Por Jean Liberato
Como surgiu a idéia de desenvolver um mundo virtual com temática espacial?

Mesmo que você não goste de games, vai poder explorar a vida social com outros jogadores em uma estação espacial, longe das manobras que ocorrem no espaço.
No Brasil temos profissionais competentes e recursos suficientes para desenvolver um projeto de grande porte, para um MMORPG?

Já sobre a questão de recursos, hoje a situação é melhor que a de quando buscávamos investimentos para o Taikodom, há uns cinco anos. Naquela época, os games ainda não eram encarados no Brasil como uma atividade econômica em expansão ignorando o fato de que os jogos mais populares, no exterior, têm um faturamento extraordinário. Hoje, já temos fundos de investimento voltados a start-ups e linhas de financiamento do governo para o desenvolvimento de jogos.

Desde que o game foi lançado, temos tido um retorno dos usuários pagantes que está dentro de nossa previsão. Embora investimentos externos ainda sejam responsáveis pela maior parte do desenvolvimento, estamos caminhando para que os custos sejam cobertos pela receita do game e por outros projetos da Hoplon, o que deve se acelerar com o lançamento internacional.
Existem linhas de crédito ou financiamentos em nosso país, para quem deseja desenvolver games de boa qualidade?
Existem. Da parte do governo, o Ministério da Cultura, com apoio da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), tem um programa chamado BR Games que, além de destinar recursos para projetos de desenvolvimento de games, apoia as empresas selecionadas a participarem de feiras no exterior, através da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Além disso, também se está batalhando para que os games tenham uma categoria própria de financiamento através da Finep e do BNDES, similar às das indústrias de software e de cinema.

Qual é a visão da empresa, em relação ao mercado brasileiro de games, no que diz respeito aos MMORPGs? E mais, qual o foco da Hoplon, em relação ao Taikodom? Buscar clientes no mercado internacional ou iniciar apenas com o público brasileiro?
Nosso foco sempre foi exportar o Taikodom porque, mesmo com o mercado brasileiro em expansão, sabemos que o retorno do investimento não virá só daqui de dentro. Iniciamos com o lançamento nacional em outubro do ano passado e agora estamos planejando o lançamento internacional.

Outra razão que nos leva a acreditar no potencial do Taikodom no exterior é que o Brasil tem uma cultura bastante próxima à dos Estados Unidos e da Europa, e de certa forma, não tão distante dos países do leste da Ásia (China, Japão e Coreia do Sul), o que facilita muito a exportação. Mas claro, mantemos certas características que acreditamos que são típicas do Brasil, como um universo ficcional menos maniqueísta e, por que não, mais hedonista. Mesmo agora já temos boa quantidade de jogadores estrangeiros pelo fato da interface do jogo já estar em português e inglês.

O profissional que quer trabalhar com desenvolvimento de games não só tem de ser um pouco autodidata como tem de estar disposto a aprender trabalhando. Acho que nós acabamos ajudando a capacitar muitos dos profissionais que temos aqui. Dependendo da área, o desenvolvedor deve ter conhecimentos sólidos de física e matemática, por exemplo. Por último, tem de gostar de games e ser criativo. Mas já existem muitos cursos específicos para o desenvolvimento jogos.

Diferentemente do game de ação, o mundo virtual do Taikodom ainda não entrou em operação. Por isso, não temos um ambiente externo de testes.
Porém, o game de ação está no ar. Você cria e customiza seu personagem, interage com outros jogadores por um chat interno no jogo e pode entrar em corporações de jogador. E o melhor que Taikodom é free-to-play. Qualquer um pode baixar, jogar gratuitamente e se quiser pode comprar acesso a itens e vantagens adicionais.
Qual é o tamanho da estrutura e a capacidade de processamento de dados utilizada para suprir as exigências técnicas do Taikodom? Qual a previsão de processamento para quando o game estiver em plena atividade, com um pico de clientes conectados simultaneamente?

Outra vantagem dessa solução é manter todos os jogadores dentro de um mesmo universo, coisa que não ocorre com outros MMOGs, que duplicam o mesmo universo em servidores diferentes que não se comunicam. Essa abordagem tradicional acaba fazendo, em alguns casos, com que jogadores de um mesmo game nunca se encontrem, pois estão em servidores diferentes. Isso não ocorre no Taikodom.

O game Taikodom começou a ser desenvolvido em 2000. Eu e Cristóvão Buzzarello, o outro fundador, éramos jogadores de RPG de mesa e MUD (Multi User Dungeons , predecessor do MMOG, no estilo adventure em texto) e vimos nascer os primeiros MMOGs. Entusiasmados com o conceito de um RPG online em terceira dimensão, desenvolvemos o projeto e a base do universo ficcional, mas só fomos conseguir financiamento em 2004. Foi a partir daí que começou o desenvolvimento do game.
A escolha do tema foi porque somos fãs de ficção científica em primeiro lugar. Depois, isso facilita muito a criação de um universo, porque nos dá muito mais liberdade. Um jogo passado no presente, por outro lado, teria de ser fiel à realidade, enquanto nós não temos essa restrição.
Houve uma parceria com o escritor de ficção cientifica Gerson Lodi-Ribeiro, como foi que essa parceria surgiu e de que forma as idéias tomaram corpo no metaverso?

Assim que iniciamos o desenvolvimento do game, em 2004, contratamos o primeiro escritor que trabalhou com o universo ficcional do game, o Gerson Lodi-Ribeiro, que é um dos autores mais reconhecidos da ficção científica brasileira. Ele criou contos que narram acontecimentos chaves do universo. Alguns deles estão reunidos no livro Taikodom: Crônicas, que será lançado dia 4 de abril pela Devir Livraria.
Podemos dizer que o game se passa dentro do universo ficcional, mas ele também vai se alimentar da atividade dos jogadores, da história das grandes corporações, dos grande combates… Por exemplo, no primeiro livro que lançamos, o Taikodom: Despertar, escrito pelo João Marcelo Beraldo, temos até alguns jogadores que viraram personagens.
Quantos players já estão ativos e qual a taxa de atividade desses participantes? Existe um estudo demográfico? Qual a previsão de crescimento para o número de players?
Temos acompanhado o crescimento e nos últimos meses e, com a campanha publicitária, a quantidade de jogadores novos tem aumentado bastante. Quanto à demografia, temos conseguido atingir o público adulto, que é nosso alvo.

Agradecemos ao Sr. Tarquínio Teles, pela atenção dada ao Blog MundoLinden.net e continuaremos acompanhando de perto o desenvolvimento desse novo mundo virtual, principalmente por ser um projeto 100% brasileiro e de altíssima qualidade.
Desejamos sucesso para o Taikodom, tanto como game de ação, quanto como universo imersivo.
Visite o site do Game de Ação: www.taikodom.com.br
Conheça o Universo Taikodom: www.universotaikodom.com.br
Origem: http://www.mundolinden.com/