sábado, 16 de junho de 2007

Ilha do eBay é encontrada no mapa

Ainda não se sabe qual será o nível de integração desta ilha com o portal mundial. No Brasil, a companhia é proprietária do Mercado Livre.

De forma discreta, surgiu uma nova 'sim' no mapa global do Second Life: a ilha eBay. Como todos sabem, o eBay é o maior portal do planeta no segmento de leilões e intermediação de compra e venda de produtos e serviços. No Brasil, a companhia é proprietária do portal Mercado Livre. Entre outras marcas subsidiárias, o eBay também controla as operações do serviço Voip Skype.

A ilha da eBay apareceu nos últimos dez dias, e apresenta um formato geográfico padrão, com telehub ainda instalado. A ilha obviamente está bloqueada e fontes indicam que os trabalhos de construção foram iniciados imediatamente após a liberação da sim, pela Linden Lab. Existem pouquíssimas informações na mídia sobre os métodos de trabalho que o eBay desenvolverá no Second Life. No entanto é grande a expectativa de que seja possível ter acesso a serviços do portal, através do metaverso 3D.

A iniciativa servirá de referência para a atuação das demais filiais da eBay, como o Mercado Livre, espalhadas pelo mundo. A tendência é de que possam ser feitas, pelo menos, consultas aos produtos em leilão ou venda, cadastrados neste site. Porém não se tem notícia ainda dos métodos que serão empregados e disponibilizados para este fim. Resta aguardar por informações mais precisas a respeito.

Com informações da SL Insider.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Voz no Second Life sai do estágio 'beta'

Ferramenta permite que residentes conversem por voz em localidades determinadas do metaverso, através da versão 'First Look'.

A Linden Lab divulgou na quarta-feira em seu blog, que a ferramenta para comunicação por voz deixou o estágio beta. A ferramenta faz parte dos pacotes “First Look”, que oferecem betas para a comunidade Second Life. As funcionalidades do comunicador estão disponíveis em várias localidades do metaverso, há um mapa na página de download com as regiões onde o serviço está disponível.

Ao instalar o recurso o residente deve habilitar a função de voz, que fica desativada automaticamente. Para ativar o recurso basta ir à guia preferências e em Voice Chat, selecionando a opção Enable voice (habilitar voz). O sistema de som funciona de acordo com a proximidade “física” no jogo, quanto mais perto de outro avatar, mais alto e claro o som. Além do chat por proximidade, conversas um a um e entre grupos podem ser utilizadas, de forma semelhante à dos comunicadores instantâneos.

Para utilizar o recurso de voz é necessário um fone de ouvido com microfone, preferencialmente via USB. Alguns erros já são conhecidos. Nas chamadas entre dois avatares, ocasionalmente, a conversa pode ficar muda. Segundo o blog esse é um problema que já será corrigido.

Fonte: IDG Now.
Tellvox mostra vantagens do Second Life para mídias da Y&R

A apresentação foi ilustrada com imagens da festa virtual de inauguração da sede da Telefônica no Second Life.

Luciana Schwartz, diretora de Mídia da Y&R, recebeu nesta sexta-feira (15/6), Leonardo Xavier (foto), sócio-diretor da Tellvox, empresa do segmento de Mobile Marketing, para um workshop sobre o Second Life e o Marketing Móvel como ferramentas de comunicação.

A apresentação foi ilustrada com imagens da festa virtual de inauguração da sede da Telefônica no Second Life, ocorrida na última quinta-feira e que foi um grande sucesso de público. Concebida pela Y&R, em parceria com a Tellvox e a Overplay, a iniciativa consolidou a operadora como a primeira empresa de telefonia do Brasil a abrir um ambiente no mundo virtual e teve como objetivo divulgar o Concurso Desafio Empreendedor Telefônica.

Fonte: PublicidAd.
Setor nacional do Second Life atrai Olodum, DJs e concurso de R$ 100 mil

Diversas marcas realizam as mais variadas ações para atrair consumidores brasileiros residentes no metaverso da Linden Lab.

O mundo virtual Second Life voltou a abrigar ações de companhias brasileiras atrás de visibilidade no universo paralelo do game. Os tambores do grupo "Olodum Mirim" foram ouvidos pela primeira vez dentro do Second Life em uma oficina de percussão, promovida pela Petrobras. Os avatares de brasileiros e estrangeiros, participantes do ambiente 3D, experimentaram os instrumentos dos percursionistas da banda de afro-reggae. As pessoas tocaram surdo, caixa e repique sob a regência de um mestre de percussão, como parte da ação para promover o projeto de inclusão social apoiado pela estatal.

A operadora de telefonia Telefônica resolveu estrear no Second Life e, para isso, realizou uma festa e um concurso entre os personagens tridimensionais (os chamados avatares). A marca aproveitou o evento para unir os dois mundos - virtual e real. Os convites para a festa na internet foram distribuídos no Second Life por avatares, e os interessados puderam reencaminhá-los, gratuitamente, a amigos no mundo real, por meio de mensagens de texto via celular (SMS). A festa contou ainda com uma espécie de bolha virtual, com a qual os convidados puderam "sobrevoar" os ambientes do Second Life. Já no concurso "Desafio Empreendedor", a companhia oferece R$ 100 mil em prêmios às idéias mais inovadoras de universitários e profissionais para a companhia.

Na primeira semana de junho, a fabricante Gillette também promoveu uma festa com DJs e muita música para divulgar uma linha de produtos. Um ônibus-balada, que representa na internet uma das ações já realizadas no mundo real pela marca, distrubuiu brindes entre mais de 17 mil avatares, sendo cerca de quatro mil no dia da festa. Também participaram do evento o DJ Felipe Venâncio, que, pela primeira vez, operou pick-ups em ambiente virtual. Em maio, uma vinícola italiana, Arnaldo Caprai, e a marca de biquínis brasileira Bumbum também entraram para o Second Life.

Por Agnes Dantas
Fonte: O Globo Online.
G1 publicará notícias escritas por residentes brasileiros no Second Life

Mais de 7 milhões de pessoas são habitantes do 'Second Life'. Escreva um texto sobre suas andança no mundo virtual e envie imagens ao G1.

Você tem um avatar e vive dando suas voltinhas pelo universo virtual do 'Second Life'? Já conheceu lojas, filiais de empresas, pontos turísticos, praias, ilhas de prazer e até o céu? Ganhou dinheiro com o jogo? Se você já presenciou algum fato curioso no 'Second Life', conte ao G1.

Mande seu relato e também uma imagem de seu passeio pelos ambientes digitais. Entre na página VC no G1 (clique aqui) para contar as histórias que você presenciou no universo virtual e enviar as imagens de sua aventura.

Fonte: G1.
Art Films inaugura primeiro cinema brasileiro no Second Life

Nessa primeira fase da parceria, o cinema virtual trará trailers dos principais lançamentos cinematográficos, vídeos institucionais e vídeo clipes, além de games e peças interativas.

A rede de cinemas e distribuidora de filmes Art Films, em parceria com a Ilha Brasil, maior público brasileiro no Second Life com mais de 10 milhões de visitas ao longo de mais de 7 meses, inaugura o primeiro cinema virtual brasileiro no Second Life, que é um misto de game e sites de relacionamento e vém conquistando cada vez mais público no país e no mundo.

Nessa primeira fase da parceria, o cinema virtual trará trailers dos principais lançamentos cinematográficos, vídeos institucionais e vídeo clipes, além de games e peças interativas. Assim o visitante fica sabendo quais os filmes estão em cartaz nas salas de exibição da Art Films no mundo real, localizadas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Para o lançamento de "Shrek 3", que estréia esta sexta no Brasil, já está sendo programada uma festa temática, estimulando a interatividade dos visitantes.

Através do endereço virtual também será possível encontrar os links para os sites oficiais dos filmes assim como para sites de compra on-line de ingressos, para as sessões reais. Mas à medida que a sala virtual for sendo aprimorada, filmes completos poderão ser exibidos.

A diretora da Art Films Bruna Sorrentino destaca a importância da parceria: "O cinema precisa estar sempre em sintonia com as novas tecnologias e novidades de ultima geração. Estar presente no Second Life é mais uma forma de estar perto do público que curte a sétima arte”. Para o diretor da Ilha Arthur Chrispino a Art Films é uma parceria estratégica porque traz um conteúdo de qualidade para um público cada vez mais exigente.

Rogério Gomes, CEO da Ilha Brasil destaca que o grande diferencial da Ilha foi a inovação e pioneirismo, ditando o padrão que acabou sendo seguido pelos outros espaços. “Enquanto outras ilhas só investem pagando ao usuário estar nos locais, nós investimos em qualidade de conteúdo. Assim contamos com um público qualificado de consumidores, apresentando o perfil pretendido pelos nossos anunciantes para suas marcas”, explica.

Press Release: Marcia Loureiro e Aline Martins
Fonte: Mm Press Assessoria em Comunicação.
www.mmpress.com.br
Web 2.0 e Second Life podem mudar métodos de negócios bancários online

Segundo Rogério Oliveira, presidente da IBM Brasil, "fenômenos como Second Life são um sinal claro da sociedade sobre coisas que ela gostaria de viver. A pressão sobre os bancos será muito forte", opinou. TI está sendo o foco principal do Ciab Frebaban 2007.

O consumidor cada vez mais informado vai mudar a indústria de consumo e, conseqüentemente, o modelo de negócio dos bancos. A avaliação é de executivos de tecnologia da informação (TI) que durante o CIAB debatem "o futuro dos bancos".

Segundo Rogério Oliveira, presidente da IBM Brasil, "fenômenos como Second Life são um sinal claro da sociedade sobre coisas que ela gostaria de viver. A pressão sobre os bancos será muito forte", opinou. O executivo citou que a própria IBM está hoje presente no Second Life e, na semana passada, realizou um treinamento com todos os canais de venda através desse ambiente virtual.

Mauricio Minas, vice-presidente da CPM Braxis, concordou ao dizer que "o consumidor não tem mais paciência, não agüenta burocracia e espera interação". Por isso, na sua avaliação, o setor de TI precisa rapidamente promover essa convergência, criar interfaces cada vez mais amigáveis e menos burocratizadas para que os bancos possam atender a essa demanda de seus clientes. Para Minas, "o banco do futuro passa por perceber que o atual modelo já não é o mais conveniente para o cliente". Ele cita, por exemplo, a quantidade de formas de autenticação hoje exigidas do usuário para evitar que seus dados sejam roubados.

Além disso, comunidades como o Orkut, por exemplo, "levam informações gratuitas para qualquer pessoa" e, por isso, ele acredita que isso gere a proliferação de "outros canais que não o bancário para intermediar os negócios financeiros de cada pessoa". Na avaliação de Oliveira, "as agências vão se transformar em ambientes de negócios" e ter seu atual formato completamente alterado. Segundo ele, a redução nos custos de comunicação e o aumento da banda larga vão ajudar a fazer essa transformação.

Guilherme Archer Castilho, diretor geral da Itautec, disse também acreditar que as agências "deixarão de ter o formato que têm hoje" e vão ser tornar lojas de negócios mais adequadas a cada público em cada região. João Abud Júnior, da Diebold Procomp, concorda que as agências irão se transformar, mas não espera que elas deixem de existir. Ele lembrou que, "mesmo com todas as consolidações na área financeira, o número de agências do País não diminuiu", mas ele também espera que elas se tornem "lojas de negócios, voltadas à consultoria financeira".

Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi, afirmou, no entanto, que "a tecnologia já está disponível" para essas mudanças. Ele citou uma demonstração que a Oi faz durante o CIAB, de compra de Coca-Cola nas vending machines da companhia de bebidas apenas com o encostar do celular na máquina. "Esse processo utiliza um canal de voz para a confirmação da compra. É algo quase tão antigo quanto o fax".

Por Taís Fuoco
do Computerworld.
Walcyr Carrasco fala sobre o Second Life

Autor da nova novela global, 'Sete Pecados', conta como foi conceder sua primeira entrevista coletiva no mundo virtual.



Clique em 'Play' para assistir.

Fonte: Globo.com

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Telefônica lança concurso de inovação no Second Life

Empresa usa evento no metaverso para lançar concurso de empreendedorismo.

A operadora Telefônica está usando o Second Life para divulgar o Desafio Empreendedor, concurso que premiará as idéias mais inovadoras de universitários e profissionais, com valores que somam mais de R$ 100 mil. A festa de lançamento acontece na sede da empresa no metaverso nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 20 horas.

Os interessados em participar não tem como errar, já que o prédio da Telefônica, na Ilha Brasil Cultural tem as cores características da operadora e um formato nada convencional. Dentro do Second Life, as coordenadas 112, 98 e 22 colocam o avatar na porta de entrada do edifício. No evento, nada além do normal para o Second Life: opções de músicas diferentes para os usuários e pads com informações sobre o concurso de novas idéias.

Desafio

O Desafio Empreenderor é um concurso voltado para universitários, estudantes de MBA e empresas incubadas, que premiará as idéias mais inovadoras em formato de planos de negócios. Com isso, a Telefônica pretende captar oportunidades reais de negócios que possam expandir sua atuação da empresa com soluções inovadoras.

O concurso é dividido em duas categorias: Estudante e Profissional. Na primeira, os projetos deverão ser apresentados em formato de um plano preliminar de negócios. Na outra modalidade, a apresentação da proposta deverá ser estruturada de forma que demonstre como o negócio tem potencial para impulsionar o negócio da Telefônica.

Por Alexandre Barbosa
Fonte: Estadao.com.br
Petrobras e Instituto Ethos promovem ações interativas no Second Life

Entre os dias 12 e 15 de Junho acontece a Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social 2007, promovida pelo Instituto Ethos com o patrocínio da estatal brasileira.

A Petrobras incorporou em seus princípios de negócios os direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate a corrupção aderindo, em 2003, ao Pacto Global, uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social no mundo.


Por todo o país, a Companhia contribui com sua energia patrocinando projetos escolhidos por seleção pública. Os projetos sociais devem estar alinhados a algumas diretrizes, entre as quais estão aspectos educacionais, de qualificação profissional, geradores de trabalho e renda, voluntariado, garantia dos direitos da criança e do adolescente e de empreendimentos sociais, como é o caso do Olodum Mirim, que faz parte dessa nova ação no Second Life.

Preservação ambiental também faz parte das linhas de projetos patrocinados pela Companhia, com investimentos em programas que, além de defenderam a preservação do meio ambiente, incentivam o desenvolvimento de uma consciência ecológica junto às comunidades. Para a Petrobras, prestar contas à sociedade e devolver para a natureza todo o bem que ela proporciona é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e o futuro do planeta.

A proposta é criar uma sociedade sustentável, desenvolvida por meio da responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Para reforçar esses ideais, a Companhia agora trabalha o Second Life como veículo de conscientização de ações sócio-responsáveis, possibilitando que pessoas em todo o planeta conheçam seus projetos por meio dos avatares e, com isso, transportem tais ações e metas para o mundo real e para suas vidas. Quem sabe o tamanho no qual as árvores de cada um nós pode chegar?

Como chegar - Entre no Second Life e faça o login com o seu avatar. O local onde acontece as Oficinas do Olodum Mirim e está plantada a Árvore do Crescimento Sustentável dentro do Second Life fica na Ilha Brasil Cultural. Você pode chegar lá digitando o nome Petrobras e depois clicando em “Search”. Seu avatar cairá exatamente na frente do palco e da árvore.

Como participar - Basta comparecer ao local das ações e contribuir com o crescimento da Árvore da Sustentabilidade escrevendo um bom pensamento positivo. Para ser um dos aprendizes do Mestre Olodum Mirim, você precisa se inscrever previamente pelo formulário. Mas seja rápido porque são apenas 15 vagas em cada oficina/show.

Press Release: Relacionamento Petrobras.
No embalo do São Paulo Fashion Week, canal GNT lança 'lounge' no Second Life

O visitante poderá relaxar seu avatar em uma sessão de massagem, conversar com os convidados do Lounge.

O Lounge GNT marca presença também no mundo virtual. Quem não vier à São Paulo Fashion Week, poderá conhecer o espaço criado no Second Life, na Ilha Brasil.

O visitante poderá relaxar seu avatar em uma sessão de massagem, conversar com os convidados do Lounge, dançar ao som de um DJ que toca uma seleção de músicas da Rádio GNT, ou ainda tomar uma cerveja de mentira, nas festas diárias, Às 21h. O Lounge fica no ar de 13 a 19 de junho, assim como o verdadeiro.

Fonte: GNT/SPFW.
Autor de 'Sete Pecados' recebe imprensa e é atacado no Second Life

Walcyr Carrasco, da Rede Globo de televisão, concede entrevista de pouco mais de 30 minutos e experimenta seu primeiro ataque 'griefer'. Moderação da Ilha Berrini teve que ser acionada.


Durou cerca de meia hora a primeira visita do novelista Walcyr Carrasco a Second Life. Sentado em uma poltrona vermelha, camisa azul e caça bege, o autor da próxima novela das sete da Globo foi bombardeado com perguntas de jornalistas e fãs que foram lá para conferir o movimento.

Nas paredes do estúdio, montado na Ilha Berrini especialmente para o evento e para uma festa que acontecerá no próximo domingo com a presença de 15 atores do elenco da novela, estavam expostas cartas de tarô contendo os sete pecados capitais: luxúria, inveja, vaidade, ira, gula, avareza e preguiça. "Acho que os pecados são formas de comportamento. Em certa medida já não são vistos como pecados", filosofou o autor.

E qual destes pecados você mais comete, perguntou uma jornalista. "Adoraria dizer que é a luxúria, mas depois dos 50 virou a gula!!", brincou, justificando a barriguinha saliente que seu alter-ego virtual ostenta.

Ataque em meio ao evento

Nem um incidente ocorrido no meio da encontro tirou o bom humor de Carrasco. A confusão foi provocada por um avatar inconveniente que, vestindo camiseta com o logotipo de outra emissora, lançava provocações contra o autor e a Rede Globo. "Não vamos trazer coisas feias para aqui dentro. Sua atitude é muito feia", tentava apaziguar o autor, para não se entregar a mais um dos sete pecados: a ira.

Não satisfeito, o pentelho passou a estourar bombas para chamar ainda mais a atenção. A polícia foi acionada e recebida a tiros. Dominado, o marginal foi retirado à força do local sem que houvesse feridos. Perdão tem limites.

Por Chico Benton
Fonte: G1.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Gillete divulga marca e reúne 1,6 mil em festa no Second Life

Uma festa organizada pela Gillete reuniu 1,6 mil avatares no Second Life, na noite da segunda (11).

Segundo a fabricante de barbeadores, a idéia do evento era promover a marca e seus novos produtos no mundo 3D. A campanha misturou elementos usados pela marca fora da internet com recursos disponíveis no Second Life.

Fora da web, a Gillete usou um ônibus para circular por bares e casas noturnas de grandes cidades brasileiras divulgando a nova linha de produtos Prestobarba. O recurso também foi usado no Sencond-Life, com um “ônibus-balada” circulando por diversas ilhas do mundo virtual.

O Barba Bus, como foi chamado pela Gillete, centralizou a distribuição de convites para a festa de segunda-feira e de brindes para compor o inventário dos avatares. Segundo a Gillete, durante os 4 dias que circulou pelo mundo 3D, o Barba Bus recebeu a visita de 14 mil avatares, 4 mil só no dia da festa.

Por Felipe Zmoginski
Fonte: INFO Online.
Banco do Brasil anuncia investimentos em 'Web 2.0' e no Second Life

Novo portal da instituição será lançado na sexta-feira, com filosofia de "web 2.0 interna". Ilha no Second Life já está em planejamento.

Com 73 expositores e tendo como tema a mobilidade, começou nesta quarta-feira (13/06) em São Paulo a 17ª edição do Ciab. Na abertura, Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, presidente da Federação Brasileira dos Bancos, Febraban, ressaltou a necessidade da padronização dos processos e do desenvolvimento de uma estrutura específica para este tipo de operação. "Só assim, conseguiremos universalizar os meios de pagamento por meio do celular", afirmou.

Na seqüência, Antônio Franscisco de Lima Neto, presidente do Banco do Brasil, falou da importância da tecnologia para o desenvolvimento do banco e anunciou o novo portal da instituição, que será lançado na próxima sexta-feira (15/06). "Hoje é difícil imaginar o sistema bancário não operando de forma online, mas há 25 anos quando o sistema foi lançado a implantação desta nova tecnologia representou uma quebra de paradigma", destacou. Segundo ele, as transações pela internet representam 20% das operações do banco, com oito milhões de clientes habilitados para utilização.

O vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Manoel Ruy Gimenes, afirmou que a nova estrutura levou apenas 120 dias para se consolidar e contou com a colaboração de mais de mais de 100 técnicos do banco e de parceiros. "É um portal para o cliente, não de consulta, mas de negócios, com todas as páginas dinâmicas e interativas", detalhou.

Web 2.0 e Second Life

Com filosofia "web 2.0 interna", o novo portal permite que as áreas de negócio do banco colaborem com o seu desenvolvimento, sendo responsáveis por colocar os conteúdos, sem precisar da área de TI para isso. "No futuro não muito distante, com ainda mais evolução, possibilitaremos o relacionamento dos clientes com o banco, e com seus fornecedores e clientes", adiantou. De acordo com Gimenez, o banco também deve anunciar em breve sua entrada entrada no Second Life.

Ainda na abertura do Ciab, o presidente do Banco do Brasil também anunciou o lançamento da última etapa do Projeto Data center, de acordo com ele, a primeira Parceria Público-Privada Administrativa do País, que prevê a construção de mais de 24 mil m² para processamento e armazenamento de dados do banco. "Tivemos há duas semanas a habilitação dos concorrentes, e hoje, acontece o pregão que definirá nosso parceiro pelos próximos 25 anos", comentou.

Por Gustavo Brigatto
Fonte: iTweb.
Simulação em 3D traz Roma Antiga ao presente

Criadores já iniciaram negociação com a Linden Lab para disponibilizarem versão da metrópole no Second Life.

A Roma Antiga foi trazida para o presente por meio de um projeto de reconstrução digital tido como o maior do mundo. Uma equipe internacional de arquitetos, arqueólogos e especialistas em computadores passou dez anos trabalhando em um modelo tridimensional, em tempo real, da cidade, batizado de Rome Reborn, ou Roma Renascida.

Cerca de sete mil prédios foram escaneados e reproduzidos a partir de um modelo da cidade exposto no Museu da Civilização Romana, em Roma. Os usuários entram na cidade na era de Constantino e podem olhar as construções por dentro. A simulação acontece no ano 320 d.C., tido como o período de apogeu da Roma Antiga, quando ela tinha um milhão de habitantes.

"Podemos levar as pessoas embaixo do Coliseu e mostrar a elas como os elevadores funcionavam para trazer os animais das câmaras subterrâneas para as caçadas que eles organizavam em cima", disse Bernard Frischer, líder do projeto e chefe do Institute for Advanced Technology in the Humanities da University of Virginia, nos Estados Unidos.

A simulação reconstrói o interior de cerca de 30 prédios - incluindo o Senado, o Coliseu e a Basílica construída pelo imperador Maxentius - completa com afrescos e decorações. Participaram do projeto especialistas de universidades na Virgínia e na Califórnia, assim como de institutos de pesquisa na Itália, Alemanha e Grã-Bretanha.

Conquista Tecnológica e Second Life

Um grupo de arqueólogos explicou como teria sido a aparência de estátuas e monumentos se não tivessem sido escurecidos pela poluição. Mapas antigos e catálogos detalhando "prédios de apartamentos, residências particulares, hosperarias, armazéns, padarias e até bordéis" foram usados, disse Frischer.

O projeto será usado para fazer mais pesquisas sobre a vida na Roma Antiga e será atualizado de acordo com descobertas arqueológicas. Por exemplo, os pesquisadores querem usar o simulador para calcular a capacidade de monumentos como o Coliseu. As estimativas dos especialistas variam muito, entre 35 e 78 mil pessoas. "Este é o primeiro passo na criação de uma máquina do tempo virtual que nossos filhos e netos vão usar para estudar a história de Roma e de muitas outras grandes cidades do mundo", disse.

Frischer explicou que já há negociações com a companhia Linden Labs, na Califórnia, para que o simulador seja disponibilizado no site da empresa, Second Life, na Internet. A simulação não inclui personagens, mas o projeto comercial traria uma população de milhares de figuras, algumas delas baseadas em esqueletos e outras descobertas arqueológicas encontradas em Roma e no resto da Itália.

Fonte: BBC Brasil.
Second Life fechado para atualização

Versão 1.17.0 foi efetivada, com uma semana de adiamento, e não veio com recurso de voz.


Conforme mencionamos anteriormente, o Second Life teve seu grid principal fechado às 10 horas desta quarta-feira (13, horário de Brasília) para manutenção preventiva e atualização de seus servidores, e navegador, para a nova versão v1.17.0, já disponível para testes no beta grid.

Este procedimento, que deve foi finalizado às 15:48 horas de hoje, havia sido adiado por uma semana, segundo a Linden Lab, por problemas apresentados nos testes finais da versão. Após a reabertura do 'maingrid', será indispensável baixar e instalar a nova v1.17.0 do navegador, para que se tenha acesso ao metaverso atualizado.

Mais uma vez, a Linden Lab preventivamente adia a efetivação do recurso de voz no grid principal. Segundo a empresa, "o serviço ainda não está amadurecido suficientemente para ser incorporado em definitivo à todos os servidores". Contudo, a v1.17.0 corrige dezenas de bugs prioritários que afetavam sensívelmente a interação no mundo virtual.

Para ver todas as novidades que vêm com o v1.17.0, clique aqui.
Para baixar o novo navegador, clique aqui.

Com informações do Official Linden Blog.
Playboy inaugura sua ilha no Second Life

A Playboy é a primeira marca, mundialmente conhecida, com alvo no segmento 'masculino', a marcar presença no metaverso.

A Playboy Enterprises anunciou ontem o lançamento oficial da Ilha Playboy no Second Life. A ilha em formato de 'coelhinho', criada e mantida pela Sentient Services, hospedará a loja virtual da Playboy e oferecerá aos residentes a chance de se conectarem com a marca, através de uma variedade de eventos e oportunidades sociais. A Playboy é a primeira marca mundialmente conhecida, com alvo no segmento 'masculino', a marcar presença no metaverso.

A loja virtual da Playboy, no Second Life, exibirá produtos 'in-world' e outros produtos 'real-life' que já estão disponíveis nos sites de comércio eletrônico da empresa, como a PlayboyStores.com e a ShoptheBunny.com. Os residentes que visitarem o local porderão adqurir também uma série de acessórios com a marca, para incrementarem seus avatares. A loja virtual da Playboy conta com um staff de 'coelhinhas' atendentes, vestindo as famosas roupas de coelho da marca. No andar de cima da loja, está posicionado um 'vídeo lounge', com vista para a praia, onde festas e a interação entre os residentes serão sempre promovidas.

"Estamos entusiasmados em trazer a marca Playboy para o mundo de Second Life", disse Jeremy Westin, vice presidente executivo em desenvolvimento de negócios do Playboy Media Group. "Ao passo da nossa expansão no mundo real, com a abertura do Playboy Club em Las Vegas, e de divesas outras lojas oficiais em várias cidades do mundo, estamos entrando no Second Life de olho em um mercado eletrônico inovador e atingindo pessoas que não podem estar em nossas lojas reais, propagando ainda mais a nossa marca e os nossos produtos".

Uma festa de lançamento na Ilha Playboy, ocorrida na noite desta terça-feira (12), marcou o lançamento da marca no metaverso. O evento contou com diversos artistas, tocando diversos tipos de músicas e com a presença de avatares de coelhinhas famosas. A festa prossegue por 24 horas, finalizando-se na noite desta quarta-feira (13).

A Playboy Enterprises é uma marca atuante e uma companhia multinacional de entretenimento multimídia, que se iniciou na publicação da revista Playboy, seu mais famoso produto. A empresa opera em cadeias de tv e distribuição de conteúdo por todo planeta. É proprietária da Playboy.com, o maior portal de entretenimento masculino do mundo, e licencia sua marca internacionalmente, através de uma larga escala de produtos e serviços disponíveis ao público.•

Press release: Theresah Hennessey . Playboy Enterprises.
Contato: +1-312-373-2444.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Alcatel-Lucent traz campeonato mundial de vela ao Second Life

A companhia fornecedora oficial de mídia da 32ª edição da 'America´s Cup', colocou a competição no mundo virtual, permitindo aos residentes assistirem às provas de vela e consultarem os arquivos da competição direto do metaverso.

Coincidindo com a prova final da competição de vela, em Valência, o anúncio segue-se ao anterior lançamento da Alcatel-Lucent, feito há algumas semanas, sobre o 'AmericasCup Anywhere', um conjunto exclusivo de novos serviços de mídia, que permite aos apaixonados pela vela, de todo o mundo, seguirem a competição de onde estiverem, e sempre que quiserem, através da Internet e de aparelhos celulares.

Na ilha AmericasCupAnywhere, os residentes do Second Life podem assistir as provas de vela e ter acesso diário aos arquivos da competição. É um novo local de encontro para os residentes do mundo virtual, onde podem descobrir as tecnologias e táticas das regatas da America's Cup, a ilha permite também participar de uma regata virtual, reservada à comunidade velejadora do Second Life, onde os residentes podem também controlar o leme de um barco da classe America's Cup, e participarem de uma regata em frota e match racing.

Entre os novos serviços de media, acessíveis on-line através do site, constam a Internet, Celular, Internet TV, Jogo Virtual e Podcasts.

Fonte: Sol.
Linden Lab restaura Ilha Help Brasil

A Ilha Help Brasil voltou a funcionar normalmente nesta semana, após enfrentar problemas de funcionamento na semana passada, conforme relatamos. A causa do problema, que levou ao sumiço de lojas, foi caracterizada como uma falha técnica pela Linden Lab, desenvolvedora do Second Life.


Clique aqui, para ver imagens da destruição da Help Brasil na semana passada.

Fonte: Estadao.com.br
Polícia britânica quer espalhar fotos de Maddie no Second Life

A polícia britânica anunciou, nesta segunda-feira, que pensa em disponibilizar fotos de Madeleine McCain no mundo virtual do Second Life. A menina inglesa desapareceu no sul de Portugal em 3 de maio.

Os investigadores estão negociando com o Second Life a possibilidade de colocar retratos da menina em locais acessados do site, afirmou Jim Gamble, do Child Exploitation and Online Protection Centre (CEOP). O Second Life, que se define como "uma simulação virtual da sociedade", é um mundo no qual os internautas criam personagens - chamados de avatares - que evoluem de acordo com a vontade de seus criadores.

Os pais de Maddie, Gerry e Kate McCann, também começaram a discutir a com o site de busca Google a possibilidade de representar os olhos da menina dentro dos dois "O"s da palavra Google.

De acordo com a imprensa britânica, eles também estão em contato com J K Rowling, autora de Harry Potter, para que os marcadores de página do sétimo e último livro da série saiam com o rosto de Maggie. "Harry Potter e as relíquias da morte" tem o lançamento previsto para 21 de julho no Reino Unido.

"Maddie", 4 anos, desapareceu enquanto dormia na companhia de seus irmão gêmeos de dois anos, Sean e Amélie. Eles estavam no quarto de um complexo hoteleiro da Praia da Luz, enquanto seus pais jantavam num restaurante a 50 metros. A polícia portuguesa, que trabalha com a hipótese de seqüestro, já interrogou mais de 100 pessoas. Um cidadão britânico, Robert Murat, morador das proximidades do complexo hoteleiro, foi considerado suspeito no dia 15 de maio, mas ele conseguiu se sair bem, ao que parece.

Fonte: AFP.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Unibanco e Telefônica se confirmam no Second Life

Como de costume, o objetivo destas corporações é encurtar distâncias no relacionamento com seus clientes.

O Unibanco se torna, a partir desta segunda-feira (11), o primeiro banco brasileiro a ter uma agência na comunidade virtual Second Life. O espaço, equivalente a 1.500 metros quadrados, na ilha São Paulo Jardins, será um canal de comunicação com clientes e não-clientes no universo virtual.

A inauguração ocorrerá a partir de 13h e contará com ações promocionais, como a distribuição de bexigas, camisetas, capas e segways - veículos de duas rodas, pilotados de pé. O evento de lançamento será realizado no segundo andar da agência, onde funcionará um cinema, no qual serão exibidos filmes publicitários veiculados na TV e em salas de cinema do mundo real.

Telefônica

A Telefônica inaugura, dia 14 às 20 horas, sua sede brasileira no Second Life. A idéia do grupo é usar o mundo virtual para divulgar ações promocionais da empresa e atrair novos parceiros de negócios. Na festa de inauguração, o grupo vai divulgar o regulamento do prêmio Desafio Empreendedor, que distribuirá R$100 mil a estudantes e profissionais que apresentem idéias de negócios consideradas “inovadoras” pela telecom.

A distribuição de convites para a festa no Second Life é feita pelos avatares Kbeção e Kabeçuda dupla criada pelos desenvolvedores do espaço Telefônica no mundo 3D. Quem receber o convite, poderá enviar cópias do código de entrada na festa por SMS. A idéia dos organizadores do evento é unir o mundo virtual (Second Life) com uma ação no mundo real (envio de SMS). O Desafio Empreendedor, que será detalhado na festa, é uma iniciativa que visa identificar idéias que possam se tornar projetos de negócios reais no segmento de telecomunicações.

Por Felipe Zmoginski
Fonte: INFO Online.
Senac oferece cursos sobre Second Life

O primeiro curso oferecido nesse ambiente virtual é Integração do Photoshop no Second Life, em que os participantes aprenderão usar o software para fazer texturas, estampar roupas e desenvolver a parte visual de diferentes itens.

A partir de 26 de junho, o Senac São Paulo oferecerá três cursos a distância no Second Life, que ensinarão os usuários a utilizarem da melhor forma esse ambiente virtual e a desenvolverem projetos e ambientes dentro do Second Life. Os programas seguirão a metodologia de educação a distância utilizada pela instituição: os avatares (personagens) terão a oportunidade de interagir com o tutor por chat, assistir vídeos, fazer download de materiais e tirar possíveis dúvidas em tempo real.

“Hoje, o Second Life traz muitas possibilidades para a educação. Por isso, o objetivo do Senac São Paulo é formar e preparar as pessoas para esse novo mundo virtual, ampliando também sua atuação para outras áreas do conhecimento”, afirma Sidney Latorre, gerente da área de tecnologia da informação do Senac São Paulo.

O primeiro curso oferecido nesse ambiente virtual é Integração do Photoshop no Second Life, em que os participantes aprenderão usar o software para fazer texturas, estampar roupas e desenvolver a parte visual de diferentes itens. O segundo é Criação de Objetos no Second Life Básico, que mostrará como construir objetos simples, que compõem um espaço, como cadeiras e mesas de escritórios para recepcionar clientes. O último, Criação de Objetos no Second Life Avançado, capacitará os alunos para a modelagem de elementos mais avançados.

Além disso, a instituição inaugurará, ainda este ano, a versão virtual do Centro Universitário Senac, que oferecerá atividades para estudantes. Atualmente, o Second Life movimenta US$ 1 milhão por dia e possui seis milhões de usuários. Organizações como Adidas, Amazon, Sony, Philips e Dell já estão alocadas estrategicamente neste ambiente. No mundo, 50 instituições de ensino, entre elas as Universidades de Ohio e Havard, também fazem parte desse ambiente.

Além disso, no mês de julho, o Senac também oferecerá dois cursos presenciais para os interessados em conhecer essa plataforma. Com início no dia 2, Desvendando o Second Life abordará a história da ferramenta, a economia representada pela moeda Línden, as especificidades e a personalização de avatares. Na mesma data, tem início o curso Criando Interfaces 3D no Second Life. O programa propõe uma discutição sobre a exploração dessa tecnologia, de forma a possibilitar o desenvolvimento e aplicações de novos projetos.

Serviço:
  • Cursos a Distância
  • Integrando Photoshop no Second Life
  • Data: 26/6 a 10/7
  • Carga Horária: 8 horas
  • Valor: R$ 120
  • Criação de Objetos no Second Life Básico
  • Data: 26/6 a 10/7
  • Carga horária: 8 horas
  • Valor: R$ 120
  • Criação de Objetos no Second Life Avançado
  • Data: Julho
  • Carga horária: 8 horas
  • Valor: R$ 120
Cursos Presenciais:
  • Desvendando o Second Life
  • Data: 2 a 4/7, 2ª a 4ª
  • Horário: das 9 às 12 horas
  • Carga horária: 9 horas
  • Valor: R$ 150
  • Local: Senac Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 228, Vila Buarque
  • Criando Interfaces 3D no Second Life
  • Data: 2 a 4/7, 2ª a 4ª
  • Horário: das 8h30 às 12h30
  • Carga Horária – 20 horas
  • Valor: R$ 280
  • Local: Senac Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 228, Vila Buarque
Mais Informações: www.sp.senac.br ou 0800 883 2000.
Fonte: B2B Magazine.
Terceiro colocado em concurso de 'Sculpties' da Linden é desclassificado

Escultura do 'Demônio da Tazmania' feria o regulamento da competição, que proíbe objetos com direitos autorais reconhecidos.

No último dia 5 de Junho, a Linden Lab havia anunciado os ganhadores da primeira 'Competição de Sculpted Primitives'. Os cinco primeiros colocados, além de prêmios em Lindens, teriam direito a ver seus objetos incluídos na biblioteca oficial de sculpties do navegador Second Life.

Porém, em vista de algumas reclamações recebidas por outros participantes, a Linden se viu obrigada a corrigir uma falha que ela mesma originou, ao criar o regulamento deste concurso. Pelas regras, estavam proibidos os objetos com direitos autorais reconhecidos. Curiosamente a empresa deixou passar, e ainda incluiu entre os vencedores, o 'Demônio da Tazmânia' (foto acima), sculptie criado pelo residente Artisan Hawks, mas obviamente de propriedade intelectual da Warner Bros.

Apesar das reclamações não terem em nenhum momento partido do estúdio, a regra foi invocada por outros participantes desta competição. Imediatamente a Linden corrigiu a questão enviando uma nota à Artisan Hawk informando que, pelo regulamento, seu sculptie havia sido desclassificado. Em seguida, os outros colocados subiram no ranking de vencedores, dando lugar à um novo ganhador, Neural Blankes, com sua 'pasta de dente' (foto ao lado), que subiu da sexta para a quinta colocação. Seu objeto a partir de agora estará presente na biblioteca oficial do Second Life e o autor receberá também um prêmio em linden dólares, com valor não divulgado ainda.

Com informações da SL Insider.
Ilha Vírgula abre nesta terça-feira

Ação é promovida pelo portal Vírgula, em cooperação com a rádio Jovem Pan e o BaixaHits.

Em pleno Dia dos Namorados, nesta terça-feira (12/06), o portal Vírgula estará lançando sua ilha no Second Life, conforme noticiamos, em primeira mão, há cerca de uma semana. O projeto está sendo tocado pela agência Riot e conta com o patrocínio e apoio de mídia da rádio Jovem Pan e do portal musical BaixaHits.

Entre as atrações, dois espaços de eventos oferecerão raves virtuais, com cerca de 15 horas de muita festa e 7 DJs revezando- se entre si para que o som não pare. A 'Festa dos Solteiros' tem temática no Dia dos Namorados e pretende reunir os muitos residentes à procura de um parceiro para conviver no metaverso. Para participar da festa é preciso entrar, pelo Second Life, no grupo 'Vírgula'.

CLIQUE AQUI, para ver imagens exclusivas da Ilha Vírgula.

domingo, 10 de junho de 2007

Walcyr Carrasco: "Desde o começo quis o Second Life"

Autor da Rede Globo reafirma lançamento de sua novela no Second Life e o apóia como mídia de divulgação. Atores globais estão confirmados para o evento virtual.

Autor de ´Sete pecados´, próxima novela das 19h da Globo, Walcyr Carrasco promete que sua história passará longe dos folhetins tradicionais, com um herói, uma mocinha e um vilão. É esperar para ver. Mas, antes mesmo da estréia, dia 17, a novela já começará inovando: o lançamento será feito numa festa virtual no Second Life, um misto de game e site de relacionamento que está cada vez mais popular no país e no mundo.

´Adorei a idéia. Na verdade, desde o começo eu quis o Second Life. É uma idéia nova para uma novela nova. Acho que dá a marca da vanguarda´, comemora Carrasco. No Second Life, o usuário tem que criar um avatar, um personagem que obedece ao seu comando e interage com outros num mundo virtual. Os avatares serão convidados pela Globo a participarem da festa, que acontecerá, provavelmente no próximo domingo, num estúdio virtual da emissora e terá música, clipes e animação.

O evento ocorrerá, na Ilha Berrini, a partir das 19 horas, e contará com a presença de avatares de personagens da novela de Walcyr Carrasco. Os convidados poderão dançar ao som de músicas da novela, assistir a um clipe com cenas da nova produção da TV Globo e a festa terá cobertura de uma equipe virtual do Vídeo Show. Já a partir deste domingo, dia 10, vários promotores estarão percorrendo a ilha chamando os habitantes do Second Life para o evento e distribuindo camisetas coloridas com os símbolos dos sete pecados capitais que servirão de convite para a festa. Durante uma semana, os habitantes do Second Life poderão visitar este estúdio virtual da TV Globo e conhecer detalhes da novela dirigida por Jorge Fernando, que estréia no dia 18 de junho. Depois, o local abrigará outras ações da emissora.

Triângulo

O elenco de ´Sete pecados´ estará no evento, claro, mas deverá usar os nomes de seus personagens. Os avatares poderão ´conversar´, por exemplo, com a mimada Beatriz (Priscila Fantin), o taxista Dante (Reynaldo Gianecchini) ou a dona-de-casa Clarice Giovanna Antonelli), o triângulo amoroso da novela. Inspirada livremente em ´A divina comédia´, de Dante, e ´Fausto´, de Goethe, ´Sete pecados´ é uma história de amor, em que a paixão se confunde com a luta pelo poder e pelo dinheiro.

Por Paulo Ricardo Moreira
Fonte: Agência Globo.