sábado, 26 de julho de 2008

Mundos Virtuais em análise

A KZERO, uma empresa de consultadoria em mundos virtuais com sede em Cambridge, Reino Unido, publicou recentemente um impressionante estudo que analisa os inúmeros mundos virtuais.

Apesar de desconhecer a metodologia e os detalhes da investigação (mas que podem ser solicitados por mail à KZERO), ficam aqui alguns gráficos para reflexão.

Registos em Mundos Virtuais 2003/2008 relacionados com a idade dos residentes:


Clique na imagem para ampliar.

Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Sports', 'TV/Film/Books', 'Content Creation' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Socialising/Chat', 'Casual Gaming', 'Misc' - relacionados com a idade dos residentes:


Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Mirror Worlds', 'Roleplay/Fantasy/Quests', 'Toys/Real World Games' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Music', 'Fashion/Lifestyle', 'Education/development' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - Visão Geral - relacionados com a idade dos residentes:


Clique na imagem para ampliar.


Dos dados apresentados pela KZERO na Virtual Worlds Expo em NYC em Abril deste ano, podem ser retiradas algumas (muitas) conclusões interesssantes. Sobretudo porque refletem uma sistematização profunda que, embora seja discutível, ajuda a contextualizar as discussões e comparações. Ficam apenas alguns números:

- 48 mundos virtuais estão em versão final ou 'beta' aberta
- 25 mundos virtuais estão em desenvolvimento ou em versão 'beta' restrita
- entre os 73 mundos virtuais analisados, apenas Second Life e HiPiHi destinam-se aos consumidores com 30 anos ou mais e ambos na categoria denominada 'Content Creation' (criação de conteúdo).

Origem: Discursos do Outro Mundo

Publicidade:

Cine Mundo Linden: REZZABLE - Stratos, o carro feito só no SL

Continuando com a série de vídeos da Rezzable, apresentamos um lançamento exclusivo no Second Life, Stratos o carro feito apenas no mundo virtual.

A Rezzable desenvolveu um projeto de veículo em 3D, seguindo padrões reais da indústria automobilística. Mas o carro é na verdade uma miniatura, que fica exposta na casa gigante dos Greenies. O interessante é que pode ser comprado dentro da própria casa, assim como o Gato, os ET´s e muitas outras obras de arte.

Visite agora mesmo a o Jardim dos Greenies, teleporte-se aqui.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Compre esta ilha aqui. Apenas L$5000 (4096 m2 / 937 prims / não premium).

• 11.431 novas inscrições, levando a população a um total de 14.503.321 avatares;

• Pico máximo de 62.492 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.998 logados por volta das 06:25 da manhã. Média do dia: 51.245;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.96 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.196.363.

Origem: MundoLinden.com

(O blog Massively parou de publicar estes dados ontem, mas nós do MundoLinden.com vamos manter a publicação diariamente, com base nas informações oficiais da Linden Lab e nas métricas apuradas pelo site taterunino.net)


Publicidade:

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Uma nova mídia no universo da informação no Second Life

Foi lançada nessa semana a 3ª edição do jornal Rede GW, Jornalismo In-World, que desde maio proporciona informação aos residentes do Second Life Brasileiro, no primeiro veículo do gênero no Brasil, feito diretamente por residentes. Após abordar assuntos como a pirataria de objetos virtuais e a história da Ilha Brasil Porto Alegre, chegou a vez dos Esportes Virtuais.

Diversas dicas de surf, futebol, ski, mergulho, ciclismo, skate, balonismo, paraquedismo e automobilismo, além de uma cobertura exclusiva de Lucrecia Slade (repórter e editora de estilo da Bad Girls Magazine) e muitas notícias são as principais atrações da edição, que estréia um novo veículo, o portal Issuu.com que permite a leitura de publicações diretamente no navegador do Internet Explorer ou Firefox.

Acesse já o seu exemplar grátis em: http://tinyurl.com/jornalgw3

Há, ainda, a possibilidade de fazer o download do arquivo em uma extensão .exe, no formato de e-book, permitindo a leitura sem estar conectado a internet, no spotbit.com.

A Rede GW trabalha desde 2007 com jornalismo no Second Life, inicialmente através do grupo in-world Rede GW e desde maio de 2008, com a primeira publicação do SlBr com intuito jornalístico, o jornal Rede GW.

Press Release: GeorgeI Writer
Centro Cultural Bradesco apresenta “África-Brasil: HERANÇAS E RUMOS”

Para receber a programação temática, a Ilha Bradesco, no Second Life, ganha ambientação especial, com diferentes cenários, que remetem o internauta ao continente africano, por meio de referências visuais e ícones da cultura local. Ao passear pela Ilha Bradesco, nos dias 26 e 31 de julho, os visitantes podem participar de “Safáris Culturais” - patrocinados pela Livraria Cultura, explorar certas regiões e encontrar vale-brindes de livros, CDs e DVDs.

Em paralelo, o efervescente Centro Cultural Bradesco, sediado na Ilha, concentra uma série de debates e oficinas temáticas em seu auditório virtual, além de coberturas artísticas ao vivo. As discussões abrangem a herança afro-brasileira, perspectivas de cooperação e integração, revisão da cultura, história e as políticas públicas voltadas à valorização deste legado.

Confira a Agenda:

Quinta-feira, 24. 07, às 20h – Visão Crítica do Racialismo na História

Debate com o professor, sociólogo e geógrafo, Demétrio Magnoli. Integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional da USP, Demétrio é também colunista do jornal O Estado de São Paulo e editor do jornal “Mundo: Geografia e Política Internacional”.


Sábado, 26. 07, às 18h – Harmônicas Batalhas: Conexão São Paulo-Moçambique

Transmissão ao vivo das finais do Festival Hip Hop Paulistano e do Festival de Maputo, Moçambique. Vale destacar que em Maputo, o grupo de jovens é incentivado a compor hip hop, tendo como tema o combate à AIDS, um grave problema na África e em Moçambique. Em São Paulo, o Projeto Harmônicas Batalhas objetiva a construção e valorização de redes artísticas, fomento da produção cultural urbana, aliada a atividades de formação e articulação entre os cidadãos, por meio do Instituto Voz.


Quinta-feira, 31.07, às 21h - Afrossambas de Baden e Vinícius

Apresentados por Luiz Tarcísio, curiosamente um médico respeitado, com reconhecidos talentos musicais em composição e interpretação.

Sua participação é gratuita, basta se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma, através do site http://www.mainlandbrasil.com.br/ e na seqüência, acessar o Centro Cultural Bradesco no http://tinyurl.com/2ax7xe .

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br


Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Esta ilha pode ser comprada aqui.

• 15.451 novas inscrições, levando a população a um total de 14.491.884 avatares;

• Pico máximo de 62.512 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 37.497 logados por volta das 06:10 da manhã. Média do dia: 50.004;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.23 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.196.363.

Origem: MundoLinden.com

(O blog Massively parou de publicar estes dados ontem, mas nós do MundoLinden.com vamos manter a publicação diariamente, com base nas informações oficiais da Linden Lab e nas métricas apuradas pelo site taterunino.net)


Publicidade:

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cine Mundo Linden: REZZABLE - Depois da casa, os Greenies invadem o Jardim!

A continuidade do maior sucesso da Rezzable, os maravilhosos Greenies, estão de volta, no Jardim dos Greenies.

A Rezzable lança a segunda região, com temática voltada para a chegada à Terra de minúsculos e engraçados alienígenas, os Greenies (ou Verdinhos). Visite a invasão ao jardim dos verdinhos!

Visite agora mesmo a o Jardim dos Greenie, teleporte-se aqui.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

THERE.COM faz lançamento de novo carro da Toyota

A montadora japonesa, fechou uma boa parceria com o mundo virtual THERE.COM, onde criou réplicas de seu novo carro, o Scion. Os veículos são disponibilizados em uma discoteca administrada pela própria Toyota no mundo virtual. Além de também serem divulgados em formato gigante, para atrair a atenção nos visitantes.

Assista um vídeo, localizado no YouTube, sobre o local:


Caso o link não funcione, clique aqui

Diferentemente do Second Life, no THERE.COM os locais não são ilhas, ou cidades, mas normalmente se encontram clubes, discotecas, sítios e campings (diferentes dos camps do SL). Nestes lugares os avatares podem interagir com os objetos. A estratégia da montadora japonesa incluí também a divulgação de outros carros conceito, como o Hako Coupe, the FUSE e o t2b, que também poderão ser dirigidos pelos avatares.

A audiência no THERE.COM é medida pela quantidade de horas acumuladas pelos avatares nos locais. E o Clube Scion, teve um significativo aumento de 1915 horas mensais para mais de 3000 horas de audiência em sua sede virtual.

Origem: MundoLinden.com
Publicidade:

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Exercícios reais, através do Second Life

Um engenheiro na vida real e um andarilho na segunda vida. Porém sua caminhada é real!

Foi assim que Moriash Moreau, construiu uma esteira para caminhar na vida real, porém, sua caminhada vira realidade no mundo 3D, o que torna o exercício muito mais interessante.

O vídeo foi idealizado para ajudar na campanha Realy for Life, que arrecadou US$200 mil para a Associação de Combate ao Câncer dos EUA.


Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Cine Mundo Linden: REZZABLE - Os melhores momentos de 2007

Neste vídeo a Rezzable, demonstra algumas de suas criações que fizeram sucesso em 2007.

Visite agora mesmo a Casa dos Greenie, teleporte-se aqui. Um dos maiores sucessos da Rezzable.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Esta ilha pode ser comprada aqui.

• 14.265 novas inscrições, levando a população a um total de 14.460.247 avatares;

• Pico máximo de 61.758 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:10 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 38.138 logados por volta das 06:35 da manhã. Média do dia: 48.650;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.11 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.218.595.

Origem: Massively
Publicidade:

terça-feira, 22 de julho de 2008

Cine Mundo Linden: REZZABLE - A casa dos Greenies

O maior sucesso da Rezzable, os maravilhosos Greenies, que foram sem dúvida a obra de arte digital mais comentada no ano passado.

A Rezzable primou pela inventividade numa construção fantástica, onde cada pessoa torna-se minúscula, num universo gigante. Mas que retrata a chegada à Terra de minúsculos e engraçados alienígenas, os Greenies (ou Verdinhos), viaje nesta fantasia!

Visite agora mesmo a Casa dos Greenie, teleporte-se aqui.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Esta ilha pode ser comprada aqui.

• 13.016 novas inscrições, levando a população a um total de 14.445.712 avatares;

• Pico máximo de 64.470 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 38.856 logados por volta das 06:05 da manhã. Média do dia: 51.406;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.00 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.181.521.

Origem: Massively
Publicidade:

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Second Life solidário, mais de US$200 mil doados para combate ao câncer

Uma ação particular, que nada tem a ver com a Linden Lab, organizada pelo segundo ano consecutivo por residentes comprometidos com a luta contra o câncer.

Sábado passado, Rik Riel finalizou o relatório oficial de encerramento da campanha realizada dentro do Metaverso Second Life, mais de 1000 colaboradores contribuíram no total com US$200.000 para a campanha "Relay for Life 2008", que é organizada pela comunidade dos residentes no Second Life para a Sociedade Americana de Combate ao Câncer.

Esta foi a maior campanha sem fins lucrativos já realizada no Second Life e talvez tenha sido a maior de qualquer outro mundo virtual. O último registro de doações, feito no sábado (19/07/08) foi de L$52.050.171, na cotação de conversão do Linden Dollar para o Dollar Americano, apurou-se um total de US$193.323.

No ano passado a campanha arrecadou cerca de US$ 100 mil. Os organizadores acreditam que como o número regular de usuários ativos no Second Life tenha aumentado, desde 2007, isso impactou no incrível resultado.

Fica a proposta para que grandes articuladores façam o mesmo pelo nosso Hospital do Câncer em S. Paulo.

Origem: New World Notes / Imagem:Rik Liel

Publicidade:

Cine Mundo Linden: REZZABLE - Dinos Impact

Uma versão própria, para o impacto violento do meteoro que extinguiu os dinossauros de nosso planeta.

Mais um vídeo produzidos pela Rezzable que publicaremos nesta semana. Novamente a equipe utiliza tudo o que é possível, para criar um ambiente fantástico!

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Este terreno está te esperando (28.672 m2 e 6562 prims), aqui.

• 14.618 novas inscrições, levando a população a um total de 14.432.696 avatares;

• Pico máximo de 66.407 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 40.590 logados por volta das 06:05 da manhã. Média do dia: 52.933;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.96 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.051.489.

Origem: Massively
Publicidade: