sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Chegou o T Linden! Novo VP de produtos da Linden Lab.

Tom Hale, agora manda nas áreas estratégicas de negócios que envolvem o Second Life. Será conhecido dentro do mundo virtual pelo seu avatar T Linden. O MundoLinden.com sai novamente na frente e publica a novidade antes de todos os canais de informação no Brasil. Leia abaixo e conheça o novo bam bam bam de produtos da Linden Lab.

Por Jean Liberato.

O executivo chega com um currículo forte, muita vontade e com metas ousadas. Seu sucesso no mercado de tecnologia vem do desempenho que obteve coordenando os produtos, muito conhecidos, da Macromedia e mais recentemente, após a empresa criadora do Flash ser absorvida pela Adobe, Tom assumiu a mesma função na empresa que mantém sistemas gráficos muito populares como o Photoshop, Adobe Premiere, After Efects, entre outros.

Ao chegar na empresa dona do Second Life, Tom afirma que sua missão é clara e terá o seguinte foco:

- Ouvir o mercado, principalmente os consumidores diretos (avatares);

- Tornar o Second Life um software amigável e de fácil utilização;

- Desenvolver novas funcionalidades importantes para a vida real;

- Criar canais de afinidade com os diversos segmentos de utilizadores do sistema, como noobies, land barons, fashionistas, professores, empresários, etc;

- Eleger, implementar e administrar prioridades. Um calendário de ações pontuais será criado e servirá de base para o trabalho de sua equipe.

Como podemos ver, a Linden Lab está se mexendo e busca resolver o seu problema mais crítico, que é a relação direta com o consumidor. Bem como, tenta deixar o seu principal produto mais agradável e de fácil utilização.

A tarefa será árdua, mas Tom Hale (T Linden a partir de hoje) tem experiência e conhece muito bem o mercado.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 22.000 novas inscrições, levando a população a um total de 16.050.548 avatares;

• Pico máximo de 69.879 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.124 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 58.998 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.38 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.381.770 (NOVO RECORDE).

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Second Life X Lively (Google)

É galerinha, o Lively fechou! E o Second Life continua crescendo e crescendo com gente de verdade, não mais com robôs como bem nos lembrou nosso amigo Henry! E agora??? Quem vai segurar o gigante Google? Será que a Linden agüenta não ser engolida pelos dólares "googleanos"?

por Jean Liberato.

Bom, parece até brincadeira, mas eu sempre disse que o Lively era limitado e que não ameaçava o Second Life. Era um brinquedinho, um chat 3D que ficava atrás de seus concorrentes diretos, como publiquei neste post em 16 de julho passado.

Está acesa a luz de alerta! Residentes do SL, o Google acredita nos mundos virtuais, pois experimentou um. Fechou, pois entendeu que o formato dele estava errado. Outras coisas devem ser lembradas, como o fato deles fornecerem o sistema de buscas (search) que é o padrão no nosso Second Life da Linden Lab, e agora o gigante está "livre" novamente, sem produtos nesse filão interessante de mundos virtuais. Entendem o que quero dizer?

Acredito que agora o Google venha para cima do Second Life, com força total. Devemos ter novidades no ano que vem, mesmo em uma época de recessão na economia mundial. É bem possível que eles queiram comprar a Linden Lab, ou ainda, se associar a empresa e trazer consigo uma solução para o funil tecnológico que a Linden vive hoje. A capacidade de processamento dos "data centeres" da Linden é limitada e uma sociedade com o Google seria mais que bem vinda neste momento.

Ou seja, meus amigos, esperem um ano de 2009 com possibilidade de grandes mudanças no Second Life. O Lively morreu, o Second Life cresce exponencialmente e não existe outro mundo virtual tão interessante no aspecto comercial quanto o SL. Como nos disse a Tiamat em seu comentário de ontem, "o SL proporciona um tipo de interação entre as pessoas que ainda não havia na Internet ou nos meios de comunicação", por isso mesmo acredito que seja interessante para várias empresas de tecnologia que este mundo virtual proposto pelo Second Life seja cada vez mais viável e ativo.

Quem quer apostar comigo que o Google vem pra cima da Linden Lab, para comprar ou participar como sócia do SL? Deixem seus comentários, que eles valem ouro.

Nos vemos no Second Life!

Se você não conhece o SL, cadastre-se agora mesmo: www.secondlife.com.

*Jean Liberato (consultor para desenvolvimento web, especialista em Social Media).
* in world: Liberato Lindman

SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 2598.5977


Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 16.995 novas inscrições, levando a população a um total de 16.028.548 avatares;

• Pico máximo de 69.030 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 26.875 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 48.671 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 3.35 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.381.770 (NOVO RECORDE).

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Depois de quatro meses, Google fecha o 'Lively', concorrente do Second Life

O Google anunciou nesta quarta-feira (19) que vai fechar o aplicativo de realidade virtual Lively, quatro meses após o lançamento do projeto. O sistema vai funcionar apenas até o fim do ano. Segundo a empresa, o objetivo é "priorizar as pesquisas e se focar em seus serviços-chave de buscas, publicidade e aplicativos".

No programa on-line, os usuários podem interagir em ambientes e com outros objetos que imitam a vida real. O serviço foi lançado cinco anos depois do Second Life, numa época em que o programa de realidade virtual já não tinha o mesmo vigor.

O crescimento do mundo virtual da Linden Lab perdeu impulso após o período de rápida expansão.

Especialistas apontam que o caráter sexual de grande parte do conteúdo e o controle frágil de propriedade intelectual dentro do SL esvaziaram o produto. Empresas que investiram na brincadeira começaram a sair da empreitada de fininho.

No lançamento, o Google afirmou que o Lively iria atrair mais interesse por não estar "preso" a apenas um sistema, como o Second Life, e não cobrar nada dos usuários. Depois de instalar o aplicativo, é possível usar o Lively por meio de outros portais, como redes sociais e blogs.

Aposta errada

Em comunicado oficial, o Google trata o Lively como "experimentação", mas admite que "nem todas as apostas são bem-sucedidas quando se assume esse tipo de risco". A empresa afirma que foi uma "difícil decisão" fechar o sistema e que "todo mundo que trabalhou nesse projeto será transferido para outras equipes".

No Lively, é possível criar espaços virtuais em sites, personalizar avatares e decorar o "mundo on-line" com fotos e vídeos em streaming do YouTube, do Picasa e outras fontes. Também se pode construir ambientes como apartamentos, ranchos e terraços com cenários de cidades ao fundo.

Origem: Folha Online.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Quer aprender alguma profissão virtual no Second Life?

Conheça a ESCOLA SECOND ISLAND, que tem como principal interesse dar a oportunidade, a todos os usuários do SECONDLIFE, de aprender a realizar alguma atividade dentro do ambiente do jogo.

Aprendendo uma “profissão”, ou seja, passando a ter habilidades especificas que podem ser utilizadas dentro do ambiente virtual do SL, os usuários passarão:

• A ter maior interesse de permanência no ambiente do jogo;

• A dar maior valor a este tipo de habilidade, passando a compreender o verdadeiro valor deste conhecimento;

Outro grande projeto realizado pela ESCOLA SECOND ISLAND é o AMIGOS DA ESCOLA que reúne orientadores e voluntários dispostos a ajudar aos novos usuários do jogo, ensinando a estes, os comandos básicos deste ambiente. Além disso, temos a preocupação de integrar, socializar e manter o vinculo com este novo habitante, formando, assim, uma grande rede de relações dentro deste ambiente virtual.

Sendo assim, a ESCOLA SECOND ISLAND a partir dos seus diferentes projetos e serviços tem como principais filosofias contribuir para o maior desenvolvimento e desempenho dos jogadores, criar uma rede de relações sociais e fazer com que a idéia de um jogo sadio e construtivo seja passada a estes habitantes do metaverso.

LOCALIZAÇÃO

A ESCOLA SECOND ISLAND está situada, hoje, na Ilha SECOND ISLAND, ilha institucional desta empresa. Teleporte-se agora!.

No que se refere especificamente a ESCOLA, em seu prédio, os interessados em realizar algum dos cursos oferecidos, encontram informações sobre os cursos, realizam suas matrículas, em terminais previamente identificados, além de serem informados do dia e horário dos cursos.

Os alunos são recebidos por atendentes previamente treinados e capacitados a esclarecer qualquer dúvida sobre os cursos. Estes funcionários têm também a função de anunciar os cursos, através de spams em grupos previamente definidos, e indicar a sala de aula aos alunos. As aulas são ministradas em salas preparadas em skys, com total privacidade.

Professores capacitados, com conhecimento específico realizam as aulas, que deverão ter o número mínimo de QUATRO ALUNOS para a sua realização.


CURSOS OFERECIDOS

Os seguintes cursos são hoje oferecidos pela ESCOLA SECOND ISLAND.

• Formação de DJ – curso voltado para todos os interessados em exercer a profissão de DJ em festas realizadas no SL. Dentro deste ambiente virtual, é preciso ter conhecimentos prévios de como usar programas que reproduzem arquivos de música dentro do ambiente SL. Além deste conhecimento técnico, ser DJ significa ter carisma e uma sintonia com o seu público, em geral. Este curso está subdivido em três módulos, com duração de 2 horas cada um. No último módulo do curso de Formação de DJ, o aluno realiza uma aula prática, fazendo parte da sua formação. É necessário que o aluno tenha feito o download e instalado o softwear VIRTUAL DJ, programa utilizado pelos profissionais deste ramo. A ESCOLA SECOND ISLAND oferece o link para a versão DEMO deste programa.

• Formação de Promoter – curso voltado para os interessados em exercer a profissão de promoter de festas dentro do ambiente do SL. Animação, simpatia, carisma, grande rede de amizades, criação de spams e regras de convivência, são alguns dos pontos a serem abordados neste curso. Este curso é oferecido em um único módulo, com duração de 2 horas, onde o aluno aprende as técnicas necessárias para a realização desta atividade no ambiente do SL.

• Confecção de Roupas – curso voltado para os interessados em aprender a confeccionar roupas dentro do SL. Este curso está subdivido em 2 módulos específicos. No MÓDULO 1, o aluno terá 3 aulas, com duração de 2 horas cada uma. No MÓDULO 2, o aluno aprende a criar e anexar à roupa criada objetos flex que darão movimento a roupa criada. É necessário que o aluno tenha feito o download e instalado o softwear PHOTOSHOP, assim como também feito o download e descompactado os templates (moldes de roupas) fornecidos pela LindenLabs. A ESCOLA SECOND ISLAND oferece o link para a versão DEMO do softwear necessário.

• Criação de objetos – curso voltado para os interessados em aprender a construir objetos diversos dentro do SL, a partir que o próprio jogo oferece. Este curso está dividido em 3 módulos distintos, sendo que cada módulo possui 2 aulas, com duração de 2 horas cada aula. Todas as aulas são eminentemente práticas, sendo realizadas em uma sala especialmente criada para esta atividade.

• Desenvolvimento de scripts – curso voltado para os interessados em aprender a desenvolver scripts, linguagem específica do ambiente SL que possibilita a criação de animações diversas. Este curso está dividido em 3 módulos distintos, sendo que cada módulo possui 2 aulas, com duração de 2 horas cada aula. As aulas são divididas em aulas teóricas e práticas

• Formação de corretores – curso voltado para aqueles que têm como interesse trabalhar com corretagem de imóveis e terrenos dentro do SL. Como montar uma carteira de terrenos e imóveis, criação de spams, comportamento interpessoal, são pontos a serem tratados. Este curso é oferecido em módulo único, com duração de 2 horas. Os alunos que melhor se destacarem neste curso, serão aproveitados junto a SECOND ISLAND IMOBILIÁRIA, segmento da EMPRESA SECOND ISLAND responsável pela venda e locação dos terrenos e imóveis desta empresa.

• Fotografia – curso voltado para aqueles que têm como objetivo trabalhar como fotógrafos, criando books, registrando por imagens eventos ou, até mesmo, prestando serviços a lojas fotografando produtos. Este curso é oferecido em módulo único, tendo, no entanto, 2 aulas teórica e prática. É necessário que o aluno tenha feito o download e instalado o softwear PHOTOSHOP. A ESCOLA SECOND ISLAND oferece o link para a versão DEMO do softwear necessário.

• Organização de Eventos – curso voltado a todos aqueles que queiram trabalhar com organização e administração de ventos em geral, sejam casamentos, festas de aniversário, recepção, etc. O curso é dividido em 3 módulos, tendo cada um, 2 horas de atividades.

Mais do que oferecer apenas cursos profissionalizantes, a ESCOLA SECOND ISLAND tem a preocupação de incentivar seus alunos a seguir um caminho de sucesso, sendo o que chamamos de um “avatar melhor” no SECONDLIFE. Sendo assim, a ESCOLA SECOND ISLAND possui projetos paralelos sempre voltados à cultura e ao conhecimento de um modo geral.

EQUIPE:

Direção Geral – Vedra Bernard
Direção Financeira – Anndy Camel
Direção Administrativa – Luthien Breavehart
Direção Acadêmica – VOITENA Mokkev
Logística – Claudinha Akina
Atendentes – Penelope Wolf, MCMF Okelly, Kent Tiratzo, Pandora Kiranov

Press realease: Escola Second Island

Publicidade:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 17.213 novas inscrições, levando a população a um total de 16.011.553 avatares (NOVO RECORDE - o SL chegou acima dos 16 milhões de residentes cadastrados);

• Pico máximo de 71.856 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.213 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 56.134 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.53 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.349.551 (NOVO RECORDE).

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Polêmicas, recordes, resultados e fatos

Tenho dedicado boa parte de meu tempo na análise e no desenvolvimento de estratégias viáveis, que dêem resultados em mundos virtuais, principalmente no Second Life. Sinceramente, valeu a pena. E mais: tudo indica que a tendência é crescer cada dia mais.

por Jean Liberato

Apesar de trabalhar com outras mídias na Internet, como o There.com e o Entropia Universe, e também com redes sociais como o Orkut, o FaceBook, MySpace e YouTube, vou focar no Second Life, que é o tema de estudo deste blog.

E para abrir este post, vejam que beleza! O SL atingiu a marca de 76.000 conexões simultâneas, neste último final de semana! NOVO RECORDE de residentes logados nos servidores simultaneamente!!!

É pouco? Certamente que não! Este número significa que os novos residentes estão chegando e ficando e os mais antigos continuam ativos. É um exemplo tangível da população ativa em crescimento, que movimenta o mundo virtual 3D.

Quer outro indicador? Ok, lá vai: 1.349.551 pessoas, conectaram-se no Second Life nos últimos 60 dias - NOVO RECORDE TAMBÉM, atingido neste final de semana. Comparando este número ao mesmo período do ano de 2007 (o ano do "boom"), encontramos um crescimento real de aproximadamente 420.000 residentes! Em termos percentuais, temos um crescimento real de 43% na base de pessoas verdadeiramente ativas dentro do metaverso.

Estas pessoas movimentam mais de 20 milhões de dólares americanos por mês, consumindo recursos dentro do mundo virtual. E não estão computados aí os valores movimentados por fora do sistema, que movimentam um montante 30% maior que o número oficial.

Vamos falar de tabus?

Etimologicamente, "tabu" é um assunto de que não costumamos falar por várias razões: porque é alvo de opiniões contraditórias, porque é um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas, etc. Também pode ser considerado como qualquer assunto inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.

Ok! O Second Life é um TABU, um TABUZÃO, bem grande e que incomoda demais os "experts" da Tecnologia da Informação (TI ou IT) e alguns publicitários também. Freqüentemente o SL é posto a prova, é criticado, atacado, mal falado, ojerizado, etc. Quem mais fala e menos gosta, são catedráticos que defendem com unhas e dentes o seu ganha pão sagrado de cada dia, mantendo sua fé no eterno status-co da atual WEB (1.0, 2.0, 3.0, raios-que-os-parta.ponto.zero).

Por que? Oras! Para não terem que reformular todo um conceito desenvolvido ao longo dos últimos 20 ou 30 anos! Simples assim! O que será do fanático revolucionário que defende projetos baseados em Linux, se por algum motivo a WEB tornar-se um "brinquedo" em 3D? Como ele vai justificar que a tecnologia que ele diz ser de ponta, top de linha, de repente tornar-se algo ultrapassado? Aí está o tabu, instituído e marcado. Mais claro que isso, só se acendermos as luzes!

Pois bem, depois que vemos o SL como um grande tabu tecnológico, nos cabe entender o que ele é. Pois, nos últimos meses, vem demonstrando ser muito mais que um joguinho em rede, muito mais do que uma rede de pessoas com interesses comuns. O SL é um meio de produção de conteúdo fantástico, ainda mais interessante que a WEB quando ela surgiu! É filho da rede mundial, é uma criatura, que pode a qualquer momento tornar-se algo tão importante quanto a sua origem.

Pessoas gostariam de perguntar: "Mas Liberato, por que você resolveu escrever sobre isso?" Resolvi falar sobre motivos, sobre mitos e sobre tabus, para justificar o resultado apresentado pelo Second Life nos últimos meses e no último ano. O mais importante é diagnosticar que este mundo simulado está crescendo, tanto quanto no ano passado, quando foi descoberto pelo público e chamado de "hype", de "bolha especulativa", de "joguinho" e outros adjetivos.

O mais interessante é notar que este crescimento é real e não é um "boom" como afirmavam no passado. Sempre questiono a postura derrotista que alguns "especialistas" em mundos virtuais tiveram no ano passado. Muitos sabichões (principalmente blogueiros, publicitários, marketeiros e professores universitários da área de TI, ou tudo numa mente só eheheheh) decretaram que o Second Life morreria neste ano! Ok! Ok! Ok! Cadê a morte do Second Life??? Hummmmmmmmmmm... Tá bom, vocês erraram. Serão perdoados, não tenho dúvidas disso. eheheheheh

Mas por favor, não venham no futuro fazer o jogo hipócrita, de que eram a favor do SL, que é uma mídia revolucionária e tal. Eu, por exemplo, tenho tudo aqui guardado nas minhas HD's, sabemos quem disse, o que disse e como disse. Se precisar a gente lembra ao público. ;)

Bom, contra fatos e números não há argumentos, e se houverem argumentos, críticas, reclamações elogios e etc, por favor, os postem nos comentários. Abaixo, publico os números da discórdia! O Second Life cresceu, cresce e vai crescer ainda mais. Como podemos ver nos gráficos, muitos números foram batidos nos últimos 9 meses. A Linden Lab (dona e criadora do SL) divulgou na semana passada o fechamento do terceiro trimestre deste ano, com dados comparativos aos últimos trimestres. Vejamos:

Horas totais utilizadas pelos residentes no mundo inteiro.
(Crescimento de 45% em 12 meses)


Total de transações financeiras entre residentes no mundo inteiro.

(estabilizada em 102 milhões de dólares americanos no trimestre)

Total de transações no mercado oficial de câmbio LindEx - Linden Exchange.

(crescimento de 33% no volume de transações - 28 milhões de dólares americanos)

Terreno virtual total - em m2.

(cresceu 123% em relação ao mesmo período do ano passado)
É isso. Gostem ou não do Second Life, uma coisa é certa: ele não foi um hype! Outra coisa é certa: ele continua crescendo e vai crescer ainda mais. O viés é fortíssimo e que chorem os "profetas do apocalipse"! eheheheheh

Ainda nesta semana publicarei meus comentários, pontualmente, sobre cada item apresentado nos gráficos.

Nos vemos no Second Life!!!

Se você não conhece o SL, cadatre-se agora mesmo: www.secondlife.com.

*Jean Liberato (consultor para desenvolvimento web, especialista em Social Media).
* in world: Liberato Lindman

SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 2598.5977


Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 21.734 novas inscrições, levando a população a um total de 15.994.427 avatares (em poucas horas o SL chegará a 16 milhões de residentes cadastrados);

• Pico máximo de 72.987 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 41.523 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 61.649 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.57 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.349.551 (NOVO RECORDE).

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade: