sábado, 21 de abril de 2007

Festa marca lançamento do novo VW Golf 2007 no Second Life

Uma réplica do veículo foi apresentada para VIPs e para o público em geral. Zola Vollmar e Monica Herouin, da VW Brasil, prometem novidades para os próximos dias.

Uma festa fechada para VIPs, ocorrida ontem (20/04) às 22 horas no Boulevard Brasil, com produção de Beto Trilling e equipe, marcou o lançamento oficial do novo VW Golf 2007 no Second Life. Na concessionária virtual da Volkswagen Brasil, uma réplica deste veículo foi apresentada primeiramente a um grupo selecionado de residentes, como empresários do mundo real e virtual, além da imprensa especializada. Após as 23:30, a festa foi aberta para que o público geral pudesse conhecer o novo Golf. Inclusive a réplica já pode ser adquirida agora mesmo na concessionária VW Brasil na Boulervard.


No evento, além de velhos conhecidos do Second Life nacional, e da presença ilustre de Ted Bader, editor da Revista VIP, estavam presentes Zola Vollmar, diretor da Volkswagen Brasil, e Monica Herouin, do departamento de marketing da empresa. Gentilmente, eles cederam rápidos depoimentos ao Mundo Linden, não escondendo sua empolgação com o projeto SL, como mídia de marketing inovadora e a serviço da Volkswagen.

Crescimento da VW Brasil no Second Life

Questionado sobre a importância do metaverso para a Volkswagen Brasil, Vollmar (foto abaixo) disse que "o SL é um portal muito expressivo e de grande importância, e que a Volks irá cada vez mais fazer ações neste mundo virtual. A meta da empresa é a perfeição tanto no mundo real como no Second Life. Isso se reflete no sucesso desta festa de lançamento do novo Golf".


Sobre as novas ações da VW no Second Life, Zola Vollmar confirmou que é intenção da VW ampliar seu campo de atuação no metaverso, "colocando à disposição do residente diversas ações inéditas no game, como mais veículos do nosso catálogo e tornar ainda maior a interação e o relacionamento entre a Volkswagen e seus clientes, tornando nossa participação no Second Life ainda mais destacada", afirmou.

Quando mencionamos sobre as ações de outras montadoras, como a Mercedez e a Toyota, Vollmar disse o que pensava sobre a possibilidade de uma nova 'ilha', inteiramente ambientada no universo Volkswagen Brasil. "A Mercedez e a Toyota são ações semelhantes e elas aproveitam o SL para divulgar sua marca. A Volks pretende crescer sim no SL e quem sabe num futuro próximo teremos uma ilha VW com toda estrutura e conforto que os usuários e clientes merecem", concluiu.

"Surgirão novidades nos próximos dias"


Foi o que nos confirmou Monica Herouin (foto acima), do departamento de Marketing da VW Brasil e uma das responsáveis pela atuação da empresa no Second Life. Ela disse estar feliz com a participação da empresa no metaverso. Afirmou ainda que, para Maio, a Volkswagen estará apresentando novidades muito interessantes para os residentes do mundo SL, que proporcionarão maior aproximação deles com a marca e seus produtos. No entanto, não quis antecipar nada além disso para o blog Mundo Linden. Mas, como sempre, estaremos de olho.


Veja outras fotos do evento, CLICANDO AQUI.
Second Life será desligado nesta quarta-feira

Versão 1.15.0 já está pronta para ser efetivada no 'main grid'.

Linden Lab anunciou hoje, no blog oficial do Second Life, que estará fechando os servidores do metaverso, na próxima quarta-feira (25/04), quando atualizará a versão para 1.15.0, já presente para quem quiser testar no beta grid. O procedimento será na parte da manhã e deve durar cerca 6 horas. A atualização do navegador será necessária, para quem quiser 'logar' no Second Life a partir deste dia.

Apesar da nomenclatura '.15' desta versão, a mesma não traz grandes novidades ou mudanças aparentes ao navegador. No entanto, correções críticas e a compatibilidade com novas placas de vídeo justificam a troca da série numérica.

Com informações do Official Linden Blog.
Agência de comunicação brasileira abre sua nova sede no Second Life

A inauguração será marcada por uma festa, para empresários e convidados especiais.

Mais uma empresa entra no mundo virtual para inaugurar sua sede no Second Life, a IN Comunicação, empresa que atua no ramo de comunicação, vem com tudo para garantir seus clientes no mundo real com um atrativo maior: o avançado mundo virtual. A inauguração será marcada por uma festa, para empresários e convidados especiais, realizada em Sunrise, uma ilha especialmente preparada para a empresa.

A festa marca ainda dois grandes acontecimentos: o primeiro aniversário da empresa e o anúncio da parceria com a "ZZN Virtual", empresa especializada em Second Life. O evento será sábado, dia 21 de abril, ás 22h e contará com várias atrações e pessoas populares do Second Life. Uma inauguração imperdível!

Sobre a IN Comunicação

Inaugurada no dia 21 de abril de 2006, a IN Comunicação vem expandindo seus negócios durante esse primeiro ano. Situada na grande São Paulo, conta com uma equipe altamente especializada em todos os segmentos da comunicação.

Com uma cartela de clientes com grande renome, a IN Comunicação vem sempre buscando novidades e idéias que tragam resultados efetivos aos seus clientes, que agora poderão ter seus negócios também no mundo virtual, com a entrada da empresa no Second Life.

Por Zero Night
Fonte: IN Comunicação.

Modelos virtuais brasileiras invadem o Second Life

Viciados em Second Life no Brasil criam comunidade online para lançar "modelos" no mundo conectado.

O game Second Life, que virou febre entre os brasileiros e cruza as fronteiras verde-amarelas em parceria exclusiva com o portal IG, está recrutando novos membros para uma rede online de modelos virtuais criados por jogadores brasileiros. O criador da comunidade SL Models no Orkut.com, Paulo Sérgio Ribeiro, é um dos idealizadores da nova proposta aqui no Brasil. Em parceria com o portal IG, ele planeja a construção de um grupo fechado, uma espécie de casting feito somente por modelos virtuais brazucas na comunidade virtual.

Vale lembrar que recentemente uma marca poderosa de cosméticos realizou um concurso de beleza no SL, premiando o perfil mais bonito com o montante de US$100 mil. No futuro, a Lacoste planeja escolher seis "pessoas" para representar a marca no mundo virtual com direito a salário e campanhas publicitárias. "O Brasil é um dos primeiros colocados no ranking de acessos diários ao Second Life. O único problema é a falta de credibilidade que a maioria dos perfis brasileiros passa para outros participantes. Queremos mudar isso e transformar o SL Models em realidade", afirma Paulo.

Em tempo: não espere ver personagens com o biotipo de Carol Trentrini, Raquel Zimmermann ou Daiane Conterato no Second Life Models! A idéia de "modelo" na cabeça dos jogadores é algo mais voluptuoso, próximo de Adriana Lima e turminha de bombshells da Victoria's Secret!

Por Matheus Evangelista
Fonte: SPFW.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Rede católica Canção Nova prepara mega empreendimento com 25 ilhas

A comunidade e o sistema católico de comunicação Canção Nova está para lançar o segundo maior empreendimento brasileiro no Second Life. É a primeira iniciativa do mundo cristão, em larga escala, no universo virtual da Linden Lab.

Já está em adiantado estágio de desenvolvimento a construção da 'Ilha Canção Nova', um conglomerado de 25 ilhas, que se tornarão o maior centro cristão brasileiro (e mundial) de convivência, relacionamento, eventos e negócios do Second Life. O projeto já estava em execução, discretamente, há cerca de três meses. Uma equipe de 15 pessoas cuida dos diversos aspectos da ilha, como terraplanagem, infra-estrutura, programação, desenvolvimento multimídia, além das gestões comerciais e administrativas do local.


A Ilha Canção Nova já está aberta para visitação, em 4 de suas ilhas, sendo uma admistrativa e 3 comerciais, que podem ser expandidas. Existe também uma grande faixa 'litorânea', com 8 ilhas, a ser utilizada para o lazer e desenvolvimento de atividades esportivas, marítimas, institucionais ou empresariais, com ambientação 'costeira'. Nos setores 'Urbano' e 'Administrativo' (Central), foi adotado um estilo futurista de arquitetura, com equilíbrio entre o 'verde' e o 'concreto armado'. Foi erguido também um grande anfiteatro, ainda em processo de finalização, onde ocorrerão diversos eventos cristãos e de evangelização. As demais ilhas estão reservadas para outras estruturas e atividades específicas, que serão inauguradas gradativamente. Em uma delas, já pode ser vista uma construção arrojada daquilo que parece ser um futura universidade virtual.

No blog oficial da Canção Nova no Second Life, a autora Cynthia Mattosinho, integrante da equipe de gestão da 'CNSL", diz que "a importância da Canção Nova, neste novo meio de comunicação, é proporcionar um canal de relacionamento entre pessoas que buscam uma vida com sentido, meta principal de todos os nossos esforços. A Canção Nova encara esse novo desafio: adentrar em lugares e atingir um público que ela ainda não chegou. Pessoas que, por alguma razão, ainda não foram atingidas, diretamente, pelos nossos meios de comunicação já existentes".

Apesar da conotação 'cristã', a direção da CNSL esclarece que reservou um espaço especial para que empresas, virtuais ou reais, possam aproveitar a infra-estrutura da Ilha Canção Nova e estabelecerem nela suas iniciativas. Lojas prontas e terrenos poderão ser alugados, através de Linden Dólares e Reais. As reservas dos espaços já estão abertas. Estão previstos também, grandes espaços de entretenimento, como um parque de diversões, atividades náuticas, vídeo-entretenimento, dentre outras surpresas.

Papa

Uma equipe foi designada para trazer ao Second Life a cobertura exclusiva da Rede Canção Nova sobre a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil, neste mês de Maio. Telões virtuais estão sendo preparados para que os visitantes possam assistir, com exclusividade no metaverso, a passagem do sumo pontífice ao país.

Canção Nova

A Canção Nova é uma Comunidade Católica que tem como objetivo principal "a evangelização através dos meios de comunicação": TV, Rádio, Internet e também por meio dos produtos do departamento de audiovisual - DAVI, nas produções e comércio de livros, CDs, vídeos, entre outros materiais, os quais são todos destinados à evangelização.

O Sistema Canção Nova é mantido pela "Fundação João Paulo II" - entidade sem fins lucrativos, a qual tem como fonte de recursos financeiros as doações dos associados ao Clube do Ouvinte, sendo assim caracterizada como uma obra que subsiste pela "Divina Providência". A Canção Nova busca restaurar a dignidade da família - "célula-mãe" da sociedade, priorizando o trabalho de formação espiritual de "homens novos para um mundo novo".

Inaugurada em 25 de maio de 1980, a Rádio Canção Nova através das faixas AM, FM, SW1, SW2 tem evangelizado através de uma programação sem propaganda comercial, a qual empenha-se em levar aos ouvintes informações, cultura, educação e formação espiritual através de uma programação dinâmica e variada. Somos uma rádio familiar que deseja levar a proposta de uma nova vida ao mundo.

Em 8 de dezembro de 1989, a TV Canção Nova torna-se uma realidade no Brasil, a qual atualmente conta com 5 produtoras instaladas nas cidades de: Cachoeira Paulista-SP, Aracaju-SE, Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF. A TV Canção Nova atinge todo o território nacional com seus sinais através de antenas parabólicas, 127 operadoras de TV a cabo e 396 retransmissoras. O sinal da TVCN consegue ainda atingir o continente americano, a Europa Ocidental, a África do Norte e Oriente Médio através do sistema de satélites e TVs a cabo.

Sem perder o propósito original de sua inauguração e existência, ou seja a evangelização, a TV Canção Nova apresenta uma programação onde o profissionalismo e a criatividade são fundamentais. O progresso dessa obra também é viabilizado pela interatividade entre todos os seus sistemas de comunicação. Pois acompanhando os avanços tecnológicos, a Canção Nova reconhece a importância da Internet como um grande meio de comunicação, o qual possibilita essa interação.

Percebendo a utilidade dessa poderosa ferramenta que Deus nos concede para a evangelização, a Canção Nova tem se aplicado no cumprimento desse objetivo com lealdade. O Portal Canção Nova, que conta atualmente em média 2.000.000 de acessos mensais, tem levado através da Internet a "Palavra de Deus" a todas as pessoas do mundo.

Com informações do Cancaonova.com.
Sundown mostra foto da moto virtual com ar-condicionado

“Os clientes virtuais poderão opinar sobre a novidade, incluir sugestões de acessórios e fazer test-drive”, afirmou diretor comercial da Sundown.


[Atualização : 20/04] A Sundown revelou nesta sexta-feira a primeira imagem da moto com ar-condicionado, o próximo lançamento da marca, mas para o mundo virtual. A fabricante nacional de motocicletas está investindo 100 mil reais na primeira fase do projeto de construção de uma concessionária virtual, onde a novidade da montadora poderá ser testada e avaliada pelos internautas.

A ação está sendo desenvolvida no Second Life, uma comunidade do universo da Internet que permite as pessoas criarem versões on-line de si próprias. O que começou como brincadeira já virou febre em muitos países e também se configurou como o mais novo campo de investimento de grandes empresas.


O veículo motorizado da Sundown começa a circular na próxima semana no Second Life. A moto terá duas rodas na frente e uma atrás, além de uma cobertura para viabilizar o funcionamento do ar-condicionado
.


“Os clientes virtuais poderão opinar sobre a novidade, incluir sugestões de acessórios e fazer test-drive, além de se cadastrar para encomendar a nova moto que poderá fazer parte da linha de produtos Sundown Motos nos próximos anos”, afirmou Rogério Scialo, diretor comercial e de marketing da Sundown.

A campanha dará espaço para os habitantes de Second Life, chamados de avatares, sugerirem nomes para o modelo. Após a avaliação dos resultados, a empresa partirá para a criação da motocicleta para o mundo real.

Além da máquina com ar-condicionado, a fabricante terá bicicletas e motos disponíveis para o uso no espaço virtual, compradas ou alugadas. A montadora também lançará novos comerciais e promoções interativas tanto para os consumidores virtuais quanto para os de carne e osso
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Fonte: MOTO.com.br
Colunista da ZDNet confirma abertura do código fonte dos servidores do Second Life

O conceituado colunista Steve O'Hear, o mais conhecido entre os residentes do metaverso, confirma as informações dadas ontem pelo Mundo Linden, e avisa: "tudo vai mudar".

Está cada vez mais difícil conter a informação, desencadeada no início da semana pelo colunista Mitch Wagner, e que o Mundo Linden relatou ontem. Segundo o artigo, Joe Miller, vice presidente -da Linden Lab, afirma que está em estudo a possibilidade de se liberar o código-fonte também dos servidores do Second Life. Em termos práticos, porque a Linden sabe que não conseguirá suportar, por muito tempo, sozinha, o crescimento do grid.

Agora quem confirma a informação é Steve O'Hear, um dos mais conhecidos colunistas da ZDNet, que possui o blog mais acessado pelos residentes do Second Life, o 'The Social Web'. Em seu artigo, O'Hear confirma as informações de Wagner e diz que dentro da Linden Lab o assunto é 'tabu'. Ou seja, os funcionários foram proibidos de tocar no assunto, mas sem negar. Para O'Hear é um atestado de veracidade da informação. A Linden deve mesmo abrir os servidores do Second Life, para que os usuários "colaborem na expansão da infra-estrutura", e para "evitar um eventual 'colapso' do grid".

Ao passo de Wagner, O'Hear expecula como então a Linden passaria a gerar receita, tendo em vista que não venderá mais ilhas (sims) no futuro. Ele cita algumas possibilidades:
  1. Consultoria para empresas que desejam realizar grandes investimentos no Second Life;
  2. Vendas e suporte em contratos para usuários 'open source' (permitindo o desenvolvimento terceirizado de novos recursos para o grid); e
  3. Personalizar e criar extensões (add-ons) para uso no navegador SL.
O'Hear considera que muitos negócios de residentes terão que ser revistos, principalmente no tocante aos empreendimentos imobiliários virtuais, que sofrerão um grande impacto. Inclusive sugere aos novos investidores, que pretentem entrar neste tipo mercado, aguardarem os acontecimentos. Segundo O'Hear, "muita coisa vai mudar, pois o acesso à 'terra' será um direito de todos e não mais uma exclusividade de poucos".

O colunista concorda, também, que no início apenas as empresas terão acesso aos servidores, segundo cogitou Joe Miller na entrevista que deu à Mitch Wagner. Mas afirma que esta será uma condição temporária e que muito em breve, 'pessoas físicas' (commom people) poderão gerenciar seus próprios servidores.

Com informações da ZDNet.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

VW lança novo Golf no Second Life

A festa terá quatro horas de duração e todos os participantes poderão participar de um concurso de frases que dará como prêmio aos vencedores um novo Golf, só que virtual.

Uma festa virtual vai marcar amanhã (20) o lançamento do novo Volkswagen Golf no ambiente de relacionamentos Second Life. A festa começará com um coquetel, que será servido a partir das 22h na concessionária VW Haus, que a montadora mantém no Second Life desde dezembro de 2006, na área "Boulevard Brasil", o terceiro ponto mais visitado pelos brasileiros. Para chegar à concessionária, o internauta deve digitar "Volkswagen" no search do jogo.



O lançamento novo Golf contará com a presença dos avatares (uma espécie de encarnação virtual dos usuários) mais populares do Second Life, além de jornalistas e bloggeiros especializados no mundo do automóvel. A festa terá quatro horas de duração e todos os participantes poderão participar de um concurso de frases que dará como prêmio aos vencedores um novo Golf, só que virtual.

Estima-se que quase seis milhões de internautas do mundo inteiro já acessaram o game. Os avatares interagem uns com os outros como se vivessem uma vida real num mundo paralelo ao nosso. Para fazer negócios, eles utilizam a moeda local, o linden dólar, que pode ser comprada com cartão de crédito do mundo real (cada dólar vale 267 linden dólares).

A Volkswagen foi a primeira montadora brasileira a se instalar no Second Life, em 15 de dezembro de 2006. Desde então, a concessionária virtual Volkswagen Haus tem recebido diariamente uma média de 1.355 visitas de internautas. Mais de 50 mil avatares brasileiros já estiveram na loja mais de uma vez.

Até agora, os participantes do jogo podiam comprar três modelos virtuais da marca: Polo Hatch, Polo Sedan e Jetta. A partir de sábado, eles também poderão testar e comprar o Golf 2008, cujo lançamento no mundo real ocorreu em 26 de abril deste ano. A Volkswagen Haus já vendeu mais de 200 carros virtuais. O novo Golf vai custar 140 linden dólares.

Fonte: Carsale.
Conheça a proposta do Active Worlds, outro mundo virtual concorrente do Second Life

O software permite que um usuário construa seu próprio mundo (como eles chamam as 'ilhas'), podendo coordená-lo, sem pagar nada por isso.

O Active Worlds é um software de GMUK (Graphic Multiple User Conversation), que permite que os usuários utilizem o chat dentro de um ambiente em três dimensões, onde o avatar pode explorar, "caminhando" dentro do mundo virtual. No AW, os avatares são representados unicamente por pessoas, com forma humana. Além disso, o software permite que um usuário construa seu próprio mundo (como eles chamam as 'ilhas'), podendo coordená-lo, sem pagar nada por isso. Outros usuários podem construir suas "casas" dentro deste mundo, alterando-o dentro das regras especificadas pelo coordenador e possibilitando também a construção de comunidades entre seus 'vizinhos'.


No Active Worlds, há também duas formas de utilizar o software. Uma como usuário registrado, onde existe a possibilidade de construção de sua representação, dentro do ambiente que seja única e característica, ou como usuário não registrado, ou 'turista', que possui uma única representação padrão, ou seja, um ser humano com uma máquina fotográfica no pescoço e óculos escuros.



O avatar pode movimentar-se livremente dentro dos vários mundos, encontrando outros avatares. Para falar com alguém, ele deve teclar em uma janela para este fim, que será representada para os demais sobre a cabeça do avatar, como 'balõezinhos de quadrinhos'. Além disso, é possível ao usuário estar "dentro" do avatar, ou seja, imergir verdadeiramente no ambiente, em primeira pessoa, ou vê-lo de fora, como terceira pessoa. O avatar pode agir dentro de determinadas formas pré-concebidas pelo programa, como dançar, acenar, sorrir etc. Limitações físicas também podem ser transcendidas, uma vez que o avatar pode elevar-se sobre o solo (levitar) e movimentar-se no ar. O usuário tem ainda a opção de olhar para cima e para baixo.

No Active Worlds, existem também representações gráficas para os "portais", ou seja, locais onde o avatar pode mudar de mundo.

Por Raquel Recuero
Fonte: Pontomídia.
Linden Lab estuda abrir o 'código-fonte' dos servidores do Second Life

Vice-presidente da empresa, Joe Miller, diz que decisão é 'inevitável', devido ao rápido crescimento do grid. E acrescenta: “No futuro, qualquer residente poderia ter sua própria "ilha', com um servidor rodando em sua casa”. No entanto, a decisão ainda não foi tomada pela Linden.

Em um polêmico artigo, escrito nas últimas horas por Mitch Wagner, colunista do 'The Information Week', está ressaltada a possibilidade real da Linden Lab abrir o código-fonte dos servidores que abrigam e 'rodam' o Second Life. No final de Janeiro, a empresa já havia oficializado a abertura do código fonte do navegador SL. Hoje, devido ao crescimento exponencial que o metaverso apresenta, a Linden já pensa em permitir que terceiros controlem seus próprios servidores, que no mundo real representam as 'ilhas' (sim) por onde trafegamos no mundo virtual.

Se a decisão for tomada, qualquer investidor poderá controlar uma ilha sem depender da infra-estrutura da Linden Lab. Isso diminuiria a carga de responsabilidade que a empresa vem assumindo, dia após dia, e que não para de aumentar. Mesmo assim, a Linden não abriria mão do controle dos bancos de dados relativos a inventários e transações financeiras. Caberia aos terceirizadores controlarem as ilhas (servidores), os objetos posicionados nelas (inclusive com sistemas de backup fornecidos pela LL) e a 'saúde' da conexão banda larga exigida no processo.

Wagner fez uma rápida entrevista com Joe Miller, vice-presidente da Linden, onde perguntava ao executivo sobre rumores indicando abertura do código-fonte dos servidores do Second Life. Miller respondeu com uma palavra: 'inevitável'. A empresa vê a opção como uma decisão que terá que ser tomada, pela força das circunstâncias.

Em sua declaração, Miller (foto) afirma: "a Linden Lab é a única controladora de 'ilhas' hoje'. Deste serviço deriva a maior parte da receita da empresa. Entretanto inevitavelmente isso mudará, devido aos fatos (crescimento do grid), possibilitando que nossos usuários possam controlar suas ilhas em servidores próprios, apenas com nossa supervisão. Mas nossos datacenters serão mantidos, para que os 'continentes existentes continuem funcionando. Interessante nisso é a possibilidade real de que, no futuro, qualquer residente poderia ter sua própria 'ilha', com um servidor rodando em sua casa. Mas ainda vamos decidir isso. Eu particularmente considero inevitável'.

Miller, na entrevista à Wagner, dá detalhes sobre o que aconteceria se a decisão fosse tomada: "Técnica e comercialmente, o processo começaria com o licenciamento do código à outras companhias que possuem uma quantidade expressiva de ilhas em nossos servidores. A Linden publicaria então toda sua biblioteca de APIs permitindo que os usuários criem 'clones' dos nossos servidores, possibilitando assim a criação das primeiras ilhas (sims) fora dos nossos datacenters, o que seria um fato histórico para nós. Sob contrato, estas empresas criariam quantas ilhas quiserem, sob nossa supervisão. Com sucesso, em alguns meses, abriremos estas possibilidades à qualquer investidor comum".

Wagner prossegue no artigo, dizendo que sem dúvida seria um grande passo da empresa, que tem demonstrado estar cada vez mais 'sobrecarregada' em ter que cuidar, ao mesmo tempo, dos problemas técnicos apresentados (quase que diariamente), da evolução dos softwares de serviço e de navegação, da 'lag' em alguns continentes ('mainlands), além da própria expansão do grid. O fato de Joe Miller já falar abertamente sobre a liberação dos códigos dos servidores indica, pela experiência de Wagner, que essa possibilidade é 'certa' e que "depende somente de tempo para acontecer".

Caso realmente ocorra, a Linden Lab terá menos responsabilidade e mais tempo para cuidar dos assuntos primordiais do grid, que passaria a funcionar em regime de VPN (virtual private network). As empresas e investidores passariam a suportar uma 'carga' que hoje compete exclusivamente à Linden. "Mas como a própria internet", considera Wagner, "é impossível querer manter tudo em um único local, por muito tempo. Ou seja, o 'dragão cresceu e agora quer sair da toca".

O que pensam os donos de ilhas

Além de ser a maior fonte de renda da Linden Lab, a venda de ilhas também faz parte da receita de muitas outras empresas, que compram estas ilhas e as revendem em pedaços. Este é o modelo de negócio, por exemplo, da chinesa Anshe Chung. A mudança do modelo de negócios na Linden atingiria diretamente os negócios da primeira milionária do Second Life. Wagner diz em seu artigo que Chung não quis comentar o assunto, e arremata que ela tem que rever, assim como a Linden, seu modelo de negócio, para que não tenha surpresas desagradáveis em breve.

Wagner contactou, então, outra 'magnata de terras' do Second Life, mas em escala menor comparada à chinesa. Prokofy Neva, que administra um empreendimento semelhante ao de Anshe Chung, minimiza a notícia, dizendo que todos já sabiam que isso iria ocorrer mais cedo ou mais tarde. No Virtual Worlds 2007, do qual ela participou, o assunto foi comentado em rodas muito 'restritas' de participantes e sem muito alarde. Mas ocorreram de fato os comentários. "Agora parece que o advento dos 'servidores em código aberto' do Second Life está se tornando 'público", constata a empresária virtual.

Neva, que é colaboradora do site SL Herald, afirma ainda que, desde Fevereiro, ouve comentários de alguns membros da Linden Lab sobre a abertura do código também nos servidores. Mas que a decisão estava em estudo e que ainda poderia ser tomada. Ela concorda também que, em um primeiro momento, "apenas as grandes empresas, como a IBM, teriam acesso à estes servidores. Contudo, é certo que os investidores comuns, com eu e você, serão responsáveis pelo 'boom' maior que o Second Life vai experimentar a partir do segundo semestre de 2007. Tudo depende da Linden liberar o código dos servidores".

O que falta para acontecer?

Wagner conclui seu artigo, escrito em duas partes, que a Linden ainda está analisando como gerenciará a supervisão dos servidores remotos, além de quais serviços oferecerá e modelos de contrato que supram a receita financeira que a empresa deixará de arrecadar. Mas analisa que, com o crescimento 'virtual' do grid, proporcionalmente outros serviços que a empresa fornecerá terão cada vez mais clientes consumidores, contrabalanceando a receita da Linden, e com menos carga de responsabilidade, em alguns aspectos, que a empresa detém ainda hoje.

Com informações da The Information Week.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Second Life Brasil disponibiliza seus novos pacotes de publicidade

O período de contrato é de um ano e os valores variam de R$ 30 mil a R$ 100 mil por mês durante os primeiros seis meses.

A partir da próxima semana, quando o Second Life Brasil estará oficialmente no ar, as empresas terão mais um canal para desenvolver suas ações de marketing. O iG e a Kaizen Games desenharam pacotes que já estão disponíveis para o mercado e possibilitam que as empresas façam promoções, ofereçam amostras de produtos aos usuários, simulem situações de uso, realizem pesquisas e eventos ou simplesmente marquem presença no universo da segunda vida com um espaço institucional.

O período de contrato é de um ano e os valores variam de R$ 30 mil a R$ 100 mil por mês durante os primeiros seis meses. O iG ainda oferece a oportunidade de customização dos projetos. “A versão brasileira do Second Life chega ao mercado também como uma nova oportunidade de negócios. As ações dependerão da imaginação dos departamentos de marketing e das agências.”, destaca Marcelo Lobianco, diretor de Publicidade do iG.

O iG e a Kaizen Games lançam inicialmente no mercado opções de mídia avulsa como, por exemplo, espaços para anunciar em pontos isolados como os guarda-sóis da praia de Copacabana, e cinco pacotes comerciais. Neste último caso, estão contemplados patrocínios de tutoriais – áreas onde os novos avatares (personagens) aprendem a viver na comunidade - e espaços para ações institucionais e de relacionamento.

A publicidade no Second Life acontece por meio de ações “in-world”, como comerciais em vídeo, outdoors, relógios de rua e tutoriais, e também pelas ferramentas tradicionais, como banner rotativo no web site do SL e selo fixo no Guia Oficial do metaverso. Há ainda a opção de reunir os dois formatos no blog de informações da comunidade.

As ações “in-world” variam de uma proposta para outra. Nos pacotes de patrocínio para Bancos são utilizados caixas eletrônicos (ATMs) personalizados. Já para Construtora Oficial do Second Life, além da publicidade com outdoors, relógios e painéis, está previsto um lançamento imobiliário a cada dois meses e espaço institucional. A opção Operadora de Telefonia Oficial inclui ações móveis - realizações de eventos, conteúdos exibidos em tempo real, áreas exclusivas para clientes e integração com promoções para a vida real - e espaço institucional.

A proposta para Cartão Oficial, destinado às operadoras de cartão de crédito, tem como grande diferencial o formato de pagamento “in-world”, inédito na versão mundial. Já o pacote de Interatividade permitirá às empresas de diversos segmentos desenvolver campanhas especiais como festas, palestras e workshops.

Fonte: PubliciAd.
Kaizen: 1 Real comprará cerca de 140 Lindens pela cotação oficial brasileira

Câmbio oficial mostra que a representante da Linden Labs no Brasil, conta com tratamento diferenciado, pela americana, no custo de compra do dinheiro eletrônico do Second Life.

A Kaizen Games anunciou, finalmente, a cotação de linden dólares em relação à sua moeda virtual proprietária, o 'Kaizen Cash' (KC$). Pelo câmbio do dia 18/04, serão necessários KC$ 7 para se comprar 1 linden dólar.

Por esta relação, estes serão os custos para o usuário final brasileiro:

  • Volume........Quanto custa?.....Quanto compra?
  • KC$ 6.500........R$ 6,50........L$ 928
  • KC$ 9.000........R$ 9,00........L$ 1.285
  • KC$ 18.000.......R$ 18,00.......L$ 2.571
  • KC$ 34.000.......R$ 34,00.......L$ 4.857
  • KC$ 48.000.......R$ 48,00.......L$ 6.857
  • KC$ 90.000.......R$ 90,00.......L$ 12.857
  • KC$ 170.000......R$ 170,00......L$ 24.285

As compras do Kaizen Cash já estão liberadas, através de cartão de crédito (somente VISA por enquanto) ou boleto bancário (CEF). Para isso o usuário precisa estar cadastrado no site da Kaizen, adquirindo seu 'Passaporte'. A liberação dos créditos em KC$ é feita mediante compensação do boleto, que pode durar até 4 dias úteis, segundo o site da Kaizen. De posse destes créditos, o residente se dirige ao site Second Life Brasil e efetua a conversão e envio dos linden dólares para o seu avatar no in-world.
Second Life terá prévia virtual de desfile do circuito da moda carioca

Avatares vão desfilar 16 modelos da coleção verão 2008 e residentes do game online poderão provar e adquirir 4 deles.

O Second Life ambientará na próxima segunda-feira (23/04) um desfile virtual que reproduzirá 16 modelos que serão apresentados no Seminário Tendências de Verão 2008, evento que faz parte do calendário da moda carioca e acontece no dia seguinte (25/04), no Teatro Sesc Ginástico, no Rio de Janeiro.

Na versão virtual do evento, personagens do jogo online desfilarão roupas inspiradas nos modelitos reais. O evento acontece na Ilha Búzios - um dos ambientes do mundo digital - a partir das 21 horas (horário de Brasília) ou 5 p.m. (horário do Second Life), sem hora para terminar.

Além de assistir ao desfile e conhecer em primeira mão as tendências para o verão de 2008, os visitantes poderão experimentar e adquirir, gratuitamente, quatro das 16 peças criadas para o evento, segundo a gerente do Centro de Tecnologia de Moda do Senac Rio, responsável pelo projeto, Ana Lavaquial.

Depois do desfile, os convidados podem participar de uma festa comandada por DJs, na qual será sorteada uma bolsa real. Além disso, os organizadores premiarão em Lindens, moeda do jogo, as melhores fotos tiradas do evento.

A partir de 27 de abril, na Ilha Buzios, haverá uma exposição com fotos do Desfile Verão 2008 Senac Rio no Second Life e do Seminário Tendências de Verão 2008, realizado pelo Centro de Tecnologia em Moda do Senac Rio.

A versão brasileira do Second Life, que será hospedada pelo portal iG, está prevista para estrear na próxima semana.

Fonte: IDG Now!
Problemas com bugs adiam o desligamento do Second Life programado para hoje

Apesar de não oferecer nova data, Linden diz que o desligamento ainda é necessário.


A Linden confirmou que está adiado o novo desligamento do grid para atualização de serviço e do navegador do Second Life, programado previamente para esta quarta-feira (18/04). Entre os motivos que levaram a empresa a esta decisão, está a instabilidade relatada por muitos residentes, ainda nas questões de travamento e inoperância de login, na versão 1.14 do navegador.

O adiamento serve para que a empresa tenha mais tempo para sanar estes problemas e que os mesmos não se 'acumulem' aos problemas que possam surgir com a versão 1.14.3, que seria habilitada hoje. A Linden diz que mantém o horário normal de desligamento, que ocorrem entre 7 am e 12 pm, horário da California. Mas não manifestou uma nova data para o desligamento, que segundo a empresa é certo de ocorrer até a próxima semana.

[Atualização: 15:50] A Linden informa em seu blog que precisou adiantar o processo de 'downtime', para corrigir problemas apresentados nas 'Ilhas de Orientação'. O Second Life ficou fora do ar por cerca de 2 horas e 15 minutos. Uma hora após o desligamento, Torley Linden informou que o sistema de login do main grid 'caiu', mas que foi recuperado minutos depois, seguindo da reabertura do grid.

Este desligamento emergencial não se refere ao desligamento que informamos acima neste tópico. O próximo 'downtime' continua para a semana que vêm, no entanto sem uma data específica ainda definida.

Fonte: Blog oficial do Second Life.
Beta grid do Second Life já está na versão 1.15.0

Previsão da Linden para que este beta seja efetivado, é no próximo mês.

A versão atual do beta grid do Second Life (Aditi) já se encontra atualizada para versão 1.15.0. Pela sua condição 'beta', esta versão chega com diversos 'nós a serem desatados' antes da sua efetivação, provalmente ainda no mês de Maio. A Linden Labs convida novamente a todos que quiserem participar, efetuar o download do novo beta, e contruibuir com informações importantes para o aperfeiçoamento do navegador.

Quem quiser baixar e experimentar os novos recursos do beta 1.15.0, clique aqui.

Com informações da SL Insider.
Rede online do 'PS3 Home' alcança a marca de 600 mil usuários, em quatro meses

De janeiro a abril de 2007, a rede online que abrigará o 'Playstation 3 Home', da Sony, alcançou 600 mil contas registradas e uma marca superior a 3,7 milhões de downloads.

Em entrevista ao site Gamepro, a diretora da Playstation Network, Susan Nourai, revelou que, em breve, serão efetuadas "várias mudanças" no serviço, embora não tenha especificado mais detalhes sobre o assunto.

Construída para competir com a XBox Live, a rede online do console de última geração da Microsoft, que conta com mais de seis milhões de clientes, a PS Network tem como principal trunfo o fato de ser gratuita. Ainda em 2007, será lançada o Playstation Home, comunidade virtual da Sony, no estilo do Second Life e para quem tem PS3, que integrará os usuários desta rede.

Fonte: Diário Digital.

terça-feira, 17 de abril de 2007

iG e Kaizen anunciam oficialmente a versão brasileira de Second Life

Versão chega meses atrasada e promete 2 milhões de usuários para 2008, o que tornaria o Brasil a segunda maior potência do mundo virtual.

Os mais de 200 mil brasileiros que acessam o universo virtual do game Second Life já podem contar com uma versão brasileira do misto de jogo e comunidade virtual, como anunciaram hoje a Kaizen Games e o portal iG. A versão localizada do game estará disponível para os usuários entre o final do mês e início de maio (bem atrasado para quem previa um lançamento já no final do ano passado, segundo os primeiros informes das duas empresas).

O anúncio, feito nesta terça-feira, foi focado no mercado publicitário, de olho nas agências que querem embarcar na onda do SL localizado. Entre as vantagens da versão localizada do jogo estão a possibilidade de comprar créditos em reais, com cartão de crédito nacional e até mesmo boleto bancário (na versão internacional, só com cartão de crédito), além da disponibilidade de instruções de uso e o suporte técnico em português.

O acesso dos usuários ao universo virtual é gratuito, mas os usuários precisam pagar se quiserem personalizar seus avatares (nome dado às personificações dos usuários no jogo) ou se quiserem comprar propriedades e itens como veículos, terrenos e casas.

Para acessar o game, basta baixar o software cliente do game, que estará disponível no site do Second Life brasileiro. Segundo divulgaram os executivos do iG e da Kaizen Games, projeções dão como certo de que o game terá mais de 2 milhões de brasileiros como usuários ativos até o próximo ano.

Por Alexandre Barbosa
Fonte: Estadao.com.br
Estudo mede percepção das marcas presentes no Second Life

Agência francesa entrevistou mais de 1000 avatares, perguntando a eles qual a primeira marca relacionada ao Second Life que se lembram. Veja aqui o resultado.

Adidas e IBM pode ser consideradas, hoje, as marcas mais famosas com presença no Second Life. É o que conclui um estudo realizado pela Reperes, agência francesa especializada em 'marketing viral'. Este é o mais recente levantamento de mercado feito com base no mundo virtual da Linden Labs.

O relatório foca medir, por parte de público, a percepção das marcas que já fazem presença no Second Life, criando também uma relação entre uma proporcional percepção das mesmas no mercado corporativo 'real'. Essa medição verifica também o desempenho destas companhias no mercado publicitário, para tornar conhecidas as suas iniciativas na comunidade virtual. Foram entrevistados 1.085 avatares, durante 5 dias, no último mês de março. O resultado pode ser visto no gráfico abaixo (clique nele para ampliar):


A Adidas, por uma pequena margem, ultrapassa a IBM como a marca mais famosa presente no Second Life. Especialistas não consideram uma surpresa pois a Adidas tem feito o projeto mais arrojado de marketing virtual que o Second Life já viu. A IBM permanece entre os primeiros pois é considerada uma marca 'tradicional' entre os avatares, tendo em vista que ' Big Blue' foi a primeira grande parceira da Linden Labs, quando tranformou o seu 'LindenWorld' em 'Second Life'.

A surpresa fica por conta da BMW, que ultrapassou a Merdedez Benz no relatório. A primeira tem realizado uma estratégia de marketing bem mais modesta que a segunda. Outras supresas consideradas 'ruins' por alguns especialistas são as posições da 'The Starwood Hotels Aloft' e da 'PA Consulting'. Ambas construiram grandes e fantásticas estruturas em suas ilhas, com primor estético e funcional. Partiparam também de muitos eventos realizados por outras iniciativas. No entanto, aparecem entre as últimas posições do ranking. Aparentemente movimentos 'inócuos'.

Em comunicado, por ocasião da divulgação deste relatório, a Reperes confirma que estará realizando novas pesquisas de marca, no mínimo, a cada 3 meses. O blog Mundo Linden está credenciado no Brasil para receber e publicar em primeira mão estes novos relatórios. Aguarde.

Com informações da Kzero.
Alguns dos estudantes assassinados nos EUA eram residentes do Second Life

Espalham-se no metaverso manifestações de tristeza e solidariedade com as famílias dos 32 mortos pelo atirador de Blacksburg, Virgínia.

O dia 16 de Abril de 2007 ficará marcado na história americana como o do maior ataque realizado contra estudantes em um prédio público. O fato ocorreu ontem (segunda-feira, 16/04) em Blacksburg, cidade pacata com 40 mil habitantes, no estado americano de Virginia. Um atirador enlouquecido matou 32 pessoas, entre professores e estudantes, e depois se suicidou com um tiro de rifle contra a própria cabeça.

A chacina aconteceu exatamente no campus do Virginia Tech, local de estudos avançados sobre tecnologia e informática. Neste prédio, alguns alunos utilizavam o Second Life para realizarem conferências virtuais e estudarem os efeitos de um mundo virtual na sociedade.

Quem relata isso à nossa reportagem é Milosum Czervik, fundador, editor e diretor executivo do SLED Picayune, conhecido site de notícias sobre o metaverso da Linden Labs. No mundo real ele é professor de ciências tecnológicas do Virginia Tech, local do massacre. Ele disse que no momento da tragédia, estava do lado de fora do campus, se dirigindo para uma nova turma onde daria uma de suas aulas programadas.

"É realmente a última coisa que se espera em uma cidade pequena como Blacksburg, ou em um campus universitário. Ao contrário dos nossos colegas que vivem e trabalham em grandes centros urbanos, gostamos de pensar que estamos razoavelmente seguros de atos de loucura insana como a tragédia de hoje", lamenta Czervik.

Homenagens

Forcythia Wishbringer, líder do Elf Circle, grupo temático com mais de 600 membros, posicionou luzes em volta de sua ilha, que ficarão acesas por 24 horas. Na Info Island, foi erguido um memorial onde qualquer residente poderá pegar e acender uma vela virtual, bem como deixar flores. Uma escultura de um 'homem ajoelhado, com os braços levantados ao céu', como se perguntando "Por quê?", criada por Darrien Lightworker completa o aspecto solene do local.

Na ilha de Kula, um memorial também foi construído em memória das vítimas de Blacksburg. Plataformas de mateira, com 32 velas (representando cada vítima) 'iluminam o local. Estas velas ficarão acesas por tempo não definido.

Com informações do SLNN.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Second Life sedia novo 'Big Brother' virtual

Iniciativa é da Endemol, dona do reality show, e da criadora de games Eletronic Arts. Participantes criarão avatares no mundo virtual para participar de "programa".

A desenvolvedora de jogos Eletronic Arts (EA) e a Endemol, criadora do formato do programa "Big Brother", anunciaram nesta segunda-feira (16) uma parceria em um novo projeto, que pretende combinar os reality shows de TVs com a realidade virtual do Second Life.

Chamado de “Virtual Me” (Eu Virtual, em português), o novo produto de entretenimento on-line irá permitir que os jogadores criem um avatar, ou uma versão virtual deles mesmos, para participar de versões on-line de programas populares da Endemol, como o "Big Brother". As empresas planejam lançar o reality show virtual nos próximos meses.

Gerhard Florin, vice-presidente executivo da EA internacional, chamou o projeto de “uma forma híbrida de entretenimento que leva o jogo além do console.”

“As pessoas estão começando a gastar mais tempo on-line do que assistindo TV. Os dois mercados são agora importantes, e isso tem grandes implicações para os criadores de conteúdo”, disse Peter Bazalgette, chefe de criação da Endemol.

Fonte: G1/Reuters.
Agência VM2 agora também faz parte do Second Life

Prédio da empresa está localizado na Ilha Boutique, onde são apresentadas peças de seu portfolio.

A Agência VM2 agora também está participando da nova febre virtual Second Life. O game é um fenômeno mundial e já conta com mais de 200 mil usuários no Brasil e agora está sendo utilizado como um novo canal de divulgação e comunicação de anunciantes.

A Agência VM2 já possui uma sede no simulador da vida real e começou a desenvolver diversos projetos em 3D para seus clientes de diferentes setores explorando a realidade virtual e as possibilidades de negócio e em breve poderemos conferir essas novidades.

Fonte: Olhar Direto.
Coca-Cola anuncia oficialmente hoje sua entrada no Second Life

Uma das maiores multinacionais do planeta consolida o metaverso Linden como o veículo de publicidade 3D na internet.


Nesta segunda-feira (16/04), a Coca-Cola Co. anuncia oficialmente sua entrada no Second Life. Latas e 'Coke Machines' virtuais já tinham sido vistas em diversas ilhas, levando a crer que a multinacional estaria se movendo para o metaverso. Uma das maiores provedoras de conteúdo Millions of Us, em parceria com a agência Crayon Marketing, detentora da conta publicitária da Coca-Cola no Second Life, está responsável pelo desenvolvimento da sede virtual da empresa no metaverso. A 'set up' da Coca-Cola no Second Life já pode ser vista na Ilha Crayon.


Não há detalhes de como os executivos da empresa pretendem divulgar esta iniciativa no mundo real. Mas eles indicam que será algo 'audacioso' e talvez a maior publicidade baseada em Second Life jamais feita.

"Estamos realmente entusiasmados sobre este projeto", afirma Cleon Goff (na foto abaixo, à direita), vice-presidente da Crayon, empresa especializada em conteúdo virtual. "É o nosso primeiro grande projeto no Second Life, com um cliente que dispensa comentários. Do lado deles, posso garantir que o entusiasmo é o mesmo, tendo em vista o crescimento exponencial que o Second Life apresenta, mês a mês".

A avatar Mikayla Ares, criadora do grupo 'Coca-Cola Drinkers', perguntada sobre o que achava da entrada oficial da empresa no Second Life, respondeu: "Como consumidora do refrigerante e usuária costumas do metaverso, só tenho a ficar feliz e ansiosa pelas novidades que a Coca-Cola poderá trazer ao nosso mundo virtual. Com este passo a empresa mostra a outras que o Second Life é um bom investimento e que cada um poderá fazer sua parte para torná-lo um universo cada vez maior e rico em pessoas, recursos e empreendimentos".


A Coca-Cola tem tradição em criar iniciativas inovadoras na internet. No website oficial da companhia, os visitantes podem criar seus próprios cartões virtuais ou participar de desafios, como criar novos personagens para suas próximas campanhas publicitárias, ou criar novos temas musicais para seu game em fase de produção. Com estes exemplos, é certo de que a Coca-Cola poderá entrar com novidades inéditas e interessantes para os residentes do Second Life.

Com informações da SLNN.
8 dicas para prevenir ataques 'griefer'

A BusinessWeek disponibilizou um mini manual sobre como coibir ataques 'griefer', prevenir o vandalismo virtual e o que fazer quando sua propriedade estiver 'sob fogo'.


Enquanto mais empresas e grupos comerciais aderem à proposta do Second Life, eles também aprendem que suas propriedades são vulneráveis ao vandalismo virtual ('griefering'). Basta perguntar à CNET, por exemplo, o que aconteceu na entrevista realizada com Anshe Chung, quando órgãos sexuais masculinos se multiplicaram inundando a sala de entrevista. Tem também o caso do pré-candidato democrata, à Presidência dos Estados Unidos, John Edwards, quando seus comitês eleitorais do metaverso foram 'entupidos' de cartazes marxistas, leninistas e anti-americanos, incluindo imagens ofensivas.

Estes são casos clássicos que os 'griefers', como se auto proclamam os vândalos virtuais do Second Life, adoram mostrar ao mundo, promovendo desordem e desconforto no metaverso. Além disso existem casos de roubo, confusão, geração de lag e outros tipos de vandalismos relatados. Há quem diga que para evitar ser vítima desses arruaceiros, nada melhor do que 'abandonar o Second Life'. Decisão equivocada.

Alguns especialistas do metaverso Linden se juntaram e formaram o AGSO (Operações Especiais Anti-Griefer). Trata-se de um grupo de contra-resposta em que, há cerca de um mês, os integrantes abandonaram suas atividades comercias e, como voluntarios, passaram a tratar especialmente do assunto. Apoiados pela Linden Labs e por outras grandes empresas reais, presentes no metaverso, como a IBM, estes voluntários conseguiram na semana passada detectar e relatar a presença da arma 'Grid Destroyer', inutilizada pela equipe da Linden, conforme noticiamos no domingo. O grupo já lançou um banner, que pode ser posicionado em várias propriedades, informando que aquela land está 'Protegida e Monitorada pela AGSO' (em breve o Mundo Linden mostrará como aderir ao serviço, a princípio gratuito).

Entre alguns resultados positivos obtidos, o grupo de contra-resposta lançou, com exclusividade na BusinessWeek Online, 8 dicas para que o proprietário de terras no Second Life possa evitar ataques 'griefer' em seu local. Acompanhe:

• Escolha a melhor ferramenta de proteção
O Second Life é baseado em princípios de 'administração-própria', ou seja, proprietários de terras definem suas regras de comportamento. Comparados com outros mundos virtuais, o metaverso Linden é o que oferece maior personalização neste sentido.

• Crie listas ou grupo de convidados
Nas ilhas consideradas 'não-públicas', com acesso restrito, os donos das terras criam listas de nomes de avatares que podem entrar nelas. No entanto é mais fácil definir um terreno ou ilha a um grupo de trabalho, e incluir neste grupo somente aqueles autorizados a interagir no local.

• Bloqueie a construção pública de objetos
Ao definir um grupo para uma ilha, pode-se também indicar níveis de interação permitidos aos avatares. Salvo aqueles que serão parceiros, investidores ou locatários na sua ilha ou terreno, proiba à todos os outros a criação pública de objetos, modificando as definições de grupo na função 'everyone'. Isso impedirá a instalação de armas e outros objetos nocivos ao ambiente.

• Se puder, tenha sua própria ilha
Parece uma dica para as 'elites', porém o BusineesWeek menciona que apenas donos de ilhas tem poderes absolutos sobre estes locais. Inclusive com bloqueio de vôo e teleporte. Pode-se também ativar o sistema de anti-colisão, impedindo que objetos 'derrubem' outros, o que pode ocorrer caso bombas do tipo 'collision' sejam lançadas pelos griefers.

• Crie uma 'lista negra' de griefers
A AGSO estará lançando, junto com a IBM, uma lista de avatares considerados 'personas non-gratas' no metaverso. Além de baixar esta lista, o proprietário de terra poderá incluir novos avatares à mesma, que serão analisados e aprovados pelo grupo de contra-resposta.

• Ignore os vândalos
A Linden Labs recomenda ignorar e banir os griefers. Aqueles que apenas lançam ofensas e constrangimentos ao ambiente podem ser apenas 'silenciados'. Já os vândalos que usam armas, estes devem, por sugestão da Linden, ser banidos do local. Todo avatar que é banido de uma ilha, automaticamente entra em um grupo de 'observação e análise' da gestora do metaverso. Caso se confirmem as atitudes do bagunceiro, a Linden cancela seu avatar e todo seu inventário é perdido.

• Informe abusos à Linden
Toda ilha possui suas próprias regras de comportamento. Como dono de terra, você é a autoridade local e deve ser respeitado. Caso isso não ocorra, relate à Linden Labs o 'abuso' referente ao avatar em questão ou a um objeto indesejado posicionado por ele. Exemplo: é muito fácil identificar o dono de uma arma 'cage'. Basta clicar com o direiro do mouse sobre a 'gaiola' e você saberá quem lançou o objeto no terreno. Com mais dois cliques você reporta aquele 'abuso' à Linden Labs. Um verdadeiro 'dedo duro' virtual.

• "Não faça aos outros o que não quer que façam a você"
É o que diz Sandy Kearney, diretora do departamento de Mundos Virtuais e Internet 3D da IBM. Ela afirma que, em muitos casos, os 'griefers' praticam suas ações como medida de vingança. Acrescenta também que, "se você é dono de ilha, um pouco de respeito ao seus visitantes poderá lhe trazer simpatia e evitar prováveis situações de vandalismo e ataques".

Com informações da BusinessWeek Online.

domingo, 15 de abril de 2007

Linden inutiliza arma hacker com poder absoluto de destruição

Grupo de hackers programadores desenvolveu um sistema de negação de serviço, extremamente mortífero, para desestabilizar o Second Life, com ataques que ocorreriam a partir deste domingo, em diversas ilhas do grid.


Informações de alguns residentes levaram a Linden Labs a localizar, em seu banco de dados, uma das armas mais potentes já vistas no grid. Esta arma, denominada 'Grid Destroyer', que foi construída por um grupo denominado 'PN - Patriotic Nigra' (Negros Patrióticos), teve seus scripts inutilizados pois uma análise indicou seu alto grau de destruição.

O Grid Destroyer é uma arma, do tipo 'ataque de negação', mas que supera as outras devido a sua velocidade e potência de ação. O grupo PN desenvolvia este bélico em sigilo e já havia realizado testes na semana passada, quando houveram relatos de que algumas ilhas simplesmente 'travaram'. O ataque desta arma consiste em um objeto 'auto-replicante' e extremamente rápido que, utilizado sequencialmente em várias ilhas, poderia 'fechar' o grid do Second Life. Residentes que presenciaram os 'testes' relataram imediatamente à Linden o episódio, que agiu de forma rápida e em sigilo, para evitar a antecipação dos ataques, que estariam agendados para este final de semana.

Quando lançado em uma sim (ilha), o Grid Destroyer lança particulas que viajam 150 metros em extrema velocidade. Estas particulas se auto reproduzem, iniciando um processo de lag irreversível. As particulas vão então se multiplicando exponencialmente, de tal forma que a ilha 'trava'. Cada um dos objetos replicados criam infinitas replicações em diversas direções, gerando um campo de força incrível, estourando a capacidade de 15000 primitives que cada ilha detém. O ataque é considerado tão forte que pode inclusive destruir diversas estruturas posicionadas nas ilhas em que a arma atua.

Os relatos acima são de residentes que presenciaram um dos testes, inclusive capturando uma foto acima, quando a 'bomba' estava iniciando o processo. Alertada, a Linden fez uma varredura, em seu banco de dados, à procura da tal arma. Quando a encontrou, apagou seu script imediatamente. Sabe-se que o avatar criador deste script já se encontra banido do grid.

Mesmo com estas contra-respostas, a Linden Labs teme que existam cópias deste script salvos fora do metaverso. A empresa tem enviado alguns notecards, para residentes, relatando a situação e sugerindo que donos de ilhas ativem o bloqueio de posicionamento público de objetos e que desativem temporariamente o recurso de 'colisão' e construção pública. São ações que podem minimizar a ação o Grid Destroyer, caso o objeto retorne ao banco de dados do Second Life. A Linden finaliza que está disponibilizando uma equipe para investigar o caso e tentar localizar a fonte dos ataques, e do script, inclusive com identificação de IPs na RL.

Com informações da SLNN.