sábado, 1 de dezembro de 2007

Linden alerta para falha grave de segurança no Quicktime Viewer do Second Life

Alertada pela Apple, Linden Lab emite nota aconselhando a todos os residentes 'desabilitarem provisoriamente' o streaming de vídeo do Second Life. Correção para a falha descoberta ainda não foi publicada.

A Linden Lab publicou na tarde desta sexta-feira (30), no blog oficial do Second Life, nota importante sobre uma falha crítica de segurança encontrada no Quicktime Viewer do navegador SL, responsável pela reprodução de vídeos e algumas mídias interativas no metaverso. A aviso partiu da própria Apple, fabricante do plugin, que até o momento não publicou nenhuma correção relacionada.

Segundo informações do blog, a falha permite que um código malicioso seja rodado a partir de uma fonte streaming qualquer que, através dos novos recursos interativos do Quicktime, pode obter acesso e explorar o computador do usuário. Em virtude disso, a Linden Lab aconselha a todos os residentes "desativarem a reprodução de vídeo streaming", exceto se a fonte do mesmo for "absolutamente confiável". Para isso, basta abrir a opção 'Preferences' e desmarcar a caixa 'Play Streaming Video When Available', na tab 'Audio & Video.

A Linden também informa que tem capacidade para desligar todas as fontes de vídeo no grid. Porém prefere confiar nos proprietários de cada ilha ou terreno, deixando a eles o critério de estabelecer medidas de segurança urgentes quanto ao problema com o Quicktime. A Linden entende que o streaming de vídeo é um ítem essencial de entretenimento no Second Life e sugere aos residentes que, em caso de disponibilidade de streaming em um determinado local, verificar se o mesmo inspira total confiança.

A nota informa também que a gestora do metaverso tem total capacidade de monitorar ataques, detectar utilização indevida de códigos maliciosos e perseguir a fonte destas ações, o que inclui tomada de medidas legais e condução dos dados do 'hacker' (inclusive endereçamento IP) para as autoridades de seu país de origem. A Linden reforça que o problema está no plugin Quicktime, sob responsabilidade da Apple, que até o momento não publicou correção para a falha. Mas promete que a mesma será implementada imediatamente conforme sua disponibilidade, quando também informará à toda comunidade sobre o fato.

Com informações do Official Linden Blog.
Publicidade:
Boletim informativo Brasil Money

Em cinco meses de operação, Brasil Money atinge liderança no mercado brasileiro de compra e venda de Lindens.

Desde que entrou no mercado, em junho de 2007, a Brasil Money vem conquistando cada dia mais destaque pela qualidade e segurança nos seus serviços financeiros oferecidos dentro do Second Life.

O crescimento da Brasil Money também ocorreu quando muitas pessoas resolveram vender seus lindens. Mesmo diante do aumento da concorrência, a Brasil Money é hoje a maior empresa brasileira de venda de lindens no SL, possuindo cerca de 450 clientes e parceiros.

O diferencial da Brasil Money é ser reconhecido pelos compradores como uma empresa idônea, que cumpre com o pagamento imediato de todos os lindens vendidos e pela transparência, que só efetua as vendas com a certeza dos lindens em caixa, dispondo ainda de facilidade de pagamento, pois trabalham com Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco e todas as lotéricas espalhadas pelo país. Em alguns dias também será aceito pagamento pelo Unibanco.

Press Release: Paulinha Babenco
Assessoria de Comunicação . Brasil Money
babenco@brasilmoney.com . www.brasilmoney.com
Momento fashion: O sucesso do 'Mundo SL Fashion & Art'

A cada semana, o Mundo SL traz uma superdica de moda para você!

Muito Obrigada pela presença, Lojistas, Clientes, e meus verdadeiros amigos, Obrigada DJ Deh que animou a festa e fez com que tudo ficasse perfeito. Parabéns a Claudia Poitier pelo sucesso de sua Vernissage!

Muito Obrigada á todos!!! Mundo SL Fashion & Art já é um sucesso!
Thanks Very Much Everybody for the presence and Sucess!!!

Clique aqui para a galeria de fotos deste super evento!


Publicidade:

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Marinha da França usa o Second Life para recrutar jovens

Uma fragata da Marinha francesa acostou no mundo virtual Second Life com o objetivo de estimular jovens a ingressar na carreira.

A Marinha da França pretende recrutar cerca de 4 mil pessoas em 2008 e avalia que o Second Life, simulador da vida real que já reúne uma comunidade de 11 milhões de pessoas, é uma "forma original de apresentar suas missões a jovens curiosos que poderão se tornar os marinheiros de amanhã".

Na fragata digital, criada por especialistas em informática, os visitantes do Second Life podem fazer perguntas sobre a carreira, durante 24 horas por dia, a uma equipe de marinheiros de verdade. À noite, também estão previstos fóruns de discussão com comandantes, pilotos da Aeronáutica e nadadores de combate.

'Original'

Esta é a primeira vez que o Ministério da Defesa da França, ao qual está integrada a Marinha, utiliza o Second Life para recrutar pessoas. "Visitar um barco é a melhor forma de mostrar explicitamente a profissão que oferecemos", afirma o comandante Loïc Finaz, responsável pelas contratações da Marinha da França.

"É uma boa maneira de fazer escalas em lugares onde não temos o hábito de acostar, já que podemos entrar diretamente em contato com jovens de todo o país", acrescentou Finaz. "Talvez um dia abriremos escritórios de recrutamento no Second Life." A Marinha francesa também organiza um concurso que dará a um dos internautas como prêmio uma viagem a bordo de uma fragata de verdade.

"O Second Life permite entrar em contato a Marinha de uma maneira original", diz Stanislas Gentien, chefe do recrutamento online da Marinha francesa. "São jovens curiosos e que se interessam pelas novas tecnologias e espaços virtuais e que podem descobrir a Marinha de uma nova forma." A fragata "Marinha Nacional" fará escala no Second Life até o dia 4 de dezembro.

Clique aqui para visitar a fragata da Marinha francesa.
Clique aqui para ver a galeria de fotos do recrutamento virtual.
Clique aqui para acessar o site oficial do recrutamento.

Assista um vídeo promocional da Marinha Francesa:



Origem: BBC Brasil.
Prefeitura de São Paulo usa Second Life para campanha contra o HIV

Posto de saúde virtual será inaugurado hoje, às 13h30, na Ilha Anhangabaú. Objetivo é conscientizar os jovens para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, através do uso da camisinha.

"Use a kbça e não eskeça a camisinha! Pq a aids mata". Se você tem mais de 40 anos, talvez não tenha entendido a grafia da frase acima. Mas é justamente com a linguagem típica dos adolescentes que a Prefeitura quer falar sobre a prevenção do HIV, vírus transmissor da aids. A mudança no perfil da doença indica que essa parcela da população merece atenção diferenciada, especialmente o sexo feminino. Novos dados da capital paulista, que serão divulgados hoje, mostram que no ano passado foi registrado o dobro de meninas infectadas pelo vírus entre 13 e 19 anos, em relação aos meninos nessa mesma faixa etária.


Para conter os riscos de contágio entre os mais jovens, a nova arma municipal é usar a tecnologia. Também hoje, véspera do Dia Mundial de Combate à Aids, será inaugurado um posto de saúde totalmente diferente. O endereço é o Second Life, ambiente virtual que simula aspectos da vida real do ser humano no computador (saiba mais ao lado). “É uma estratégia para atrair os mais novos. O jovem não quer ter palestra sobre o assunto, não quer ouvir um médico careta. Eles precisam de uma política que esteja inserida em sua cultura”, afirma Cristina Abbate, coordenadora do programa municipal de Aids.

O pacote de medidas preventivas para os adolescentes é composto ainda de peças de teatro sobre o tema, do lançamento de um livro com informações e relatos de meninos e meninas que convivem com a aids, além de agentes de saúde bem diferentes dos tradicionais.

Na semana passada, o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde já havia chamado atenção para a incidência de aids entre adolescentes. “É uma geração que nasceu depois do boom da epidemia. Eles não viram as pessoas morrendo”, aponta Antônio Carlos Egypto - coordenador do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual -, como uma justificativa para o “relaxamento” do jovem na hora de pensar em preservativo.

Os novos dados municipais confirmam um certo controle da alta infecção pelo vírus HIV. O número de novos casos notificados de aids na capital caiu 30% entre 2005 e 2006, passando de 2.236 registros para 1.720 no ano passado. O posto de saúde nesse mundo virtual será inaugurado hoje, às 13h30. O local é o Anhangabaú, que simula até os mesmos prédios da região de verdade. Nele, um agente vai trabalhar todos os dias e tirar dúvida sobre aids e DST. As coordenadas são MLBR Anhangabau 1 (25, 129, 36).

Clique aqui, para visitar o local agora mesmo.

Origem: Agência Estado.
Publicidade:
Torley Linden: mais dicas sobre o novo sistema de busca do Second Life

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra as novas funções, benefícios e truques do novo sistema de busca do metaverso, agora baseado em tecnologias web. Este vídeo mostra ainda mais recursos e truques. Confira:


A Rede Globo, as comunidades de relacionamento e o Second Life
Por Paulo Ferraz*

Logo após lançar meu livro Second Life para Empreendedores, muitas pessoas questionaram o porquê da minha insistência em participar do Big Brother Brasil. "Você vai colocar todo o trabalho de meses a perder para participar de um reality show? Você está maluuuuuco?", perguntou a minha amada e cética irmã... Se estava faltando uma peça no quebra-cabeças e uma resposta para a dúvida que não queria calar, eis que venho a público dizer minhas razões para tal insistência (que nenhuma relação guarda com a típica teimosia dos taurinos)...

Pois bem... Antes da polêmica decisão de fazer minha inscrição para o BBB 8, dois fatos chamaram-me a atenção (a ponto de topar pagar este mico Global), além de instigar a curiosidade profissional que sempre me impulsionou desde que ganhei o título de lunático-mor da família, ao conversar com minha mãe a primeira vez sobre mundos virtuais e o Second Life. Vejamos...

O primeiro destes fatos, foi uma nota que li num destes inúmeros blogs da Internet, contando a história de uma pessoa que, supostamente, teria sugerido à Rede Globo a criação de uma comunidade de relacionamento nos moldes do Orkut, objetivando incrementar o processo seletivo para o famoso reality show, o Big Brother Brasil. Tal senhor elegava que não teria recebido os devidos créditos autorais por sua idéia, quando a Rede Globo criou o site 8p para dar suporte à campanha do BBB 8. Teorias de conspiração sempre me atiçaram a curiosidade, mas procurei ter a devida isenção profissional para analisar os fatos friamente.

Qualquer profissional que se preze na área do Direito sabe que idéias como estas, por mais brilhantes que sejam, não são passíveis de proteção autoral ou industrial em nosso país... Só para exemplificar, posso relembrar um dissabor não tão distante, passado pela própria rede do plim-plim, quando o SBT lançou o reality show A Casa dos Artistas... Na época, de nada valeu a chiadeira da Globo quanto a um possível plágio dos moldes do formato franqueado da empresa Endemol, detentora da marca Big Brother (dentre outros reality shows).

O segundo fato que despertou a minha atenção, atiçando realmente a minha curiosidade, foi lembrar da notícia amplamente divulgada, em abril de 2007, segundo a qual a empresa Endemol (citada anteriormente), em parceria com a EA Games (Eletronic Arts, empresa do ramo de jogos eletrônicos), estaria criando um mundo virtual chamado Virtual Me. O objetivo desta união de forças seria, numa tacada só, "unir o melhor da TV e dos videogames para oferecer algo que pode ter apelo para mercados de audiência de massa e mudar a face do entretenimento", segundo definiu o Sr. Gerhard Florin, vice-presidente executivo e gerente-geral da Electronic Arts International em entrevista dada, à época, para a BBC Brasil.

Bingo!!! Após tentar antecipar alguns passos deste jogo de Xadrez que é a briga pelo Ibope entre as emissoras de TV, meus neurônios (Tico e Teco, entre outros) finalmente chegaram a uma conclusão lógica de que está havendo uma aposta da Rede Globo em algo que, em pouco tempo, já não será novidade para muitos: a convergência entre alguns programas de TV e a Internet. A Globo estaria antecipando com esta jogada, de certa forma, o que será realidade em poucos anos com a implantação da interatividade prometida pela TV Digital.

Clique aqui para ler a íntegra deste artigo.

*Paulo Ferraz é advogado especializado em Direito das Telecomunicações, ex-servidor da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, fez em 2000 curso de e-commerce no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.) - USA, e possui experiência na área de Direito Empresarial, Franchising e Propriedade Industrial e marketing virtual. Nos USA, foi o criador e editor-chefe do extinto portal Brazuca Online entre os anos de 1999 e 2000. Escreveu o livro "Second Life para Empreendedores", publicado em 2007 pela Novatec Editora. Em seu escritório em Brasília, trabalha como consultor de empresas no Second Life.

Publicidade:
Gata Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gata Linden' desta semana, vamos falar de Domitila Lane, que tem 24 anos na vida real e praticamente todos os dias habita o Second Life. Ela conheceu o mundo virtual em abril de 2007, através da matéria exibida pelo Fantástico. Desde então, frequenta o metaverso da Linden Lab. Domitila, que adora criar skins e shapes, odeia que as pessoas falem mal do Second Life, que é um lugar ruim para se viver. Ela acredita que o metaverso já reúne características técnicas suficientes e que nada mais precisa ser acrescentado. Saiba mais sobre Domitila:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Domitila Lane, 24 anos".

Como conheceu e o quê a fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci pelo programa Fantástico da Rede Globo e achei interessante ter um trabalho virtual".

Desde quando participa do Second Life?
"Desde 07/04/07".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"O meu nome é da minha gatinha de estimação que amo demais, tudo a ver com minha vida real...rs*".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Meu trabalho, adoro criar skins e shapes, pra mim é como brincar de boneca."

O que mais detesta no Second Life?
"Essas pessoas que insistem fazer do mundo um lugar ruim pra se viver, o SL tinha de tudo pra ser um lugar, não digo perfeito, mas mais legal, porém muitos se escondem atrás de avatares para prejudicar outros."

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Os mais diversos e geralmente que custem caros...rs* Tipo câmeras, pranchas, cavalos, huds... Não tenho nenhuma loja preferida em especial."

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"O Lombardi, brincadeira...rs* Bem, no momento, tenho o suficiente no SL, acho que já criaram todas minhas necessidas básicas para viver bem virtualmente =)".

Mencione o nome de um avatar em especial para você, mas que não faz mais parte do Second Life.
"O Paladino Dagostino, nossa, amo muito esse cara e foi a pessoa mais especial que conheci no SL, passávamos horas conversando, altas madrugas, o cara tinha o dom de sempre saber fazer a coisa certa, na hora certa, muito inteligente e querido, eu me sentia previligiada em ter o carinho dele , sua proteção e segurança, mas como nada é pra sempre..."

Mande um alô pra alguém!
"Alô Alex e Jabez!!! Adoro vocês queridíssimos!!!"

Domitila Lane compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

DaDo Bier promove festa no Second Life em parceria com a Vialak

Além de ouvir as mesmas músicas da festa real, os avatares ganharão cervejas DaDo Bier e serão atendidos por uma equipe uniformizada, em um ambiente similar ao original.

A Micro-cervejaria DaDo Bier realiza, neste sábado (01/12), às 22h30, sua primeira festa no mundo virtual. O agito, que acontecerá simultaneamente no DaDo Tambor (Av. Túlio de Rose, 80) e na Ilha Brasil Sul, no Second Life, contará com o show da banda Funrock e com discotecajem do DJ Nilo Hostyn. Além de ouvir as mesmas músicas da festa real, os avatares ganharão cervejas DaDo Bier e serão atendidos por uma equipe uniformizada, em um ambiente similar ao original. A Ilha Brasil Sul é loteada pela Vialak, empresa especializada em desenvolvimento de negócios para mundos virtuais.

“Cada vez mais, a comunicação se volta para os meios virtuais. A marca DaDo Bier atua há 13 anos no mercado, precisamos estar sempre nos renovando e experimentando novas ferramentas de acesso aos nossos clientes”, afirma Michele Choaire, supervisora de marketing da DaDo Bier. A festa virtual será transmitida ao vivo para o público do DaDo Tambor, através de um telão. Para participar da balada virtual, basta fazer parte do Second Life e dirigir-se à Ilha Brasil Sul. A entrada é gratuita. Outras informações através do site www.vialak.com.br ou pelo telefone 51 2103 9103.

Press release: Liziane Alves
Núcleo Fábrika de Notícias
Rua Silva Jardim, 106, 1° andar
Fones: (51) 3061-0952 / (51) 92890823
www.fabrikacomunicacao.com.br

Publicidade:
Residente denuncia desfalque em banco virtual brasileiro no Second Life

Empresária brasileira informa que perdeu L$ 45.000 em transação suspeita junto ao Banedi Bank. Linden Lab já efetuou bloqueio da conta do proprietário do banco. Saiba os cuidados que se deve ter ao realizar transações não oficiais de lindens no Second Life.

Chegou à redação do Mundo Linden, denuncia originada da sra. Domitila Lane, residente e empresária brasileira, dona da RCA. Na mensagem, ela afirma que realizou um depósito no valor de L$ 45.000 (lindens dólares), em conta criada no banco virtual brasileiro Banedi. Lane indica ainda que, após convidada pelo avatar 'Banedi Oh', suposto proprietário do banco, a experimentar o plano de rendimentos de sua instituição, por algum tempo de fato teve seu dinheiro rendendo na conta. Porém, no último dia 26/11, ao verificar seu saldo no Banedi constatou perplexa de que sua conta estava zerada.

Em seguida, através de um chat log enviado à redação (que a pedido da reclamante será mantido em sigilo), Domitila Lane demonstrou um embate verbal ocorrido com Banedi Oh, no qual ele alega que houve transação suspeita dentre contas de seu banco, pelo suposto uso do 'mesmo endereçamento IP', o que segundo ele provocou o 'bloqueio' da conta dela, aparentemente sem nenhum ressarcimento. Após insistir em obter os dados reais de Banedi Oh, para estabelecer um contato telefônico afim de resolver a questão, o mesmo subitamente entrou em 'offline'. Desde então, não respondeu nenhuma outra tentativa de contato da sra. Lane.

Linden Lab bloqueia avatar responsável pelo banco

No site do Banedi, que ainda está no ar e com informações extremamente limitadas, não existe nenhum telefone físico, e nem mesmo um nome de pessoa física ou avatar, para se estabelecer comunicação direta. O Mundo Linden tentou contactar o sr. Banedi Oh, via Second Life e pelo formulário de contato do site. Até o momento não houve nenhuma resposta.

Domitila Lane nos informou pouco depois que realizou uma denúncia (abuse report) junto à Linden Lab. Horas depois recebeu uma resposta da companhia, indicando que a denuncia já estava sob investigação. No mesmo dia, a conta do avatar Banedi Oh já estava suspensa e não aparecia mais nos mecanismos de busca. Lane também informa que administra o avatar de um outro cliente, segundo ela um futuro anunciante do mundo real, por onde mantinha outros L$ 30 mil investidos no Banedi. Este dinheiro também desapareceu. Domitila se sente, portanto, 'duplamente roubada'.

Compra e venda segura de lindens é possível

Na foto, Ginko Financial é considerado o maior desastre financeiro da história do Second Life

A reportagem entrou em contato com o sr. Renato Chaplin, banqueiro virtual brasileiro e especialista em transações financeiras não oficiais no Second Life. Segundo ele, não é a primeira nem a última vez que residentes de boa fé se tornarão vítimas de golpes financeiros no metaverso. Chaplin cita o caso de um famoso empreendedor brasileiro que perdeu cerca de L$ 1.6 milhão em uma operação insegura e desastrosa, junto a um banco virtual estrangeiro.

Para Chaplin, a alegação de operações realizadas através de endereços IP idênticos não indica qualquer infração, pois duas ou mais pessoas em uma residência, por exemplo, podem utilizar o mesmo computador para operarem seus avatares no Second Life, cada qual com seu saldo. Para ele, este motivo não é justificativa para se bloquear uma conta em um banco virtual, como alegado por Banedi Oh em chat com a correntista Domitila Lane. Chaplin informa ainda que, hoje em dia, é altamente arriscado 'depositar' lindens em um banco virtual. O ideal é manter o dinheiro junto ao seu avatar e só utilizá-lo caso tenha absoluta confiança no operador de câmbio virtual da sua preferência, tanto para comprar como para vender lindens.

O Mundo Linden enviou duas questões importantes, prontamente respondidas pelo sr. Renato Chaplin. Acompanhe:

Que conselhos e sugestões você sugere a quem deseja vender e comprar lindens por meios não oficiais?
Comprar Lindens no Second Life Brasil não é vantajoso para o cliente, pois a taxa cobrada tem um ágio altíssimo, de mais de 100% de lucro. Mas para comprar no mercado paralelo o comprador deve buscar uma empresa com solidez e confiabilidade de mercado. Alguns bancos tem a prática de vender e pagar em alguns dias, ou vender sem ter o dinheiro em caixa, ou seja, primeiro faz a venda para depois comprar os Lindens no mercado. A Brasil Money só vende o que possui em caixa, e na eventualidade de não ter toda a quantia disponível informa ao cliente a disponibilidade de estoque e uma previsão de chegada do restante. Nunca vendemos o que não temos, isso é regra.

Quais providências a Brasil Money toma para trazer maior confiabilidade aos seus clientes?
A Brasil Money atua com a política de transparência nesse mercado por um motivo simples: existem muitos golpes envolvendo Lindens no Second Life, e o principal objetivo da empresa é oferecer segurança ao comprador. Quem confia em nós, sempre comprará conosco, e nós não queremos fazer apenas uma venda: queremos ter clientes satisfeitos que façam compras regulares, que associem a venda de Lindens à nossa marca. O atendimento é feito através de e-mail, second life e por MSN em alguns casos. Em breve estudamos implantar atendimento telefônico para suporte.

Cuidados mínimos nas transações financeiras

A pedido do Mundo Linden, o sr. Renato Chaplin relacionou também cuidados mínimos necessários para se efetuar transações não oficiais seguras de lindens no Second Life brasileiro. Anote:
  • Verificar o número de clientes e, se possível, conversar com alguém que já tenha comprado;
  • Verificar se é um vendedor eventual ou uma empresa especializada no ramo;
  • Verificar todos os dados de quem está vendendo: nome real, identidade, CPF;
  • Desconfiar de taxas muito baixas: os Lindens podem ser fraudados, roubados ou simplesmente pode ser calote;
  • Caso desconfie, na primeira compra faça um pedido de pequeno valor;
  • Verificar quais canais de atendimento são oferecidos ao cliente.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Tradicional árvore de natal da Bradesco Seguros e Previdência é atração também no Second Life

Consagrado ícone da paisagem carioca é construído pela AgênciaClick no universo virtual.

A tradicional árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência já se transformou em ícone na paisagem carioca. Há mais de dez anos, o gigantesco ornamento é construído na Lagoa Rodrigo de Freitas e atrai multidões. Agora, a árvore de Natal se torna um marco também no universo virtual. A AgênciaClick, maior agência de interatividade e propaganda on-line do País, é a responsável pela criação do símbolo natalino no Second Life. Os trabalhos, aliás, já começaram. Tratores, andaimes e equipamentos virtuais estão em atividade desde o início do mês no espaço tridimensional. “A construção ocorre simultaneamente ao processo na vida real”, afirma o VP de Tecnologia e Projetos da AgênciaClick, Abel Reis.


Assim como na Lagoa Rodrigo de Freitas, a árvore se tornou também ponto de visitação no metaverso. Quem não mora no Rio, pode acompanhar o passo-a-passo da construção, interagir e participar da festa de lançamento, que será realizada no próximo sábado, 1º de dezembro. Toda a montagem do símbolo de Natal está sendo feita em sintonia com o mundo real, com o uso de fotos da árvore carioca como referência. A atração, que fica entre as Ilhas Búzios e Bradesco, pode ser visitada clicando neste link.

Este espaço reflete o formato da Lagoa Rodrigo de Freitas e vem atraindo avatares antes mesmo de sua conclusão. Segundo a AgênciaClick, a construção da árvore do Bradesco Seguros e Previdência se encaixa na política de trazer conteúdo e relevância para a presença do Bradesco no Second Life. Desta forma, aqueles que estão fora do Rio vão ter a chance de se encantar com este símbolo do Natal carioca em qualquer parte do mundo.

Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de países em número de usuários no ambiente virtual 3D. “O brasileiro tem um grande entusiasmo por espaços de relacionamento, como Second Life, Orkut e MSN. Existe uma ânsia por interagir e colaborar, o que contribui para a propagação das redes sociais”, comenta Reis. A AgênciaClick foi a primeira agência de interatividade brasileira a inaugurar uma filial no universo tridimensional, que soma atualmente 11,1 milhões de residentes no mundo.

Tem festa neste sábado

Parceria AgenciaClick e Meta Mídia Digital - realizando o sonho para que todos possam sentir a magia que os cariocas sentem na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro ao encontro da maior árvore de Natal flutuante do mundo. Uma festa virtual está programada para este sábado, 1º de Dezembro, às 21:00 hrs., simultaneamente com a festa na real life.

Para visitar a Árvore de Natal do Bradesco, clique neste link:
slurl.com/secondlife/Lagoa/183/80/22

Para ver fotos da Árvore de Natal, clique neste link:
www.flickr.com/photos/metamidiadigital/sets/72157603269699176/show

Press release: AgênciaClick . Meta Mídia Brasil
Publicidade:

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mundos virtuais podem estar iniciando a era da economia eletrônica

Para alto-executivo da Gartner, universos como o Second Life podem mudar a forma como o dinheiro é visto e movimentado no planeta.

Segundo informações de reportagem publicada pela ZDNet, o vice-presidente da Gartnet Inc., Andy Kyte, disse para centenas de participantes do Gatner Symposium, na semana passada, que os mundos virtuais como o Second Life estão "contribuindo para conduzir as nações ao uso de economias e moedas eletrônicas".

Ainda segundo a ZDNet, Kyte afirmou que o uso de moeda eletrônica reduz drasticamente seu custo operacional para os governos. Ele citou o exemplo de Cingapura, que já utiliza o conceito de economia digital e que todo o mundo real está observando os resultados desta iniciativa, para que possam também adotá-la.

No entanto, Andy Kyte também alertou que o uso de moedas como o Linden Dólar (L$), do Second Life, inspira cuidados relacionados à segurança. "As moedas virtuais criam grandes oportunidades para quem quer praticar a lavagem de dinheiro e a evasão de divisas, com total anonimato e isenção tributária", afirmou. Estas questões terão de ser resolvidas antes que moedas como os 'Lindens' sejam assimiladas em larga escala, pelos governos de qualquer país do mundo real, permitindo assim uma maior confiabilidade nas transações.
Paraplégicos poderão jogar Second Life

Um cientista japonês está pesquisando uma forma que permitirá doentes com paralisias jogarem Second Life através de ondas cerebrais.

O professor Junichi Ushiba, da Keio University, acredita que doentes com paralisias podem controlar um avatar ou administrar um negócio no Second Life, através de elétrodos colocados na cabeça. Estes elétrodos medem as alterações elétricas associadas à atividade cerebral. Os dados recolhidos são processados digitalmente e resultam em comandos dados ao personagem do metaverso, sem ser necessário usar o teclado e o mouse.

Nesta fase inicial do projeto, segundo a Reuters, ainda se tentando descobrir quais os melhores pontos onde colocar estes elétrodos. Um estudante conta que "é preciso estar absolutamente concentrado e não pensar em mais nada". A idéia de Ushiba é melhorar a vida das pessoas paralisadas por doenças ou ferimentos, dando-lhes a oportunidade de fazerem compras, sociabilizar com outras, dentre outras atividades. A previsão é de que o recurso chegue ao público até meados de 2008.

Origem: Expresso Clix.
Publicidade:
China vai entrar no HiPiHi, sua própria versão do Second Life

Projetado por Hui Xu, um conhecido empresário do setor de informática, de 39 anos, o mundo virtual é semelhante ao do Second Life, mas conta com um aspecto mais oriental.

O mundo virtual HiPiHi, uma versão chinesa do popular Second Life, está prestes a ser lançado comercialmente após seis meses na fase beta. Já com cerca de 30 mil usuários, o universo simulado tem o objetivo de conquistar um mercado de mais de 170 milhões de internautas. Na foto, a diretoria que administra o mundo virtual chinês.

Projetado por Hui Xu, um conhecido empresário do setor de informática, de 39 anos, o mundo virtual é semelhante ao do Second Life, mas conta com um aspecto mais oriental. O cenário inclui templos budistas, dragões, "feng shui", motivos relacionados aos Jogo Olímpicos de Pequim e outras surpresas ainda não reveladas, como informa a última edição da revista "That's Beijing".

Desenvolvido em Pequim, o universo HiPiHi deve respeitar as leis chinesas, inclusive a censura. Por isso haverá restrições, por exemplo, a "expressões que prejudiquem os interesses nacionais". Apesar da semelhança com o Second Life, Hui garante que seu projeto é original, e nasceu em 2005, antes do "boom" do mundo virtual. Além disso, ele procura um público diferente, sobretudo na Ásia Oriental, embora também tenha uma versão em inglês.

O empresário deu a entender que o mundo virtual que criou será mais "harmonioso" e menos capitalista que o Second Life. Ainda não se sabe como funcionará sua economia, nem se haverá uma moeda como o linden --moeda do Second Life. Mas o mercado imobiliário será auto-regulado democraticamente por seus próprios habitantes. O Second Life também é popular na China. O habitante mais rico do mundo virtual é a chinesa Anshe Cheung, que no mundo real se chama Ailin Graef e nasceu em Hubei.

Entre as novidades do HiPiHi estão o uso da telefonia celular virtual e seu caráter "para todos os públicos", mais politicamente correto que o Second Life. De acordo com seu criador, o desenvolvimento do projeto custou quase dois anos de trabalho e US$ 3 milhões.

Assista a demonstração oficial do HiPiHi:



Origem: EFE.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Redes e mundos virtuais infantis têm até controle biométrico

O Club Penguin, por exemplo, utiliza filtros de conversação que incluem bloqueios ao uso de linguagem imprópria. O monitoramento dos pais é a ordem neste segmento de redes e mundos voltados para crianças.

Filtros, fiscalização permanente e até mesmo o uso de impressões digitais estão entre os instrumentos de segurança de sites infantis. As redes sociais para crianças a partir dos seis anos incluem mundos virtuais como o Club Penguin, que promete salas de bate-papo seguras para os pequenos, em um "ambiente moderado".

O Club Penguin, por exemplo, que desfruta entre os pré-adolescentes norte-americanos de status semelhante ao que o Orkut desfruta entre os jovens brasileiros, utiliza filtros de conversação que incluem bloqueios ao uso de linguagem imprópria. Também há um recurso de segurança conhecido como "chat de proteção completa", no qual só sentenças pré-aprovadas podem ser utilizadas em conversas.

O site Anne's Diary, inspirado pelo personagem principal de "Anne of Green Gables", livro de L. M. Montgomery, usa um leitor de autenticação de impressões digitais e afirma ter estabelecido "novos paradigmas em termos de segurança on-line". "Trata-se de passos na direção certa, mas acredito que mesmo o melhor sistema possa ser derrotado", diz a sargento-detetive Kimberly Scanlan, que comanda a seção de exploração infantil da mundialmente famosa unidade de crimes sexuais da polícia de Toronto.

Origem: Reuters.
Publicidade:
Second Life fechado por dois dias

Linden Lab anuncia fechamento do metaverso, entre os dias 27 e 28 de Novembro, para upgrade de todos os seus servidores.

O blog oficial do Second Life anunciou que estará desligando todos os servidores que hospedam as ilhas do metaverso, entre os dias 27 e 28 de Novembro, a partir desta terça-feira, em horário ainda não confirmado.

Este 'downtime' agendado, um dos mais longos que temos notícia, tem por objetivo atualizar os data-centers da Linden, para que suportem a nova versão 1.18.6 do navegador oficial do Second Life. Ainda segundo o blog, as mudanças serão primariamente internas, fornecendo infra-estrutura essencial para esta nova versão. Como é um processo que envolve todos os servidores, a reinicialização ('rolling restart') das ilhas pode durar entre 5 e 10 minutos, para cada região do metaverso, resultando em mais de 12 horas apenas para este procedimento. Após o 'downtime' desta semana, talvez seja necessário atualizar o navegador SL, algo que também carece de confirmação.

Com informações do Official Linden Blog.
'My Crazy Virtual Life' debocha de campanha para o Big Brother Brasil 8

Para a gravação deste vídeo, foram construídos cenários em 3D no Second Life, tomando semanas de trabalho. O 'machinima' é uma peça bem humorada, onde o autor faz graça de si mesmo e de sua pretensão a ser um BBB.

Já imaginaram um avatar do Second Life, pessimista e desesperado, desabafando o stress e dizendo o que pensa da possibilidade do seu dono (a quem ele considera um idiota) ir para o Big Brother Brasil? Pensem num playboy, acostumado com aquele lúdico e divertido mundo tridimensional, o qual não quer deixar momentaneamente sua boa e louca vida virtual pelo Second Life, enquanto seu dono embarca numa "viagem" sem volta num reality show. Não é à toa que o avatar começa o vídeo com cenas gravadas no Titanic...

Com base neste enredo, Paulo Ferraz (escritor, consultor de marketing virtual e produtor multimídia), filmou na última semana o vídeo MY CRAZY VIRTUAL LIFE naquele mundo tridimensional, com a participação de vários atores virtuais convidados. Para avacalhar de vez com a campanha de Ferraz ao BBB, o seu avatar AccountIn Peccable abriu o verbo e mostrou tudo o que seu dono não mostrou em sua campanha (incluindo muito popozão, garotas de topless, etc). O vídeo foi todo narrado em inglês, mas possui legendas em português, pois Ferraz estará usando o material para abrir as portas no mercado internacional.

Para a gravação deste vídeo, foram construídos cenários em 3D no Second Life, tomando semanas de trabalho. O projeto dos cenários, construção, filmagem, roteiro e edição do vídeo é toda do próprio candidato ao BBB, o figurão de Brasília Paulo Ferraz. O vídeo MY CRAZY VIRTUAL LIFE, que recebeu o apoio da ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil, vêm ocupando, desde sábado, posições de destaque no ranking de filmes de humor no You Tube. Nesta segunda-feira (26/11/2007) pela manhã, ele já estava como o 6º filme mais comentado (ver imagem) no site, e também com uma ótima posição no ranking dos mais vistos no Brasil.

Se quiser postar um comentário para o vídeo MY CRAZY VIRTUAL LIFE, acesse este link no You Tube: www.youtube.com/watch?v=3e9HgoRuySE. Assista agora o machinima de Paulo Ferraz (alertamos para o conteúdo explícito do vídeo):



Publicidade:
Construção da Árvore de Natal da Lagoa já pode ser acompanhada pelo Second Life

Esse ano, pela primeira vez, o passo a passo da Árvore poderá ser acompanhado no universo virtual da Linden Lab.

A famosa árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas ficará mais alta no natal deste ano. A estrela que fica no topo da árvore, que foi instalada na manhã desta domingo, está 2,3 metros mais alta do que no ano passado, o que fez com que a árvore atingisse a altura recorde de 85 metros, proporcional a um prédio de 28 andares. A partir de agora o símbolo natalino vai passar por uma nova homologação do Guiness Book of Records como maior árvore de Natal flutuante do mundo. O recorde mundial anterior foi estabelecido pela Árvore em 1999, quando media 76 metros.

Com a instalação da estrela, foi concluída a obra estrutural da 12ª edição consecutiva da Árvore da Bradesco Seguros e Previdência. A instalação começou às 9h e durou apenas 10 minutos. O que demorou foi a amarração do topo, que levou quase três horas. A peça foi içada por um guindaste de 120 toneladas, com alça de 90 metros. Quatro operários controlaram a estabilidade da operação com uma corda, para evitar que o vento girasse a peça como um pião. Todo o projeto de construção da Árvore envolveu a participação de 1.200 trabalhadores.

A árvore, no entanto, ainda precisa de alguns toques antes de ser inaugurada. As próximas etapas são montagem, já iniciada, da cenografia assinada por Abel Gomes, que este ano criou variações de vitrais inspirados nas catedrais brasileiras, e os testes de luz, que estão previstos para o início da noite da próxima quarta-feira, quando também deverá ocorrer o deslocamento da Árvore para o Parque do Cantagalo. A inauguração será no sábado, 1º de dezembro, a partir das 20h com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Marcos Arakaki. Os convidados especiais serão Ivan Lins, Fafá de Belém e o Coral da Fundação Bradesco.

Passo a passo da árvore no Second Life

A mega árvore de Natal que há 12 anos faz parte das festas natalinas do Rio de Janeiro ganha agora uma versão virtual no Second Life. A atração, patrocinada pela Bradesco Seguros e Previdência, já se tornou um marco da época e sempre enfeita a Lagoa Rodrigo de Freitas com uma nova surpresa a cada edição. A versão virtual do Second Life tem como principal característica a mudança gradual. Ela irá acompanhar as condições reais de montagem da estrutura original, passando por todas as etapas, da montagem da armação e iluminação até a sua finalização com a colocação de enfeites e símbolos natalinos.

Já é possível conhecer os primeiros contornos da mega-estrutura visitando a ilha Lagoa . Além da árvore, outras atrações que o residente encontrará por lá serão quiosques de bate-papo e passeios de pedalinho ou barco. Esta ação no Second Life incluirá também a distribuição de convites aos residentes do metaverso para a festa de inauguração da árvore virtual.

Clique aqui para visitar a versão virtual da Árvore da Lagoa.

Origem: O Globo Online, com Second Life Informa.

domingo, 25 de novembro de 2007

Eduardo Odloak faz balanço de atividades da Subpreitura da Mooca no Second Life

Subprefeito falará ao público na noite desta quarta-feira (28), na Villa Moinho em São Paulo, também com transmissão ao vivo pelo Second Life.

As associações do bairro convidam os moradores e amigos da Mooca, Brás, Pari. Belém, Tatuapé e Água Rasa para o "Balanço de Atividades da Subprefeitura Mooca" a ser apresentado pelo Subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak. O ato ocorrerá no dia 28/11/07, a partir das 20 horas, nas dependências da Villa Moinho, com entrada pela Rua Borges de Figueiredo, 580, com estacionamento no local.

O evento também contecerá ao vivo no Second Life no mesmo dia e mesmo horário. Endereço eletrônico do Second Life, em local que pode ser acessado clicando através deste link.

De acordo com o subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak, o rejuvenescimento local e a fiscalização, tanto da crescente demanda de ambulantes, quanto dos bares irregulares do Tatuapé e Brás, foram os enfoques de 2006. Dentre as obras de destaque estão a R. Jumana, que foi reestruturada e tematizada para o Natal, novas calçadas no Tatuapé, e a reforma do Lgo. da Concórdia. Para 2007, algumas das ações previstas são reforçar as fiscalizações e retirar os outdoors irregulares.

Press release: Sylvia Frateschi
sylvia@brsl.com.br . www.brsl.com.br
Publicidade:
Instituições de ensino criam cursos que envolvem o tema da inovação

A Escola de Negócios da PUC-Rio, por sua vez, criou uma sede virtual no ambiente de relacionamento Second Life, na internet.

Para acompanhar as mudanças inseridas com internet e novas tecnologias, universidades estão correndo atrás do conhecimento e abrindo cursos sobre "como inovar". Segundo Boa Chance, publicado no jornal O Globo deste domingo, na busca por modelos didáticos mais eficientes elas estão firmando parcerias com empresas, oferecendo consultorias de executivos e fazendo experiências, como criar, por exemplo, ambientes virtuais no Second Life.

O Ibmec/RJ, por exemplo, vem debatendo a montagem de planos de negócios de empresas com a participação de um observador externo nas disciplinas - um empresário, que funciona como treinador. Já o Laboratório de Automação Industrial da Universidade Gama Filho fez uma parceria com a matriz da Mitsui, no Japão, para criar um canal de comunicação entre a produção dos alunos e os executivos da multinacional.

A Escola de Negócios da PUC-Rio, por sua vez, criou uma sede virtual no ambiente de relacionamento Second Life, na internet. A edição do caderno traz ainda reportagens sobre a desistência do governo de fiscalizar MBAs, os preços dos cursos da temporada e a importância do domínio correto da língua portuguesa.

Origem: O Globo Online.
WindLight traz uma nova era de beleza e realismo ao Second Life

Num mundo em que as imagens são o que mais conta, a Linden Lab tinha de promover o seu mundo virtual. O sistema gráfico WindLight já está disponível em uma versão 'preview' do Second Life, para dar cor aos sonhos dos habitantes do metaverso.

Introduzido em Maio de 2007, em uma fase experimental, como opção ao programa normal e depois ausente nas suas sucessivas atualizações, o motor gráfico WindLight voltou em Novembro às opções de download da Linden Lab, ainda como "previewer" alternativo do Second Life, mas como uma ferramenta necessária do criador no universo dos mundos virtuais, onde a concorrência é cada vez mais forte.


Com o Entropia aproximando-se do motor gráfico usado no jogo Crysis, da editora Electronic Arts (aquele que exige um computador que só existe no sonho da maioria das pessoas...) e outros mundos, como Kaneva ou Metaverse, ou o mesmo o beta HiPiHi, chinês, ameaçando o que alguns, equivocadamente, pensavam ser a hegemonia Linden Lab, é necessário se conseguir boas chances de triunfar diante da concorrência cada vez mais agressiva. Assim o Second Life lança mão finalmente do WindLight diante de seu público.

Comprar nuvens e efeitos

Em Maio deste ano, a Linden Lab anunciou a aquisição da Windward Mark Interactive, empresa responsável pelo desenvolvimento de WindLight, uma sofisticada tecnologia de modelação 3D de efeitos atmosféricos e o Nimble, um simulador realista de nuvens tridimensionais. A integração dessas duas tecnologias no Second Life permitia dar um salto quantitativo em termos visuais ao motor gráfico atualmente em uso.

A equipe de cinco fundadores da Windward juntou-se também à Linden Lab, para acompanhar a personalização desta tecnologia, o que tem sido feito desde então, com uma primeira experiência pública e, agora, uma volta do sistema há muito esperado. E que vem, por certo, dar nova cor ao inverno que se aproxima. Para alguns usuários significa duas coisas: uma boa razão para voltar à exploração do Second Life e uma desculpa a mais para renovar o álbum de fotografias, com as paisagens impressionantes que o módulo WindLight permite obter.

Paraíso de fotógrafos

O sistema usa algoritmos para imitar a forma como a luz é afetada pela variação de fatores atmosféricos, como a poeira ou a humidade, permitindo criar nuances na paleta cromática celeste, nuvens e água, simulando em tempo real as variações do tempo. Em teoria, é possível ter, como se vê no Microsoft Flight Simulator, uma recriação do clima real dentro de Second Life. Assim, por exemplo, quando houver nevoeiro na Serra de Sintra, em redor do Palácio da Pena, é possível, através do link a um centro de dados meteorológicos, indicar ao motor WindLight que sequência deve executar. É possível, mas não é necessariamente assim que a Linden Lab vai proceder.

No modelo do Palácio da Pena que o Expresso usou para ensaiar os efeitos, as nuvens criadas pelo Nimble e os efeitos do WindLight contribuem para o ambiente mágico e romântico que associamos àquele espaço.

O editor incorporado dentro do "previewer" WindLight permite ainda a modificação de todos os parâmetros, para visualização pelo usuário em um determinado local. Quer dizer, cada visitante pode ter o efeito de luz que deseja. O programa inclui também um amplo leque de opções predefinidas que criam ambientes fantásticos com um simples clique do mouse. Isso significa que os fotógrafos virtuais de Second Life podem verdadeiramente 'extrapolar' nos próximos meses, capturando as mais fantásticas imagens das paisagens do metaverso. Como as imagens que ilustram este artigo demonstram. Uma boa sugestão para o fim-de-semana. Faça as malas e se perca nas novas cores do mundo virtual.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:
CURTAS DO SECOND LIFE

Mundos virtuais em expansão
Com a Intel aliando-se ao chinês HiPiHi, a Linden Lab levando o Second Life para a Ásia, com mais empenho, e a plataforma social coreana Cyworld tornando-se um mundo 3D, pode-se dizer que a hype dos mundos virtuais tomou conta do mundo real. Não é de se admirar que o Taatu, um mundo virtual tipo Habbo com raízes na França. Bélgica e Holanda saltaram para as Ilhas Britânicas, onde a versão beta vai começar a rolar. Será que existe tempo para tantas vidas virtuais?

Ministério quer ser virtual
O Ministério Holandês dos Negócios Internos lançou um concurso para determinar a melhor forma da instituição entrar nos mundos virtuais. Segundo o ministro da pasta, o crescimento dos mundos virtuais torna-os em alvos interessantes para os governos, que podem usar esses universos para expandir áreas como a educação ou segurança social. O ministério aceita sugestões dos residentes de mundos virtuais, sobre soluções na implementação de uma presença virtual.

Irlandeses de volta
Após uma primeira experiência que parece ter corrido bem, o Tourism Ireland, organismo que gere a promoção da Irlanda no mundo real, lança uma campanha de marketing que vai durar até 2008, com base na Dublin virtual, um espaço regular de destino de músicos no Second Life e onde a animação é constante. Um leque de atividades está previsto para todo o ano de 2008.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix