sábado, 29 de março de 2008

Blog dá dicas para ter um avatar chic no Second Life

O SL Fashion Police traz "o melhor do pior" para seus leitores ficarem literalmente chocados com as escolhas péssimas de alguns avatares para circular no metaverso.

Encontrar aberrações fashion nas ruas do mundo real não exige muito trabalho. È fácil ver pessoas, principalmente mulheres, usando modelitos que nada contribuem para o bom-gosto. Dentro do Second Life a coisa toma proporções ainda maiores: como os avatares podem ser moldados à vontade do usuário, os exageros são freqüentes.

O blog SL Fashion Police traz "o melhor do pior" para seus leitores ficarem literalmente chocados com as escolhas péssimas de alguns avatares para circular no metaverso. Provavelmente o gosto pessoal do usuário está impresso em seu avatar, salvo aqueles que constroem avatares feios por vontade própria. Não é fácil montar um estilo próprio em um lugar onde há tantos estilos disponíveis e customizáveis. E para os autores do blog existem algumas regrinhas de estilo a serem seguidas para salvar estes avatares com guarda-roupa disfuncional:

Regra nº1: Corpos desproporcionais. Para aumentar ou diminuir todas as medidas basta abrir a tela de edição de aparência e puxar um botão. Aí está o problema, já que as pessoas têm mania de misturar tudo o que acham bonito de uma vez só. O que se cria então são avatares deformados, com costas largas, peitos gigantes, traseiros avantajados, cintura finíssima, mãos e pés minúsculos, pernas atrofiadas e cabeças gigantes. Verdadeiros alienígenas. Se a intenção do usuário era ficar "bonito" e não parecer um refugo de lixo pixelado, é bom entender as proporções de um corpo humano.

Regra nº2: Cuidado com os brilhos. O metaverso possui muitos recursos gráficos e um deles é dar a característica "pisca-pisca" para vários itens, principalmente jóias e sapatos. Este efeito é tido pelas fashionistas virtuais com uma das coisas mais cafonas já inventadas. Há aberrações brilhantes em muitos lugares, homens e mulheres usando centenas de itens que brilham ao mesmo tempo, no pescoço, nos pés, nas mãos, no cinto e até no rosto. Uma árvore de Natal ambulante não é sinônimo de chic.

• Regra nº3: Pele oleosa. Muitos usários escolhem skins com aparência oleosa, como se houvessem acabado de nadar em uma piscina de gordura. Esta pele oleosa é vendida em muitas lojas de artigos sexuais no Second Life e parece fazer sucesso. A idéia é ficar mais sensual, mas na verdade a textura fica artificial e prejudica muito o visual do avatar.

O exagero é o inimigo do bom-gosto e até acabar provando dúvidas. O boato que corre entre muitos usuários do SL é que avatares femininos exagerados, com peitos e traseiros descomunais, são na vida real, homens. E avatares masculinos muito andróginos ou exageradamente enfeitados são, na vida real, mulheres. Então é melhor tomar muito cuidado com a aparência do seu avatar!

Acesse agora o SL Fashion Police: http://slfashionpolice.com


Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Momento fashion: Rock

A cada semana, a parceria Mundo Linden e Mundo SL traz uma superdica de moda para você!


Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Model/Modelo:
Lucyanni Writer
Look elaborado por: Lucyanni Writer

Calça/Pants:
Loja/Store: Digit Darkes
Model/Modelo: black leather studded heart pocket pants

Cabelo/Hair:
Loja/Store: Bewitched hair
Model/Modelo: Ryder - cake

Sapatos/Shoes:
Loja/Store: Tesla
Model/Modelo: Jane zebra

Brincos/Earrings:
Loja/Store: Fuel
Model/Modelo: Polka Polka

Colar/Necklace:
Loja/Store: Kyoot Army
Model/Modelo: Wilted Wednesday Collar

Pele/Skin:
Loja/Store: Cake
Model/Modelo: Sierra Skin - Cream Set 1

Bolsa/Bag:
Loja/Store: Paper Couture
Model/Modelo: Le sac - Zebra

Luvas/Gloves:
Loja/Store: TaP
Model/Modelo: Gloves Short Black

Pulseiras e cinto/Bracelets and belt:
Loja/Store: UnTone
Model/Modelo: hana belt (black)

Top:
Loja/Store: Digit Darkes
Model/Modelo: Couture black sequin tube top

Tattoo:
Loja/Store: Aitui
Model/Modelo: Pretty Butterfly

Cílios/Lashes:
Loja/Store: Detour
Model/Modelo: Edge Lashes

Olhos/Eyes:
Loja/Store: Dreamin’g Alice
Model/Modelo: Real_Glass_Eyes_black

Clique nos nomes das lojas para se teleportar.
Click in the name of the stores to teleport.

