sábado, 24 de março de 2007

Faculdade de Brasília cria pós-graduação em games, com foco no Second Life

Curso de pós-graduação vai formar especialistas em entretenimento interativo, um mercado em franca expansão na internet. Liberação do código do Second Life, jogo eletrônico que faz sucesso na rede, alavanca ainda mais a especialização.

O Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) criou o curso de pós-graduação em desenvolvimento de jogos eletrônicos e interativos. O curso prepara especialistas na elaboração e aperfeiçoamento de games que são praticados e comercializados num mercado cada vez mais freqüentado na internet. Agora mesmo, os criadores do Second Life, um game que faz tremendo sucesso na rede, acabaram de abrir o código de programação, o que vai revolucionar o setor.

“Os brasilienses poderão agora aproveitar as inúmeras oportunidades que se abrem a partir dessa novidade”, diz o professor Francisco Osório de Carvalho Ramos, coordenador da pós-graduação em jogos eletrônicos do Iesb e especialista no assunto.

De acordo com ele, Brasília já possuía um grande potencial no ramo dos jogos eletrônicos, que agora fica bem mais amplo. “Com a abertura do código de programação do Second Life, é possível, entre outras coisas, desburocratizar todo o serviço público”, afirma Carvalho Ramos.

Isso significa que muitas possibilidades de atuação profissional vão surgir. “Esse jogo é o maior fenômeno mundial dos tempos atuais. Ele funciona na internet. Através dele, é possível criar uma cultura completamente nova no mundo, que representará o futuro das Relações Públicas e empresariais”, afirma o professor.

E continua: “Poderíamos, por exemplo, realizar uma modelagem completa de todos os órgãos governamentais, tanto do GDF quanto da administração federal, para tornar mais simples e eficiente a vida dos cidadãos, acabar com as filas para obter certidões e resolver problemas de gestão nos ministérios”, garante.

Ele detalha que o Second Life é similar ao The Sims (um god game), mas que é um mundo virtual que tem sua própria moeda, o linden (um dólar equivale a 270 lindens), com economia virtual que se expande a uma taxa de 300% ao ano. Muitas pessoas, empresas, inclusive do Brasil, já estão faturando alto com esse jogo.

O professor explica que o que diferencia o Second Life do The Sims é que os usuários do Life criam seus próprios avatares, que podem vender bens e ganhar dinheiro dentro do jogo. “Cada usuário compra lindens com seu cartão de crédito real e quando obtém algum ganho, troca por dinheiro real”. Carvalho Ramos cita como exemplo o empresário do ramo imobiliário Anshe Chung, que tornou-se famoso por ter ganhado, recentemente, 1 milhão de dólares (de verdade, diga-se de passagem) no Second Life, com sua construtora e corretora de imóveis virtuais.

De acordo com o especialista, tudo pode ser resolvido no mundo virtual e convertido para o mundo real. Ramos dá um exemplo: “A Volkswagen do Brasil entrou recentemente no Second Life, abrindo uma concessionária virtual e já vendeu 170 carros reais desde dezembro, atendendo a mais de 1.300 visitas virtuais por dia”. Ainda segundo o professor, a Petrobras entrou oficialmente no Second Life e já realiza reuniões com os avatares (representação virtual) de seus diretores, resolvendo problemas no mundo virtual e convertendo-os, depois, para o mundo real.

Ramos diz que tudo isso mostra que com os jogos eletrônicos e muita criatividade é possível ganhar muito dinheiro e ainda facilitar a vida das pessoas. O professor exemplifica, relatando os casos dos primeiros criadores de jogos digitais, que hoje são milionários. “John Carmack, criador e programador de Wolfenstein 3D, Doom e Quake, assim como Will Wright, pai dos jogos Sin City, The Sims e Spore, são alguns deles”.

Também existem vários brasileiros, segundo ele, fazendo sucesso no campo do entretenimento interativo. “O catarinense Marcos Cardoso Boyington trabalha, desde 2004, como engenheiro de software e programador no estúdio da maior desenvolvedora de jogos do mundo, a Electronic Arts, de Los Angeles, nos Estados Unidos”, informa o professor.


Inscrições estão abertas

A pós-graduação em desenvolvimento de jogos eletrônicos do Iesb tem carga horária total de 420 horas (aproximadamente um ano de curso), sendo 360 horas de aulas presenciais, mais 60 horas para elaboração de trabalho final, que consistirá no desenvolvimento de uma versão DEMO de um jogo 3D.

Como atividades complementares, são previstas palestras e workshops, tendo como convidados os mais destacados desenvolvedores de jogos digitais do Brasil. Também serão realizadas videoconferências, aproveitando o Núcleo de Educação à Distância da instituição.

As inscrições vão até o final do mês. As aulas começam no início de abril. Para obter maiores informações é só acessar o site www.iesb.br/pos e o telefone (61) 3340-3747 ou contatar o professor Francisco Ramos, pelo celular (61) 9988-9476.

por Carlos Oliveira
Fonte: ComuniWeb

sexta-feira, 23 de março de 2007

Reebok lança linha esportiva Scarlett Johansson no Second Life

Agência e designer responsável pela imagem publicitária da Adidas, faz seu 'début' no mundo virtual.


O americano Justin Bovington, da agência Rivers Run Red, anunciou que sua empresa, responsável pela propaganda e imagem da Adidas Reebok, está trabalhando para lançar no Second Life uma nova linha de produtos esportivos, assinado pela atriz Scarlett Johansson. As roupas e tênis foram desenhados de acordo com os gostos da atriz e podem ser acessados e adquiridos na ilha Reebok. Bovington acrescenta que, "novos ítens serão adicionados à linha regularmente".

Chama a atenção a forma como a Adidas Reebok está investindo, desde agosto de 2006, na propagação da sua imagem e produtos, por intermédio do Second Life. A empresa considerou muito satisfatórios os resultados obtidos nos primeiros 6 meses de atividade no mundo virtual. Daí a decisão de aumentar ainda mais sua participação, com a aquisição de novas ilhas. Bovington garante que muitas novidades surgirão nos próximos meses.

Com informações da 3poinD
Famosa ilha Amsterdam é posta à venda no portal de leilões eBay

Leilão começou com lance inicial de US$ 20.000. Quem quiser arrematar agora a ilha, terá que desembolsar US$ 50.000. A venda da ilha no portal de leilões foi confirmada pelo proprietário.

Surgiu um anúncio no mínimo curioso, no portal de leilões mundial eBay: a venda da sim (ilha) Amsterdam. A reportagem imediatamente contactou o proprietário do local, Stroker Serpentine, que confirmou a oferta de venda de sua ilha. Amsterdan foi posta à venda pelo método leilão, com lance inicial de US$ 20.000, mas que pode ser arrematada nesse momento, para quem tiver disposto a desembolsar US$ 50.000, o equivalente a 110 mil reais aproximadamente.

A notícia pegou vários especialistas em Second Life de surpresa, pois Amsterdam é um dos locais de maior tráfego no mundo virtual. O lugar foi construído como uma réplica muito próxima da cidade verdadeira, e virou ponto de 'turismo' obrigatório para qualquer residente. A ilha inclusive é uma das mais rentáveis, comercialmente, devido a sua parceria com grandes clientes do mundo real e do mundo virtual, que marcam presença no lugar.

Questionado sobre os motivos da venda, Serpentine afirmou que "está assumindo outros objetivos no Second Life, não podendo mais manter Amsterdam como uma propriedade de domínio público". Acrescentou que, devido a isso, resolveu oferecer a oportunidade a qualquer um que deseje assumir o projeto. Serpentine sabe que Amsterdam é um ícone do Second Life, e que atrai olhares de toda mídia externa ao mundo virtual, como um dos lugares mais interessantes para se visitar. Fatalmente sua cotação é alta.

Resta aguardar um investidor disposto a desembolsar tamanha quantia para assumir a gestão da ilha. De preferência com muita grana sobrando.

Com informações da SL Insider.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Windows Vista com placas ATI ainda não suportam o Second Life

Saiu a poucos instantes no blog da Linden, que alguns residentes descobriram uma incompatibilidade entre o Second Life e o Windows Vista, usando a placa gráfica ATI. A equipe da Linden verificou e confirmou a presença de um 'bug' no driver OpenGL desta placa, o que impede até agora a inicialização do mundo virtual. No entanto, a própria empresa informou que a correção está a caminho, com a produção da versão 7.3 do driver 'Catalyst', da ATI. A previsão é que este novo driver esteja disponível até o final deste mês. No blog, a Linden agradece a paciência dos usuários que se encontram nestas configurações.

Fonte: SecondLife.com
DJ Ali Wilson no Second Life, nesta sexta-feira

Para saber onde é a festa e receber o convite, basta se inscrever no grupo 'Balada Evoxx'.

Depois do DJ Fatboy Slim, do show do duo de música eletrônica Montage e da galeria de arte Noema, os brasileiros preparam a festa Evoxx, com discotecagem do DJ e produtor britânico Ali Wilson , que tomará o mundo internético a partir das 21h (horário de Brasília).

Para participar é necessário baixar o programa, se cadastrar e criar um personagem. Depois disso, clique com o botão direito do seu personagem, escolha "Group", procure por "Balada Evoxx" e depois clique em "Join".

O Second Life (segunda vida, em português) surgiu em 2003 e já possui mais de 2 milhões de internautas em seu ambiente. Quem se cadastra no espaço, ganha uma nova identidade, como se vivesse uma segunda vida, podendo conhecer pessoas, namorar, escolher uma profissão, ir em baladas e até voar.

Real Life

No dia seguinte, dia 24, o mesmo Ali Wilson estará na vida real, também discotecando. Ele se apresenta no club State, em São Paulo. O gringo aterrisa pela primeira vez em solo brasileiro. Ele é fundador do selo "Tekelec Records", que tem seus lançamentos no case de Carl Cox, e Paul Van Dyk. Como DJ, Ali já levou sua sonoridade techno hard trance com influências de electro para mais de 15 países.

Para a turnê brasileira, Ali Wilson promove o pré-lançamento de seu primeiro álbum solo, previsto para meados de 2007 e mostra algumas das suas novas produções.

O warm-up fica por conta de Mauricio Gatto. O line-up se completa com o residente Frank Honma. Quem fecha a noite é o DJ Phabian. Os ingressos custam R$ 15 com nome na lista e R$ 20 na porta. A excursão de Ali termina no sábado do dia 31 de março em Itú (interior de SP), quando toca no Anzu Club. Além do internacional, as atrações são os DJs Jack, Fabio Stein, Franky Homma e o VJ Léo.

Fonte: !ObaOba.
Calvin Klein escolhe Second Life para apresentar novo perfume

Grife anuncia disponibilização da 'primeira fragrância virtual' no mundo eletrônico da Linden, como nova estratégia de diálogo com seus consumidores, e concurso de fotografia 'in-world', com prêmios em linden dólares.

A comunidade virtual Second Life continua ganhando terreno na área de entretenimento online, conquistando não só a atenção de usuários anônimos como também de alguns nomes bem conhecidos do público em geral, entre os quais, empresas de tecnologia como a IBM, Microsoft, Dell e outras.

Porém, outras áreas de interesse têm sido aproveitadas para dinamizar a plataforma, nomeadamente através de eventos virtuais, como aconteceu recentemente quando um grupo de usuários organizou um concerto da banda irlandesa U2.

Agora chega a vez da moda marcar presença na comunidade através da entrada do estilista Calvin Klein que anunciou a disponibilização "da primeira fragrância virtual" através do lançamento do perfume IN2U na plataforma, escreve o Vnunet.

A curiosidade associada a este lançamento é que os usuários que adquirirem o perfume podem "borrifar" outros membros com a fragrância, um método que funcionará como ponto de partida para o início de um diálogo entre eles.

A promoção do novo perfume está patente na estratégia utilizada para adquirir o produto. Neste sentido, usuários que queiram experimentar ou cheirar o IN2U podem pedir uma amostra online, no mesmo site dedicado à compra virtual do produto.

Paralelamente, a Calvin Klein está prestes a lançar um concurso de fotografia para onde os avatares poderão enviar imagens alusivas à comunidade. O prêmio é uma avultada quantia de dinheiro "virtual".

Fonte: Sapo.net.
Vídeo tutorial: aprenda a criar 'caixas de venda' no Second Life

As 'sell boxes' são um elemento importante para quem deseja vender algum produto que acaba de criar no mundo virtual. Saiba agora como construir uma.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Nokia tem nova ação no Second Life

De hoje até 02 de maio, serão distribuídos aparelhos Nokia Nseries, modelos Nokia N73, nos quiosques virtuais da companhia.


A Nokia anunciou hoje o lançamento da segunda etapa de sua ação no Second Life. De hoje até 02 de maio, serão distribuídos aparelhos Nokia Nseries, modelos Nokia N73, nos quiosques virtuais da companhia. Com eles, os avatares poderão pela primeira vez tirar fotos no maior mundo virtual da Internet e mandá-las por meio de uma mensagem para seus celulares reais. Os dois mil primeiros usuários cadastrados no site da Nokia terão direito a dez envios gratuitos.

Além disso, será possível participar da promoção “Paparazzi Nokia no Second Life”. As melhores fotos encaminhadas pelos usuários de 02 de abril a 02 de maio serão incluídas em um álbum hospedado no Flickr. Os autores das duas melhores imagens serão premiados com aparelhos Nokia Nseries modelo Nokia N73. Cada participante pode concorrer com apenas uma foto. O resultado da promoção será divulgado no site da Nokia no dia 17 de maio.

Além de enviar fotos virtuais a celulares reais, um recurso inédito no Second Life, as outras funcionalidades disponíveis na primeira etapa da ação continuarão ativas. Os usuários poderão receber conteúdo digital e informações de forma similar à tecnologia Bluetooth, além de fazer o download de dez versões exclusivas de FatBoy Slim no portal Sonora.

Resultados

Em pouco mais de um mês, cerca de 5.800 aparelhos Nokia 5200 já foram distribuídos no Second Life. Dos usuários brasileiros ativos – cerca de 33 mil, segundo a Linden Lab, criadora do mundo sintético – 17% retiraram seus celulares nos quiosques virtuais. Os usuários ativos são aqueles que se conectaram nos últimos 30 dias.

A ação teve início em fevereiro e contou com a participação do DJ inglês FatBoy Slim. O músico fez uma apresentação no mundo virtual no dia 09 de fevereiro, mesma data de sua apresentação em São Paulo, e comandou pessoalmente as pick-ups com seu avatar. 800 pessoas passaram pelo local do show no Second Life.

Fonte: Consumidor Moderno.
'Ilha de Sparta' mostra à Hollywood o potencial de divulgação do Second Life

A sim temática sobre o filme '300' é a primeira superprodução hollywoodiana a usar o metaverso como meio de propaganda. Em breve, novos filmes poderão ser também divulgados no mundo Linden, em maior escala e estrutura.

Na semana passada, uma coletiva de imprensa representou um novo marco da história do mundo virtual da Linden Labs. Pela primeira vez, equipe e elenco (inclusive com Rodrigo Santoro) de uma superprodução de Hollywood estiveram presentes, em 'carne e osso virtual', em um ambiente do metaverso, para divulgar o filme '300'.


Resolvemos visitar o local pessoalmente, em Silverscreen 128, 148, 33, e constatamos uma sublime e imponente estrutura, digna do filme e de seus criadores. O lugar foi construido em uma estrutura circular, contendo diversas peças publicitárias sobre o filme, como posters e fotos da produção. Mas o que mais chama a atenção são os desenhos dos storyboards e outros desenhos feitos na pré produção de 300, onde se definia aspectos como aparência e roupas dos personagens. Para quem tem Quicktime instalado, e uma boa conexão banda larga, também é possível assistir ao trailer e cenas da superprodução, que já lidera as bilheterias americanas. Há também a possibilidade de se 'comprar' as roupas utilizadas pelos personagens de Sparta.


É interessante constatar que finalmente Hollywood acordou para o potencial de divulgação do Second Life em suas produções. Caso o resultado da divulgação de 300 seja considerado satisfatório pelos executivos, a tendência é que novas e maiores iniciativas serão utilizadas para os próximos filmes. Podem esperar, numa hipótese, por ilhas inteiras ambientando superproduções, como o novo filme do Batman previsto para estrear em 2008, construídas pela mesma equipe de arte destes filmes.


Fonte: SL Insider.

terça-feira, 20 de março de 2007

Second Life nas salas de aula da Universidade do Porto

Voar ou surfar em plena aula: um sonho agora realizável através do Second Life.

Paulo Frias, ou PalUP Ling, apanha banhos-de-sol enquanto dá aulas. Lecciona a cadeira de Hipermédia & Estruturas Narrativas na Universidade do Porto. Mas a turma pouco pára pela cidade Invicta. Uma vez no Second Life (SL), um mundo virtual na Internet, é costume darem a aula na praia ou, se esta estiver muito concorrida, num auditório.

Cada aluno da turma do 3º ano de Multimédia de Jornalismo e Ciências da Comunicação criou o seu próprio avatar (personagem virtual). Navegam no mundo virtual em todas as aulas. É lá que publicam matérias e se discutem assuntos sérios ou menos sérios.

"Existe uma parte social, onde voamos e falamos a voar. No outro dia até nos encontramos numa festa de portugueses à noite. E depois existe a parte pedagógica: via grupo, conversas e blogue", criado exclusivamente para trocarem impressões sobre as experiências dentro do mundo SL, diz o professor Paulo Frias.

Rita Sousa (LiaUP Ling no SL) já era viciada em SimCity, mas prefere o Second Life: "Aqui não tens que comer, nem ir à casa de banho. Não há jogo, há os nossos objectivos próprios". A aluna de Multimédia confessa que em casa dedica já muito tempo para navegar no SL. A colega Vânia Cardoso (LiliUP Ling) admite: "Não deixaria de sair [de casa] na vida real, mas corre-se esse risco".

As aulas desta turma tornaram-se mais estimulantes. Nas próximas semanas vão ser convidados jornalistas e outros especialistas estrangeiros a dar a lição - através do SL, claro está.

O próximo passo é "ter uma ilha" da Universidade do Porto no mundo virtual, explica Paulo Frias. "Desta forma, as várias faculdades podem participar: os colegas de Engenharia podem fazer os objectos, enquanto os de Arquitectura os edifícios, por exemplo".

Fonte: PortoNet.

Antigo desenvolvedor do Second Life lança concorrente 'FlowPlay' em abril

Fase beta, para testes públicos do novo metaverso, começa no próximo mês. O FlowPlay deve entrar em operação definitiva a partir do próximo verão americano.

O FlowPlay é um mundo virtual em desenvolvimento, fruto dos trabalhos realizados e coordenados pelo programador Derrick Morton. Antigo aprendiz em construção de mídias na RealNetworks, onde conheceu Phillip Rosedale, Morton colaborou na produção e desenvolvimento dos alicerces daquilo que hoje é conhecido como Second Life.

Entre as particularidades no novo mundo virtual, está uma maior facilidade da criação de sistema de interação, como games e outras atividades competitivas. Campeonatos poderão ser criados, com ganhos em dinheiro virtual, inicialmente subsidiados pela FlowPlay. No mundo real, a empresa espera encurtar a margem de tempo para que possa deixar de ser uma 'startup' e, antes da Linden, coloque seu empreendimento no mercado de tecnologias de capital aberto, a Nasdaq. A idéia é acelerar o aporte de investimentos e com isso aperfeiçoar mais rapidamente o desenvolvimento do FlowPlay.

Está marcado para este mês de abril, o início da fase beta para testes públicos do navegador e do grid. No entanto, a abertura oficial do sistema ocorrerá durante o 'verão americano', que vai até setembro de 2007. A partir de então haverão as contas 'premium' que, semelhante ao Second Life, o residente pagará uma taxa mensal e ter recursos melhores, neste metaverso, à sua disposição.

É interessante observar o crescimento da quantidade de iniciativas paralelas ao Second Life. O lado bom é que isso pode fazer com que a Linden, além do eventual e necessário crescimento do grid, promova novos aperfeiçoamentos em seu mundo virtual, que anda tecnologicamente estagnado desde o final de 2006.

Fonte: 3pointD.
Humor: O Retorno dos Mortos Vivos!
Fonte: plywood.com / SL Herald.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Google compra Adscape de olho nos games e no Second Life

Operação de compra da agência especializada em publicidade em games e mundos virtuais, sinaliza primeiro passo da gigante na intenção de investir em mídias existentes, como o Second Life. Surgem especulações sobre uma futura aquisição do metaverso Linden ou mesmo a criação e um novo por parte do Google

O gigante da internet Google anunciou a compra da Adscape, empresa de propaganda em videogames. A idéia da companhia é aumentar sua presença em propagandas veiculadas dentro de jogos eletrônicos. Apesar de não ter divulgado os valores exatos do negócio, especula-se que ele tenha sido de cerca de US$ 23 milhões. Segundo especialistas do mercado de videogames e mundos virtuais, a entrada do Google no negócio de propaganda dentro de jogos pode dar um grande impulso a esse setor.

"À medida que mais pessoas gastam seu tempo jogando videogames, achamos que podemos criar oportunidades para anunciantes alcançar seu público alvo mantendo a experiência envolvente e de alta qualidade" dos jogos, disse o Google. A empresa não é a primeira a apostar nesse mercado. No ano passado, a Microsoft gastou US$ 200 milhões na compra da Massive, que havia fechado contratos de publicidade com as fabricantes de jogos UbiSoft Entertainment, THQ, e Take-Two Interactive Software.

"Achamos que esse rico ambiente é um veículo perfeito para publicidade relevante e dirigida, que sirva para beneficiar o usuário, a fabricante do jogo e o anunciante", afirmou o Google.

Second Life - Diante da aquisição da Adscape, por parte do Google, surgiram especulações de que a gigante estaria se preparando para entrar de cabeça no mercado de mundos virtuais. A princípio utilizando-se de mídias existentes, como o Second Life.

Mas o Google não é de utilizar mídias terceirizadas. Prefere comprá-las, como no caso do YouTube. Analistas informam que a gigante está olhando com bons olhos o mundo virtual criado pela Linden Labs. É certo que, em um ano, Phillip Rosedale, criador do Second Life, possa receber uma oferta tentadora por parte do Google. Caso não aceite, a corporação poderá criar seu próprio mundo virtual.

Fonte: O Globo
Vídeo: 'Third Life'

Este aqui é para quem acha que perdeu a noção do real e do virtual.


domingo, 18 de março de 2007

Lançada versão 'alpha' do primeiro cliente terceirizado do Second Life

O SLeek permite que os residentes acessem o grid sem o uso do motor gráfico 3D, para ações como checagem de inventário, mensagens IM, etc. A iniciativa só foi possível graças à liberação pública do código do navegador, por parte da Linden Labs.


O Sleek é o primeiro cliente Second Life, que se tem notícia, produzido por programadores não ligados direta ou indiretamente à Linden Labs. Há cerca de 3 meses, a gestora do mundo virtual havia anunciado que abriria o código fonte do seu navegador, permitindo uma maior aceleração do seu desenvolvimento. Esta iniciativa é também conhecida como libSecondLife, e possibilitou o surgimento do Sleek.

O que chama a atenção neste mini-cliente, é que o mesmo permite o acesso ao grid do Second Life em situação nas quais o residente não precisa necessariamente visualizar seu avatar e rodar o motor grafico 3D do sistema. Quantas vezes entramos no mundo virtual, por exemplo, para checar o nosso inventário, ou responder mensagens IM que recebemos? No Sleek estas ações são possíveis, sem que você utilize todo processamento e memória do seu computador.

Não se trata, no entanto, de um novo navegador. Não se pode construir, caminhar ou voar pelo Sleek. Não se pode usar nenhum recurso atribuído a avatares. Mas trata-se de um intercomunicador e verificador de recursos relacionados à sua conta na Linden. Logo na inicialização do mini-cliente, verificamos a famosa tela de abertura do navegador oficial do Second Life. A presença desta tela no sisteminha tem o objetivo tão somente de mostrar as informações nela contidas, baseadas em um servidor web com motor java. Os adeptos do libSecondLife poderão, inclusive, localizar o link real para esta página.


A Linden apoia oficialmente qualquer iniciativa como o Sleek. Eles inclusive apreciam o fato dos seus usuários poderem acessar e interagir no grid, sem necessariamente utilizar o sistema 3D do Second Life. A vantagem está na economia de processamento que poderá ocorrer nos servidores caso boa parte dos residentes passem a utilizar o Sleek, diminuindo consideralvamente os problemas de 'lag' e 'crashs'. Existem informações não oficiais de que a própria Linden poderá 'adquirir' as melhores idéias e produtos, baseados em seu código aberto, tornando-os 'sistemas oficiais secundários do Second Life'.

Download agora o SLeek.
Download do código fonte do Sleek, em linguagem 'C#'.
Requer .NET Framework 2.0 para rodar.



Com informações do 3pointD.
Vídeo tutorial: dicas quentes para mudar a aparência do seu avatar

Você acha que já sabe tudo sobre mudança de aparência no Second Life? Então assista atentamente este vídeo tutorial.