terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Minhas previsões para 2011 - no Second Life

Amigos (as) do MundoLinden.Net, normalmente costumo sentir-me como um verdadeiro "guru", quando falo sobre o Second Life e os mundos virtuais, fazendo valer o apelido dado a mim pelos amigos que me acompanham na segunda vida eheheh

Então deixo para vocês este pequeno exercício de "futurologia", como presente de fim de ano, comentando o que poderá acontecer 2011 no nosso SL. Comentem, xinguem, critiquem, mas, continuem a ler meus devaneios sobre a segunda vida. FELIZ 2011!!!


Por Jean Liberato "Lindman"

1. A importação de objetos mesh será liberada, permitindo criar itens e avatares muito mais belos e complexos (que os atuais) em programas 3D profissionais, diminuindo o custo de processamento de dados, pois, haverá menos primitivas a serem renderizadas nas regiões/ilhas (que na verdade são processadores de dados);

2. O Second Life terá grande utilidade como plataforma para desenvolvimento de jogos sociais em 3D. Muitos novos MMORPGs surgirão dentro do metaverso e alguns podem até tornarem-se sucessos mundiais da Internet, tendo em vista que a configuração dos computadores pessoais atualmente permite uma expansão mais efetiva do sistema, bem como, a adoção da importação de mesh-ups 3D de plataformas profissionais (como o Z Brush) tornarão os gráficos muito mais atraentes que os atuais, com um processamento mais econômico para os servidores da Linden Lab (ou seja, uma cidade que hoje consome mais de 600 primitivas, poderá ser criada com apenas 6 ou 10 primitivas, economizando muito no processamento de dados);

3. Surgirão alguns novos concorrentes no segmento dos "mundos virtuais", porém, o Second Life continuará reinando absoluto, principalmente como uma boa ferramenta massiva de criação de conteúdo 3D;

4. Os projetos OPENSIM continuarão a crescer, porém, a Linden Lab não terá interesse em integrá-los ao grid oficial, a IBM deve abraçar os projetos OPENSIM em definitivo, gerando desconforto para com a Linden Lab;

5. Será lançado o Viewer 3 - provavelmente com a liberação da importação de Mesh ups 3D de outros programas (Z Brush, Blender, 3D Max e Maya);

6. O Viewer 1 será descontinuado e não mais terá acesso ao grid;

7. O Second Life fará mais propagandas na Internet, buscando novos residentes;

8. Será desenvolvido um novo Beta Viewer, que permitirá a experiência em 3D verdadeiramente, através de óculos especiais;

9. O SLXstreet (mercado oficial) será mais integrado ao visualizador (viewer), divulgando mais os produtos do shopping, para ampliar as vendas dos criadores de conteúdo;

10. Será dada maior atenção ao LindeX (mercado oficial da moeda L$ - Linden Dólar), visando facilitar para que produtores de conteúdo possam explorar comercialmente o Second Life;

11. Novas ferramentas de busca serão introduzidas, principalmente referente à busca por lugares e avatares;

12. Haverá mudanças no sistema de leilão por anúncios; hoje quem paga mais fica mais no topo, acredito que o sistema já em uso no SLxstreet, baseado em visualizações/cliques, deverá ser adotado também dentro do metaverso, nos visualizadores;

13. Será intensificado o desenvolvimento de visualizadores para uso em browseres de Internet, permitindo que o Second Life seja acessível também através dos navegadores convencionais, adotando plugins para Firefox, Internet Explorer, Opera ou Chrome;

14. Será criada uma limitação para uso de scripts por avatar;

15. Haverá desenvolvimento de integração com a Internet móvel, para uso nos sistemas IPhone, IPad e Andróide;

16. Após a regulamentação dos jogos (gambling) na Internet pelo governo dos EUA, eles poderão voltar ao Second Life em forma de cassinos, porém, com regras especiais criadas pela Linden Lab, voltadas à auditoria, evitando lucros excessivos de máquinas "viciadas" e programas que roubem os jogadores;

17. O grid juvenil (teen grid) será movido para outros servidores e ficará isolado do grid adulto;

18. Será contratado um novo CEO na Linden Lab e Philip Linden voltará para seu projeto Love Machine;

19. Será permitido que cada avatar tenha mais de 25 grupos;

20. Alguns dos antigos funcionários da Linden Lab, como Cory Ondrejka, devem retornar em funções estratégicas.

É isso ai pessoal! Espero que gostem de minhas "previsões" ;)

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor

www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"