sábado, 14 de junho de 2008

Além da IBM, a gigante Microsoft está interessada no OPENSIM

Recentemente desenvolvedores da companhia, afirmaram em entrevista que não apenas estão empenhados no desenvolvimento, como já possuem aval da empresa para apresentar um projeto sério, envolvendo o OPENSIM.

Ontem em entrevista divulgada por Eric Reuters, o programador da Microsoft, Zain Naboulski, confirmou que já está envolvido no desenvolvimento do OPENSIM, colaborando com a comunidade.

De acordo com Naboulski, o limite do envolvimento será o quanto a empresa permitir. Existe forte interesse da companhia em desenvolver um metaverso próprio, pois, a arqui-ríval Google, já prepara o seu.

No Brasil, o projeto é encabeçado pela Studiografics, que já está em fase de testes com seu metaverso chamado LifeSIM.

Abaixo publicamos imagens exclusivas da iniciativa brasileira. Podemos perceber que praticamente todos os recursos gráficos do Second Life são possíveis no sistema, que agora passa por desenvolvimento dos pacotes de inventário e sistema financeiro.

Origem: MundoLinden.com
Publicidade:
Especialistas se unem contra a bulimia usando o Second Life

Em época de Rio Fashion Week, onde tantas modelos exibem corpos finos e supostamente perfeitos em biquínis e shortinhos, muitas garotas e mulheres "normais" sentem-se acima do peso e esteticamente feias.

Este tipo de atitude colabora ainda mais para o desenvolvimento de transtornos como bulimia e anorexia, principalmente nos jovens.

Para se aproximar dos adolescentes e alertá-los dos problemas que distúrbios alimentares trazem para o corpo da vida real, membros da Associação Nacional dos Especialistas na Ciência da Alimentação vão lançar um programa que utilizará o Second Life como palco para lutar contra a bulimia em todo mundo. A idéia foi debatida durante o recente congresso da associação na Itália.

Os especialistas oferecerão apoio e aconselhamento para portadores de distúrbios alimentares, provavelmente através de grupos de discussão e atendimento dentro do metaverso. A Espanha já havia se adiantado neste tipo de ação: vários consultórios espanhóis estão dentro do Second Life, e são voltados para o atendimento de jovens com duvidas sobre sexo, drogas e comportamento.

No Brasil, a prefeitura de São Paulo também já usa o Second Life como forma de se aproximar dos mais jovens usando novas tecnologias. Desde o ano passado, é mantido um posto de orientação e divulgação de . Campanhas de prevenção à AIDS e DST na ilha Anhangabaú.

Origem: Second Life Informa (iG)
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.588 novas inscrições, levando a população a um total de 13.989.542 avatares (nas próximas 24 horas, o Second Life deve atingir a marca histórica de 14 milhões de cadastros);

• Pico máximo de 60.933 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:50 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 31.735 logados por volta das 10:55 desta manhã. Média do dia: 48.331;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2,64 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.197.936.

• O tema polêmico do momento é a inclusão do sistema de sombras no Second Life.

Origem: Massively
Publicidade:

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ilha Bradesco celebra Centenário da Imigração Japonesa

Com nova e rica ambientação, espaço realiza programação temática, que inclui cursos, oficinas, debates e até o “Rokugatsu Matsuri”, uma inusitada festa junina.

Ao reverenciar a cultura japonesa, a programação inclui requintes de detalhes, inclusive, na ambientação da Ilha Bradesco, especialmente criada pela Agência Meta Mídia Digital para a temporada. Vale conferir os efeitos especiais e os belos cenários, com elementos da cultura milenar, suas cores, arquitetura, vegetação e sons típicos.

Para participar das atividades ou simplesmente visitar a Ilha Bradesco e seu Centro Cultural,nos links abaixo.

“Rokugatsu Matsuri”, a festa junina

Na próxima quarta-feira, 18 de junho, às 20h, o “Rokugatsu Matsuri”, a festa junina que mistura tradições japonesas e brasileiras, promete integrar avatares do planeta, em clima de muita música, diversão, brincadeiras e direito a brindes oferecidos pela Livraria Cultura e SPCB - São Paulo Convention Bureau.

