sábado, 3 de novembro de 2007
Há alguns dias, o blog Mundo Linden divulgou uma matéria realizada pelo repórter britânico Jason Farrell para a rede de notícias Sky News. Como complemento daquele post, publicamos aqui a matéria em vídeo que trouxe de volta à tona a polêmica prática de pedofilismo no Second Life, aparentemente ainda sem controle.
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
A adolescente programadora Katharine Berry enumera diversos motivos que a levaram à sua decisão. Contudo, o sistema AjaxLife permanecerá ativo... por algum tempo.

Mesmo com o anúncio, Berry informa que não se afastará totalmente do mundo virtual da Linden, em um primeiro momento. Ela pretende tocar adiante o projeto AjaxLife, que se tornará sua única ligação com o Second Life. Não informou, porém, até quando estará comprometida nisso. Já circulam rumores de que ela colocou à venda o AjaxLife, o que ela nega através de outros canais de informação.
Entre os motivos que a levaram à decisão, Berry relaciona os seguintes:
1 - Rejeição e falta de apoio da Linden Lab ao projeto AjaxLife;
2 - Maioria dos seus amigos já abandonaram o Second Life, tornando o lugar sem graça;
3 - Linden aparentemente negligencia a gestão do 'teen grid';
4 - Questões técnicas insolúveis no AjaxLife:
- - Login via AjaxLife parou de funcionar (bloqueio da Linden);
- - Upgrade para Premiun via AjaxLife inoperante;
- - Falta de atualização do site Open Source da Linden;
- - Sistema de Mapa do grid (MapApi) inoperante;
- - Dois anos de convivência com dificuldades técnicas infindáveis.
Com informações do Second Life Insider.
Projeto estaria sendo tocado pela Sun e pela operadora NTT DoCoMo. Cerca de 100 beta testers japoneses já estariam avaliando o serviço, com expectativa de lançamento público para 15 de Dezembro.

Segundo a fonte japonesa, que forneceu fotos e diagrama do funcionamento do projeto, cerca de 100 beta-testers foram recrutados nas últimas semanas, recebendo aparelhos equipados com um cliente 3D do Second Life, aparentemente baseado na plataforma J2ME (Java). Não se sabe ainda se o navegador móvel é licenciado, ou não, pela Linden Lab. Porém, o site TokyoZERO publicou as especificações técnicas, em japonês, necessárias para rodar a aplicação.

Veja o esquema de funcionamento do Second Life via celular:

Com informações da Wireless Watch Japan.
Evento realizado no último dia 31 teve um concurso para eleger a melhor fantasia entre os participantes. Confira as "figuraças" que apareceram por lá!
Press Release: Rodrigo Bastos (Digo Hynes)
Meta Mídia Digital . www.metamidiadigital.com.br

No 'Gata Linden' desta semana, vamos falar de Kalinka Ferraris, que tem 35 anos na vida real e freqüenta o Second Life diariamente. Ela conheceu o mundo virtual através da mídia, que aguçou sua curiosidade em conhecer o metaverso da Linden Lab. Kalinka, que adora encontrar seus amigos de BH no Second Life, odeia a poluição sonora e visual nas festas. Ela acredita que seria ótima a presença de uma ilha Goreana feita por brasileiros. Saiba mais sobre Kalinka:

Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Meu av chama-se Kalinka Ferraris e tenho 35 anos no RL".
Como conheceu e o quê a fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci o SL através da mídia, e minha curiosidade foi tanta que baixei o jogo na mesma hora".

"Embora minha data de nascimento no Sl tenha sido alterada pelo próprio sistema, estou no jogo desde março de 2007".
Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"O nome do meu avatar foi escolhido com carinho, pois queria um nome forte, de presença. E também foi em homenagem a uma grande amiga minha".
O que mais gosta de fazer no Second Life?
"O que me dá mais prazer é reunir-me com minha turma em BH. Embora seja de Porto Alegre, eles me acolheram com tanto carinho que me sinto fazendo parte da família BH., além de adorar papear no voice."

"Brilhos exagerados, poluição visual nas festas e gritos estridentes : e também aqueles malditos tp's para aquelas cabines de lindens."
Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Gosto de comprar roupas caras e de altissima qualidade. Minhas land's são todas americanas".
Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Gostaria que existisse uma ilha Goreana brasileira".
Mande um alô pra alguém!
"Meu alô vai para todos meus amigos verdadeiros de BH. Amo todos vc's pq fazem parte da minha história no sl. Um abração a todos Vc's!"
Kalinka Ferraris compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL: http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

Visite, clicando neste link
Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Vídeo postado a pouco pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra para que servem os grupos, como gerenciá-los e como participar deles. Confira:
A unidade do A.C. Camargo será dividida em quatro espaços, cada uma com uma função informativa distinta, mas ambas integradas no conceito social proposto pela instituição.

A unidade do A.C. Camargo será dividida em quatro espaços, cada uma com uma função informativa distinta, mas ambas integradas no conceito social proposto pela instituição. A primeira delas, a recepção, dará as boas-vindas aos avatares (reproduções virtuais de pessoas reais no programa) e oferecerá as possibilidades da unidade. De lá, o internauta pode prosseguir para uma página que fornecerá informações dos mais variados tipos de câncer: mama, próstata, pele, pulmão, etc. Um segundo espaço é dedicado às ações de prevenção realizadas pelo hospital, com destaque para os trabalhos de antitabagismo.
Os cursos e projetos ligados ao centro educacional do hospital também terão destaque no mundo virtual, com amplo leque de informações para os interessados. Por último, haverá um espaço de eventos, que abrigará, já no dia 5, o coquetel de inauguração do novo complexo ambulatorial Carmen Prudente – que é voltado a oncologia feminina.

O hospital, que já está presente no Second Life por meio de outdoors há quase três meses, fará convites ainda nesta semana para a inauguração de sua unidade virtual e para o coquetel virtual do complexo ambulatorial Carmen Prudente, só que este, no mundo real.
O Hospital do Câncer A.C. Camargo atua desde 1953 no atendimento especializado a pacientes com câncer. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela medicina, subdivididos nas 36 especialidades. É mantido pela Fundação Antônio Prudente, em 2006 totalizou em torno de 800 mil atendimentos (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem).
Origem: TI Inside.
Os Webkinz são pequenos bichos de pelúcia, que custam menos de 10 dólares e têm um dublê virtual: cada um faz par com uma personagem na internet que seu dono tem deve alimentar, vestir e distrair.

Os Webkinz são pequenos bichos de pelúcia, que custam menos de 10 dólares e têm um dublê virtual: cada um faz par com uma personagem na internet que seu dono tem deve alimentar, vestir e distrair. Eles fazem parte de uma rede que reúne milhares de crianças.
Enquanto os brasileiros preferem o Orkut e os americanos se dividem entre o Facebook, o MySpace e o Second Life, o Webkinz se apresenta como a versão infantil dos sites de relacionamento. Cada bichinho é vendido com um código secreto que dá vida a um animal virtual. Jacarés, porquinhos ou hipopótamos, os animais são constantemente renovados - os Webkinz esgotados são vendidos a mais de 1.000 dólares no eBay - e as crianças chegam até a colecioná-los.
"As vendas explodiram neste verão. Todas as crianças querem um. A maioria das lojas da Cooperstown vende", afirma Rebecca Kennedy, caixa do restaurante TJ's, apontando com o dedo para uma pilha de caixas destes animais na entrada da loja. Esta mania nacional acontece para a alegria da empresa familiar canadense Ganz, que lançou o brinquedo em 2005.Os Webkinz, por enquanto vendidos apenas nos Estados Unidos e no Canadá, se espalharam como rastilho de pólvora por estes países: o site webkinz.com tinha em maio, segundo a revista CNET, mais de quatro milhões de membros.
Depois disso, a Ganz não divulgou mais os seus números.Os novos membros recebem "Kinzcash", uma moeda virtual, e ganham outros benefícios nos jogos que o site oferece. Com este "dinheiro", as crianças compram roupa para seus animaizinhos, mobiliam e decoram a casa deles, os fazem participar de desfiles de moda, entre outras atividades.

"O Midnight está um pouco doente, eu preciso dar comida para ele agora", disse ela.Ela entra no site, normalmente, três vezes por dia, "de manhã, antes do café, depois do jantar e quando minha mãe coloca meu irmão menor para dormir".No início, gastou quase todo o seu dinheiro virtual ao decorar o quarto dos animais. "Eu não tinha mais do que 50 Kinzcash, então eu falei para mim mesma: 'chega'", contou a menina.
Felizmente, ela ainda tinha comida para alimentar seu pônei. Mas Ashling teme que seus webkinz fiquem doentes mesmo quando ela estiver de férias "e isso é muito triste", lamentou ela.O site se parece com o Orkut ou o Facebook ou do mundo virtual do Second Life: ele permite que as crianças conversem em chats e que convidem seus "amigos" a brincar com seus personagens.Mas este não é o primeiro site que surge no nicho emergente de rede de relacionamentos para crianças.
O pioneiro e popular Club Penguin já conta com milhões de usuários e foi comprado neste verão pela Walt Disney por 350 milhões de dólares.O mercado é promissor: segundo o eMarketer, 53% das crianças internautas americanas serão membros de um mundo virtual em 4 anos, contra os 24% de 2007. Serão 20 milhões de membros contra 8 milhões atuais.
Este nicho se revela ainda como uma mina para os publicitários: 150 milhões de dólares serão injetados nos mundos virtuais americanos em 2012, segundo a Park Associates.E de uma tacada só, as marcas Barbie (da Mattel) e Bratz acabam de lançar mundos virtuais, no rastro do sucesso do site sueco Stardoll, com seus 7 milhões de membros no mundo."Qual será a próxima grande rede depois do Facebook? Webkinz, é claro", prognostica o especialista Jeff Sandquist.
Origem: AFP.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Evento contará com concurso de melhor fantasia entre os visitantes.
A Meta Mídia Digital convida todos a participarem da festa Halloween, que ocorre hoje na Ilha Bradesco, a partir das 21 horas (horário de Brasília). No evento, haverá um concurso para eleger as 3 melhores fantasias da festa. Os ganhadores receberão terrenos de aluguel, com casa mobiliada, e até 3 meses de aluguel pago.

Premiações - Três mansões mobiliadas e prontas para morar:
- 1º Lugar - 3 meses de aluguel do terreno pagos;
- 2º Lugar - 2 meses de aluguel do terreno pagos;
- 3º Lugar - 1 mes de aluguel do terreno pago.

Clique aqui para visualizar fotos do local da festa.
Clique aqui para acessar o local da festa na Ilha Bradesco.
Press Release: Rodrigo Bastos (Digo Hynes)
Meta Mídia Digital . www.metamidiadigital.com.br
"Real 2nd Life" oferece uma experiência 3D física consistente na navegação do mundo eletrônico da Linden.
Através do projeto "Real 2nd Life, a companhia italiana Eximia e o Laboratório de Tecnologia da Universidade de Milão empregaram conceitos de realidade virtual ao metaverso da Linden Lab. A plataforma integra sistema imersivo de realidade 3D, configuração avançada de hardware e tecnologias RFID de alto tráfego de dados, possibilitando interação no Second Life através de diferentes pontos de vista. Veja uma demonstração do sistema.
Banco recebeu o mais importante prêmio do segmento Business To Business (B2B). Transmissão do evento ocorreu ao vivo, no Centro Cultural Bradesco no Second Life.

E atenção para a surpresa guardada a sete chaves, revelada no final da noite: Laercio Albino Cezar, CIO (diretor de tecnologia) e vice-presidente executivo do Bradesco , foi eleito o executivo do ano pelo voto direto no site criado especiamente para a premiação, que está na está na sétima edição. A transmissão aconteceu em tempo real no Centro Cultural Bradesco (tinyurl.com/2ax7xe) e na rádio online (tinyurl.com/28duq2).
Centro Cultural Bradesco no Second Life
AGENDA DA SEMANA
Terça-feira, 30 de outubro de 2007
16h - Jornal gratuito, uma nova aposta do grupo Bandeirantes
Ricardo Anderáos (diretor editorial do jornal Metro)
18h - Quadros do Paisagismo Brasileiro (R)
Silvio Macedo
20h - Negócios no Second Life
Gilson Schwartz e Alcina Knabben
Quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Recesso semanal do Centro Cultural Bradesco
Quinta-feira, 1º de novembro de 2007
14h - O mundo dos negócios esportivos
Anderson Gurgel
16h - Novo código de privacidade na web (R)
Pedro Dória - colunista do Link e editor-executivo do jornal "O Estado de S.Paulo"
18h - O boca-a-boca na web 2.0 (R)
Katia Militello (Info Corporate, editora Abril)
20h - Humor e Cultura (R)
Grace Gianoukas
Sexta-feira, 2 de novembro
14h - Perspectiva e carreiras profissionais no mundo virtual (R)
Emmanuel Publio Dias (ESPM)
Alexandre Lourenção (ESPM)
16h - Eleições Municipais 2008: Antevisão do Tabuleiro (R)
José Paulo Martins
18h - O Mundo Acabou (R)
Marcelo Cipis
20h - Quadro do Paisagismo Brasileiro (R)
Silvio Macedo
Press release: Mari-Jô Zilveti
zilveti@gmail.com . skype: zilveti
(11) 8150-8107
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Repórter inglês cria avatar e se aventura em sub-mundos do metaverso, afim de investigar abusos sexuais. O resultado é saber que a Linden Lab continua sem o controle de situação.

"A sim 'País das Maravilhas' é um recreio virtual onde os pedófilos se encontram com crianças e as solicitam", afirmou o repórter. "À primeira vista parece um local real de diversão, onde personagens virtuais (avatares) de crianças, de várias idades, não estão apenas brincando - estão oferecendo sexo", explica. "Após ter comunicado com uma destas crianças, através dos personagens virtuais, me foi oferecido uma série de sórdidos e doentios atos sexuais», conta Farrel.l "Meu avatar tinha entrado num espaço dedicado à pedofilia". Farrell recusou a oferta e alertou para a situação que tinha acabado de descobrir.
Jim Gamble, da "Agência de Proteção Online e Exploração Infantil", afirma que o "crime virtual tem vítimas reais,e que isto já foi observado várias vezes". "Minha preocupação é que quando estas pessoas saem do mundo virtual possam trazer consigo perversões para o mundo real, e agir consoante as mesmas", explica. Segundo Zoe Hilton, membro da "Sociedade para Prevenção de Crueldade Infantil", não é normal, nem está correto fantasiar sobre estas coisas. Este tipo de interação deve ser urgentemente banida.
Contactada, a Linden Lab não se manifestou ainda sobre o relatório de Farrell.
Com informações da Sky News.
O popular mundo virtual do Second Life já tem um adversário que promete tornar-se um concorrente direto. Chama-se Vside e foi criado por Daniel Huebner, um dos ‘pais’ do universo paralelo da Linden Lab. O Vside conquistou 200 mil usuários em dois meses de atividade.
Com um enfoque mais artístico e uma estética diferente da encontrada no Second Life, o Vside aposta nas relações pessoais baseadas nos interesses musicais. “Pode-se tocar e compor de forma coletiva, passar discos para os amigos, organizar shows ou até criar instrumentos”, explicou o responsável no festival Art Futura, que decorreu durante a semana passada em Barcelona.

A aposta de Daniel Huebner, californiano de 33 anos e criador do Vside, está se tornando um sucesso. Em pouco mais de dois meses registraram-se mais de 200 mil usuários, um valor semelhante aos usuários regulares do Second Life no último mês.
DIFERENÇAS MARCANTES - Ao contrário do Second Life, o vSide não permite aos usuários a criação de conteúdos (roupas, acessórios, edifícios, etc.) com fins comerciais. Para o efeito, a Doppelganger – empresa que gere o novo mundo paralelo – contratou uma equipa de arquitetos e designers virtuais. Os objetos usados pelos avatares são na sua maioria gratuitos e a moeda de troca é o respeito dos restantes membros da comunidade. Não há possibilidade de enriquecer a partir deste mundo virtual.
A música e o estabelecimento de relações pessoais com base nos gostos musicais são a meta a atingir pelos criadores. Por essa razão, se um dia estiver passeando com seu avatar em uma das quatro cidades do vSide – que estão geograficamente conectadas – não se espante quando, ao cruzar com alguém, uma luz comece a piscar. É apenas a forma de mostrar que ‘o outro’ partilha os mesmos gostos musicais, algo que ajuda a “quebrar o gelo”, dizem os responsáveis.

SHOWS - Mesmo assim, qualquer usuário pode ‘alugar’ um apartamento ou um bar e promover shows e festas para os amigos. Grupos de adolescentes estão organizando festas ‘à portas fechadas’ e bandas reais, mas desconhecidas, estão promovendo concertos que as ajudem a saltar para a fama. A popularidade do vSide está crescendo de tal forma que a famosa cantora Tyra Banks já aderiu a este metaverso, através da criação de um estúdio virtual onde aparece com frequência.
RIQUEZA NO VSIDE: QUESTÃO DE RESPEITO - No vSide não existe moeda virtual ou real. A única forma de riqueza é o respeito ("respekt") conquistado pelo avatar perante os outros membros da comunidade virtual. A melhor forma de ‘enriquecer’ é através da descoberta de ‘mensagens’ escondidas nos diversos cenários e da angariação de novos residentes. No entanto, meia dúzia de passos de dança num bar podem resultar em pontos, caso seja aplaudido pela assistência. Ser DJ numa festa bem animada ou surpreender o público durante um concerto também pode dar pontos, mas isso só está ao alcance de verdadeiros músicos.

O CRIADOR - Daniel Huebner nasceu em São Francisco, Califórnia, há 33 anos. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Wisconsin, trabalhou como jornalista, editor e analista para várias publicações, entre as quais a ‘Game Developer Magazine’ e o portal Gamasutra.com. Em 2003, participou com Rosedale na fundação da Linden Lab, que criou o Second Life, tornando-se diretor de Assuntos Comunitários. No início deste ano se mudou para a DoppelGanger, a empresa que criou o vSide.
MAIS SOBRE O VSIDE:
- - 600 mil músicas são disponibilizadas por mês. Todos os estilos estão presentes, do rock ao clássico, passando pelo jazz e o punk.
- - 5 milhões de combinações (roupa e pele) são possíveis para caracterizar um avatar. O processo demora cerca de três minutos.

MUNDOS VIRTUAIS - Atualmente existem dezenas de universos paralelos na internet. Os mais populares são: Second Life, MTV’s Virtual Worlds, Habbo Hotel, Whyville, Entropia Universe, Zwinktopia, Club Penguin, Weblo, Playstation Home e There.com.
Assista um trailer não-oficial sobre o vSide:
Escrito por João C. Rodrigues, do Correio da Manhã.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Deputado federal de Minas Gerais enviou consulta ao TSE para saber se campanhas eleitorais feitas via sites de relacionamento, de vídeos e em mundos virtuais, são ilegais perante a Justiça Eleitoral.

O deputado lembra que os partidos estão usando novas ferramentas como Orkut, Second Life e YouTube. No entanto, estes recursos não estão previstos na legislação eleitoral. “A comunidade política navega em zona cinzenta, pois se considerada irregular a propaganda, o candidato ou partido serão responsabilizados”, argumenta a advogada Ana Amelia Menna Barreto, que assina o pedido.

A ação também pede esclarecimentos sobre a propaganda em vídeo, direito de resposta, arrecadação financeira online e contratação de serviços de telemarketing e SMS. No ano passado, no Recurso Especial Eleitoral 27.628, o TSE entendeu que as restrições previstas na legislação não se aplicam a sites que não estejam vinculados a uma emissora de rádio e de televisão.
Leia a Consulta:
CTA 1.477
JOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, Deputado Federal pelo Partido Verde de Minas Gerais, autoridade que preenche os requisitos do inciso XII, art. 23 da Lei 4.373/95, e os advogados ANA AMELIA MENNA BARRETO DE CASTRO FERREIRA, inscrita na OAB/MG sob o nº 48.137 e JULIANO COSTA COUTO, inscrito na OAB/DF sob o nº 13.802, com escritório profissional à SEPS 707/907, Ed. San Marino salas 115/117, Brasília, DF, vêm, respeitosamente, submeter a esse eg. Tribunal a presente
CONSULTA
nos termos adiante consignados.
A internet largamente utilizada como instrumento de propaganda político-partidária, atua como ferramenta de comunicação e aproximação de eleitores.
As normas eleitorais vigentes deixam dúvidas quanto à legalidade da utilização desse veículo sob as mais diversas modalidades, assim como a propaganda eleitoral praticada via telefonia.
(...)
a) É facultado ao candidato a criação de comunidades de apoio on line?
b) Reside responsabilidade solidária do candidato por comunidades criadas por terceiros?
c) Reside responsabilidade do candidato pelo conteúdo de comentários enviados por terceiros?
d) Autoriza-se a criação de diretório virtual de partido político e birô eleitoral do próprio candidato na rede social interativa do Second Life?
e) Podem ser distribuídos nesse espaço virtual camisetas do partido e do candidato, material de propaganda partidária, plataforma eleitoral do candidato e santinho eletrônico?
f) Admite-se a contratação de avatares para prestação de serviços na sede virtual?
g) Nos casos apontados o candidato pode ser responsabilizado pela iniciativa de terceiros?
(...)Clique aqui para ler a íntegra da Consulta.
Origem: Consultor Jurídico.
A maior rede de notícias do mundo estréia no metaverso, oferecendo espaço para os residentes na geração de conteúdo informativo. A CNN entra como alternativa direta à Reuters, no campo da imprensa virtual.

No Second Life, além de uma sede virtual, a CNN pretende implantar uma variação do seu canal 'i-Reports', por onde sua audiência contribui enviando textos, vídeos e fotos sobre uma determinada ocorrência, em qualquer lugar do mundo, sendo depois transformada em notícia pela rede de notícias. No metaverso, os residentes também poderão enviar conteúdos, através de kits que a CNN distribuirá gratuitamente. Para quem quiser apenas 'consumir' o noticiário e os conteúdos do canal, serão espalhados centenas de quiosques por todo Second Life.
A ação da CNN funcionará como uma espécie de 'escola jornalística', por onde os aspirantes poderão obter auxílio e ferramentas afim para estrear no mundo da imprensa. Haverão também diversos encontros nos quais qualquer residente terá o privilégio e assistir, ao vivo, reuniões e palestras com os maiores nomes jornalísticos do canal. Apenas como exemplo, existem agendamentos de palestras com ninguém menos que Larry King (foto abaixo). A datas e horários serão divulgados em breve.

Em um momento no qual algumas mídias tentam depreciar o Second Life e retirar de si o estigma de 'nova hype', a CNN mostra que não segue exatamente a opinião de analistas de tendências, como o Yankee Group. Para o canal, o baixo custo empregado na sua inserção no metaverso, torna o Second Life um investimento de 'baixo risco', e seus objetivos institucionais equacionados à esta realidade refletem no metaverso resultados que podem ser obtidos de forma até mais rápida do que através dos meios físicos e reais. Ou seja, a CNN acredita que o Second Life pode ser um celeiro de novos talentos jornalísticos e uma ferramenta importante para aproximar as duas pontas de quem produz notícia como bem de consumo.
Com informações da MediaWeek.com
A oficina "Cenários e Tendências" aborda nesta semana um tema que ganhou destaque na reunião do FMI e Banco Mundial ocorrida há poucos dias em Washington: os chamados fundos de riqueza soberana.
Press release: Metamídia Digital.
A qualidade de serviços e estrutura planejada para oferecer o melhor ao residente é sempre a tônica de seu empreendimento e da visão do grupo Second Island.

A qualidade de serviços e estrutura planejada para oferecer o melhor ao residente é sempre a tônica de seu empreendimento e da visão do grupo Second Island.

Visite: Epona, Saria, Zoria, Eslat, Navi, Esperanta, Ocarina Beach e Paradisiac. Para maiores informações, visite o site: www.secondisland.com.
Press release: Ananda Valeeva . Assessoria de Comunicação
Second Island . www.secondisland.com
Com o tema "jogo no passado, hoje ambiente de ensino", o inovador I Congresso do Second Life na Educação" será realizado por três empresas especialistas em tecnologia, informação e educação (ABCBranding, Dozen e Polivalente Tecnologia).
O Second Life embora conhecido por muitos, ainda é um mistério para boa parte dos internautas e profissionais de ensino.O objetivo do evento é de apresentar desde informações mais básicas do Second Life, até aplicações mais sofisticadas desse ambiente virtual. O Congresso acontecerá, inicialmente em São Paulo, no luxuoso auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em 1 de dezembro de 2007 (sábado), das 14h00 as 18h00, na Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia.

Simultaneamente ao Congresso será lançado, até que se comprove ao contrário, o primeiro livro no mundo sobre o SECOND LIFE com a temática educacional. O livro " SECOND LIFE e WEB 2.0 na EDUCAÇÃO" tem como diferencial toda a parte teórica a respeito, e também as vivências práticas dos autores João Mattar e Carlos Valente dentro desses ambientes.
O Congresso é inovador, pois permite ao congressista continuar explorando os temas depois do evento, através dos vários recursos interativos. Ou seja, o Congresso não terá início, meio e fim, mas terá o antes, durante e o depois.
Antes, através do blog em www.circulointerativo.com.br para acompanhar as últimas novidades do Congresso. Durante, com a infra-estrutura do Congresso rica em recursos de multimídia e de interatividade. E depois, com um ambiente de ensino virtual (e-learning), no ambiente Moodle, para acessar o conteúdo e o Fórum On-line das palestras apresentadas no evento. Adicionalmente se terá uma Central de Dúvidas dentro do Second Life, recursos de voz e vídeo possíveis de serem baixados num MP3 Player, e outras novidades.
Esse evento inovador está aberto para diversos públicos, não somente para Universidades Acadêmicas, como as próprias Universidades Corporativas. Ou seja, como o próprio Second Life é extremamente multidisciplinar, aborda tópicos de interesse para os vários profissionais interessados. Esse é o momento de se atualizar!
Para maiores informações acesse o site www.sleducacao.com.br ou faça reserva pelo telefone do Congresso: (011) 3711-7020.
Press release: Prof. Carlos Valente
I CONGRESSO do SECOND LIFE na EDUCACAO
sleducacao.com.br
domingo, 28 de outubro de 2007
Os jogos começam a querer ser mundos virtuais, traçando novas propostas capazes de fixar os jogadores antes que partam para metaversos. Agora, por exemplo, já é possível comprar uma casa na Terra Média.

Tal prognóstico é um sinal de aviso para os criadores de jogos, que começam a redefinir as suas prioridades, de modo a poderem acompanhar a tendência sem, contudo, deixarem de oferecer aquilo que sabem fazer: jogos. Mesmo se World of Warcraft, não possa ser considerado um mundo virtual, deu origem a uma comunidade de jogadores que acaba por sociabilizar dentro e fora do jogo. Agora, em LOTRO - Lord of the Rings Online, a Turbine, criadora do jogo, avança para uma nova proposta: a oferta de casas na Terra Média, espalhadas pelas zonas do Homem, dos Elfos, Anões e Hobbits, cada uma refletindo os gostos e cultura locais.
Esta proposta já foi implementada em outros jogos online, como Star Wars Galaxies, sem grande sucesso. Mas enquanto até aqui a estrutura destas cidades habitadas por jogadores se inscrevia na malha do jogo propriamente dito, a Turbine ousou dar um passo adiante, mais acertado, ao criar as zonas habitacionais fora dos mapas do jogo. Estão lá, assinaladas, mas não influenciam o desenvolvimento da história.
Vendidas num instante

As casas de LOTRO começaram a ser vendidas em 25 de Outubro último e a corrida aos melhores lotes - pois existem diferenças refletidas no custo das habitações - foi impressionante. Em algumas zonas esgotaram-se rapidamente as habitações em oferta. Se considerarmos que são cerca de 30 mil casas por servidor, e que existem, só na Europa, 11 servidores, o número global ultrapassa 300 mil. Com dois tipos de habitação, simples e de luxo, e ainda edifícios de grande porte, destinados a grupos de jogadores (kinships), LOTRO surge assim como um potencial mundo virtual, onde a estrutura de manutenção das habitações não difere da já presente no Second Life. De fato, além do preço desembolsado no ato da compra, torna-se necessário pagar semanalmente para manter o lar. Além do negócio e volume de transações, que representa este novo passo na história de LOTRO, torna a fantasia de Tolkien ainda mais interessante para novos jogadores.
No Second Life

De fato, ao inserir no jogo atividades "normais", como ficar em casa, tratar da decoração, comprando novas peças e até produzir outras, ou receber amigos - virtualmente - Lord of the Rings Online funde, pode dizer-se, o melhor de dois mundos. Neste mesmo fim-de-semana o jogo enche-se de atividades, como as Festas das Colheitas, e a Turbine promete que os acontecimentos sociais vão fazer parte integrante de todas as expansões do jogo. É este, provavelmente o futuro de muitos jogos, que vão tentar fixar seus jogadores dando-lhes, além de um amplo espaço de brincadeiras, uma casa virtual para habitarem. Parece ser o que muitos querem atualmente.
Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.

A série de televisão CSI:NY já está no Second Life, ocupando uma vasta área que vai servir de pano de fundo para o mistério que até Fevereiro de 2008 manterá todo mundo em suspense. O episódio de partida do mistério foi ao ar nos Estados Unidos a 24 de Outubro e os detetives virtuais já estão em campo. Os simuladores que suportam o projeto podem aguentar, indica a Electric Sheep, responsável pelo desenvolvimento, 20 mil jogadores.
Fim-de-semana irlandês
A empresa de promoção oficial da Irlanda no exterior, Tourism Irland, promove neste fim-de-semana - de 26 a 28 de Outubro - uma série de eventos no simulador de Dublin no Second Life, como forma de divulgar o país... real. O Discover Ireland Festival inclui bandas de música, exposições fotográficas, passagens de moda e muito mais. É um sinal a mais de que as entidades responsáveis pelo Turismo perceberam o papel que o metaverso pode representar para levar a sua mensagem mais longe.
A rede social do Google
Até o Google quer ser mais do que um mapa da Terra e das estrelas. A partir de agora as pessoas que colocam informação nos mapas do Google podem ter a sua identidade associada aos dados publicados. Os usuários criam o seu perfil online, que depois pode ser acessado por outros, abrindo para novas experiências de relacionamento entre os consumidores da informação disponibilizada pelo Google. Muitas dela, diga-se, lançada para a rede pelos próprios usuários.

Este é o número de pessoas que ainda neste mês serão expostas ao tema dos mundos virtuais. Os dados são do Instituto Nielsen, que contou os 14.4 milhões de telespectadores que viram o episódio CSI:NY, os que viram os episódios das séries The Office e Law&Order e um anúncio da Toyota. Não há ainda um consenso em relação aos motivos desta super-exposição repentina de mundos virtuais, na mídia americana, como o Second Life da Linden Lab.
Escrito por José Antunes, do Expresso Clix