sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Rod Rumble, ex C.E.O., deixa a Linden Lab


Após 3 anos, o badalado ex-desenvolvedor do mega sucesso The Sims, que chegou com a missão de tornar o Second Life um grande sucesso, deixa a empresa e o Second Life:

Rod Humble, ao chegar à Linden Lab.
Sob o argumento de partir para uma StartUp produtora de artes de sua propriedade, Humble que chegou aclamado, deixa a sede da Linden dizendo "Foi uma honra! Desejo a Linden Lab e a todos os nossos maravilhosos clientes o melhor!".

Infelizmente a situação da empresa e do mundo virtual é bem pior do que quando Rod chegou. A falta de atualizações importantes, principalmente no aspecto social, a falta de adaptação dos preços às novas caracterísitcas do mercado, bem como, a incapacidade de adaptar o mundo 3 D ao universo móvel, faz do Second Life um antigo sucesso em decadência. Muitos residentes entregaram suas regiões (ilhas) e os negócios sofrem com a clonagem  pirataria de itens, inviabilizando a produção com base na propriedade intelectual.

Além de tudo isso, a empresa tornou o fluxo de Linden Dollares (L$), a moeda oficial do mundo virtual, ainda mais difícil, proibindo a troca livre entre avatares e fechando sistemas que facilitavam a conversão dos recursos em dinheiro real, sob o argumento de respeitar leis dos EUA que regem o fluxo de moedas simuladas, após o crescimento da Bitcoin.

Uma pena, pois a simulação de mundo 3D apresentada ao mundo pelo Second Life tinha tudo para ser a verdadeira base de uma experiência de navegação 3D na Internet.

Até o momento não há pronunciamentos da empresa sobre quem será o substituto de Humble. Phillip Rosedale é um nome fora das opções, pois está muito envolvido com seu novo projeto "High Fidelity".

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor Chefe
"Second Life Fácil"