O Concurso de Fantasias Japonesas está entre os destaques da noite, e elegerá as melhores referências aos 100 Anos da Imigração, nas categorias Luxo, Originalidade e Histórico. Na Caça ao Tesouro, os vales-brinde deverão ser descobertos pelos participantes, e podem estar numa cerejeira em flor, em algum lugar no templo budista, no barco japonês ancorado no deck. Como confetes, muitos brindes poderão, inclusive, até “cair do céu”, no meio da festa.

Auditório virtual do Centro Cultural Bradesco sedia oficinas temáticas

Ciclo Mulheres do Japão

- Jardim Japonês, Cerimônia do Chá, Estampas e Kimonos

A oficina é ministrada pela pesquisadora Roseli Bizari, que viveu no Japão por 10 anos e se especializou em formas de artes milenares, habitualmente associadas à mulher. Sexta-feira, 20.06; e segunda-feira, 23.06, às 20h.


- Japonesas em São Paulo , Paris e Tóquio

A socióloga, Nadya Araújo Guimarães, traz suas experiências e pesquisas sobre redes sociais, para debater oportunidades ocupacionais, desigualdades de gênero e étnico-raciais no trabalho e no desemprego. Terça-feira, 24.06, às 21h.


- A Mulher Japonesa: Mitos e Ícones

Doutoranda em Sociologia na USP e graduada em Ciências Políticas na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, Yumi Garcia dos Santos debate as relações entre gêneros, as mulheres chefes de família monoparental e as políticas públicas existentes no Japão. Segunda-feira, 30.06, às 20h.


Outras oficinas

16.06, segunda-feira, às 19h – Hai-Kais Digitais, com a participação de Alice Ruiz, Carlos Seabra e José Santos

18/06, quarta-feira, 17h – A Escultura Budista, participação de Fernando Chamma

25/06, quarta-feira, 19h – Saltos de Desenvolvimento: Plataformas Digitais, com Mitsuhiro Kagami,

25/06, quarta-feira, 21h – Mercados Audiovisuais Digitais no Japão Contemporâneo. Participação de representantes da Digital Content Association of Japan

27/06, sexta-feira, 20h – Games e Economia dos Mundos Virtuais no Japão e na Ásia, com

Jushua Fouts, da Dancing Ink; e Celso Singo, da Fluxstreets

27/06, sexta-feira, 21h – Existe um modelo de produção japonês?

Participação da Engenharia de Produção da USP com Mario Salerno, André Leme Fleury e Guilherme Ary Plonski

Para participar, visite gratuitamente à Ilha Bradesco, basta se cadastrar e realizar o download da plataforma do Second Life, através deste link. Em seguida, acesse a Ilha Bradesco - http://tinyurl.com/2ax7xe. Sempre Grátis.

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2

Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br


Publicidade:
Polêmica no uso de sombras no Second Life

Muitos usuários estão reclamando que a utilização do sistema de sombras, vai tornar ainda mais restritivo o acesso ao SL.

Residentes formadores de opinião são contrários a utilização do novo sistema de sombras, que interfere diretamente nas construções já existentes.

A maior polêmica está na necessidade de maior capacidade para processamento gráfico, que este novo sistema precisará para rodar tranquilimente. Mas também critica-se a influência do sistema nas construções suspensas no ar (Sky Boxes). Uma casa flutuante com certeza vai criar sombra indesejada em seus vizinhos no chão, o que será muito ruim para a experiência visual dos residentes.

Assista este vídeo que compara o SL com e sem o sistema de sombras (a esquerda sem):


Se o vídeo não funcionar, clique aqui

Entra em cena uma questão importante, até que ponto o Second Life de ser tão semelhante com a vida real? É necessário mimetizar a tal ponto?

Para nós do blog MundoLinden.com, o avanço é um passo a mais para que a qualidade visual seja cada vez mais apurada. Acreditamos que quanto mais realista, melhor, pois traz um conforto único e permite que projetos sérios sejam desenvolvidos por investidores e parceiros.

O vídeo acima, produzido pelos residentes SignpostMarv Martin e YadNi Monde, na região Paris 1900, mostra que o avanço dos gráficos com o novo sistema é gritante, percebam os detalhes que ocorrem no quadro a direita do vídeo. Sem dúvida deixa a experiência no Second Life um tanto quanto mais agradável e elegante.

A necessidade de investimentos na capacidade de processamento gráfico, trata-se na verdade de uma antecipação de tendências, pois, tudo o que acontece atualmente na chamada Web 2.0, exige maior processamento e muito mais qualidade. A Linden Lab apenas segue o caminho natural da evolução tecnológica em busca de um produto melhor.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Cine Mundo Linden: Narien Arrives

Este filme, curta metragem usou como plataformas de produção os dois maiores mundos virtuais da atualidade, Second Life e World of Warcraft.

Produzido pelo grupo Insomniaddict, criadores de machinima especializados em filmes sobre o WoW, demonstram que unir plataformas permite criar vídeos legais e muitas vezes interessantes.

Assista agora:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.034 novas inscrições, levando a população a um total de 13.978.701 avatares;

• Pico máximo de 59.848 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 35.100 logados por volta das 10:25 desta manhã. Média do dia: 45.594;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,77 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.201.475.

• Linden Lab disponibiliza novo Viewer Release Candidate (v.1.20), faça o download aqui.

Origem: Massively
Publicidade:

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Página de entrada no viewer oficial do Second Life melhorada

Muitos residentes perceberam que ao abrir a nova versão do viewer ofical, algumas informações interessantes estavam presentes. Veja na imagem abaixo.

As mudanças são:

1 - informação sobre o grid (se está ativo ou inativo) e informações estatísticas continuam em exibição, como o horário oficial Second Life, o número de residentes conectados no Metaverso e quantos residentes se conectaram nos últimos 60 dias.

2 - foi adicionada uma área de informações sobre o sistema, atualizações e dados técnicos, cada notícia é um link que leva ao blog oficial da área tecnológica. Você poderá acompanhar estas informações através de RSS.

3 - foi incluída também uma grande área de notícias, que exibe posts do blog oficial, atualizados em tempo real. Também permite acompanhar estas informações através de RSS, bastando clicar nos ícones circulados.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Novo mundo virtual: Interzone, será lançado exclusivamente no Brasil no final do ano

O novo MMO chega com um apelo muito interessante. Unindo um dos temas mais admirados pelos brasileiros, FUTEBOL!


No metaverso Interzone, o player é um jogador profissional, disputará inúmeras partidas e seu desempenho garantirá maior ou menor resultado.

A diferença deste para outros jogos de administração de futebol é que não se trata de um sistema onde a pessoa controla o time todo, na verdade você terá que jogar partidas coletivamente, os times serão formados por vários jogadores. Cada pessoa controla um jogador e este terá um promissora carreira pela frente. Com disputas desde divisões inferiores, até a tão sonhada Copa do Mundo.

Os jogadores poderão melhorar seus ratings pessoais, competir em rankings por posições, disputar espaço nas principais equipes, ganhar dinheiro através de salário ou patrocínio e comprar de itens virtuais Interzone da loja online.

O diferencial é a aposta da empresa no jogo através de redes de relacionamento digitais. O Brasil foi escolhido justamente por possuir o público ideal para a fase inicial do projeto (maior comunidade no Orkut e milhões de apaixonados por futebol).

O novo jogo será desenvolvido em língua portuguesa e lançado com exclusividade para nós brasileiros no último trimestre deste ano. Após o lançamento no Brasil, será lançada a versão mundial.

Marty Brikey, C.E.O. da Interzone Entertainment disse "de 17 edições da Copa do Mundo, 11 delas foram vencidas por nações sul-americanas e o Brasil lidera o ranking de campeões com 5 títulos. Futebol é uma paixão no Brasil, talvez com 15 milhões de praticantes regulares, um percentual altíssimo. Deste volume todo a maioria está na faixa de 18 a 34 anos de idade, tornando-se um mercado ideal para o nosso projeto. Nós decidimos criar a primeira versão do Interzone Futebol em Português para para atingir diretamente o mercado brasileiro".

