sábado, 8 de dezembro de 2007

Nokia Trends agita o final de semana no Second Life brasileiro

Para participar do Nokia Trends no Second Life, basta o avatar se dirigir à ilha Espelho e pedir para entrar na lista do evento com os monitores.

Que tal um dia a mais de Nokia Trends? Hoje à noite, a partir das 22h, o Festival Nokia Trends rola no Second Life, antecipando a versão que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, neste sábado dia 08.

Para participar do Nokia Trends no Second Life, basta o avatar se dirigir à ilha Espelho e pedir para entrar na lista do evento com os monitores. Quando a festa começar, às dez horas da noite de hoje, o convidado receberá um aviso e será tele transportado para o espaço do show. O número máximo de convidados para a festa é de 200 avatares e a entrada é livre, então é bom garantir antecipadamente seu convite com os monitores.

No Second Life, a decoração acompanha a usada no Nokia Trends da vida real. Nas picapes virtuais os DJs tocarão os sucessos das bandas que se apresentam este ano e também de festivais passados. Haverá também sorteio de Lindens para os avatares presentes.

A seleção de artistas do Nokia Trends 2007 reúne bandas como a francesa Phoenix, Underground Resistance, Van She, She Wants Revenge e muito mais. Os ingressos para o festival podem ser adquiridos pela Ticketmaster ou nos pontos de venda oficiais, listados no site Nokiatrends. Para saber sobre as instalações multimídia que ocuparão o evento na vida real, leia mais em Life has no Control Z.

Press release: Margot Pavan
Conteúdo Second Life
www.ig.com.br . margot.pavan@ig.com
tel: 55 11 3065-9795
cel: 55 11 8384-1991

Publicidade:
Vale tem filial no Second Life

A Vale está também presente no Second Life. A empresa aderiu ao mundo virtual em parceria com a Resident, criando uma área totalmente decidada à Ilha Amazônia.

A Vale decidiu sair na frente também na era virtual. Sabem o Second Life, aquele lugar que não é bem lugar, mas é? Onde o dinheiro é virtual mas também é real? Onde há uma moeda própria e as pessoas podem ir à falência ou enriquecer virtualmente? Pois então.

A empresa registrou ali o primeiro domínio dedicado à Amazônia. Mais detalhes serão apresentados pelo presidente Roger Agnelli, durante almoço/entrevista coletiva na empresa. Vamos esperar para ver.

Press release: Érica Hans . Resident
erica@allowww.com.br . www.resident.com.br
Publicidade:
Momento fashion: Simone

A cada semana, o Mundo SL traz uma superdica de moda para você!

Modelo: Lucyanni Writer

Loja/Store: Simone.


Clique aqui para ver outras fotos de produtos da loja!

Venha visitar o Mundo SL Fashion & Art
Lojas: Callie Cline - Vitamin Ci - Dela Shoes- Persona - AnnaH - Cavendish - Tuli - Versteck - Kiana Dulce
E confira os lindos quadros de Claudia Poitier.
Clique aqui para TP: Mundo SL Fashion & Art

Second Life é tema de um dos cursos de férias da Unicsul

Ao todo são mais de cem eventos, que contam inclusive com a participação dos universitários daquela instituição.

A Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul) abre inscrições para quem pretende ingressar em cursos de capacitação nas férias. A novidade para o próximo ano é que todos os cursos e atividades são gratuitos e voltados também à comunidade externa. Ao todo são mais de cem eventos que serão realizados no mês de janeiro de 2008, nos campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel.

Os eventos, que também contam com a participação de alunos da UNICSUL, abordam temáticas de diversas áreas de conhecimento, como "Chefe de Cozinha", "Gestão Organizacional e Assessoria Comunicacional", "Ilustração", "Nutrição e Atividade Física", "Oficina de Pães e Pratos Diet e Light", "Second Life", "Apresentação em Público", "Crônica Jornalística", "Primeiros Socorros", entre outros. As inscrições são feitas pelo site http://200.136.79.4/capacitacao_dis_2008. No mesmo endereço encontra-se toda a relação e programação dos cursos e atividades. Mais informações pelo telefone (11) 6137-0066 ou nead@unicsul.br.

Origem: Universia.
Publicidade:

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Grupo Allen lança sua segunda ilha residencial no Second Life

A nova ilha do grupo Allen, inaugurada no último domingo (02/12), trás ao residente um ambiente tropical de moradia no metaverso. Oceano, palmeiras e muita areia materializam a paisagem da ilha residencial.

A AllenBR II comporta o AllenBR Tropical Island, um lugar único no Second Life que oferece um espaço de alto nível para o residente ser dono de uma excelente casa e desfrutar de um agradável ambiente junto de familiares e amigos São mais de 30 casas de tamanhos diferenciados para todos os gostos e bolsos. As opções variam com casas no interior da ilha ou de frente para o mar e ainda opções de tamanho que variam entre pequeno, médio ou grande porte.

Netuno Scofield, CEO do empreendimento, fala sobre sobre as ilhas AllenBR: "Nós, eu e Sher Clift, criamos um lugar no Second Life só para residentes, onde quem vive o Second LIfe pode ficar em um lugar mais tranquilo e seu. Montamos uma pequena cidade sem o movimento das ilhas de festas, sem comércio e sem camps. Criamos há 4 meses o Residencial Allen, na ilha AllenBR I e agora acabamos de entregar o AllenBR Tropical Island em nossa então segunda ilha residencial a AllenBR II. Eu imaginei ilhas totalmente residenciais, acho que fomos os primeiros brasileiros a fazer isso, uma ilha inteira com infra estrutura e só residências. Eu lembro que um apartamento em ilhas de grande movimento era disputado mesmo lag sendo divida com comércio e festeiros. Nós quisemos trazer ao residente, só qualidade e segurança. Estamos fazendo nossa parte, estamos criando uma comunidade forte e de respeito para pessoas vivem a sua Second Life intensamente e sem problemas."

Visite o site do Grupo www.allenbr.com.
Ou acesse as ilhas AllenBR I e AllenBR II.

Press Release: Assessoria de Comunicação . Grupo Allen
Contatos (IM): Netuno Scofield . Sher Clift
netuno1980@gmail.com . www.allenbr.com
Publicidade:
Torley Linden: modificando múltiplas permissões no inventário

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra dicas sobre como alterar permissões em lote nos ítens do seu inventário. Confira:



Publicidade:
Gato Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gato Linden da Semana' de hoje, vamos falar de Kayoh Larkham, que tem 20 anos na vida real e sempre marca presença no Second Life. Ele conheceu o metaverso através da matéria exibida no "Fantástico". Kayoh, que gosta muito de namorar e fazer amizades, odeia aquelas pessoas que usam o metaverso para práticas ruins, prejudicando os outros. Saiba mais sobre ele:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Meu nome é Kayoh Larkham. Minha idade na vida real é 20 anos".

Como conheceu e o quê o fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Eu ouvi falar no Second Life a primeira vez em uma reportagem do Fantástico, e passei a entrar um tempo depois por curiosidade".

Desde quando participa do Second Life?
"Eu participo do Second Life desde o começo do mês de julho deste ano".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"O nome do meu avatar saiu de uma mistura de falta de opção com a criatividade que eu me encontrava no momento, nada especial".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"O que mais gosto de fazer no Second life é encontrar e fazer amigos, namorar conhecer lugares, entre diversas outras coisas".

O que mais detesta no Second Life?
"O que mais detesto no Second life, mais ainda do que lag e os tão odiados crash logger, é a existência de pessoas que usam o Second life para fazer o que não tem coragem ou capacidade de fazer na vida real, prejudicando assim pessoas que nem ao menos conhecem".

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"No Second life gosto de comprar roupas e acessórios que possam melhorar a aparência do avatar. Minhas lojas preferidas são: AITUI e FNKY".

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"É muito difícil citar algo que não exista no Second life , pois a cada momento surgem novidades, a todo momento pessoas estão criando, cada vez mais e mais. Por isso citarei algo que muitas vezes falta no Second life, que é a proximidade dos avatares... um dia estão todos aqui , por perto, indo a festas, passeios, lojas e etc. Passando algum tempo vai cada um para um lado até surgir uma nova oportunidade de se encontrar ... o que muitas vezes leva tempo".

Mencione o nome de um avatar em especial para você, mas que não faz mais parte do Second Life.
"Bom eu posso citar o nome de dezenas de avatares que são especiais para mim, alguns ainda que fazem parte de uma família que me foi concedida nessa segunda vida, mas ainda bem todos ainda estão no jogo".

Mande um alô pra alguém!
"Bom e pra finalizar eu gostaria de mandar um abraço especial a toda minha família e amigos, pois sem eles minha segunda vida não teria graça".

Kayoh Larkham compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Agência Rapp Digital leva Banco Itaú para o Second Life

Como o foco do projeto é sustentabilidade, foi montado um quiz game com dez questões sobre o tema, onde os avatares vão ganhar uma camiseta.

A Rapp Digital, agência de marketing de relacionamento digital do grupo Rapp Collins Worldwide, é a responsável pela criação da ilha do Banco Itaú no site Second Life. A ilha será composta por um auditório, uma sala de convivência e um mirante onde está localizado o "portal" de acesso ou seja a entrada para a ilha onde os avatares poderão visitar.

Como o foco do projeto é sustentabilidade, foi montado um quiz game com dez questões sobre o tema, onde os avatares vão ganhar uma camiseta.[14]

O lançamento do produto acontecerá na próxima terça, dia 11, no auditório do Banco Itaú. Após o evento de inauguração, haverá uma palestra sobre Sustentabilidade e Consumo Consciente, ministrada pelos executivos Ricardo Terenzi, diretor de Relações Institucionais do Banco Itaú e Helio Mattar, presidente da ONG Akatu.

Escrito por Viviane Rosalem, para o Segs.com.br
Nota pública do Banedi esclarece polêmica com seus correntistas

Em nota à imprensa, a assessoria de comunicação do banco virtual Banedi informa sobre os problemas técnicos que acarretaram a indisponibilidade dos valores depositados, o que gerou toda polêmica.

A cerca de uma semana, o Mundo Linden publicou denuncia sobre problemas com o banco Banedi, onde uma correntista informava que estava com seus valores depositados indisponíveis para movimentação e resgate. Recebemos hoje uma nota pública, por parte da assessoria de comunicação daquele banco, que esclarece sobre os motivos técnicos que acarretaram aquela situação. No momento todos os correntistas já estão sendo ressarcidos e seus linden dólares liberados conforme a disponibilidade financeira da instituição. Leia a íntegra da nota:

O Banco BANEDI, por intermédio de sua assessoria torna público os seguintes fatos:

No dia 23 de novembro foi identificada uma possível falha na segurança no sistema de saques em caixas eletrônicos do banco. Como é de praxe numa instituição desta natureza, as contas que tiveram transações suspeitas foram congeladas em nível interno para averiguação, visando garantir a integridade das contas e da confiabilidade do sistema.

A interdição destas contas gerou insatisfação tamanha, causando espécie nos diretamente atingidos pela investigação que não tardaram em reportar à Linden Labs o avatar Banedi Oh, tesoureiro e responsável pelo sistema de pagamento aos correntistas do banco. Em pouco tempo estava configurado o bloqueio não só das transações, mas do próprio login da conta financeira do banco.

É desnecessário citar a sorte de dificuldades enfrentadas desde então. Por um lado, os correntistas ficaram impossibilitados de sacar seus lindens legitimamente depositados ou investidos no banco. Por outro, a instituição enfrentando um processo de execração pública de sua imagem neste e em outros meios, via-se impossibilitada de sanear a questão sem antes passar pela investigação da Linden Labs, condição que prolonga a interdição da conta financeira do banco.

A disposição do BANEDI é a de ressarcir os correntistas dentro das possibilidades, uma vez que estamos providenciando o retorno à normalidade. A previsão para o desbloqueio do avatar Banedi Oh é de 24 a 48 horas, segundo informação da Linden Labs. Alguns correntistas já foram reembolsados, dentre eles a senhora Domitila Lane, responsável pela denúncia publicada anteriormente no blog. Garantimos nesta nota que todas as obrigações do banco serão cumpridas integralmente após o fim das investigações.

Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para dúvidas no endereço eletrônico banedi@banedi.com.br.

Assessoria de Comunicação
BANCO BANEDI . www.banedi.com.br

Publicidade:
Novo 'Release Candidate' do Second Life já vem com verificação de idade

Blog oficial da Linden Lab informa que a verificação de idade, recurso de segurança prometido no primeiro semestre, será efetivado nas próximas semanas e que já pode ser testado na versão 'RC0 1.18.6' do navegador.


Na tarde desta quarta-feira (5), a Linden Lab, através de seu blog oficial, anunciou a disponibilidade para download, instalação e testes do seu novo navegador 'Release Candidate 1.18.6'. Para quem não sabe, os 'RCs' são as versões mais próximas dos releases definitivos dos navegadores. Ou seja, são praticamente os próprios. A função dos RCs é verificar junto aos residentes, os últimos ajustes finos a serem feitos antes a liberação definitiva de uma determinada versão.

A grande novidade do RC 1.18.6 fica por conta a efetivação do recurso 'Age Verification', método de segurança idealizado pela vice-presidente da Linden Lab, Robin Linden, através do qual haverá um aperfeiçoamento do acesso a determinados locais do grid, pela sinalização dos mesmos indicando material adulto, ou não, presente naqueles lugares. Segundo o blog, a Verificação de Idade "é o mais recente de uma série de ferramentas e serviços, com finalidade de ajudar os residentes a controlarem e gerenciarem suas próprias experiências no Second Life".

Como funciona o 'Age Verification'?

A Verificação de Idade não é exatamente uma condição para se voltar a acessar o Second Life. Na realidade é um 'algo a mais' para que os proprietários de terrenos tenham uma maior confiança em saber quem está acessando seus locais, que eventualmente contenham conteúdo adulto impróprio para menores. Estes proprietários poderão 'sinalizar' suas terras como 'requerentes' de Age Varification.

Ou seja, todo o residente que quiser acessar estes locais com 'restrição de idade', deverão previamente fornecer alguns de seus dados do mundo real para a Linden Lab, que liberará seu avatar para o acesso aos terrenos com conteúdo adulto, previamente fechadas pelos proprietários. Ainda não está claro como a Linden captará e gerenciará estes dados reais, e não se sabe ainda quais dados serão requeridos. Mas, muito em breve, saberemos como será feito e procuraremos publicar aqui no Mundo Linden.

A Verificação de Idade é um sistema surgido em consequência ao grande número de reclamações sobre a presença de crianças reais, travestidas em avatares adultos virtuais, nas ilhas ou terrenos com conteúdo adulto e erótico. Já foram reportados abusos em que garotos e garotas menores de idade foram flagrados, através do sistema de voz, praticando sexo virtual. A verificação também tenta combater o problema da pedofilia virtual no Second Life, procurando com a medida saber exatamente se crianças estão de fato fazendo sexo virtual com adultos ou se são apenas adultos realizando fantasias entre si. De todo modo, a prática da pedofilia virtual será um pouco mais dificil, muito em breve.

Clique aqui, para baixar e testar o novo Release Candidate 1.18.6.0.

Com informações do Official Linden Blog.
Publicidade:

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dell Anno e Rossi: parceiras no Second Life

O prédio virtual da Rossi contará com um apartamento decorado com móveis Dell Anno.

As empresas Dell Anno e Rossi iniciam, nos próximos dias, um projeto conjunto no Second Life. A loja de móveis vai instalar um showroom de 720 metros quadrados ao lado de uma reprodução fiel do empreendimento Brooklin To Live - lançado, no mundo real, em São Paulo. No metaverso, ficará na Ilha Rossi.

Além disso, o prédio virtual contará com um apartamento decorado com móveis Dell Anno. Serão três dormitórios, uma cozinha e um home theater. A intenção é utilizar o poder de simulação do mundo virtual para facilitar a demostração de projetos de móveis planejados a compradores de imóveis do mundo real.

Origem: Baguete.
Publicidade:
Emiliano de Castro é personalidade do ano

O diretor de marketing do Second Life Brasil foi eleito a personalidade do ano em 2007 pelos leitores da INFO.

Engenheiro e especialista em inteligência artificial, Emiliano de Castro (foto) é o principal evangelizador do Second Life no Brasil e responsável pela divulgação do metaverso no país. A eleição de Castro como personalidade do ano pelos leitores da INFO dá dimensão do crescimento da comunidade de avatares brasileiros no metaverso.

“Há um ano nós éramos a décima quinta comunidade no mundo, agora devemos fechar 2007 em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos”, disse Castro. O Brasil disputa a segunda posição como maior comunidade com Japão e Alemanha.

Para o executivo, o rápido crescimento do SL no país em 2007 ocorreu em função de esforços de localização e suporte do serviço. “Esteamos site, suporte e uma série de serviços em português, o que impulsionou o crescimento da comunidade”, disse Castro.

Na opinião do diretor de marketing, a baixa penetração da banda larga no país ainda é o principal gargalo para o crescimento do SL no país. “Nós sabemos que brasileiros adoram rede social e isso nos ajuda muito. Por outro lado, ainda não há internet para todos. Felizmente, os investimentos em infra-estrutura de internet no país são muito voltados para a inclusão digital, o que deve permitir ao SL manter a expansão nos próximos anos”, disse.

Castro também disse que o ano de 2007 marcou a consolidação do Second Life no Brasil, com a adesão inclusive, de várias empresas à plataforma. “Há um ano muita gente ainda perguntava o que é SL ou o que fazer com ele. Este ano, o que vimos foram muitas empresas investindo para explorar o potencial de marketing do metaverso”, disse.

INFO premia inovadores e destaca o Second Life

A revista INFO reuniu os maiores nomes da TI no Brasil, na noite desta terça-feira (4), para a entrega do Prêmio INFO 2007. Compareceram à festa de premiação, na sede da Editora Abril em São Paulo, cerca de 380 pessoas, entre elas executivos das principais empresas de software, hardware e serviços de TI no país, como o presidente do Google, Alexandre Hohagen, empresa que mais venceu prêmios na noite.

Ao anunciar os premiados, a diretora do Núcleo de Tecnologia da Editora Abril, Sandra Carvalho (foto), fez referência à trajetória do mercado de TI em 2007, ano em que, pela primeira vez, foram vendidos mais computadores do que TVs no Brasil. “Este foi o ano em que os brasileiros mais compraram computadores. O ano em que os brasileiros descobriram os notebooks, que já representam 18% das vendas de PCs no Brasil”, disse Sandra.

A diretora lembrou ainda da popularização do Second Life no país, da estréia das redes 3G, da expansão do VoIP no país e falou sobre a TV digital, que estreou suas transmissões em rede aberta no dia 2 de dezembro, em São Paulo. “Este ano tivemos a estréia quase clandestina da TV digital. Mas nenhuma tecnologia estréia grande e barata”, afirmou.

Escrito por Felipe Zmoginski, do Plantão INFO.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Second Life: sucesso absoluto ou fracasso total?
Por Cezar Taurion*

Nenhum dos dois. Apesar da queda de avatares usando o recurso simultaneamente, isso significa apenas que estamos entendendo os mundos virtuais 3D.

Nas últimas semanas estive participando de vários eventos e reuniões com clientes em que o cardápio principal foi Second Life. Acredito que muitos destes debates serão úteis e gostaria de compartilhá-los com vocês. Antes é importante colocar o Second Life, ou melhor, o conceito dos Virtual Worlds (ou Internet 3D) no seu contexto. Second Life é apenas um dos vários mundos virtuais.

Embora o futuro dos mundos virtuais me pareça bastante promissor, ninguém pode afirmar que o Second Life continuará sendo um “jogador-chave” neste jogo, uma vez que estamos vendo rápidas evoluções tecnológicas neste contexto. E não devemos esquecer que a Internet 3D faz parte do que chamamos de Web 2.0. Não deve ser visto como algo isolado. Os mundos virtuais potencializam duas características inatas aos seres humanos: viver em sociedade e o apelo visual.

Nos debates insisto que devemos considerar as iniciativas com o Second Life como base para uma experimentação das potencialidades e oportunidades (claro, e também das limitações e riscos) dos mundos virtuais e não como um fim em si mesmo. Não devemos esperar nenhum retorno financeiro das iniciativas no Second Life no curto prazo, embora também não imaginássemos como a Internet poderia gerar bilhões de dólares em 1995.

Estamos pouco a pouco desbravando este novo mundo. Começam a aparecer aqui e ali algumas pesquisas que mostram um pouco quem são os usuários do Second Life, o que fazem lá, o que desejam. E o que revelam estas pesquisas? Para surpresa de muitos, que ultimamente vinham jogando pedras no Second Life, 56% responderam que o SL é uma boa mídia para promover uma marca ou produto.

Pesquisas feitas pela Linden Labs mostram fatos interessantes: algumas centenas de pessoas já afirmam que consideram o Second Life como seu trabalho “full time”, mais de 250.000 objetos são comercializados por mês e dezenas de milhões de linhas de código já foram escritas na Scripting language do Second Life.

Por outro lado, a maioria das iniciativas no Second Life não tem atraído muita gente. Existem claras limitações tecnológicas. O número de avatares que podem estar ao mesmo tempo em uma mesma “ilha” está em torno dos 60 a 80, e não mais que 50 mil usuários estão on-line simultaneamente, em todo o Second Life. Em conseqüência, “ilhas” de grandes empresas não recebem mais que 500 visitas por semana.

E que tudo isso indica? Sucesso absoluto ou um fracasso total? Nenhum dos dois. Sejamos racionais. Estamos começando a entender o que são estes mundos virtuais e não podemos nem superestimá-los e nem subestimá-los.

*Cezar Taurion é gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil.

Origem: Computerworld.
Publicidade:
"I Congresso Second Life na Educação" terá novo capítulo em Janeiro

Congresso do dia 01 de Dezembro de 2007, no Auditório da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, marcou o primeiro capítulo do evento, que contou com participantes de 15 estados.

Evento no dia 01 de Dezembro de 2007, no Auditório da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, marcou o primeiro capítulo do Congresso. "O evento contou com participantes de 15 estados brasileiros, que muito nos honrou e apontou que estamos na direção certa", disse Luciane Chiodi, Diretora Pedagógica do Congresso SL Educação.

No primeiro capítulo, foi anunciado oficialmente o formato definitivo que marcará esse evento como um verdadeiro congresso, possibilitando até 144 horas de carga horária, possível graças à tecnologia de ensino à distância, ferramentas telepresenciais e eventos presenciais. Em breve estaremos lançando as informações para o "Próximo Capítulo Telepresencial", que ocorrerá em janeiro, também em um sábado à tarde, mas desta vez dentro do ambiente Second Life.

"O primeiro capítulo focou-se na apresentação das tecnologias e das novas possibilidades. Nos próximos capítulos e nos ambientes virtuais, vamos aprofundar as discussões sobre a tecnologia aplicada à Educação", afirmou Carlos Valente, Presidente do Congresso SL Educação. Também estaremos confirmando a data e local do "Próximo Capítulo Presencial", que ocorrerá em março, no Rio de Janeiro.

"A repercussão do capítulo São Paulo do Congresso foi muito positiva. Tanto que, além de avançarmos na negociação do Rio de Janeiro, tivemos outras propostas - mais uma instituição carioca e outras do Brasil Inteiro", informou o Rodolfo Nakamura, Diretor Administrativo do Congresso SL Educação. Acompanhe em no blog da iniciativa todas as novidades.

Origem: SLEducacao.com.br
Publicidade:
AOL inaugura e abandona sua própria ilha no Second Life

Companhia é um exemplo clássico de uso do metaverso sem planejamento adequado, movida apenas pela 'hype' exagerada da imprensa.

A AOL Pointe, instalação oficial da AOL (American Online) no Second Life, que tinha a função de ser um constante experimento para definir, mensurar e testar comportamentos de consumo dos avatares, não existe mais. Recentemente a ilha foi fechada ao público e agora parece que sumiu em definitivo.

Seguindo o 'oba-oba' da imprensa no primeiro semestre, a AOL, que há alguns anos encerrou suas atividades no Brasil e que já foi o maior provedor mundial de internet, ergueu uma ilha que serviria para se aproximar com seus consumidores. Estranhamente, a equipe de desenvolvimento da AOL Pointe foi demitida semanas depois da abertura do local. A partir daquele momento, nada de significativo ocorreu por lá. Nada além da exibição de vídeos 'copyrighted' de shows e eventos musicais, com seus agendamentos constantemente alterados e não respeitados. A função inicial de pesquisa de consumo, de fato, nunca foi efetivada na ilha.

"Adquirimos uma melhor observação da nossa participação no Second Life e agora estamos reorientando nossos esforços em mundos virtuais. Embora tenhamos fechado o AOL Pointe, em breve você poderá ver mais dos produtos e conteúdos da AOL através de metaversos. Fique atento no AOL.com para obter mais informações sobre quando e onde!", é o que diz a página oficial da AOL Pointe na web.

Na verdade é difícil ver o que a AOL 'adquiriu' de fato com sua frustrante incursão ao Second Life, quando em 90% do tempo em que sua ilha esteve ativa, quase nada se viu de significativo sendo realizado. Nem se sabe, com certeza, se a companhia sabia o que estava fazendo lá. Havia uma grande expectativa da comunidade em relação a esta iniciativa. O que se aprendeu, de fato, é que ter dinheiro não basta para ser sucesso em um mundo virtual. Nem se deve fazer as coisas apressadamente, apenas para 'marcar presença'. A AOL passou a ser, já tradicionalmente, um exemplo clássico de mal planejamento de ações em universos eletrônicos. Aprendamos então com os erros deles.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Falha no Quicktime permite roubo de linden dólares, dizem especialistas

Hacker pode assumir controle do avatar e do computador da vítima, através de um script malicioso. Basta passar próximo a uma tela de vídeo ativo.

A Linden não exagerou em sua decisão radical de sugerir a todos os donos de propriedades no Second Life a suspenderem, até segunda ordem, o serviço de vídeo streaming feito através do plugin Quicktime, do seu navegador. O anúncio foi feito nesta sexta-feira após a descoberta de uma falha crítica e grave de segurança, descoberta por analistas em testes feitos neste plugin.

No último final de semana, foi identificado e revelado o tipo de ataque que esta vulnerabilidade permite, mais especificamente. Contudo, os especialistas indicam que os riscos podem ser minimizados pois esta falha pode ser facilmente corridida, desde que a Apple se manisfeste a respeito.

A 'brecha' explora um conhecido problema do plugin. Quando um avatar passa por um objeto de vídeo 'infectado', plantado por hackers em um local qualquer, o navegador do Second Life ativa o Quicktime, que passa a exibir vídeos ou slideshows. Com o plugin, os hackers podem direcionar o navegador SL para uma página web maliciosa, que os permite assumir o controle do avatar, forçando-o inclusive a transferir linden dólares.

Em virtude deste diagnóstico, a Linden solicitou que os proprietários de terras e ilhas desabilitassem imediatamente o streaming de vídeo, até que venha a correção para a falha, salvo os casos em que sua fonte seja de total e absoluta confiança. Para isso, basta abrir a opção 'Preferences' e desmarcar a caixa 'Play Streaming Video When Available', na tab 'Audio & Video.

Veja uma simulação do ataque, feita pelos especialistas em segurança digital que analizam o caso:


Publicidade:
HiPiHi é lançado oficialmente na China para ser o "Second Life asiático"

Apesar dos princípios irrestritos de um mundo virtual, este metaverso oriental estará sujeito às mesmas leis que regulamentam os sites e a internet na China, incluindo aí restrições a assuntos políticos e religiosos, considerados 'tabus'.

A primeira versão pública do HiPiHi, um novo ambiente 3D que está sendo chamado de "O Second Life chinês", foi lançada oficialmente na semana passada. Por trás desta empreitada está o chinês Hui Xu, um empresário de 39 anos que começou a trabalhar em uma mímica do mundo real há dois anos, antes do Second Life estourar. Mesmo tendo apenas 30 mil usuários cadastrados, o programa já rendeu a Hui Xu o status de "Herói Chinês" em sua terra natal e tem chamado a atenção pela ambição e semelhança com o metaverso da Linden Lab.

Apesar dos princípios irrestritos de um mundo virtual, este metaverso oriental estará sujeito às mesmas leis que regulamentam os sites e a internet na China, incluindo aí restrições a assuntos como a independência de Taiwan e do Tibet ou a prática do Falun Gong, religião proibida na China. "A maior parte do conteúdo criado no HiPiHi não será afetada pela censura. Não haverá espaço para jogos de azar ou sexo, mas as pessoas ainda podem vir para esse mundo se socializar, explorar e se divertir" afirmou Hui Xu em uma entrevista ao site da Sky News.

Entre as novidades propostas pelo projeto de Hui Xu estão o uso da telefonia via internet e a busca por um público diferente, especialmente no leste asiático. Nossa reportagem se conectou ao HiPiHi em sua versão atual, que só existe em Chinês (há, no site oficial, um guia de comandos em inglês para quem quiser se arriscar precocemente no metaverso). Para nossa surpresa, os escritos chineses não foram obstáculos ao divertimento, uma vez que seguem o mesmo padrão de opções já apresentado em seu irmão ocidental, o Second Life.

No HiPiHi também é possível voar, tirar fotos, acessar o mapa-mundi, o inventário, o chat e tantos outros genéricos que fariam qualquer desavisado acreditar que esse metaverso é simplesmente um Second Life com motivos orientais. Mas, embora tenha algumas semelhanças bem visíveis, como você pode conferir neste vídeo, o HiPiHi conta com uma proposta bem menos capitalista e um pouco mais zen. Essas características ficam explícitas em seus cenários, que têm um ar mais contemplativo e uma atmosfera nitidamente Feng Shui, ainda que, de certa forma, estejam um pouco vazios se comparados aos ambientes populosos e desordenados de Second Life. E os produtores já comentaram que em alguns lugares existem templos budistas de meditação, dragões-chineses e outros aspectos relacionados aos Jogos Olímpicos de Pequim.

Por ainda passar por uma fase de constantes mudanças para sua adequação comercial, os detalhes sobre o funcionamento da economia interna do HiPiHi ainda não foram divulgados. Logo após o lançamento, o mundo virtual trabalhará com a venda de terrenos, mas seu criador já adianta que esse mercado será mais democrático.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do HiPiHi.

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Árvore de Natal da Lagoa inaugurada com grande festa no Second Life

Sistema de iluminação reproduz o original do mundo real.

Neste sábado, dia 1º de dezembro, às 21h, uma mega festa inaugura a árvore de natal da Bradesco Seguros e Previdência no Second Life. O evento, agendado simultaneamente à comemoração de lançamento da tradicional árvore no mundo real, pretende levar para quem não mora no Rio de Janeiro o espírito do Natal que ocupa todos os anos a Lagoa Rodrigo de Freitas. Para que os residentes do Second Life pudessem sentir o clima natalino chegando, toda a montagem da árvore virtual foi feita em sincronia com a árvore real. Na última sexta, a árvore já contava com uma estrela no topo e estava um pouco mais esverdeada do que da última vez.

Veja o sistema de luz da Árvore de Natal da Lagoa:



Com Second Life Informa.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Portugueses inauguram réplica de monumento histórico no Second Life

O Palácio da Pena é mostrado pela primeira vez ao público durante a Feira da Solidariedade Rastrillo'07, que ocorre neste final de semana, no Centro de Congressos de Lisboa. O local segue o conceito 'RPG', a nova onda do metaverso, com objetivos educacionais e beneficentes.

O virtual apóia, de novo, a vida real. Provando que se podem fazer coisas no Second Life que contribuem para melhorar a vida das pessoas na vida real - conceito que joga por terra as idéias erradas de que os mundos virtuais não são úteis - uma grande equipe trabalhou ao longo dos últimos meses para erguer no mundo virtual uma reprodução praticamente fiel do Palácio e Parque da Pena, localizado na cidade de Sintra, em Portugal.

Atores posam para foto promocional da peça que mostra parte
importante da história da portugal


Aquele espaço oferecerá uma oportunidade interativa, que coloca o jogador em confronto com personagens da História portuguesa, recuperados com alguma liberdade, para uma aventura que visa devolver ao planeta Terra o equilíbrio ambiental.

O simulador do parque e palácio da Pena e essa aventura, uma espécie de RPG (Role-Playing Game), foram desenvolvidos, segundo José Rocha, da ARCI - ARCI - Associação Recreativa para a Computação Informática, para as associações ADVITA - Associação para o desenvolvimento de novas iniciativas para a vida, AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente e Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens Novo Futuro, como produto beneficente para angariar de fundos de ajuda humanitária.

Ainda segundo José Rocha, que tem vive no Second Life através do avatar Rocky Musashi, "o objetivo foi oferecer um produto educativo e divertido. Queremos que, além do jogo interativo em tempo real, com um ambiente 3D fora do comum, as pessoas possam ao longo do percurso aprender algo sobre a História de Portugal e alguma das personalidades que marcaram o destino da nação".

Solidariedade real

A apresentação do jogo dentro do Second Life e do espaço histórico do Parque da Pena, durante a quarta edição da Feira de Solidariedade Rastillo'07, que encerra neste domingo, faz todo o sentido, dado que as receitas do produto e das iniciativas que a ARCI espera associar-lhe reverterão para as associações de solidariedade citadas e presentes no evento. Esta feira é a iniciativa para captação de recursos mais importante da Associação Novo Futuro, que este ano comemora o seu 10º aniversário em Portugal.

Um dos mais ambiciosos projetos de construção do setor português no Second Life - e provavelmente em todo aquele universo virtual -, é o espaço da Pena, que ocupa quatro ilhas, compreendendo grande parte do envolvente Palácio da Pena. Uma grande equipe de avatares contribuiu para a obra, construindo, fotografando, criando texturas e moldando o terreno. Pe Maertens, Rocky Musashi, Clark Abismo, Lof Auer, Becas Lomu, reViriato Merlin, Nyne Wolfe e Yuu Nakamichi são alguns dos nomes que ficarão para a história da "reconstrução eletrônica" do Palácio da Pena.

Teatro virtual

Mas a obra em pedra virtual tem uma finalidade. Servirá de palco para a representação, livre, de momentos da História de Portugal, pelo que foi necessário recrutar "atores" para interpretar os papéis. Esse trabalho deve ser continuado, pois as aventuras se sucederão na recriação virtual da Pena. Para este lançamento foram reunidos, portanto, alguns voluntários para dar vida ao elenco. Barb Coage (como Fada), Chupacabra Decosta, no papel de D. Fernando II, Ri Riederer na pele do Barão de Echewege, Galhardo Yalin como o Cavaleiro (Gualdim Pais, mas moderno...), Ew como D. Nuno Álvares Pereira, Nyne Wolfe como Condessa d'Edla e Radioactive Rosca como o Carvalho Lusitano - uma espécie falante de árvores que vive no parque -, passeiam neste fim-de-semana pelo espaço do Second Life, convidando os visitantes a descobrirem os segredos que surgirão nos jardins em torno do Palácio da Pena.

O folder impresso disponível na Feira da Solidariedade levanta a ponta do véu sobre o que vêm por aí. Um vídeo promocional será lançado em breve, enquanto a equipe ainda finaliza as obras, revelará mais da idéia de fazer com que as pessoas pensem em uma palavra importante: solidariedade. O Second Life parece ser, mais uma vez, um excelente palco para este tipo de atividade.

Veja como é o Palácio da Pena no mundo real:



Por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:
CURTAS DO SECOND LIFE

O mundo de Cars
A Disney anunciou que pretende desenvolver um mundo virtual em torno de Cars, o filme, salientando que o custo desse projeto é relativamente baixo, dado que a infra-estrutura já existe, prometendo uma lucratividade para muito breve. O estúdio já começou a lucrar com o Club Penguin, o mundo virtual que adquiriu recentemente, e se prepara agora para o posicionar no mercado britânico.

Banda

A banda portuguesa Tragic Comic apresentou no Second Life o seu primeiro álbum, Welcome to My Show, no espaço da Portugal Main Land na Praça do Comércio... virtual, claro! O evento aglomerou no local algumas dezenas de entusiastas da banda, que na vida real tem uma carreira que vêm de 2003. Saiba mais sobre eles através do www.tragic-comic.net. E ouça música disponível para download.

Informação e inovação
A empresa de estudos de mercado Forrester indica, em seu recente estudo sobre Internet, que as empresas devem adotar sistemas da Web 2.0 que permitem rapidez de troca de informação, como blogs, wikis, RSS, RIA (Rich Internet Apllications), tagging e mundos virtuais. Ao mesmo tempo, salienta que alguns empresários estão adquirindo essas tecnologias junto aos fornecedores habituais, mas que deviam dar uma chance às propostas das novas empresas do setor.

Universidade virtual
É o que vai ocorrer na Coventry University, cujo campus será modelado por uma equipe formada por integrantes da The Serious Games Institute, Cisco e Giunti Labs. O trio pretende criar um mundo virtual/real de aprendizagem que use os serviços de rede wireless da Cisco e o sistema de gestão de conteúdos da Giunti, afim de fornecer informação aos alunos, onde quer que eles se encontrem... real ou virtualmente. A aliança de sistemas móveis e tecnologias dos mundos virtuais tornam possíveis coisas que não sonhávamos há alguns anos.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix