sábado, 7 de junho de 2008

Nova ferramenta para importar sculped prims, promete ser a melhor

A DAZ Production, apresentou recentemente seu produto Hexagon 2.5, um software que exporta para o Second Life, vários formatos de objetos como sculped (objetos complexos que utilizam apenas uma PRIM, primitiva).

A nova ferramenta permite aos usuários que objetos sejam exportadas no formato TGA e, em seguida, utilizadas no simulador da Linden Labs, Second Life. Estes "sculpies prims" podem ser usados para criar objetos mais complexos, como por exemplo formas orgânicas, o que anteriormente não era possível no sistema original.

O sistema permite a transferência e revenda dos objetos que foram criados a partir dele. Assista ao vídeo que demonstra a sua utilização:



Origem: MundoLinden.com

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 9098 novas inscrições, levando a população a um total de 13.910.663 avatares;

• Pico máximo de 60.307 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 14.432 logados por volta das 06:45 desta manhã. Média do dia: 47.464.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 6,17 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.170.217;

• Foram realizados os primeiros testes de teletransporte de avatares entre grid´s com sucesso o que possibilitou teletransportar-se do Second Life para um outro grid com plataforma Opensim, todos que apostam na tecnologia Opensim ficaram entusiasmados (imagem do post).

Origem: Massively

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sexta-feira, 6 de junho de 2008

US$12.000 de um dia para o outro no mundo virtual!

Imagine-se olhando o saldo de sua conta e de uma hora para a outra deparar-se com um crédito válido de 12 mil dólares americanos, imagine ainda que isso acontece não na sua conta bancária convencional, mas numa conta de um mundo virtual! Parece um sonho, mas não é.

Este fato aconteceu com um jogador de Entropia, um metaverso similar ao Second Life, onde pessoas podem criar armas, acessórios, construir fazendas, praticar caça a animais que são na verdade extra-terrestres.

E no meio deste mundo de possibilidades, existem leilões de todo o tipo, desde uma simples bota, até gigantes posses de terra, ou planetas inteiros. Foi assim que Timon "Stuka" Miles, praticamente um noob (novato) conseguiu fazer riqueza da noite para o dia. Minerando em uma de suas propriedades, encontrou um fragmento de DNA (lembrem-se tudo é simulado!!!) de uma criatura extinta na fauna de Entropia. E com este fragmento é possível recriar a criatura sendo quase que uma exclusividade para quem detém a tecnologia e as partes de DNA possíveis. Isto permite faturar grana virtual (PED´s), com a exploração da caça destas criaturas e quanto mais exclusiva a criatura, melhor será.

Com este conjunto de fatores muito favoráveis, o rapaz abriu o leilão e chamou a atenção de gigantes donos de fazendas de caça, na verdade não apenas fazendeiros, mas investidores reais no sistema, ambos com propriedades ricas (Zachurm "Deathifier" Emegen que é dono de um patrimônio próximo de 30 mil dólares e o lendário Jon "NEVERDIE" Jacobs, dono dentre outras coisas da primeira estação espacial em Entropia, que lhe custou mais de 100 mil dólares americanos, porém tudo devidamente retornado e dando lucro de acordo com o próprio Jon).

Ambos duelaram por mais de 2 horas, ao final Neverdie desistiu de "bidar" (cobrir as apostas de seu adversário) e deixou para Deathifier a tão cobiçada peça de DNA, que a arrematou por 127271 PEDs (equivalentes a 12 mil dólares americanos) e o vencedor ainda confirmou que não possuí a totalidade de DNA da tal espécie em extinção para recriá-la, ou seja, podemos ver a batalha acontecer novamente em breve.

Quem disse que mundos virtuais são meros vídeo-games e não merecem investimentos? Enxerga quem pode, mas para mim o que mais se encaixa aqui é o velho ditado que "o pior cego é aquele que não quer ver". O futuro é dos MMOs e Mundos Virtuais, não tenho dúvidas.

Origem: Massively
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Cine Mundo Linden: A Evolução da dança no Second Life

Demonstra que é possível agitar-se no metaverso. Vários estilos e muita diversão. A diretora explorou algumas animações conhecidas, mas também outras desenvolvidas com exclusividade, destacando o estilo Hip Hop com seu break dance.

