sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Europa está de olho no Second Life

A impressão que eu tenho é de que o tema Second Life está sendo reaquecido no mundo todo. Após o boom de 2006/2007 e a saída massiva de marcas famosas em 2008, agora neste ano de 2009 o Second Life volta a ser tema em muitos canais de informação. Minha segunda postagem de hoje trata exatamente sobre isso, replico para vocês uma matéria publicada na capa do Portal Expresso das Nove, canal informativo on-line do Jornal Diário, um veículo de grande circulação em Portugal.

Este tipo de postagem é boa para trazer ao Brasil uma visão mais ampla, demonstrando que na Europa e no resto do mundo enxerga-se ou compreende-se melhor o fenômeno dos mundos virtuais, respeitando demais o bem sucedido Second Life. Leiam abaixo a matéria completa e, para deixar bem charmosa, manterei o "sotaque" lusitano em homenagem aos nossos patrícios de Portugal e da região dos Açores, base do Expresso das Nove.


"Milhões ligados pelo Second Life"


Origem: Expresso das Nove, publicado hoje 31/07/2009.

O Second Life é um ambiente virtual e tridimensional desenvolvido em 2003 e que tem sido mantido pela empresa Linden Lab. São cada vez mais os adeptos deste sistema.

Já se imaginou a viver num mundo paralelo ao seu, onde praticamente tudo é igual ao mundo real? Onde pode comprar casa, arranjar um emprego, assistir a concertos ou até montar a sua própria empresa? Bem-vindo ao Second Life, um ambiente virtual e tridimensional desenvolvido em 2003 e mantido pela empresa Linden Lab.

Apesar de polémico e encarado por muitos como um jogo, um mero simulador ou uma rede social, a verdade é que já milhões de indivíduos vivem o Second Life como se fosse a sua vida real, atraindo a atenção dos meios de comunicação social de todo o mundo, dado o crescimento exponencial que se tem registado dia após dia.

Diariamente são comprados e vendidos terrenos, casas, novas empresas abrem, outras fecham, motas, carros, bilhetes para concertos, roupas, peles, formas de corpo ou trocar de sexo ou cabelo.

Os preços variam de vendedor para vendedor, pois cada um é livre de fixar o montante que quiser às suas criações ou produtos anunciados. Ainda é possível adquirir bens grátis (os freebies), que são muitas vezes de qualidade inferior.

O sistema possui moeda própria, o chamado Linden Dollar (tem o mesmo nome da empresa que mantém o sistema) que, apesar de não ter valor no mundo real, pode ser convertida para dólares americanos, sendo também possível comprar Linden Dollars através do site Paypal ou com cartão de crédito internacional, contudo, respeitando sempre os limites pré-estabelecidos pela administração do sistema. Outro facto curioso é que esta moeda virtual também sofre flutuações de câmbio, directamente influenciadas pelo dólar americano, sendo que o seu valor oscila de dia para dia.

E este será talvez o maior atractivo deste sistema virtual. Devido à possibilidade de converter Linden Dollars em dólares americanos reais, muitas empresas estão a aproveitar este facto para explorar as suas marcas dentro do ambiente virtual. Além disso, a própria exposição da marca dentro do Second Life é uma grande vantagem para a empresa no mundo real.

Enquanto rede social, e à semelhança de outras como o hi5, Facebook ou Tagged, também no Second Life é possível configurar um grupo para receber amigos e conhecer novas pessoas. Contudo, regista diferenças consideráveis: os grupos podem ser constituídos de várias formas, sendo também opcional cobrar ou não pela entrada. Além da comunicação escrita, é possível emitir sons pré-gravados, fazer gestos, empurrar, olhar (virar a cabeça, olhos e corpo), além de outras expressões corporais.

O Second Life também já “invadiu” Portugal, existindo já um site que se dedica exclusivamente a esta plataforma virtual e que já conta com um considerável número de utilizadores, que cresce, embora timidamente.


Críticas e polémicas


Tal como o Hi5, Facebook e Tagged, também o Second Life não agrada a todos, sobretudo pela sua complexidade no que respeita à sua utilização enquanto rede social, sofrendo críticas da imprensa e da opinião pública por não se conseguir controlar crimes virtuais, como o racismo e a pedofilia, e por facilitar o acesso a grupos e a comunidades. Também o facto de muitos indivíduos facilmente confundirem o Second Life com o mundo real, levando-os muitas vezes a cometer excessos, é também criticado pelos media.


Plataforma virtual pode minimizar insularidade

“O potencial da utilização do Second Life nos Açores é enorme porque é um meio relativamente pouco dispendioso e, embora não seja o equivalente a uma vídeo-conferência, tem algumas características semelhantes. E numa região como os Açores seria uma mais-valia, dado o fenómeno da insularidade, sendo que para empresas com sucursais espalhadas pelas ilhas e para as próprias secretarias regionais reflectia-se numa redução de custos”. A afirmação é de Paulo Casaca, ex-eurodeputado na bancada socialista no Parlamento Europeu. O político foi um dos pioneiros na utilização desta plataforma virtual. Contudo, “o primeiro objectivo não foi alcançado, que era o de colocar várias pessoas influentes no Iraque em debate uns com os outros.

A situação actual naquele país não permite que os mesmos se reúnam na mesma sala. Nós não conseguimos fazer isto porque em termos técnicos, apesar de tudo, era preciso mais meios do que aqueles que tínhamos no Iraque. Mas consegui fazer um fórum de discussão que, embora relativamente limitado, colocou pessoas do Oriente, da Europa e da América a discutirem os mesmos temas”. Foi também no Second Life que o até então eurodeputado apresentou o seu livro “A Outra Invasão do Iraque”. “Foi uma ante estreia. Chegou a um número razoável de pessoas”.

E o Second Life começa a “invadir” e a marcar cada vez mais presença no dia-a-dia. Em Portugal já foi organizado um festival de música no Second Life, o Second Fest, que contou com a presença de bandas como os Hot Chip, Digitalism, Tiga ou Simian Mobile Disco, entre perto de 70 actuações. Os Pet Shop Boys também compareceram a encerrar o festival.

O Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "Second Life" significa em português "segunda vida", o que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da "principal", da "real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real".

Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção dos media internacionais, principalmente dos órgãos de comunicação social especializadas em informática, pois o número de usuários registados e também os activos têm crescido significativamente.


Presidência da República já tem ilha

Foi inaugurado no passado dia 10 de Junho o espaço da Presidência da República Portuguesa no Second Life. A ilha está organizada em cinco áreas principais: Auditório Armilar, Exposição "Portugal 12.21 Identidade", Museu da Presidência da República, Miradouro da Poesia e Espaço "Tesouro Passado e Futuro".

É ainda possível ler que neste mundo virtual da Presidência "combinam-se elementos da nossa história e cultura com linhas arquitectónicas futuristas, recriados em 3D e Multimédia. A Ilha é envolta em espaços verdes e recriações de animais como golfinhos, baleias, pássaros, com os quais será possível interagir de várias formas".

Na página oficial da Presidência da República pode-se perceber como chegar à ilha no Second Life, quais os horários dos eventos e conhecer um pouco a equipa de produção que criou o espaço.

Visite agora mesmo a sede virtual da Presidência de Portugal no Second Life, clique aqui.

Assista agora no MundoLinden.Net ao vídeo oficial da Presidência da República de Portugal, produzido e dirigido pelo fabuloso Hugo Almeida:


Caso o link não funcione, clique aqui


REDACÇÃO
correio@expressodasnove.pt

Origem: http://www.mundolinden.net/

O Twitter faz barulho, enquanto o Second Life faz dinheiro!

Quem disse isso, foi o respeitável canal de notícias inglês "The Guardian". E eu concordo plenamente com esta visão. O futuro será dos mundos virtuais, seja lá com qual nome vão chamá-los.

O post de hoje, foi originalmente traduzido pelo nosso amigo e experiente especialista em Social Media, o professor Paulo Frias, investigador em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto/Portugal. E como aqui no MundoLinden.Net temos o compromisso de trazer conteúdo sério sobre o Second Life e Mundos Virtuais, compartilhamos com nossos mais de 300 leitores diários o excelente artigo de Victor Keegan no The Guardian, com o título "Virtual worlds are getting a second life"!

"Ultimamente não temos ouvido falar muito dos chamados mundos virtuais como o Second Life, onde podemos dar umas voltas com o nosso próprio avatar. Os críticos devem estar na expectativa que tenham desaparecido no seu próprio éter. Na verdade estão em franco crescimento. A empresa de consultoria KZero apresentou o relatório relativo ao segundo trimestre de 2009 e revela que os mundos virtuais cresceram cerca de 39%, para um número total de utilizadores perto dos 579 milhões. Nem todos estes utilizadores estão ativos mas não consigo pensar em nada, nem em nenhum lugar, que tenha crescido tanto nestes tempos de recessão.

Há outra curiosidade: Facebook e Twitter estão no céu, mas nenhum deles encontrou ainda uma forma de fazer dinheiro - enquanto que mundos virtuais como World of Warcraft, Entropia Universe, Habbo Hotel, Club Penguin e Second Life são rentáveis porque os seus modelos de negócio, têm como base, a mistura entre assinaturas e micro-pagamentos, uma fórmula que outros websites, incluindo os jornais, morrem de inveja para ter e desenvolver. O Twitter faz barulho, enquanto o Second Life faz dinheiro.

Se acha que os mundos virtuais estão encolhendo, comece a prestar atenção nos números. A quase totalidade deste crescimento de 39% vem através das crianças. As meninas cresciam brincando com as suas bonecas; agora crescem brincando com os seus avatares. Esta realidade não é percebida nos relatórios porque estes utilizadores não lêem jornais, mas, segundo a KZero, apenas o site Poptropica.com - destinado às crianças dos 5 aos 10 anos, tem cerca de 76 milhões de utilizadores registados.
(...)


Caso o link não funcione, clique aqui


Está cada vez mais claro que as crianças da atualidade, quando crescerem, procurarão formas mais sofisticadas de participação às redes sociais existentes como Facebook ou Myspace, utilizando mundos virtuais mais imersivos.

O telefone foi uma experiência de um para um; o e-mail ligou amigos e colegas; o Facebook ampliou esta ligação entre você e os amigos dos seus amigos, mas os mundos virtuais - assim como o Twitter faz de outra forma - oferecem a oportunidade de ligação a qualquer pessoa no mundo que partilhe os mesmos interesses que você.
(...)

Apenas uma pequena parte dos 19 milhões de utilizadores registados (no Second Life) está ativa, mas este mundo virtual é ainda o principal laboratório criativo deste tipo de mundos. As instituições percebem sua utilidade para reuniões internacionais ou para recrutar pessoal, e os educadores podem criar inúmeras e interessantes experiências, incluindo o ensino de outras línguas.
(...)

Com o rápido avanço da tecnologia e uma nova geração de utilizadores em fase de crescimento, em breve ter um avatar seja lá em qual mundo virtual for será uma coisa natural, aos mundos virtuais não existe outra solução que não seja o crescimento.

Provavelmente não se chamarão mundos virtuais, talvez já farão parte da vida real."

Origem: Victor Keegan noThe Guardian.

Tradução:
Professor Paulo Frias, em seu excelente "blogue" Discursos do Outro Mundo (eu leio e indico a todos).

terça-feira, 28 de julho de 2009

Será que alguém ainda usa Second Life? E em caso afirmativo, Quanto vale hoje?

Muita gente ainda questiona o Second Life, mas através do MundoLinden.Net eu continuo lutando contra a especulação barata dos blogueiros desinformados, das empresas mal assessoradas e principalmente continuarei a lutar contra "os profetas do Apocalipse"! Sempre lutarei contra eles! eheheheheh :)

por Jean Liberato

A empresa Next Up Research, publicou um extenso relatório sobre a Linden Lab, criadora e mantenedora do Second Life, o famoso mundo virtual 3D.

A pesquisa é baseada em dados agregados e está disponível no SharesPost que é um site especializado em dados empresariais para investidores, focado no comércio ações. Ao se registrar você poderá baixar gratuitamente o relatório, basta clicar no link acima. Lá também poderá encontrar outros relatórios sobre empresas como Facebook e LinkedIn.

O relatório avalia a Linden Lab profundamente e atribui um valor de mercado aproximado entre €$658 milhões e €$700 milhões; algo entre R$2,1 bilhões e R$2,2 bilhões. Nada mal não é mesmo? Ainda mais para uma empresa que a imprensa e os blogs brasileiros insistem em replicar a mentira de que está mal, ou que seu produto Second Life morreu.

A Linden Lab tem quase 10 anos de vida e seu principal produto, o Second Life acabou de comemorar seu sexto aniversário. Foi lançado ao público em Junho de 2003, li o relatório inteiro e resolvi compartilhar com a comunidade brasileira! Quem sabe os investidores locais comecem a olhar com outros olhos, aquilo que já falamos a muito tempo no MundoLinden.net, que o Second Life não morreu, dificilmente morrerá e que no futuro muita gente ainda estará andando, comprando, se relacionando ou vivendo novas experiências através dele. Serei um pouco extenso neste post, mas vale a pena ler.

Vamos começar respondendo a primeira pergunta, "Será que alguém ainda usa Second Life?". A resposta é sim e os usuários são muito ativos dentro do mundico virtual. Durante os últimos 30 dias, mais de 1.249.000 usuários registrados usaram o mundo virtual, de acordo com estatísticas do próprio Second Life. Um dado interessante é a média de tempo gasto pelos residentes por semana no Second Life, que supera em muito outros MMORPGs, incluindo World of Warcraft e Civilization IV. O número de horas datas pelos utilizadores do Second Life aumenta constantemente e, atualmente, totaliza cerca de 124 milhões de horas no primeiro trimestre deste ano.

Second Life no topo, entre os 10 maiores MMORPGs do mundo em horas utilizadas (semanal)
É importante lembrar que a prática de jogos de azar no mundo virtual foi proibida em Setembro de 2007, com o banimento dos cassinos, que levou a uma queda considerável no volume de jogadores online, porém desde Dezembro de 2007 recuperou o mesmo volume de uso anterior e os números não param de crescer .

E quanto vale o Second Life? Ou melhor, quanto vale a Linden Lab que é dona do mundo virtual? A empresa Next Up avaliou de forma conservadora a Linden Lab, quanto seu possível valor de mercado, tendo em vista que a Linden Lab poderá abrir suas ações em ofertas públicas em breve. Dentro do cálculo de E.V. (avaliação média do valor da empresa) foi aplicado um múltiplo de 7 vezes a estimativa das receitas anuais da empresa (cerca de 100 milhões de Euros para 2009), mesmo sendo o cálculo conservador, chegou-se a um valor estimado de 700 milhões de Euros.

A última vez que a Linden Lab foi avaliada, em Novembro de 2007, estimou-se algo entre US$500 milhões e US$ 1 bilhão. Portanto o valor atual estimado da empresa calculado pela Next Up é bem coerente com o cálculo anterior, lembrando que não trata-se de uma análise interna da Linden Lab e sim de uma avaliação mercadológica externa, que interessa aos investidores e ao mercado.

Sobre o índice de 7 vezes o faturamento anual da Linden, a Next Up explica que quando Disney Company comprou o mundo virtual Club Penguin por US$350 milhões em Agosto de 2007, foi utilizado o mesmo critério de 7X o faturamento anual do site, que era entre US$50 e US$65 milhões, para a projeção anual daquele ano de 2007.

Considera-se ainda nesta avaliação, a queda dos valores das ações impactadas pela crise financeira mundial.

Philip Rosedale, criador do
Second Life
.

A Next Up também listou os riscos que envolvem o negócio Second Life, conforme abaixo:

- envelhecimento do seu público alvo, pois tem muitos clientes mais velhos (acima dos 35 anos de idade), principalmente nos países que compõe seus principais mercados-alvo (EUA e Europa) e tem uma presença reduzida nos países em desenvolvimento, onde o tem foco em pessoas de 13 a 45 anos. Precisa ganhar espaço rapidamente nesses mercados para estabilizar.

- A quantidade baixa de residentes que pagam assinaturas (Contas Premium), realizando apenas 1% de efetivação neste produto, cerca de 170.000 assinantes.

- O surgimento de eventuais tributos reais sobre operações monetárias virtuais em uma variedade de países (como já ocorre na China e está em debate nos EUA e na Europa).

- Custo e complexidade que envolvem a gestão da infra-estrutura técnica por trás do mundo virtual. Muitos servidores em rede, atualmente cerca de 15 mil computadores, distribuídos em 3 gigantes datacenteres compõe a rede que torna viável o mundo virtual em 3D.

Fica portanto a nossa dica e nosso trabalho, para você que deseja entender mais sobre o polêmico Second Life. Se estiver interessado em mundos virtuais ou na Linden Lab, em particular, há muita informação e especulação sobre o mercado que pode ser filtrada dentro deste relatório, mesmo que você não queira se concentrar apenas no aspecto financeiro da coisa.

Para terminar, segue um último gráfico feito com dados do relatório e mostra a estimativa anual do valor de mercado da Linden Lab até 2014 em Euros:

Nos vemos no Second Life!

Origem:
http://www.mundolinden.net/


Acesse os dados oficiais da Linden Lab, sobre o resultado operacional do Second Life no primeiro trimestre de 2009 AQUI.

Acesse mais informações operacionais da Linden Lab e de outras empresas importantes, no site CrunchBase.com.

Jean Liberato é consultor de projetos para a Internet, editor do blog MundoLinden.net e investidor no Second Life, administra a Virtual Land que é um continente com 10 regiões/ilhas (650.000 m2 simulados), é dono de duas das maiores marcas do mundo em produtos para aparência dos avatares (Wowww! Top Skins e Target Body Shop), é um dos criadores do 3º maior RPG mundial de vampirismo no SL (The Destiny - Vampire Wars) e também é um dos donos do maior RPG mundial dentro do sistema DCS2 (JS - Cidade do Medo).