sábado, 1 de setembro de 2007

Nova agência virtual de modelos promove concurso de beleza

A Next pretende trazer um novo conceito de agenciamento e promoção das modelos, fazendo um trabalho direcionado aos lojistas e empresas.

A Next Mega Model é o mais novo empreendimento do Second Life. No seu comando está Pcharmosa Writer, empresária de grande renome e, como diretora geral, Thati Boucher.


Para consolidar sua entrada no mercado a Next Mega Models promove o concurso Garota Mega Model, na qual serão distribuídos 18.000,00 Lindens em premiaçao. Neste concurso, a modelo escolhida irá participar de nossa campanha durante três meses e terá seu nome e sua imagem veiculada pela agência.

A Next pretende trazer um novo conceito de agenciamento e promoção das modelos, fazendo um trabalho direcionado aos lojistas e empresas, para que tenham maior visibilidade à sua marca. A Next Mega Model fica localizada na praia da Brasil Norte e realizará o concurso em três etapas etapas.

Regras do concurso:
  • 1) O Concurso Garota Next Mega Model será realizado em 3 etapas, sendo que a segunda será no dia 12 e a terceira em 13 de setembro;
  • 2) 1º Etapa> A Agencia fará uma seleção entre as inscritas para que fiquemos com 30 Candidatas; 2º Etapa > As 30 candidatas serão submetidas a votação do público. Passará para a última etapa as 15 candidatas mas bem votadas; 3º Etapa > A banca de jurados irá escolher as 3 finalistas e entre as 3 a vencedora.
  • 3) Para ser realizado e confirmado a inscrição a candidata deverá enviar um Im para Thati Boucher ou Apsara Mathy solicitando a sua inscrição juntamente com o envio de uma foto de rosto 'Full', em seguida o nome da futura candidata deverá ser adicionado ao Grupo criado para o concurso, somente as candidatas pertencentes ao grupo estarão concorrendo;
  • 4) É terminantemente proibida a participação de qualquer pessoa da organização, ficando estes somente como staff;
  • 5) O julgamento será pelas fotos do rosto das classificadas tiradas no Studio da Next Mega Model;
  • 6) As candidatas precisam mandar uma foto de rosto atual (para fins de cadastramento) com nome , que seja copy e modify, para Thati Boucher ou Apsara Mathy. As fotos que ficarão em exposição, serão tiradas no Studio da Next Mega Models;
  • 7) A Banca julgadora será mantida em segredo para evitar possíveis assédios;
  • 8) Premiação: 1º Lugar > L$10000 + estrelar campanha da Next Mega Models por 3 meses. 2º Lugar > L$5000 3º Lugar > L$3000
  • 9) Todos os informes e possíveis dúvidas serão tiradas no Grupo;
  • 10) O Concurso Garota Mega Model é realizado pela Agência Next Mega Models.
O Concurso Garota Mega Model tem o Patrocínio ZZN Virtual e o Apoio da Ilha Buzios.


Press release: Thati Boucher . Next Mega Model
thati.boucher@hotmail.com

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Revista VIP SL lança sua edição de setembro no Second Life

A grande estrela dessa edição é Pietra Peccable, uma loira linda e sensual, que se diz uma pecadora autêntica e que adora provocar os homens e ser desejada.

Será lançada nessa segunda-feira, a partir das 21h, com grande festa no Boulevard Brasil, a quinta edição da revista VIP Second Life, da Editora Abril. Seguindo o mesmo estilo que já consagrou a revista, a VIP SL de setembro tem uma belíssima mulher na capa e matérias divertidas e interessantes sobre o que rola no nosso universo. A grande estrela dessa edição é Pietra Peccable, uma loira linda e sensual, que se diz uma pecadora autêntica e que adora provocar os homens e ser desejada. As fotos da gata estão maravilhosas e foram produzidas pelo fotógrafo BrunoLisboa Oh, já bastante conhecido no SL.

A VIP ainda tem outras reportagens bem interessantes, como uma entrevista exclusiva com Zé Branagh, um dos maiores investidores do SL Brasil, uma reportagem com um roteiro dos lugares mais bacanas para fazer sexo no Second Life sem gastar nada e um conto erótico quentíssimo, escrito pela bela jornalista Ananda Valeeva.

Concurso "Gata Revista VIP SL"

A VIP SL já é lida por mais de 30 mil pessoas no Second Life e tem tudo para crescer ainda mais, graças à qualidade de suas matérias e beleza das fotos que publica. Por falar em beleza, a VIP SL irá realizar o maior concurso de beleza já feito no SL Brasil. O concurso, que irá eleger a Gata Revista VIP SL, teve exatamente 327 mulheres inscritas, em dois meses de inscrições. Na próxima fase do concurso, a equipe de redação da VIP real irá selecionar 40 gatas desse total, que participarão de uma eleição popular no Second Life e na comunidade da VIP SL no orkut.

Dessas 40 candidatas, as 20 mais votadas participarão de um grande evento, com direito à festa e desfile das finalistas, onde as gatas serão julgadas por uma comissão formada por pessoas selecionadas pela VIP SL. A vencedora ganhará um prêmio de 15 mil lindens. A segunda colocada receberá 3 mil e a terceira ficará com um prêmio de 2 mil lindens. Ao total, serão distribuídos 20 mil lindens em prêmios. É a maior premiação já entregue num concurso do SL Brasil. Maiores informações podem ser obtidas com Kevinn Capalini, através do e-mail kevinncapalini@hotmail.com.

Press release: Revista VIP . Editora Abril
Ensino Superior aposta no Second Life

Saem as empresas, entram as faculdades. Agora é a Unis-MG, de Varginha, que promove ação educacional no metaverso eletrônico da Linden Lab. Nunca o Second Life registrou tantos investimentos de instituições educacionais, em tão pouco tempo.

Já imaginou um ambiente virtual reproduzindo a realidade? Um mundo com ruas, prédios, cidadãos, instituições e negócios? Parece cinema, principalmente do filme Matrix, mas essa é a proposta do Second Life (segunda vida, em português). O que era para ser apenas uma “febre” na internet, a exemplo do Orkut, o Second Life se mostrou uma ferramenta extremamente eficiente para consolidação de instituições.


E o Centro Universitário do Sul de Minas também está nesse mundo virtual. Alocado na Ilha BH, inaugurada no dia 2 de agosto, o Unis foi a primeira instituição de ensino superior do estado a se instalar no programa. No prédio virtual do Unis, os usuários podem visitar o auditório e assistir um vídeo institucional.

No ambiente virtual do Unis é possível realizar aulas, seminários e palestras. Segundo o professor Stefano Barra Gazzola, reitor do Unis, o Second Life oferece novas oportunidades de ensino e promove a interação entre universidade e a sociedade. “O ambiente é livre e todos os usuários do programa podem visitar”, ressalta.

Para o professor Tomas Dias Sant’Ana, gestor da Educação a Distância do Unis, o fato do programa simular a realidade permite a interação de diversas pessoas ao mesmo tempo. “Os recursos visuais disponíveis recriam as instalações reais facilitando o contato entre ministrante e platéia, e isso é mais um recurso que pode ser utilizado no ensino a distância”.

Embora chamado de “jogo”, o Second Life deve ser visto como uma ferramenta de marketing, de comunicação, de educação e de negócios. O professor Fabrício Pelloso Piurcosky, coordenador do curso de Ciência da Computação do Unis destaca que o programa abrange tudo que os usuários de internet gostam, pois em um único espaço congrega o bate-papo, mensagens instantâneas, relacionamentos e um mundo a ser descoberto.


O universitário Wariston Fernando Pereira, do 8º período de Ciência da Computação do Unis, concorda com essa opinião. Nesse mundo virtual, o estudante é o “WarZ McMillan” e passa cerca de 6 horas por dia explorando as possibilidades do programa. “É um mundo novo, onde se pode fazer coisas cotidianas como visitar uma loja, até inusitadas como voar e teleportar-se de um local para outro”, completa.

O projeto do Unis no Second Life, prevê uma integração do programa ao ambiente de aprendizagem da educação a distância e a criação de cursos ministrados no mundo virtual. “A instalação do Unis no universo virtual confirma nossa principal característica, o pioneirismo. Fomos pioneiros em internet e em Educação a Distância no Sul de Minas, e agora, aderimos a essa nova forma de interação e transmissão de conhecimentos”, finaliza o professor Stefano Barra Gazzola. Saiba mais sobre a instalação do Unis no Second Life em seu website oficial.

Press release: Francisco José Pereira - MTB 11.927
Assessoria de Comunicação Social . comunicacao@unis.edu.br
Centro Universitário do Sul de Minas - Unis . www.unis.edu.br

Varginha . Minas Gerais . CEP 37010540
Fone: (35) 3219 5000 - Fax: (35) 3219 5251
Gato Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gato Linden da Semana' de hoje, vamos falar de Shuichi Market, que tem 22 anos na vida real e acessa o Second Life praticamente todos os dias. Ele conheceu o Second Life através de um blog sobre curiosidades na internet, e desde então reside no mundo virtual. Shuichi, que adora a cultura "cosplay" japonesa, além de visitar lugares legais, odeia quando seu avatar não pára quieto para tirar fotos. Saiba mais sobre ele:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Shuichi Market. Idade na vida real: 22".

Como conheceu e o quê o fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci através de um blog que falava sobre curiosidades na internet. Achei interessante e resolvi experimentar".

Desde quando participa do Second Life?
"Meu primeiro avatar foi criado em setembro do ano passado, que em seguida foi substituído pelo atual (Shuichi)".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"O nome veio de um personagem de um anime (desenho animado japonês) que se chama GRAVITATION. Um de meus favoritos".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Conhecer lugares interessantes, bem planejados, fazer compras e encontrar meus amigos virtuais."

O que mais detesta no Second Life?
"Problemas de travamentos, demora na visualização e nitidez e de alguns ambientes ou objetos. Os famosos Lags. Também detesto quando o avatar evita a câmera na hora de tirar as fotos (risos)".

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Sou viciado em comprar roupas inspiradas na cultura japonesa Visual Kei (movimento musical japonês onde a música anda sempre ao lado da imagem) que compõem o estilo do Shuichi. Loja preferida (uma delas): ::: B@R ::: BareRose (Tokyo and Tori's Clothing)".

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Um ambiente brasileiro especializado em Cosplays para os fãs de anime poderem se encontrar, trocar umas idéias, se divertir e curtir uma balada ao estilo japonês".

Mande um alô pra alguém!
"Hanael Mills – Um amigo especial que já me apresentou à muitos lugares e pessoas legais.“Te adoro amigo! Parabéns pelo bebê, estou muito ansioso para conhecê-lo".

Shuichi Market compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.
Ilha Vestibular Brasil reúne mais faculdades brasileiras no Second Life

A iniciativa da Ilha Vestibular Brasil é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com as empresas Garcix Inovações e Cafeína Estúdio de Criação. O projeto será lançado oficialmente no dia 11 de setembro.

O mundo educacional brasileiro aposta no Second Life, universo paralelo virtual e de dimensões tridimensionais que simula os aspectos da vida real e onde as pessoas podem habitar com personagens (o chamado "avatar"). Foi criada no ambiente Second Life a Ilha Vestibular Brasil, espaço destinado a reunir as principais instituições de Ensino Superior e ser ponto de encontro da tribo acadêmica. A ilha tem 65 mil m2, ofertando inicialmente lotes de 256m2 gratuitos para os interessados. Espaços maiores que estes, no entanto, são vendidos. Já está instalada na ilha a Fanor - Faculdades Nordeste (Fortaleza), estando confirmadas presenças de instituições como a Anhanguera Educacional, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), o Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG), entre outras (ver lista completa ao final do texto).


A iniciativa da Ilha Vestibular Brasil é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com as empresas Garcix Inovações e Cafeína Estúdio de Criação. O projeto será lançado oficialmente no dia 11 de setembro, às 18h30min, na sede da ABMES, em Brasília. A Ilha Vestibular Brasil é como um condomínio, tendo ruas e lotes onde cada centro educacional pode construir seus prédios e oferecer os seus serviços, como informações sobre a instituição, cursos on line, brindes virtuais e etc. Para os que acreditam no sucesso da união entre educação e Second Life, o ambiente virtual vai além de um meio de comunicação, é sim mais um espaço para a atividade ensino-aprendizado, ao possibilitar a interação entre as pessoas. O idealizador do empreendimento virtual Ilha Vestibular Brasil é o professor Maurício Garcia, especialista em gestão educacional que já atua há mais de 20 anos no Ensino Superior e que é também proprietário da Garcix Inovações, empresa criada no intuito de produzir propostas inovadoras para o ambiente educacional. No Second Life, no entanto, o avatar (personagem) de Garcia é o Mgar Magneto.

Segundo Maurício Garcia, a Ilha Vestibular Brasil é um principalmente um espaço destinado para quem quer fazer uma faculdade. "As pessoas poderão interagir conhecendo escolas e pessoas por todo Brasil, facilitando assim o processo de escolha de onde estudar", disse ele. A Ilha terá cinco ambientes em comum: a praça central (espaço de convivência); o centro de convenções (auditório e salas de aula); a feira de profissões, onde as pessoas poderão obter informações sobre as carreiras existentes; a Escola Wiki de Objetos e Scripts do Second Life, no qual pode-se aprender e ensinar livremente a se criar coisas no universo virtual; e a balada, contendo quatro ambientes diferentes com música ao vivo.


Saiba como encontrar a ilha - Dentro do universo do Second Life, você faz uma busca por "vestibular", "universidade" ou "faculdade" e a Ilha Vestibular Brasil surge como retorno dessa busca. Ou simplesmente clique neste link.

Sobre a Fanor - A Fanor foi fundada em 2001, em Fortaleza (CE), conta com cerca de 3.200 alunos em 12 cursos de graduação e nove de pós-graduação. A instituição apresenta como diferencial proporcionar experiências que contribuem para a formação profissional e intelectual de seus alunos, de forma a desenvolver competências exigidas pelo mercado.

Instituições confirmadas na Ilha Vestibular Brasil - Anhanguera Educacional; Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Centro Universitário do Espirito Santo - UNESC; Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG, Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte, Centro Universitário Radial, Centro Universitário UNA, COC Sstema de Ensino, Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, Faculdades Nordeste - Fanor, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV/SP, Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Senac São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Tuiuti do Paraná.

Ilha Vestibular Brasil: Perguntas e Respostas

Qual o objetivo da criação da Ilha Vestibular Brasil?
Oferecer um espaço virtual, em 3D, que pretende reunir as principais faculdades, centros universitários e universidades do Brasil. Diversas instituições já confirmaram a sua presença no projeto, como a Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo), o Centro Universitário UNA (Belo Horizonte), o Centro Universitário Monte Serrat (Santos) e o Centro Universitário Radial (São Paulo).

Qual a visão do empreendimento Ilha Vestibular Brasil?
A visão do empreendimento é que o local seja uma referência virtual como ponto de encontro de professores, alunos e futuros alunos. Assim, as pessoas poder interagir de uma forma muito intensa, andar pelas suas dependências, conhecendo escolas e pessoas por todo Brasil, facilitando o processo de escolha de onde estudar.

Quais as características do ambiente Ilha Vestibular Brasil?
A Ilha Vestibular Brasil é um espaço de 65 mil m², onde existem ruas e lotes. É como se fosse um condomínio. As escolas têm seus lotes nesse espaço e lá constroem seusprédios e salas.

O que é preciso para as instituições "habitarem" a Ilha Vestibular Brasil?
Basta que elas queiram, pois estão disponíveis lotes de 256 m², gratuitos. Mesmo para essas que pagam, se forem associadas da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), estão previstas condições especiais, já que o projeto firmou um convênio com essa entidade. A própria ABMES já tem a sua área alocada na Ilha Vestibular Brasil.

O que a Ilha Vestibular Brasil oferece para os seus "inquilinos" e para os seus visitantes?
Cada faculdade fica livre para fazer a sua oferta aos visitantes. Serão oferecidas informações sobre os cursos, dados da instituição e brindes virtuais (camisetas, sacolas, motos, etc..), além da possibilidade de participar de aulas e atividades didáticas no ambiente, tanto para alunos atuais como para os futuros alunos. A Ilha, por sua vez, terão alguns ambientes comuns que poderão ser usufruídos por todos. Basicamente são 5 espaços comuns: praça central (espaço de convivência, local por onde se chega na ilha); centro de convenções (salas de aula, auditórios etc.), feira de profissões (informações sobre as carreiras), Escola Wiki de Objetos e Scripts do Second Life (local aonde se pode aprender e ensinar livremente como criar coisas no Second Life) e balada (espaço com 4 ambientes e música ao vivo).

Qual o tipo de pblico ao qual a ilha quer atingir?
Pessoas que querem fazer um curso superior e estão em processo de decisões de onde estudar. A Ilha Vestibular Brasil é uma produção da Cafeína Estúdio & Garcix Inovações, a qual está encarregada pela ABMES de toda parte operacional do projeto. Lançamento oficial, dia 11 de setembro, às 18h30, no Auditório Victorio Lanza, sede da ABMES, em Brasília (DF). Expositor: Maurício Garcia MGAR Consultores | Transmissão vivo para a Internet pelo site da associação. Telefones: (11) 3589-7639 e (11) 5181-4988.

Origem: Segs.com.br | Portal Fator Brasil

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Mundo Linden adere ao Meebo para promover a comunicação entre seus leitores

Este blog conta agora com uma sala de bate-papo exclusiva, e livre, para que sua audiência se comunique entre si e para que haja uma maior interação com o site. Porém, a sala está ainda em fase experimental.

Quem observar na coluna à direita, logo abaixo dos banners publicitários, irá constatar que a redação do Mundo Linden incluiu uma pequena janela "encaixada" no seu layout, por onde disponibiliza uma sala de bate-papo (chat) exclusiva. A iniciativa parte da solicitação de alguns leitores, que pediram ao blog uma sala exclusiva de conversação. O Mundo Linden acatou a proposta e a partir de hoje abre um canal para diálogo em tempo real, com disponibilidade constante.

Para este fim, o blog lançou mão da ferramenta Meebo que, de longe, é a melhor e mais democrática na criação de salas de bate-papo proprietárias, para uso em qualquer website. O Meebo é um site web 2.0 amplamente conhecido por facilitar a integração entre diversos messengers instantâneos, como o MSN, o Yahoo e o AIM. Ele permite também a criação dos "Meebo Rooms", ou seja, salas de diálogo importáveis por código. Seu uso no Mundo Linden é extremamente simples: uma vez com a página do blog aberta, você aparece como "guestxxxx" na janelinha de conversação. Basta então, se quiser, mudar seu apelido e começar a conversar. O sistema permite enviar mensagens particulares para outros leitores que estejam presentes na mesma sessão. Um som é disparado sempre que alguém envia uma mensagem particular para você.

O Mundo Linden procura com a iniciativa melhorar o contato com sua comunidade de leitores e, a partir da sala de chat, promover a troca de experiências ou o simples convívio social. Nós da redação pedimos apenas que utilizem esta ferramenta com sobriedade, educação e que evitem a "baixaria". Assim, poderemos manter o serviço sempre ativo, enquanto promovemos normalmente a publicação das novas matérias. A sala de bate-papo estará ativa por um período de experiência de 15 dias. A depender da sua aceitação e do seu uso, será mantida. Mas isso só depende de você, caro leitor.
Torley Linden ensina truques de câmera "matadores" no Second Life

Vídeo postado instantes atrás no YouTube, pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra como utilizar os recursos super avançados de controle de câmera do Second Life. O resultado está na produção de vídeos com incrível mobilidade de visão.


Visite a ilha Buzios pelo YouTube

Vídeo oficial da Meta Mídia Digital mostra que marketing, negócios e diversão podem caminhar juntos, com o devido planejamento, e refletem em boa audiência. A ilha permanece na toplist de lugares "legais" do Second Life.


Mais informações sobre a ilha Buzios: www.metamidiadigital.com.br.
Linden Lab inicia a verificação da idade dos residentes do Second Life

Todos os usuários deverão informar alguns de seus dados reais, para que continuem tendo acesso irrestrito à todos os territórios do metaverso.

A Linden Lab está promovendo o aperfeiçoamento da segurança em seu mundo virtual, introduzindo um sistema de verificação de idade, chamado Identity Verification (IDV), que será empregado com todos os residentes inscritos. O IDV foi projetado para interromper parcialmente o uso do grid principal pelos usuários com menos de 18 anos, interditando seu acesso à locais com conteúdo adulto ou material inapropriado. Este sistema, que utiliza uma tecnologia de verificação de identidade, chamada "Integrity", foi desenvolvido pela companhia Aristotle, especializada em serviços de verificação de dados online.

Robin Harper, vice presidente de marketing e desenvolvimento comunitário da Linden Lab, disse que "este é um passo importante e necessário no desenvolvimento do Second Life". Ela explica que a adição deste sistema, de inclusão de dados reais, permite que a companhia tenha uma melhor estatística sobre o perfil de seus usuários, além de oferecer uma maior confiança à toda comunidade virtual.

A assinatura do IDV é voluntária. Contudo, proprietários de terras estão sendo incentivados a restringir o acesso às suas áreas somente para inscritos neste programa, evitando assim que menores tenham contato com conteúdo adulto em seus territórios. Residentes que assinam o IDV irão incorporar detalhes pessoais, tais como "driver license" (nos EUA), ou RG (no Brasil - ainda não confirmado), na seção "meu cliente" do site oficial do Second Life. Estes detalhes serão então comparados com a base de dados pública, relevante em cada país. A inscrição, uma vez aprovada pelo IDV, dá "sinal verde" para acesso à regiões restritas.

Segundo a gestora do Second Lide, os dados fornecidos pelo usuário não ficarão retidos na Linden Lab. Serão utilizados apenas no processo de verificação de idade, realizada uma só vez. Em seguida os dados são descartados, preservando a privacidade do residente no mundo real. Por enquanto, o sistema IDV está funcionando na versão beta grid do Second Life e só pode ser utilizado por donos de territórios. Contudo, a Linden Lab informa que em breve estará ativando a verificação de idade em todas as ilhas do grid principal do metaverso.

Clique aqui, para obter maiores informações.
S.O.S Educação Profissional inicia ação através do Second Life

Rede colocará um profissional para atendimento pelo metaverso, em horário comercial, durante toda semana.

A S.O.S Educação Profissional (antiga S.O.S Computadores), rede especializada em cursos profissionalizantes e de informática, inaugura sua sede no Second Life nesta sexta-feira, 31. Com 125 unidades espalhadas por 18 estados brasileiros – apenas duas na região Sul, em Curitiba e Florianópolis - a S.O.S espera ganhar 100 novos clientes por dia no universo virtual. A empresa vai colocar um profissional treinado no espaço virtual todos os dias de semana, das 10h às 17h.

Origem: Baguete
Banco virtual brasileiro cresce, em paralelo à quebradeira bancária no Second Life

O Banedi Bank conta com dispositivos de segurança contra fraudes e tem seus fundos monitorados constantemente.

Atualmente no Second Life vários bancos estão falindo, ou à caminho. No entanto, o "Banedi Bank" (banco brasileiro) continua firme e forte. Existente no SL a meses, o Banedi possui sede na ilha Kambam e também na ilha Imperia. O banco cresce cada dia mais de um jeito inacreditável, com juros diários de 0,085% (poupança), 0,10% (fundo B10), 0,12% (fundo B50), 0,15% (fundo B200), sendo que seus juros crescem consecutivamente.

Os bancos no Second Life estão passando por crises financeiras, onde podemos ver isso pela quebra dos bancos Ginko e Allenvest. O banco Banedi, além da alta credibilidade que ele oferece ao seu cliente, conta também com a alta disponibilidade de seu presidente, Banedi Oh, que permanece online para ajudar seus usuários e esclarecer dúvidas.

Todos os saques e depósitos são feito por intermédio de terminais ATM (caixas eletrônicos) que se localizam nas sedes do Banedi, tanto em Kambam quanto em Imperia. No Banedi Bank numca houve risco de quebra, visto que suas equipes financeira e administrativa mantém constante monitoramento nas aplicações e austeridade na manutenção dos fundos ativos.

O que pode deixar o cliente intranqüilo seria uma eventualidade de se querer sacar uma alta quantia monetária, que às vezes o banco não permite, por questões de segurança. Caso um residente, por exemplo, tenha seu avatar hackeado, existem dispositivos que impedem o mesmo sacar todo seu saldo de uma só vez e que informam aos administradores sobre a violação deste avatar, que por sua vez, congelam as suas operações até que o caso se resolva. O Banedi Bank é banco nacional seguro no qual você pode confiar.

Press release: Joaquim Oliveira . Banedi Bank
Festa do Charlie Brown Jr. no Second Life foi um sucesso

A festa foi gravada e vai gerar um vídeo com os melhores momentos, numa ação pioneira da EMI Brasil.


A segunda festa do álbum Ritmo, Ritual e Responsa, que o Charlie Brown Jr. realizou ontem na comunidade online 3D Second Life, foi um sucesso!

Somando este evento ao da semana passada, mais de mil camisetas virtuais da banda foram distribuídas. A ilha Help Brasil, palco do encontro, ficou lotada nas duas ocasiões, com quase 800 avatares dançando e se divertindo ao som da música "Não Viva Em Vão", nos dois eventos, com exibição do Clipe da mesma música, simultaneamente nos telões da EMI.

A festa foi gravada e vai gerar um vídeo com os melhores momentos, numa ação pioneira da EMI Brasil. Ainda é possivel assistir ao clipe e retirar camisetas do Grupo, gratuitamente na Ilha Help Brasil, em um dos 5 pontos de distribuição, na praça central e no Clube Brasil, através deste link.

O projeto e a produção dos eventos, que envolvem a promoção da banda, considerada atualmente a mais importante do cenário pop rock nacional, foram organizados pela Studio Grafics Mídia Digital, através da consultoria SL Guru, contratadas pela EMI Music do Brasil.

Clique aqui, para ver a galeria completa.

Press release: Jean Liberato
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072
e-mail: jeanliberato@gmail.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Linden Lab reformula layout do site oficial do Second Life

Idéia é reorganizar o acesso rápido às informações e melhorar o contato empresa-residente.

A Linden Lab publicou, nesta quarta-feira, uma sensível modificação no template da página de frente do site oficial do Second Life. Entre alguns ajustes observados, um acesso mais visível à serviços básicos da empresa e banners mais evidentes para a página de inscrição e o teen grid.


Nota-se, também, uma página mais limpa, suave, de rápido carregamento e com links mais evidentes às áreas de notícias da imprensa, downloads, suporte, tutoriais, dentre outros. A Linden Lab curiosamente eliminou, da home page do Second Life, as informações em tempo real sobre quantidade total de cadastros realizados, que até ontem ultrapassavam os 9.2 milhões, além da quantidade de avatares que acessaram o metaverso nos últimos 60 dias.

De todo modo, aparentemente a idéia é reorganizar o acesso rápido às informações, implementar a comunicação entre a empresa e seus clientes e deixar a página com um aspecto mais "clean" e agradável.
Reportagem explica aos novatos o que é o Second Life

Apesar da suposta bolha de desinteresse, o metaverso continua registrando crescimento diário de usuários e já ultrapassa os 9 milhões de cadastros ao redor do planeta.

Resident transmite debate na USP

A empresa já desenvolveu as ações de empresas como a IDG Brasil, Banco Real, Volkswagen, Philips, Revista VIP, dentre outras no Second Life.

Graças à sua qualidade de trabalho, conhecimento e know-how em transmissões ao vivo no Second Life e internet, a Resident foi a empresa contratada para transmitir o debate realizado na USP sobre web 2.0 e Second Life.

O evento marca o lançamento da nova fase da Cidade do Conhecimento, que em parceria com os laboratórios da USP e da PUC-SP, Faculdades Cásper Líbero, UnB, Mackenzie, University of Southern California e empresas como iG e Kaizen Games, está disponibilizando uma área de domínio público dentro do Second Life.

Press release: Erica Hans
erica@allowww.com.br
Sob efervescência, USP inaugura incubadora no Second Life

Debate entre intelectuais e profissionais coloca no ar auditório da Cidade do Conhecimento 2.0.

Se o evento de lançamento durou mais de nove horas, entre debates, divagações filosóficas e provocações de profissionais das mais diversas áreas, é sinal de que há muito a aprender sobre o assunto. O projeto Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), que ganhou versão 2.0 nesta terça-feira, 28, chegou ao Second Life envolto no tipo de ambiente que pretende incentivar: a inquietação.

Um grande auditório na ilha Mosaico (teleporte aqui) é a sede da primeira incubadora digital brasileira. A idéia é que, a partir de projetos experimentais, sejam criados conceitos viáveis economicamente. "Buscamos exatamente essa união entre academia e iniciativa privada", afirma o diretor da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz. Parcerias são o cerne do projeto. O terreno no Second Life foi doado pela Kaizen Games, empresa que distribui o jogo no Brasil, e o auditório cedido pela University of Southern Califórnia (USC), dos Estados Unidos.

A própria união de forças já mostra a mudança de paradigma em torno da exploração do Second Life no Brasil, até hoje marcada apenas por marketing vazio e empresas com mentalidade primitiva. "Somar forças é a grande lição dada pelas redes sociais", afirmou no debate o arquiteto Sergio Bicudo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mas não se sabe ainda aonde o conceito de metaverso levará e que novas relações (se é que haverá) serão criadas na sociedade a partir do ambiente 3D. "Antes de ter preconceito e criticar, é preciso apalpar, explorar as possibilidades", disse no lançamento a pesquisadora Maria Lúcia Santaella, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC-SP. "Estamos diante de algo que não conhecemos e a universidade precisa ter a humildade de tentar", afirmou Gilson Schwartz.

O evento na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP marcou também os sete anos do projeto, com o seminário "Da Web 2.0 ao Capitalismo 3.0". O evento também teve participação do editor-chefe de Conteúdo Digital do Grupo Estado, Marco Chiaretti.

Outras seis universidades brasileiras participam da Cidade do Conhecimento 2.0: PUC-SP, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade Casper Líbero, Universidade de Santo Amaro (Unisa) e Mackenzie. O lançamento foi transmitido ao vivo no Second Life e pelo site da USP com tecnologia IPTV, de televisão pela Web.

Escrito por Lucas Pretti, do Estadão.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Caio Túlio Costa: inovação e criatividade são "palavras-chave" no universo 2.0

"Não adianta replicar no Second Life outros conteúdos. E isso é o que todo mundo tem feito", ressaltou o diretor-presidente do iG.

"Inovação e criatividade são "palavras-chave" no universo 2.0"... Pelo menos foi o que garantiu Caio Túlio Costa, diretor-presidente do iG, umas das empresas que investiu na "localização" do Second Life, durante a sua participação no debate que marcou a estréia da Cidade do Conhecimento no metaverso.


Segundo Costa, a mídia tradicional criou muita expectativa diante da inovação e afirmou que a produção de conteúdo para um ambiente 3D precisa ser diferenciada. "Não vamos dar conta das expectativas. O maior problema é que usamos a mídia internet transpondo para ela o modo tradicional de se fazer jornalismo", explicou o executivo durante o bate-papo.

"Não adianta replicar no Second Life outros conteúdos. E isso é o que todo mundo tem feito", ressaltou Costa. Ele ainda explicou em sua apresentação que, embora seja clichê, é preciso entender esse novo cenário interativo: "Temos de conviver com isso e descobrir como utilizar", enfatizou. "E isso serve para nós jornalistas e educadores", completou.

De acordo com o executivo, o site de jornalismo colaborativo Minha Notícia é um dos canais mais acessados do portal iG, mesmo sendo composto, basicamente, de material enviado pelos leitores. Ele ressaltou algumas características desse conteúdo, como falta de apuração e credibilidade, mas não descartou em nenhum momento a necessidade de manter em um portal esse tipo de comunicação com o internauta.

Ele finalizou sua participação na mesa de debates alertando o quão importante será não aplicar no Second Life os mecanismos tradicionais e terminou deixando um recado: "A comunicação mudou e o momento revolucionário é esse".

Origem: iG / Second Life Informa.
Universidades ganham espaço no Second Life; assista a matéria do Jornal Hoje

Cidade do Conhecimento inaugura nesta terça-feira (28) filial no mundo virtual. Espaço será dedicado principalmente aos que ainda não estão na universidade.

A Cidade do Conhecimento, projeto feito em parceria entre várias universidades para promover a cultura e a educação, inaugura nesta terça-feira (28) um espaço em três dimensões no Second Life. Deste modo, abre-se o mundo virtual para a universidade, também ampliando o acesso desta, tornando-a um lugar em três dimensões.

“Uma rede de universidades, além da USP, a PUC-SP, o Mackenzie, ESPM, varias escolas, estão se somando nesse projeto e vão oferecer oficinas, conteúdos, apoio a projetos. Tudo isso está dentro da universidade, é uma área que é de acesso livre, gratuito, e aqui podemos fazer projeções, aulas, seminários”, afirmou Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento.

A linguagem dos games tem como objetivo tornar o estudo mais divertido e a brincadeira mais instrutiva. “Acho que o mais importante é para quem não está na universidade. A universidade se abre, dá acesso por outros meios que não apenas o vestibular”, disse Schwartz.

“Você chega lá, é um candidato a vestibular quer fazer psicologia. Você aperta ‘psicologia’, senta no sofá e vai ver uns três ou quatro vídeos pequenos sobre os psicólogos, o que eles fazem hoje, como eles estão, o que é uma carreira de psicólogo”, explica Mônica Borja, gerente de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para Schwartz, a Cidade do Conhecimento no Second Life ainda tem muita área livre para ser ocupada por novos projetos sem fim lucrativos. “Tem terra disponível. Agora, é preciso aprender a voar e também a botar os pés no chão. Você pode tomar um tombo, mas aqui você não se machuca”. Pelo planeta, renomadas universidades já se lançaram nesses vôos: existem mais de 100 escolas no mundo explorando novas possibilidades de ensino com cerca de oito milhões de estudantes virtuais.


Origem: G1 / Globo.com
Banco no Second Life oferece seguro grátis para investimentos de seus clientes

Ação da BCX Bank tenta amenizar reflexos da grave crise financeira que assola o Second Life, e com isso se manter em atividade.

Instituições bancárias virtuais do Second Life, que ainda permanecem em atividade, sofrem com a grave crise que assola o metaverso, consolidada com a quebra da Ginko Financial e alimentada com os rumores de uma futura falência da Allenvest Financial. Para continuar atuando no mundo virtual, elas criam novas ferramentas para atrair novos investidores e manterem sua carteira atual de clientes em fidelidade, que por sinal estão se tornando uma raridade no mercado.

Entre as novas idéias para restabelecer a credibilidade do setor financeiro no Second Life, o BCX Bank, que tempos atrás promoveu um fórum aberto para discussão da crise financeira do metaverso, acaba de anunciar a criação do "Seguro Grátis de Investimentos". Este serviço, que entrará em funcionamento no próximo dia 1º de Setembro, consiste na garantia de que os fundos aplicados pelos correntistas da BCX estarão integralmente cobertos por uma outra instituição, a The Rock Insurance Company, uma empresa virtual de seguros que já atende outras instituições financeiras do Second Life. A BCX não irá, portanto, repassar os custos da sua seguradora.

O funcionamento desta seguradora é semelhante à das empresas similares no mundo real, e já opera há mais de dois anos. Instituições virtuais costumam repassar os custos dos seguros da The Rock, contudo a BCX será o primeiro banco que não cobrará por este serviço de segurança financeira. Nossa reportagem verificou que a Allenvest Financial, por exemplo, está presente na carteira de clientes da The Rock. Contudo levantamos a informação de que este banco está em inadimplência com a seguradora há cerca de quatro meses.

"Estamos sem comunicação com a Allenvest desde 3 de Agosto, que até então nos prometia regularizar sua situação 'nas próximas semanas'. Estamos já no fim do mês e optamos por rescindir o contrato desta instituição por simples inadimplência. Nosso contrato prevê isso", afirmou Eliale Morigi (foto ao lado), CEO da The Rock Insurance Co.. "Se eles estivessem em dia com nosso contrato, não estariam atravessando estes problemas, pois já os teríamos socorrido. Temos lastro para socorrer até três bancos do porte da Allenvest, ao mesmo tempo. Contudo, contrato é contrato. Para darmos esta segurança ao nosso segurado, ele precisa estar em dia conosco", disse Morigi à reportagem.

O CEO da The Rock afirmou também que apóia a idéia da BCX em subsidiar aos seus clientes os custos de seu seguro. Contudo nos confirmou que o contrato com esta instituição não havia sido alterado até então. Também questionamos ele sobre o que achava da crise atual do Second Life, em seu mercado financeiro. Morigi disse que o metaverso, no geral, está pagando por atos obscuros de pessoas irresponsáveis que, seduzidos pelos grandes ganhos fáceis de seus bancos, assumiram uma falta de austeridade e, até mesmo, um falta de caráter incompatível com suas funções e seu papel no mercado.

"Acompanho os atos destas pessoas há cerca de um ano e, sinceramente, sabia que isto iria ocorrer", disse. "Enquanto a transparência e a austeridade não forem regras do nosso mercado, com o devido acompanhamento de órgãos reguladores e dos próprios clientes, certamente presenciaremos novos escândalos financeiros, como o da Ginko, e não teremos um sistema financeiro seguro no Second Life. De todo modo, a The Rock está fazendo sua parte", conclui Morigi.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Para Philip Rosedale, Second Life poderá ser tão grande quanto a Web

Na abertura do SLCC 2007, em Chicago, o fundador e presidente da Linden Lab afirma que todos na Terra utilizarão os mundos virtuais.

Neste último final de semana, Philip Rosedale, presidente da Linden Lab e criador do universo Second Life, promoveu a abertura do SLCC 2007 (Second Life Community Convention), ocorrida de 24 a 26 deste mês, em Chicago. De forma ambiciosa, ele declara que seu metaverso "é algo que todos na Terra irão utilizar" e que o Second Life poderá ser "tão grande quanto a própria Web".

Minutos antes, ele fez comédia de si mesmo e da Linden, mostrando uma camisa com o texto "imagem faltando", e apresentando gráficos estatísticos no telão, em que aparecem a extensão dos problemas do Second Life, no tocante à lentidão, manutenções planejadas e emergenciais, além dos bugs que promovem "sumiço" nos inventários dos residentes.

"O Second Life continua muito jovem e muito pequeno, necessita de cuidados constantes", disse Rosedale, desaprovando comentários com os quais a mídia bombardeou seu mundo virtual, meses atrás. "A grande maioria da mídia acredita mais do que nós nos recursos que o SL deveria oferecer". E disse mais: "Todos querem do Second Life muitos pulos de etapas, sem se preocuparem com o ônus deste desejo... é uma miopia natural sobre sistemas emergentes como o nosso".

Veja como foi a palestra de abertura de Rosedale:

Evento da USP, em parceria com outras faculdades, debate web 2.0 e Second Life

Debates e demonstrações apresentam essa nova fase da Cidade do Conhecimento, que usa IPTV, Second Life e VOIP. Evento acontece nesta terça-feira (28), no auditório da FEA-USP.

A Cidade do Conhecimento, ligada à Universidade de São Paulo, celebra sete anos com um evento que marca o lançamento de novas atividades em parceria com laboratórios da USP e da PUC-SP, além das Faculdade Cásper Líbero, UnB, University of Southern California e empresas como iG e Kaizen Games. Elas são parceiras da Cidade do Conhecimento 2.0, uma área de domínio público na plataforma Second Life. No evento, que acontece amanhã, dia 28 de agosto, no auditório da FEA-USP, na Cidade Universitária, debates e demonstrações apresentam essa nova fase da Cidade do Conhecimento, que usa IPTV, Second Life e VOIP.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.cidade2.ig.com.br e custam entre 30 reais, para estudantes, e 300 reais, para empresas. A Cidade do Conhecimento foi criada em 1999, no Instituto de Estudos Avançados da USP, e a partir de 2006 instalou seu laboratório no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Conheça a grade temática do evento:

9h - 10h30 | Iconomia das Redes, Vida Digital e Mercados de Capitais
•Paulo Bylik (Rio Bravo); Roberto Troster (Integral); Décio Zylbersztajn (FEA-USP); Carlos Lino (GC Capital); Guilherme Ary Plonski (PGT-USP, FEA-USP); Ludovino Meneses (câmara-e.net); Roberto Franco Moreira (CTR-ECA-USP).

10h30 - 12h | Criação de Conteúdo e Estratégias de Inovação na Web 2.0
•Filomena Moita (UEPB); José Manuel Moran (ISES); Sergio Bicudo (PUC-SP); André Leme Fleury (POLI-USP); Gilberto Prado (ECA-USP); Celso Aramaki (Fluxstreets, Japão); Luiz Dantas (CTR-ECA-USP); Marco Chiaretti (O Estado de S.Paulo); Cid Torquato (WSA); Anderson Gurgel (Gazeta Mercantil)

13h - 14h30 | Talentos, Competências e Identidades nas Redes
•Doug Schuler (Evergreen State College, Seattle Community Network); Joshua Fouts (Center on Public Diplomacy, University of Southern California); Daniel Luzzi (Cognita-Cidade do Conhecimento); Ricardo Mucci (Fundação Padre Anchieta); Carol-Ann Braun (Le Cube, Paris), Jorge Bodanzky (Navegar Amazônia).
14h30 - 16h | Sustentabilidade Digital e Projetos 2.0
•Rogério da Costa (PUC-SP); Oded Grajew (Movimento Nossa São Paulo É Outra Cidade); Regis Rossi A. Faria (LSI-POLI-USP); Almir Almas(CTR-ECA-USP); Margot Pavan (iG-Cidade do Conhecimento), Valério Brittos (Unisinos), Myriam Bahia Lopes (UFMG), Alan Dubner (Cybermind).

16h - 16h30 | Second Life, Web 2.0, Semântica Web e Capitalismo 3.0: horizontes e mapas
•Gilson Schwartz (ECA-USP), Sergio Amadeu (Casper Líbero), Demetrio Magnoli (Boletim Mundo, USP); Maria Lúcia Santaella (PUC-SP e FGV-SP).

Origem: Info Corporate
Porto Seguro é a primeira seguradora brasileira no Second Life

Habitantes do 'universo virtual' poderão conhecer melhor a companhia, seus produtos e serviços.

A Porto Seguro é a primeira seguradora brasileira a participar do 'Second Life', ambiente virtual onde já 'vivem' mais de oito milhões de pessoas e que movimenta cerca de dois milhões de dólares por dia em negócios. "Ingressamos neste Universo motivados pelas tendências e expectativas que as pessoas têm criado com relação a ele. Além disso, queremos fortalecer a nossa marca junto a esse público, formado em sua maioria por jovens, habituados a utilizar mídia eletrônica no seu dia-a-dia", afirma Ismael Caetano, Gerente de Marketing Porto Seguro.

A companhia está localizada nas praças da Alphaville, Jardins e Itaim, sendo representada no 'Second Life' por um guincho. "No guincho há um link que direciona os avatares para o site da Porto Seguro, onde podem conhecer os produtos, encontrar um corretor e esclarecer eventuais dúvidas", explica Caetano. "Esperamos com esta participação ampliar nossos mecanismos de interatividade com o público em geral, além de corretores e segurados; já temos campanhas publicitárias e outros mecanismos de estímulo a troca de informações e ampliação de relacionamentos", informa.

Ainda segundo Ismael Caetano, os avatares aprovam a presença da Porto Seguro no 'Second Life'. "Até agora só recebemos elogios e não tivemos nenhuma crítica. Eles vêem essa participação de forma positiva", completa.

Origem: Segs

domingo, 26 de agosto de 2007

Linden Lab inicia abertura do código de seus servidores Second Life

Publicação discreta da fonte de dois núcleos importantes do código de serviço do metaverso confirmam que a empresa vai mesmo liberar a hospedagem externa dos territórios virtuais.

Nas últimas 48 horas, a Linden Lab liberou discretamente em suas páginas de colaboração wiki, o código-fonte de dois núcleos importantes que compõe o sistema de serviço ativo nos servidores do Second Life: o "Eventlet" e o "Mulib".

Estas bibliotecas, contudo, não são suficientes o bastante para que programadores avançados possam simular o SL em seus computadores. Mesmo assim, tratam-se de dois itens essenciais para intercomunicação entre os códigos dos novos servidores, através do nova arquitetura Rest (Representational State Transfer), um modelo de backbone que será adotado pela Linden Lab em breve.

Com documentação disponibilizada de forma modesta, em suas páginas wiki, observa-se que os códigos dos núcleos foram escritos em versão moderna da linguagem Python, o que causou surpresa entre os especialistas em Second Life Open Source. Estes códigos podem ser baixados através de arquivos .zip nas páginas wiki de cada módulo (pelos links acima).
Brasileiros criam primeiro serviço voip através do Second Life

Vídeo mostra como se cadastrar e utilizar SLPhone, o primeiro celular totalmente funcional para Second Life, que permite ligações telefônicas para o mundo real.

Brasileiros da Devel-IT/SLTelecom disponibilizaram para a comunidade nacional e internacional do Second Life um gadget virtual denominado "SLPhone", um serviço de comunicação VoIP (Voz sobre IP), disponível a residentes do metaverso e oferecido pela empresa. Através do aparelho é possível comunicar-se com qualquer pessoa, tanto no Second Life quanto no mundo real.


Segundo informações da empresa, o uso do serviço é grátis para ligações dentro do metaverso. Ligações do Second Life para o mundo físico, pelo SLPhone, dependem da aquisição de créditos através do site do fabricante. O cadastro é gratuito pelo site e o SLPhone pode ser baixado na filial da SLTelecom, posicionada na ilha Sao Paulo Itaim. O aparelho deve então ser "vestido" pelo usuário para que apareçam as opções de comando. Até o momento, o SLPhone só está disponível para usuários Windows.

Maiores informações sobre o SLPhone, clique aqui.

Assista a demonstração oficial do serviço:

Ricardo Newton inaugura coletânea de suas obras no Second Life

“Os Eternos Totens Urbanos” completa com chave de ouro ciclo iniciado em 1986, no Rio de Janeiro e lança um modelo inédito no Brasil.

Neste domingo, dia 26 de agosto de 2007, às 16 horas, o Second Life vai ser o palco de um evento diferente: uma coletânea de arte do renomado pintor carioca Ricardo Newton, que decidiu fazer uma retrospectiva dos seus trabalhos dos últimos 21 anos de forma inovadora, aproveitando esta nova mídia que vem se tornando sensação no mundo inteiro.


A coletânea “Os Eternos Totens Urbanos” foi inspirada em “Totens Urbanos”, uma exposição do artista realizada no Rio de Janeiro em 1986, na qual Ricardo apresentou ao público carioca sua visão peculiar a respeito dos mais variados elementos urbanos, transformando-os, através de sua perspectiva e sensibilidade, em totens do cotidiano, objetos e cenas normais, porém dotadas de espírito e arte.

O idealizador do evento foi um ex-aluno de Ricardo Newton na Escola de Belas Artes da UFRJ, o designer e também professor universitário Marcos Pereira (Archanjo), chanceler da Universidade do Brasil Virtual e curador da retrospectiva. Segundo Archanjo, “promover este tipo de manifestação cultural, além de enriquecer o ambiente virtual do Second Life, proporciona também o acesso às obras do artista em um nível de interação muito superior ao que ocorre com um website comum. Permite, por exemplo, que pessoas de qualquer lugar do mundo que estejam conectadas ao Second Life possam conversar ao vivo com o artista, através de seus avatares, além de assistir vídeos, participar de coquetéis virtuais e mais uma infinidade de ações”.

A ação de vanguarda da dupla Ricardo e Archanjo não pára por aí. No mesmo dia que esta coletânea for desmontada outra tomará o seu lugar e com uma proposta ainda mais ambiciosa. No dia 26 de setembro, Ricardo Newton inaugurará a exposição “Arquétipos Urbanos” no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, e também na Galeria Pérola Negra na UBV, no Second Life. Esta iniciativa, segundo as palavras do artista, “permite que o evento assistido pelo público carioca in loco possa ser estendido para pessoas de todas as partes do mundo”. Ambas permanecerão, no mundo físico e no virtual, até o dia 04 de novembro.


Ricardo Newton e Marcos Archanjo vão estar no local neste domingo a partir das 16 horas (horário de Brasília) para receber os convidados. O sistema de voz estará habilitado, permitindo uma conversa ao vivo com o pintor. A Universidade do Brasil Virtual fica na ilha Brasil Nordeste, nas coordenadas 224,58,55. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail marcosarchanjo@yahoo.com.br.

Press release: Marcos Archanjo . Universidade Brasil Virtual.