sábado, 8 de março de 2008

Momento fashion: Cor

A cada semana, a parceria Mundo Linden e Mundo SL traz uma superdica de moda para você!


Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Model/Modelo:
Lucyanni Writer
Look elaborado por: Lucyanni Writer

Blusa/Shirt
Loja/Store: :bijou:
Model/Modelo: Cruise jacket armparts [Pink]

Cabelo/Hair:
Loja/Store: ETD
Model/Modelo: Kit-Platinum

Sapatos/Shoes:
Loja/Store: Maitreya

Model/Modelo: Slinky Stiletto Footshape

Manicure
Loja/Store: Love Soul
Model/Modelo: Nail*Rame*(Purple)

Óculos/Glasses
Loja/Store: primOptic
Model/Modelo: Reban glasses

Meias/Socks
Loja/Store: Maitreya
Model/Modelo: Anklets Lilac

Pele/Skin:
Loja/Store: KM
Model/Modelo: Sandflower Skin Medium

Bolsa/Bag
Loja/Store: Armidi Gisaci
Model/Modelo: Gordie Leather Bag - Enchanted Forest

Olhos/Eyes
Loja/Store: Cavendish
Model/Modelo: Fatal Blue

Jóias/Jewell
Loja/Store: Mojo

Model/Modelo: Earth, Moon & Star Belt Charm

Saia/Skirt
Loja/Store: [ND]
Model/Modelo: Pleated Jean Mini

Clique nos nomes das lojas para se teleportar.
Click in the name of the stores to teleport.

Contato:
Para montar o look de sua loja, ou sugestão, entre em contato com Claudia Poitier ou Lucyanni Writer:
e-mail: Claudia: claudiapoitier@gmail.com
MSN: Luciana: lucy-writer@hotmail.com
IM: add claudia Poitier (SL)
IM: add Lucyanni Writer (SL)

Clique aqui para acessar o perfil de Claudia no Orkut
Clique aqui para acessar o perfil de Lucyanni no Orkut

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Torley: explorando o "mini-mapa"

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra que o mini-visualizador de mapa tem muito mais recursos do que nós imaginávamos. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,549 novas inscrições, levando a população a um total de 12,744,935 avatares;
• Pico máximo de 58,725 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:30 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 29,453 logados por volta das 05:15 desta madrugada. Média do dia: 47,382.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.36 (quanto menor, melhor);
• A atualização do software dos servidores, nesta quinta-feira, apresentou uma falha leve que impedia a recepção de "abuse reports";
• Linden Lab anunciou uma série de mudanças imediatas para as ilhas "vazias", também conhecidas como "Openspace sims";
• O professor Juan Cole disse que o monitoramento de usuários de mundos virtuais e MMOs por agências governamentais é algo impraticável, inconstitucional e altamente suspeito;
• Usuários que já adotaram o uso do Havok4 para testarem regularmente, foram presenteados com um novo navegador "release candidate", que suporta esta tecnologia. Houve também uma atualização da versão deste serviço no beta grid;
• Linden Lab detectou um bug na "junção" das ilhas que, em muitos casos, interferia nos relatórios de ranking de acessos. A correção já foi implementada e futuras junções de ilhas estarão livres do problema;
• Sarah Robbins (aka. Intellargirl Tully) foi nomeada como editora do Blog SLED (Second Life Education).

Origem: Massively.
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Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 8 de Março de 2007.

Capacete leva 'força do pensamento' a games e comunidades virtuais, como o Second Life

'Second Life' da Intel simula a vida de um CIO

sexta-feira, 7 de março de 2008

Quanta energia consome um avatar?

"O custo energético dos aparelhos supera já o seu custo de produção", afirmaram os especialistas da IBM, na CeBIT 08.

Uma boa parte dos produtos eletrônicos consome quase o mesmo em "stand by" como se estivesse em uso, o que, com a energia a preços altos e sem perspectiva de queda, transforma a "tecnologia verde" em algo muito interessante no mercado de eletrônicos, o chamado "Green IT".

"Nove terawatts/hora consomem todos os equipamentos do mundo em stand-by", estas informações foram apresentadas pela Fujitsu-Siemens, o que equivale a produção total de uma usina nuclear.

Para combater esta situação, a empresa apresentou um monitor TFT/LCD de 20 polegadas que consome zero watts quando está apagado. Não havia nenhum monitor convencional (tubo catódico) entre os 5.500 expositores da CeBIT. Mais de cinco milhões de televisores tela plana serão vendidos em 2008 no mundo, segundo dados da própria indústria, todos eles consumindo mais energia que os antigos monitores catódicos.

A Internet, parece inofensiva, mas é um dos maiores inimigos do meio ambiente: a rede mundial mantém milhares de servidores e clientes ativos, consumindo através de seu hardware a energia equivalente a produção de 14 centrais elétricas, segundo especialistas.

Analisando quanto consome um avatar de Second Life e de acordo com os mesmos especialistas, chegaremos ao consumo médio total de um apartamento com 3 moradores.

Ainda que as mudanças climáticas não tenham sido até agora preocupação dos "geeks" tecnológicos e com certeza ainda não será a prioridade, a CeBIT 08 deixou claro que o Ecologicamente correto será tema recorrente na mídia a partir de agora.

Origem: Rede ABC.es Foto: Paulo Frias / Discurso de outro mundo.
Fecomercio, iG e Kaizen debatem potencial de negócios no Second Life

Durante o debate, será lançada uma cartilha criada pelas três instituições para orientar as pessoas que têm interesse em participar do metaverso.

O iG e Kaizen Games promoverão um debate sobre as perspectivas do Second Life para os negócios na sede da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) no próximo dia 12 de março, às 09h30.

A discussão será conduzida pelo presidente do Conselho Superior de Tecnologia da Fecomercio, Renato Opice Blum, o CEO da Kaizen Games, Maurílio Shintati, e por Margot Pavan, coordenadora de conteúdo Second Life e consultora de audiência do iG. Durante o debate, será lançada uma cartilha criada pelas três instituições para orientar as pessoas que têm interesse em participar do Second Life como empreendedores, mas não sabem como fazê-lo.

Interessados em participar do debate devem incluir seu nome na lista de presença pelo e-mail: raquel.aranha@hotmail.com.

SERVIÇO:
  • Data: 12/03/2008
  • Horário: 09h30
  • Local: rua dr. Plínio Barreto, 285 – 3º andar – Bela Vista – São Paulo
  • Tema: Second Life – Perspectivas
Origem: Second Life Informa.
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Série "Dicas Rápidas do Torley":
03 - Atalhos da Barra de Chat


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,038 novas inscrições, levando a população a um total de 12,731,386 avatares;
• Pico máximo de 58,471 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:05 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 30,815 logados por volta das 05:55 desta madrugada. Média do dia: 44,199.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.37 (quanto menor, melhor);
• Reinicialização geral das ilhas começou na noite de quarta-feira e durou todo dia de ontem, para atualização do software dos servidores;
• O portal de suporte da Linden estará sendo atualizado para melhorar sua navegabilidade. Algo muito bem vindo por sinal;
• Linden Lab pretende contratar um grande grupo de funcionários. A empresa realizará recrutamentos na próxima semana, em um evento em Brighton;
• Lalinda Lovell, criadora da "Wonderland", promove o lançamento de mais um grid Second Life não-oficial, o "Litesim.com", baseado na plataforma OpenSim;
• Próximo RC (release candidate) do navegador oficial Second Life terá o recurso "HTML no primitive" (textura web). Entretanto, nem todas as ilhas estarão inicialmente compatíveis com o serviço;
• Cel Edman está provisoriamente suspendendo a venda do "Sculptypaint", devido a problemas de copyright em pacotes de texturas presentes em sua ferramenta.

Origem: Massively.
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Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 7 de Março de 2007.

Sony anuncia rede virtual que pode concorrer com o Second Life, na plataforma Playstation 3

Second Life brasileiro vai investir US$ 3 milhões no metaverso

Gadget virtual, à venda no SLExchange, permite que residentes vejam outros avatares sem roupa no Second Life

Ainda sem suporte ao Windows Vista, Linden libera build 58877 do Second Life 'First Look'

quinta-feira, 6 de março de 2008

Centro Cultural Bradesco no Second Life recebe especialista em propaganda

Impactos do universo digital na publicidade e no marketing é tema em debate a ser realizado amanhã (7).

Nesta sexta-feira, 7 de março, às 17h30, o auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life - tinyurl.com/2ax7xe - recebe o especialista, Ricardo Zagallo, para ministrar palestra e debater com os internautas temas atuais relacionados a consumo, gestão e comunicação.

Diretor executivo do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing - CAEPM, núcleo da ESPM, Zagallo apresentará resultados de pesquisas sobre o universo digital realizadas pela instituição, entre eles, impactos das comunidades digitais no consumo, publicidade e marketing no ciberespaço, eleições e campanha digital, entre outros. Doutorando e Mestre em ciências da comunicação, Zagallo reúne 15 anos de atividade como redator publicitário e diretor de criação e atuou como professor universitário em várias disciplinas setoriais.

Centro Cultural Bradesco
Link: inyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br

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Livro de especialista mostra os primeiros dias do Second Life

O cronista Wagner James Au, do blog New World Notes, está lançando uma história abrangente dos dias iniciais do Second Life e da Linden Lab, em San Francisco.

Quando os executivos da Linden Labs, de San Francisco, criaram o Second Life, sentiam que estavam realizando algo histórico. Por isso, para manter um registro detalhado sobre sua criação, contrataram um jornalista que acompanharia o crescimento do primeiro mundo virtual da Web. Agora esse cronista, Wagner James Au, está lançando uma história abrangente dos dias iniciais do Second Life, com o livro "The Making of Second Life: Notes from the New World" (HarperCollins, 25,95 dólares).

O Second Life deixou de atrair tanta atenção, no ano passado. O crescimento do sistema se estabilizou, e investigações da imprensa apontaram para possíveis fraudes e casos de pornografia infantil dentro das fronteiras da comunidade. As esperanças iniciais quanto à comercialização de marcas reais no Second Life não foram concretizadas na prática. Mas, com 1,2 milhão de usuários ativos, o empreendimento continua a ser líder no setor de mundos virtuais, que vem se expandindo rapidamente, e oferece o maior conteúdo e uma base de fãs muito dedicados.

Embora muita gente tenha um personagem -conhecido como "avatar"- no Second Life com aparência próxima à do jogador, há pessoas que escolheram animais de desenho animado falantes ou robôs para representá-los. Os ambientes são igualmente variados, de reproduções de cidades européias a áreas com temas mais fantasiosos ou mais relacionados à ficção científica.

A Linden Lab fez repetidas tentativas de colocar um produto em oferta apenas para descobrir que uma combinação de restrições financeiras e da vontade de seus clientes a levava a oferecer algo bem diferente. Por exemplo, uma das experiências mais características e memoráveis no Second Life é a de voar. Basta apertar um botão e o avatar sobe graciosamente à estratosfera, como imaginamos que o Superman faça.

Mas o vôo, recorda Au, surgiu praticamente por acidente. Em um mundo virtual repleto de edificações e colinas, ninguém tinha tempo para programar os avatares de forma a que pudessem galgar encostas, o que exigiria mais tempo do que permitir que voassem. Da mesma forma, a Linden Lab presumia que deveria criar um mundo para que os jogadores o ocupassem, mas só depois que os programadores começaram a usar seu próprio produto eles perceberam que seria melhor permitir que os usuários construíssem o mundo que preferissem.

Vídeo promocional do livro:



Escrito por Eric Krangel, para Reuters Brasil.
Scripters atenção: lançado novo editor de LSL

O programador holandês Alphons van der Heijden, no SL conhecido por Alphons Jano, desenvolveu um editor para LSL (Linden Scripting Language) lançado no último dia 29 de Fevereiro, já em versão avançada.

A ferramenta chama-se LSLEditor e é de grande utilidade. Facilita o desenvolvimento pois é externo ao browser, roda em ambiente Windows, com todas as características de um bom editor. Totalmente diferente de desenvolver scripts escrevendo em Notepad ou utilizando o HotDog, que não são soluções pensadas para o Second Life.


Para programadores de LSL que não são experts, principalmente aqueles cansados de escrever scripts externamente, salvar tudo e depois testar no metaverso, repetindo este processo por diversas vezes, a solução cairá como uma luva.

Muitos scripters novatos desistem de desenvolver soluções ou funcionalidades para o SL por esta dificuldade. Com o LSLEditor, o processo é todo facilitado permitindo que estes novos desenvolvedores não desistam, ampliando a base de colaboração nesta área.

A ferramenta tem apenas apenas 796Kb, e vem recheada com muitas funcionalidades e exemplos de scripts, que serão úteis para quem deseja iniciar no mundo do LSL.

O download está disponível aqui.

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Marketeiros recomendam uso do Second Life aos políticos de Portugal

Debate apontou metas, regras e o uso de novas tecnologias para o marketing eleitoral.

António Cunha Vaz, que tem sido o responsável pelo marketing político da atual liderança do PSD, aconselhou ontem Luís Filipe Menezes (foto) a tentar as novas tecnologias para atrair os eleitores. E disse mais: "Qualquer partido de oposição devia ter um 'Second Life' para mostrar aos portugueses como faria se fosse Governo." Esta foi uma das novidades de um debate entre Cunha Vaz e o ex-ministro Jorge Coelho realizado na Universidade Lusíada, em Lisboa, na última quinta-feira.

Houve muito mais convergência do que divergências entre os dois participantes neste debate, moderado por Francisco Almeida Leite, do DN. Coelho sublinhou que as agências de comunicação são hoje essenciais no marketing político. Veterano de mais de vinte campanhas, o ex-ministro considerou irrepetíveis os tempos em que "tudo era feito sem pés nem cabeça, a partir de uns palpites". E narrou a sua experiência como observador em duas campanhas de Tony Blair, mencionando os princípios básicos de marketing adoptados pelo anterior chefe do governo britânico. Eis três deles: "Exagerar no anúncio das políticas para obter melhor cobertura mediática", "Nunca anunciar uma medida que não possa ser anunciada mais duas ou três vezes" e "abandonar uma política que seja mal recebida pela opinião pública". Não faltaram sorrisos do público presente no auditório da universidade. Sorrisos que redobraram quando Coelho - também sorridente - garantiu não haver correspondência entre estes princípios e a actual realidade portuguesa...

A maior divergência surgiu no capítulo do financiamento das campanhas. Coelho defende o financiamento público, enquanto Cunha Vaz admite o privado. E o ex-ministro concorda com o alargamento de prazos que medeiam entre o exercício de um cargo governativo e uma função privada numa área anteriormente tutelada por esse responsável. "A imagem dos políticos está muito degradada", reconheceu.

Origem: Diário de Notícias.
Série "Dicas Rápidas do Torley":
02 - Controles Avançados de Movimento


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 14,245 novas inscrições, levando a população a um total de 12,718,348 avatares;
• Pico máximo de 58,892 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,123 logados por volta das 06:15 desta manhã. Média do dia: 45,209.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.08 (quanto menor, melhor);
• Jornalista Jason Farrel, da "Sky News", abriu um debate sobre o Second Life e acabou sendo hostilizado pela audiência presente ao evento;
• Marca "The Rock Vault" inaugura ação comercial no Second Life, vendendo T-Shirts "macabras" para a turma do heavy-metal;
• Três músicos famosos do Second Life realizarão apresentação 'física' no bar "Rock-It", em San Francisco;
• Após 25 meses em estágio 'alpha', o navegador Second Life para Linux chega ao estágio 'beta';
• Linden Lab anunciou mudanças nas regras de transferências de ilhas inteiras, para evitar fraudes nas vendas, monitoradas há alguns meses.

Origem: Massively.
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Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 6 de Março de 2007.

Especialista em marketing de relacionamento e CRM ministra primeira palestra virtual da Petrobras


Vídeo tutorial: aprenda a criar uma bandeira que tremula ao vento

quarta-feira, 5 de março de 2008

Comportamento online: Quando eles fingem que são mulheres para jogar

Quem são e o que pensam os gamers brasileiros que criam personagens femininos para participar de jogos online.

“Oi, tudo bom? Quantos anos você tem?”, pergunta um Orc verde e grandalhão a uma bela elfa loira. “Vinte e dois”, ela responde. O papo começa casualmente também no mundo dos games virtuais, só que, aqui, geralmente termina em uma ajuda para terminar uma missão, uma doação de itens raros e um punhado de moedas de ouro.

Felipe luta com avatares mulheres para aumentar a raiva do perdedor

Quem conhece bem o universo dos Massive Multiplayer Online (MMOs) – jogos em que você cria um personagem e entra em um servidor onde mais 200 mil pessoas estão conectadas – sabe que somente 15% dos jogadores são, realmente, mulheres, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos EUA. Logo, entende (ou desconfia) que o mais provável é que, por trás daquela bela espécie de elfa, haja um cara barbudo controlando as teclas do PC.

Em um mundo tão masculino há bastante espaço para confusões de gênero e flertes, que com freqüência resultam em enrascadas e situações embaraçosas. Em entrevista ao Link, alguns jogadores brasileiros contam por que decidiram assumir sua parcela feminina.

“Os homens criam personagens femininos por vários motivos. Primeiro porque, se todos criassem avatares masculinos, o mundo (dos games online) seria infestado de meninos e isso seria muito cruel e tedioso”, diz Elton Penella, 25 anos, analista de Administração e Controle, que criou uma menina para homenagear a filha da namorada. Outra razões são agradar os (próprios) olhos, quebrar regras e, embora Penella não tenha dito isso, tirar alguma vantagem.

“Pessoalmente, acho a anatomia feminina bem mais bonita, enche meus olhos”, afirma o designer de games Fábio Florêncio, de 27. O problema é que Florêncio resolveu assumir mais do que apenas um personagem e acabou por viver uma vida dupla por dois anos e meio.

“Sempre perguntavam meu nome, sexo e idade. Em uma dessas situações, decidi fazer algo diferente para ver no que dava e respondi: Juliana/feminino/23. Então combinei com os meus amigos e, sempre que alguém pedia informações sobre minha personagem, eles faziam comentários de como ‘ela’ era legal e, principalmente, bonita fora do jogo”.

A personagem de Fábio se tornou familiar entre os jogadores e rapidamente ficou famosa.“Não demorou muito para que minha caixa de correios ficasse abarrotada de presentes. Quando eu precisava de ajuda para uma missão mais difícil, muitos ‘cavalheiros’ se propunham a ajudar”.

Entre uma mentirinha e outra, Fábio fez grandes amizades e passou por alguns perrengues para conservar sua faceta feminina, como colocar a irmã para falar, quando era necessário o uso de voz, criar um e-mail especial e arrumar fotos falsas. “Se eu falasse a verdade, perderia amigos virtuais e credibilidade”, diz.

Apesar de conhecer os benefícios de ser uma menina no jogo, Fábio afirma que não foi isso que o fez criar um avatar feminino. “Foi algo como ser arrastado pela correnteza, mas os benefícios trazidos acabaram por justificar a farsa”.

Penella concorda que personagens garotas ganham uma atenção extra. “Na maioria das vezes, o pessoal respeita muito e dá uma atenção especial, ajuda nas missões, esclarece dúvidas. E tem aquele tipo que já arrasta a asa para cima”, ri.

Gustavo Iemes, 22 anos, empresário, sentiu o gosto de estar do outro lado da história. Quando jogava Ragnarök Online aos 15 anos foi enganado por um sujeito: “Ele me disse que era uma menina e pediu minha ajuda, tinha até MSN com foto falsa. Nos dávamos muito bem, era até perfeito demais”, conta.

Ele descobriu a maracutaia de modo brusco: um dia tentou acessar sua conta e descobriu que a tal “menina’ havia roubado seu dinheiro virtual, seus itens e tinha apagado todos os seus personagens. “Cheguei até a tentar conversar com ele, mas ele me destratou. Hoje parto do princípio de que todos são homens e trato-os de forma igual. Mas sempre vai ter alguém que vai cair no conto da menina que joga”, conta.

Felipe Monteiro, 22 anos, administrador, revela por que decidiu encarnar uma menina ao participar de jogos online: “No jogo as mulheres possuem a mesma destreza física que os homens, não há diferença entre os sexos, e, mesmo assim, a maioria dos homens liga o avatar feminino ao ser feminino real e, portanto, acha que ele é mais frágil. Sempre gostei de criar personagens meninas para duplicar a raiva do perdedor”.

FALAR A VERDADE

Os três entrevistados que possuem personagens femininos concordam que os games online são ótimos lugares para fazer amigos e criar vínculos, mesmo que travestido no sexo oposto. “Existe o fator social, que se assemelha ao mundo real, pois todos queremos ser reconhecidos e amados”, pondera Fábio.

"No entanto", afirma Elton, “apesar de ter todo o direito de criar um personagem feminino, não faça teatro e nem se aproveite dos outros jogadores porque um dia a casa cai”. Fábio que o diga, pois teve de sair foragido do servidor. Continua jogando como menina, mas garante ter recomeçado “minha rede de contatos da maneira certa: falando a verdade”.

Por Flávia Gasi, do Link.Estadão.
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Terrorismo em mundos virtuais

O governo americano, presta atenção à atividade dos avatares em mundos virtuais, na busca de ações de grupos terroristas. A BBC News revela agora detalhes da operação.

O governo dos EUA iniciou um projeto de desenvolvimento de estratégias para detectar terroristas que estejam utilizando os mundos virtuais. A operação, com o nome de código Reynard, pretende reconhecer comportamentos 'normais' em mundos online e actividades anómalas. Pretendem-se desenvolver técnicas e ferramentas que sirvam os agentes que 'caçam' terroristas e grupos de terror na Net ou em mundos virtuais.

O projeto foi bem recebido pelos especialistas que dedicam-se na perseguição de grupos que utilizam a Web para organizar ou levar a cabo diversos ataques. A BBC News continua informa sobre "um relatório enviado ao Congresso pelo Office Director of National Intelligence (ODNI) que coordena o trabalho das agências de inteligência nos EUA. Nesse relatório, (...) o projeto Reynard é descrito como 'um enorme esforço para estudar o fenômeno emergente das dinâmicas sociais (em particular as terroristas) nos mundos virtuais e nos jogos online de grande divulgação, e as suas implicações para a comunidade.

Ao tornar públicos os dados, os investigadores do projeto Reynard tentarão desenvolver estudos para estabelecer 'normativas comportamentais'. Uma vez identificadas, Reynard poderá então 'aplicar o que se aprendeu para detectar automaticamente comportamentos e ações suspeitos nos mundos virtuais'.

"É um passo muito positivo", afirma Andrew Cochran, fundador e administrador da Counterterrorism Foundation. "Já há alguns anos que seguimos e detectamos a presença da jihad na Internet". Roderick Jones, vice-presidente da Concentric Solutions, afirma que "é um passo muito importante neste momento. Precisamos saber a sua forma de agir para definir novos métodos que podem ser necessários para lidar com novas ameaças, uma vez que os métodos das leis tradicionais não se ajustam mais."

Em resumo, avatares de todo o mundo: mantenham-se atentos às "normativas comportamentais" definidas pela agência americana, sob pena de se tornarem suspeitos e potencialmente vistos como pertencentes a grupos terroristas.

Second Life, como outros mundo virtuais, pelo seu grau de liberdade tem esta virtude: garante uma gigantesca quantidade de postos de trabalho das mais altas patentes da "inteligência" mundial, na tentativa de encontrar "padrões" de comportamento semelhantes aos que atentam contra as liberdades na primeira vida!

Origem: Discursos de Outro Mundo - Dr. Paulo Frias (Universidade do Porto).

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Série "Dicas Rápidas do Torley":
01 - Zoom In & Out


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:




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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,968 novas inscrições, levando a população a um total de 12,704,103 avatares;
• Pico máximo de 59,224 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,972 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 45,310.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.30 (quanto menor, melhor);
• Cisco lançou seu novo roteador ASR1000 pelo Second Life;
• Mudança nos formatos postais causou problemas para o Snapzilla (bem como para qualquer outra pessoa que se utiliza destes formatos);
• Linden Lab emitiu resposta em relação a novas denúncias de pedofilia virtual da Sky News;
• Linden Lab isolou o problema de baixa performance observado em algumas ilhas, através de inclusão de uma correção nos servidores, que agora suportam a versão 1.19.1.

Origem: Massively.
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Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 5 de Março de 2007.

Italianos contra ministro em mundo virtual

Petrobras entra no Second Life e faz palestra virtual

Profissionais de design e scripting estão sendo recrutados, em Jacqueland, para trabalharem na RL

"Sanitários camping": para quem gosta de realismo ao máximo no Second Life

terça-feira, 4 de março de 2008

Podemos lutar contra o estresse no Second Life?

Esta é a pergunta que o Dr. Daniel Hoch do Massachusetts General Hospital vai explorar. Já existem, algumas organizações dentro de Second Life que fazem estudos semelhantes.

A proposta de Dr. Hoch é criar pela primeira vez uma clínica completa, desenvolvendo procedimentos dentro do SL, é possível que seja o primeiro ensaio clínico completo no Second Life.

O grupo está procurando voluntários na região de Boston, onde oficializará a parte burocrática da pesquisa, cadastrando estes voluntários na RL (primeira vida) através do Benson-Henry Institute of Mind Body Medicine.

Mesmo que todo o processo não seja eficiente para o tratamento efetivo, a pesquisa busca pelo menos comprovar dois benefícios. Esperam confirmar se o sistema de Mensagens Instantâneas (I.M.) é suficiente para que o profissional de saúde receba um bom feedback sem interromper a sessão, bem como, pretendem criar ambientes virtuais em 3D com a função de induzir o paciente a um relaxamento que servirá de base terapêutica.

Certamente uma utilização consciente e revolucionária do SL no campo da pesquisa médica.

Origem: Boston Globe.
Nova Mainland Brasil permite trocar Lindens por Reais

O novo website da empresa promove a automatização completa de ações, para agilizar serviços de cobrança e pagamentos por usuários nacionais, além de serviços de faturamento, com muito mais segurança para os empreendimentos.

Quase um ano depois da chegada do Second Life no Brasil, o novo website da Mainland Brasil recebeu uma reforma que inclui novos serviços direcionados ao usuário empreendedor do metaverso. A principal novidade é a introdução do mercado de Linden Dólares da Mainland Brasil, que deixará a conversão de moedas mais prática e fácil ao oferecer troca de lindens por reais aos usuários brasileiros.


Seguindo a maré internacional que gera bons lucros em circulação monetária no metaverso, os brasileiros podem finalmente interagir com o Second Life e se tornarem verdadeiros empreendedores virtuais. "Milhares de pessoas no mundo todo, bem como centenas de brasileiros, já complementam as suas rendas ou vivem, exclusivamente, dos lucros obtidos em empreendimentos no Second Life e na Mainland Brasil. Com essa nova facilidade da Mainland Brasil, as oportunidades de lucro ficam ainda maiores e mais acessíveis", diz Maurílio Shintati, CEO da KAIZEN Games.

Os empreendedores imobiliários também foram beneficiados com novos serviços completos com compra, locação e leilão de terrenos e ilhas virtuais. Para entrar neste mercado, o usuário pode adquirir terrenos ou uma ilha inteira e criar seu próprio empreendimento e inclusive agregar valor às suas terras.

O novo website promove ainda a automatização completa de ações, para agilizar serviços de cobrança e pagamentos por usuários nacionais, além de serviços de faturamento com muito mais segurança para os empreendimentos que vão de pequenas lojas até grandes conglomerados de ilhas e shoppings. Aproveitando as novidades do mercado, foi lançado também o exclusivo sistema de publicidade nowebsite e in-world, que acompanha as tendências mais populares da internet. "Todo empreendimento no metaverso, à semelhança do mercado convencional, necessita ser divulgado para tornar-se conhecido pelos seus futuros clientes", justifica Shintati.

A Mainland Brasil também tem novidades nos planos de assinatura que visam atender melhor aos diferentes perfis de usuário: a conta Básica continua sendo gratuita e permite que os novos residentes explorem livremente os recursos do metaverso e desfrutem de todos os conteúdos e serviços. Já a conta VIP, ideal para aquele usuário que já tem certa experiência no metaverso e mais necessidade de interação, oferece ao residente assinante uma semanada de L$ 150 (cento e cinqüenta Linden Dólares), suporte técnico da equipe da Mainland Brasil e direito a participação em eventos e promoções exclusivas para assinantes. O valor da mensalidade da conta VIP é de R$ 9,90.

A atual conta Premium foi modificada e agora se destina aos usuários que querem fixar a sua residência no metaverso, para receber os seus amigos e compartilhar informações com a sua comunidade. O valor da mensalidade da conta Premium é de R$ 19,90 e dá ao assinante uma semanada de L$ 300 (trezentos Linden Dólares). Já a nova conta Empreendedor, que custa R$ 29,90, é voltada para os residentes empreendedores da Mainland Brasil e fornece acesso a todos os serviços necessários ao desenvolvimento de negócios no Second Life (compra, venda e leilão de terras e ilhas virtuais). A semanada da conta Empreendedor é de L$ 500 (quinhentos Linden Dólares). Visite agora a Mainland Brasil para conhecer todas essas mudanças e aproveitar que todas as ilhas e terrenos estão com preços promocionais de lançamento com descontos de até 50%.

Origem: Second Life Informa.
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Cisco usa o Second Life para testar nova unidade de processamento "QuantumFlow"

O roteador ASR 1000 agrega voz, vídeo e dados, com baixo custo, alta performance e ecologicamente correto. Demonstrador entrou em operação nesta segunda-feira (03) no datacenter da Linden Lab.

A Cisco Systems Inc. lançou nesta segunda-feira (03) um novo roteador para processamento de voz, dados e vídeos, construído sobre o novo processador desdenvolvido pela companhia, o "QuantumFlow". O equipamento é resultado de cinco anos de pesquisas e investimentos, orçados na casa dos US$ 250 milhões.

Segundo nota da Cisco, o ASR 1000 estará disponível para o mercado a partir de Abril, com opções de dois, quatrou ou seis racks, custando a partir de US$ 35.000. Entretanto, usuários do Second Life poderão experimentar hoje mesmo o poder e performance do "QuantumFlow", visitando a ilha da Cisco no metaverso. A companhia forneceu à Linden Lab uma unidade do roteador para abrigar sua região virtual. Assim, quem visitar a Cisco no Second Life estará sob processamento remoto do ASR 1000.

Este equipamento é destinado para uso em aplicações WAN designadas ao acesso em rede de alta capacidade. É ideal para intranets locais ou externas, em construções circundantes, como campus de universidades, complexos corporativos, industriais, hospitalares, etc. "O ASR 1000 é apontado por especialistas como o roteador de maior performance da atualidade", é o que afirma Jonathan Davidson, diretor de produtos para rede da Cisco. "As capacidades embutidas no novo roteador vão eliminar a necessidade de implantar múltiplas aplicações de única função, com menor consumo de energia, o que ajuda a diminuir custos e a preservar o ambiente, devido aos materiais empregados na sua construção", acrescentou Davidson.

Já o novo processador "QuantumFlow", o 'coração' do aparelho, integra dois chips, um para processamento de pacotes e o outro para 'buffering' (carregamento de dados) e funções agendadas. Seu poder de processamento é igual a 19.2 bilhões de instruções simultâneas, em um intervalo de 0.5 segundo. Suporta 160 processos ativos, ao mesmo tempo, através de seus 40 núcleos. Segundo especialistas, é o maior poder de processamento em rede em um único dispositivo até agora.

No Second Life, a Cisco agendou uma demonstração pública do ASR 1000. Além dos residentes experimentarem a performance da ilha da companhia, no metaverso da Linden, será uma forma de mostrar na prática, aos investidores interessados, que o equipamento está pronto para uso comercial, industrial e institucional.

Com informações do ComputerWorld.
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 12,542 novas inscrições, levando a população a um total de 12,690,135 avatares;
• Pico máximo de 57,551 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:10 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,946 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 43,858.
• Mais 2.000 ilhas tiveram seu software atualizado por volta das 10:00 da manhã (Brasília). A noite, contudo, houveram vários relatos de redução consistente de performance nas regiões atualizadas;
• Cisco anunciou a utilização dos primeiros processadores "Quantum" em alguns servidores do Second Life, a partir desta terça-feira (04);
• Sky News/Five News estão relatando um novo escândalo envolvendo pedófilos no metaverso. Já estão até procurando um novo nome para o escândalo, pois "Wonderland" já está em uso;
• Linden Lab está contratando analistas e engenheiros Unix/Linux para sua filial a ser aberta na Austrália;
• O Massachussets General Hospital está procurando voluntários para um ensaio clínico sobre as potenciais possibilidades do Second Life na redução do estresse;
• Descobrimos e estamos investigando algo interessante na relação entre as novas inscrições e os acessos simultâneos (concurrency). Em breve relataremos nossas conclusões.

Origem: Massively.
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Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 4 de Março de 2007.

Sexo, drogas e máfias agitam mundo paralelo do Second Life

Paraibanos descobrem possibilidades da “vida paralela” no Second Life

Para psicólogo, Second Life é uma ‘droga’

Residente cria novo método de publicidade e causa pânico entre donos de lands

segunda-feira, 3 de março de 2008

realXtend lança o melhor pacote para metaversos livres da atualidade

Baseado na plataforma OpenSim, time de programadores lançam simultaneamente um servidor avançado de região e o primeiro navegador 3D desenvolvido especialmente para esta plataforma. O realXtend, além de também acessar o grid da Linden, já permite utilizar páginas web como textura dinâmica nos primitives.

Apenas duas semanas após o lançamento da sua primeira versão, o realXtend acaba de lançar a nova versão 0,2 do seu pacote de viabilização de mundos virtuais. Desta forma, se disponibilizou aquilo que, até o momento, é a melhor e mais completa solução para que qualquer interessado crie e disponibilize publicamente seu próprio metaverso. Este kit, antigamente composto apenas de um navegador 3D de código aberto, agora assume o projeto OpenSim, fornecendo um servidor com alto grau de avanço, completo e com muito mais recursos que o original, conhecido por "Standalone Server". O realXtend inclui agora novas características essenciais, como servidor de inventário pré-configurado e personalização livre de avatar.

Navegador reaXtend permite acessar grids da Linden e do OpenSim

O realXtend é um agrupamento de novas e antigas idéias, com o objetivo de se criar um produto revolucionário, combinando as melhores delas. Muita gente tem aguardado, com o advento do OpenSim, que alguém disponibilizasse um produto pronto com as tecnologias mais populares dos mundos virtuais. O que destaca o realXtend é a possibilidade de personalização do seu personagem e poder trafegar facilmente entre regiões com uso de seus servidores (a nível de software). Ou seja, a criação de um grid é mais fácil neste caso e a movimentação de objetos entre regiões parece ter sido solucionada. Muitos consideram o realXtend a solução definitiva para os adeptos do "Second Life livre".

"Temos feito testes e eliminado erros, tantos quantos possíveis, e temos algumas novas características principais. Uma delas é o nosso sistema de Avatar. Rodando pela nossa solução, os avatares foram totalmente redesenhados para suportarem sua tranferência entre uma região ou outra, ou mesmo entre grids diferentes. Nas plataformas mais antiquadas, isso não era possível. Desta forma, o avatar ficava 'preso' a um mundo único", é o que afirma a gerente de projetos da realXtend, Jani Pirkola.

Personalização de avatares e teleporte

Pelo 'real', um avatar agora pode ser projetado com um pacote de modelagem 3D utilizado por designers profissionais e animadores. "A concepção e a animação de um avatar, com qualidade humana, é algo difícil. O que fizemos, então, foi fornecer avatares padrão, bem desenvolvidos, dando amostras aos novos profissionais para que estes saibam qual caminho devem trilhar, sem precisar 'encontrá-lo' primeiro. Também estamos produzindo as ferramentas para modificações destes avatares, na esperança de ver grandes personagens sendo produzidos", disse Pirkola.

Servidor conta com ilha totalmente montada, inventário ativo e é compatível com o Windlight

A realXtend lembra que outra característica importante em implementação é a do teleporte entre regiões e grids diferentes, com o mesmo avatar e inventários. O processo está bem avançado e, entre os resultados previstos, a possibilidade técnica e definitiva no qual avatares OpenSim poderão 'adentrar' no grid Second Life, da Linden Lab, e vice versa. Espera-se que o sistema de teleporte avançado multi-grid esteja pronto ainda no primeiro semestre de 2008.

Navegador 3D

"A realXtend adotou o uso de licenças BSD para todos os componentes do servidor e do navegador. Fizemos isso ao observar que, cada vez mais, as empresas estão rejeitando softwares e soluções com licenciamento restritivo, o que não permite a personalização de um determinado sistema para a realidade corporativa do cliente", comenta Jani Pirkola. Segundo ela, o realXtend começou primeiramente no desenvolvimento de um navegador 3D alternativo ao do oficial Second Life, utilizando-se das licenças de código aberto liberadas pela Linden e, com isso, tentar trazer uma experiência mais avançada de navegação dos mundos virtuais, além de criar navegadores personalizados para seus clientes potenciais.

realXtend permite o uso de páginas web como texturas dinâmicas nos primitives

Assim como o 'server', o navegador 3D da realXtend está com seu desenvolvimento bem avançado, contando com praticamente todos os recursos de seu similar oficial. Navegação web na tela do próprio programa, personalização através de 'peles' e um código extremamente 'enxuto', com menor consumo de memória, são os destaques. Mas o que chama mesmo a atenção é que o realXtend se antecipou ao Second Life e já permite que usuários utilizem páginas web para gerar texturas dinâmicas para os primitives. Porém, apenas através dos grids remotos ou locais, rodando o servidor do mesmo fabricante. Espera-se que a Linden compatibilize este recurso, no grid oficial, em breve.

Pirkola diz que o projeto do navegador deu uma pequena pausa, com o surgimento da plataforma OpenSim. Neste momento, a realXtend mudou seu foco e passou a trabalhar paralelamente com o navegador e o servidor. O objetivo, com isso, era criar um produto único e livre, que permitisse a qualquer empresa construir seu próprio metaverso, com um grid no tamanho da sua realidade e nível de investimento. Em todos os momentos, o desenvolvimento foi feito baseado nas licenças BSD pois, como no Linux, a idéia da realXtend é vender 'consultorias' e não o produto em si, que é grátis e pode ser baixado a qualquer momento.

"A visão de futuro do realXtend é a mesma. A internet 3D vai acontecer e queremos antecipar isso hoje. Todos estamos acostumados a utilizar uma internet 2D que já se mostra entediante. Nossa abordagem é a de que a rede mundial pode se tornar um ambiente fantástico, permitindo que todos tenham uma experiência de realidade virtual para entrenimento e utilidade profissional. Estamos comprometidos, com o aporte de investimentos de empresas interessadas, em tornar nosso produto livre um impulsionador para esta nova realidade, ao alcance de qualquer pessoa que deseja um 'algo mais' da internet. Continuem visitando nosso site para se manterem informados, em primeira mão, sobre estas novidades", convida a gestora do projeto.

Site do projeto: www.realxtend.org
Download do navegador e do servidor (v0.2): clique aqui.
Galeria de fotos: clique aqui.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152


Assista o vídeo oficial do realXtend:



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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:


• 13,018 novas inscrições, levando a população a um total de 12,677,593 avatares;
• Pico máximo de 63,644 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34,298 logados por volta das 04:50 desta madrugada. Média do dia: 47,526.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.02 (quanto menor, melhor);
• O grid principal sofreu com a lentidão nos serviços de inventário e transações financeiras, ao longo deste domingo, o que parece ter desencorajado a muitos efetuarem login neste dia. A partir do final da tarde, o problema se agravou consideravelmente, forçando milhares de residentes a deixarem mais cedo o Second Life.

Origem: Massively.
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Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 3 de Março de 2007.

Philip Rosedale: o dono do universo

União Européia sinaliza que tem planos para ingressar no Second Life

Grid do Second Life sai do ar para manutenção em 7 de Março

domingo, 2 de março de 2008

CURTAS DO SECOND LIFE

Concerto no Tagus Club
Enquanto se prepara tudo para as noites de recordação dos Pink Floyd e AC/DC, no Second Life, é tempo de ouvir, já no sábado à noite, o concerto dos BedNoise na abertura do Tagus Club. A festa, que começou na sexta-feira, reuniu Dj's que também enchem a noite de sábado, após os BedNoise... irem para a cama? O Tagus fica em slurl.com/secondlife/Ghastbury/93/43/94 . O concerto dos BedNoise podem ser assistidos pelo slurl.com/secondlife/Speedstar/53/228/98.

FIAT virtual
Depois de ter começado com um espaço virtual simples, a FIAT avançou para uma mais ambiciosa presença em Second Life. Agora, quem visitar sua ilha (slurl.com/secondlife/Fiat/133/130/26) pode ver um veículo da marca ser montado e apreciar uma série de outras coisas... Curiosidade: o espaço da marca italiana é de construção assinada por brasileiros.

Tailândia faz planeta
Não é no Second Life, mas no Entropia Universe que o governo da Tailândia está erguendo a "Ciber City". Um espaço de tecnologias da informação que vai alojar-se num "planeta", dentro daquele metaverso. A cidade será uma cópia de um espaço real, destinado a acolher novas tecnologias, que está sendo construído na Tailândia real.

Cervantes no Second Life
O Instituto Cervantes abriu um espaço no Second Life, estendendo para lá as atividades da instituição, criada pelo governo espanhol em 1991. Um dos projetos anunciados é o do ensino do espanhol no SL. Alunos da rede mundial do instituto foram escolhidos para essa experiência piloto, que integra as aulas virtuais com jogos criados no Second Life, obrigando o uso da língua... de Cervantes.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 2 de Março de 2007.

LSL Wiki retorna com sua base de dados em novo domínio