sábado, 15 de março de 2008

Série "Dicas Rápidas do Torley":
08 - Organizando menus e janelas


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14,567 novas inscrições, levando a população a um total de 12,840,734 avatares;
• Pico máximo de 60,566 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:20 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 31,731 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 47,691.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.12 (quanto menor, melhor);
• Uma companhia chinesa teria vendido um complexo de arte oriental no Second Life (ilha completa) por aproximadamente US$ 100.000;
• Philip Rosedale anunciou sua saída do cargo de CEO da Linden Lab, para cuidar apenas das questões estratégicas do Second Life (relações públicas e evangelização). a mudança ocorrerá somente quando for encontrado um profissional com perfil para substituí-lo;
• Linden Lab deverá comprar avatares produzidos pelos próprios residentes, para serem oferecidos, gratuitamente, aos novos usuários que se cadastrarem no metaverso.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 15 de Março de 2007.

As brasileiras Kaizen e iG promovem mudança inédita em todo Second Life

Primeira galeria virtual brasileira é inaugurada no Second Life

Second life atrai atenção de sociólogos

Instabilidade obriga Linden a fechar novamente o Second Life

Grid do Second Life já se encontra reaberto

sexta-feira, 14 de março de 2008

Philip Rosedale não será mais o CEO da Linden Lab

O principal executivo da Linden e idealizador do universo Second Life, Philip Rosedale, disse hoje internamente, que está procurando no mercado um novo CEO (Chefe do Escritório Executivo), com um perfil mais operacional e visão estratégica externa.

Rosedale irá manter-se como presidente da companhia, substituindo o atual Mitch Kapor, quando seu sucessor chegar. Mitch continuará sendo membro do comitê de acionistas que compõe o maior grupo de investidores da empresa. Bem como, manterá o papel de estrategista e de desenvolvimento de novos produtos.

"Este é o trabalho da minha vida", disse Rosedale à Reuters em uma entrevista. "Não vou para qualquer lugar. E ainda tenho tempo para desenvolver o projeto, talvez pelo resto da minha vida."

Second Life passa pelo momento de menor crescimento, depois de sua rápida expansão. O substituto de Rosedale terá a difícil tarefa de recuperar o crescimento da base de novos usuários e tentar mantê-los tão apaixonados quanto os primeiros participantes.

A mudança de um visionário fundador de uma companhia tecnológica com grande sucesso em suas operações em pouco de tempo de existência, remete a exemplos como eBay, Google ou You Tube. Estudos da Harvard Business Review, demonstram que 50% dos fundadores de companhias de tecnologia com grande resultado em seu início, deixaram de ser CEO após três anos, 40% permaneceu por quatro anos e menos de 25% levaram suas empresas para bolsas através de IPOs (lançamentos públicos de ações). Rosedale, fundou a Linden Lab em 1999, após sair da função de diretor de tecnologia da RealNetworks (Real Player).

"Não está acontecendo nenhuma crise. Todos sabiam que um dia ele (Rosedale) deixaria de ser o CEO da Linden Lab”, disse Mitch, completando que a mudança de gestão não é um sinal de venda da empresa ou da abertura da empresa através de uma oferta pública de ações, no entanto, diz que um IPO, seria também uma opção interessante.

"Este sempre foi nosso projeto a longo prazo, uma empresa inicialmente promissora precisa pensar no futuro e planejar este. Em algum momento, torna-se oportuno levar a decisão a público, mas não há pressa para isso ", disse ele.

De hype a empresa estagnada

O novo CEO da Linden Lab tem como missão reavivar o crescimento que fez do Second Life um fenômeno.

O mundo virtual continua crescendo e a quantidade de horas utilizadas também. Mas a taxas são menores que no final de 2006 e início de 2007, quando uma onda de atenção trouxe novos usuários em massa ao Second Life. Marcas famosas incluindo Reuters, IBM, Bradesco, Fiat iniciaram suas atividades no Metaverso SL neste momento.

Mais de 12 milhões de contas foram criadas desde que o SL foi lançado, embora a maioria não esteja mais ativa, existem cerca de 500.000 usuários muito ativos no mundo atualmente.

Mês-a-mês o índice de novos usuários cresce, mas não chega ao pico de quase 50% em Outubro de 2006. Na verdade o índice caiu para 4,6% em Janeiro de 2008, segundo dados oficiais da Linden Lab recentemente disponibilizados.

