sábado, 28 de junho de 2008

Um avatar no RH

Empresas começam a recrutar funcionários no ambiente virtual do Second Life.

A funcionária T-Pink é uma das responsáveis pelo setor de recursos humanos na filial brasileira da empresa alemã T-Systems, uma das maiores do mundo na prestação de consultoria em tecnologia da informação. A executiva chama atenção pelas longas madeixas tingidas de cor-de-rosa, razão do apelido pelo qual é conhecida. Mas realmente inusitado a seu respeito é que T-Pink só existe no Second Life, mundo virtual na internet. Trata-se de um avatar que representa a empresa. Está programada para receber candidatos on-line e fazer uma primeira triagem, com base num roteiro de perguntas cujas respostas são avaliadas, junto com o currículo, por uma equipe de funcionários (de verdade). As demais entrevistas e dinâmicas de grupo se passam no mundo real. Nos últimos três meses, 1.500 candidatos foram avaliados por T-Pink e 144 deles seguiram na seleção. São 15% dos aspirantes a uma vaga na T-Systems, a primeira no Brasil a usar o Second Life com esse propósito. "A seleção ficou mais eficiente", diz André Vieira, diretor de recursos humanos.

André Vieira, da T-Systems, e T-Pink, sua funcionária virtual: seleção on-line

Algumas empresas começaram a explorar o Second Life há dois anos, quando implantaram filiais on-line com o objetivo de divulgar produtos e a própria marca. Elas também já usavam sites de relacionamento, como Orkut e Facebook, em busca de informações sobre os candidatos. O recrutamento virtual é algo bem mais novo. Poucos meses atrás, Microsoft e Hewlett-Packard foram as primeiras a recorrer à internet para selecionar candidatos, nos Estados Unidos e na Europa. Estão interessadas no que diz uma recente pesquisa americana sobre os candidatos a emprego no Second Life: 80% deles têm pelo menos cinco anos de experiência no mercado de trabalho e adoram tecnologia. Ainda que nem todas as vagas ofertadas na internet sejam direcionadas a especialistas na área, observar os candidatos no ambiente virtual tem ajudado a encontrar profissionais com aptidões bastante valorizadas. Uma delas diz respeito à rapidez de raciocínio em frente ao computador. Outra remete à clareza no uso do idioma e, mais básico ainda, à capacidade de escrever sem cometer erros. Como as questões são respondidas no ato, não há oportunidade para eventuais correções.

O Second Life oferece outra vantagem – essa, de ordem financeira. Um espaço permanente no mundo virtual (ou "ilha", segundo o jargão) sai por algo em torno de 4.000 reais, além do dinheiro investido no desenvolvimento de softwares que determinam o formato da entrevista virtual e as perguntas que serão feitas pelo avatar da empresa a cada candidato. Mesmo assim, fazer a pré-seleção on-line custa um terço do valor de uma pré-seleção não convencional. Essa economia se deve, basicamente, ao fato de a entrevista na internet dispensar os custos de manutenção de um espaço físico e tomar menos tempo dos funcionários – dez minutos apenas para a leitura das respostas. Com tudo isso, o Second Life tem se revelado uma ferramenta útil e, por isso, cada vez mais procurada. Diz Louis Vong, vice-presidente da TMP, uma das maiores empresas de recrutamento nos Estados Unidos: "A aplicação com sucesso do novo sistema já despertou o interesse de multinacionais de vários ramos de negócios, e não só de tecnologia". Tudo indica que virão muitas outras T-Pinks por aí.

Origem: REVISTA VEJA.

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

OVNI no SL? Confirme isto aqui.

• 9.876 novas inscrições, levando a população a um total de 14.135.351 avatares;

• Pico máximo de 60.672 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.519 logados por volta das 06:20 da manhã. Média do dia: 49.030;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,54 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.164.337.

Origem: Massively
Publicidade:

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Gosta de corridas? Conheça PINK’SL – THE WINNER TAKES ALL

O evento promete animar o Second Life e começa hoje. Onde dois pilotos orgulhosos e dois carros possantes alinhados lado a lado numa pista de dragster, disputam quem é o mais veloz. E o vencedor leva tudo em PINK’SL.

Este é o clima em PINK’SL que começa hoje à noite no Second Life. Uma produção 100% brasileira, de alta qualidade. Com realização da SexyLife (Ursula Zehetbauer, Giovanna Graves e Maxh Loon) em parceria com Ze Branagh (Hyperativa), PINK’SL, traz para o Second Life toda a adrenalina do reality show de maior sucesso do Speed Channel dos EUA (retransmitido no Brasil pelo Sportv).

Construído na Ilha Vírgula numa área de 20.000 metros quadrados, o PINK’SL recria o ambiente do reality numa pista de dragster perfeita, arquibancada pra 70 pessoas sentadas, área pra festas, pódio, boxes enfim todo o ambiente necessário para o evento. O responsável pela construção foi o excelente builder brasileiro - Fernzz Beck. O total em prêmios que será distribuído é de L$50.000.

As provas serão realizadas entre 2 grupos: PINK’SL VIP e PINK’SL DRIVERS.
O primeiro grupo, restrito, contará com convidados ilustres. O segundo grupo será aberto a qualquer avatar que deseje colocar suas habilidades e controle emocional à prova.

As inscrições começam hoje na festa de lançamento do evento às 21:00 hs (horário de Brasília) no próprio local do evento. Teleporte-se já, clicando aqui.

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:
Vídeo Tutorial: "Como construir no Second Life"

A parceria entre o blog MundoLinden.com e o Prof. Marcello, apresenta uma nova vídeo aula, assista agora:




Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Inaugura hoje Pink´s SL, visite clicando aqui.

• 11.141 novas inscrições, levando a população a um total de 14.125.875 avatares;

• Pico máximo de 60.272 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.537 logados por volta das 06:20 da manhã. Média do dia: 48.670;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,76 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.164.337.

Origem: Massively
Publicidade:

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ilha gigantesca celebra os 5 anos do SL

Foi com um discurso emocionado que o criador do Second Life, Philip Rosedale, inaugurou um espaço gigantesco que servirá como palco para as festividades dos 5 anos do Second Life nesta última segunda-feira.

Havia tantos convidados no evento que foi quase impossível ver de perto o avatar de Philip sobre o palco, completamente cercado de pessoas. Philip discorreu sobre os 5 anos de pioneirismo desta ferramenta de mundos virtuais 3D em uma conferência com seu avatar e áudio em streaming.

"Vocês estão cercados por este conteúdo sensacional que foi construído por pessoas de todo Second Life. A todos que ainda não viram, e eu aposto que todo mundo em pé aqui na minha frente já viu, eu recomendo que passem algum tempo do seu dia e caminhem por aqui para dar uma olhada; eu vou fazer isso assim que acabar meu discurso. Acho que outra coisa que devemos perceber é como obviamente o Second Life cresceu. Estamos em uma comunidade agora de um quarto de milhão de pessoas usando diariamente o Second Life e talvez um milhão ou mais de pessoas usando-o ativamente. E o crescimento continua. É inacreditável olhar para o passado em apenas alguns anos atrás e perceber como este mundo parecia tão grande e como ele realmente era pequeno em termos de pessoas que estavam ali. E assim, como sempre, estou muito inspirado em ver tudo isso", discursou o criador do SL.





A ilha nomeada de SL5B é, na verdade, um complexo de ilhas que abriga uma série de exposições interessantes sobre o Second Life. São dezenas de construções, esculturas, fotos e vídeos construídos pelos próprios habitantes do Second Life e especialmente escolhidos para fazer parte da festa. Toda a cultura e arte que cresceu nestes 5 anos de metaverso pode ser vista e apreciada de perto, em um festival de luzes, sons e imagens. As esculturas e construções contam um pouco da história do SL, dos vários povos que fazem parte deste mundo e principalmente da criatividade de seus habitantes que tornaram o metaverso um lugar cheio de boas idéias e inovação.



Para aproveitar a festa, diariamente acontecem shows no palco principal com artistas do Second Life cantando ao vivo para uma platéia sempre lotada. A reportagem do SL Informa esteve lá durante a apresentação de um guitarrista italiano que estava empolgando cerca de 60 pessoas que se espremeram na pista para curtir o show. Para se informar sobre a agenda, vá até a página do evento , que é atualizada diariamente.





A partir do dia 30 de Junho, o assunto em exposição muda e a grande ilha SL5B torna-se palco para discussão aberta de outros temas como negócios virtuais, educação, saúde e organizações não-governamentais sediadas dentro do metaverso. A festa acaba dia 07 de Julho com o encerramento oficial das atividades.



Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:

Habbo Hotel, chega a 100 Milhões de contas abertas!

O mundo virtual infantil demonstra que investir em metaversos é realmente um bom negócio.

Trata-se de um sistema simples, o avatar tem um quarto de hotel e nele faz o que quiser, cria coisas e as vende, compra móveis, faz grupos de relacionamento, cria grupos profissionais, entre outras tarefas que são em sua maioria desenvolvidas pelo público jovem que frequenta o mundo virtual (a maioria dos usuários têm entre 13 e 18 anos).

Cem milhões de contas abertas é realmente um número espetacular, apesar de ter "apenas" oito milhões de usuários ativos por mês (mesmo assim superior a outros mundos virtuais).

A facilidade de acesso (via browser de web - Firefox ou Explorer), o controle do conteúdo (voltado para crianças e jovens) e o acesso gratuito, permitiram ao Habbo chegar a este patamar.

O usuário que registrar o avatar de número 100.000.000 será premiado com um MacBook Air (um notebook na vida real), uma conta free com várias permissões de usuário pago, muitos itens exclusivos para fazer o que bem entender no hotel e alguns benefícos no jogo.

Visite o site brasileiro do Habbo Hotel

Origen: gamesindustry.biz

Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.115 novas inscrições, levando a população a um total de 14.115.734 avatares;

• Pico máximo de 59.985 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.863 logados por volta das 06:25 da manhã. Média do dia: 47.189;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,56 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.191.047.

Origem: Massively
Publicidade:

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Novo acesso à prática de meditação no Second Life!

Numa iniciativa inovadora, o Centro Cultural Bradesco, no Second Life - tradicionalmente visitado por interessados em sua vasta programação de cultura e negócios, abre seu auditório virtual para práticas de meditação e terapias orientais, todos os domingos, das 20h às 21h.

Para proporcionar ao internauta o clima adequado, o espaço ganha, neste horário, nova ambientação, com cores, elementos cenográficos e sons que remetem a estados de relaxamento. As sessões são conduzidas por psicoterapeuta corporal e transpessoal, com técnicas reais.

As sessões combinam técnicas de meditação, música, ensinamentos de do-in, shiatsu, entre outras atividades destinadas a colaborar com a busca pelo equilíbrio.

As práticas são conduzidas pela psicoterapeuta corporal e transpessoal, Ana Micaela, também especialista em cinesiologia psicológica, cura e dinâmica energética do psiquismo, massagem circulatória e corretiva, toques sutis e meditação, entre outras terapias.

Sua participação é gratuita, basta se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma, através do site http://www.mainlandbrasil.com.br/ e na seqüência, acessar o Centro Cultural Bradesco no http://tinyurl.com/2ax7xe .

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br


Publicidade:

São Paulo Convention Visitors Boureau, comemora o Centenário da Imigração Japonesa

Ações incluem distribuição de adesivos e festa no Second Life, o SPCVB entrou no clima das comemorações do centenário da imigração japonesa. Uma das ações promocionais da entidade foi a produção de 15 mil adesivos com os dizeres São Paulo é tudo de bom e o Bairro da Liberdade também, em reverência à região mais oriental da capital paulista.

A iniciativa nasceu de uma parceria com a Seinen Liberdade Acal - Associação Cultural e Assistencial da Liberdade que atua na divulgação das tradições nipo-brasileiras.

Os adesivos foram encartados na edição especial do Jornal Viva Liberdade e distribuídos pelo Grupo de Jovens da Liberdade na Semana Cultural Japonesa, no Bairro da Liberdade, durante a visita do príncipe Naruhito. “Também participamos da blitz da Rádio Transamérica na última quarta-feira, dia 18, para a distribuição de brindes e dos adesivos, além de inserir spots na programação da emissora e um anúncio da nossa campanha publicitária no jornal Nipack, com Serginho Groismann na capa”, destaca Toni Sando, diretor-superintendente do SPCVB.

As comemorações chegaram inclusive ao mundo virtual do Second Life, com a realização de uma festa junina Rokugatsu Matsuri, no dia 18, na Ilha Bradesco. O evento misturou tradições nipônicas e brasileiras com muita música, diversão brincadeiras e entrega de brindes de associados do SPCVB. Foram oferecidos ingressos para o Playcenter e três city tour das agências Ecology, Circuito São Paulo e GoinSão Paulo.

Sobre o SPCVB

Com 24 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o SPCVB é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, congregando atualmente mais de 500 associados-mantenedores, que representam todos os segmentos do trade turístico paulistano. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes em São Paulo e o aumento de sua estadia em nossa cidade, além de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo na capital. Para isso, busca integrar setores da sociedade por meio de parcerias público-privadas e facilitar novos projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população em São Paulo.

Press Release: SPVCB

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.325 novas inscrições, levando a população a um total de 14.105.619 avatares;

• Pico máximo de 62.703 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 33.939 logados por volta das 11:50 da manhã. Média do dia: 48.185;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,09 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.191.047.

Origem: Massively
Publicidade:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Disney aposta em mundo virtual para os pais

A empresa que investiu pesado ao comprar o Club Penguin (rede social e mundo virtual infantil) pagando mais de 700 milhões de dólares, pretende buscar interatividade com os adultos e não apenas com as crianças.

Uma nova rede social em formato de mundo virtual será criado e já está em fase de desenvolvimento, chamará DisneyFamily.com e terá como base a troca de informações, principalmente entre mães, ao estilo Twitter (pequenas mensagens postadas durante o dia, no máximo em 140 caracteres).

Um dos principais temas que devem surgir como conteúdo neste sistema, será a discussão sobre o controle do conteúdo digital por parte dos pais. Muita polêmica em torno do assunto, porém, com a prática dos pais em mundos virtuais voltados para eles, a Disney pretende desmistificar isto e trazer também toda a família para o novo universo.

Após Nickelodeon e Mattel se darem muito bem com seus metaversos infantís a
Disney, também investirá pesado neste segmento a partir de agora.

Origem: paidcontent.org
Publicidade:

Tutoriais: Torley Linden ensina a trocar sua aparência com os novos avatares

Após a pesquisa de opinião, acerca dos novos modelos para avatares básicos, Torley fez este vídeo abaixo que ensina a todos como efetuar a troca de visual.

Encontre o seu modelo favorito e vista-se com ele. Já estão constando no seu inventário padrão. Veja agora como fazer:



Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite a praça de aniversário do SL clicando aqui.

• 9.987 novas inscrições, levando a população a um total de 14.095.029 avatares;

• Pico máximo de 62.954 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.988 logados por volta das 06:25 da manhã. Média do dia: 49.906;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,09 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.191.047.

Origem: Massively

Publicidade:

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Second Life comemora 5º aniversário e a festa é toda sua

Começa hoje o calendário oficial de eventos coordenado pela Linden Lab, para comemorar o 5º ano de existência de seu Metaverso.

Muita festa, diversão, eventos culturais, eventos profissionais, palestras, concursos e atividades, que serão realizadas in-world (dentro do Metaverso) e na vida real (RL).

A primeira semana de eventos será dedicada ao público produtor e consumidor de arte, moda, machinimas (vídeo) e música. Na segunda semana, ocorrerão eventos dedicados aos negócios, educação, saúde e organizações não lucrativas.

Portanto de 23 de junho a 7 de julho, muita coisa interessante acontecerá na região exclusiva para estes eventos, toda preparada pela Linden Lab.

Para participar, visite a página oficial com a programação e o nome dos responsáveis pelos eventos. Tudo será em língua inglesa.

Origem: mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.253 novas inscrições, levando a população a um total de 14.085.042 avatares;

• Pico máximo de 62.968 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.511 logados por volta das 03:55 da manhã. Média do dia: 51.463;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,17 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.193.192.

Origem: Massively

Publicidade: