sábado, 24 de fevereiro de 2007

Assim era o Second Life, nos primórdios dos tempos... O "LindenWorld"

Vídeo produzido por James Linden, em Agosto de 2001.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Novas imagens da KGBR01 'Rio de Janeiro'; Copacabana terá ambientação praticamente real no Second Life


Como mencionei em meu ultimo post, fomos todos surpreendidos com o local escolhido para o Carnalife, primeiro evento de axé music e carnaval baiano no Second Life. Quem foi convidado ao grupo 'Carnalife 2007' recebeu um especial convite de teleporte para a lendária KGBR01, ilha inicial em produção pela parceria Kaisen/iG.

Observamos imediatamente o imenso calçação aos nossos pés, com ladrilho idêntico às avenidas praianas da capital carioca. Imediatamente constatamos que as texturas, sublimes, tiveram origem em fotografias do ladrilho real, tratadas e em seguda inseridas à SL. O famoso calçadão com texturas 'em ondas' mundialmente conhecido deixava bem claro: estávamos em Copacabana!


Sem conter a curiosidade, nos afastamos um pouco da folia do Carnalife, seguindo em direção ao norte, acompanhando o traçado da avenida. Em poucos instantes uma surpresa surgiu as nossas vistas, na verdade uma confirmação. Um predio imenso, branco e imponente. Uma réplica perfeita do Hotel Copacabana. Riquíssimo em detalhes, desde os objetos, cores, texturas, tudo feito com extremo capricho, o hotel já pode ser considerado, sem dúvida, o cartão postal da KGBR01.

Visualizando o mapa, constatamos também que haviam outras duas ilhas 'coladas' à KGBR01, de forma a estarem dispostas como uma só ilha. Ou seja, o equivalente ao espaço da Ilha Brasil multiplicado por 3. Voamos de uma ponta à outra das 3 ilhas agrupadas, sem parar, em velocidade constante. Completamos o percurso em 2 minutos e meio. Porém este tempo depende muito da conexão. Em nosso caso, utilizamos ADSL 600K, não compartilhado.

Voltando à frente do Copacabana, observamos também, do outro lado da avenida, a presença de quiosques, guarda-sóis, cadeiras de praia, coqueiros e outros objetos que simulam realísticamente a praia daquele local, como ele é na RL. Aparentemente toda ambientação está sendo fielmente construída com base no mundo real. Relógios com medidor de temperatura, postes de iluminação, bancas de revistas e outros prédios demonstram que, quando pronta e inaugurada, a KGBR01 será a maior e melhor representação brasileira no mundo Second Life. Será um orgulho nacional para todo mundo virtual, devido a sua beleza, planejamento e organização.


É certo que existem muitas críticas sobre o atraso da inauguração destas ilhas. Inclusive notamos grandes espaços vazios, além das ruas ja formadas. Mas, pelas nossas informações, a maioria dos predios está pronta e aguardando autorização de posicionamento. Portanto, nas próximas semanas, talvez, nossa espera seja recompensada. O trabalho que a Kaisen iG vem realizando é gigantesco, monumental. Daí o atraso. Mas não tenham dúvidas de que a inauguração das ilhas KGBR mudarão virtualmente nosso conceito de Brasil dentro do in-world de Second Life.

Vejam mais fotos do local:


Carnalife encerra o Carnaval 2007 no mundo virtual de Second Life


Foi um sonho. Muita gente bonita, num lugar pra lá de incrível. Foi assim que encerrou-se com chave de ouro, no mundo 'in-world' de Second Life, o Carnaval 2007 do Brasil. Ao som da Banda Eva, com a presença 'em pessoa' do vocalista Saulo Fernandes, dezenas e dezenas de residentes, vestidos com abadás temáticos do carnaval baiano, pularam e brincaram, simulando no mundo virtual uma grande festa ao estilo axé de Salvador.

Todos os participantes do grupo 'Carnalife 2007', na tarde desta quarta-feira de cinzas foram convidados a se teleportarem ao palco da festa. Então a surpresa: este palco estava localizado na ilha KGBR01, do consórcio Kaisen/iG. Ao mesmo tempo que os residentes brincavam ao som do Eva, estes se deslumbravam com o local de proporções gigantescas - 3 ilhas de 65000 sqm agrupadas como se fossem uma só -, aparentemente representando o calçadão de Copacabana, Rio de Janeiro, em tamanho praticamente real (no próximo post, falarei exclusivamente sobre esta ilha, incluindo fotos inéditas e exclusivas que tiramos do local).


Em cima do trio, encontramos Saulo com microfone em mão e agitando a galera com os melhores sucessos da Banda Eva e do axé music baiano. Com ele observamos a presença de outros dois integrantes, um na guitarra e outro nos teclados, possivelmente companheiros reais do cantor na famosa banda da Bahia.

Até o momento em que a ilha começou a apresentar a famosa 'lag', pudemos observar a presença de cerca de 85 residentes simultaneamente no mesmo local. Possivelmente isso influiu a partir de certo ponto da lentidão que começou a se apresentar na na KGBR01. Mas isso não desanimou a galera. O som continuou tocando forte, com Saulo dizendo frases preparadas exclusivamente para os foliões virtuais, tornando a festa ainda mais realista.


Concluímos que o Carnalife foi sucesso absoluto e que, de certa forma, abrirá a expectativa e possilibidade de novos shows virtuais serem realizados por artistas reais, no mundo virtual de Second Life. É esperar para ver!

Agora confira mais fotos do Carnalife:


Primeira mão: Rede católica Canção Nova inaugura sua nova sede virtual no Second Life


A rede de comunicação católica Canção Nova, atuando tanto em rádio como em TV, em presente em centenas de cidades do Brasil e do mundo, está inaugurando um novo espaço no mundo virtual Second Life. A nova sede está alicerçada na 'Ilha Sp Jardins' e foi construída em parceria com a startup virtual 'Debora Perenti Arquitetura'.

Um edifício imponente abrigará os diversos setores da rede de comunicação católica, incluindo área de marketing, relações públicas, departamento comercial, dentre outros. Em um dos andares do edifício foi especialmente preparado um estúdio virtual, por onde se pretende produzir vídeos 'in-world' com avatares dos apresentadores, abordando os mais diversos assuntos.

No saguão de entrada, é possível acessar o portal da Canção Nova (www.cancaonova.com) com apenas um clique. Há também uma grande placa informativa sobre a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil, no próximo mês de maio.


Para o Second Life, a Rede Canção Nova tem feito investimentos visando esta nova comunidade virtual, que atrai atenção de toda mídia, mas principalmente seus frequentadores. Chamando a atenção para um novo espaço voltado para o público cristão, onde diversos temas de religião serão abordados em palestras e até mesmo congressos virtuais. A Canção Nova promete ainda muitas boas novidades para seus frequentadores. Aguarde.

A Rede Canção Nova

A Canção Nova é uma Comunidade Católica que tem como objetivo principal "a evangelização através dos meios de comunicação": TV, Rádio, Internet e também por meio dos produtos do departamento de audiovisual - DAVI, nas produções e comércio de livros, CDs, vídeos, entre outros materiais, os quais são todos destinados à evangelização.

O Sistema Canção Nova é mantido pela "Fundação João Paulo II" - entidade sem fins lucrativos, a qual tem como fonte de recursos financeiros as doações dos associados ao Clube do Ouvinte, sendo assim caracterizada como uma obra que subsiste pela "Divina Providência".


A Canção Nova busca restaurar a dignidade da família - "célula-mãe" da sociedade, priorizando o trabalho de formação espiritual de "homens novos para um mundo novo".

Inaugurada em 25 de maio de 1980, a Rádio Canção Nova através das faixas AM, FM, SW1, SW2 tem evangelizado através de uma programação sem propaganda comercial, a qual empenha-se em levar aos ouvintes informações, cultura, educação e formação espiritual através de uma programação dinâmica e variada.

Somos uma rádio familiar que deseja levar a proposta de uma nova vida ao mundo.

Em 8 de dezembro de 1989, a TV Canção Nova torna-se uma realidade no Brasil, a qual atualmente conta com 5 produtoras instaladas nas cidades de: Cachoeira Paulista-SP, Aracaju-SE, Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF. A TV Canção Nova atinge todo o território nacional com seus sinais através de antenas parabólicas, 127 operadoras de TV a cabo e 396 retransmissoras. O sinal da TVCN consegue ainda atingir o continente americano, a Europa Ocidental, a África do Norte e Oriente Médio através do sistema de satélites e TVs a cabo.


Sem perder o propósito original de sua inauguração e existência, ou seja a evangelização, a TV Canção Nova apresenta uma programação onde o profissionalismo e a criatividade são fundamentais.


O progresso dessa obra também é viabilizado pela interatividade entre todos os seus sistemas de comunicação. Pois acompanhando os avanços tecnológicos, a Canção Nova reconhece a importância da Internet como um grande meio de comunicação, o qual possibilita essa interação.

Percebendo a utilidade dessa poderosa ferramenta que Deus nos concede para a evangelização, a Canção Nova tem se aplicado no cumprimento desse objetivo com lealdade.

O Portal Canção Nova - www.cancaonova.com, que conta atualmente em média 2.000.000 de acessos mensais, tem levado através da Internet a "Palavra de Deus" a todas as pessoas do mundo.