O vídeo foi dirigido por JENNIFER STEINBACH (no SL Orchid Glitterbuch) que integra o NSS (Natural Selection Studios) um dos grandes grupos que produzem machinimas no Second Life e usou todo seu conhecimento para desenvolver um bom vídeo, que lhes indicamos aqui.

Assista agora:



Caso o link não funcione, clique aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com

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Disney investe em mundos virtuais

Após o fechamento de seu shopping virtual Magic Kingdom, a empresa focará no desenvolvimento de mundos virtuais na Internet.

As primeiras apostas são metaversos com temas vinculados aos seus lançamentos mundiais Carros e Tinker Bell (a Sininho do Peter Pan). Estes simuladores, necessariamente não serão jogos em 3D, mas múltiplas plataformas de diversão voltadas para o público infantil, com o interesse de incluir as crianças no mundo proposto.

O projeto será desenvolvido por uma nova empresa criada apenas para este fim, a Disney Interactive Media Group, formada pela fusão de duas divisões antigas do grupo. E o foco será desenvolver temas para consoles e mundos virtuais, que tenham o objetivo de atrair crianças, inserindo as mesmas nestes universos simulados.

Origem: Massively

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12.150 novas inscrições, levando a população a um total de 13.901.565 avatares;

• Pico máximo de 59.775 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.960 logados por volta das 06:10 desta manhã. Média do dia: 45.993.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,38 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.023.779.

Origem: Massively

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quinta-feira, 5 de junho de 2008

Concurso de Storyboards, com prêmios muito interessantes

A Koinup premiará os 3 melhores storyboards, sobre Cuba - pré Fidel Castro. Esta empresa é especialista em fotos, vídeos e storyboards, feitos a partir de mundos virtuais, além do Second Life encontram-se imagens de outros sistemas como There, Kaneva, The Sims, Entropia, entre outros.

Podem participar apenas avatares do Second Life, registrados no site do concurso. O prazo para envio dos storyboards é dia 17 de junho de 2008.

O local base para o tema é a região Emvee Cuba, simula paisagens e cenários que remontam Cuba antes de Fidel. Clique aqui para visitar.

A premiação é muito interessante:

1º Lugar: Mouse 3Dconnection(US$ 99,00)

2º Lugar: L$ 10.000

3º Lugar: L$ 5.000

Interessados devem inscrever-se aqui, onde terão mais informações sobre as regras do concurso.

Origem: Mundolinden.com
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Cine Mundo Linden: SEVENTH HEAVEN - Windlight, dirigido por GARY HAZLITT

Fantástico vídeo, onde o diretor demonstra o poder do Windlight, recurso do SL que simula condições atmosféricas, de renderização da água e de iluminação próximas da realidade.

Garry é um diretor inglês de filmes machinima, que desenvolve construções de muita qualidade no Second Life. Também é o compositor e músico (guitarra e piano) responsável pela criação e direção musical em seus vídeos.

Assista agora:



Caso o link não funcione, clique aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 15.375 novas inscrições, levando a população a um total de 13.889.415 avatares;

• Pico máximo de 61.924 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:05 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.687 logados por volta das 06:40 desta manhã. Média do dia: 48.717.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,24 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.138.068.

Origem: Massively

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quarta-feira, 4 de junho de 2008

Avatares que apoiam Obama, comemoram no Second Life vitória nas prévias Democratas

Ontem, durante todo o dia, após a última rodada de 5 meses de batalha pré-eleitoral contra sua partidária a Senadora Hillary Clinton, os apoiadores do também Senador Barak Obama comemoram inclusive no Second Life a sua indicação para a disputa presidencial nos EUA.

O grupo oficial do candidato reúne 883 pessoas no metaverso e é maior que o de sua ex-concorrente, Hillary Clinton com apoio de 527 pessoas no Second Life e maior ainda que todos grupos somados do futuro concorrente John Mc Cain (Partido Republicano), que conta com pouco mais de 100 pessoas.

Os Democratas estavam em festa, em especial os partidários de Obama, que puderam assistir a declaração final de seu candidato ao vivo, por vídeo streamming na sede oficial da campanha dentro do Metaverso, com 15 minutos de antecedência em relação aos canais convencionais de televisão.

Infelizmente no Brasil o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu a utilização da Internet, do Second Life e de outras ferramentas de redes sociais, para campanhas ou contato eleitoral.

Entendo que esta é uma medida cega, que proíbe a livre manifestação daqueles que devemos escolher como candidatos. Um site, um perfil no Orkut, uma sede no Second Life, vídeos no You Tube, podem com certeza aproximar os candidatos ainda mais dos eleitores, o maior exemplo é sem dúvida Obama, que desenvolveu uma campanha forte nestes canais, estreitando seu relacionamento com eleitores que fizeram toda a diferença na decisão das prévias Democratas.

A manutenção de proibição, imposta pelo TSE, sobre canais de comunicação como estes, favorece somente a mesma e velha política que não leva a lugar nenhum. Beneficiará aos cartéis eleitoreiros, ao coronelismo e a manipulação das massas. Mas nunca beneficiará o eleitor, que não poderá acessar diretamente as opiniões dos candidatos (em blogs, sites, twitter, etc) e assim deixarão de conhecer melhor aqueles que os representarão.

Visite o comitê de Obama no Second Life, clique aqui.

Assista também ao vídeo da presença oficial de Obama com seu avatar no Second Life:


Se o vídeo não abrir clique aqui.


Origem: MundoLinden.com
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Second Life no celular já é realidade!

Um executivo da IBM em Londres, fez o teste e divulgou seu vídeo pelo You Tube. Conseguimos localizar o vídeo e o estamos trazendo em primeira mão para o Brasil.

Em seu blog, o usuário declara que estava realmente cético sob a possibilidade de utilizar o SL em seu celular, mas surpreendeu-se com o que viu.



Neste vídeo o usuário testa a ferramenta no metrô de Londres.


A Vollee (empresa que desenvolve a ferramenta especializada em programação mobile), disponibilizou uma versão de testes permitindo o acesso via celular, através de um pequeno software que emula o Viewer do sistema, porém o SL roda na verdade nos servidores da empresa. Ou seja, você interage apenas com um vídeo "real time" em seu celular, mas tudo é processado nos servidores da Vollee.

É verdade que ainda existe muito "lag" (lentidão) principalmente quando é preciso acessar inventários ou papear por I.M. (instant message). Mas é uma grande evolução chegar ao mundo virtual via celular, pois, permite acesso remoto, sem fio e de qualquer ponto que tenha cobertura 3G.

Aqui no Brasil o sistema ainda pode não ser viável (não testamos), pois poucas operadoras oferecem 3G de qualidade e a cobertura deste serviço atinge poucas cidades, mas, podemos nos preparar que em breve nossos avatares terem como navegar no metaverso, mesmo que não estejamos em nossos nootebooks ou desktops.

Por enquanto o serviço é gratuito, mas no futuro será pago.

Baixe o software para seu celular aqui (somente para quem assina serviços 3G) e faça seu teste. Deixe seu comentário para sabermos como anda o desenvolvimento do SL Mobile.

Origem: MundoLinden.com
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 711 novas inscrições, levando a população a um total de 13.874.040 avatares;

• Pico máximo de 61.797 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.906 logados por volta das 06:10 desta manhã. Média do dia: 48.640.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0,99 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.138.068.

Origem: Massively

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terça-feira, 3 de junho de 2008

Homem tetraplégico anda no Second Life apenas com ondas cerebrais

No Japão, nas dependências da Universidade de Keio, um homem paralisado , utilizando apenas suas ondas cerebrais foi capaz de manipular um personagem virtual na internet. Cientistas japoneses confirmaram o experimento ontem (02 de junho de 2008) e foi o primeiro bem sucedido do gênero no mundo.

Aos 41 anos de idade o paciente usou sua imaginação para fazer um avatar no Second Life ter um passeio a pé e também realizar um bate-papo virtual com outra pessoa.

O paciente, que sofreu paralisia a mais de 30 anos, mal pode dobrar seus dedos, devido a uma doença muscular progressiva, portanto, não pode utilizar mouse ou teclado de modo tradicional.

No experimento, ele usava um chapéu com três eletrodos que acompanharam suas ondas cerebrais, relacionadas às mãos e pernas. Mesmo sem poder mover suas pernas, ele imaginava que seu personagem estava caminhando e o resultado era mostrado imediatamente no sistema 3D.

Ele foi, então, capaz de ter uma conversa com o outro avatar usando microfone.

"É a primeira vez que um paciente com este grau de paralisia tenha conseguido realizar um encontro sozinho com outras pessoas e uma conversa via Internet em um mundo virtual", acrescentam os cientistas.

Os pesquisadores agora estão estudando um sistema que permita criar mensagens SMS por pessoas com limitação física ou mental, selecionando algumas letras, disse Junichi Ushiba, professor do departamento de biociências e informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Keio.

"Em um futuro próximo, eles serão capazes de passear por Second Life em shoppings, apenas com as ondas cerebrais e realizar uma compra através de um simples clique", disse Ushiba.

Second Life é um mundo virtual cada vez mais popular no qual as pessoas - e animais - são representados por avatares animados e fazem tudo a partir de atividades sociais.

Ushiba diz que o Second Life pode motivar pacientes com paralisia grave, que muitas vezes estão em estado de profunda depressão para se submeterem a reabilitação.

Origem: Yahoo! News - UK
Vídeo Tutorial: "Como abrir caixas no Second Life"

A parceria entre o blog MundoLinden.com e o Prof. Marcello, apresenta uma nova série de tutoriais em língua portuguesa, começando pela vídeo aula abaixo:




Origem: MundoLinden.com e Prof. Marcello

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 6.899 novas inscrições, levando a população a um total de 13.873.329 avatares.

• Pico máximo de 61.547 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 36.616 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 49.057.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,69 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.138.068.

• Lançada nova versão do Blender para exportar animações em BVH para o Second Life, mais informações clique aqui.

Origem: Massively

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segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Eletric Sheep Company está com problemas na justiça trabalhista

Uma das mais bem sucedidas empresas que atuam no Second Life, criadora de campanhas para marcas famosas como CSI, NBA, MTV, HBO, CineMAx, entre outras, tem problemas por não recolher taxas e tributos reais sobre seus trabalhadores virtuais.

A companhia vive um momento delicado, pois o orgão que controla as relações do trabalho nos E.U.A. , relatou algumas irregularidades que podem abrir uma discussão interessante, principalmente para empresas reais que utilizam-se de mão de obra no metaverso.

Foi denunciado o não pagamento dos tributos referentes ao seguro social (aqui no Brasil equivalente ao pacote de tributos do INSS e do FGTS), de pessoas que trabalharam para a empresa através de seus avatares no Second Life, em campanhas para diversas marcas reais dentro do mundo virtual.

Com isso a Eletric Sheep terá que recolher os tributos devidos acrescidos de multa. Algo que os advogados da empresa estão explorando ao máximo, tentando capitalizar este novo fato e ampliar a presença da marca na imprensa.

Aqui no Brasil avatares trabalham ou trabalharam sem formalidade para muitas empresas (Bradesco, Kaizen Games, Nokia, TAM, SESC, Sundown Motos, Rádios, etc) seria interessante ver como esta relação deve ser tratada pela Justiça Trabalhista, tendo em vista a falta de compromisso de muitos. Seria no mínimo estranho forçar uma empresa a formalizar um grupo de colaboradores, para dedicação exclusiva às suas ações no Metaverso.

Acreditamos que a contratação de prestadores de serviços no Second Life deve ser formalizada sim, mas de forma alternativa à atual legislação trabalhista, que inviabiliza e encarece esta contratação.

Está aberta a discussão deste tema delicado, será que o Ministério Público do Trabalho brasileiro tem interesse no assunto?

Origem: Equipe MundoLinden.com
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13.763 novas inscrições, levando a população a um total de 13.866.211 avatares;

• Pico máximo de 65.173 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 38.798 logados por volta das 15:55 desta manhã. Média do dia: 52.162.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,34 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.155.836.

Origem: Massively

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domingo, 1 de junho de 2008

Cine Mundo Linden: Hospital Idaho Elks

Um bom vídeo, que demonstra o projeto sério do pessoal da Play2train, que além de criar o espaço em réplica do hospital na vida real, produziu este machinima que apresentamos abaixo.

Esta réplica foi criada com a finalidade de treinamento on-line para profissionais da área médica. Inicialmente utilizada no treinamento para atendimento de vítimas de bio-terrorismo. A simulação profissional ocorre nas regiões Getafix, Asterix e Obelix, porém, estão fechadas para a visitação pública.

Assista agora:



Caso o link não funcione, clique aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 16.547 novas inscrições, levando a população a um total de 13.852.144 avatares;

• Pico máximo de 62.424 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:45 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 39.256 logados por volta das 07:10 desta manhã. Média do dia: 51.863 .

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0,95 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.155.836 ;

Origem: Massively

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