sábado, 2 de fevereiro de 2008

Carnaval: Folia de bloco na RJ City começa às 13h deste sábado

O bloco passa por pontos turísticos da cidade-maravilhosa, como a praia de Copacabana.

É o Second Life na avanida, no bloco e no salão! Tem carnaval para todos os gostos neste sábado na ilha RJ City. A partir das 13h de hoje, o Bloco RJ City sai pelas ruas da cidade virtual com carro de som e muita alegria para celebrar a festa mais famosa do planeta.

Todo o espaço foi decorado para o carnaval, e a idéia é trazer a conhecida animação carioca para os foliões. O bloco passa por pontos turísticos da cidade-maravilhosa, como a praia de Copacabana, tocando músicas para os mais diversos gostos. À noite é hora de vestir a fantasia e soltar todas as feras no grande Baile à Fantasia que começa às 19:30h na Ilha. Encarne o seu melhor personagem e entre na bagunça sem medo de ser feliz!

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Av. Paulista no Second Life tem 114 horas de Carnaval sem parar

Para atrair os foliões, o carnaval da avenida virtual mais famosa do Brasil será comandado por 34 DJs, sem interrupção, até a quarta-feira de cinzas.

A ilha que reproduz a Avenida Paulista no Second Life esquenta os tamborins para o carnaval em uma mega-festa que começa hoje, a partir das 20h. Os organizadores esperam repetir o sucesso da estréia do lugar em janeiro, quando 77,6 mil avatares passaram pela Paulista virtual e fizeram dela a 13ª localidade mais visitada de todo o metaverso.

Para atrair os foliões, o carnaval da avenida virtual mais famosa do Brasil será comandado por 34 DJs em 114 horas de festa, sem parar, ou seja, vai até a quarta-feira de cinzas. A ilha da avenida Paulista é uma réplica reproduzida em detalhes do trecho que está localizado em três quarteirões: a partir da Rua Haddock Lobo até a Alameda Ministro Rocha Azevedo.

Origem: Second Life Informa.
Clique aqui para acessar a ilha RJ CITY.
Prefeitura de São Paulo abre combate à AIDS no carnaval pelo Second Life

Quem visitar o posto na ilha Anhangabaú irá encontrar lá os outdoors da campanha em frente ao Theatro Municipal e poderá pegar sua camiseta de combate à Aids para se preparar para a folia no mundo virtual.

Durante o carnaval, a prefeitura colocará mais de 300 pessoas nos ensaios de escolas, nos terminais rodoviários e no sambódromo para divulgar a campanha “Camisinha na Folia”. Além de informações, serão distribuídos 300 mil preservativos com mensagens de alegria e cuidado.

O mais interessante é que esta já tradicional campanha de prevenção este ano teve sua largada no mundo virtual. De 28 a 30 de janeiro, a prefeitura manteve avatares no seu posto virtual, no Second Life, divulgando a campanha de prevenção e distribuição de preservativos para o mundo real.

Quem visitar o posto na ilha Anhangabaú irá encontrar lá os outdoors da campanha em frente ao Theatro Municipal e poderá pegar sua camiseta de combate à Aids para se preparar para a folia no mundo virtual também. Essa estratégia de lançamento da campanha visa a aproximação de um público mais jovem , difícil de ser atingido por campanhas tradicionais.

No mundo real, haverá distribuição de preservativos nos terminais rodoviários da Barra Funda e do Jabaquara a partir de hoje, até as 21h. No terminal do Tietê a distribuição é feita tradicionalmente por organizações da sociedade civil. No Sambódromo a ação de prevenção "Camisinha na Folia" acontecerá nos dias 1º e 2 de fevereiro, durante o desfile das escolas do Grupo Especial. No dia 8 de fevereiro, a ação se repetirá no Desfile das Campeãs.

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Momento fashion: Cupid

A cada semana, a parceria Mundo Linden e Mundo SL traz uma superdica de moda para você!


Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Model/Modelo:
Claudia Poitier

Cabelo/Hair:
Loja/Store: Cake
Model/Modelo: - Savanna - Black

Roupa/Clother
Loja/Store: NYMPHETAMINE
Model/Modelo: Cupid in Waiting

Pele/Skin:
Loja/Store: Minnu
Model/Modelo: Pale SkinGloss

Contato:
Para montar o look de sua loja, ou sugestão, entre em contato com Claudia Poitier:
MSN: claudiapoitier@hotmail.com
IM: add claudia Poitier (SL)
Clique aqui para acessar o perfil de claudia no Orkut

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Campanha Carnaval Responsável chega ao Second Life

Festas no in-word contarão com divulgação dos riscos da bebida e do sexo sem proteção.

Com os brasileiros já despontando como uma das mais influentes comunidades dentro do Second Life, sendo hoje a quarta nacionalidade com maior número de participantes, com aproximadamente 600 mil cadastrados, o carnaval não poderia deixar de contaminar o universo de realidade virtual mais famoso da internet.

Diferente do que muitos possam imaginar, muitas festas e bailes ocorrem na tela do computador, com audiências que deixariam alguns clubes tradicionais com inveja.

Segundo Jorge Henrique Singh, um dos donos das ilhas Brasil SP Jardins e São Paulo Itaim, no carnaval de 2007 aproximadamente 35 mil avatares (pessoas em seu corpo virtual) participaram das festas de Momo em sua mini cidade. Para esse ano, a expectativa é de um crescimento de 50%, o que fez sua equipe preparar uma campanha de conscientização dos riscos que a euforia carnavalesca pode provocar. Painéis, out-doors, distribuição de notecards explicativos – uma espécie de panfleto eletrônico – e corpo a corpo (ou seria avatar a avatar?) estão nos planos das ilhas.

Apesar de parecer uma estratégia fora de foco, pois avatares não bebem nem fazem sexo real, Jorge explica como sua idéia faz sentido: “Nossa experiência de mais de um ano tratando com o público que participa do Second Life mostra que muitos relacionamentos do mundo virtual passam para o real, e que enquanto pessoas por trás de suas telas curtem seu tempo de brincadeira virtual, muitos estão também se ocupando de coisas reais, bebendo em frente ao computador enquanto conversam e dançam virtualmente. Além disso, somos uma mídia, e isso nos faz responsáveis pelas mensagens que possamos e devemos transmitir”.

Outros espaços brasileiros também estarão promovendo bailes e desfiles, contando inclusive com grande participação de estrangeiros, já que a fama do carnaval brasileiro é global. Estes foliões virtuais provavelmente chegarão na quarta-feira de cinzas menos cansados que o habitual e também não encontrarão escondidos embaixo da cama restos de confete e serpentina. Mas pelo menos estarão informados dos riscos de beber e depois dirigir, ou de usar camisinha apenas como peso morto dentro da bolsa ou da carteira.

Press Release: Rodrigo Teixeira
Diretor de Comunicação . Avatare Internet 3D
11 9939-3610 . 7872-7293 . 6455-4777
Bradesco sedia o “Carnavatar 2008”

Promovido pela Agência Click, evento vai reunir desfile de avatares, concurso de fantasias, scripts musicais, DJs e prêmios, entre outras atrações para animar a folia no metaverso.

Em meio a sua programação voltada a eventos nas áreas de meio-ambiente, economia e cultura, a Ilha do Bradesco, no Second Life, abre seu espaço virtual para receber os foliões no “Carnavatar 2008” . Em sintonia com a maior festa popular do país, o evento acontece na terça-feira de carnaval, 5 de fevereiro, a partir das 20h, com concentração dos blocos de avatares no lounge da Conta Universitária.

A atividade passará por vários ambientes da Ilha Bradesco, culminando no concurso de fantasias, com direito a comissão julgadora, que premiará as mais surpreendentes nas categorias “originalidade”, “luxo” e “humor”. Aberto a participantes de qualquer lugar do mundo, o concurso vai privilegiar quesitos como estética, bom uso de recursos digitais tanto no design como na adaptação aos scripts de dança e trilhas sonoras associadas a gestos. Cada avatar poderá fazer uma performance de até um minuto e, ao final, às 23h, haverá o desfile das campeãs.

Carnaval Educativo

Os melhores momentos do Carnavatar e seus bastidores, acompanhados por comentários de especialistas em carnaval e em metaverso farão parte da programação do auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, todas as sextas-feiras de fevereiro – dias 8, 15, 22 e 29 - às 20h.

Ilha Bradesco
Link: tinyurl.com/2ax7xe
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site: www.fl2.com.br/bradesco

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Daniele Merola / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br
Publicidade:

Clique aqui para acessar a ilha RJ CITY.
Torley ensina como buscar informações importantes no "Jira"

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, ensina como localizar informações importantes, postadas pelos próprios residentes do Second Life, na comunidade "Jira", o fórum oficial de dados SL mantido pela companhia. Confira:




Publicidade:
Second Life auxilia balonista japonês a quebrar recorde na vida real

O aventureiro nipônico pratica seu inglês e seu balonismo em um simulador dentro do Second Life, com a ajuda da empresa Social Minds.

O recordista mundial de balonismo, o japonês Michio Kanda, está usando o Second Life como uma ferramenta para aprender inglês e simular o cenário de sua próxima aventura. Michio, que em 1997 estabeleceu a impressionante marca de 50 horas e 38 minutos voando em um balão, planeja quebrar seu recorde mais uma vez, só que agora quer realizar o feito nos céus sobre o pacífico, em um trajeto que vai do Japão aos Estados Unidos.

O problema é que para entrar no espaço aéreo yankee, Michio precisará se comunicar com torres de controle e ele não fala uma palavra em inglês. Aí entra a funcionalidade do metaverso: o aventureiro nipônico pratica seu inglês e seu balonismo em um simulador dentro do Second Life, com a ajuda da empresa Social Minds, que reproduziu um transponder e um altímetro para que Michio se comunique com a torre virtual de comando.

Nessa torre virtual fica um australiano especialista em aviação na vida real, auxiliando o balonista a compreender a nova língua. O balão que Michio pilota foi criado pelo usuário Cubey Terra, que desde 2003 desenvolve um projeto para recriar um avião perfeito no metaverso. Parte desse projeto, envolvendo diversos usuários espalhados pelo planeta, um ideal e muita força de vontade, pode ser visto no vídeo do treinamento abaixo:



Origem: Second Life Informa.
Gata Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gata Linden' desta semana, vamos falar de Mikaela Slade, que tem 28 anos na vida real e habita o mundo virtual da Linden Lab diariamente. Ela conheceu o Second Life em Março de 2007, através da indicação de amigos. Mikaela, que gosta muito de explorar novos lugares, odeia a lentidão do sistema. Ela acredita que a existência de um "homem perfeito" tornaria o metaverso um lugar bem melhor. Saiba mais sobre Mikaela:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Mikaela Slade,28anos".

Como conheceu e o quê a fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci atravél de uns amigos,e ao entra nesse mundo foi a minha curiosidade".

Desde quando participa do Second Life?
"29/03/2007".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"O nome veio do nada em minha cabeça,e não tem nada haver com meu real".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Explorar,descobri ate onde posso ir."

O que mais detesta no Second Life?
"Os lag,os mi claro do meu namorado.rsrsrs"

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Roupas,cabelos,etc é variados meu gosto,no sl.não tenho loja certa,pois gosto de ver detalhes,mais indico a DE Designs: Clothes, Men's and Ladies."

Qual seu point preferido, onde se encontra com sua galera no Second Life?
"Brasil RL onde encontro mais os amigos."

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"O Homen perfeito".

Mencione o nome de um avatar em especial para você, mas que não faz mais parte do Second Life.
"Ninguém".

Mande um alô pra alguém!
"Para minha irmã eleuza lane,dizer a ela que amo demais,e espero que volte logo,pois sinto saudades demais"

Mikaela Slade compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ilha RJ City abre programação de Carnaval

Folia virtual contará com distribuição de brindes e com a presença da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

No que depender da equipe que administra a ilha RJ City, quem resolver passar o carnaval 2008 no ambiente 3D do Second Life, não ficará parado um dia sequer. Desta sexta-feira (1º) até o dia 5, terça-feira de carnaval, a ilha promoverá uma série de eventos momescos imperdíveis no metaverso.

Entre estes eventos previstos, destacam-se a Festa da Fantasia, Festa Bahia (em ritmo de axé, com trio elétrico virtual), Baile de Máscaras e Festa no Sambódromo. Contudo, a programação abre com chave de ouro, logo nesta sexta-feira (1º, às 19:30 horas), com a "Festa Verde e Branco", que contará com a presença de integrantes da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, em um barracão 3D especialmente preparado para este evento. A direção pede aos avatares que utilizem uma peça de roupa que destaque a cor verde, ou branca, para participar da festa da Mocidade.

Já de sábado (2) à segunda-feira (4), haverão matinés de 'aquecimento' do Bloco RJ City, sempre a partir das 13 horas. Durante estas festas, haverão diversas ações paralelas, como distribuição de brindes e concursos para melhores fantasias, foliões mais animados e máscaras mais bonitas, com prêmios em Lindens. Confira abaixo a programação completa da RJ City:
  • Sexta-feira dia 1 - Festa do Verde e Branco, no Barracão da Mocidade, a partir das 19:30;
  • Sábado dia 2 - Aquecimento do Bloco RJ City, às 13 horas no Sambódromo; e Festa da Fantasia (local ainda a definir), a partir dar 19:30;
  • Domingo dia 3 - Aquecimento do Bloco RJ City, às 13 horas no Sambódromo; e Festa Bahia In RJ City, na praia de Ipanema, a partir das 19:30;
  • Segunda-feira dia 4 - Aquecimento do Bloco RJ City, às 13 horas no Sambódromo; e Baile de Máscaras, no Pão de Açúcar, a partir das 19:30;
  • Terça feira dia 5 - Bloco RJ City, agitando no Sambódromo, a partir das 13 horas e às 19:30, grande Festa de Encerramento do Carnaval do Bloco RJ City.
Clique aqui para acessar a Ilha RJ City.
Clique aqui para ver o álbum de fotos da ilha.


Press release: Bruna Lombardo (Catharyna Catteneo)
brunallombardo@gmail.com . Assessoria de Comunicação RJ City.
Publicidade:

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Empresa no Second Life cria e comercializa 'seios' que se movem

Acessório da Smashing Prims realiza movimentos em várias direções, a depender de como a avatar se mexe. O resultado é mais realismo e beleza para as mulheres que habitam o Second Life.

Aquelas mulheres (ou homens) que gastam horrores de dinheiro para deixar suas avatares fêmeas extremamente bonitas e sensuais, contam agora com mais um acessório imperdível, que pode trazer ainda mais realismo e beleza para a residente do Second Life.

A Smashing Prims, loja especializada em skins e roupas flexíveis, lançou os "Bouncing Bosom Breasts", ou seja, seios femininos anexados ao corpo da avatar, que se movem aleatoriamente em acordo com seus movimentos. Os BB Breasts são 'sculpties' animados através de script. Este código executa dois movimentos, de cima para baixo e de fora para dentro, identificando o movimento da avatar. Para aumentar ainda mais o realismo, cada seio possui um 'mamilo animado' que opcionalmente enrijece quando tocado. Os BB Breasts são redimensionáveis e estão disponíveis em várias tonalidades de skins.

Aparentemente os 'seios' reagem também com o impacto em superfícies sólidas, com outros avatares ou com o deslocamento do ar, durante o vôo. "Minha intenção é oferecer uma opção às mulheres para que tornem suas avatares um pouco mais realistas e sexies, pela mímica do movimento dos seios", disse a criadora do acessório, Raven Ivanova, em entrevista ao blog New World Notes. "É a mesma razão pela qual eu e outros criadores do Second Life produzimos skins realistas. Continuamos pesquisando e fazendo mais testes de aperfeiçoamento na simulação desta realidade".

Para adquirir os "Bouncing Breasts", clique aqui.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:



Com foto e informações do New World Notes.
Publicidade:
IBM inclui equipes asiáticas para vendas e suporte através do Second Life

O centro de negócios da IBM, no metaverso Linden, oferece suporte de vendas ao redor do mundo, permitindo que consumidores visitem a companhia virtualmente, conferindo seus produtos e soluções 3D.

A gigante do TI, IBM, anunciou nesta semana que está expandindo seu Centro de Negócios no Second Life, com a adição de 'avatares vendedores' sediados principalmente na Índia, afim de aprimorar a experiência com o consumidor. Além da Índia, o Centro de Negócios também está incluindo grupos de trabalho na China, Hong Kong, Taiwan e Coréia do Sul, pelo metaverso da Linden, como já ocorria com a filial no Japão.

O Centro de Negócios da IBM oferece suporte de vendas ao redor do mundo, permitindo que os consumidores visitem a companhia virtualmente, conferindo seus produtos e soluções 3D. É um local feito para que a turma de vendas da IBM, além de seus cliente e parceiros, se conheçam, aprendam, compartilhem experiências e conduzam os negócios em conjunto. Tudo em um ambiente 3D, livre das barreiras do tempo e dos custos de viagem.

O novo 'staff' se juntou aos outros grupos de negócios da América do Norte, América Latina, Europa, Australia, Cingapura e Malásia, que iniciaram os trabalhos no Second Life a pouco mais de um ano. Segundo o vice-presidente da IBM.com, para Índia e Ásia do Sul, Sanjiv R. Pande, "os clientes continuam buscando pelos melhores meios de entrar em contato e obter um melhor suporte junto à IBM. Sempre estivemos disponíveis através de nossos tradicionais espaços na web, permitindo aos nossos consumidores interagir e realizar negócios pela Internet. Agora, estamos aumentando este nível de acessbilidade", conclui.

Se alguém se interessa em adquirir hardware, software e serviços, ou necessita de suporte para resolver algum problema burocrático, um avatar de vendas da IBM poderá ajudar inicialmente este consumidor, ou colocá-lo em contato com alguém mais especializado da companhia, caso a questão exija isso, dentro ou fora do Second Life. Assinaturas de contrato, pagamentos ou envio de dados confidenciais continuarão sendo feitos, por enquanto, pessoalmente, por telefone ou pela web.

Origem: India Times.
Publicidade:

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Pré-lançamento coleção 2008 Bumbum Ipanema no Second Life

A Bumbum Ipanema segue sua trajetória de sucesso na moda praia brasileira agora lançando sua coleção 2008.

Assista abaixo ao vídeo da festa de pré-lançamento no Second Life da coleção que já esta em todas as lojas Bumbum Ipanema e após o carnaval disponível também para as avatares em sua loja na Ilha Búzios. O pioneirismo do empresário Cidinho Pereira a frente da Bumbum Ipanema sempre em sintonia com as novas tecnologias é marcante e o sucesso da divulgação da marca uma realidade.

A Meta Mídia Digital empresa carioca que atua em diversos projetos de sucesso no SL, dentre eles Bradesco, Fiat , Datasul e outros, é a responsável pelo desenvolvimento e divulgação no metaverso desta ação que completa 10 meses e que já vendeu mais de 7000 biquínis deixando as praias do Second Life mais lindas.



Sobre a Bumbum Ipanema

A Bumbum Ipanema marcou época e fez história no mercado de moda praia. Criada em 1979 por Cidinho Pereira, o empresário que idealizou a primeira loja exclusivamente de biquínis do mundo. Sempre à frente do seu tempo, a Bumbum Ipanema criou os modelos fio dental e asa delta, na década de 80. O primeiro saiu das praias do Rio para virar mania nacional e o segundo tornou-se marca registrada das mulheres cariocas.

Ao ver sua história, Cidinho se sente orgulhoso de ter sido o precursor de um novo segmento no comércio e ter gerado milhares de empregos em todo o país, além de propagar mundialmente o nome do Brasil. Atualmente, a Bumbum é a grife mais exclusiva de maiôs e biquínis do país. As atrizes Luana Piovani, Camila Pitanga, Sheron Menezes, Leticia Spiller são clientes e fãs dos modelos da grife. Maiores informações pelo site: www.bumbum.com.br. Para acessar a Ilha Búzios.

Release: Meta Mídia Digital . www.metamidiadigital.com.br
(21) 8884-0562 - contato@metamidiadigital.com.br

Publicidade:
Avatar Mundos Virtuais lança sua primeira edição com foco nos metaversos

Notícias in & out world, educação, tecnologia e coluna social são alguns dos temas da revista.

Avatar Mundos Virtuais é uma revista digital no formato pdf, projeto do Professor MSc. Marcos Archanjo (Archanjo Arcadia no SL), que além de editor-chefe é também Chanceler da Universidade do Brasil Virtual, um espaço educacional localizado na ilha Vestibular Brasil W.


Esta publicação combina notícias “in & out world” buscando dar aos seus leitores uma visão mais ampla das transformações que vêm ocorrendo com a chegada dos mundos virtuais e o impacto destes na Educação, tecnologia e comportamentos sociais, dentre outros. A equipe é composta por Marcos Archanjo, Rachel Luzes, Ricardo Newton, Dexter Oldrich, Elesbão Dragão, Dr. Jekyll, Mr. Hyde, ArneSaknussen Bekkers e CondeMontekristo Merlin.

Em seu número de estréia, Avatar Mundos Virtuais destaca:
- Educação: Os PROFESSORES DO FUTURO Maurício Garcia, Marcos Archanjo, Carlos Valente e João Mattar que usam o metaverso no processo de ensino-aprendizagem (Projeto Vestibular Brasil, Universidade do Brasil Virtual, Congresso Permanente Second Life na Educação e Congresso Pearson Education no Second Life).

- O Covil de Mr. Hyde: Nosso jornalista investigativo descobre armações e trapaças no Second Life e conta tudo para defender você dos oportunistas de plantão. Nesta edição, uma matéria inédita sobre os “ZUMBOTS”, AVATARES-ZUMBI que vêm sendo usados em diversas partes do grid, inclusive nas ilhas brasileiras.

- Mundos Virtuais: Uma rápida panorâmica no cenário atual e nas novidades prometidas para 2008 com a chegada de NOVOS MUNDOS VIRTUAIS.

- Arte no Metaverso: Tudo sobre “OS ETERNOS TOTENS URBANOS” & “ARQUETIPOS URBANOS”, as primeiras exposições brasileiras de arte no Second Life.

- Eu, Avatar: A trajetória das diferentes aparências de um residente, desde a sua chegada no SL até os dias atuais.

- Coluna Social: Elesbão Dragão, o colunista dos metaversos, apresenta notícias da low-medium-high society virtual e algumas coisas de tirar o fôlego.

- Moda Virtual: A jornalista Rachel Luzes começa a sua trajetória pelas passarelas virtuais e como isso pode impactar o mercado da moda.

- O Mundo Passado a Limpo: Ricardo Newton solta o verbo e analisa as estreitas relações entre RL e SL e como a manipulação digital está comprometendo a realidade.

- Opinião: Um jovem residente, Dexter Oldrich, conta suas primeiras impressões no Second Life.

- RPG: Fantapunk, o primeiro cenário brasileiro de Role Playing Game a usar um mundo virtual para o desenvolvimento de personagens apresentado por um de seus integrantes, o Conde de Montekristo.

Avatar Mundos Virtuais é uma produção do Green Ork Studio e da Giramundos Comunicação. Terá periodicidade mensal, seu foco será o Second Life, mas notícias de outros metaversos também serão publicadas com o objetivo de transmitir o máximo possível de informações para o leitor.

Para maiores informações sobre a publicação, anúncios e colocação de totens para download da revista, acesse avatarmv.blogspot.com, mande um e-mail para avatarmv@gmail.com ou envie MI para Archanjo Arcadia. Visite nossas instalações na ilha Vestibular Brasil W 223,210,22 nas dependências da Universidade do Brasil Virtual – Campus Pérola Negra.

Press release: Archanjo Arcadia
Editor-Chefe da Avatar Mundos Virtuais
Chanceler da Universidade do Brasil Virtual

Publicidade:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O escândalo do uso dos 'bots' nas propriedades do Second Life

Cresce a quantidade de locais flagrados com a presença de 'avatares zumbis', que mascaram a audiência de determinadas ilhas no grid. Já existem donos de terras que defendem o uso deste recurso e até 'prestadores' deste tipo de serviço.

Com reportagem do blog New World Notes

Quem criou a horda de 'avatares zumbis' (bots) que agora infestam os locais mais populares do Second Life? Esta questão prossegue em pleno mistério. Mas, conforme investigações em andamento, presume-se que o problema é mais amplo do que originalmente se achava. Após uma denuncia publicada em um blog de grande audiência nos EUA, a reportagem se dirigiu para a B&B Skins, uma ilha/emporium de moda, que constantemente figura entre os mais mais do 'toplist' da Linden, de locais populares, que é atualizado a cada três dias.


Pelo mapa, foi observada a presença de 88 avatares nesta ilha. Porém, não avistamos quase nenhum na superfície do terreno. Mas estavam lá, em algum lugar. Para nossa surpresa, descobrimos que parte deles estavam 'submersos' em uma mini-lagoa e outra grande parte estava em uma plataforma suspensa no ar, quatrocentos metros acima da ilha B&B. O repórter se colocou próximo a eles, convidou-os para dançar, mas ninguém respondeu. Como a dança é uma atividade essencial e costumeira em grandes aglomerações de avatares, era no mínimo muito estranho todos eles estarem parados e não conversando uma única palavra.

Tentamos, dias depois, chegar novamente aos 'zumbis' que estavam neste mesmo café suspenso. Mas não houve sorte, pois o local foi elevado para uma altura acima do limite de 400 metros até onde qualquer residente pode voar. Acima desta altura, somente com a ajuda de 'hacks' (que não dispunhamos naquele momento) seria possível alcançar os bots, tentar novo contato e registrar mais imagens. No entanto, conseguimos localizar a proprietária da ilha, Bagnaria Wunderle, que estava no solo e serenamente em pé diante de uma varanda de sua mansão, na beira-mar. Perguntamos sobre as dezenas de 'zumbis' acima de nós e ela nos respondeu de forma muito seca: "Espero que na sua matéria cite as outras ilhas. Existem centenas que usam 'bots'. É tudo que tenho a dizer", afirmou.

A sra. Wunderle não está errada. Após contactá-la, visitamos aleatoriamente outras três ilhas presentes na TopList de locais populares da Linden. Em uma delas, ao encontrar novos grupos de avatares, procuramos puxar assunto. Somente um deles respondeu, dizendo que a maioria estava ali usando os 'camp' para ganhar lindens e realizando outros afazeres. Mas como ele sabia disso? Não seria alguém recrutado a ficar ali para responder este tipo de pergunta?

Em outra ilha, Platinum World, também encontramos um 'café' posicionado no nível do mar e abarrotado de bots. Nele apenas alguns avatares genuínos utilizando o sistema de camping do local. Mais adiante, um nightclub chamado 'TheHood", alinhou diversos bots ao longo do bar, como 'manequins' assistindo os avatares legítimos que estavam ali dançando.

Efeito colateral do código aberto

No ano passado, a Linden Lab liberou uma versão em código aberto do seu navegador 3D, encorajando iniciativas de inovação por parte dos residentes, desta vez do 'lado de fora' do metaverso. Porém esta decisão acarretou conseqüências indesejadas: versões hackeadas do código podem criar populações de avatares a partir de um único local: os 'bots' (ou 'zumbis'). "Existem diferentes níveis de sofisticação", disse Bagnaria Wunderle, de quem falamos a pouco. "Em qualquer caso, os 'bots' não são totalmente diferentes dos campers. Só que neste caso, os bots recebem bem menos que os avatares legítimos, o que torna o recurso muito atraente para proprietários de ilhas que desejam aumentar audiência, cortando gastos".

Perguntada sobre a viabilidade financeira de se manter um camping repleto de bots, Wunderle nos revelou que os zumbis não pertenciam a ela, mas a um residente que estava ganhando muito dinheiro com isso. Sobre quem seria este avatar, ela não quis responder, pois representaria 'quebra de contrato' com o prestador deste 'serviço'. Bagnaria disse que, a princípio, era totalmente contra ao uso de bots nas ilhas, mas teve que ceder, por causa da política inconsistente, segundo ela, de aferição de audiência nos locais do Second Life. "Quando percebi que meus concorrentes estavam lucrando com o uso de bots, e que a Linden Lab não estava fazendo nada a respeito, tive que tomar uma decisão", disse.

"O problema não é vender, e sim o tráfego. Pois os usuários estão cada vez mais procurando locais que tenham bons índices de audiência. Ninguém mais vai em locais desertos. Consumidores desejam comprar, e ao mesmo tempo interagir com outros avatares. Assim sendo, proprietários como eu estão usando os bots para trazer equilíbrio ao trafego, mesmo que aumentando a audiência artificialmente", considera Bagnaria. Perguntada se ela pudesse gerir seu negócio sem o uso dos bots, "sem dúvida" foi a sua resposta.

'Actorbots'

A reportagem observou que alguns 'bots' não são mais aqueles avatares com aparência 'noob', e que ficam totalmente estáticos onde se posicionam. Os hackers já estão desenvolvendo os chamados 'actor bots' ou 'chatting bots'. São avatares zumbis, com bom aspecto visual (com roupas, skins e acessórios), mas que também realizam movimentos aleatórios, como andar de um lado para outro, executar 'poses', dançar, etc. Curiosamente, alguns também 'respondem' quando perguntados via IM ou quando o interlocutor está próximo a eles. A função deles é confundir os donos de terra, ou moderadores, afim de evitar seu banimento.

Mas são muito poucos, pois nem todos os hackers detém esta tecnologia, que foi desenvolvida pela empresa SineWave, para uso em 'actorbots do bem', afim de testar conceitos de inteligência artificial no Second Life e suas aplicações junto à empresas que desejam manter 'funcionários virtuais' em seus espaços no metaverso.

Camping e Desespero

Não podemos deixar de mencionar que os hackers também estão utilizando os 'bots' para ganhar lindens nos 'camping zones'. Em locais com muitos camping chairs, já verificamos a presença de dezenas de zumbis, inclusive com mesmo 'sobrenome' e padrão de primeiro nome (Ex.: PrimeiroNome Sobrenomeigual).

A reportagem recebeu um protesto de outros proprietários que souberam de nossa consulta, onde se afirmavam vítimas da ação de griefers e seus bots. Rebecca Vacano, da Platinum World, se dizia 'em estado de desespero' pois todos os dias tinha que perder tempo precioso banindo grupos de avatares zumbis de sua ilha. No dia seguinte, eles voltavam com outros nomes. Rebeca informou também que há mais de um mês cobra da Linden Lab uma solução para a questão. A companhia apenas pede o nome dos avatares zumbis, o que só torna o processo ainda mais desgastante para o proprietário de terreno. Vacano disse que uma solução seria a exclusão dos camping zones, mas que não o faria temendo o esvaziamento da sua ilha. Ela espera que a Linden de algum modo corriga o código aberto, impedindo que um hacker possa criar dezenas de avatares e usá-los ao mesmo tempo, através de uma mesma origem.

[Atualização | 19:32] Depois que a matéria acima foi publicada, nossa caixa de e-mail recebeu várias mensagens elogiando a postura do Mundo Linden, que é a de oferecer informação incondicional. Porém, vários avatares no Brasil e no Exterior aparentemente se sentiram 'ofendidos' com este texto, ordenando inclusive que o retirássemos do ar. Para estas pessoas, deixamos claro o seguinte:

1 - As informações acima estão todas baseadas em um post do blog americano New World Notes. Não retiramos nem acrescentamos nada. A responsabilidade dos dados, portanto, são do autor daquele veículo;

2 - Uma vez respeitados os créditos das informações, o Mundo Linden se reserva ao direito de torná-las públicas para a comunidade brasileira, igualmente alvo da ação dos 'bots' e seus criadores;

3 - Não responderemos a nenhuma provocação, tampouco temos medo de processo. Nossa assessoria jurídica já nos trouxe esclarecimento sobre o assunto, indicando que não há 'objeto que se submeta à júdice', principalmente aos que se referem as ameaças de processo originárias do Exterior que, segundo nosso jurídico, foram feitas passionalmente e sem nenhuma base legal (que por sinal é algo muito comum no Second Life: os pseudo-juristas);

4 - O Google/Blogger garante aos autores e editores de blogs o direito à livre expressão, salvo em casos extremos, como incitação à violência, intolerância racial, religiosa ou pornografia infantil. Em nenhum destes parâmetros, a matéria acima comete violação;

5 - Não mudaremos uma única vírgula ou acento deste texto, que será mantido nos arquivos do Mundo Linden, enquanto este blog existir.

Rebecca postou no YouTube um protesto contra o uso dos 'bots' no Second Life:



Com informações do New World Notes.
Publicidade:
Griefers se antecipam e testam nova arma com motor Havok4

Vídeo postado há poucas horas mostra vândalos testando um novo hack que utiliza os parâmetros de movimento do engine Havok4. Este motor, que deve ser efetivado em breve no grid principal, tem um recurso de 'caos' que pode ser manipulado e utilizado contra avatares próximos aos griefers, através de um HUD já produzido.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Viver em um Second Life sem bancos

"O que mudou no Second Life, agora que as máquinas de saque e depósito de dinheiro se foram e os bancos fecharam? Nada, praticamente nada, é o que descobri ao viajar pelo mundo virtual".

Este é a afirmação de Tateru Nino, que mantém no blog New World Notes uma coluna regular de medição do lado econômico do Second Life. Segundo Tateru (nome de avatar, claro), nada mudou aparentemnte. Desde que, há três semanas atrás, a Linden Lab anunciou que os bancos não regulamentados existentes no Second Life deviam fechar, desativando também suas respectivas ATMs (caixas eletrônicos) até o dia 22 de Janeiro. Apesar de todos os protestos, a vertente financeira do metaverso não sofreu qualquer alteração visível, exceto em um maior volume de transações diretas entre os usuários (câmbio ou comércio).

Cena rara: ATMs que ainda são vistos no metaverso

Tateru é cauteloso ao afirmar que ainda é cedo para tomar uma posição definitiva sobre o assunto. Entretanto sugere que provavelmente a vida continuará como até então. Aliás, o número de usuários inscritos diariamente - entre 16 a quase 20 mil - contribuindo para os atuais 12 milhões de avatares, sugere que o Second Life pulsa com uma energia ininterrupta. Se alguém esperava o caos, como seria provável na vida real, enganou-se.

Bancos e agiotas

Se o leitor quer saber como é que o encerramento dos bancos não afeta a vida do mundo virtual, tentando entender como é que o desaparecimento dos bancos e ATMs afetaria a vida real, e fazer uma analogia a partir daí... esqueça. De fato, o Second Life não é o mundo real - se bem que, com cada vez mais regras e leis, a idéia de "o seu mundo a sua imaginação" proposta pela Linden Lab começa a se dissipar. Portanto, os bancos do Second Life nunca existiram. Para os que pegaram a história no meio, é bom explicar que os "bancos" de que tanto se fala - e existem exceções - são sobretudo uma espécie de 'Mãe Joana' virtual, prometendo aos depositantes juros acima dos que pagam qualquer instituição bancária respeitável. De fato, segundo a Linden Lab, a totalidade dos "bancos" virtuais operando no Second Life é ilegal, pelo que se impunha o seu encerramento, como medida de proteção dos habitantes do metaverso. Essa é a razão oficial, mesmo que possam existir outras, econômicas, não imediatamente visíveis para o leigo. O avatar Gwyneth Llewelyn, uma conhecida figura do Second Life, refere no seu blog algumas potenciais implicações desta medida.

Inclusive, ela indica um 'balizamento' legal, lembrando que um banco sério, ao efetuar pagamentos, administrar contas e pagar juros, tem de estar credenciado contratualmente no mundo físico para operar. Todos os países do mundo têm uma entidade reguladora - como o Banco Central do Brasil - que certifica os bancos existentes. Depois, lembra Llewelyn, existem indivíduos que oferecem elevadas taxas de juros e que, depois de receberem o dinheiro, muitas vezes desaparecem com ele.

Ratoeira: Juros de 300%

Sem querer generalizar, a verdade é que os bancos do Second Life parecem se encaixar no retrato acima, até porque serviam sobretudo para receber dinheiro das pessoas de boa fé e não emprestavam nenhum valor. Alguns perguntavam como é possível oferecer juros de 130% ao ano, conforme sugeridos por algumas dessas instituições, sem realizarem empréstimos que garantissem seus lucros. Ou os 'estonteantes' 300% anunciados por alguns, como resultado da explosão econômica do Second Life. Metaforicamente, é o mesmo que acreditar em quem nos aborda na pracinha do centro da cidade, apontando para a igreja matriz e dizer que ela pode ser nossa. Pior! Tem gente que ainda pergunta 'quanto é?'...

A verdade é que o tema dos bancos virtuais no Second Life está no ar há algum tempo, desde o caso Ginko Financial, que em 2007 abalou a comunidade virtual, como o primeiro sinal do que podia acontecer quando se acreditava ser possível ganhar dividendos, apostando em esquemas de 'pirâmide'. O Ginko oferecia 44% ao ano, uma taxa impossível que levou ao desfecho infeliz para alguns: os seus investimentos viraram fumaça. A história nunca foi totalmente esclarecida, mas o Illinois Business Law Journal, dos estudantes de Direito do colégio local, oferece um excelente artigo sobre o tema, para quem desejar aprofundar o conhecimento da história.

Dinheiro para quê?

O desaparecimento das ATMs da paisagem do Second Life não veio, portanto, afetar visivelmente o quotidiano do mundo virtual. Afinal, o dinheiro nem é uma necessidade indispensável aos residentes. Ali não é necessário comer, dormir, comprar roupa (até pode, mas não é obrigatório) e mesmo para viajar de um lado para o outro, é grátis. Centenas de coisas podem ser feitas no Second Life sem gastar um único linden. A própria Linden Lab trata o "linden dólar" como um 'dinheiro de mentirinha'.

Quando se realiza o câmbio, troca-se dinheiro real por dinheiro virtual, como as fichas de um jogo. Não é preciso ser banco para se executar o câmbio, esta sim uma atividade 'incontrolável' pela Linden. Sendo assim, quem vai quebrar? Ninguém. As atividades comerciais prosseguirão. Qualquer um pode realizar câmbio, salvo alguns cuidados. Quem está perdendo aqui é o banqueiro, que especulava com dinheiro alheio.

Existem, claro, variadas nuances em toda esta história. Uma delas, que até pode ser verdade, é a de que a Linden Lab, ciente da necessidade de defender os habitantes de um esquema que começava a tomar proporções demasiado evidentes - é bom recordar o que sucedeu aos cassinos virtuais após a investigação do FBI: fecharam - cortou o mal pela raiz e está preparando o terreno para as instituições bancárias do mundo real se estabelecerem e operarem no Second Life.

Os bancos sérios

Gwyneth Llewelyn afirma acreditar que em breve as verdadeiras instituições financeiras entrarão no Second Life. Defende que nenhuma das existentes no mundo virtual hoje tem capacidade de ser aceita como confiável e que não será um Citibank que marcará presença, mas sim as pequenas instituições, bem como os consultores financeiros, que podem observar no mundo virtual uma nova fronteira de negócios.

De fato, até os bancos reais já estão no Second Life, mas nenhum deles empresta dinheiro ou realiza atividades idênticas às do mundo real. A história da presença bancária no mundo da Linden Lab se faz em poucas linhas. A Wells Fargo entrou em Setembro de 2005 e saiu ainda no mesmo ano. O ABN Amro foi o primeiro banco europeu em Dezembro de 2006. E não há muito mais para se contar. O banco suíço BCV abriu suas portas no Second Life em 2007... e é isso. Usa o espaço para se explicar como banco e para exposições, denotando uma preocupação cultural. O BNP Paribas abriu uma pequena área de teste em 2007. O IGN Bank abriu um espaço e um blog... e ponto final. De vez em quando surgem notícias sobre cartões de crédito e abertura de sedes virtuais. Mas depois tudo acalma.

O banco dinamarquês Saxo Bank (foto), uma das instituições com mais experiência de uso de serviços online, é um bom exemplo de sonho e realidade. Pretendia, ao entrar em Fevereiro de 2007, fazer um banco sério em um mundo 'de brincadeira'. Em Dezembro passado, numa entrevista para uma publicação especializada, Lars Christensen, executivo da Saxo, salientava que o espaço era ideal para comunicação com os clientes e afirmava que dada a inexistência de um 'banco central', não seria ainda viável realizar atividades monetárias oficiais. Além disso, ninguém sabe (ou admite) como que estará a situação do Linden Dólar amanhã. Esta é a realidade bancária do Second Life.

Brasil

No Brasil, temos as ações do Bradesco, Unibanco e Itaú. Todas ativas, voltadas para publicidade e eventos culturais, bem consistentes por sinal. Todos se mantém abertos e ativos. Mas não se aventuram nas suas principais atividades, também pela falta de regulamentação. São grandes espaços corporativos e publicitários, para relacionamento com clientes e interessados, e nada mais. A atividade ainda mais difundida entre os brazucas é o câmbio, que os leigos prosseguem confundindo com atividade bancária, o que não é. Uma casa de câmbio se torna banco quando passa a emprestar ou receber fundos, para guardá-los, ambos estes casos com finalidades de rendimento. Mas pelo que se sabe, nenhum profissional brasileiro deseja evoluir para além da compra e venda de lindens, principalmente depois do dia 22 de Janeiro.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
Publicidade:
CURTAS DO SECOND LIFE

A Luta continua
Afinal, aquelas imagens pintadas nas paredes seguintes ao 25 de Abril não se foram. Estão no metaverso, no projecto Os Homens da Luta em Second Life (www.homensdaluta.com) e estendem-se até à SIC Radical, onde quarta-feira passada lançou uma série gravada no Second Life. Utilizando diversas técnicas audiovisuais disponibilizadas pela plataforma, o projeto recria e reinventa novas soluções na área da realização cinematográfica, implementando novas soluções a nível de produção, cenários, anotação, casting, direção de atores, etc . Um nome a destacar, sem querer esquecer toda equipe, é o de Hugo Almeida (avatar Halden Beaumont). Expert em machinima. Dê uma olhadinha neste link.

Jazz virtual
A Associação Grémio das Músicas (www.gremiodasmusicas.org) inaugura no sábado a sua sede virtual no Second Life, neste link, com "Nanook" blues, standards e covers. Quem afirma é Ze Eduardo, presidente da associação. Depois, os projetos no Second Life passam por música ao vivo, com dois a quatro concertos por mês, uma escola para dar formação (paga com dinheiro real e não Lindens, segundo consta) e, posteriormente, formação profissional. Tudo começa no Algarve. Virtual, claro.

Jaimão esteve aí
O músico Jaimão esteve em Lisboa para um concerto. Na Lisboa do Second Life, claro. O criador de temas como "e o calimero foi... à abelha Maia", chegou finalmente ao Second Life. O concerto foi de casa cheia e parece que ninguém saiu ferido.

Ninguém para a NASA
A NASA continua muito interessada em tudo o que é relacionado aos mundos virtuais e agora organizou um workshop entre 26 e 27 de Janeiro, em torno de três temas importantes para a agência espacial norte-americana: a idéia de que todos podem participar, independente dos seus conhecimentos ou origens, a possibilidade de exploração remota com base em modelos criados com dados recolhidos e a discussão sobre um tempo em que as fronteiras entre real e virtual serão tão tênues que será difícil saber onde uma acaba e a outra começa? É isso que queremos, perguntar a NASA? Saiba mais em neste link.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix