sábado, 3 de maio de 2008

Homem de Ferro no Second Life, cinema lança vídeo promocional feito "in world"

Um Clip/Machinima dirigido, editado e produzido por Annie Ok; estréia no metaverso. Acabamos de localizar sua cópia, assista e divirta-se, pois dá uma boa introdução de como será o filme na 1ª vida.

A história do famoso herói é contada, quando um bilionário inventor é sequestrado para construir uma arma devastadora, constrói uma armadura que permite que fuja de seu cativeiro. Dirigido por Jon Favreau (Zathura) e com Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow e Jeff Bridges.

O vídeo promocional em Second Life pode ser visto aqui:



Para ler a ficha técnica do filme clique aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 10.951 novas inscrições, levando a população a um total de 13.473.576 avatares;

• Pico máximo de 58.700 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:30 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.372 logados por volta das 05:05 desta manhã. Média do dia: 48.685.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,65 (quanto menor, melhor);

• Linden Lab anuncia que realmente vai mudar o sistema de lugares mais populares, será menos democrático que hoje, pois atenderá a indicações de um grupo seleto de avatares.

Origem: Massively

Publicidade:

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Van Gogh no Second Life! Arte em 3D.

O residente Robbie Dingo, um artista alemão que tem como quadro favorito a obra prima de Van Gogh, Noite Estrelada, inovou ao recriar a sua tela favorita em 3 dimensões.

"Quem nunca imaginou-se passeando pelo quadro que mais gosta? Andando livremente dentro da tela?", disse o artista. Pois bem, com esta idéia em mente o artista criou uma reprodução 3D do famoso quadro de Vincent Van Gogh, que infelizmente foi montada numa ilha temporária, não está mais exposta ao público.

Mas o próprio Robbie confirma que a finalidade era produzir um vídeo (machinima) com o resultado final da obra. E realmente conseguiu fazer um excelente vídeo, onde demonstra que o SL é muito mais que um "briquedinho" ou uma plataforma de relacionamentos. Podemos extrair o máximo do potencial artístico da plataforma, com o devido conhecimento.

Assista ao vídeo:



Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Linden lança nova ferramenta para mapear lugares populares

Por muitas vezes o usuário do Second Life fica com vontade de visitar um lugar diferente e repleto de outras pessoas para ver e ser visto. O problema é que dentro do programa, a opção "lugares populares" só indica os lugares com mais visitação, ou seja: espaços repletos de "camping chairs", com avatares remotos para fazer dinheiro fácil, shoppings e salas de orgias.

A Linden resolveu acabar com isso, e para valorizar lugares interessantes de verdade, lança a partir das próximas semanas uma nova ferramenta chamada Showcase.

A idéia e oferecer aos usuários uma lista de lugares indicados pelos próprios habitantes do metaverso e aprovados pela Linden. Em 2004, a empresa havia tentado uma tática semelhante aproveitando as dicas dos usuários, mas houve reclamações de "favoritismo" por parte da Linden. Para Jeska Linden, chefe de Desenvolvimento de Produtos, "pode parecer que estamos andando para trás, mas não é bem isso".

O conceito de medir a popularidade por freqüência criou uma cultura de "dinheiro grátis" que incomodava os usuários sérios e estava longe do ideal do Second Life. Agora, a ferramenta divide os lugares para se visitar em categorias como músicas, arte, compras e eventos. Sendo assim, a informação é muito mais valorizada do que o "tráfego" de avatares, que pode crescer artificialmente com o excesso de "acampamentos de dinheiro" e pouca qualidade de desenvolvimento criativo.

A ferramenta Showcase estará disponível na versão "beta" dentro de duas ou três semanas para quem possui o client "release candidate", e dentro de seis semanas estará funcionando plenamente em todas as versões do Second Life. A notícia surtiu um efeito positivo entre os usuários do mundo virtual que vêem nesta nova medida uma maneira coerente de acabar com os avatares "remotos" e estimular a exploração do metaverso.

Origem: Second Life Informa (iG)
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12.232 novas inscrições, levando a população a um total de 13.462.625 avatares;

• Pico máximo de 59.542 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:20 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.607 logados por volta das 04:45 desta manhã. Média do dia: 47.375.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,10 (quanto menor, melhor);

• Sai mais uma atualização do browser na versão candidate release 1.20 ( RC5) ;

• Software Hexágon da empresa DAZ 3D lança nova versão 2,5 que já faz a exportação do sculpted para Second Life ;

Origem: Massively

Publicidade:

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ilha de Lost inaugura a estação "The Pearl"

Aos poucos a ilha de Lost no Second Life vai tomando a forma daquela vista na popular série de TV. Nesta semana, foi inaugurada uma nova estação, a "The Pearl", que na série é o lugar onde Ben e seus seguidores observam o comportamento de outros residentes espalhados pelas várias casas construídas pela Iniciativa Dharma.

Assim como na TV, a "The Pearl" do Second Life é uma estação bem simples que consiste basicamente de um cubículo onde vários monitores filmam as outras estações da ilha. Lá, o visitante pode pegar um "HUD" que permite ligar e desligar cada uma dessas telas, e ver um videozinho em loop que mostra a atividade dos outros lugares. Mas é um vídeo pré-gravado, só pra divertir.

A visita à ilha de Lost vale especialmente para os fãs, que a usam de ponto de encontro para discutir os últimos episódios e por em dia suas teorias sobre o que se passa no lugar. É interessante notar que desde sua inauguração no começo do ano, já foram criadas coisas legais como o monstro de fumaça (com direito àquele som característico) e o acampamento na praia.

Para visitar a ilha LOST, instale o Second Life e clique aqui.

Origem: Second Life Informa (iG)
Publicidade:
Nintendo no Second Life!

O que estaria fazendo uma ilha com o nome Nintendo perdida no grid oficial? Será que definitivamente a empresa japonesa entrou para o mundo dos jogos massivos on-line?

Como podemos ver na foto ao lado, uma região inteira está registrada com o nome "Nintendo", empresa japonesa de games. Recentemente o presidente da empresa negou que haja interesse de participação ou desenvolvimento de algum universo virtual ou algum jogo on-line massivo (MMORPG).

Porém, pelas regras e normas da Linden Lab (T.O.S.) seria impossível que não fosse realmente o dono da marca a registrar o nome da empresa dentro do metaverso SL. Desta forma é certo que a região pertence de fato à empresa japonesa.

Especula-se que possa ser apenas uma participação de marketing, como a Microsoft já fez com o X-Box, ou ainda, poderá a Nintendo estar participando do SL para desenvolver algo para seu novo console, Wii, um sucesso mundial no mercado de games.

Como muitos sabem, no Wii existe a possibilidade de criar um avatar, que é sua personagem em muitos jogos. É possível inclusive, quando um jogador que não está presente seu avatar encontrar-se na platéia de outro jogador.

A idéia de unir o mundo Wii com o Second Life não é remota, porém, exige desenvolvimento, pois para a Nintendo apenas interessa o game, não tendo pretenções de ser um universo paralelo (metaverso), como a Linden Lab pretende desde o início.

Vamos aguardar os próximos passos da Nintendo para saber o que realmente vai acontecer.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 10.897 novas inscrições, levando a população a um total de 13.450.393 avatares;

• Pico máximo de 59.950 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 31.232 logados por volta das 4:35 da manhã. Média do dia: 45.123.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,49 (quanto menor, melhor);

• Após a meia-noite do horário SL (4:00 hs de Brasília), o sistema de Histórico de Transações no site oficial ficou inativo sem nenhuma explicação.

• Depois da saída do X-Box (Microsoft vídeo game), entra no Second Life a famosa desenvolvedora de games Nintendo, com uma região inteira em seu nome, mas sem construções por enquanto.

Origem: Massively
Publicidade:

quarta-feira, 30 de abril de 2008

EA-Land, mundo virtual da gigante Eletronic Arts é fechado!

Foi anunciado ontem no site oficial do jogo, que o sucessor on-line da série The Sims será finalizado em dois meses.

A empresa, uma gigante na produção e desenvolvimento de games para diversas plataformas, alega que sua experiência por mundos virtuais não acabou ainda, pois, usará como base, seu conhecimento, adquirido desde 2002, através do The Sims On-Line (jogo que deu origem ao projeto EA-Land). Noticiamos o lançamento no dia 11/03/2008, leia a matéria aqui.

Especula-se que o fechamento do mundo virtual da EA, deve-se a incapacidade para trazer usuários para manter os custos dos servidores. Tentaram concorrer diretamente com o Second Life e outros mundos virtuais já estabelecidos, porém erraram na fórmula e no produto.

Apesar de muitos críticos apontarem o Second Life como algo passageiro, o sistema continua crescendo e não apareceu ainda no mercado nenhum concorrente a altura, capaz de ameaçar o produto da Linden Lab.

Os usuários do EA-Land, receberam as seguintes informações no site oficial:

- o sistema será finalizado totalmente em 1 de agosto de 2008;
- as cobranças de mensalidade encerram-se desde já;
- 60 dias de utilização plena do serviço finado;
- poderá cancelar suas contas a qualquer momento;
- não mais existirá o pagamento via PayPal;
- se o usuário for pagante desde 29/04/2008, terá direito a restituição de USD$ 15 em qualquer jogo da marca EA através da loja virtual da empresa (http://www.eastore.ea.com/) ;
- ganhara 3 meses de assinatura no site de games on-line "Club Pogo" (http://www.pogo.com/).

Desta forma, o Second Life consolida-se ainda mais no mercado de mundos virtuais, pois a Eletronic Arts, um dos principais concorrentes sai de cena.

Aguardamos ainda a posição da Sony, com seu projeto Sony Home para Playstation, que já foi prorrogado inúmeras vezes e não é lançado, sempre alegando necessidades de maior desenvolvimento. Especula-se que o futuro será o mesmo do EA-Land.

Para maiores informações sobre o EA-Land acesse http://www.ea-land.com/.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Rio de Janeiro vira ilha temática no Second Life

O Rio de Janeiro ganhou uma ilha brasileira 100% temática no universo virtual do Second Life. A ilha temática RJ City é uma reprodução fiel da capital do Rio de Janeiro, com seus principais pontos turísticos devidamente representados.

A ilha conta com as versões virtuais de símibolos da cidade como o Cristo Redentor, o Sambódromo, as praias de Ipanema e Copacabana, o Arco da Lapa, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea.

Os visitantes encontram duas festas diárias com DJs no "Morro da Urca", nas praias ou na Lapa. É possível também praticar "rapel", ou "voar de asa-delta" a partir da reprodução da Pedra da Gávea, pousando em uma "Ipanema virtual", onde também se pode praticar surfe e windsurfe.

Além dos pontos turísticos, podemos encontrar a estátua de Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copacabana, assim como jogar futebol de areia, tendo uma vista impressionante dos novos bondinhos do Pão de Açúcar, e dos novos quiosques de Copacabana. Já na praia de Ipanema, além de toda interatividade com os usuários, tem ,também, um ponto de encontro GLS.

Também é possível visitar a sede virtual da Mocidade Independente de Padre Miguel, primeira escola de samba virtual.

Origem: Globo.com
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 11.789 novas inscrições, levando a população a um total de 13.439.496 avatares;

• Pico máximo de 60.901 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:05 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.761 logados por volta das 09:45 da manhã. Média do dia: 48.174.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,53 (quanto menor, melhor);

• A Linden Lab vai refazer as estradas de seus continentes (Mainlands);

• EA-Land, versão da Eletronic Arts, para o The Sims, inspirado no Second Life, não deu certo e será fechado.

Origem: Massively
Publicidade:
Publicidade:

terça-feira, 29 de abril de 2008

Novas estradas nas Mainlands (continentes) da Linden Lab

Conforme postado por Michael Linden no blog oficial, a malha rodoviária nos continentes oficiais do Second Life será reformulada e ampliada.

Para quem não conhece, as estradas são vias de acesso público para vários locais, normalmente os terrenos vizinhos são mais valorizados, pois, acredita-se que o fluxo de pessoas seja maior.


Em estradas é permitido a utilização de todo tipo de objeto, bem como é permitido dropar (tirar do inventário e colocar no chão) carros e veículos para circular livremente. Não se permite construir.

Atualmente a rede de estradas é deficitária, bem como, não existe acabamento gráfico nestes locais. As construções são muitas vezes inexistentes e apenas se identifica uma estrada por um vasto espaço vazio, seguimentado atravessando inúmeras regiões nos mapas que compõe os continentes (mainlands) da Linden Lab.

O projeto prevê inclusive aplicações gráficas de piso e calçamento, com decoração local e árvores. Espera-se que através delas avatares circulem livremente em busca de novos locais. E ainda mais, no futuro será possível aplicar propaganda em out-doors espalhados pelas estradas oficiais.
Para conhecer e votar em quais estradas o Departamento de Obras Públicas da Linden iniciará seus trabalhos, acesse aqui. São 6 projetos inicialmente.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Linden Lab está entre os 25 melhores lugares do mundo para se trabalhar

De acordo com o levantamento da World Blu, uma consultoria americana especializada em qualidade de vida, a Linden Lab aparece como uma das 25 empresas mais democráticas no ambiente de trabalho.

Por manter uma postura aberta e de liberdade interna, típica de empresas da nova geração (frutos do formato implantado pelo Yahoo e consolidado pelo Google). A Linden tabém é reconhecida como um bom ambiente de trabalho.

Entre os fatos que levaram a empresa a atingir esta posição, está o encorajamento para que seus funcionários escolham seus próprios projetos dentro dos objetivos da empresa. Outro detalhe interessante é o uso do de um sistema chamado Love Machine, um software que permite que cada funcionário demonstre o seu apreço pelo trabalho realizado, gerando um indicador de satisfação.

O que também se destaca como ponto interessante é que todos os dados da empresa são abertos e compartilhados com todos os funcionários em tempo real, permitindo um ambiente mais aberto com compartilhamento total de idéias e conceitos. O Google também se utiliza deste sistema, porém recentemente o vazamento de informações forçou a empresa a tornar o sistema um pouco menos aberto.

A finalidade deste estilo de governança cooporativa, com forte investimento nas relações humanas, é certamente trazer a empresa para dentro do estilo de vida dos funcionários, buscando melhores colaboradores o mercado. Cria-se um ambiente de cumplicidade, semelhante a uma fraternidade universitária, onde a moral e a palavra estão acima de contratos e formalidades.

Se você fala inglês fluente e tem interesse em trabalhar na Linden Lab visite este link: http://lindenlab.com/employment

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 10.392 novas inscrições, levando a população a um total de 13.427.707 avatares;

• Pico máximo de 62.236 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.118 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 49.311.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,18 (quanto menor, melhor);

• Uma grande escola de jornalismo de Londres está ministrando inworld palestras grátis sobre jornalismo escrito e questões industriais, mais informações aqui ;

• Abre as portas a primeiro colégio de ensino médio no Oriente Médio dentro do Second Life, é o Dubai Women´s College com vários edifícios que lembram esta região do planeta ;

• Linden Lab aparece como uma das 25 empresas mais democráticas no ambiente de trabalho .

Origem: Massively
Publicidade:

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Linden Lab promove mudanças na exibição de lugares populares

Talvez pelo fato de bot´s estarem influenciando demasiadamente a apresentação dos lugares populares, a Linden Lab promoveu uma mega mudança em seu sistema de apuração e apresentação destes locais na aba de buscas.

Atualmente muitos lugares apresentam-se como populares, mas na verdade são grandes campings, freebies. Geralmente locais onde existem muitos bot´s (robôs) que geram métricas não verdadeiras e iludem o atual sistema de pontos de audiência. Os chamados "traffic points".

Os lugares populares foram criados inicialmente como uma lista dos 20 locais com mais tráfego no dia anterior. Os dados que são utilizados para este cálculo baseiam-se em números diretos de tráfego, que não se diferenciam entre bots, campers e residentes ativos. Isso causa uma distroção enorme nas métricas do sistema. E certamente não apresenta a verdadeira indicação de popularidade.

Muitas pessoas utilizam-se destes recursos para posicinar suas lojas e ilhas no topo da pesquisa e trazer para seus locais aqueles que buscam lugares populares. Chegando lá, normalmente encontram uma legião de bot´s e campers inertes.

O cálculo é feito utilizando-se um algoritmo complexo para a exposição em lugares populares, que consideram desde a permanência no local, até a quantidade de visitantes totais no local. Não se importando com IP ou real atividade.

Após muitas reclamações, a Linden Lab implementará mudanças drásticas no sistema, para isso desejam criar um novo sistema de medição de tráfego para apresentar métricas verdadeiras ou mais próximas disto para os residentes. Querem apresentar locais realmente populares, não fazendas de bot´s (geralmente não são usuários reais, são avatares criados apenas para arrecadar L$ em camping, ou ainda, escravos de donos de terrenos para influenciar diretamente as métricas de audiência do local).

A discussão está aberta e todos os residentes podem participar através do grupo criado para isso
dentro do metaverso.

Participe, cadastre-se aqui: http://world.secondlife.com/group/4de6c7fb-884e-4d42-4a54-c11101124051

A Linden Lab aguarda muitas idéias de residentes do Second Life para melhorar este sistema.

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:
Rosedale está fora da realidade

Após a notícia publicada pela Reuters com o título "New Linden CEO could be named within weeks" que transcreve parte de uma conversa com Philip Rosedale, ex-CEO da Linden Lab sobre a sucessão na liderança da empresa. Muitos cometários críticos estão aparecendo pela rede.

O que mais tem se comentado refere-se aos pensamentos de Rosedale sobre os 'residentes' de Second Life:

"A única coisa que os utilizadores de Second Life têm em comum é que têm muito tempo." (tempo livre, presume-se...)".

"Os utilizadores que vivem nas grandes cidades como New York ou Los Angeles passam menos tempo em Second Life, não apenas porque estão ocupados mas porque têm menos necessidade de se refugiar num mundo alternativo e anônimo."

"Mau tempo, regimes opressores, pobres condições econômicas - assim se cria um utilizador de Second Life."

Deixemos de lado a emoção, mas as palavras atribuídas a Rosedale pela Reuters são verdadeiros 'tiros no pé' e demonstram:

- presunção
- falta de cultura geral
- falta de rigor
- insensibilidade social
- falta de bom senso
- incapacidade para saber como está o tempo
- incapacidade para entender o que é um regime opressor
- incapacidade para perceber o que é a pobreza

Ou seja, tudo o que um ex-CEO de empresa do porte da Linden Lab não deveria demonstrar.

Rosedale definitivamente está fora da realidade!

Origem: Discursos de outro Mundo (Professor Paulo Frias - Universidade do Porto)
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 12.145 novas inscrições, levando a população a um total de 13.417.315 avatares;

• Pico máximo de 65.364 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 36.951 logados por volta das 15:55 desta tarde. Média do dia: 50.579.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,12 (quanto menor, melhor);

• Problemas com a rede e hardwares provocaram pequenas falhas durante o dia no grid ;

Origem: Massively

Publicidade:

domingo, 27 de abril de 2008

USD$ 184 Milhões investidos em novos mundos virtuais neste ano

De acordo com o fórum permanente de desenvolvimento de mundos virtuais 3D (Virtual Worlds), esse valor foi investido apenas no primeiro trimestre de 2008.

Muitos projetos estão em desenvolvimentos e vão de mundos sociais 3D até mundos empresariais, com finalidade específica. Muitos deles são MMORPG (jogos massivos de RPG on line).

Apenas o projeto chamado "9you" (um mundo virtual coreano, com conteúdo voltado para música e rede de relacionamentos 3D, da mesma empresa dona do Audition, distribuído no Brasil pela Kaizen Games) recebeu USD$ 100 milhões de investimento. Deixando os demais projetos responsáveis pelos outros USD$ 84 milhões.

Conheça o 9you.com.

Conforme a relação divulgada pelo Virtual Worlds, a maioria dos projetos são de mundos juvenís, projetos de mundos virtuais com temática de marcas empresariais e também mundos virtuais casuais.

A relação completa dos investidores pode ser vista
aqui.

Origem: Equipe Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12.365 novas inscrições, levando a população a um total de 13.405.170 avatares;

• Pico máximo de 60.295 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35.149 logados por volta das 06:00 desta manhã. Média do dia: 48.899.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2,08 (quanto menor, melhor);

• Problemas com a rede e hardwares provocaram falhas durante o dia no grid ;

• Sistema de suporte do site da Linden Lab fechou para manutenção ontem por quase 6 horas, sendo reaberto as 12:10 da tarde;

• Finalmente a Linden Lab consegue trocar a versão do seu software por completo, a versão do servidor operante agora é a 1,21 e não será necessário a atualização do Browser ;

Origem: Massively
Publicidade: