Desde as 16:32 horas desta sexta-feira (11), computadores de residentes com IPs sediados no sistema Oi Internet Velox não estão conseguindo se conectar ao metaverso Linden. Navegador e site voltaram por volta das 18:37 de hoje (12).

Entramos em contato com o suporte técnico avançado da Velox, onde nos foi informado sobre uma manutenção em andamento, onde alguns servidores com serviços de redirecionamento estão sendo trocados. Observamos, inclusive, que outros serviçõs Web 2.0, como o eSnips.com não estão respondendo plenamente. A Velox informa que a questão estará sendo resolvida nas próximas horas, pois os novos servidores estão sendo configurados afim de que acessem endereçamentos IPs específicos, em outras regiões do globo, principalmente aqueles sediados na California, como é o caso do datacenter da Linden Lab.
A problema já está trazendo transtornos para usuários que trabalham no Second Life e que tem compromissos com outros residentes. A princípio resta apenas a espera. O Mundo Linden permanecerá de prontidão para mais novidades sobre esta situação, com atualizações a medida que fatos relevantes forem confirmados.
[Atualização | 16:28] Problema ainda persiste. Informações fornecidas pelo suporte Velox são desencontradas. Na última chamada, a Velox assumiu que o problema estaria de fato em seus servidores, que não estão redirecionando corretamente para determinados endereços IP na Califórnia. Foi informado também que os técnicos estão trabalhando nisso, neste exato momento.
Alternativas
Alguns residentes estão reconfigurando os endereçamentos DNS em seus equipamentos, conseguindo assim algum acesso, rompendo o 'bloqueio' do Velox. Mas não em todos os casos, pois a medida está trazendo lentidão acima do normal e travamentos. Verificamos também que o site Movablelife.net está autenticando logins de usuários Velox, permitindo apenas que os residentes se comuniquem através de texto, e sem nenhum recurso de navegação 3D.
[Atualização | 16:53] Conforme informações do Último Segundo, o problema pode estar tendo origem no link 'Embratel-IMPSAT'. Às 9 horas do último dia 10 foram feitas migrações que teriam provocado um conflito de roteamento interno entre suas conexões. Para tentar uma solução, a Embratel aplicou alguns filtros, que acabaram bloqueando o acesso à vários sites e serviços online. Contactado, o centro de operações da IMPSAT tratou como verídicos estes dados. O link 'Embratel-IMPSAT' é fornecedor para o serviço Oi Internet Velox.
[Atualização | 18:45] O site www.secondlife.com voltou a estar acessível através de conexões Velox. O navegador 3D também voltou a autenticar conexões. Como nada é perfeito, a Linden informa que existem problemas no serviço de 'Voice', que estão sendo corrigidos.
Convidamos nossos leitores a atualizarem informações através de nosso mural de recados, na coluna ao lado, ou encaminharem novidades para nossa redação, através do e-mail mundolinden@yahoo.com.br