sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Foi um sucesso! SLACTIONS 2009 na PUC-SP

Participei do capítulo São Paulo do SLACTIONS 2009 na última quinta-feira, que foi organizado pelo Departamento de Computação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP (no Campus PUC Marquês). O evento contou com a presença de muitas pessoas da área acadêmica ligadas à Tecnologia, Educação e ao Game Design.

por Jean Liberato.

Voltado para os alunos do curso de Jogos Digitais da PUC Exatas (também conhecida como PUC Marquês), o SLACTIONS foi trazido ao Brasil e teve o capítulo São Paulo organizado pelo professor Donizetti Louro, Professor e Pesquisador em Inteligência Artificial da PUC-SP, um dos cinco coordenadores mundiais do SLACTIONS 2009 e Coordenador do Centro de Excelência em Educação Imersiva SunMycrosystem/PUC-SP.

Além de professores e alunos de tecnologia, estavam presentes e colaboraram com o evento, outros professores, doutores e pesquisadores da PUC-SP, como segue: Maria da Graça Moreira da Silva (Professora Pós-Graduação em Educação), Monica Mandaji (Doutoranda em Educação), Maurício Pontuschka (Chefe de Departamento de Computação), Fernando Giorno (Vice-Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia) e Luiz Carlos Campos (Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia).

O capítulo São Paulo conectou-se com o evento mundial, que ocorria ao mesmo tempo dentro do Metaverso Second Life (traduzido simultaneamente pela aluna Sabrina Carmona), enquanto isso foi ministrada em sala a palestra "A Emergência dos Metaversos e a Arte da Narrativa Digital", conduzida pelo professor Fábio Fernandes, discorrendo sobre as origens dos jogos imersivos, as bases para a criação de mundos virtuais e as muitas possibilidades que o Second Life permite desenvolver.

Merecem destaque as excelentes indicações de leitura feitas por ele (listadas e linkadas abaixo), para compôr uma base de compreensão do que são os Metaversos:

- Neuromancer, Willian Gibson

- Count Zero, Willian Gibson

- Monalisa Overdrive, Willian Gibson

- Snow Crash (Nevasca), Neal Stephenson

- A inteligência coletiva(Cyberspace), Pierre Levy

- Cibercultura, Pierre Levy

- Cibercultura - Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea, André Lemos

Jean Liberato, editor do maior blog brasileiro sobre Second Life e Mundos Virtuais (MundoLinden.net), também contribuiu com o evento, apresentando dados estatísticos e financeiros do Second Life, explicando como é o processo de construção e criação e apresentando seus projetos desenvolvidos na plataforma, como a criação de skins e shapes, negociação de Linden Dollares, comércio de terrenos virtuais, projetos em OpenSimulator e a gestão e o desenvolvimento de dois grandes Games RPG OnLine que acontecem dentro do mundo virtual (The Destiny - Vampire Wars e Cidade do Medo, que juntos somam mais de 2500 jogadores ativos).

A professora Renata Aquino (Doutoranda em Educação pela PUC-SP), explicou como criar-se um avatar no Second Life e orientou como iniciar a segunda vida imersiva.

A iniciativa da PUC-SP é muito importante, pois traz aos seus alunos a possibilidade de desenvolver conteúdo tecnológico sério, em mesmo nível do produzido nos países que estão liderando o cenário mundial.

É muito importante ressaltar que levando-se o tema mundos virtuais e em especial o Second Life, para dentro das salas de aula de um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil; cria-se uma nova tendência na pesquisa nacional, orientada para as descobertas das inúmeras possibilidades dos mundos virtuais, sejam eles massivos na Internet, sejam eles privados, fechados em servidores particulares. Mas com certeza trata-se de uma pesquisa de vanguarda, bem à frente dos outros centros universitários, não só no Brasil, mas no cenário tecnológico mundial.

Parabenizamos o Departamento de Computação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP pela iniciativa de estudar e debater o Second Life e os mundos virtuais, como ferramentas sérias, voltadas para a integração, ampliando os horizontes das tecnologias atuais, permitindo mais possibilidades para o desenvolvimento dos projetos mais variados, através da descoberta dos meios que permitam a conectividade social!

Durante esta próxima semana, trarei para nossos leitores mais detalhes, principalmente do segundo dia do SLACTIONS 2009, quando os Professores Donizetti Louro e Luiz Carlos Petry (uma das maiores autoridades em Tecnologia da Inteligência e Design Digital no Brasil), fizeram a sua exposição no evento mundial, transmitida em tempo real para 6 países, com um público estimado em mais de 300 pesquisadores. Não perca, a partir de segunda feira traremos mais novidades exclusivas sobre este tema.

Assista a este vídeo, que foi gravado na PUC-SP, onde Jean Liberato e as Professoras Maria da Graça e Renata Aquino explicam como construir no Second Life:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Veja neste outro vídeo imagens da abertura internacional do evento, ocorrida dentro (imersivamente) do Metaverso Second Life:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor
Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"