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Cine Mundo Linden: Novo sistema de sombras do Second Life

Dois machinimas criados pelo gerente de relacionamento e produtos da Linden Lab, Torley Linden, famoso por seus vídeo tutoriais. O vídeo demonstra a novidade que está em processo de conclusão no sistema.

Este vídeo chega ao Brasil em primeira mão, foi postado oficialmente ontem a noite por Torley em seu blog pessoal. Conversamos com Torley Linden, que se declara totalmente entusiasmado com as novidades; o novo sistema de sombras é apenas parte dos avanços atmosféricos que a empresa lançará ainda neste ano.

Assista agora aos dois vídeos de Torley Linden:


Caso o vídeo não funcione, clique aqui.



Caso o vídeo não funcione, clique aqui.


Origem: Equipe Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 10.127 novas inscrições, levando a população a um total de 13.968.432 avatares;

• Pico máximo de 60.393 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 34.130 logados por volta das 06:20 desta manhã. Média do dia: 46.429;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,68 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.201.475.

• Linden Lab prepara-se para os eventos de aniversário de 5 anos do Second Life.

Origem: Massively
Publicidade:

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Já é possivel exibir páginas ativas da Internet em objetos dentro do Second Life

Até pouco tempo, apenas páginas estáticas, poderiam ser exibidas em primitivas do sistema, por uma limitação técnica. Limitação que foi superada esta semana.

Recentemente a Linden Lab, implementou o novo sistema de servidores e atualizou o viewer (programa cliente que roda o SL em seu computador), permitindo executar páginas com atualização imediata, hospedadas em qualquer localidade na Internet.

No vídeo abaixo podemos ver o site Twittervision exibido em uma primitiva quadrada, que apresenta todas as atualizações mundiais de mini textos enviados pelo sistema Twitter (um mini blog pessoal), hospedado e atualizado totalmente fora do sistema Second Life.

Com isso, as apresentações dentro do Metaverso e os objetos interativos ganham ainda mais força, pois será permitido a exibição de vídeos mais compactos que o formato atual. É uma grande evolução para o aproveitamento de conteúdo que esteja fora do SL, não sendo mais necessário reescrever ou reeditar este conteúdo internamente, apenas será necessário importar o endereço e seu conteúdo através de uma textura aplicada no objeto.

Assista em primeira mão no Brasil o vídeo divulgado por estrangeiros, utilizando o sistema:


Se o vídeo não funcionar clique aqui.

Origem: MundoLinden.com
Publicidade:

SS Galaxy, o navio mais famoso do SL faz evento para comemorar seu primeiro aniversário

Lançado em julho do ano passado, o barco gigantesco criado em escala real (ocupa mais de 180 mil m2 - 3 regiões inteiras), faz aniversário de lançamento e cria uma programação especial neste cruzeiro festivo.

No final de semana de 21 e 22 de julho próximos, haverá muita diversão e eventos especiais a bordo do navio, que promete agitar o Second Life.

Um dos dias será restrito para avatares que adquirirem bilhetes VIP e moradores do Galaxy Cruise (sim existem pessoas que pagam mensalmente cotas para ter uma cabine privativa no lindo navio).

Na programação um baile de gala Preto e Dourado, com show ao vivo do trio Paisley Beebe Jazz e de Louis Volare.

Para adquirir um bilhete VIP os interessados devem desembolsar L$5.000, individualmente, que incluí:

* 3-noites (sexta-feira, sábado, domingo) à bordo de uma cabine/stateroom (ocupação dupla, baseada na disponibilidade).
* Navio completo, incluindo o acesso para todos os eventos, recepção do comandante e convite para o Baile de Gala do Preto e Dourado.
* Inclusão no grupo VIP, com tag permanente, para eventos do Galaxy Cruise.
* Lembranças especiais e presentes personalizados.

Os bilhetes VIP são limitados, devido ao tamanho da sala de eventos, bem como, para evitar lag na região. Para maiores informações, visite o site oficial do navio.

Teleporte-se para o SS Galaxy.

Conheça o navio neste vídeo:


Se o vídeo não funcionar, clique aqui

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

Civilization, uma lenda dos jogos de estratégia pode tornar-se o mais recente mundo virtual

Sid Meier criador da maior série de jogos de estratégia da história (Civilization), que rendeu 4 lançamentos e um desdobramento (Alpha Centauri), afirma que está preparando o seu Game MMO (Jogo Massivo, Multiplayer e On-Line).

A série é famosa por iniciar o jogo à partir de uma tribo no ano 4000 Antes de Cristo e permitir que esta tribo, controlada pelo jogador, desenvolva-se em vários setores (tecnologia, diplomacia, guerra, política, indústria, etc) ao longo de cerca de 7000 anos simulados.

Caso Meier e sua equipe consigam de fato criar um Metaverso, com base na tecnologia e da temática da série Civilization, será um forte concorrente neste mercado, tendo em vista a riqueza de detalhes e possibilidades que o tema fornece, e considerando ainda a competência dos envolvidos, que certamente estão entre os mais experientes desenvolvedores de jogos de estratégia da história.

É a segunda vez em 2 anos que Sid anuncia o interesse no desenvolvimento de um mundo virtual com a temática de seu maior sucesso. "Ter um Civ MMO realmente é uma idéia fascinante, estamos pensando nisso a algum tempo, principalmente em como tornar o jogo divertido, para atender ainda mais os fãs da série Civilization", diz Meier.

Em particular, fico à espera deste lançamento, pois, sou um dos fãs incondicionais da série Civilization, jogo-os a mais de 15 anos e tenho todos os títulos da série (Civ I, II, III e IV) bem como seu desdobramento espacial, com o envio dos colonizadores para Alpha Centauri. Caso seja verdade, será um mundo virtual fascinante, basta saber se terá o espírito colaborativo e a capacidade de interatividade propostos pelo Second Life. Ou se será um sistema totalmente proprietário como ocorre no World of Warcraft.

Quem conhece o estilo de Meier, sabe que ele costuma alimentar especulações, antes de lançar seus produtos, que demoram muito tempo no desenvolvimento, devido a sua obsessão pela excelente qualidade gráfica e pela jogabilidade interatival. Pelo jeito, o mundo virtual Civilization deve aparecer mesmo nos próximos anos.

Origem: MundoLinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 10.733 novas inscrições, levando a população a um total de 13.958.156 avatares;

• Pico máximo de 61.708 at avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 35.794 logados por volta das 06:35 desta manhã. Média do dia: 48.597;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,96 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.201.475.

• Nova versão do sistema de scripts (Second Life Language - LSL) será implementada esta semana (SLS 1.22.3).

Origem: Massively
Publicidade:

terça-feira, 10 de junho de 2008

Cine Mundo Linden: Second Life Apple Store

Um machinima famoso fora do Brasil, o vídeo já foi exibido mais de 300 mil vezes no You Tube. Produzido por Kronos Kirkorian (diretor conhecido por sua produção de machinimas de qualidade), a pedido da gigante Apple, aquela mesma, a empresa de Steve Jobs.

Uma viagem interessante, divertida e muito bem dirigida, por dentro das instalações de sua sede virtual no Second Life, que é uma verdadeira obra de arte em 3D.

Assista agora:



Caso o link não funcione, clique aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com

Publicidade:

Seguradora gigante entra no Second Life para treinar e recrutar novos talentos

A AVIVA USA, empresa do grupo Aviva Plc, o quinto maior grupo segurador do mundo, quer que seus agentes e corretores tenham um local de fácil acesso para treinamento.

Para isso adquiriu uma região inteira (uma SIM com 65 mil m2), que será restrita e não permitirá acesso ao público em geral. A estratégia da empresa para o Second Life é fazer deste local uma ferramenta para recrutamento, educação e formação a distância.

O serviço estará disponível apenas para agentes e corretores dos EUA, que podem entrar em contato através de ligação telefônica gratuita, solicitando inscrição para participar dos debates, simulações e palestras que ocorrerão apenas no Metaverso.

"O Second Life oferece para a Aviva um ambiente rico, onde poderemos nos aproximar dos agentes e corretores que nos representam", disse Mark Heitz, presidente de vendas e marketing da Aviva USA. E completa dizendo que "Nossos produtos são reconhecidos por suas inovações tecnológicas e achamos que uma ilha no Second Life será a maneira ideal para utilizar a tecnologia de forma interessante, com foco no treinamento de nossos representantes".

Desta forma mais uma grande empresa ingressa no mundo virtual produzido pela Linden Lab, porém, sem se interessar pela ferramenta como meio de publicidade e sim, utilizando-a de forma inteligente, como ferramenta meio, como já fez a IBM.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

Reuniões dos Alcoólicos Anônimos no Second Life

Entender o que é alcoolismo é um grande passo para se enxergar como alcoólatra. O Alcoólicos Anônimos, conhecido como AA, funciona como uma espécie de "grupo" que se une a outros dependentes para debater, conscientizar e principalmente, encontrar o motivo do vício e assim, quem sabe, o fim da dependência.

Essa ajuda que tem sido tão valiosa para alguns doentes agora se encontra também no metaverso do Second Life, de uma forma ainda mais anônima do que a idéia original.

Os viciados em álcool geralmente sentem vergonha de ir aos encontros do AA, o que cria certa resistência ao tratamento psicológico. A vergonha é claramente justificável, já que ninguém gosta de assumir suas falhas. Assim, aproveitando a tecnologia dos mundos 3D para relacionamentos, foi criado um grupo de AA dentro do Second Life.

Semanalmente, pessoas da vida real, caracterizadas em avatares do Second Life, encontram-se para debater e buscar uma saída. A famosa apresentação "Olá, meu nome é tal e eu sou um alcoólatra" acontece freqüentemente nos encontros do grupo. Uma cabana à beira-mar e cadeiras reclináveis fazem parte da decoração do espaço virtual em que muitos alcoólatras buscam ajuda e companheirismo para vencer a batalha contra o vício.

"Não temos como dizer se é melhor na vida real ou virtual", diz Freedom Delgado (nome do avatar que prefere ficar anônimo), participante que recentemente comandou uma das reuniões. "Muitos dizem que reuniões na vida real são preciosas, mas já vi muita gente voltar para o AA através do Second Life", afirma. O fato é que a realidade virtual deixa as inibições de lado e colabora para os participantes vencerem a resistência de reconhecerem o problema. No virtual, as reuniões são impessoais e comandadas por quem estiver disponível.

Seja por estarem geograficamente distantes de um local onde o AA se encontra ou por buscarem ajuda em grupos de recuperação com diferentes filosofias, os alcoólatras encontram dentro do Second Life pessoas prontas para recebê-los. Porém, apesar dos esforços, o acompanhamento na vida real sempre é mais importante. "Se a internet é um suporte para um apoio já existente, é ótimo. Se é um substituto, é um problema", afirma Delgado.

Diferente das pressões reais em reuniões do AA, no virtual ninguém está lá para sentir seu hálito, hábito comum entre os participantes. O virtual pode funcionar como uma ajuda, mas seu meio é um tanto complexo para os casos sérios e uma pessoa no fundo do poço não buscará ajuda nem terá paciência para conectar-se à internet.

Mas o propósito desta versão virtual do grupo é de encorajar os viciados a buscar ajuda na vida real. Usuários podem usar o SL para encontrar pessoas que compartilhem o problema, conversar sobre isso e se sentirem impelidos a buscar ajuda na vida real. O que no caso, é o mais importante.

Origem: Reuters
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 11.318 novas inscrições, levando a população a um total de 13.947.423 avatares;

• Pico máximo de 61.639 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:01 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.616 logados por volta das 07:00 desta manhã. Média do dia: 48.170.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,85 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.201.475.

• A notícia que mexeu com o mercado no dia e envolveu o Second Life, foi a contratação do ex-CTO da Linden Lab, Cory Ondrejka, pela gigante do entretenimento, EMI Music, como Vice Presidente Senior de Tecnologia.

Origem: Massively

Publicidade:

segunda-feira, 9 de junho de 2008

LAND PORTAL dirigido para negócios envolvendo terrenos, já está liberado

A Linden Lab acaba de lançar o novo portal de terrenos e ilhas, Land Portal. Que funcionou algum tempo como versão beta mas já está disponível em sua versão final.

Trazemos em primeira mão a notícia para o público brasileiro. Este serviço tornará mais fácil o trabalho para os residentes na hora de buscar um terreno, uma ilha ou até mesmo regiões inteiras, no continente Linden Lab (chamado Mainland Linden). Trata-se de um serviço apenas para usuários internacionais, no Brasil os serviços prestados pela Kaizen Games, não serão atendidos neste portal. Para adquirir terrenos na Mainland Linden é necessário ser um residente Premium internacional.

Leilões de regiões novas, leilões de terrenos/lotes vagos, compra direta de lotes com a Linden, pesquisa de compra em lotes e regiões que estejam sob administração de residentes na Mainland, compra direta de regiões privadas (Estate Lands), entre outras funções.

A maior novidade é a integração do sistema de busca, desenvolvido em parceria com o Google, disponível no Land Portal.

Para acessar o portal é necessário apenas ter um avatar registrado (grátis) e ativo no Second Life.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

Cory Ondrejka ex-Cory Linden, está de emprego novo na EMI Music

Um dos fundadores da Linden Lab e o responsável direto pela parte tecnológica do Second Life, agora é o novo Vice-Presidente Sênior de Estratégia Digital da EMI Music.

Em seu blog pessoal, Cory diz que está realmente feliz com o novo desafio, principalmente por sentir que a "trilha sonora" de sua vida será levada a sério. Sua contratação acontece após 2 meses em que Douglas Merrill (ex-Google) assumiu o controle da área de tecnologia da EMI Music.

O maior desafio de Cory é desenvolver soluções para atender a recente migração de mídia que ocorre no mercado musical, antes dominado por CD´s e atualmente mudando de forma radical para a distribuição em formato digital de conteúdo.

A estratégia da EMI Music em contratar executivos com grande experiência na área de tecnologia, é justamente confiar que estes executivos consigam conduzir a empresa de forma segura por esta transição complexa, que vem mudando totalmente o conceito de arquivamento e distribuição do seu principal produto (música).

Para quem construiu um mundo novo, onde vivem mais de 14 milhões de residentes, talvez esta tarefa não seja tão complexa assim. Cory saiu da Linden Lab a cerca de 2 meses, por discordar de algumas decisões administrativas; foi entre outras coisas o pai da linguagem LSL (base de programação de scripts para interatividade do Second Life) e o principal responsável tecnológico do mundo virtual, sempre trabalhando em conjunto com o criador do sistema Phillip Rosedale. Cory é a 3ª pessoa mais importante na história da Linden Lab e do Second Life.

Origem: MundoLinden.com
Publicidade:

USP, iG e KAIZEN lançam programa de criação digital no SL

O grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, em parceria com o iG e a KAIZEN Games anunciou a criação de um programa inédito de "Gestão de Mídias Audiovisuais" (GeMA) que funcionará como uma incubadora para projetos e empreendimentos virtuais, focados principalmente em mundos virtuais. Aprovado e certificado pela ECA-USP, o programa acontecerá dentro do metaverso do Second Life em laboratórios totalmente 3D.

O GeMA é indicado para jovens empreendedores, lideranças comunitárias, professores do ensino médio ou qualquer pessoa que já atue ou pretende entrar no mercado audiovisual digital. O primeiro módulo do GeMA é totalmente gratuito e as inscrições já estão abertas. Apenas 300 inscritos serão selecionados neste mês de julho para participar do curso, portanto os interessados devem enviar seus dados o mais rápido possível para a Coordenação do GeMA 2008 através do site da USP.

O programa se iniciará com reuniões e oficinas durante três meses. Terá encontros semanais para discussão e formulação de projetos sociais e culturais, assim como planos de negócios voltados para o empreendedorismo inovador no campo do audiovisual digital. Além de se familiarizar com os novos modelos de negócios, no GeMA os participantes poderão produzir comunidades móveis, ilhas no Second Life, games, projetos colaborativos, soluções em IPTV para o terceiro setor, produção de vídeo ou de cinema digital, assim como construções híbridas que representem novos mundos virtuais.

Para conseguir seu certificado de conclusão, o participante obrigatoriamente deverá elaborar um projeto digital: "O programa não funcionará como curso e sim como laboratório de produção e gestão de projetos. Quem não terminar o curso com um projeto ou plano de negócios na mão será reprovado. Os resultados serão apresentados ao mercado e ao público em novembro, por meio de uma Feira de Negócios Audiovisuais", explica o criador e coordenador do GeMA, Gilson Schwartz, professor do Depto. de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP.

O conceito do GeMA foi criado para preencher a necessidade de novas ferramentas virtuais no mercado digital. Com o aval da conceituada Universidade de São Paulo, o programa contará ainda com a participação de renomadas instituições de ensino como ESPM, PUC-SP, Casper Líbero e Mackenzie e patrocínio de outras empresas, como o Bradesco, que ainda estão analisando o projeto.

Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13.017 novas inscrições, levando a população a um total de 13.936.105 avatares;

• Pico máximo de 64.086 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.076 logados por volta das 03:55 desta manhã. Média do dia: 50.243.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,81 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.200.490.

Origem: Massively

Publicidade:

domingo, 8 de junho de 2008

Novos avatares básicos serão lançados pela Linden Lab

Participe da escolha de novos modelos para avatares básicos, aqueles que você ganha ao entrar no SL, que substituirão os horríveis avatares atuais, totalmente sem opções de roupas e assessórios.

A Linden Lab, atendendo uma antiga solicitação dos residentes, está melhorando o impacto de entrada dos novos, possibilitando a escolha de avatares melhores trabalhados.

Novos modelos em votação. Participe.

Todos sabem o quanto são feios os avatares originais e como é triste comparar um novato com uma pessoa mais antiga, a aparência torna-se até um ponto de diferença social no Metaverso.

Para tornar o processo ainda mais democrático, organizou uma pesquisa de opinião, onde você pode contribuir escolhendo melhores modelos e estilos que mais lhe agrade. Esta pesquisa servirá de base para a criação das novas opções para quem ingressar no Second Life. Incluí até avatares furry (bichinhos), fantásticos (homens de lata, robôs), etc.

As imagem acima é composta com alguns dos novos modelos e das novas opções que estão em votação (dura cerca de 5 minutos). Participe aqui.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

Second Life e OPENSIM finalmente ligados

Após meses de desenvolvimento, a comunidade que aposta no Opem Simulator tem muito a comemorar. Houve o primeiro teletransporte do Grid Oficial para um Grid Open.

Um passo realmente importante, pois, mesmo com muita polêmica e pessoas que não desejam que o projeto aconteça, os desenvolvedores da comunidade open source conseguiram realizar um grande avanço. E mais, com o apoio de funcionários da Linden Lab, contrariando assim quem é contra a iniciativa de manter servidores particulares que funcionem a parte da Linden Lab.


Ontem Zha Ewry e dois funcionários da Linden teletransportaram-se de uma localidade do grid oficial (gerenciado pela Linden Lab) para um grid particular externo! Apenas o avatar em formato primitivo conseguiu transportar-se, o inventário e o sistema de finanças não ultrapassa a barreira entre os mundos. Isso se deve a configurações ainda em desenvolvimento no OPENSIM.

No Brasil, está em desenvolvimento o LifeSim (Central Grid Brasil), que em breve será lançado pela Studio Grafics. Os responsáveis pelo sistema garantem que já estão estáveis e ativas mais de 20 ilhas, agora trabalham na instalação e no desenvolvimento de pacotes relativos ao inventário e outras funcionalidades, em conjunto com seus parceiros norte-americanos Central Grid. "O primeiro grid aberto para brasileiros será lançado antes de julho", afirma Rubiano Oliveira C.E.O. da Studio Grafics.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 11.819 novas inscrições, levando a população a um total de 13.922.772 avatares;

• Pico máximo de 60.105 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:05 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 30.072 logados por volta das 06:15 desta manhã. Média do dia: 49.561.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,47 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.170.217;

• Linden Lab inicia pequisa para modificar os avatares de nascimento.

Origem: Massively

Publicidade: