sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mundo Linden: 1 ano mantendo você bem informado sobre o Second Life
Por Marcelo Posthorn*

Em agradecimento, este blog oferece uma festa para seus leitores, na noite em que completa seu primeiro aniversário.

Chegamos então aos 365 dias de atividade do blog Mundo Linden. Em 23 de Fevereiro de 2007, a fundadora deste site, Debora Puggliesi (aka. Debora Perenti), na época estudante de jornalismo na cidade de Salvador, Bahia, e entusiasta dos assuntos sobre o Second Life, postou a primeira matéria, onde falava sobre o início das ações da rede católica Canção Nova no metaverso da Linden Lab. Começava, naquele momento, aquela que hoje é considerada como "a maior base brasileira de informações sobre o Second Life", na língua portuguesa do Brasil, que até o momento possui um acervo de quase 1.200 matérias publicadas.

O tempo passou e muita coisa aconteceu. O Mundo Linden começou no auge da 'hype' que o SL experimentava. Toda mídia estava com foco neste mundo 3D, onde (quase) tudo era possível e fantástico. Modestamente, o blog foi desempenhando seu papel, todos os dias, procurando trazer informação selecionada e com qualidade. Focamos também trazer notícias e novidades em primeira mão. Com o tempo, e através de um marketing puramente viral, o Mundo Linden virou uma mania e parada obrigatória diária para aqueles que levam o Second Life a sério, mesmo que apenas por entretenimento.

No início de Agosto de 2007, Debora (Perenti) Puggliesi passou o bastão do blog para a empresa de mídia Webtiva.com, em virtude de questões pessoais, associadas a uma proposta irrecusável. Nesta época já se observava que o Second Life não era mais a 'namoradinha' do jornalismo nacional. Mesmo assim, a atual gestão manteve o foco do blog, não deixou a peteca cair e, diariamente, prosseguiu trazendo mais e mais informações sobre o metaverso. O objetivo da agência, a princípio, era investir em suas próprias ilhas no Second Life. Entretanto, observou-se que o Mundo Linden contava com uma audiência cativa e fiel, superior até a frequência registrada nas melhores ilhas brasileiras. Fizemos a aposta correta e vencemos.

O blog Mundo Linden prossegue hoje, firme e forte, às vezes com muitas, às vezes com poucas matérias, mas nunca deixando seus leitores um dia sequer sem novas informações. É claro que o fim da 'hype' trouxe uma certa escassez de novidades sobre o Second Life. Mesmo assim, se houver uma notícia interessante e relevante para a comunidade brasileira, onde ela estiver, iremos lá e traremos ao público. Ainda que seja uma notícia ruim. Nosso intuito é apenas informar. Procuramos também possibilitar a interação do público, abrindo diversos canais de diálogo e garantindo o direito de todos a expressão, mas com moderação e civilidade.

Festa de comemoração

Para comemorar o 1º ano de atividades do blog Mundo Linden, preparamos uma grande festa que ocorrerá na noite deste sábado, com pleno apoio da equipe da ilha RJ CITY, na pessoa do amigo Thiago Pagung. Um espaço foi preparado para receber os leitores, parceiros e amigos deste blog. Na festa, além de muita música, comandada por DJs de primeira linha, estaremos distribuindo brindes e prêmios em L$ para os leitores mais animados. O Mundo Linden também estará inaugurando sua nova sede, também na RJ CITY, que está posicionada ao lado da praia virtual de Ipanema, palco da nossa festa.

Agradecimentos

O Mundo Linden gostaria de agradecer, primeiramente, a todos os leitores que acompanham seu trabalho, desde o início, ou de algum tempo para cá. Não importa há quanto tempo. Importante para nós é que continue prestigiando nosso trabalho e se mantenha bem informado através dele. Agradecemos também aos nossos anunciantes (Ilha Buzios, Second Island, Brasil Money, VM2, ZZN Virtual e Ilha BH) que tornam este trabalho possível e que nos incentivam com seu apoio. Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros (RJ CITY, Studio Graphics, São Paulo Convention & Visitors Bureau - SPCVB, KIIS FM 102,7 - Los Angeles, Mundo LS e AVS Models), que contribuem com infra-estrutura virtual e conteúdo para tornar o blog ainda mais interessante. A todos vocês, o nosso muito obrigado e contem conosco para, pelo menos, mais 365 dias de muita informação.

Obrigado!

*Marcelo Posthorn é avatar editor do blog Mundo Linden, e entidade virtual da Webtiva.com nos metaversos Second Life e OpenSim.

CLIQUE AQUI, para acessar o local da festa de 1 ano do Mundo Linden.
Local: Ilha RJ CITY
Data: 23/02/2008
Horário: 19:30 (Brasília)
Momento fashion: **Sparkle**

A cada semana, a parceria Mundo Linden e Mundo SL traz uma superdica de moda para você!

Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Model/Modelo:
Lucyanni Writer
Look elaborado por: Lucyanni Writer

Corset
Loja/Store: LeeZu Baxter Designs
Model/Modelo: Corset Blue Feather

Cabelo/Hair:
Loja/Store: TheAbyss
Model/Modelo: Breathe - Light Blonde

Botas/Boots:
Loja/Store: Redgrave
Model/Modelo: Boots White

Manicure
Loja/Store: Sin Skins
Model/Modelo: Glitter Manicure Slate

Pele/Skin:
Loja/Store: Celestial Studios
Model/Modelo: Vogue Skin - Champagne (Aqua - Glitter)

Saia/Skirt
Loja/Store: LeeZu Baxter Designs
Model/Modelo:

Olhos/Eyes
Loja/Store: PopFuzz
Model/Modelo: Fairy Eyes - Ocean Tides

Jóias/Jewell
Loja/Store: Dahlinks
Model/Modelo: Urban Cheek Black Pearl and Silver

Meias/Socks
Loja/Store: Maitreya
Model/Modelo: Slouch Socks Blue

Top
Loja/Store: LeeZu Baxter Designs
Model/Modelo: Parte do conjunto/
Part of outfit: Pure Flexi Dress

Clique nos nomes das lojas para se teleportar.
Click in the name of the stores to teleport.

Contato:
Para montar o look de sua loja, ou sugestão, entre em contato com Claudia Poitier:
MSN: claudiapoitier@hotmail.com
IM: add claudia Poitier (SL)
Clique aqui para acessar o perfil de claudia no Or


Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,699 novas inscrições, levando a população a um total de 12,558,571 avatares;
• Pico máximo de 60,517 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:20 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,371 logados às 6:05 desta manhã. Média do dia: 47,609.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 2.48 (quanto menor, melhor);
• Problemas esporádicos de login e rede ocorreram ao longo do dia de ontem;
• Linden Lab lançou o navegador "Release Candidate v1.19.0" (RC3), que pode ser efetivado como definitivo nos próximos dias;
• Linden Lab publicou as estatísticas gerais de Janeiro de 2008;
• O integrante da equipe do Second Life, Blue Linden, informou que o Departamento de Obras Públicas (DPW) iniciou seu primeiro grande projeto. No blog são oferecidas maiores informações a respeito;
• Segue abaixo uma comparação entre os acessos simultâneos (concurrency) desta semana com a semana passada:


Origem: Massively.
Publicidade:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Second Island: a empresa brasileira que mais cresce no Second Life

Sua meta é audaciosa e já é o maior arquipélago de ilhas destinadas à habitação e comércio de residentes administrado por Brasileiros, sendo comparados a outros grandes investidores estrangeiros.

Ainda que mais uma vez tenhamos sido surpreendidos por novos rumores de roubo e cópias de skins e objetos e, periodicamente, o futuro do Metaverso seja posto à prova por notícias de novos golpes, ataques griefers, desconfiança na economia in-world e na estabilidade do jogo e tantos outros escândalos, os quais caem como uma "profecia" quanto ao final do Second Life, há empresários de visão que acreditam e investem pesado nas possibilidades do mundo virtual.

O projeto imobiliário vitorioso dirigido pelos empresários Cezar Boram e Kaio Obviate tem feito da Second Island a empresa Brasileira que mais tem crescido no SL nos últimos meses.

Second Island é uma dessas empresas que apostam no metaverso e sua expansão tem sido surpreendente, a levando ao status de Empresa Brasileira de maior expansão na SL. Sua meta é audaciosa e já é o maior arquipélago de ilhas destinadas à habitação e comércio de residentes administrado por Brasileiros, sendo comparados a outros grandes investidores estrangeiros. Para tanto, os dois proprietários da Second Island, Kaio Obviate e Cezar Boram recentemente compraram mais um pacote de ilhas, atingindo a incrível marca de 13 ilhas temáticas. Além disso, já estão também investindo em projetos com ilhas hospedadas em servidor próprio, em outra Grid por enquanto, pois estão sempre à frente, na busca da excelência em suas atividades dentro de comunidades virtuais.

Seu maior diferencial é que todas as ilhas têm cuidadoso projeto paisagístico e rigoroso controle de estilo das construções, para que não haja poluição visual. Outra vantagem é que os residentes podem contar com o apoio de uma equipe de segurança, que foi montada exclusivamente para agir contra griefers, invasões, e outros problemas que possam perturbar a paz. Também como mais uma qualidade em seus serviços, oferecem preços convidativos e justos para a total satisfação do cliente.

Os terrenos da Second Island com tema residencial são garantia de que o cliente que deseja ter a casa de seus sonhos e com vista para uma paisagem paradisíaca encontrará vizinhos com os mesmos objetivos e nunca verá no momento seguinte, um clube barulhento ao lado de sua casa. Os terrenos comerciais, por outro lado, oferecem altos números de tráfego real. Ética e compromisso do melhor serviço prestado tornaram a Second Island a maior empresa Brasileira de venda de terrenos dentro da Second Life.

E por acreditar no potencial de crescimento, muito longe de boatarias e descrença na Second Life, o grupo tem como nova meta crescer junto ao mercado nacional, e para isso está oferecendo uma super oportunidade com exclusividade para o público nacional. É uma chance imperdível e única para quem deseja comprar terrenos extra-baratos, com 50% de desconto para Brasileiros e com a qualidade Second Island.

Para os residentes que acreditam no futuro brilhante da Second Life e desejam ter a sonhada land para uma residência de sonhos ou montar seu negócio, o momento é esse! Eu já tenho a minha, venha conferir! Para mais informações, entre em contato com: vendas@secondisland.com.

Press release: Ananda Valeeva
Assessoria de Imprensa e Marketing
www.secondisland.com
Publicidade:
Torley: dicas quentes sobre SLURL.com

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra como usar os recursos mais interessantes do portal de redirecionamento do Second Life e alguns truques que você talvez não sabia. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 14,161 novas inscrições, levando a população a um total de 12,544,553 avatares;
• Pico máximo de 59,138 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,145 logados às 5:40 desta manhã. Média do dia: 45,418.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 2.52 (quanto menor, melhor);
• Falhas observadas nos serviços de login, inventário e carregamento de ilhas, nas primeiras horas da manhã, talvez relacionadas às mudanças nas sub-redes IP. Horas depois, problemas de resolução no mecanismo de busca. Problemas se dissiparam na parte da tarde;
• Reinicialização geral das ilhas foi reagendado para esta sexta-feira (22) e na próxima segunda-feira (25);
• Nova versão do Havok4 foi adotada em algumas ilhas do grid. Entretanto, problemas apresentados ocasionaram uma imediata reversão de procedimento;
• Domingo haverá manutenção nos sistemas telefônicos da Linden Lab;
• O portal de suporte do Second Life apresentou nova falha de funcionamento.

Origem: Massively.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

IBM adota o OpenSim para comercializar datacenters virtuais

Seguindo uma tendência natural, a companhia adotou o "Second Life de código aberto" afim de criar ambientes 3D livres, para monitoramento de dados.


A gigante do hardware IBM anunciou, nesta quinta-feira, que estará comercializando uma nova tecnologia para monitoramento de dados, em seus equipamentos de datacenter, com interface em três dimensões. Com o novo sistema, as informações armazenadas poderão ser controladas de uma forma muito mais amigável e intuitiva.

Este ambiente de monitoramento virtual, que a própria IBM está desenvolvendo, é baseado na plataforma OpenSimulator, projeto de código aberto com características de Second Life, que permite a qualquer um criar seu próprio mundo 3D, personalizando-o de acordo com as suas necessidades. Neste caso, com total comunhão aos parâmetros solicitados pelos clientes.

Segundo Michael Osias, pesquisador da IBM responsável pela adaptação do OpenSim aos equipamentos da empresa, "a real inovação é a troca da relação entre os humanos e as máquinas (interface), em um já antipático método 2D, para um ambiente 3D no qual os usuários poderão enxergar as informações e dados como algo 'quase real' e 'tocável'. Será possível uma melhor visualização dos recursos dos servidores, relatórios de fluxo de dados, etc., além de um melhor entendimento no controle de um ou mais datacenters".

A IBM foi uma das primeiras grandes companhias investidoras do Second Life, fornecendo infra-estrutura para expansão do data center da Linden Lab, em troca da instalação de várias sim (ilhas) nas quais exerce suas atividades acadêmicas e corporativas. Michael Osias menciona, contudo, que a multinacional já estudava, sigilosamente, o uso do OpenSim há cerca de três meses. Uma equipe foi recrutada para promover os melhoramentos necessários em sua distribuição, que será restrita apenas aos clientes. De qualquer forma, para o projeto OpenSimulator é, talvez, a melhor notícia desde o lançamento das primeiras versões de seu servidor SL de código aberto.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Com informações da FOXBusiness e do Siliconrepublic.com
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 15,330 novas inscrições, levando a população a um total de 12,530,392 avatares;
• Pico máximo de 58,779 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:10 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,169 logados às 6:05 desta manhã. Média do dia: 45,015.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.21 (quanto menor, melhor);
• Linden precisou socorrer emergencialmente 521 simuladores (ilhas), que tiveram seu software atualizado. Cerca de 20 horas de atividades e transações operadas nestas regiões foram perdidas. No último instante a Linden conseguiu evitar danos maiores;
• Problemas de rede afetaram cerca de 450 simuladores (ilhas), provocando problemas de login aos usuários posicionados naquelas regiões e arremessando-os para regiões estáveis próximas;
• A exibição de classificados e a loja de terrenos, no portal de suporte do Second Life, esteve inoperante e consumiu toda a noite desta quarta-feira para ser corrigida e reativada.

Origem: Massively.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lancia apresenta Delta no Second Life

Lançamento no metaverso ocorre após o Salão de Genebra.

Um dia após a apresentação "física" do novo Lancia Delta, no Salão de Genebra, a marca italiana apresentará o carro no mundo virtual Second Life. Usuários do programa de computador do mundo inteiro poderão conhecer o lançamento no espaço virtual da montadora (Lancia Village).

O Second Life é um ambiente virtual tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social dos seres humanos. Criado em 2003 pela empresa Linden Research, o SL vêm ganhando notoriedade com o crescimento do número de participantes, atraindo cada vez mais empresas interessadas em anunciar no universo virtual. A Lancia não é a primeira montadora a se estabelecer no Second Life, marcas como Nissan, Toyota, BMW e Mercedes-Benz já participam da comunidade com ações similires.

Origem: Auto Esporte.
Publicidade:
Nova fase da Kaizen no Second Life

Empresa lança unidade que auxiliará no desenvolvimento de conteúdo digital no metaverso da Linden Lab.

A Kaizen acaba de anunciar a criação da Kaizen Pictures, unidade de negócios dedicada a fomentar o desenvolvimento de conteúdos digitais no território brasileiro do Second Life.

Criada a partir da experiência do metaverso no Brasil e da identificação das necessidades do mercado, a Kaizen Pictures tem como primeira parceria a Ops! Alcântara Machado Publicidade de Comunicação Digital. Como parte da aliança, as ilhas da Ops! serão reformuladas pela Kaizen Pictures e possibilitarão que os visitantes ou participantes de uma feira ou evento possam circular pelo espaço virtual antes e depois do período de realização.

Origem: Baguete.
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 16,148 novas inscrições, levando a população a um total de 12,515,062 avatares;
• Pico máximo de 59,406 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,810 logados às 6:10 desta manhã. Média do dia: 44,487.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 2.58 (quanto menor, melhor);
• Um aviso rápido anunciou uma atualização nos servidores, causando alguns problemas com login, afetando as medições de acessos simultâneos. O processo de reinicialização de todas as ilhas levará dois dias, não afetando radicalmente as atividades no grid;
• Foi anunciada uma reinicialização geral das ilhas, durante quinze dias a partir de hoje, para que os servidores retardatalhos migrem para a nova configuração de rede. O grid observou problemas com roteamento VPN e com resolução de alguns endereços DNS;

• Foi lançado o primeiro navegador "First Look", contendo a nova interface apelidada pela Linden como "Dazzle", que já pode ser baixado através do endereço secondlife.com/community/firstlook.php. O Dazzle permitirá a personalização do navegador oficial Second Life através de 'skins'. Veja abaixo a comparação entre a versão tradicional e a nova versão remodelada:


• O sistema de leilões ficou inoperante por boa parte do dia de ontem até a manhã desta quarta-feira, incluindo problemas de carregamento no portal do Second Life, que podem estar relacionados. Contudo, as vendas de terrenos in-world permaneceu funcionando normalmente;
• O sistema de suporte por voz foi desligado para manutenção, procedimento que durou aproximadamente 1 hora;
• Por um curto período da manhã desta terça-feira, houveram problemas de comunicação entre o Second Life e a rede PayPal, impossibilitando qualquer tipo de transação;

Origem: Massively.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pesquisa aponta preferência em avatares que imitam vida real

A pesquisa, encomendada por uma instituição americana, concluiu que elfos ou bichinhos peludos não são prioridade para adultos na hora de criar um avatar.

A noção de que os avatares nos ambientes online são uma idealização e algo radicalmente diferente daquilo que as pessoas são na vida real foi contrariada em uma pesquisa conduzida pela Zogby International nos Estados Unidos. A pesquisa, encomendada pelo U.S. Congressional Internet Caucus Advisory Committee, concluiu que elfos ou bichinhos peludos não são prioridade para adultos na hora de criar um avatar e são preteridos por formas humanas, que imitem a aparência real da pessoa, de uma forma melhorada, destacando características mais masculinas ou femininas.

A Zogby ouviu 3.585 adultos e a maioria, 44,2%, disse que gosta de um avatar que represente exatamente aquilo que é na vida real, sem ao menos acentuar características que as tornem mais atraentes. Veja abaixo como as pessoas responderam à pergunta “Você alteraria muito a aparência do avatar em relação à sua real?:
  • Faria exatamente como eu sou - 44,2%
  • Não sei - 22.9%
  • Manteria similar, mas acentuaria a aparência mais feminina ou masculina - 18.1%
  • Eu alteraria muito a minha aparência física - 14,7%
A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de janeiro e tem margem de erro de 1.7%. E você, como prefere o seu avatar no Second Life? Deixe um comentário abaixo contando o que você prefere.

Origem: Second Life Informa / Reuters.
Publicidade:
Second Life chega aos celulares em maio

Para participar do Second Life nos celulares, não é necessário abrir uma nova conta, nem construir um novo avatar. É preciso fazer um download de aplicativo.


O Second Life estará disponível em maio nos telefones celulares. A plataforma 3D poderá ser acessada por celulares 3G, por beta testers que se cadastrarem no site. A desenvolvedora de games israelense Volee redimensionou o mundo virtual para garantir uma boa experiência na pequena tela e dará acesso ao Second Life por seu serviço de streaming.

Para participar do Second Life nos celulares, não é necessário abrir uma nova conta, nem construir um novo avatar. É preciso fazer o download do aplicativo e digitar o login e senha utilizados no Second Life para PCs. Segundo a Vollee, o mundo virtual é o mesmo: será possível ter acesso aos mesmos locais e interagir com qualquer participante, mesmo que ele esteja acessando o Second Life pelo computador. Na fase beta, os usuários não pagam pelo serviço.

Escrito por Kátia Arima, para a Info Online.
'Lei Cidade Limpa' chega ao Second Life e faixas são proibidas

Empresa desenvolvedora do mundo virtual quer combater abuso de propaganda visto em algumas ilhas.

A Linden Lab, desenvolvedora do mundo virtual Second Life, comunicou na semana passada, em seu blog oficial, que estão proibidas as "ad farms" na terras sob sua administração. "Ad farms" são ilhas onde praticamente só existem anúncios publicitários que interferem na vista das ilhas vizinhas.


A proibição da Linden, embora por motivos diferentes, é semelhante à do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). A Lei Cidade Limpa, em vigor, não permite faixas, outdoors, fachadas de lojas nem outro tipo de poluição visual na capital paulista.

De acordo com as muitas reclamações de usuários recebidas pela Linden Lab, alguns donos de "ad farms" obstruem propositalmente a vista de uma ilha vizinha para forçar o residente incomodado a comprar a tal publicidade. A partir daí, os donos dessas ilhas elevam o preço além do valor real de mercado para obter lucro de forma ilícita.

"Nós não queremos proibir a publicidade no metaverso, como as de pequenas regiões que promovem eventos ou abrigam lojas, mas acabar com a ação inescrupulosa dos proprietários das 'ad farms'", explica Jack Linden em mensagem postada no blog oficial da Linden Lab.

O problema vinha sendo motivo de reclamação em blogs, fóruns de discussão e no serviço de atendimento da Linden. Por isso, a ação foi incluída no código de conduta da comunidade e classificada como assédio, o que viola as regras vigentes no mundo virtual. "A primeira providência em relação aos donos de 'ad farms' será devolver o conteúdo e alertar o responsável pela ilha. Se a violação se repetir, outras medidas serão tomadas, incluindo a suspensão do usuário." As novas regras já estão em vigor e uma equipe de analistas da Linden Lab avaliará os casos denunciados. É possível denunciar abusos neste link.

Escrito por Marilu Araujo, do Estadão.com.br
Publicidade:
Centro Cultural Bradesco anuncia seus próximos eventos

Transmitidos em tempo real, possibilitam a participação dos internautas com perguntas e até apresentação de projetos.

Nesta temporada, o auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life - tinyurl.com/2ax7xe - destaca eventos ligados à economia, marketing, sustentabilidade, cultura e educação. Transmitidos em tempo real, possibilitam a participação dos internautas com perguntas e até apresentação de projetos.
Ciclo Economia e Marketing Digital

Oficina Criação no Universo Virtual - 19 e 26/02, às 16h
Com dicas práticas sobre desenvolvimento de design, roteiros, negócios e inovações de marketing aplicadas ao ambiente virtual, especialistas se reúnem para discutir o que é moda e o que deve permanecer no setor.

Oficina Mídias Digitais - 19/02 e 26/02, às 20h
Com curadoria do pesquisador do Laboratório de Sistemas Integrados da USP, Regis Rossi Faria, a oficina apresenta conceitos e práticas sobre a produção de trabalhos em mídias digitais como Second Life, podcasting, webrádio e TV digital.
Economia dos Mundos Virtuais - 22/02 e 29/02, às 16h
Oficinas sobre tendências econômicas e modelos de negócios em redes digitais, no Brasil e no mundo.

ABC da Crise Financeira, 25/02, às 16h
O diretor de pesquisas macroeconômicas do Bradesco, Octavio de Barros, e o curador do Centro Cultural Bradesco, Gilson Schwartz, recebem especialistas para avaliar os impactos da crise financeira global nos mercados de capitais, nas Bolsas, no crédito, no Brasil e no mundo.

Ciclo Sustentabilidade

Oficina Reciclagem de Lixo Digital – 25/02, às 18h
Com mediação da professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, Sandra Rufino, especialistas discutem a reciclagem de produtos tecnológicos e do lixo digital, como baterias, computadores, DVDs, entre outros. O objetivo é disseminar a conscientização em torno de impactos socioambientais e soluções para os efeitos do consumo de tecnologia no planeta.

Economia e Cultura da Sustentabilidade – 25/02, às 20h
A palestra reúne especialistas como Ricardo Abramovay, da USP; e Ismael Rocha Junior, da ESPM; para debater a evolução do cenário socioambiental no Brasil e no mundo.

Ciclo Cultura e Educação

Visita monitorada às obras do MASP – 19/02, 21/02, 26/02 e 28/02, às 18h
A galeria virtual do Centro Cultural Bradesco sedia a primeira exposição de um museu brasileiro no Second Life. Às terças e quintas-feiras, os visitantes contam com a monitoria de Julia Casali, da PUC – SP, que aborda detalhes dos clássicos em exposição. A exibição reúne obras do acervo do MASP, entre elas, pinturas de Cézanne; Van Gogh; Monet; Gauguin; Degas; Renoir; Toulouse; Modigliani; Giovanni Bellini e José Ferraz de Almeida Júnior.

Second Life, Educação e Internet 2.0 – 21/02 e 28/02, às 18h
Sob curadoria de André Leme Fleury, doutor em engenharia de produção e professor da Universidade Mackenzie e Alessandra Lago, especialista em design constitucional, reúne profissionais para discutir os melhores caminhos entre educação, tecnologia e imaginação comunicativa. Além de abordar como professores e estudantes podem aproveitar melhor a internet, utilizando sites, blogs e celular.

Música e cultura popular Ilha Bradesco – 22 / 02, às 21h
Nas noites de sextas-feiras, o lounge da Conta Universitária, na Ilha Bradesco, torna-se palco para apresentações de shows e performances relacionadas à cultura popular brasileira. Para completar, a platéia ainda concorre a sorteios de vale-presentes da Livraria Cultura. Nesta sexta, acontece o show do compositor, percussionista e violonista, Vitor da Trindade. O artista traz a herança do avô Solano Trindade - poeta, pintor, teatrólogo e folclorista, conhecido por celebrar a cultura e a luta dos negros no Brasil. O ano de 2008 marca os 100 anos do nascimento de Solano. Com esta bagagem, Vitor da Trindade faz uma releitura sonora de suas influências e apresenta repertório baseado em ritmos das tradições afro-brasileiras, incluindo maracatu e coco, entre outros.

Centro Cultural Bradesco
Link: tinyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br
Congresso mundial de engenharia terá uma réplica no Second Life

Com a inclusão da WEC no Second Life, os cadastrados poderão, de qualquer lugar do mundo, entrar no Centro de Convenções.

O Congresso Mundial de Engenheiros de 2008 (WEC – World Engineering Convention) será o primeiro evento da área tecnológica do Brasil a ter réplica no simulador da vida real Second Life.

Com a inclusão da WEC no Second Life, os cadastrados poderão, de qualquer lugar do mundo, entrar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – onde será realizado a WEC – e visualizar em ambiente virtual as preparações para o evento e os estandes disponíveis para locação, além de acessar balcões de informações turísticas de Brasília, entre outros recursos.

Trata-se de uma réplica virtual do evento, em que os profissionais poderão assistir a vídeos institucionais e publicitários em telões virtuais e participar de chats. O WEC 2008 estará disponível no simulador a partir de julho. O Congresso Mundial acontecerá de 2 a 6 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Origem: MundoGEO
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,318 novas inscrições, levando a população a um total de 12,498,914 avatares;
• Pico máximo de 61,534 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:50 horas, e um mínimo de 33,466 logados às 5:45 desta madrugada. Média do dia: 46,578.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.32 (quanto menor, melhor);
• Falhas nos bancos de dados afetaram o grid, apenas nos horários de pico de uso. Falhas no roteamento de rede foram percebidas ao longo do dia.

Origem: Massively.
Publicidade:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Banidos do Second Life, banqueiros estão migrando para a plataforma OpenSim

Grids não oficiais já experimentam um aporte monetário nunca antes visto, possibilitando em breve um grande salto de crescimento. "Rejeitados" prometem criar um grid maior que o próprio Second Life da Linden.

Há cerca de um mês, Steve Smith, do BCX Bank, teve que encerrar suas operações no Second Life por conta da proibição de atividades bancárias não oficiais impostas pela Linden Lab. Só que ele não desistiu de trabalhar com mundos virtuais. Smith acaba de adquirir 11 ilhas pelo Central Grid, um dos grids não-oficiais SL baseados na plataforma OpenSim, que cresce rapidamente. No Central Grid, ele espera retomar a expansão de seu "império financeiro" de uma forma nunca antes permitida no Second Life. Não só prometendo remuneração de juros aos depósitos dos residentes, como a emissão de sua própria moeda, semelhante ao Linden Dólar, ainda não confirmada e com o nome de "Central Grid Dólar" (CG$).

"A proibição nos obrigou a reavaliar conceitos e acelerar um pouco as nossas metas", disse Smith em reportagem à Reuters. Ele não dá detalhes do seu plano de trabalho, mas sabe-se que a BCX pretende abrir a venda da sua moeda "CG$" para todas as economias e mercados mundiais do mundo virtual interessados, além de legalizá-la no órgão regulador financeiro americano (Fed). "Ao contrário da Linden, não vamos emitir dinheiro extra, a não ser que o governo dos EUA nos permita".

No primeiro semestre de 2007, o Second Life experimentou uma explosão de crescimento de usuários, atraídos pelo conceito libertário do "Seu Mundo, Sua Imaginação". Porém, este sucesso atraiu o olhar crítico de meios de comunicação e dos governos do mundo real, alertando e sugerindo sanções à Linden Lab, caso esta não tomasse o controle da jogatina, da pedofilia e das atividades financeiras não-regulamentadas, proporcionalmente crescentes. Entre os residentes "de bem" do Second Life, aumentou a preocupação com estas questões éticas e com as suas finanças, principalmente depois da quebra da "Ginko Financial", que provocou um grande impacto no crescimento do SL, em marcha lenta desde então.

Para os antigos bancos do Second Life, o OpenSim oferece uma forma de permanecer no mercado virtual financeiro, sem necessitar da aprovação (agora prévia) da Linden Lab. Smith, por exemplo, também planeja a compra de ilhas no também crescente OpenLife Grid. Parece, inclusive, que um concorrente dele, BNT Financial, estará se mudando para o OpenSim nas próximas semanas.

Apesar de ser visto com absoluta desconfiança por especialistas, o investimento pesado que Smith está fazendo, no Central Grid, representa uma grande vitória para os grids não-oficiais OpenSim. Desde Dezembro do ano passado, o "CG" já se expandiu para 320 regiões (ilhas), afirma Cathy Morantz, gestor do grid, que é baseado no estado de Nevada, EUA. Tanto no Central Grid como no metaverso da Linden, Morantz pode ser solicitado pelo seu avatar Maltos Sosa. O CG iniciou suas atividades comerciais como nos primórdios do Second Life, ou seja, sem regulamentação de condutas. Contudo, Morantz informa que cassinos são permitidos apenas se hospedados em locais com jurisdição autorizada, como Las Vegas e Atlantic City. Nestes casos, empresários americanos da jogatina são bem vindos. "Para nós, o Central Grid é visto mais como um serviço de hospedagem e um mecanismo de busca", afirmou o gestor do CG.

Entretanto, este "mecanismo de busca" pode não funcionar. O OpenSim e seus grids não-oficiais rodam em uma nova tecnologia, um tanto quanto obsoleta se comparada ao Second Life atual. Os movimentos dos avatares são imperfeitos e imprecisos. A função de "busca" está completamente não-funcional. O sistema de inventários é tão 'crua' que não se pode (ainda) transportar objetos entre regiões, além de não ser possível também enviar objetos para outros avatares, anulando por enquanto o fator comercial, que tornou o Second Life um sucesso. Morantz disse ter investido US$ 12.000 dólares, não incluindo salário de programadores, na sua 'startup'. Mas diz também já ter tido uma receita mensal até agora de US$ 18.000. Modesto, mas interessante para quem começou a cerca de 3 meses, do zero.


Mundos virtuais baseados em OpenSim, como o Central Grid, permitem que usuários hospedem suas ilhas em seus próprios computadores e notebooks. O Central fornece serviços de 'agregação' destas ilhas ao seu servidor central (gestor), o que inclui arquitetura de rede e serviço central de inventário, permitindo aos avatares trafegarem com seus conteúdos entre as ilhas de outros colegas no mesmo grid. O Central também hospeda ilhas em servidores particulares, alugando seu uso pelo mesmo método comercial da Linden Lab, mas em taxas bem inferiores se comparadas aos padrões do Second Life original.

"Deixem milhares de mundos virtuais explodirem"

Este é o mantra repetido pelo time do OpenSim, desenvolvedores amadores que, comparados aos adeptos do Linux, se esforçam diariamente para aperfeiçoar as funcionalidades da sua plataforma. Uma de suas vantagens é que o OpenSim foi criado tendo em vista a "interoperabilidade" entre os mundos virtuais, um acordo que a Linden Lab e a IBM firmaram, em Outubro, com o intuito de conectar os vários metaversos existentes. E isso incluiria o próprio OpenSim. Esta plataforma foi criada com base nos códigos-fonte do Second Life liberados no ano passado. Enquanto a maioria trabalhava neles para conceber outros navegadores e formas próprias de acessibilidade, um grupo de programadores, através de métodos de engenharia reversa, descobriram como recriar os códigos dos simuladores, na linguagem C#, criando assim a primeira versão de um servidor local.

"O OpenSim não significa exatamente 'clonar' o Second Life", afirma Adam Frisby (conhecido por Adam Zaius no SL), um dos 'gurus' do OpenSim. "Partilhamos uma grande quantidade de recursos originais do Second Life e recomendamos o uso do navegador oficial. A nossa meta, porém, é ampliar de forma mais generalizada a hospedagem da nossa plataforma 3D, para que todos tenham acesso à tecnologia e nos auxiliem em suas melhorias. É uma democratização plena do conceito de mundos virtuais", conclui.

Melhor ou pior que o original, o OpenSim experimentará um grande crescimento em 2008, empurrado pelo apoio daqueles investidores que agora são 'mal-vistos' pela Linden Lab. Steve Smith, da BCX Bank, encontrou uma oportunidade de escapar do 'limbo' mercadológico para se tornar um investidor de tecnologia de vanguarda. "Novas adesões ao conceito são a nossa meta principal no momento", disse ele.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Escrito por Eric Krangel, para Reuters.


Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 14,791 novas inscrições, levando a população a um total de 12,485,596 avatares;
• Pico máximo de 63,409 avatares logados ao mesmo tempo (novo recorde), às 18:40 horas, e um mínimo de 35,039 logados às 4:55 desta madrugada. Média do dia: 47,812.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.12 (quanto menor, melhor);
• Houve um "solavanco", por volta das 14:30, quando vários serviços web da Linden ficaram inacessíveis. O problema, contudo, durou apenas alguns minutos;
• A Linden realizou, neste final de semana, uma demonstração prática para a imprensa, indicando que a vulnerabilidade do plugin de vídeo Quicktime estava definitivamente superada.

Origem: Massively.
Publicidade:
Cliente Second Life já conta com um navegador HTML oculto e não oficializado

Intrigados com o novo "web search engine", residentes descobriram que navegar na internet pelo SL é muito fácil.

A avatar Lillie Yifu postou no seu blog, o 2nd Sex, um artigo em que afirma ter conseguido navegar por outras páginas web, através do cliente oficial do Second Life, além de sugerir como este recurso, oculto e não-oficializado pela Linden Lab, pode ser utilizado. A solução veio a partir da desconfiança de que o SL já continha um browser HTML oculto, mas que só era usado em seu recém-remodelado sistema de busca, agora baseado em tecnologias da web. Não foi difícil encontrá-lo. Veja como:


1 - Clique no seu avatar, com o botão direito do mouse e selecione "Perfil";
2 - Clique na aba "web";
3 - Entre com o endereço (URL) desejado, no campo correspondente;
4 - Tecle ENTER;

5 - A página escolhida será aberta.

Obs.: A última página aberta em "Perfil/Web" será salva automaticamente. Recomenda-se que antes de finalizar a sessão de navegação, retornar ao endereço original ou "about:blank", para acelerar o carregamento do serviço na próxima vez.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

CURTAS DO SECOND LIFE

Música em alta
No sábado, 9 de Fevereiro, o Auditorim Portucalis foi aberto em Portucalis, Second Life. Rookie Rossini encheu a noite de som na abertura do novo espaço. Na mesma semana foi o mais antigo clube de SL, o Mood Club, na Lisboa do Second Life, que aniversariou. Com a abertura de um espaço de jazz no Algarve em Janeiro, Grémio da Música, (veja em www.gremiodasmusicas.org) pode dizer-se que a oferta musical do mundo virtual em território nacional está se ampliando.

Espiões virtuais
Os espiões podem estar dentro do Second Life. De fato parece que estão entrando nos mundos virtuais para continuarem o seu trabalho. Segundo uma nota do Washington Post, a CIA criou algumas ilhas virtuais no Second Life para treino, encontros secretos e outras atividades. Agora você já sabe. Se esbarrar com uma barreira invisível em algum lugar, pode ser uma nova Área 51. Eles estão aí. Os espiões.

Jogos e mundos virtuais
Sabe que existem milhões de pessoas todos os dias viajam para outros mundos, através de jogos e mundos virtuais? Talvez seja hora de saber ainda mais sobre tudo isso. Second Skin te dá uma boa pista para começar a entender. Veja o trailer em pwdocs.com/secondskin/?id=trailer&content=medium e acesse o site em pwdocs.com/secondskin. É de abrir os olhos. O documentário da Pure West Films pretende ser uma referência nessa descoberta.

Amor virtual
A BBC fez um documentário sobre o amor nos mundos virtuais, traçando a história de dois casais: um que se conheceu no Second Life, outro que passa por um período de afastamento com SL pelo meio. Uma análise interessante dos reflexos que esta nova fronteira pode ter nas vidas das pessoas. O primeiro vídeo de um grupo de quatro pode ser visto no YouTube em youtube.com/watch?v=PniWHuv9Xko. Encontre os outros no mesmo espaço.

Dia de São Valentim
O mais romântico dos objetos para trocar entre namorados em Second Life. Uma pulseira com detector da pessoa amada. A pulseira brilha -e faz algumas coisas mais que ficam bem no Dia dos Namorados - quando os dois estão perto, sinalizando essa ligação afetiva. Ou a programação que se esconde em mais este objeto do imaginário do Second Life. Procure as Loveseeker Couple's cuffs no mundo virtual, em slurl.com/secondlife/Unicorn%20Isle/215/187/28.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix