nessa rede, os três maiores cassinos de pôquer recebem lucros modestos, na casa de 1.500 dólares mensais cada, segundo donos de cassinos e pessoas ligadas ao setor. A onda do jogo no Second Life coincide com uma onda de repressão aos cassinos da vida real nos EUA, onde foram presos executivos de sites de jogos sediados em outros países.

A maioria dos advogados considera que apostas em "dólares linden" provavelmente violam as leis dos EUA, que tratam de apostas que envolvam "algo de valor". Mas não se sabe o grau de responsabilidade da Linden Lab ou a possibilidade de haver repressão.

"Esse é o risco: temos um conjunto de incógnitas e não sabemos como elas vão funcionar", disse Brent Britton, advogado especialista em tecnologias emergentes no escritório Squire, Sanders & Dempsey, de Tampa, Flórida. Há uma lei de 1970 sobre o jogo clandestino nos EUA, mas também outra, do ano passado, que trata especificamente de apostas ilegais na Internet, que tem como alvos as empresas de cartão de crédito e outros meios de transferência eletrônica de dinheiro que permitem que o jogo aconteça.

"O que eles fizeram foi ir atrás dos processadores e criminalizar os processos de pagamento que se relacionam aos sites de apostas online. A Linden poderia potencialmente ser considerada como o mesmo tipo de processador", disse Sean Kane, advogado do escritório Drakeford & Kane, de Nova York. "Se você compra dinheiro na [casa de câmbio virtual] Lindex e o utiliza para apostas, a Lindon poderia ter um nível muito maior de responsabilidade", completou o advogado.

As regras do Linden Lab proíbem atividades ilegais no Second Life. "Nem sempre está claro para nós se uma simulação em 3D de um cassino é a mesma coisa que um cassino, legalmente falando, e não está claro às agências policiais que consultamos", disse Yoon. Mesmo que a lei fosse mais clara, afirmou, a empresa não teria como monitorar e evitar apostas no mundo virtual.

por Adam Pasick
Fonte: Reuters.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Vídeo tutorial: administre e organize seu inventário de forma eficiente

Perdido no meio de tantos objetos? Disponibilizamos um vídeo com dicas quentes para deixar seu inventário 'enxuto', sem perder ítens importantes.

Linden libera versão 1.14.1(1) do navegador Second Life, no beta grid

Entre as mudanças, destacam-se as várias implementações feitas no sistema de comunicação IM e de grupo, bem como aperfeiçoamentos no LSL.

A Linden Labs anunciou, nesta segunda-feira, a disponibilização AQUI da versão 1.14.1(1), 'preview', do navegador Second Life, para uso restrito no beta grid. Nesta versão a empresa indica as muitas correções e implementações feitas no código LSL (Linden Scripting Language), recebidas com entusiasmo pelos programadores desta linguagem. Mas a mudança maior e mais sensível está no sistema de comunicação através de mensagens IM e de grupo. Diversas melhorias foram implementadas, bem como algumas correções indispensáveis, visando uma melhor escalabilidade no envio das mensagens. Em termos de comunicação via chat, é o melhor avanço concedido ao navegador desde a versão 1.9.

Porém, relatos indicam que o novo navegador está causando interferência na qualidade voz da versão 'voice beta', diferente desta versão 1.14.1(1) que não possui este recurso. Em virtude disso, a comunidade de beta testers já está no aguardo de um update do voice beta, com uma melhor 'blindagem' no sistema de som. Infelizmente, quem baixar e instalar o beta 1.14.1(1) terá a versão voice beta 'sobrescrita' perdendo o recurso. Neste caso, será necessário desinstalar esta versão e retroceder para o antigo beta com recurso de voz. Para baixar a versão voice beta, clique aqui.

Com informações do SL Insider.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Corrida presidencial americana prossegue a todo vapor no Second Life

O senador Barack Obama é o primeiro candidato, à Presidência dos Estados Unidos da America, a 'pisar' pessoalmente em solo virtual, ao inaugurar seu diretório oficial no Second Life. Eleitores virtuais americanos aguardam a presença de John Edwards e Hillary Clinton.


Não é novidade que os candidatos ao maior cargo público dos Estados Unidos, que o diga do planeta, vêem com bons olhos as possibilidades publicitárias que o Second Life oferece. Já existem, inclusive, comitês não-oficiais das pré-campanhas de John Edwards e Hillary Clinton no mundo Linden. Mas o que chamou a atenção nos últimos dias, e um verdadeiro frenesi entre as imprensas especializadas em política e tecnologia, foi a presença em 'carne e osso virtual' do pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos da America, Barack Obama, senador democrata pelo Estado de Illinois e de origem havaiana.

Em 31 de março último, a Forefront Media, que cuida da imagem virtual da campanha de Obama no Second Life, promoveu um encontro simultâneo do candidato com seus correligionarios e eleitores, tanto na 'real-life' quanto no metaverso da Linden Labs. Na ocasião, a agência preparou um notebook, com o navegador instalado e um avatar especialmente produzido com a imagem e semelhança de Barack Obama, para que o candidato pudesse escrever e interagir com os residentes presentes em seu diretório virtual, naquele momento, oficializado e sediado em Silicon Island 231, 210, 33.


O encontro começou com um pequeno discurso e declarações do candidato aos residentes presentes no local. Em seguida, Obama passou a responder algumas perguntas dos espectadores, apresentando os diversos aspectos de sua plataforma de governo. A imprensa americana deu uma cobertura consistente sobre a iniciativa, o que atraiu ainda mais atenção para o Second Life e suas possibilidades quase infinitas de propaganda. No dia seguinte, foi registrado um imenso aumento de tráfego no diretório virtual de Barack Obama e nos diretórios não-oficiais de John Edwards (que meses atrás sofreu ataques de ativistas anti-americanos) e de Hillary Clinton.

Ainda é cedo para ver algum reflexo destas iniciativas no campo político brasileiro. Sabemos, porém, que o PSDB é o primeiro partido nacional que abraçou abertamente a idéia do Second Life, mantendo diretórios em diversas ilhas no mundo virtual. A comunidade brasileira aguarda os próximos passos da política nacional no metaverso. A depender dos resultados obtidos por Barack e pelos outros candidatos na corrida americana, é muito provável que os políticos brasileiros, assim como no Orkut, utilizem o Second Life para apresentar suas plataformas e angariar votos dos residentes virtuais.


Com informações do QJ.net.
Talent prepara a estréia da Semp Toshiba no Second Life

A Talent prepara a entrada da Semp Toshiba no Second Life Brasil. Ela é a primeira empresa de eletrônicos a participar do simulador virtual brasileiro. Embora os detalhes da estréia ainda sejam sigilosos, já se sabe que a participação da Semp Toshiba será composta de três ações de entretenimento relacionados aos segmentos de vídeo, áudio e informática.

Fonte: PublicidAd.
Empresas disputam vantagens dos mundos virtuais

O Second Life, mais popular game online de realidade virtual em 3D, já nao é o único universo que encanta as empresas. Isso ficou bem claro no Virtual Worlds 2007, ocorrido recentemente em Nova York

Philip Rosedale participa do Virtual Worlds 2007

Mundos virtuais construídos em três dimensões na internet, como o Second Life, não são novidades, mas os benefícios que eles podem gerar para as empresas em todos os segmentos já são considerados ótimos pelo setor de marketing virtual. E é nisso que estão de olho marcas como MTV, IBM, AOL e Disney, além de instituições do porte da Universidade de Harvard University e da Sociedade Americana de Combate ao Câncer, dentre outras.

Todas estiveram presentes no Virtual Worlds 2007, congresso que debateu em Nova York (entre 28 e 29 de março) formas eficientes de promover nos mundos virtuais as principais companhias listadas na Fortune 500 - o ranking das empresas mais ricas e conceituadas do mundo.


- É uma questao de definir o futuro do marketing e de encontrar o parceiro certo para seguir em frente neste novo mundo - afirmou o organizador da conferência Chris Sherman, segundo informações do site especializado Cnet.com.

O Second Life, mais popular game online de realidade virtual em 3D, já nao é o único universo que encanta as empresas. There.com, Entropia Universe e Whyville abrem novas oportunidades para ações da Microsoft, Warner Music, Toyota e Starwood Hotels. No Brasil, a agência Bullet, a Volkswagen, a Nokia e a Petrobras estão entre as marcas que já atuam ou atuaram nestes mundos paralelos.

Durante o evento em Nova York, a agência de estratégias para mundos virtuais Meltingdots - responsável pela criação de comunidades dentro do Second Life - anunciou uma parceria com o grupo de investimentos japonês Netage Capital Partners. A companhia vai investir 150 milhõess de Lindens (dólar do Second Life) em ações promocionais.

A ProtonMedia, consultoria especializada na criação de mundos virtuais para empresas, mostrou detalhes da ProtoSphere, ambiente em que uma companhia pode reunir personagens virtuais (avatares) de funcionários e promover a interação para treinamento em vendas ou outras ações. A companhia tem entre seus clientes as principais empresas listadas na Fortune 100, que usam a realidade virtual para realizar reuniões entre executivos que vivem em cidades diferentes; para treinar funcionários em workshops ou para promover festas, em que muitas soluções são debatidas entre um lanche ou em um papo em um café.

- Existem inúmeras vantagens para as empresas que vão aos mundos virtuais, especialmente para aquelas que tem forças de trabalho espalhadas pelo globo. Mas a maioria prefere não dar acesso aos funcionários em mundos como o Second Life, em que qualquer pessoa têm acesso. Eles não oferecem a segurança que estas companhias demandam e é aí que atuamos - afirmou Ron Burns, presidente da ProtonMedia.

Fonte: O Globo Online.
Site de notícias Second Life Herald é vendido por 50 mil euros

Um dos maiores sites de notícias sobre o mundo virtual da Linden, na internet, passa para o controle da Aimee Weber Studios.


Urizenus Sklar e Walker Spaigh anunciaram, neste domingo, a venda do Second Life Herald, sua propriedade intelectual e de marca, gestão de negócios e infra-estrutura 'in-world', para a Aimee Weber Studios, por 50 mil euros. O negócio, que aparentemente teve o 'martelo batido' durante o Virtual Worlds 2007, levantará de certo perguntas e considerações sobre a consolidação da mídia especializada no universo Linden. No entanto, outros círculos de discussão aplaudem a iniciativa.

Em anúncio oficial, Aimee Weber (foto) diz que visualiza o futuro ao fazer do SL Herald uma fonte 'mais positiva e divertida' de notícias sobre o Second Life. Perguntado sobre a reportagem, Urizenus Sklar limitou-se apenas a dizer que "Aimee é quem está no comando agora". Walker Spaight diz que não tinha certeza sobre a conclusão da negociação, mas que agora está totalmente voltado para outros projetos. A editora Pixeleen Mistral limitou-se a confirmar sua 'aposentadoria' do ramo e notícias sobre Second Life. Prokofy Neva, outro colaborador do SL Herald, não foi encontrado.

[Atualização: 14:27, nota de Debora Perenti] Urizenus Sklar, amigo do blog Mundo Linden, acaba de nos informar que a notícia acima postada ontem no Second Life Herald, não passa de uma 'pegadinha' de 1º de Abril.

por Tateru Ninu, do SL Herald.
Os Pampas no Second Life

Comunidade online, que já tem movimentos sociais e sistema econômico próprio, ganha o primeiro CTG.

“Buenas, gaudério! Como estás? O cumprimento gauchesco, por incrível que pareça, pode começar a ser usado por avatares, personagens virtuais que habitam o Second Life. O primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da comunidade online foi inaugurado no último sábado – e por um paranaense! Bem, quase... Clediney Silva (foto), jornalista que fundou o CTG virtual, é gaúcho de Dom Feliciano, mas mora no Paraná há quase três décadas. De sua casa em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, Silva começou a acessar o Second Life no fim de 2006 e se entusiasmou com o funcionamento da comunidade. “Na época, anunciavam como um jogo, mas o SL não tem um público gamer. É um ‘jogo da vida’... E sabe que se encontra mais solidariedade ali do que no mundo real?”, frisa.

Quando explicava a natureza do Second Life a um amigo, dizendo que o universo virtual tinha “de tudo”, Silva foi questionado: “Mas já tem CTG lá?”. Foi o bastante para que o jornalista de 49 anos tivesse a idéia de montar a Estância Celeste Brasil, um lugar virtual em que os avatares podem encontrar fogo de chão, chimarrão e vestuário característico, além de conversar usando termos tipicamente rio-grandenses. Há um mês, portanto, o avatar de Claudiney, que atende pelo nome Bloguinho Bourgoin, trabalha duro para organizar o recém-inaugurado CTG. Não faltou a já mencionada solidariedade dos habitantes da “segunda vida”. “A sede do centro foi construída por minha ‘vizinha’, dona de um clube no SL, que não cobrou nada”, conta.

O prédio do CTG virtual pode não ter custado um centavo, mas o resto exigiu um investimento de 100 mil lindens (a moeda local), ou cerca de R$ 770 na cotação de sexta-feira. “As roupas, como a bombacha, o lenço, a pilcha em si, e o vestido de prenda custaram 20 mil lindens (R$ 155); a cuia de chimarrão exigiu muita customização e custou 6 mil lindens (R$ 46)”. Toda essa indumentária já está sendo vendida – inclusive em uma ilha virtual holandesa – por 490 lindens (R$ 3,80).

por João Paulo Pimentel
Fonte: Gazeta do Povo (RS).

domingo, 1 de abril de 2007

Ilustrador brasileiro abre exposição no Second Life

Inauguração da mostra ocorrerá na ilha Envy, em 6 de abril, na galeria Kode.

Löis Lancaster (Haemetz Mizser no Second Life, /roncevaux no Fotolog), nascido em 1972, é um compositor e baixista carioca. Desenvolveu no seu fotolog um estilo específico de arte visual digital. Influenciado pelo expressionismo, ele produz suas "pinturas" na direção oposta da arte moderna, que se distancia da representação da "vida real". Suas imagens são fruto da tentativa de representar a real condição das pinturas a óleo "analógicas", mas as pinturas específicas que não pretendem representar o real.

Essa relação da virtualidade com os meios reais da produção das imagens se torna ainda mais complexa com o lugar escolhido por ele para sua primeira exposição individual: o mundo virtual do second life, onde avatares e seus ambientes são eles mesmos uma representação viva do "mundo real". Então essa é uma mostra dos trabalhos de um ilustrador figurativo no seu mundo real, que é ao mesmo tempo - e com o mesmo corpo de trabalho - um expressionista no second life.


Inauguração:
06 de abril (sexta), 4PM (horário linden)* na galeria [KODE]
http://slurl.com/secondlife/Envy/164/138/22
*23:00 GMT = 20:00 no brasil

por Cobala Koba
Brasileira vence o Second Life Face of L'Oreal Contest

Isabella Sampaio, brasileira naturalizada americana, venceu a competição concorrendo, na etapa final, com outras duas participantes.

Evento ocorrido na tarde deste sábado (31), na ilha Aspire, reuniu um público de 80 residentes para o primeiro 'Second Life Face of L'Oreal Contest 2007', competição com objetivo de eleger o 'rosto' da famosa empresa de cosméticos em suas atividades publicitárias no Second Life. De 19 participantes pré-selecionadas, o corpo de juízes escolheu 3 finalistas: Alissa Bright e Happy Elytis, ambas da França, e Isabella Sampaio, brasileira naturalizada americana. Isabella caprichou no vestido, na simpatia e não teve dificuldades em obter a quase unanimidade dos votos, vencendo a competição.

"Fiquei muito muito feliz. Quando entrei na Face of L'Oreal, não botava fé que iria adiante, quanto mais vencer e ganhar o prêmio", afirma Isabella à nossa reportagem com muito entusiasmo. A competição foi anunciada no início deste mês de março, reunindo cerca de 200 inscrições, inclusive de avatares negras. Isabella Sampaio, que é 'mulata' no mundo real e no Second Life, acreditava que por isso não chegaria nem às semi-finais. Para sua felicidade, a L'Oreal não faz distinção de cor ou raça. A empresa procurava simplesmente o rosto mais bonito do Second Life e escolheu Isabella através de seus juízes.

A vencedora brasileira ganhará, durante um ano na RL, pacotes de produtos da linha L'Oreal e o rosto de seu avatar estampará toda publicidade da empresa no Second Life, ou relacionada ao mundo virtual em propagandas que serão veiculadas no mundo real. A agência Aspire, proprietária da ilha onde foi realizado o evento, também ofereceu como prêmio à ganhadora um contrato de modelo com alta remuneração em linden dólares, semanalmente e, ainda, uma jóia exclusivíssima avaliada em L$ 125.000. As outras finalistas também receberão kits de jóias caríssimas a serem escolhidas e financiadas pela Aspire.

O departamento de marketing e media, da L'Oreal, considerou um sucesso absoluto o evento produzido no Second Life e já prepara a edição 2008 da competição, com uma estratégia bem mais arrojada de publicidade na RL e no Second Life, além de prêmios muito mais interessantes. Então, meninas, caprichem nos seus avatares para o ano que vêm !

Com informações da SLNN.
Japoneses anunciam aquisição de L$ 150 milhões, de uma só vez... será?

Visando o público japonês no Second Life, duas empresas uniram forças para um super empreendimento no metaverso, com um aporte, em uma única operação, de 550 mil dólares. Especialistas discordam destas cifras.

As companhias japonesas Netage, especializada em fundos de parceria, e a Meltingdots, agência de media digital, uniram forças para colocar suas operações no Second Life. Até aí tudo bem. Boa parte das empresas que dão um passo como este, procuram inicialmente montar uma ilha inteira tematizada em seu negócio, marca e infra-estrutura no mundo real. Mas esta parceria tem chamado uma atenção extra e destacada.

Em seu anúncio oficial, a Netage promete a criação de um novo sistema de câmbio de linden dólares, concorrente ao Lindex, e outro que permitirá a qualquer residente investir seu dinheiro virtual em ações do mundo real, via Second Life. Até aí, propostas curiosas e interessantes. Porém a nota prossegue informando que a parceria fez um investimento equivalente a US$ 550 mil, adquirindo aproximadamente 150 milhões de linden dólares.

Estas cifras geraram discussões acirradas entre especialistas em transações financeiras no Second Life. Até aqui, quem quiser comprar linden dólares diretamente da Linden Labs, pelo melhor preço, devem utilizar o sistema Lindex da própria empresa. A Lindex informa, em seus relatórios, que a média de volume monetário virtual transacionado, por dia, gira em torno dos 60 mil dólares (acumulado de tudo que entra e que sai do mundo virtual, diariamente).

Entendidos deste mercado informam que, até agora, é impossível adquirir uma quantidade tão grande de linden dólares, em uma única operação, como informa o anúncio oficial da Netage/Meltingdots. Outros acreditam que a parceria efetuou um contrato 'especial' com a Linden Labs, o que permitiria adquirir L$ 150 milhões, de uma só vez, fora do sistema Lindex. A gestora do metaverso Second Life não confirmou até agora estas informações. Caso a operação tenha realmente sido realizada, a Linden deveria baixar a cotação dos linden dólares, pelo menos durante as próximas 3 semanas, garantem os especialistas, o que até agora não ocorreu também.

A polêmica está lançada sobre a veracidade, ou não, das afirmações da Netage. Em breve, o Mundo Linden trará maiores informações sobre o caso.

Com informações da SL Herald.