
As informações negativas contra o Second Life, são preconceituosas e cheias de erros. Na verdade o Second Life nunca teve uma operação oficial no Brasil, porque, a empresa Kaizen Games não era e nunca foi a representante legal da Linden Lab no Brasil. Nem mesmo um contrato de utilização da marca houve entre as duas. A Kaizen teve que mudar seu domínio de secondlifebrasil.com.br para mainlandbrasil.com.br, justamente porque nunca pode utilizar o nome Second Life oficialmente! Nada mais eram, do que exploradores virtuais do metaverso como muitos que existem, mas a KAizen Games caiu nas graças da imprensa, da mídia e das agências de publicidade. Esse talvez, tenha sido seu erro fatal.
O caso Kaizen Games trata-se de um grande golpe de publicitário e de marketing mentiroso, que acabou de ser desmascarado. A Linden Lab apenas cedeu seus dois sistemas API para acesso e inclusão de dados no seu data base, para a finada Kaizen, como faz com qualquer pessoa cadastrada que solicite isso em seu site oficial. Estes API's são linhas de código de programação que permitem aos usuários cadastrarem suas novas contas on-line e também acompanhar seus dados de transações diariamente (transactions history), como uma conta bancária no sistema. São chamados de API RISK e estão disponíveis para quem quiser, mediante o pagamento de uma taxa mensal.
Nada foi firmado entre Kaizen e Linden Labs, no que diz respeito ao uso da marca no Brasil oficialmente. O nosso blog http://www.mundolinden.net vem denunciando as práticas irregulares da Kaizen Games há mais de 2 anos, dentre estas práticas estava a venda de terrenos como se fossem oficiais da Linden Lab, e mais, vendiam moeda virtual, porém, recebiam o valor em R$ mas demoravam para pagar aos usuário locais e agora no final de suas operações, nem mesmo efetuaram seus pagamentos devidos, uma atuação vergonhosa.

A operação da Kaizen Games, em relação ao Second Life, nada mais foi do que um fracassado golpe publicitário, patrocinado por agências de propaganda brasileiras, que venderam um produto que nunca existiu! E venderam esta mentira por um preço absurdamente extorsivo!!!!
O Second Life não é um meio de comunicação massivo, não é como a Internet ainda (grifo no ainda, pois no futuro acredito que o SL será como a nossa atual Internet), mas certamente é muito mais poderoso do que um website.
Infelizmente as limitações técnicas de máquinas clientes (os PCs nas casas de muitas pessoas ainda não possuem processamento gráfico a altura do exigido pelo Second Life) ainda inviabilizam a larga utilização do sistema em nível local ou até mesmo global. Mas isso está se revertendo num ritmo adequado, não como na explosão ocorrida entre 2006 e 2007, mas compassadamente e com os pés no chão.

Sei de marcas famosas que investiram mais de R$200 mil para criar sua sede virtual no Second Life, no final da construção faziam uma festinha para atrair uns 50 ou 60 residentes e a construção era de péssima qualidade, nem mesmo deixavam atendentes no local, nem um robozinho sequer. Conheço jovens com 16 anos de idade, que fariam coisas melhores do que estas construções de milhares de Reais, feitas pelas famintas agências publicitárias que exploraram extorsivamente o Second Life.
A mentira criada na mídia brasileira de que o Second Life morreu, é inversamente proporcional às atitudes idiotas acima citadas. Como afundaram milhões de Reais dos seus clientes no Second Life, apenas por ganância, para enriquecer às custas do modismo e da publicidade espontânea, estas mesmas agências criaram o mito do fim! Tinham que justificar SUA INCOMPETÊNCIA de alguma forma! Agora apontam para o Twitter e para outras ferramentas da moda.
Onde fica a Kaizen Games nisso tudo? Fica com a maior parcela da culpa! A Kaizen deveria ter se preocupado em criar conteúdo para os brasileiros, deveria ter focado suas atenções no desenvolvimento de itens, de sistemas diferenciados e outras coisas, que são feitas de forma brilhante pelos residentes brasileiros e estrangeiros.

Portanto o erro da Kaizen foi focar na publicidade ao invés de focar no seu cliente! Quiseram sugar parte dos milhares de Reais investidos no marketing predatório local, que iria queimar a marca Second Life no Brasil, ao invés de abastecer nossos residentes com conteúdo de qualidade e com suporte e ainda disputar mundialmente um mercado global que movimenta milhões de dólares ao mês!
Não poderia ter acabado de forma diferente. A KAIZEN morreu, mas o Second Life continua forte como nunca, movimentando mais de 70 milhões de dólares por mês em sua economia virtual, crescendo ainda a uma taxa aproximada de 5% ao mês, um fato importantíssimo, em tempos de recessão. E conta com uma comunidade verdadeiramente ativa de 1.400.000 pessoas, que se conectaram ao mundo virtual nos últimos 60 dias.
O Second Life não morreu, está mais vivo do que nunca, quem morreu foi a Kaizen Games, por sua incompetência e pela falta de visão estratégica!
Nos vemos no Second Life!
Jean Liberato é consultor de projetos para a Internet, editor do blog MundoLinden.net e investidor no Second Life, administra a Virtual Land que é um continente com 10 regiões/ilhas (650.000 m2 simulados), é dono de duas das maiores marcas do mundo em produtos para aparência dos avatares (Wowww! Top Skins e Target Body Shop), é um dos criadores do 3º maior RPG mundial de vampirismo no SL (The Destiny - Vampire Wars) e também é um dos donos do maior RPG mundial dentro do sistema DCS2 (JS - Cidade do Medo).
Origem: http://www.mundolinden.net/