sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Second Life = 20 milhões de contas e subindo!

Amigos e amigas do blog MundoLinden.Net, acabei não publicando nada sobre um número muito importante, em sua data. No último dia 27 de julho (10 dias atrás) o Second Life atingiu a marca importante de 20 MILHÕES de contas abertas.

por Jean Liberato "Lindman"
Editor

Não serei imparcial, como sabem, sou um dos maiores entusiastas do Second Life e dos mundos virtuais 3D no Brasil. Ou seja, defendo este tipo de tecnologia todos os dias, ao contrário dos "profetas do apocalipse" que vagam por aí criticando e declarando morte aos mundos virtuais 3D (em especial ao Second Life), a partir do velho mundo RL (modo de tradução ativado para RL = Real Life = Vida Real).

E então, esse negócio de mundo virtual cresceu? Não falaram que tinha morrido esse tal de Second Life??? Pois bem amigos e amigas, não é que o "trem" é bom mesmo!?!?!

Além de contrariar o que os mega doutores, PHD e "experts" do mundo real, andaram dizendo, o bom e velho Second Life (sim velho, pois, já tem 7 anos de idade e na internet isso já o coloca num "asilo"), continua crescendo!

Logicamente não são 20 Milhões de residentes ativos, mas, impressiona o tamanho do tal mundo virtual, que tem um território simulado maior que Nova York e uma economia maior que muitos países reais (se fosse um país de verdade, estaria entre os 70 e 80 mais ricos do mundo real).

Acompanhem como é interessante o ritmo de crescimento do Second Life:

1 milhão de contas registradas: 18 de outubro de 2006
2 milhão de contas registradas: 14 de dezembro de 2006
3 milhão de contas registradas: 28 de janeiro de 2007
4 milhão de contas registradas: 24 de fevereiro de 2007
5 milhão de contas registradas: 26 de março 2007
6 milhão de contas registradas: 1 de maio de 2007
7 milhão de contas registradas: 5 de junho de 2007
8 milhão de contas registradas: 13 de julho de 2007
9 milhão de contas registradas: 24 de agosto de 2007
10 milhões de contas registradas: 12 de outubro de 2007
11 milhões de contas registradas: 20 de novembro de 2007
12 milhões de contas registradas: 20 de janeiro de 2008
13 milhões de contas registradas: 27 de março de 2008
14 milhões de contas registradas: 14 de junho de 2008
15 milhões de contas registradas: 4 de agosto de 2008
16 milhões de contas registradas: 10 de julho de 2009
17 milhões de contas registradas: outubro de 2009
18 milhões de contas registradas: fevereiro de 2010
19 milhões de contas registradas: 23 de abril de 2010
20 milhões de contas registradas: 27 de julho de 2010

Três períodos se destacam muito, o primeiro entre janeiro e dezembro de 2007, o Second Life cresceu muito, em média, cerca de 1 Milhão de contas por mês, tratava-se do "boom", graças à sua forte exposição na mídia mundial, como sendo o primeiro mundo virtual em 3D realmente ativo (apesar de o SL não ser em 3D - mas sobre isso falemos depois), neste momento foi acusado de ser uma nova bolha da internet e um hype temporário, pelos céticos de plantão (os tais "profetas do apocalipse").

Outra fase, foi o "pós boom", ocorrido entre agosto de 2008 e julho de 2009, houve de fato uma estagnação no número de contas. Levou quase 11 meses para crescer outro milhão de cadastros (o que acontecia normalmente em um mês).

Foi uma fase ruim, onde a mídia bombardeou o Second Life, acusando-o de fracasso, por não ter dado o retorno esperado, aos investimentos publicitários. Investimentos esses que foram pessimamente conduzidos pelas agências de publicidade.

Estas mesmas agências criaram o tal "mito da morte" do Second Life para justificar seus fracassos publicitários aos clientes, pois, afundaram milhões de dólares em projetos estúpidos, sem conteúdo, sem estudo, sem conhecer o que de fato é este mundo virtual. Replicaram no Second Life propagandas e estratégias que são utilizadas no mundo real. Um erro grosseiro, que apelidei de Desertos de Marcas Reais, em julho de 2007 - fui o primeiro a dizer que estavam fazendo errado, mas mesmo assim continuaram errando - queriam apenas lucrar e nada mais.

O último período que merece destaque, é uma leitura mais detalhada do número de contas entre janeiro e julho de 2010, o metaverso da Linden Lab voltou a crescer rápido. O próprio criador do Second Life apelidou este fenômeno de "Efeito Avatar" em relação ao filme de James Cameron. A influência foi tão grande que os índices de crescimento chegaram a ser próximos ao do período do Boom, quase Um Milhão de contas ao mês.

E como anda o Second Life atualmente?

Anda muito bem, a passos concisos e pelo visto duradouros. Cerca de 300 mil pessoas entram no mundo virtual diariamente, em média encontram-se plugados aos seus avatares 65 mil residentes ao mesmo tempo (a Linden Lab alega ter cerca de 25 mil servidores processando esta demanda em 3 datacenteres secretos).

Mensalmente somam cerca de 1.3 milhão de pessoas, que se relacionam num universo simulado com mais de 30 mil regiões (terrenos, vulgarmente chamados de ilha) que se fossem tornados reais, teriam uma região física maior do que a metrópole de Nova York.

Estas pessoas movimentam 60 milhões de dólares ao mês, em uma economia baseada no L$ - Linden Dólar (moeda virtual com paridade ao dólar americano), sendo o consumo baseado na produção e troca de bens virtuais e serviços. O Second Life continua recebendo aproximadamente 11 mil novos residentes todos os dias.

Ou seja, os "profetas do apocalipse" continuam perdendo a disputa comigo! eheheh

;)

Nos vemos no Second Life!

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"