Contato:
Para montar o look de sua loja, ou sugestão, entre em contato com Claudia Poitier ou Lucyanni Writer:
e-mail: Claudia: claudiapoitier@gmail.com
MSN: Luciana: lucy-writer@hotmail.com
IM: add claudia Poitier (SL)
IM: add Lucyanni Writer (SL)

Clique aqui para acessar o perfil de Claudia no Orkut
Clique aqui para acessar o perfil de Lucyanni no Orkut

Série "Dicas Rápidas do Torley":
18 - Duas janelas de inventário... como?


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14,681 novas inscrições, levando a população a um total de 13,043,038 avatares;
• Pico máximo de 62,726 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:25 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 23,088 logados por volta das 21:00 da noite de ontem. Média do dia: 46,330.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.82 (quanto menor, melhor);
• Um colapso no sistema de inventários provocou um encerramento súbito nos sistemas de login, desconectando dezenas de milhares de usuários. A Linden iniciou procedimentos emergenciais para superar rapidamente a questão;
• Questionado sobre um provável lançamento de ações da Linden Lab na bolsa Nasdaq, o vice-presidente da empresa, Mitch Kapor, disse apenas 'não';
• Jeffrey Ventrella lançou um vídeo e um site na internet apresentando o recurso "Expressive/Avatar Puppeteering";
• Nesta quarta-feira (2), o sistema de leilão de terras da Linden estará fora do ar, para manutenção;
• A Linden confirmou que nesta segunda-feira (31), seu sistema telefônico de suporte estará funcionando com baixa capacidade, afim de que sejam finalizados os procedimentos de manutenção, iniciados neste sábado;
• Ilhas do grid principal, participantes do programa "Havok Early Adopters", já estão rodando o RC3 (release candidate) do motor Havok-4.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 29 de Março de 2007.

Second Life poderá ser controlado pelo joystick do Nintendo Wii

Beta do Second Life com recursos de voz agora é público

Vídeo tutorial: aprenda a utilizar os Heads-Up Displays, ou 'HUDs'

Usuários de placas ATI com Windows Vista já podem utilizar o Second Life

sexta-feira, 28 de março de 2008

Myrl lançará primeira rede social multi-metaverso da web

Em estágio beta, o serviço promete atualização de informações dos avatares simultaneamente com o seu metaverso, em tempo real. Por enquanto, apenas o Second Life e o There.com são compatíveis.

Quem está acostumado a publicar informações de seu avatar no Orkut, em breve terá uma nova opção feita sob medida para quem quer participar de uma rede social na internet, inteiramente voltada para usuários de mundos virtuais. O Myrl.com é um site de relacionamentos baseado em avatares usuários de metaversos. É o primeiro do gênero que pode conectar seu personagem com múltiplos mundos virtuais e com a web.

Como no Orkut, e ainda em estágio beta, o Myrl se apóia na colaboração e na troca de experiências e afinidades. O usuário pode compartilhar sua vida virtual, oferecendo aos amigos informações do seu avatar a partir dos servidores dos metaversos compatíveis a esta rede social. Os avatares também possuem uma espécie de 'ranking de boa aceitação e amizades', que aqui é denominado "kharma". Quanto maior e melhor for seu kharma, mais destaque seu avatar terá nas páginas públicas do Myrl.

Dentre outros recursos que o Myrl.com oferece, destacam-se: 1 - conhecer avatares do seu mundo virtual ou de outro metaverso; 2 - possibilidade de criar sua própria rede social particular; 3 - Descobrir e compartilhar as coisas que mais gosta; 4 - promover e recomendar lugares, pessoas, eventos e negócios; e 5 - promover seu novo negócio virtual através da web, pelas páginas do Myrl.

Por estar ainda em estágio beta, e sofrendo constantes atualizações de códigos, o site se conecta apenas ao SL e ao There.com. Contudo, nas próximas semanas está prometido que o Myrl irá, gradativamente, também se conectar a outros metaversos conhecidos, como o OpenSim, o Entropia, o Active Worlds, o Kaneva, o HiPiHi e o Vastas Park. Apesar de usuários críticos mencionarem que já colocaram seus avatares em outras redes sociais, como o Orkut, Facebook e MySpace, especialistas neste comportamento acham que o Myrl é diferente em dois aspectos: é compativelmente multi-metaverso e exclusivamente voltado para avatares. Vale a pena experimentar.

Para se cadastrar no Myrl, clique aqui e envie seu e-mail, para receber um código de ativação da sua conta.
Publicidade:
Torley: Criando animações e fazendo seu upload

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab mostrando como criar animações para os personagens e como importar estas para seu avatar . Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13,748 novas inscrições, levando a população a um total de 13,028,165 avatares;
• Pico máximo de 61,584 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:35 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 31,163 logados por volta das 04:50 desta madrugada. Média do dia: 47,347.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.37 (quanto menor, melhor);
• O grid mais uma vez apresentou problemas com bancos de dados de inventários e transações financeiras;
• Na última noite, foram concluídas as atualizações dos servidores para versão 1.19.2;
• RC3 do Havok-4 entra em funcionamento hoje no beta grid, em definitivo;
• Linden Lab disponibilizou relatórios estatísticos de Fevereiro;
• Suporte telefônico da Linden estará fora do ar, para manutenção, neste sábado;
• Ex-funcionário da Linden Lab, Chadrick Baker, foi convidado a compor o conselho de consultores da VWA (Virtual Worlds Association).

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 28 de Março de 2007.

Empresa alemã coloca o navegador do Second Life na web

A agência alemã I-D Media divulgou o desenvolvimento, em estágio avançado, do beta Lifecrawler. Trata-se de um serviço de streaming interativo, baseado no motor Quicktime, em que o residente do Second Life poderá monitorar e controlar seu avatar através de uma página web, em qualquer lugar do mundo. O site do empreendimento, logo na pagina inicial, oferece um 'test-drive' do Lifecrawler, onde o visitante poderá controlar um avatar criado especialmente para este fim. Nem todos os recursos estão prontos. Mas dá para se obter uma boa noção do que vem por aí.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Site compara novo GPS ao Second Life

Para a MobileMag.com, o Thinkware iNAVI K2 tem gráficos tão bem elaborados, que mais se parecem uma ilha no metaverso da Linden Lab.


O site MobileMag.com, especializado em gadgets móveis (celulares, pdas, smarphones, etc.), fez uma análise de um novo aparelho de GPS, recém-lançado pela Thinkware: o iNAVI K2.

Segundo a publicação, o aparelho possui o sistema gráfico 3D mais avançado já preparado para um sistema de geo-localização. As ruas, por exemplo, possuem texturas e os quarteirões estão preenchidos por casas, prédios e áreas verdes tridimensionais. Para a MobileMag.com, o iNAVI K2 é o "Second Life dos GPS", pois sua navegabilidade é praticamente idêntica a do metaverso da Linden Lab. Os cenários são 'carregados' a medida em que o ponteiro (na forma de um 'carrinho') percorre as ruas.

O iNAVI K2 é equipado com uma tela LCD de 4.8 polegadas, 256 megas de RAM, expansão SDHC, funções multimídia, DMB e bateria destacável. O aparelho também é equipado com o G-Sensor, um dispositivo que detecta a posição geomagnética do pólo-norte. Por enquanto, este GPS está disponível para venda somente na Coréia do Sul, apenas com mapas das suas principais cidades.
Brasil Money implementa nova rede de pagamento

A empresa tomou esta atitude para facilitar a vida dos clientes que não possuem atendimento da rede bancária conveniada.

A Brasil Money, maior casa de câmbio brasileira no Second Life implementa mais uma novidade visando atender melhor seus clientes. Agora também é possível efetuar compra de Lindens utilizando boleto bancário, pagável em qualquer banco.

A empresa tomou esta atitude para facilitar a vida dos clientes que não possuem atendimento da rede bancária conveniada: Banco do Brasil, Unibanco, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Casas Lotéricas. Ainda podem se beneficiar da medida os clientes que utilizariam o DOC como forma de pagamento, se livrando dos altos custos da operação.

O boleto bancário, no entanto, tem um acréscimo de 5% do valor do produto e R$2,90 de taxa de emissão dos boletos. Essas taxas são cobradas pela empresa que administra o sistema de vendas. As compras podem ser realizadas no site www.brasilmoney.com.

Press release: Brasil Money.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
17 - Esvaziando sua lixeira regularmente


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 16,419 novas inscrições, levando a população a um total de 13,013,947 avatares;
• Pico máximo de 61,170 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,813 logados por volta das 05:10 desta madrugada. Média do dia: 47,8373.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.14 (quanto menor, melhor);
• Vice-presidente da Linden Lab, Mitch Kapor participará de uma entrevista à Metanomics, na manhã desta sexta-feira (28);
• Torley lança novo pacote de vídeo tutoriais;
• Começam as manifestações e paródias contra a nova marca da Linden, o "InSL";
• Lançada mais uma RC (3) da versão 1.19.1 do navegador oficial Second Life. Especialistas acreditam que seja a última antes da sua efetivação;
• Linden Lab estará em breve lançando um novo sistema para compra e venda de lindens (L$), desta vez para o mercado internacional;
• Todo beta grid do Second Life já está rodando o RC2 do motor de movimento Havok-4;
• Jeska Linden ofereceu mais explicações sobre o funcionamento novo sistema de busca e ranking da Linden. Para os interessados, existem diversas informações importantes.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 27 de Março de 2007.

Nova versão do Second Life apresenta falhas graves e pode ser suspensa

Lançada versão 1.14.0 do Second Life

Linden anuncia shutdown para atualização do grid em 4 de abril

Realidade digital: Mundo virtual não ignora as instituições jurídicas

quarta-feira, 26 de março de 2008

Atenas, uma nova opção para compra de assessórios de qualidade

Brasileiros inauguram uma das maiores lojas de departamentos do mundo, a Atenas. Totalmente construída em estilo Grego, trata-se de uma obra de arte em 3D.

Na loja você encontrará grifes conhecidas de Skins, com lançamentos produzidos pela artista Nany Merlin.

Nany é brasileira e mora na região Sul do país, especializada em edições gráficas, trabalha com fotografia e edição de moda, é bem conhecida no SL pela qualidade de seus trabalhos. Iniciou desenvolvendo coleções completas de roupas, exclusivas, todas de sua própria criação.

Contando sempre com a participação de modelos e designers da vida real em seus ensaios fotográficos, Nany, defende uma linha de alta qualidade na produções para o Second Life.

Além das novas skins, os clientes têm como opção comprar pacotes completos para customizar seus avatares (pele+corpo+olhos) a um ótimo custo, comparando-se ao mercado internacional e às marcas que concorrem diretamente.

Os shapes foram projetados pela famosa Iarita Beck, uma das melhores editoras de corpos do SL. Iarita é na verdade a cantora Iara Negrete, famosa no meio artístico, conhecida inclusive por ter coordenado a preparação vocal dos participantes do programa Pop Stars (Rouge e Br'oz – SBT), onde também foi jurada.

No Second Life, Iara utiliza de seus conhecimentos na edição de avatares, para atender inúmeros clientes com a avatar Iarita, na sua loja Unique Shapes, localizada na ilha Brasil Amazônia. Muitos avatares famosos e pessoas ligadas a moda são clientes de Iarita, incluindo um seleto público internacional.

Atenas é realmente uma experiência visual muito agradável, totalmente planejada para utilizar as opções máximas de qualidade de vídeo.

A alta qualidade de construção transforma Atenas em uma verdadeira obra de arte, com aplicações de texturas exclusivas, preparadas pela equipe, bem como utilização de softwares especializados para maximizar a apresentação gráfica. Atenas é mais uma produção da Studio Grafics, empresa brasileira com inúmeros projetos no Second Life.

Além do usuário passear por uma bela e planejada região, poderá ainda, comprar objetos de ótima qualidade, encontra-se também na loja assessórios, cabelos, olhos, sapatos, roupas, carros, móveis, objetos adultos e um grande camping sem restrições.

Vale à pena conhecer. Clique aqui.

Origem: mundolinden.com

Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
16 - Deletando landmarks duplicadas


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14,135 novas inscrições, levando a população a um total de 12,997,528 avatares (a marca dos 13 milhões de cadastros deve ser atingida em no máximo 5 horas);
• Pico máximo de 62,994 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,860 logados por volta das 05:30 desta manhã. Média do dia: 47,829.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.29 (quanto menor, melhor);
• Uma explosão de problemas na madrugada de ontem, obrigou a Linden Lab a solicitar que seus usuários adiem transações financeiras, e de inventário, por algumas horas.;
• 510 simuladores foram atualizados para versão 1.19.2. Ao longo do dia, outras 1500 ilhas receberam a nova versão em seus servidores;
• O Massively publicou uma análise completa sobre as restrições da nova logo do Second Life;
• Foi anunciada a instalação do motor Havok4 em todos os grids do Second Life, durante as próximas duas semanas.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 26 de Março de 2007.

Philips lança sistema de luz para deixar o Second Life mais 'real'

Second Life pode ter sofrido ataque de 'tropas' originárias do Xbox Halo 2

terça-feira, 25 de março de 2008

Estadão entrevista "Gandhi virtual"

Artista multimídia presta, no Second Life, um tributo virtual ao legado do líder pacifista indiano.

Em 1930, Mahatma Gandhi, então líder da luta pela independência da Índia do domínio imposto pela Inglaterra, caminhou quase 400 quilômetros num ato que mais tarde ficou conhecido como a Marcha do Sal. A caminhada foi um protesto contra a proibição da extração de sal imposta pelos ingleses ao povo indiano.

Inspirado no líder pacifista, o artista multimídia e professor de arte da Universidade de Nevada, Estados Unidos, Joseph DeLappe decidiu repetir a marcha no Second Life (SL) 78 anos depois. Mas, em vez de simplesmente cruzar o mundo virtual guiando seu avatar por meio do teclado do computador, DeLappe literalmente caminha pelas estradas digitais. Para comandar sua versão virtual de Gandhi, o artista adaptou uma esteira de ginástica e a conectou a um notebook MacBook Pro com acesso ao metaverso. Graças às adaptações, os passos dados por DeLappe são reproduzidos no SL pelo seu avatar.

Antes de iniciar a caminhada, DeLappe ficou conhecido na internet por conduzir um protesto virtual contra a guerra no Iraque no qual escrevia o nome de soldados norte-americanos mortos na sala de bate-papo do jogo America’s Army. O jogo de combate online foi criado pelo exército dos Estados Unidos e é usado como ferramenta para recrutar jovens.

A jornada começou no último dia 12 e irá até 6 de abril com apenas três dias de repouso. Durante esse período, DeLappe poderá ser acompanhado pelos residentes do metaverso e por aqueles que visitarem, na vida real, a galeria de arte e tecnologia Eyebeam, em Nova York. O artista também mantém um blog no qual narra cada etapa de sua jornada pelo metaverso. A página pode ser lida no endereço saltmarchsecondlife.wordpress.com. A seguir, confira a entrevista exclusiva concedida pelo artista ao estadao.com.br:

estadao.com.br - Qual são as suas intenções ao reproduzir no Second Life a caminhada de Gandhi, conhecida como a Marcha do Sal?

Joseph DeLappe - A encenação é uma performance de arte conceitual. Na verdade, é sobre a própria iniciativa. Como disse Louis Fischer, biógrafo de Gandhi, "a grandeza está em fazer o que todos poderiam, mas não fizeram". O projeto é um tributo a Gandhi, à sua vida, ao seu trabalho e à sua dedicação à paz, à justiça e à igualdade. Eu também estou refazendo a marcha em uma esteira - assim, estou caminhando fisicamente os quase 400 quilômetros pelos 26 dias da marcha original. Isso representa comprometimento com a ação, mas com um toque de ironia - eu vou caminhar por uma longa distância, mas, não estou indo, literalmente, a lugar algum. Meu objetivo é chamar a atenção das pessoas para o legado de Gandhi e questionar, por meio das minhas ações, o papel dos mundos virtuais.

estadao.com.br - Quanto tempo o senhor gastou na preparação técnica desse projeto?

DeLappe - Estou trabalhando nesse projeto desde janeiro, quando comecei uma residência de seis meses na Eyebeam Arte e Teconologia, em Nova York. Eu também levei algum tempo para converter uma esteira Nordic Track Walkfit ao controle eletrônico dos meus movimentos no Second Life e para construir uma mesa especial para meu computador, teclado e mouse.

estadao.com.br - Quais foram as etapas de preparação física?

DeLappe - Quanto à preparação física, caminho pelo menos 8 quilômetros diariamente entre meu apartamento e a galeria de arte. Às vezes, eu também vou ao trabalho de bicicleta. Pratico ciclismo de estrada há vários anos e o exercício constante me deixou fisicamente preparado para esse desafio. Apesar de usarmos músculos diferentes para caminhar, quando estamos bem condicionados precisamos apenas da primeira semana de caminhada para nos sentirmos confortáveis fisicamente.

estadao.com.br - Como os residentes do Second Life reagem à sua marcha?

DeLappe - A maioria das reações é bastante positiva. Eu fiz muitos amigos e criei um grupo chamado “Gandhi’s Salt Marchers”. Só duas pessoas foram hostis comigo. A maioria das pessoas é receptiva e muitas ficam fascinadas com a idéia da caminhada.

estadao.com.br - Como é a rota da caminhada virtual e o relacionamento com quem está pelo caminho?

DeLappe - Por enquanto, minha rota no metaverso é quase uma circunavegação das mainlands. Minha intenção é dizer olá às pessoas e contar a elas o que estou fazendo. Então, eu ofereço a elas uma cópia da minha bengala virtual, que trás uma nota sobre o projeto e endereço do meu blog. O projeto é muito sobre interagir com os outros no SL. Eu também convido as pessoas para caminharem comigo. Desde que comecei, tenho a companhia de pelo menos uma dúzia de residentes, o que é muito divertido.

Escrito por Marilu Araújo, para o estadão.com.br
Publicidade:
Estudo afirma que beleza de avatares influencia a vida real

Na pesquisa com voluntários, foi provado que a boa aparência no mundo virtual está diretamente ligada a um comportamento mais ou menos confiante de seu usuário real.

Se dentro do Second Life ninguém acorda com o cabelo ruim ou fica como rosto cheio de espinhas, esta falta de imperfeições do visual de um avatar pode afetar positivamente a identidade de seu criador, dizem os estudos da dupla de pesquisadores Jeremy Bailenson e Nick Yee, da Universidade de Stanford, nos EUA.

Na pesquisa com voluntários conduzida por Bailenson e Yee, foi provado que a boa aparência no mundo virtual está diretamente ligada a um comportamento mais ou menos confiante de seu usuário real. Para Yee."A aparência física muda a maneira como as pessoas lhe tratam", no entanto ele afirma que "independente disso, quando você tem uma percepção diferente de sua própria imagem, você age de maneira diferente". Nick Yee denomina este fenômeno de Efeito Proteus, devido ao deus grego que mudava de forma.

O efeito da aparência no comportamento atravessa o mundo virtual para o real, com conseqüências intrigantes, como é o caso de um teste que pediu um grupo para propor a divisão de $100 em dinheiro virtual: pessoas que controlavam avatares mais altos exigiram uma proporção que lhes favorecessem, enquanto aqueles no controle de avatares mais baixos raramente contestaram um valor muito desfavorável.

Em um dos estudos de Stanford, voluntários criaram avatares atraentes e avatares comuns. Utilizando um headset de realidade virtual, com vídeo, microfone e fones, estes avatares voluntários entraram em uma sala para interagir entre si. Foi observado que os avatares mais bonitos mantinham-se cerca de um metro dos outros, enquanto os mais simples ficavam mais de dois metros de distância dos participantes. Quando questionados "fale-me um pouco de você", os avatares atraentes revelavam muito mais sobre suas vidas do que os comuns.

Este teste provou para os pesquisadores que avatares em mundo virtuais podem servir para auxiliar pessoas com fobia social na vida real, já que com a experiência de se aproximar de outras pessoas, podem adquirir confiança em si mesmas. Outros testes ainda provaram que jogadores nos mundos virtuais que possuíam avatares com aparência agressiva ficavam ainda mais agressivos ao desligar o jogo. Já avatares vestidos de médico, por exemplo, pareciam bem mais amigáveis depois da experiência.

Origem: Second Life Informa.
Série "Dicas Rápidas do Torley":
15 - Escondendo os nomes dos avatares


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13,241 novas inscrições, levando a população a um total de 12,983,435 avatares (a marca dos 13 milhões de cadastros deve ser atingida em no máximo 36 horas);
• Pico máximo de 63,435 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,985 logados por volta das 05:20 desta manhã. Média do dia: 49,478.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.21 (quanto menor, melhor);
• Cresceu consideravelmente a quantidade de queixas de usuários em cima de problemas com operações e transações financeiras no Second Life. Por volta das 13:30, estes sistemas ficaram inoperantes;
• Linden Lab realizará uma nova tentativa de atualização dos seus servidores para a versão 1.19.2;
• Linden Lab anunciou o lançamento de uma nova marca (inSL), bem como seus termos e restrições de utilização, em nomes, matérias e imagens;
• A Páscoa foi amplamente comemorada no último final de semana, no Second Life;
• Especialistas afirmam que uma provável IPO (oferta pública inicial) de ações da Linden Lab, na bolsa de valores Nasdaq, pode ser uma aposta ruim para empresa, podendo levá-la à falência;
• Confira o "Machiminute", uma nova série de tutoriais em vídeo sobre o Second Life.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 25 de Março de 2007.

Second Life é desligado emergencialmente neste sábado

Vídeo tutorial: aprenda a aperfeiçoar o preenchimento do seu perfil

Dicas quentíssimas para personalizar a apresentação das informações do seu avatar, para os outros residentes no Second Life.


segunda-feira, 24 de março de 2008

Laura Finocchiaro encerra ciclo "Mulheres: Arte e Cultura" no Centro Cultural Bradesco

Com 23 anos de carreira, Laura construiu uma história sem paralelos no cenário nacional, transformando cada momento de sua vida em expressão musical.

Na terça-feira, 25 de março, às 20h, o auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life - tinyurl.com/2ax7xe, traz a cantora e compositora Laura Finocchiaro. Em sua apresentação, a cantora intercala canções acompanhadas por violão e guitarra, e protagoniza debate sobre temas ligados a política, educação, amor e sexualidade feminina, com livre participação do internauta. Com 23 anos de carreira, Laura construiu uma história sem paralelos no cenário nacional, transformando cada momento de sua vida em expressão musical, seja como cantora, guitarrista, produtora ou arte-educadora.

A presença de Laura Finocchiaro marca o encerramento do ciclo “Mulheres: Arte e Cultura”, realizado pelo Centro Cultural Bradesco durante todo o mês de março, que reuniu as atrizes Maitê Proença, Ilana Kaplan e Graziella Moretto, além da cineasta e roteirista, Cristina Fonseca. Em meio a performances, as convidadas opinaram sobre a presença da mulher no planeta e suas contribuições à vida saudável, meio ambiente e sustentabilidade.

Centro Cultural Bradesco Link: tinyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br
Adultos mudam de sexo no Second Life. O que há de novo nisso?

Um estudo de uma universidade britânica indicado pelo The Guardian sugere que 70% das mulheres e 54% dos homens mudam de sexo no metaverso. Afinal, descobre-se agora que o estudo não é válido. Mesmo se a troca de sexo é de fato uma realidade, nos mundos virtuais e jogos online, o comportamento ocorre por outras razões. E ainda não é nenhuma novidade para ninguém.

A jornalista do the Guardian, Jess McCabe, acho que tinha descoberto um grande "furo" de matéria. Dois psicólogos da universidade britânica de Nottingham Trent afirmavam, baseando-se em uma sondagem efetuada no âmbito de um estudo, que 70% das mulheres criavam personagens masculinos online, para escaparem dos comentários sexistas de jogadores masculinos e à indiferença dos criadores de jogos, que desenvolvem personagens estereotipados: brancos, masculinos e heróicos. Segundo McCabe, os personagens femininos são raros e quando surgem são, em regra, passivos e extremamente sexualizados.

A jornalista parece desconhecer a realidade dos atuais jogos online, onde por regra os jogadores podem escolher entre personagens femininos e masculinos com a mesma facilidade, mesmo que, verdade seja dita, as figuras femininas sejam normalmente bem dotadas. Mas essa é uma opção não só dos criadores mas também dos usuários, como descobrirá quem se aventurar em universos como o Second Life, onde os habitantes podem modificar os seus próprios avatares. Ali, tanto homens disfarçados de mulheres, como mulheres disfarçadas de homem, incham os peitorais, afinam a cintura e arredondam o bumbum. Depois escolhem uma animação que permita movimentar tudo isso num jogo de sedução.

Perseguição sexual

A própria jornalista, ainda debruçando-se sobre o estudo, indica que o mesmo abordou os jogos online, onde é possível escolher o avatar, incluindo idade, forma, raça e gênero. E pergunta como é que as mulheres, com tantas escolhas possíveis, decidem vestir a pele de um homem, com mais facilidade do que os homens vestem a pele de mulheres? Apesar de poder questionar-se a validade da própria pergunta, dado que uma viagem pelos mundos online revela que muitos homens aproveitam essa viagem virtual para experimentarem o seu lado feminino, a questão de Jess McCabe servia para lançar o resultado da investigação.

Segundo os psicólogos, uma das razões para essa mudança era exatamente a perseguição sofrida pelas mulheres nos metaversos. E os números lá estavam para o confirmar: 70% das mulheres questionadas afirmaram mudar de sexo online, contra somente 54% dos homens. Em entrevista ao jornal The Guardian, Zaheer Hussain, um dos autores do estudo, disse que os homens mudam de sexo para poderem namorar e experimentar outras facetas da sua personalidade, e que as mulheres o faziam para não serem importunadas e por acharem que personagens masculinos eram bem melhor tratados.

Estudo revela ignorância

O co-autor da obra, o professor Mark Griffiths, adiantou que "nas nossas vidas reais existem limites e regras, mas nestes mundos sintéticos as pessoas podem explorar aspectos da sua personalidade, que não poderiam de outro modo". O estudo, intitulado "Gender Swapping and Socialising in Cyberspace" (Mudança de Sexo e Sociabilização no Cyberespaço) foi publicado no jornal CyberPsychology and Behaviour.

As primeiras suspeitas sobre a validade do estudo vieram de pessoas associadas à criação de estruturas no Second Life. No seu blog na Internet, Giff Constable, da The Electric Sheep Company, alertava para o que considerou uma "idiota tentativa de pesquisa" salientando que o estudo revelava, mais do que qualquer outra coisa, "o nível de excelência acadêmica que os autores pretendem atingir".

Confrontados com as críticas, os autores assumiram terem tido de fato alguns problemas com a sondagem: limitado número de participantes e a incapacidade para saber se as respostas eram corretas. Desconfiava-se até se os pesquisados tinham mesmo o sexo que afirmavam ter. Mas a análise mais critica do estudo vem de Richard A. Bartle, no seu blog Qblog. Bartle é, saliente-se, uma sumidade na área. Escritor e investigador do universo de jogos, é conhecido por ser o co-autor de MUD (Multiple-User Dungeon), o jogo pioneiro de todos os mundos virtuais atuais. Para Bartle, a questão é simples: se é tão mau ser uma mulher online, por que razão é que tantos homens vestem uma pele feminina nos mundos virtuais?

Mau e 15 anos atrasado

O investigador critica o estudo afirmando que não é nenhuma novidade, mesmo se a cobertura do The Guardian o tornou um objeto noticioso. Para Bartle, o fato dos autores pensarem estar explorando um território virgem é um sinal da sua ignorância. E remete para o estudo publicado por Amy Bruckman, em 1993, "Gender Swapping on the Internet" (Mudança de Sexo na Internet), e para um documento chave nessa pesquisa, "Mudding: Social Phenomena in Text-Based Virtual Realities" (Mudding: Fenômeno Social em Realidades Virtuais Baseadas em Texto), de Pavel Curtis, afirmando que há décadas o assunto é estudado.

No longo texto publicado, em seu blog, Richard Bartle traça todo o percurso da investigação séria em torno do tema e acaba por afirmar que este estudo reflete o que sucedeu em meados dos anos 90, quando pessoas sem qualquer conhecimento dos mundos virtuais, ou compreensão do fenômeno, conduziram sondagens e publicaram resultados muitas vezes devastadores, desaparecendo logo de seguida. Bartle afirma que os especialistas não lhes ligaram muito, mas que os jornalistas se mostraram contentes por explorar essa informação errônea e comentar aquilo que deviam ter deixado para trás. E lamenta que, 15 anos mais tarde, se assista o mesmo espectáculo.

Apesar dos números do estudo estarem errados, a verdade é que homens e mulheres mudam de sexo nos mundos virtuais - e no Second Life é só um de muitos locais onde o comportamento se efetiva. Richard Bartle diz que o que parece escapar, a quem está de fora, é a razão efetiva porque o fazem. Segundo ele, os investigadores do fenômeno há muito tempo sabem a resposta. A verdadeira razão porque as pessoas mudam de sexo online... é porque podem!

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
14 - Mudando o título do seu grupo


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13,913 novas inscrições, levando a população a um total de 12,969,512 avatares (a marca dos 13 milhões de cadastros deve ser atingida em no máximo 48 horas);
• Pico máximo de 62,807 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34,419 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 48,898.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.08 (quanto menor, melhor);
• Em geral, o grid apresentou uma certa normalidade neste domingo. Entretanto, são inúmeras as reclamações que relatam falhas em transações, de inventário e dinheiro, ao longo das últimas 24 horas.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 24 de Março de 2007.

Faculdade de Brasília cria pós-graduação em games, com foco no Second Life

Curso de pós-graduação vai formar especialistas em entretenimento interativo, um mercado em franca expansão na internet. Liberação do código do Second Life, jogo eletrônico que faz sucesso na rede, alavanca ainda mais a especialização.

domingo, 23 de março de 2008

CURTAS DO SECOND LIFE

Mercedes fecha ilha
Março assinala o encerramento da ilha da Mercedes-Benz no Second Life. Em comunicado, referindo que aprendeu muito com sua passagem pelo metaverso, a companhia insiste na importância dos mundos 3D para a comunicação. Todavia, fecha o espaço que manteve no mundo virtual, sugerindo que vai estar atenta e que quando achar que deve voltar a investir no setor, certamente o fará.

Harper Collins cria mundo
A editora Harper Collins cria um mundo virtual, o Lola's Land, para promover a série de livros para meninas, baseados na personagem Lola Love. A colecção Think Pink, da escritora Lisa Clark, vai assim ter uma mistura de espaço de rede social com mundo virtual, tendo avatares criados pelos usuários e muito divertimento. Segundo os criadores, com uma maior segurança, necessária para um ponto de encontro entre os mais jovens.

Apoio do Tibete
A ilha do grupo Commonwealth no Second Life é o ponto de passagem obrigatório para aqueles apóiam a causa do Tibete ou têm curiosidade em saber mais sobre o assunto. O grupo de suporte à causa está organizando todas as ações. Ao mesmo tempo, há quem queira convencer o Dalai Lama a visitar o Second Life em 2008, ao ponto de instalá-lo no palácio da Potala - virtual - que pretendem construir ali.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
13 - Opções avançadas do 'Mouselook'?


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12,246 novas inscrições, levando a população a um total de 12,955,599 avatares (a marca dos 13 milhões de cadastros deve ser atingida em no máximo 48 horas);
• Pico máximo de 60,350 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34,557 logados por volta das 06:10 desta manhã. Média do dia: 50,289.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.28 (quanto menor, melhor);
• Entre 9:00 e 10:00 horas da manhã, deste sábado, o grid começou apresentar diversos problemas não-identificados de rede. Mal funcionamento na infra-estrutura do datacenter da Linden gerou atrasos em alguns procedimentos e transações. A situação se normalizou apenas durante a madrugada;
• Apesar dos incidentes, a maioria dos usuários conseguiu utilizar o Second Life de forma regular.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 23 de Março de 2007.

Reebok lança linha esportiva Scarlett Johansson no Second Life

Famosa ilha Amsterdam é posta à venda no portal de leilões eBay