sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Avatares gastarão US$ 621 mi na web em 2009

Os bens virtuais vão movimentar 621 milhões de dólares este ano, segundo um estudo da Piper Jaffray. A receita proveniente de propriedades transacionadas no meio virtual deve crescer 134% sobre 2008, mostram os dados compilados pelo eMarketer.



E o ritmo de crescimento deve se manter acelerado até 2013, quando a economia virtual movimentará 2,462 bilhões de dólares. Embora no ano passado a maior parte dos 265 milhões de dólares movimentados estivesse ligada a mundos virtuais, a partir deste ano os bens transacionados em redes sociais vão prevalecer.

Origem: INFO Online

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Linden Lab muda comércio em Second Life, proteção contra a pirataria

A empresa dona do mais ativo mundo virtual, anunciou na semana passada que fará mudanças sensíveis no mercado de produtos internos do ambiente virtual, em combate a pirataria de itens. A intenção é proteger a propriedade intelectual dos desenvolvedores e oferecer uma experiência mais ampla nas relações entre a compra e a venda dos bens virtuais.

Serão 5 pontos principais afetados pelas mudanças:

- Melhora no sistema de proteção a propriedade intelectual, permitindo aos criadores de conteúdo que enviem solicitação de bloqueio e eliminação de avatares que tenham copiado/roubado seus objetos. Até o final deste ano, um sistema remoto, será colocado em atividade para este fim, e inclusive apagará itens roubados ou copiados que estejam nos inventários de outros avatares.

- Criação de regras e sistemas para controlar as ferramentas de cópia de conteúdo, com a finalidade de proteger a propriedade intelectual dos criadores. Essa é uma resposta aos cada vez mais potentes programas que permitem copiar inventários inteiros ou ainda regiões completas, transferindo ou não esses itens para os conhecidos projetos OPENSIM - um exemplo é o BuilderBot da Rezzable. A partir da mudança, estes programas serão obrigados a solicitar a comprovação de que o avatar que está solicitando a "clonagem" é de fato dono do objeto que está copiando, em caso negativo, o sistema simplesmente bloqueará a "clonagem".

- Será criado um programa de certificação de vendedores de conteúdo de qualidade. Como se fosse um selo de qualidade. Para conseguir este certificado os vendedores no Second Life precisarão cumprir requisitos como ser identificado na vida real e ser um usuário pago (premium account). Não ter violado nenhuma condição dos termos de serviço (os TOS), ter um volume mínimo de vendas e comprovar que dispõe dos direitos e licenças necessários para vender o conteúdo.

- Tonar mais acessíveis as políticas da Linden Lab sobre o respeito à propriedade intelectual e a proteção contra os roubos de objetos, texturas, scripts etc. Incluirão avisos sobre o uso ilegal de marcas do mundo real.

- Desenvolvimento de um sistema de "meta-dados" para marcar o conteúdo digital e facilitar um futuro mercado fora do Second Life. Isso influenciaria diretamente a transferência dos objetos para outros mundos virtuais, que usem a mesma tecnologia do Second Life (os OpenSims). Com isso ficaria impossível importar objetos bloqueados no Second Life, para o seu mundo virtual particular.

Para saber mais leia AQUI o que foi publicado pela própria Linden Lab em seu blog.

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"