Considerado um fenômeno o Second Life tem e sempre teve problemas para manter ativos os novos usuários. Isso pode ser resultado da dificuldade em utilizar o sistema, tornar a plataforma mais fácil para novatos é uma meta, que poderá ser desenvolvida em conjunto entre Rosedale e o novo CEO.

"Estamos à procura de alguém que tenha experiência e também uma paixão por este tipo de desafio, dirigir uma empresa desenvolvedora de software/plataforma, que pode atender poucos ou até milhões de pessoas, que é onde queremos chegar”, disse ele.

Uma cultura corporativa única

O novo chefe da Linden Lab terá também que equilibrar a necessidade de uma gestão mais eficiente com a cultura moderna da empresa e uma estrutura descentralizada. O pessoal da Linden pode escolher em quais projetos quer trabalhar e os bônus são distribuídos para todos através de um sistema chamado "Love Machine", que permite que cada grupo de colaboradores seja beneficiado diretamente pelas tarefas entregues em seu desenvolvimento.

O novo CEO também terá de reconquistar os entusiastas do Second Life e saber como trabalhar em conjunto o público formado por pessoas já experientes, que constroem e desenvolvem recursos para o sistema livremente, e ainda, motivar integrar e desenvolver a necessidade de utilização, para incentivar a permanência dos novos usuários.

Foi contratada uma consultoria experiente para encontrar o novo CEO e o processo pode levar pouco tempo, ou muitos meses. Não existe prazo para isso, pois esperam encontrar a pessoa ideal para esta função. Mas certamente, o principal fator de contratação será o entusiasmo do novo executivo com o mundo virtual criado por Rosedale.

Origem: Reuters.
Publicidade:
Linden Lab deseja comprar seu avatar

A empresa vai remodelar seus avatares padrão, aqueles que cada usuário recebe quando se cadastra. E é você, residente, quem vai fornecer o material à Linden.

Jesse Linden postou uma nota, no blog oficial do Second Life, informando que a Linden Lab vai remodelar seu sistema de "avatares padrão". Ou seja, os novos cadastrados do metaverso poderão escolher personagens bem mais elaborados, e com um aspecto bem menos "noob", para estrearem no mundo virtual.

O mais interessante, na nota, é a promessa de que a Linden Lab comprará e pagará por estes avatares, garantindo assim os direitos autorais dos criadores. O pagamento, inclusive, será feito em US dólares. Estamos todos curiosos sobre quando estas criações serão captadas, e como serão selecionadas. O mais importante é que, talvez, seja criado um grande acervo de "avatares padrão", com atualizações mensais e constantes.

Com informações do VintFalken.com
Publicidade:
Torley: ajustes avançados nos "attachments"

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra como configurar, de forma avançada, o uso dos "anexos" em um avatar. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 11,014 novas inscrições, levando a população a um total de 12,826,167 avatares;
• Pico máximo de 59,655 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 31,667 logados por volta das 05:15 desta madrugada. Média do dia: 45,506.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.24 (quanto menor, melhor);
• Por volta das 14 pm, o grid sofreu uma grande falha de interrupção. Durante algumas horas os residentes observaram problemas relacionados a comunicação de rede, que impediam a realização de algumas operações financeiras. Este problema de comunicação, que afetou o acesso a partes do banco de dados da Linden, foi resolvido durante a madrugada;
• Uma atualização feita anteriormente nos servidores precisou ser revertida, pois foram encontrados alguns bugs críticos. Uma nova atualização será implementada na próxima semana;
• O "motor" Mono foi atualizado no beta grid, com a inclusão de diversas correções.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 14 de Março de 2007.

Publicação brasileira estréia no mundo virtual, em comemoração ao Dia do Consumidor

Agência Mídia Digital abre sua filial virtual no Second Life

Grid reaberto e servidor atualizado para versão 1.13.4

Grid fechado para manutenção e upgrade de serviço

quinta-feira, 13 de março de 2008

Artista recria a histórica "Marcha do Sal", de Gandhi, no Second Life

A idéia é percorrer virtualmente, e no mundo real, os mesmos 400 quilômetros da histórica marcha indiana contra o controle inglês, na década de 30, homenageando assim o ícone histórico do século XX.

Joseph DeLappe, um artista plástico de San Francisco, acaba de recriar no Second Life um evento histórico da Índia e, também, mundial: A "Marcha do Sal de Mahatma Ghandi". Não é uma reprodução política, mas artisticamente se faz uma representação eletrônica do evento e uma homenagem curiosa, no metaverso Linden.


No dia 12 de março de 1930, Mahatma Gandhi e vários discípulos iniciaram uma marcha em protesto ao domínio inglês na Índia. A caminhada, de quase 400 quilômetros, durou 25 dias em direção ao litoral. Gandhi e seus seguidores paravam de cidade em cidade para descansar, conseguindo assim, mais simpatizantes. O protesto foi incitado pelo fato de que, naquela época, os indianos eram obrigados a comprar produtos industrializados da Inglaterra, sendo proibidos inclusive de extrair sal em seu próprio país.

No dia 6 de abril, depois do banho, ritual sagrado para os hindus, Gandhi apanhou um punhado de sal à beira-mar, e seu gesto foi repetido simbolicamente pelos milhares de indianos ali presentes. Em resposta e esses atos, os ingleses prenderam mais de 50 mil indianos, entre eles o próprio Gandhi. Mesmo com a prisão de Gandhi, a marcha continuou, em direção às salinas ao norte de Bombaim. Aproximaram-se em silêncio dos depósitos de sal, guardados por 400 policiais, que investiram contra eles com cassetetes. Os protestantes foram tombando, sem esboçar gestos de defesa. Cada coluna que avançava era igualmente abatida.

Homenagem no Second Life

A idéia de DeLappe é caminhar os mesmos 400 quilômetros (240 milhas) que Gandhi percorreu, no Second Life, e no mundo real utilizando uma esteira, especialmente adaptada para controlar o avatar do artista no metaverso. Uma reprodução quase perfeita do ícone histórico indiano. "Sou um artista americano homenageando a história da Índia e a filosofia de vida de Gandhi, tomando para mim certos aspectos da sua marcha", afirma DeLappe. "Mas, ao mesmo tempo, não estou indo à qualquer lugar".

Pacifista, DeLappe ficou famoso pelos seus protestos virtuais contra a Guerra do Iraque, quando publicou no serviço de chat do "America's Army" (famoso game online 3d, oficial para recrutamento no Exército dos EUA) o nome de centenas de soldados mortos durante a ofensiva americana. Esporadicamente, o artista repete este tipo de protesto. No Second Life, contudo, o objetivo é apenas homenagear Ghandi e 'alfinetar' as nações imperialistas.

Se você quiser testemunhar o esforço de Joseph DeLappe, caminhando em sua esteira por todo metaverso, acesse o blog oficial da iniciativa e fique por dentro dos locais no Second Life por onde o "Ghandi virtual" passará nos próximos 26 dias, prazo de cumprimento do evento. Não se sabe ainda se ele passará por alguma ilha brasileira.

Com informações do Wired Blog Network.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
07 - Menus de depuração (debug)


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 12,250 novas inscrições, levando a população a um total de 12,815,153 avatares;
• Pico máximo de 59,740 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 29,437 logados por volta das 05:20 desta madrugada. Média do dia: 44,960.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.230 (quanto menor, melhor);
• Saiu um novo release candidate (RC1) do navegador oficial v1.19.1;
• Iniciada a manutenção do serviço de bate-papo em grupo (group chat);
• Mais simuladores foram reiniciados para implantação do Havok4.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 13 de Março de 2007.

Second Life provoca um levante de concorrentes; conheça a proposta do Kaneva

Surgem na internet diretórios especializados em buscas por locais no Second Life

quarta-feira, 12 de março de 2008

Uso inteligente do Second Life

Em 6 de março último, reuniram-se no Campus do Centro de Mídia Digital, em Vancouver, mais de 300 representantes da indústria, além de familiares e amigos dos alunos do Programa de Mestrado em Mídia Digital.

O evento aconteceu simultaneamente na primeira e na segunda vida. Avatares de todo o mundo interagiram através de um streaming ao vivo, na ilha "University Project".

O DJ Doubledown foi responsável pelo show e pela animação.
Essa nova safra de mestres em mídia digital apresentou seus melhores projetos. E alguns merecem destaque como o Groove Tube, um espaço de interação social e o Sky Palace, que retrata a arquitetura tradicional chinesa, além de um projeto que permite a visualização de ecossistemas marinhos.

Eventos como esse nos mostram como pode ser vasta a utilização do Second Life e, principalmente, como o uso dessa ferramenta pode enriquecer as relações entre profissionais de diversos segmentos.

Origem: New World Notes
Publicidade:
Fãs recriam ilha de Lost no Second Life

Quem visitar o lugar poderá ver uma recriação perfeita do original que se vê na TV.

Um grupo de voluntários está trabalhando naquela que deve ser uma das construções mais curiosas e um dos pontos de encontro mais ativos do universo do Second Life nos próximos meses: a ilha da série Lost.

Assim como acontece na série, o processo de criação da ilha não ficou sem uma reviravolta. O projeto começou a ser desenvolvido por poucas pessoas em maio de 2007 mas em outubro o principal responsável pelo lugar desapareceu sem dar explicações, deixando os entusiastas da idéia com apenas um vídeo do que já tinha sido feito.

Em novembro, um novo grupo batizado de SL-Lost começou a ser montado e com a divulgação do vídeo da ilha original, puderam vislumbrar o que deveria ser feito para criar no Second Life a ilha que está no imaginário de quase todo mundo hoje em dia. O grupo aumenta a cada dia, e o entusiasmo sobre a idéia já rendeu o primeiro fruto: neste fim de semana, foi inaugurada a estação conhecida como "a escotilha" - aquela mesma descoberta no começo da segunda temporada.

Quem visitar o lugar poderá ver uma recriação perfeita do original que se vê na TV: desde a escada usada por Kate, Jack e Locke para acessar a estação até a sala que traz o célebre computador antigo e o painel com contagem regressiva que está lá muito bem modelado. Os sons assustadores do lugar também aparecem por lá.

A escotilha é, por enquanto, o primeiro lugar pronto, mas o grupo avisou que conseguiu comprar o terreno ao redor e irá usá-lo para recriar a praia, o acampamento e a floresta onde a trama acontece. Veja abaixo o vídeo promocional baseado naquele de instruções usados pela Dharma Initiative na TV:



Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
06 - Ferramentas de edição


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,116 novas inscrições, levando a população a um total de 12,802,731 avatares;
• Pico máximo de 60,146 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 30,569 logados por volta das 03:55 desta madrugada. Média do dia: 44,805.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.10 (quanto menor, melhor);
• Reinicializamento geral de ilhas/servidores implementou novo update de correção ao software de serviço. Alguns bugs, brechas de segurança e outros problemas, que geravam travamentos das ilhas, foram resolvidos;
• Zero Linden publicou o primeiro "rascunho", no WIKI da Linden Lab, daquilo que já é considerado o "primeiro passo para a abertura oficial do código-fonte dos servidores do Second Life;
• Linden Lab anunciou que reformulará novamente seu website, tornando-o mais simples e enxuto, com melhor experiência de navegação, com menor consumo de tempo.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 12 de Março de 2007.

China já tem seu próprio Second Life: o 'HiPiHi'

Residente do Second Life tem conta invadida e perde L$ 400.000

terça-feira, 11 de março de 2008

Linden Lab publica novo protocolo Open SL

É apenas uma primeira tentativa, mas a Linden Lab (especificamente Mark Lentczner aka Zero Linden) publicou o código fonte do chamado Second Life Open Grid - Grid Protocol (SLGOGP), no Second Life Wiki.

Mesmo estando longe de finalizado, o SLGOGP é essencialmente o princípio para que os metaversos externos se comuniquem com o grid principal do Linden Lab, construindo assim uma rede de servidores privados ligados ao main grid.

Pode ser que ainda demore muito, mas este primeiro passo demonstra interesse oficial da Linden Lab no desenvolvimento dos grids OPENSL. Ainda não é para comemorar, mas já é um excelente ponto para discutir e desenvolver nas comunidades OPENSL.

No Brasil, o projeto mais avançado é o LifeSim, da StudioGrafics, que também representa os interesses do Central Grid no Brasil e na América Latina, comercializando servidores e ilhas diretamente no maior grid OPENSL da atualidade. Além disso, já estão desenvolvendo um servidor próprio, com muitas novidades.

Acesse o conteúdo oficial aqui.

