quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Second Life será distribuído no STEAM


A maior plataforma de distribuição de games para PC e de comunidades de gamers será a nova base de distribuição do Second Life a partir de Janeiro de 2013.

Cerca de 4 milhões
de gamers, usam o Steam todos os dias!

Em um momento propício para esta mudança, onde o número de ilhas ativas no Second Life é tão baixo quanto era há 4 anos atrás, a Linden Lab oficializou hoje em seu blog aquilo que muitos residentes já comentavam nos bastidores. Sim, o Second Life vai fazer parte da maior comunidade gamer do mundo, o Steam (STEAM site oficial).

Dessa forma, a empresa demonstra interesse em ampliar o número de residentes ativos, pois, sentiu e muito a falta de receitas dos últimos anos com perda de assinantes e conseqüente baixa de faturamento, relativo a manutenção de regiões (tier fee de US$295 por mês). Cerca de US$1.400.000 deixaram de entrar mensalmente nas contas da Linden por esse motivo, mais de 4.600 ilhas/regiões foram fechadas desde seu melhor momento neste período (2010).

Para quem não conhece o Steam, trata-se da maior comunidade de gamers do mundo, onde jogam de forma coletiva, disputam medalhas, conquistas, trocam informações através de fóruns públicos e privados, criam clans, administram jogos, entre outras atividades. A dúvida em relação a forma que o Second Life será tratado é: "será que agora a Linden Lab assumiu que o SL é um jogo e não mais um mundo virtual?", parece-me que sim.

Desde a entrada de Rod Humble como C.E.O., a empresa vem tornando o Second Life cada vez mais game e distanciando-o da imagem de plataforma inovadora 3D. Rod é o executivo responsável por fazer do jogo The Sims um grande sucesso, era o VP responsável pelo produto na Eletronic Arts. Com a chegada de Will Wrigth (criador do The Sims) ao conselho da Linden Lab, Rod foi trazido por ele, com a clara missão de fazer do SL um sucesso, tão grande quanto conseguiu fazer com o The Sims.

A novidade de hoje mostra que as mudanças neste sentido estão acontecendo. Hoje Second Life é mesmo mais jogo, do que mundo virtual. Por mais que machuque os mais antigos. Porém todos nós precisamos de uma nova onda SL, principalmente os donos de negócios virtuais (lojas, ilhas, RPGs, bingos, etc). Esperamos ansiosamente pelos milhões de novos residentes/jogadores, pois, do jeito que as coisas andam, não podemos garantir que haverá mundo virtual em alguns anos.

Leia na íntegra a declaração da Linden Lab, AQUI (em português - Tradutor Google).

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor Chefe
"Second Life Fácil"