
A partir de agora tudo o que era vendido separadamente por duas empresas distintas, será controlado pela Linden Lab, que assume praticamente o controle total do mercado externo de objetos e produtos virtuais. Aparentemente a transação foi milionária, pois, ambos os sites eram visitados diariamente por milhares de pessoas.
O XStreetSL é ainda hoje um dos 9000 websites mais visitados do mundo (de acordo com o índice Alexa.com) , chegando muito próximo do site oficial do SL SecondLife.com. Já o OnRez era o maior concorrente do XStreetSL, estando entre os 50 mil mais visitados do mundo. Em termos financeiros, de acordo com o New York Times, o mercado de produtos virtuais, para jogos e mundos virtuais, movimenta cerca de 1,5 bilhões de Dólares por ano. O Second Life responde por cerca de 360 milhões de Dólares por ano (mais de 20% deste nicho), apenas em vendas de objetos virtuais e recursos, muito dos produtos criados e vendidos pelos próprios participantes (avatares).
Com a operação de compra a Linden Lab assume controle sobre os dois principais comércios de recursos externos ao metaverso. Ambos sistemas funcionam baseados na compra on-line com a entrega da mercadoria imediatamente ao comprador, que deve estar logado no sistema Second Life. Eram praticamente o eBay ou Mercado Livre do mundo virtual, mas estavam sob controle privado, até dia 20 de janeiro.
Deste dia em diante o comércio virtual, fora do metaverso será realizado apenas no endereço XStreetSL, sendo o OnRez totalmente absorvido pelo maior concorrente. Maiores informações podem ser lidas nos sites oficiais de cada mercado.
Tudo indica que esta preocupação de Linden Lab vem da necessidade de controlar de forma mais efetiva o conteúdo comercializado no metaverso, pois, a onda de clonagens voltou, preocupando demais os desenvolvedores e criadores de objetos. Com este movimento, a empresa sinaliza que irá agir mais efetivamente. Em breve podemos ver objetos copiados e clonados sendo removidos do sistema XStreetSL, pois, a partir de agora seus vendedores também serão controlados pelas regras do T.O.S. (Termos de Serviço) da Linden. Antes não eram, ficavam livres para vender o que quisessem, sem comprovar origem ou confirmar sua criação.
Apesar de dominarem 99% do mercado mundial de vendas fora do metaverso XStreetSL e OnRez não são os únicos mercados. Um programador brasileiro recentemente desenvolveu um sistema semelhante, com um adicional diferenciado, que permite a criação de franquias. Ricardo Nascimento, criou o REZZOR que é um sistema inspirado nos já existentes, mas acrescentou a possibilidade de comissionar as vendas para parceiros, ampliando ainda mais as possibilidades. Atualmente o REZZOR responde por apenas 1% do mercado mundial, mas tem planos de ampliação. Vale a pena conferir.
Origem: http://www.mundolinden.com/
Publicidade: