terça-feira, 7 de setembro de 2010

Emerald Viewer é bloqueado definitivamente pela Linden Lab.

O visualizador (viewer) Emerald, acaba de ser bloqueado para acesso ao Second Life. Estima-se que 1 em cada 3 residentes utilizavam o Emerald para acessar o mundo virtual em 3D. Leia esta notícia em primeira mão, em português, aqui no MundoLinden.Net.

por: Jean Liberato

O Emerald foi desenvolvido por um grupo de programadores totalmente independentes da empresa criadora do Second Life (a Linden Lab), mas recentemente a Linde Lab não aceitava a participação de ex-funcionários, que estavam transformando o projeto no melhor sistema (viewer) de acesso aos servidores oficiais do Second Life.

Muitos rumores de que o Emerald iria continuar ativo, mesmo que sem suporte, acabam de ruir! Neste momento o visualizador não acessará os servidores da Linden Lab, obrigando seus utilizadores a mudar de programa de acesso.

Ou seja, com o poder absoluto por ser a mantenedora do mundo virtual, a Linden Lab obriga o mundo a aceitar apenas os projetos que bem entender. É uma pena, pois, muitos projetos poderiam ser úteis aos residentes, como era o Emerald, mas por causa da política e dos interesses que nem sabemos quais são, nós residentes do Second Life ficamos reféns da vontade dos "deuses". Amém!

Leia a mensagem oficial enviada por email, para todos os residentes:

Tradução livre (por Jean Liberato):

Visualizador Emerald Bloqueado do Second Life

Caro Residente do Second Life,

A partir das 10:00 am do horário do pacífico (14hs no Brasil), desta próxima quarta-feira, 8 de setembro, o Visualizador Emerald estará impedido de fazer login no Second Life, por causa de uma violação à nossa política de desenvolvimento de visualizadores Terceiros. Os residentes que utilizam qualquer versão do Emerald, precisarão utilizar um visualizador diferente para acessar o Second Life.

Você pode baixar visualizador oficial do Second Life, desenvolvido pela Linden Lab,
aqui.
Ou, você poderá aprender mais sobre os Visualizadores alternativos, desenvolvidos por terceiros,
aqui.

Fique ciente de que qualquer tentativa para contornar o nosso bloqueio de acesso ao Second Life com um visualizador proibido é uma violação da política sobre os visualizadores de Terceiros e pode resultar na perda da conta. Para obter mais informações, leia mais no nosso
blog.

Joe Linden
Vice Presidente, Plataforma e Desenvolvimento Tecnológico


Mensagem Original (em inglês):


Emerald Viewer Blocked From Second Life

Dear Second Life Resident,

As of 10am PT Wednesday, September 8, the Emerald Viewer will be blocked from logging in to Second Life as a result of violations of our Policy on Third Party Viewers. Residents who have been using any version of the Emerald Viewer will need to use a different Viewer to access Second Life.

You can download the official Second Life Viewer, developed by Linden Lab, here.
Or, you can learn more about alternative Viewers, developed by third parties, here.

Please be aware that attempting to circumvent our blocking to access Second Life with a banned Viewer is a violation of the Policy on Third Party Viewers and may result in the loss of one's account. For more information, please read the blog post.

Joe Linden
VP, Platform & Technology Development

--
Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

É o fim do Emerald Viewer! O maior visualizador do Second Life.

Olá amigos do MundoLinden.Net!

Estou com problemas sérios na vida real (RL), minha esposa é bailarina profissional
e machucou gravemente o joelho direito em um ensaio da Cia. Danceato da qual é integrante, na verdade ela destruiu um músculo da coxa (chamado Vasto Medial), terá um processo de cerca de 2 meses para voltar a andar normalmente, por isso, estou postando tão pouco no último mês, tenho assumido as funções de mãe e dona de casa provisoriamente ehehe (e é difícil pacas! Ainda mais quando se tem 3 filhos).

Como não tive tempo de escrever sobre os fatos recentes envolvendo o Emerald Viewer, encontrei um texto excelente, no blog LindenBR, do meu amigo Porthus Amat, escrito pelo excelente editor AndreAlmeida Bravin. Como eles escreveram quase 90% do que penso, vou publicá-lo integralmente aqui. Boa Leitura!

Origem: LindenBR.com, por AndreAlmeida Bravin.


Bom amigos leitores, aqui vai a notícia que eu realmente não queria dar.. EMERALD ACABOU...

Em comunicado oficial no blog da Modular Systems, * clique aqui para visualizar no site * , Arabella Steadham, deu a notícia que nenhum residente usuário do Emerald gostaria de ler.

Arabella foi bem clara no que motivou o término do serviço. Excesso de exigências por parte da LindenLab, saida imediata dos desenvolvedores recentemente contratados que trabalhavam para a LL, e retirada dos arquivos emkdu e llkdu.

Eu tratei desses pontos logo no inicio, quando começou a notícia de que o Emeral não era um viewer seguro. Fui bem claro que o fato de os Ex-lindens + os aquivos emkdu e llkdu eram a principal dor de cabeça da LindenLab, * postagem essa que você pode conferir aqui *.

Será que adivinhei ou era tão óbvio? Se adivinhei, acompanhem aqui nos próximos posts, os próximos números vencedores da MEGA-SENA... (estou sendo sarcástico...)

Mais uma vez, e isso está se repetindo frequentemente, a LL está retirando de cena mais um concorrente forte no metaverso. Mais uma vez a incompetência dos seus criadores e administradores ficaram expostas. Mais uma vez adotaram a tática de impôr regras para dificultarem os concorrentes do que fazer algo muito melhor para a versão Second Life II.

Eu bem que desconfiava, ex-lindens dentro da Modular Systems é praticamente um tapa na cara da LL, e uma pedra enoooooooorme no sapato da LindenLab.

Emerald Viewer era o melhor simulador do metaverso. Não tem como discutir. Os arquivos emkdu e llkdu eram literalmente a "Esmeralda" da Modular, o carro-chefe, a diferença, o destaque. Quem usava regularmente os dois simuladores notava claramente a demora do viewer oficial em carregar tudo em relação ao Emerald.

Mas o Emerald não ficava somente com o carregamento de metaverso como principal arma não. Tinha dezenas, eu disse dezenas de recursos que o viewer principal nunca teve. Quem nunca usou o radar para localizar qualquer um dentro da Ilha? Para os Owners de ilha, que diferença hein? Fazia qualquer coisa em qualquer lugar com apenas 2 cliques e não trocentos comandos que o oficial exige.

Não vou ficar aqui relacionando o que o Emerald oferecia, quem usava sabe muito bem do que estou dizendo e me dando razão, e não tenho motivos para mostrar, já que o próximo passo da LL é nos OBRIGAR usar o simulador que eles querem. Livre escolha? Temos.. Temos os outros com menor capacidade, que não chegam nem a despertar curiosidade da LL, nem faz sombra pra eles.

Confesso, amigo leitor, que estou muito indignado com isso. Indignado com o modo de agir da LL, de não tratar o assunto como adultos, de não pensar no desenvolvimento que a concorrência pode provocar, de não notar que isso trás beneficios para todos, inclusive para LL, desenvolvedora oficial do sistema.

(( Desculpem o desabafo...))

Bom, e agora? Você deve estar se perguntando isso...
Continuando as explicações de Arabella Steadham, foi colocado no site oficial a versão final do Emerald, com algumas correções feitas. Não terá mais novas atualizações dele. E não sabem até quando a LL vai deixar liberado o acesso ao MainGrid. Arabella diz ainda que deixam a última atualização disponivel, em reconhecimento a 6 meses de trabalho diário feito por seus desenvolvedores.

O sistema atual é 100% seguro, o que na verdade as versões antigas também eram.....mas para quem ainda não conheceu, ou quer atualizar sua versão final do emerald, deixarei no final da matéria o link para download direto.

E isso tudo só porque ex-lindens se juntaram ao Modular Systems... Será que se isso não tivesse acontecido, essa confusão toda teria sido criada? Eu acredito que mais cedo ou mais tarde sim... Emerald estava crescendo assustadoramente depois que foi publicado seus recursos no New World Notes, um dos sites mais lidos no mundo tendo como assunto o Second Life, matérias essas que foram traduzidas por nossos jornalistas aqui do blog.

Então é isso amigos leitores. Usem o Emerald o quanto podem sem medo, desfrutem dos recursos que o oficial não tem, pois vai demorar até eles implantarem na sua versão 2.

Termino essa matéria dizendo..
PARABÉNS LINDENLAB! CONSEGUIU O QUE QUERIA, NOVAMENTE...

Autor: AndreAlmeida Bravin, do blog
LindenBR.com.

--

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor

www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"