sábado, 17 de novembro de 2007

Ilha Brasil Sul promove reuniões virtuais sobre cinema no Second Life

O projeto "Second Papo" visa a interação entre avatares e colunistas de cinema. Evento ocorre semanalmente, às sextas-feiras.

Criado há mais de 3 meses, o Second Papo é um projeto criado pela Vialak na Ilha Brasil Sul que visa a interação dos avatares com colunistas de assuntos variados. O Second Papo de Cinema é uma parceria entre a Vialak e o Cena de cinema que promove debates sobre a sétima arte. É apresentado por Mário Pertile, colunista do site Cena de Cinema e diretor de arte do Estúdio Buteko e João Pedro Fleck (Vice-Presidente do Clube de Cinema de Porto Alegre).

Atualmente este evento conta com um Blog onde os posts são catalogados pelas datas em que ocorreram, que acontece de 15 em 15 dias, sempre nas sextas-feiras as 17h, na Ilha Brasil Sul. Em cada post é possível ouvir a gravação do evento na íntegra. Hoje o papo se concentrará nos filmes em cartaz nos cinemas e pré-estréias, dentre eles “Jogos Mortais 4” e “Ta dando Onda” .

Além deste encontro sobre cinema, a Brasil Sul diversifica seus temas com conteúdos sobre Educação On-line (apresentado pelo Sebrae), tecnologia, música, modelagem, ajuda a dependentes e seus familiares, meio ambiente e dicas para potencializar o uso do Second Life. Para acessar o blog, clique neste link. Para acessar o evento na Brasil Sul, clique nesta slurl.

Press release: Caceta Balhaus
Administrador . Ilha Brasil Sul.
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sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Boletim informativo Brasil Money

Em algumas semanas a Brasil Money voltará a aceitar pagamentos no Unibanco e também por boleto bancário.

A Casa de Câmbio Brasil Money, visando melhor atender e facilitar o acesso de seus clientes, deu início na última semana à implementação de sua rede de pagamentos. Além de trabalhar com os Bancos do Brasil e Itaú, agora também é possível comprar Lindens também através do Bradesco, Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas de todo o país. Em algumas semanas a Brasil Money voltará a aceitar pagamentos no Unibanco e também por boleto bancário.

Este é só o começo da fase de expansão da Brasil Money, que comemora a marca de 450 clientes, não só com a compra e venda de Lindens, mas também financiando terrenos no Second Life em até 12 vezes em todos os cartões de crédito e em demais produtos oferecidos pela empresa. Para conhecer todos os serviços que a Brasil Money tem a oferecer acesse o site www.brasilmoney.com.

Emprego

Atualmente a Chaplin Corporation, empresa que administra a Brasil Money, possui algumas vagas de emprego em aberto que podem ser consultadas no endereço vagas.brasilmoney.com.

Press Release: Renato Au
Assessoria de Comunicação . Brasil Money
renato@brasilmoney.com . www.brasilmoney.com
Linden libera testes públicos para o novo sistema atmosférico WindLight

Versão 'preview' 1.18.5.7 do Second Life já está disponível para download.

Com download aberto deste ontem (15), a versão "First Look 1.18.5.7", do navegador oficial Second Life, já vem com o novo sistema atmosférico, WindLight, habilitado para qualquer um experimentar. Em um novo vídeo-tutorial, Torley Linden (da equipe de desenvolvimento) mostra como configurar e personalizar o uso deste sistema. BÔNUS: Torley apresenta também o novo efeito "Glow" (super brilho), para aplicação em primitives, que estréia igualmente na v1.18.5.7.

Clique aqui, para baixar a nova versão e experimentar o WindLight.
Clique aqui para instalar o 'preview' em outros sistemas operacionais.

Assista o tutorial do WindLight produzido por Torley Linden:

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Seminário aborda estratégia dos bancos no Second Life

Evento contará com a presença do Unibanco e agências digitais que discutirão os desafios no metaverso para o setor financeiro, incluindo estudos de cases nacionais e internacionais.

Quais são as oportunidades que o ambiente 3D interativo do Second Life oferece para as empresas e para os bancos? Para responder a esta e outras perguntas, a Relatório Bancário organizou o seminário Negócios Bancários no Second Life, que acontece no próximo dia 22, em São Paulo, no hotel Blue Tree Towers Paulista.

O evento contará com a presença do diretor de marketing e comunicação do Unibanco, Marcos Caetano, que falará sobre as experiências da instituição no Second Life Brasil, além de Elaine Coimbra, gerente de projetos da Foster Consulting, que comentará projetos que a empresa já fez para outras corporações dentro do Second Life, bem como os desafios que o metaverso apresenta para a estratégia de comunicação das empresas, além de analisar cases nacionais e internacionais envolvendo bancos e bolsas de valores; e Gil Giardelli, diretor geral da agência Permission, que também falará sobre os desafios e riscos oferecidos pelo metaverso às organizações.

O Seminário Negócios Bancários no Second Life irá desvendar este universo paralelo para executivos envolvidos em marketing, inovação, RH, canais de atendimento, vendas, tecnologia da informação e todos os interessados em novas frentes de negócio para os bancos e fornecedores do setor.

Second Life, o que é, como funciona e seus modelos de negócio |. Como aproveitar o Second Life para atrair novos clientes e expandir os negócios? |. Como estabelecer a ponte entre os negócios do “Metaverso” e do mundo físico? |. De que maneira os grandes bancos mundiais estão se posicionando no Second Life? |. O Second Life e o mercado de capitais | . Como valorar o patrimônio virtual das empresas | . Marketing e Second Life, uma visão panorâmica | . Cases nacionais e internacionais |. Novas tecnologias e web 2.0

Sobre o Second Life - Considerado por muitos como o advento da "Web 3.0" ou Web 3D, o Second Life também é a porta de entrada de experimentos envolvendo outros ambientes virtuais, com inúmeras aplicações envolvendo comportamento, reconhecimento de padrões e estudos de comportamento junto a consumidores, reações a produtos, marcas e conceitos, atraindo o interesse e projetos de empresas como Nokia, IBM, Intel, na área de tecnologia, até companhias como Adidas, Reebok e Volkswagen, apenas para citar algumas.

Com sua população de 9 milhões de membros, o universo tridimensional do Second Life está se transformando também num dos mais atraentes ambientes de negócio e relacionamento corporativo desde a invenção da Internet. Milhões de usuários já fazem parte do ambiente 3D interativo do game Second Life, o que atrai também a atenção de organizações de todos os portes, entre empresas, universidades e grupos financeiros presentes em todo o mundo, transformando o SL em uma plataforma rica para ações de comunicação, marketing e também como ambiente de negócios.

Bancos, indústrias, universidades e até grandes agremiações políticas estão realizando investimentos de porte para se estabelecer no chamado “metaverso”, equanto profissionais liberais, executivos, estudantes e cidadãos em geral aproveitam o ambiente propício para estabelecer “networking” com “avatares” oriundos de mais de 100 países. Negócios Bancários no Second Life, dia 22/11/2007, às 8h30 às 13h30, na Sala Picasso, Rua Peixoto Gomide, 707 - Cerqueira César - São Paulo-SP. Valor: R$ 500,00.

Origem: Revista Fator.
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Gata Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gata Linden' desta semana, vamos falar de Ana Lutetia, que tem 31 anos na vida real e freqüenta o Second Life diariamente. Ela conheceu o mundo virtual há 1 ano, através de um blog que lê com frequencia. Desde então, habita o metaverso. Ana, que adora passear e fotografar, odeia lag e adicionamentos de pessoas estranhas, sem aviso. Ela gostaria muito de encontrar novos jardins submersos e paisagens urbanas, por todo metaverso. Saiba mais sobre Ana:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Ana Lutetia. Na vida real tenho 31 anos".

Como conheceu e o quê a fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci o SL através de um blog que leio frequência. Fiquei curiosa, criei a minha conta e ainda ando pelo SL".

Desde quando participa do Second Life?
"Desde 11-11-2006. Fez ontem 1 ano que entrei no metaverso".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"Uso o meu primeiro nome real. Simplifica as coisas. O sobrenome foi escolhido um pouco ao calhas mas também por ser semelhante ao meu sobrenome real".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Adoro passear e fotografar. Apesar de ser modelo e ter pilhas de trabalho, aquilo que me agrada no SL é descobrir novos espaços e fotografá-los."

O que mais detesta no Second Life?
"As falhas, lentidão, crashes, enfim, todos os bugs associados. Principalmente, o lag. Odeio que me adicionem sem nunca termos falado."

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Compro muitas roupas e acessórios. É incrível a criatividade das pessoas! Adoro comprar gadgets... Uma das minhas lojas preferidas é a MG fashion, da qual sou modelo. Obviamente, que sou uma fã da Last Call, ETD, Luminosity, Shiny Things, Veschi, Tuli, Corduroy, bossa nova, artilleri, Dutch Touch, Nyte'n'Day...".

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Adorava ver jardins ou cidades submersos ou cidades no ar. Adoro cenários urbanos e há poucos no SL".

Mande um alô pra alguém!
"Um grande beijo e abraço para todos os meus amigos que tornaram o meu primeiro ano tão especial"

Ana Lutetia compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Garoto é preso na Holanda por roubo em mundo virtual

Adolescente invadiu contas de usuários e levou R$ 10 mil em móveis do mundo virtual Habbo Hotel.


A polícia holandesa deteve pela primeira vez um criminoso que agia pela internet, um garoto de 17 anos acusado de roubar móveis virtuais em quartos do jogo Habbo Hotel, uma espécie de Second Life para crianças.

Uma porta-voz da polícia de Amsterdã confirmou que o adolescente era acusado de obter ilegalmente 4 mil euros (R$ 10,2 mil) a partir da invasão da conta de outros usuários do mundo virtual online. Quatro outros garotos de 15 anos foram interrogados no caso. Eles são suspeitos de ter levado os móveis roubados a seus próprios quartos do Habbo Hotel.

Usuários do hotel virtual podem criar seus próprios personagens, chamados de avatares, decorar seus quartos e competir com outros jogadores em games online. Para isso, compram créditos do site, pagos com dinheiro real. O jogo Habbo Hotel é propriedade da empresa finlandesa de internet Sulake. Segundo estatísticas de outubro, o Habbo Hotel tinha 80 milhões de usuários registrados em 31 países.

Origem: Reuters / Estadão.
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A revolução dos metaversos: O futuro dos meios de comunicação 3D

Diversas questões sobre 'metaversos' e 'Second Life' estarão em pauta no Seminário Internacional Mundos Virtuais 2007/2008, que ocorrerá no dia 23 de novembro no Second Life e no dia 13 Março na first life. Agende-se!

É comum que uma nova tecnologia sempre traga desconforto aos mais desatentos. Este comportamento faz parte de nossa sociedade, assim como de nossos ancestrais. Mas como entender a mudança que estamos enfrentando? Como aderir uma nova linguagem de comunicação ao nosso dia a dia, à nossa cultura, negócios e educação?


A internet demorou alguns anos para se consolidar, e os mundos virtuais 3D (conhecidos como metaversos) estão rapidamente se tornando realidade. Basta analisar o efeito de popularização do Second Life – a primeira plataforma/metaverso dos 30 mundos virtuais existentes e atuantes até hoje.

O Termo METAVERSO surgiu do romance Snow Crash escrito por Neal Stephenson’s em 1992, e é hoje comumente utilizado para descrever os ambientes imersivos 3D. Ambientes estes no qual humanos interagem (em forma de avatares) com os outros, se relacionando assim no âmbito social, educacional, econômico – uma vez, que geralmente os ambientes metaversos oferecem sua própria economia -, e com o próprio software no ciberespaço, que geralmente se utiliza da metáfora do mundo real, porém sem suas limitações físicas.

O que são os metaversos, senão um espaço no qual a fantasia e realidade se confundem?! Lá podemos ser quem quisermos (ou nós mesmos se preferirmos), freqüentar espaços fictícios ou completamente metafóricos de acordo nossa first life (primeira vida). O que o difere da web como a conhecemos é sua capacidade de interatividade, navegabilidade 3D e relacionamento social simultâneo.

Não é a toa que todos precisamos compreender melhor esta nova linguagem 3D online. Por este motivo faz se necessário um Encontro sobre o tema e suas possibilidades de aplicação. Desta forma nasceu o Seminário Internacional Mundos Virtuais, o primeiro encontro somente sobre as plataformas virtuais, assim como alguns eventos pontuais nos EUA, Europa e Austrália.

Após um ano de efetiva utilização em massa por brasileiros, chegamos ao momento de celebrar o “primeiro ano” de vida do Second Life em território nacional, mas o que isto significa? Quais foram os resultados? Como podemos aprender com as lições deste primeiro ano? Quais são as outras plataformas/metaversos? O que há de novo nesta área tão instigante? Como estamos e podemos quantificar o acesso a estas plataformas? Se num mundo virtual em quem podemos ser quem quisermos, como podemos desenvolver projetos de comunicação se não conhecemos o público a quem se destina a mensagem? Quais são as melhores plataformas – metaversos – para que minha empresa possa atingir seu objetivo de comunicação? Como desenvolver projetos de comunicação e campanhas publicitárias que extrapolem o “antigo” paradigma da web 1.0 da grande vitrine clicável? Como aplicar as regras da web 2.0 de conteúdo X valor ao desenvolvimento de um projeto 3D interativo-NÃO METAFÓRICO? O futuro dos ambientes imersivos está se tornando realidade, o que falta?

Enfim, estas são algumas questões que estarão em pauta no Seminário Internacional MUNDOS VIRTUAIS 2007/2008, que ocorrerá no dia 23 de novembro no Second Life e no dia 13 Março na first life. Agende-se! O encontro promete indicar os caminhos que devemos seguir daqui para frente, mostrando perspectivas, novidades e novas tendências virtuais.

Para discutir essas e muitas outras questões participam do seminário: Roberta Alvarenga – sócia-diretora da Cafeína Estúdio (principal produtora de conteúdo para as plataformas de mundos virtuais), Phd. Rejane Cantoni - Especialista no desenvolvimento de projetos de ambientes imersivos, Geraldo C. Adelizzi - CEO da AddGames (empresa especializada em Advergames), Prof. Júlio César Ferreira - diretor nacional da ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), Prof. Maria Inês Araújo, Edgard Damiani (autor do livro Second Life: Guia de Viagens), Emiliano de Castro – Diretor de Marketing da KAIZEN Games (representante do Second Life no Brasil), Martha Savastano – professora da Fundação Getúlio Vargas, Jorge Filho – Hoplon Infotainment, Paulo Roberto Runge Filho – especialista em tecnologia web 2.0 e membro do grupo Opice Blum, Rob Van Kranenburg, Margot Pavan (responsável pelo conteúdo Second Life do IG).

Na ocasião, a Editora Aleph fará a divulgação do livro “Snow Crash”, que será lançado no Brasil, com este mesmo título, em 2008.

Serviço:
  • www.mundosvirtuais2007.com.br
  • Vagas limitadas!!
  • Mais informações: 11 5181-4988
A Inscrição para o encontro no Second Life é independente da inscrição para o encontro presencial, que ocorrerá em março de 2008.

Idealização e realização:
  • - Cafeína Estúdio Criativo

Apoio:
  • - AddGames;
  • - ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil);
  • - KAIZEN Games;
  • - Basics;
  • - Fecomércio;
  • - CBEE (Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos);
  • - W/News;
  • - Webinsider;
  • - Consultec;
  • - Universidade Metodista;
  • - Hoplon Infotainment.

Press release: Assessoria de Comunicação . Cafeína Estúdio
www.cafeinaestudio.com.br


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terça-feira, 13 de novembro de 2007

De olho em 2008, Linden Lab prepara renovação do Second Life

A companhia gestora do metaverso trabalha paralelamente em três grandes projetos, com objetivo de dar um "novo rosto" ao Second Life, em 2008, buscando assim trazer novamente a atenção da mídia.

Depois de um período de relativa estagnação técnica do Second Life, salvo a chegada do sistema de comunicação por voz, que antes passou por um interminável período de testes, a Linden Lab tornou público o fato de estar trabalhando em três grandes projetos, paralelamente, com objetivo de promover um upgrade de larga escala em todo seu metaverso.

"Dazzle" é o novo navegador 3D oficial do Second Life, que pode ser
lançado antes da virada do ano


Três são as frentes principais de ação: a inclusão do novo sistema atmosférico, o "WindLight", a atualização e efetivação do motor de movimentos Havok para versão 4 e, finalmente, a confirmação de que um novo navegador 3D está a caminho, visualmente reformulado e em fase adiantada de testes, conhecido pelo codenome "Dazzle". O objetivo é mostrar ao mundo que a Linden Lab não se acomodou após o grande período de 'boom' que o Second Life experimentou entre 2006 e 2007, mas que agora mostra sinais de desaceleração. Para a companhia, um Second Life renovado, e bem mais realista, pode trazer novamente a atenção da mídia e de novos interessados em experimentar a vida paralela em um mundo eletrônico.

"Dazzle" -
Este é o codenome do projeto que vem sendo tocado, há cerca de 5 meses, na reformulação visualmente radical do navegador 3D oficial do Second Life. Duas semanas atrás, a Linden passou a distribuir para alguns beta testers, selecionados a 'dedo', uma cópia do "Dazzle" para apreciação. Ontem foi liberado publicamente, na pagina wiki do SL, um kit de download com arquivos que poderão transformar o visual do Second Life, somente a partir da versão 1.18.4.3, para o visual do "Dazzle" que em breve será adotado em definitivo. Após do download deste arquivo .ZIP, o residente deverá seguir algumas instruções para modificar seu navegador.

Aparentemente, o "Dazzle" apresenta algumas melhorias visuais, tornando o navegador Second Life um software com aparência mais 'glass' e com tonalidades mais claras para aquela cor azul tradicional dos navegadores atuais. Não são grandes melhorias, como aquelas vistas com o lançamento do browser paralelo OnRez. O 'Dazzle' continua não permitindo navegação web 'in-world' e os elementos estruturais continuam praticamente os mesmos. A nova proposta parece mais uma troca de 'skin' do que um novo navegador propriamente dito. Mas, como ainda está em estágio beta, é possível que algumas surpresas ocorram até seu lançamento, previsto para a segunda metade do mês de Dezembro.

WindLight - Quem está no Second Life a mais tempo, sabe que a Linden Lab adquiriu uma softwarehouse, especializada em simulação atmosférica em ambientes eletrônicos: a WindBlind. Apesar deste assunto ter aparentemente sido esquecido pela mídia, a Linden continuou trabalhando no desenvolvimento do sistema "WindLight", da companhia adquirida, com objetivo de inseri-lo como um dos novos fatores da grande renovação do Second Life.

Nesta madrugada, um dos diretores de desenvolvimento da companhia, Torley Linden, postou em seu blog pessoal um mosaico com 16 fotos espetaculares do Second Life, já rodando o WindLight em um grid específico e não-público, com acesso restrito aos programadores. As imagens mostram que o motor foi melhorado e que em breve teremos um ambiente atmosférico muito mais realista no Second Life.

Falta ainda que o sistema passe por testes públicos, em beta-grid, para que seja aprovado e incluído em definitivo no grid principal. Mas desta vez, segundo fontes da imprensa, existe uma determinação dentro da Linden de que o WindLight seja liberado em um período muito menor ao do previsto. Menor ainda, se comparado com o período interminável consumido com os testes do sistema de voz, liberado há alguns meses. A idéia é que o WindLight seja acessível ao público já em Dezembro. Observamos aí, então, uma convergência de datas para o lançamento público, mesmo que para testes, deste sistema atmosférico e do novo navegador 'Dazzle'.

Havok4 - De todos os novos recursos, o mais aguardado, sem dúvida, é a atualização do motor gráfico Havok para versão 4. É também o mais adiantado em sua fase de testes, pois há quase dois meses já está disponível ao público através do beta-grid preview. O Havok4 é um sistema que controla toda física virtual do Second Life, como movimentos, posicionamento de estruturas e seus elementos visuais. Por ser a parte técnica mais sensível do Second Life, a Linden antecipou seus testes para que uma eventual aprovação e efetivação do sistema viesse logo, ainda em 2007. Mais uma vez observamos aqui uma provável convergência de datas, pois o Havok4 está praticamente finalizado, mas com alguns bugs sérios ainda demandando correção. Mesmo assim, tudo leva a crer que Dezembro seja o mês em que será efetivado.

Vídeo mostra testes recentes com o Havok4:



Concluindo, vemos que estes três projetos paralelos estão obviamente correndo juntos, de mãos dadas, para que todos eles cheguem ao seu final, ao mesmo tempo. Pelas evidências e pela coincidência dos prazos, não há dúvidas de que a Linden Lab trabalha, sem nenhum alarde, na promoção de uma renovação em larga escala do Second Life, para 2008.

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segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Hollywood promove "Eu Sou a Lenda" com mega ilha RPG no Second Life

Em outra ação de marketing, de grandes proporções, "I Am Legend: Survival", da Warner Bros. Pictures, traz réplica da Nova York apocalíptica de "I Am Legend", novo filme com Will Smith, com estréia para Dezembro.

A Warner Bros. Pictures anunciou o lançamento de sua primeira ação de grandes proporções em um universo virtual. "I Am Lengend: Survival" é o primeiro grande game de tiro/RPG baseado no motor 3D do Second Life, com finalidade de promover o filme "Eu Sou a Lenda (I Am Legend, EUA, 2007), que deve estrear nos Estados Unidos em Dezembro deste ano.

O filme

Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.

"Eu Sou a Lenda", que tem no elenco a brasileira Alice Braga (foto - Cidade de Deus e Cidade Baixa), teve boa parte de suas filmagens ocorridas no Washington Square Park, na cidade de Nova York, entre o outono e o inverno de 2006. Com isso as decorações de Natal tiveram que ser constantemente retiradas e recolocadas, devido às gravações. As cenas na ponte do Brooklyn utilizaram mais de mil extras, além de aviões e veículos militares. O custo estimado pelos produtores para a realização de uma única cena, que consumiu 6 noites de filmagens foi de US$ 5 milhões. Oficialmente o filme custou ao todo US$ 295 milhões. Dirigido por Francis Lawrence, "Eu Sou a Lenda" já teve seu roteiro nas mãos de Guilermo Del Toro e Michael Bay, que recusaram o filme para tocarem outros projetos.

"Sobrevivência"

"I Am Legend: Survival" é um projeto ambientado no Second Life com o objetivo de transportar os residentes para dentro do universo apocalíptico de "Eu Sou a Lenda", em um grupo de ilhas que trazem à quase perfeição a réplica dos cenários de uma Nova York caótica, aparentemente abandonada e desértica, fatores estes absolutamente extraídos do filme. Em "Survival" existem dois grupos: os infectados e os não-infectados. O primeiro grupo tem que, a todo custo, anular a ação do segundo e assim impedir que NY seja totalmente infectada e que, assim, a humanidade pereça pela ação do vírus devastador.

Um dos recursos legais do "I Am Legend: Survival" é a possibilidade de assumir avatares que simulam os personagens do filme. Além disso, segundo os responsáveis pelo projeto (ligados diretamente à Warner Bros.), a réplica da cidade de Nova York em "Survival" será de tempos ampliada para expandir o raio de ação do game. Contudo o estúdio relacionou especificamente os lances mais interassantes que os visitantes e residentes encontrarão nesta ilha RPG. Veja só:

Portal próprio para cadastro ao Second Life e Ilha de Orientação: Tal qual observamos na ação da CBS, com CSI:NY, o objetivo da Warner Bros. em "I Am Legend: Survival" é trazer uma audiência específica, sem que para isso os novos visitantes tenham que passar pelo site oficial do Second Life. Daí, o estúdio desenvolveu um hot site específico para "Survival", por onde o novo residente se cadastra, baixa um navegador customizado do Second Life e acessa diretamente da ilha de orientação do RPG. Nesta ilha, estão presentes instruções para que o jogador aprenda sobre as funcionalidades básicas do SL, incluindo pequenos exercícios práticos e FAQs para tirar dúvidas técnicas fundamentais, como adquirir roupas, armas e habilidades necessárias para jogar "Survival". Na orientação, existe também uma espécie de "base de operações", onde os players poderão se sociabilizar e trocar experiências, além de comprar artigos virtuais relacionados ao filme "Eu Sou a Lenda".

Facções e grupos de jogadores - Em "Survival", o player escolhe uma de duas facções principais no qual deseja participar do game: os infectados e os não-infectados. Estas duas facções subdividem-se em 4 grupos: humanos infectados, cães infectados, humanos não-infectados e cães policiais. Cada grupo possui estilos de ação e habilidades específicos.

A 'história' do jogo é você quem faz - Ao trabalhar em conjunto com outros jogadores, os visitantes de "Survival" optam por fazer parte do terror ou parte da esperança e, desta forma, ajudar a determinar o resultado final do jogo. O game não tem um final pré-definido, o que permitirá ao jogador a experiência de criar sua própria "mitologia I Am Legend". Além disso, "Survival" possui um blog oficial por onde todos os players poderão se manifestar sobre o que está ocorrendo dentro do RPG.

Degradação periódica do ambiente - Em um dos recursos mais fantásticos de "Survival", a promessa dos idealizadores de que, de tempos em tempos, a Nova York apocalíptica que replica o filme será gradualmente degradada, ou seja, a medida que o tempo passa o cenário sofrerá mudanças ambientais simulando, também, o que acontece com uma cidade quando fica desabitada por anos. Sujeira, mato crescendo, carros enferrujando, placas caindo no chão,... caos. Como Will Smith, os jogadores poderão 'presenciar' o fim da civilização como a conhecemos.

Ampliação do ambiente - Todos os jogadores poderão começar a participar a partir das ilhas de orientação, já abertas e ambientadas no Central Park, Coney Island e Chinatown. Em 16 de Novembro será aberta outra ilha, que replicará o Columbus Circle. Novas réplicas de outras áreas de Nova York estão sendo preparadas e serão abertas entre Dezembro e Janeiro próximos. Assim, novas situações de jogo poderão ser criadas, em ambientes inteiramente novos, de tempos em tempos.

Clique aqui para ver os cenários e personagens fantásticos de "I Am Legend: Survival".

The Eletric Sheep Company a frente do projeto

Assim como em CSI:NY, a The Eletric Sheep Company também foi chamada pela Warner Bros. para assumir a gestão técnica da "I Am Legend: Survival". Líder mundial em conteúdo virtual e Second Life mídia, a empresa foi responsável pela adição de 100 mil novos residentes nos primeiros 15 dias de funcionamento do "Virtual CSI:NY".

Segundo Sibley Verbeck, CEO da companhia, "mundos virtuais oferecem uma excelente plataforma para games de ação, com um profundo componente social. A experiência de 'I Am Legend: Survival' no Second Life permite aos jogadores submergirem para dentro do conflito caótico do filme 'Eu Sou a Lenda', enquanto interagem geograficamente com outros players, espalhados pelo cenário apocalíptico do filme, que procuramos reproduzir minuciosamente. Os aspectos sociais do Second Life contribuem também, e em alto grau, para uma experiência interativa única".

Você também pode participar

O Mundo Linden reuniu uma série de materiais externos para oferecer ao leitor uma escalabilidade maior de informações, relacionadas ao filme "Eu Sou a Lenda" e ao game online baseado no Second Life, "I Am Legend: Survival". Confira.

"Eu Sou a Lenda":

Site oficial: clique aqui.
Informações em português: clique aqui.
Poster: clique aqui.

Trailer do filme:


"I Am Legend: Survival":

SLURL: clique aqui. (ilha de orientação)
Site oficial: clique aqui.
Blog oficial: clique aqui.

GALERIA DE FOTOS DOS PLAYERS: clique aqui.


Trailer do game:


Reportagem sobre o game:

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Já é possível aprender a tocar piano no Second Life

Réplica de piano com 48 teclas permite gravação de novas músicas.

Programadores americanos, especializados em LSL (Linden Scripting Language), desenvolveram uma réplica virtual e interativa de um piano de 48 teclas com objetivo de possibilitar o aprendizado do instrumento, no ambiente virtual do Second Life. O "Darwin's Piano", entre outros recursos, toca músicas pré-gravadas e armazenadas em seu código. A partir daí, o residente poderá aprender a associar as partituras às teclas. É possível também criar novas melodias e armazena-las no script. Este piano interativo já vem com 10 músicas originais armazenadas.

Assista uma demonstração deste gadget:

domingo, 11 de novembro de 2007

Portugueses continuam usando o Second Life para recriar edifícios históricos

O edifício que se ergue em um espaço ainda fechado no Second Life é um ambicioso projeto: a reprodução do Palácio da Pena. Uma recriação como poucas no mundo virtual.

Se muito da paisagem de Second Life é um monte de repetições de modelos que não tem qualquer base material, a verdade é que existem também projetos que transferem para ali o mundo real, permitindo desse modo alargar a um universo muito mais amplo a experiência de visitação de determinados locais.

O conjunto do Parque e Palácio da Pena está sendo construído no Second Life

É discutível o interesse dessa transferência. Para alguns, defensores de que num mundo virtual devem-se quebrar todas as barreiras físicas, pode mesmo ser dispensável esta recriação que respeita o original. Mas a verdade, pela nossa experiência, observa-se que as pessoas gostam da ligação que essa passagem ao virtual lhes dá. E isso é algo que não sucede exclusivamente aqui, no Second Life. Tem ocorrido em outros "mundos" ao longo de anos. As recriações de lugares históricos em jogos de computador, por exemplo, são uma forma lúdica de mostrar aos usuários esses espaços. Alunos em visita a Versalhes, após terem experimentado um jogo em torno da figura do Rei-Sol e sua corte, servido como mistério policial, conheciam os cantos do palácio, até mesmo pontos que não estavam integrados no roteiro oficial. É um saber cúmplice que icentiva o interesse por um tema, neste caso a História.

Todo o parque

É nesse contexto que se deve olhar para o Palácio da Pena implantado dentro do Second Life. Como projeto nacional que é, trata-se de um exercício ambicioso, que já despertou interesse para fora das fronteiras. Afinal, escapa da repetição de criações de simuladores com os usuais locais de diversão noturna, espaços para aluguel, e uma variante de módulos repetitivos de muitas ilhas, procurando modelar de uma forma ostensivamente ambiciosa um dos ícones da arquitetura. Que nem sequer é cópia dos castelos do Reno, como alguns por vezes sugerem.

Reunindo quatro ilhas para dar forma às dimensões do complexo, e com cerca de 30 mil "prims" - a matéria primordial ou tijolos de construção do Second Life - o Palácio da Pena está ainda em fase de produção, faltando-lhe muito para estar pronto. Até porque, evidenciam os sinais ao seu redor, a simulação não se limita ao edifício, ordenando também elementos do conjunto do Parque da Pena, da Fonte dos Passarinhos à Capela do Alto de Santo António e aos Lagos, testemunhos de que o traçado do parque, que faz conjunto com o Palácio, está no projecto virtual. Resta saber para que serve um simulador com estas dimensões, onde não parecem caber os habituais locais de "camping" que criam de forma artificial tráfego de avatares.

Escola e turismo

Uma utilização possível desta reprodução do Parque e Palácio da Pena é, sem dúvida, a oferta de um primeiro contato, mesmo que virtual, com todo o espaço, tipo de utilização que abre possibilidades para escolas fazerem visitas virtuais antes de, por exemplo, uma excursão ao local real. Essa preparação da viagem através dos meios hoje permitidos pela informática é uma excelente ferramenta que os professores podem integrar às suas aulas. E claro que este edifício amarelo e rosa cujas cores não vão desbotar como sucede com o real, é ainda um bom motivo turístico que Portugal pode capitalizar, promovendo o turismo neste canto lusitano, à semelhança do que a Irlanda, o México e outros países já estão a fazer em Second Life. É nesse contexto que obras como esta se justificam na participação portuguesa no Second Life: porque revelam de uma forma interativa o que temos de bom. E o que de bom sabemos fazer no Second Life.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
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CURTAS DO SECOND LIFE

Home para meados de 2008
Segundo o site 1UP, com base numa entrevista à Famitsu, o presidente da Sony ainda não está contente com a atual versão do mundo virtual Home, que só será lançado, se tudo correr bem, na próxima Primavera. A Sony pretende garantir que o Home é de fato um produto chave d0 console PS3, pelo que decidiu adiar o lançamento da sua visão de um mundo virtual.

Carona nos "100 mil do CSI"
A exibição na televisão americana de um episódio de CSI:NY, com referências ao Second Life e a criação de um mistério, CSI no SL, fizeram disparar o número de visitantes - ocasionais ou não - do mundo virtual. Segundo dados referidos no New World Notes, cerca de cem mil novos avatares se inscreveram-se nos dias seguintes. Isso provocou por parte dos residentes uma estratégia de colocação da sigla CSI na frente dos seus links SL nos índices, encaminhando assim os novos visitantes para locais sem qualquer ligação com a série. Uma boa forma de incrementar o tráfego, mesmo que enganando o público.

Fórum dos Mundos Virtuais
O primeiro encontro europeu sobre mundos virtuais, realizado em Londres no final de Outubro, deixou no ar uma questão de Lord Putnam, cineasta de renome e especialista da indústria, que se mostra preocupado com a quantidade de mundos virtuais criados para jovens que surgem associados à aquisição de brinquedos, criando a idéia de que o consumo é o mais importante das nossas vidas. Putnam afirma que os mundos virtuais deviam ter propósitos mais educativos e sociais.

NASA na Lua
Quando a NASA voltar à LUA, em 2020, não vamos assistir passivamente, na televisão. Vamos participar. É o que diz um responsável da agência espacial norte-americana, referindo-se aos projetos da NASA em utilização de mundos virtuais para prover um link entre os astronautas e o público. A NASA já tem a colaboração do Second Life e de outros mundos virtuais, mas pretende desenvolver novos projetos próprios na área.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
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