Origem: Massively
Publicidade:
The Sims Online segue modelo do Second Life para continuar existindo

O novo "EA Land" traz uma proposta mais jovial e um fortalecimento dos recursos de rede social, que foram um dos acertos do projeto original. Entram no novo jogo alguns elementos típicos do metaverso da Linden Lab.

Lançado em 2002 no auge da popularidade do primeiro jogo da série, The Sims Online jamais conseguiu corresponder às expectativas de sua produtora, a Electronic Arts. O modelo de negócio original previa a assinatura mensal de US$ 9,99 para jogá-lo, mas com o fracasso de crítica e público, ele foi abandonado alguns meses depois. Cerca de dez mil pessoas, no entanto, ainda compareciam regularmente ao ambiente online de The Sims, e como uma forma de sustentar o interesse desta parcela, a EA anunciou agora uma reformulação da estratégia para o projeto, com um novo nome e um modelo similar ao do Second Life.

O novo The Sims Online foi rebatizado de EA Land e traz uma proposta mais jovial e um fortalecimento dos recursos de rede social que foram um dos acertos do projeto original. Entram no novo jogo alguns elementos típicos do Second Life, como o conteúdo criado pelos usuários, uma economia reformulada (agora os usuários podem comprar Simoleans, a moeda do universo) e maior velocidade de conexão.

"A Internet mudou muito desde o lançamento de The Sims Online em dezembro de 2002, e nós tivemos que mudar a forma que pensamos a respeito de jogos online. Nós abrimos o acesso à maior parte da informação sobre o jogo pela internet através de serviços web. Por exemplo, isso permite que você insira 'widgets' do Google ou Yahoo! no seu computador e veja se seus amigos estão online. Nós estamos dando a você a opção de privacidade para que possa decidir qual e que tipo de informação seu avatar poderá publicar na internet. Os sites de usuários já estão usando esses recursos para criar alguns sites de comunidade fantásticos. Também fizemos o avatarbook, para mostrar como essa informação pode aparecer em sistes de rede sociais como o Facebook", diz o site oficial da EA Land.

A novidade mais interessante é que EA Land agora é para sempre gratuito, e será desenvolvido com atualizações regulares seguindo o modelo de sucesso do Second Life. Uma das novidades prometidas para breve é a conversão dos Simoleans para dólares através do PayPal -- sistema usado atualmente para comprar o dinheiro virtual (um dólar vale 989 Simoleans).

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Torley: texturas de mídia

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra como aplicar, facilmente, vídeos ou páginas HTML como texturas clicáveis nos objetos. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 14,581 novas inscrições, levando a população a um total de 12,789,615 avatares;
• Pico máximo de 61,037 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,230 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 45,567.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.11 (quanto menor, melhor);
• Problemas técnicos no grid, ocorridos durante o último final de semana, ainda não foram resolvidos. Entretanto não causaram impacto direto à maioria das operações no Second Life;
• Linden Lab convidou seus residentes a opinarem sobre os nomes oferecidos no cadastramento das contas;
• Um residente descobriu que avatares sem histórico de pagamentos não estão aparecendo nos resultados do novo mecanismo de busca, baseado em tecnologias HTML;
• Está sendo construída, no Second Life, uma ilha baseada no seriado "Lost", do canal americano ABC. O projeto não-oficial é tocado por fãs da série.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 11 de Março de 2007.

Fiat e Bradesco já estão no mapa do grid

Grid do Second Life apresenta falhas em início de sessão

Diversity Festival 2007 tem a esperança de mudar o mundo virtual

segunda-feira, 10 de março de 2008

Caso "SexBed": Justiça identifica proprietário do avatar Volkov Catteneo

Após meses de investigações, o avatar processado por apropriação de conteúdo autoral, no Second Life, é localizado e já confirmou ser quem procuram. Fato joga por terra a teoria de que usuários do SL não são rastreáveis.

Robert Leatherwood. Este é o nome da pessoa real por trás do avatar Volkov Catteneo, alvo do mais polêmico episódio jurídico da história do Second Life. No ano passado, Kevin Alderman (aka. Serpentine Stroker) processou um "avatar" (Volkov) na primeira ação baseada em roubo de direito autoral, no metaverso da Linden Lab. Na ação, Alderman acusava o usuário do Second Life por ter se apropriado da sua "SexBed", uma cama erótica com mais de 60 posições automatizadas, e em seguida vendendo-a por menos da metade do preço estipulado pelo autor.

Além de objetivar reparação financeira pelos prejuízos causados, Alderman também queria saber quem era a pessoa que controlava o avatar. Depois de quatro meses de investigações, empregando intimações e detetives particulares, o reclamante identificou, há algumas semanas, Robert Leatherwood, 19 anos, como o procurado "Volkov Catteneo".

Negação e confissão em 'pegadinha'

Leatherwood ignorou todas as intimações dos tribunais, o que resultou em um acórdão padrão para Alderman. Contudo, até este final de semana, o rapaz insistia que "Serpentine Stroker" havia identificado a pessoa errada e que a conta de Volkov Catteneo, ainda ativa no Second Life, se referia a uma outra pessoa, que ele igualmente "desconhecia".

Porém, com a ajuda de Alderman, a reportagem da Reuters procurou Leatherwood, que se mostrou receptivo ao convite à uma entrevista, realizada através de videoconferencia, no último dia 5 de Fevereiro. Após uma série de perguntas de duplo sentido e outras perguntas 'charadas', especialmente preparadas por dois psicólogos para a agência, em pouco tempo Robert 'confessou' subliminarmente que controlava o avatar Catteneo. Em seguida, pressionado, abriu o jogo: "Está correto, sou o Volkov sim. Eu não vejo lógica em ter que voltar atrás e assumir minhas ações, apenas para que Stroker ganhe a causa. A Constituição dos EUA permite que eu fique calado, para que o que eu diga não seja usado contra mim". Assim, em primeira mão, a Reuters obteve uma confirmação digitalmente documental da identidade do avatar processado, pois a entrevista foi gravada na íntegra.

A revelação abre um precedente importante na história do Second Life, e outros mundos virtuais, quando o "véu do anonimato" é rasgado, mostrando que é possível sim rastrear e identificar usuários do metaverso, nos países em que a legislação facilita este procedimento, como os EUA. Contudo, ainda é uma questão problemática pois abre uma janela por onde novas ações poderão ser movidas, agora que este rastreamento mostrou dar resultado. Espera-se que novos processos sejam abertos, solicitando identificação de donos de avatares que praticaram golpes no Second Life.

Método de rastreamento

Para a identificação de Leatherwood, Kevin Alderman enviou intimações judiciais para a Linden Lab e para a PayPal, afim de obter informações separadas sobre Volkov Catteneo, para depois compará-las e encontrarem fatores comuns. Provedores de acesso também foram convocados a identificar as conexões dos IPs fornecidos pela Linden, relacionadas aos logins deste avatar. Chegou-se assim, a alguns endereços. Dentre eles, o da residência de Leatherwood (seu endereço se encontra protegido sob sigilo jurídico).

Segundo Sean Kane, advogado especializado em crimes virtuais, foram adotados procedimentos padrão e essenciais. "É possível identificar alguém no Second Life. Porém os custos técnicos e judiciais assumidos por Alderman foram altos. Esta é ainda a maior barreira para resolver questões deste tipo em metaversos". Estima-se que Serpentine Stroker gastou cerca de 10.000 dólares americanos, entre intimações legais e auxílio de investigadores particulares para chegar aos dados de Leatherwood. "É preciso que estes procedimentos sejam mais acessíveis e que a Justiça dos EUA funcione com mais rigor, e objetividade, para que ela própria chegue à identidade dos contraventores virtuais, por meios oficiais, sem ajuda de terceiros. Isto reduz dramaticamente os custos", analisa Kane.

Escrito por Eric Krangel, para a Reuters.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
05 - Linkando primitives


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,803 novas inscrições, levando a população a um total de 12,775,034 avatares;
• Pico máximo de 62,843 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:40 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34,275 logados por volta das 04:55 desta madrugada. Média do dia: 49,501.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.22 (quanto menor, melhor);
• O grid funcionou precariamente a partir da noite do último sábado, se estendendo por todo dia de ontem. No domingo pela manhã, registrados vários problemas ainda recorrentes com teleportes e falhas nos sistemas de animação (poses, scripts, etc.). Na sequência, problemas com detectados na infra-estrutura de rede da Linden, com falhas de comunicação entre os servidores.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 10 de Março de 2007.

Linden Lab inicia combate à pratica de pedofilia virtual no Second Life

Empresa lança novo serviço de avaliação de residentes no Second Life

domingo, 9 de março de 2008

Barco da solidariedade faz cruzeiro virtual

Uma vela para a paz é o slogan da campanha: um barco num cruzeiro virtual pelo fim de todas as guerras. No Second Life. Uma de muitas manifestações do lado virtual, centradas em assuntos do mundo real.

Desde Fevereiro e até Abril, o Falcão Maltês, uma embarcação virtual criada no Second Life, navega entre os portos italianos, levando a sua mensagem de paz. Uma exposição de arte serve como pólo de atracção, mas os blocos coloridos no convés não são parte da mostra: representam locais onde os conflitos sociais e a guerra deixam cicatrizes. Demasiados, como se pode comprovar, olhando o mapa também colocado no convés. Pontos que remetem para páginas da web convencional, onde se completa a informação sobre os motivos desta campanha no Second Life: a procura de soluções não violentas que permitam criar um mundo onde os nossos filhos terão de habitar.

O Barco da solidariedade viaja pelos portos italianos virtuais, em defesa da paz

Ancorado em Nova Sicilia, durante o mês de Março, o Falcão Maltês não é a única prova de que no Second Life as pessoas se preocupam com os problemas do mundo físico, jogando por terra a idéia de que os mundos virtuais são exclusivamente uma forma de escapismo. A rapidez com que a comunidade organizou uma manifestação contra os acontecimentos em Burma, há meses, prova que o Second Life é um bom ambiente condutor de causas sociais. Depois de lançado o primeiro alerta, mais de 500 pessoas se juntaram ao longo do metaverso, em manifestações, e num cordão humano, nas horas seguintes. Este número de avatares é considerado alto em termos de SL.

Memória dos genocídios

A memória de Darfour está no Second Life há anos, assim como o testemunho de muitos genocídios perpetrados ao longo da nossa História. Em nenhum local do mundo se consegue viajar tão rapidamente entre tantos sinais da desgraça humana como aqui, sugerindo o potencial do Second Life como um museu dos horrores da civilização. Uma boa viagem educativa para gerações mais novas, que podem, num curto espaço de tempo, apreender informação que no mundo real demoraria mais tempo a digerir.

As grandes causas internacionais não estão esquecidas no mundo virtual, e existe mesmo um espaço que agrega associações diversas. Por exemplo, a Commonwealth Island, onde grupos de defesa dos direitos humanos, a organização Greenpeace e outros de defesa do ambiente têm um espaço de apresentação das causas que defendem. Vários outros grupos espalham-se por cabanas, que podem ocupar o visitante interessado em descobrir as atividades destes projetos tão díspares, desde a proteção dos desabrigados mundiais até a libertação do Tibet.

A cooperação e a solidariedade não são palavras vãs no Second Life. Que o diga a American Cancer Society, que montou uma sede permanente no mundo virtual, onde organiza diversas atividades e mantém espaços destinados tanto aos que não venceram ainda a batalha, mas também aos que sobreviveram. Fotografias de pessoas reais e de seus avatares, sugerem a ampla faixa etária dos que acabam por trocar experiências sobre a doença usando o mundo virtual.

Unidos contra o câncer

A associação organiza eventos beneficentes no Second Life, com alguma regularidade e, em 2007, recolheu 32,128,730 linden dólares, totalizando 118.500 dólares americanos. Equipes de voluntários percorrem as ruas do SL, tal como fazem no mundo real os voluntários das campanhas do mesmo tipo. Se quiser saber mais acesse o site slrfl.org.

Segundo os responsáveis da Association for International Cancer Research, "o Second Life é uma excelente forma de contato com uma nova geração de apoiadores. Contamos no mundo virtual com centenas de pessoas que promovem ativamente a AICR, usando t-shirts, participando de nossas atividades e espalhando a mensagem. Em Dezembro de 2007, participamos da 'Ajuda de Caridade no Second Life'. Foi o primeiro do seu tipo, reunimos fundos para investigação vital na área e ao mesmo tempo nos divertimos."

Os projetos futuros da AICR passam pela realização de concertos ao vivo no Second Life e também a organização de todo o tipo de eventos que possam reunir pessoas capazes de depositar alguns linden dólares na conta da associação. Esse dinheiro é depois canalizado para projetos de investigação na luta contra o câncer. A associação lançou em 2007 apoio para 80 projetos ao redor do mundo e pretende aumentar esse número em 2008.

Greve ganha prêmio

A solidariedade no Second Life surge em diferentes níveis, e podemos mesmo falar de solidariedade ativa. Quando a IBM Itália colocou em causa os direitos dos seus nove mil trabalhadores, a greve organizada estendeu-se para o SL, onde os cerca de dois mil funcionários da IBM fizeram uma greve de 12 horas nos espaços virtuais da companhia, em Setembro de 2007. O resultado no mundo real foi significativo: o responsável pelo confronto demitiu-se de suas funções, logo em seguida, e as negociações com o sindicato foram retomadas. Foi a primeira vez que uma greve se estendeu a um mundo virtual. E foi isso mesmo que levou a UNI - Union Network International, a rede internacional de sindicatos, e o sindicato italiano RSU a ganharem um prêmio atribuído pelo governo francês, o NetXplorateur, que foi entregue na França, em 14 de Fevereiro, no primeiro NetXplorateur Fórum.

O NetXplorateur 100 pretende salientar a importância dos projetos de Internet mais importantes e de maior impacto econômico e social. Com a primeira edição este ano, o prêmio selecionou uma centena de pioneiros ao redor do mundo, criadores de projetos que representam o futuro da Web e do mundo digital, como um todo. Dessa centena, foram escolhidos os dez finais, incluindo os exemplos de solidariedade provenientes do Second Life, refletindo ali o que acontece no mundo real.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
Publicidade:
CURTAS DO SECOND LIFE

Sims querem ser Second Life
A Electronic Arts rebatizou o seu "The Sims Online" e o tornou grátis, para concorrer com o Second Life... e outros mundos virtuais. A versão para Internet de um dos mais populares jogos de todos os tempos torna-se, assim, livre para acesso. Com uma dúzia de cidades, com base no The Sims Online (TSO), transferidas para EA-Land (o nome do novo espaço), e a promessa deste mundo virtual se tornar 100 vezes maior que o SL, os atuais assinantes do serviço TSO serão os primeiros "colonos", recebendo terras pelo valor das respectivas assinaturas.

Second Life no iPhone
Desenganem-se quem viu o vídeo do YouTube e achou que o iPhone também rodará o Second Life. Trata-se de um sinal de vídeo sem qualquer hipótese de controle direto, criado somente para demonstração. Os comandos introduzidos no teclado do telefone, tem de ser processados num servidor central, que depois os reenvia para SL. O que explica a lentidão do processo. As exigências de hardware e software do mundo virtual são, pelo menos por ora, incompatíveis com telefones móveis. Mesmo o iPhone, que parece deixar todo mundo com água na boca...

A saúde e a IBM
A IBM abriu um novo espaço no Second Life, o IBM Virtual Healthcare Island. A nova área pretende documentar os desafios com que se confrontam a indústria da saúde e o papel da informação tecnológica na transformação dos processos de relacionamento, entre prestadores de serviço e pacientes, no futuro. Esta medida na área da saúde não é única, dado que diversas iniciativas, incluindo conferências médicas virtuais, estão em preparação no metaverso da Linden Lab.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
Série "Dicas Rápidas do Torley":
04 - Editando anexos (attachments)


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 15,811 novas inscrições, levando a população a um total de 12,761,231 avatares;
• Pico máximo de 61,500 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:20 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 36,280 logados por volta das 06:50 desta madrugada. Média do dia: 47,382.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.92 (quanto menor, melhor);
• Durante a madrugada, surgiu um problema generalizado com o sistema de teleporte. O mal-funcionamento foi atribuído a problemas de comunicação entre os datacenters da Linden Lab;
• Novo código que habilita texturas HTML dinâmicas no primitive contém um bug que pode 'travar' uma ilha inteira. A Linden está trabalhando neste momento em uma correção emergencial.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 9 de Março de 2007.

Weather Channel aterrisa no Second Life

Instituto Italiano de Cultura inaugura sede no Second Life

Novo upgrade e fechamento do grid podem ocorrer no próximo dia 14

Vídeo tutorial: aprenda a criar minúsculos primitives
Técnica permite a criação de objetos com extremo grau de complexidade.