sábado, 29 de dezembro de 2007

Portugal tem nova universidade no Second Life

A Universidade Católica Portuguesa entra no mundo virtual através do curso de arquitetura, com a responsabilidade social como critério no mundo paralelo.

Na vanguarda das novas tecnologias, a Universidade Católica Portuguesa, através do curso de arquitetura que o pólo de Viseu ministra, entrou na realidade virtual, no Second Life. Os alunos de arquitetura foram convidados a desenvolver o projeto de uma ilha, que compraram, e que agora vão solucionar arquitetonicamente.

Segundo o professor e arquiteto António Carvalho, entrar desde o início neste mundo virtual “é um algo a mais”, pois o intercâmbio entre os residentes é muito grande. Para a UCP é sinal de “uma grande abertura”, aponta o arquiteto à Agência Ecclesia, que afirma que na universidade não há uma “visão tradicionalista”, mas antes uma “responsabilidade social do arquiteto”.

Sendo uma proposta que apresenta a possibilidade de vidas paralelas, o professor de arquitectura da UCP assume que este projeto “não pretende substituir a realidade, mas complementá-la”, garante, permitindo fazer experiências em novas soluções e produtos. Esta é uma oportunidade para marcar presença “com uma atitude responsável, pró-ativa dos alunos neste universo”, sublinha António Carvalho. O arquiteto condiciona “para melhor ou para pior” os espaços sociais. O espírito da responsabilidade deve ser transportado também para essa realidade virtual.

O fato do curso de arquitetura estar sediado no pólo de Viseu é outra vertente positiva, segundo António Carvalho. A interioridade da cidade não diminui a abertura ao resto do país e à outros países. As novas tecnologias são atualmente uma resposta ao isolamento e o Second Life “permite debater e discutir com residentes”, neste caso arquitetos, online e em tempo real.

Habituados a lidar com as novas tecnologias, o projeto foi bem aceito pelos os alunos. Foram convidados a desenvolver o projeto da ilha os primeiros quatro alunos que se inscreveram no desafio. Os espaços que serão criados para servir, posteriormente, aos restantes alunos do curso, em que possam divulgar e publicar ali seus projetos acadêmicos.

A inauguração oficial da ilha será feita durante o Open House/Festa de Arquitetura 2008, que ocorrerá em 14 e 15 de Fevereiro. Até lá, quem quiser seguir esta aventura virtual poderá acompanhar sua evolução a partir do endereço www.secondlife-ucp.blogspot.com.

Origem: Agência Ecclesia.
Publicidade:
Momento fashion: Verão Brasil

A cada semana, o Mundo SL traz uma superdica de moda para você!


Modelo: Suelen Almodovar

Cabelo/Hair
Loja/Store: Sirena
Modelo/Model: Roxanne Blonde Pack

Biquine/Bikini
Loja/Store: PERSONA
Modelo/model: Brazilian Bikini - White and pale blue

Pele/Skin
Loja/Store: Minnu
Modelo/Model: MM-Pale Skin(Freckles)-Clean

Olhos/Eyes
Loja/Store: Cavendish
Modelo/Model: Eyes-blue-razz

Clique no nome das lojas pata se teleportar ou confira a seção LINKS!
Find Locations for TP in the section LINKS!

Se você quiser fazer o look da sua loja clique aqui!
if you want to send a pic or look from your store, please click here


Venha visitar o Mundo SL Fashion & Art
Lojas: Callie Cline - Vitamin Ci - Dela Shoes- Persona - AnnaH - Cavendish - Tuli - Versteck - Kiana Dulce
E confira os lindos quadros de Claudia Poitier.
Clique aqui para TP: Mundo SL Fashion & Art

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Festa de réveillon agita o Second Life nesta sexta-feira, na ilha Mosaico

Bombacana! 3 acontecerá a partir das 21 horas (Brasília), dentro de dois luxuosos iates atracados na Ilha Mosaico. Três DJs comandarão as pick ups.

No aquecimento para o réveillon, o iG e a Kaizen Games vão promover a maior festa deste fim de ano no Second Life. A Bombacana! 3, ou B3 para os VIPs, acontecerá dentro de dois luxuosos iates atracados na Ilha Mosaico, que imita a orla de Florianópolis.

A discotecagem da festa ficará por conta de alguns dos melhores e maiores DJs do metaverso, e eles ainda competirão em um desafio que dará 5 mil linden dollars para quem fizer os avatares dançarem mais. A disputa este ano será entre três DJs apenas, e cada um deve agitar a pista por duas horas com seu playlist para, no final, receber os votos do público presente e tentar ganhar a bolada.

E quem quiser apenas curtir a festa também poderá sair de lá com dinheiro virtual no bolso já que mini-concursos entregarão até 400 lindens para o público.

Serviço:

Bombacana! 3
• Onde:
Iate da Prosperidade: acesse aqui.
Iate da Felicidade: acesse aqui.
• Horário: De 21h às 3h da manhã de sexta-feira, dia 28/12.
• Preço: Grátis.

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Previsões para os mundos virtuais em 2008
Por Pedro Burgos*

Essa é a época do ano onde todo mundo ou faz retrospectivas ou previsões. Ficamos com as previsões. Tenho pensado muito em duas coisas para 2008. Vejamos se minha bola de cristal funciona.

O PlayStation 3 vai ressurgir das cinzas. Quem acompanha as notícias sabe que o PS3, feito para ser o melhorzão da nova geração de videogames, vai mal nas vendas. Mas tenho certeza que mais pra segunda metade do ano a Sony vai fazer um novo corte no preço, deixando o PS3 uma opção interessantíssima não para quem quer um videogame, mas sim um tocador de Blu-Ray barato e com outras funcionalidades (toca MP3, navega na internet, etc). Com as locadoras no Brasil começando a disponibilizar Blu-Ray e todo mundo que comprou TV de LCD e plasma no natal com aquela entrada HDMI “ociosa”, o videogame vai parecer mais interessante ainda. Acredito que em 2009 não vai haver mais jogos exclusivos para consoles específicos, então jogos não serão problema. É claro que um GT5, Metal Gear 4 e o GTA não vão mal.

Second Life

O Second Life ganha concorrente. Melhora? Esse blog chama Second Life por um motivo. Eu acreditava que seria interessante estudar o comportamento das pessoas em um universo virtual. O problema é que acredito que a coisa não funcionou de fato, muito em parte por causa de problemas técnicos – o SL é pesado pra caramba, e porque as empresas e gente querendo ganhar dinheiro encheram o metaverso. Mas a idéia de mundos virtuais continua sendo ótima, e em 2008, com o lançamento de um projeto do Google na mesma linha, o Home do Playstation 3, e comunidades 3D de código aberto como o Openlife Grid e o Kaneva, a comunidade de geeks vai tratar de colaborar para inventar um negócio melhor. E talvez eu volte a andar mais pelos metaversos.

*Pedro Burgos é jornalista. Começou a escrever pra Super em 2004, e já fez matéria sobre tudo na revista, de videogames a aquecimento global. Viciado em joguinhos, ele conta o melhor deste universo neste Second Life Blog.
Publicidade:
Gata Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gata Linden' desta semana, vamos falar de Thati Boucher, que tem 32 anos na vida real e é residente assídua do Second Life. Ela conheceu o metaverso em Março de 2007, através de uma matéria publicada na revista Época. Desde então, habita este mundo eletrônico paralelo. Thati, que adora jogar RPG no SL, odeia a falsidade de algumas pessoas no metaverso. Ela acredita que o metaverso seria um lugar ainda melhor se houvesse a possibilidade de se comprar 'cotas extras de prim(tives) para aumentar o detalhismo nas ilhas'. Saiba mais sobre Thati:

Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Thati Boucher. Idade: 32 anos".

Como conheceu e o quê a fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci o SL através de uma matéria na revista Epoca em Março e a curiosidade me fez entrar nesse mundo mágico".

Desde quando participa do Second Life?
"Participo do SL desde 24 de Março em 2007".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"Uso meu apelido mesmo , me chamo Thatiana, todos na rl me chamam de Thati , resolvi usar Thati!".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Hj o que mais gosto de fazer no SL é jogar RPG, faço parte da *LU* ( Lendas Urbanas), sou da raça dos Anjos."

O que mais detesta no Second Life?
"Pessoas falsas, acho que nem nesse mundo virtual consigo tolerar falsidade"

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Adoro comprar roupas e atualmente roupas que tenham haver com anjos. A loja que mais gosto no SL é a Shapes SEXY T, minha loja de shapes e skins."

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Adoraria poder comprar PRIMS, seria exelente poder aumentar a quantidade de prims permitido em uma certa ilha . Chegar em uma loja e poder compra-los seria muito bom!".

Mencione o nome de um avatar em especial para você, mas que não faz mais parte do Second Life.
"PCharmosa Writer, sinto muitas saudades dela!"

Mande um alô pra alguém!
"Tenho medo de esquecer alguém, existem muitas pessoas especiais pra mim no Sl, mas não posso deixar de mandar beijos para meus irmãos Anjos, para o pessoal da *LU*, Bebell Bailey e Verônica Cioc, Ljo, Vick...aos que eu não citei ...sintam-se beijados."

Thati Boucher compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

CSI:NY "Down The Rabbit Hole"

Você ainda não viu o episódio ambientado no Second Life? Que tal assistir agora mesmo?



Estes são os primeiros 25 minutos do episódio. Clique nos links abaixo para efetuar o download e assistir a íntegra de "CSI:NY - Down The Rabbit Hole":

Parte1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

Clique aqui para ler nossa cobertura completa sobre este episódio.
Second Life aparece entre os 10 termos mais buscados no Google

Um relatório apresentado pelo Google, conhecido como "Zeitgeist 2007", afirma que sete das dez buscas mais freqüentes na Internet feitas este ano estiveram ligadas às redes de relacionamento, como o Second Life, YouTube ou Hi5.

A lista, que divulga os 10 termos mais solicitados no motor de busca Google, inclui o site de relacionamento britânico Badoo, o de fala hispânica Hi5 e o americano Facebook. Também aparecem na lista páginas nas quais se compartilham vídeos, como YouTube e Dailymotion, assim como o site de jogos on line para crianças Club Penguin.

O mundo paralelo virtual do Second Life é a última rede social registrada recentemente pelo Zeitgeist entre as 10 buscas mais comuns. O mundo viu apenas "a ponta do iceberg", no que diz respeito às redes sociais on line, disse Amit Kapur, alto executivo do MySpace. "É um passo natural na evolução da web", que "está-se tornando mais pessoal".

Cifras da indústria mostram que a quantidade de usuários do Facebook duplicou em 2005, até chegar a cerca de 55 milhões, enquanto o líder neste setor, MySpace, cresceu 30%, alcançando 110 milhões de membros. Um a cada quatro residentes nos Estados Unidos usa o MySpace, enquanto que, na Grã-Bretanha, ter uma página na web é tão comum quanto ter um animal de estimação.

"Somos animais muito sociais, o que nos permite levar isso a uma ordem que pertence completamente a uma outra magnitude", disse Jeremy Bailenson, diretor de um laboratório de Interação Virtual Humana, na Universidade de Stanford, na Califórnia. Segundo ele, o grande atrativo dos jogos do mundo virtual é que permite às pessoas "interagir com seu 'eu' ideal, e não com seu verdadeiro 'eu'".

O frenesi das redes sociais também ganhou as esferas financeiras. O grupo Microsoft comprou, recentemente, 1,6% do Facebook, por 240 milhões de dólares. A esse preço, o site - que ainda não dá lucro - vale 15 bilhões de dólares, quase tanto quanto a General Motors.

Origem: AFP.
Publicidade:

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Votação da Folha coloca Second Life entre as piores tecnologias de 2007

Jurados reunidos pelo blog Circuito Integrado, da Folha Online, realizaram votação entre as melhores e as piores tecnologias deste ano. O Second Life, o Palm Foleo e a banda larga brasileira foram eleitos entre as piores, empatados na terceiro colocação.

Saiu o resultado hoje de uma votação para eleger as melhores e as piores tecnologias de 2007, realizada pelo blog Circuito Integrado, do portal Folha Online. Entre os "piores", o Windows Vista ganhou disparado, com 18 votos, como pior produto do ano. A TV digital veio em seguida, com sete votos. O Palm Foleo, a banda larga e o Second Life dividiram o terceiro lugar, com cinco votos cada.


No extremo oposto, o grande vencedor como melhor produto do ano foi o iPhone, o celular da Apple controlado pela tela. Mas ele também aparece na lista dos piores, por causa da venda vinculada, nos Estados Unidos, à compra de um pacote de serviços da operadora AT&T.

Participaram da votação Alexandre Inagaki, jornalista, do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso; Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google Brasil; Augusto Campos, editor do BR-Linux.org, Bia Kunze, dentista e blogueira do Garota Sem Fio, Christian Engström, do Partido Pirata da Suécia; Edney Souza, do portal InterNey.net; Equipe do www.MeioBit.com; Emerson Calegaretti, presidente do MySpace Brasil; Gustavo Petró, editor da “GameMaster”; Gustavo Fortes, da Espalhe Marketing de Guerrilha; Jack Dorsey, CEO do Twitter; João Antonio Zuffo, coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados da USP; Jon Maddog, diretor-executivo da Linux International; Manoel Lemos, fundador do BlogBlogs; Marcelo Tas, jornalista; Mario Nagano, editor do Zumo; Marcos Tanaka, CEO da boo-box; Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation; Rodolfo Gobbi, presidente da 4Linux; Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil; Robyn Peterson, vice-presidente da Ziff Davis Media, que edita a “PC Magazine”; Sérgio Ribeiro, da Central Santa Ifigênia; Stelleo Tolda, CEO do MercadoLivre no Brasil; Tiago Dória, jornalista e consultor web; Tom Merritt, editor-executivo da CNET.com; Wagner James, repórter do Second Life; e Walter Lima, pós-doutor em comunicação e tecnologia e professor da Cásper Líbero.

Votaram contra o Second Life:
• Walter Lima, pós em tecnologia e professor da Cásper Líbero
Equipe do www.MeioBit.com
Edney Souza, do portal InterNey.net
Alexandre Inagaki, jornalista, do blog Pensar Enlouquece, Pense Nisso
Gustavo Fortes, sócio-diretor da Espalhe Marketing de Guerrilha

Ninguém votou a favor do Second Life.

Veja a votação completa no blog Circuito Integrado.

Com informações da Folha Online.

Publicidade:
Philip Rosedale garante: "O Second Life está mais forte do que nunca"

Mesmo com o fim da 'hype' por parte da mídia e do público leigo, o CEO da Linden Lab garante que seu metaverso nunca esteve tão popular como agora. E afirma ter um novo alvo: a estabilidade plena do sistema.

Em nossa cultura de entusiastas, o mundo virtual do Second Life teve seu dia ao sol. A quase um ano, a Fortune contribuiu com a propagação de uma nova 'hype', na publicação de uma entrevista realizada com o CEO da IBM, Sam Palmisano, que considerava nos mundos virtuais uma grande tendência do futuro. Na sequência a revista abordou o fenômeno das redes sociais 2D (Facebook, MySpace e Orkut) e 3D (Second Life). Em recente entrevista, o CEO da Linden Lab, gestora do Second Life, Philip Rosedale, afirmou que todas as iniciativas de internet social estavam em franco crescimento.

Contudo, nos últimos meses, se ouviu falar muito pouco do Second Life, pelo menos nos EUA. Existem dois motivos principais para isso. A primeira se observa no êxodo da camada de usuários que mais acessa o sistema. Hoje, cerca de 75% de todos os usuários ativos deste mundo virtual se conectam através de outros países, senão os Estados Unidos. Ou seja, a queda de acessos neste país foi considerada 'dramática' por especialistas.

A outra razão talvez seja a mais importante, segundo declaração do próprio Rosedale, onde afirma que "o crescimento constante de atividades de não-entretenimento, ultrapassando o uso para diversão, pode ter trago monotonia ao nosso metaverso. Mas as atividades corporativas permanecerão evoluindo rapidamente". O Second Life, como forma de groupware corporativo, é bem contrastante com o Second Life como meio para se obter, por exemplo, sexo virtual. Mas continua como um grande negócio para companhias que desejam aproximar o relacionamento entre suas matrizes e filiais. Sun e IBM, por exemplo, prosseguem usando o metaverso como extensão de seus empreendimentos na internet.

Rosedale afirma que, mesmo trabalhando em casa, acaba levando o trabalho consigo. "Eu não estou realmente 'em casa' pois estou no escritório virtual da Linden Lab no Second Life, onde as coisas de fato ocorrem". Neste momento, mais de 100 universidades e faculdades americanas estão oferecendo aulas através do mundo virtual de Rosedale, que revela obter uma carteira de 4000 educadores utilizando regularmente os serviços de mensagens que a Linden Lab mantém.

Grande parte de 'hype' de um ano atrás, incidiu principalmente na entrada de grandes empresas ao Second Life. Sobre isso Rosedale compara com a excitação que a própria Web experimentou entre 1995 e 1996, quando não havia largura de banda e capacidade suficiente para atrair uma atenção pública que justificasse a maioria das despesas destas iniciativas. Com o Second Life foi exatamente igual. A Linden Lab fez sua parte, tentando manter a infra-estrutura compatível com o crescimento instantâneo dos acessos. A instabilidade foi, para ele, um efeito colateral inevitável. Mesmo assim, Rosedale cita novamente as iniciativas da Sun e da IBM, que não abrem mão do Second Life como meio de relacionamento e atividades corporativas a distância.

Números

O uso do metaverso continua subindo. Em 2006, houve uma utilização total de 51 milhões de horas. Até o momento, em 2007, já foram 220 milhões as horas utilizadas pelos residentes. Em um ano, a média de acessos simultâneos saltou de 26 para 58 mil, mantendo-se estável neste patamar. Em 2007 houve uma transferência de valores total estimada em US$ 78 milhões, na conversão de moeda virtual (linden dólares) para a moeda real norte-americana, e vice-versa. Pela última medição, foram gastos três vezes mais linden dólares do que há um ano.

O Second Life permenece complexo e desafiador ao ser utilizado. Mesmo podendo-se deslocar praticamente por todo metaverso, o residente logo percebe que não é uma tarefa assim tão fácil. Parte do problema de lentidão é devido a própria dimensão do metaverso. Rosedale afirma que o conteúdo autoral no Second Life cresceu tão rapidamente que é impossível, mesmo para Linden, tomar conhecimento de tudo. Praticamente tudo hoje é fabricado pelos usuários. Todos os meses, novas ilhas são criadas, incorporando centenas de milhares de novos ítens ao grid. A Linden calcula em cerca de 1.5 bilhões de objetos únicos criados em 12 meses, que vão desde cadeiras, shapes, carros, até navios. Hoje, 98 terabytes reúnem toda essa informação nos datacenters da companhia, que englobam cerca de 16 mil servidores de dados. Rosedale orgulha-se ao comparar que, apesar do World of Warcraft conter muito mais usuários, seu conteúdo armazenado é uma pequena fração se comparado ao Second Life.

Guerra contra a instabilidade

Ele não nega que seu metaverso é difícil de usar, nem os constrangimentos técnicos que seus usuários tiveram que suportar neste último ano. Segundo Rosedale, os períodos de inatividade não prevista no grid foram duas vezes maiores do que ele esperava. "A Linden tem de, definitivamente, deixar de ser um laboratório e se tornar uma verdadeira empresa, que mantém seu sistema devidamente instalado e em pleno funcionamento", afirmou, acrescentando que o Second Life precisa se tornar numa "espécie de utilidade pública estável". Um projeto chave para este fim é a expansão da gestão do grid para fora dos Estados Unidos, descentralizando da Linden o monopólio de gestão dos seus servidores. Iniciativas assim já são vistas no Brasil, a segunda maior comunidade não-americana no Second Life, e no Japão, onde o metaverso cresce a passos largos. O objetivo é simples: promover mais estabilidade e uma melhor experiência ao usuário.

Rosedale também se orgulha quando fala da abertura, em Abril último, do código-fonte do navegador oficial, também chamado de 'software cliente'. A possibilidade de baixar os códigos permitiu que outras iniciativas criassem variantes deste produto, com total personalização. A mais visível destas iniciativas é o "OnRez Viewer", criado pela The Eletric Sheep Company, lançado juntamente com um episódio do seriado da CBS "CSI:NY", realizado e inteiramente ambientado no Second Life. O navegador foi o primeiro criado fora da Linden e, numa impressionante jogada de marketing com o canal americano, concorre lado a lado com o navegador oficial. O objetivo mais uma vez é promover uma melhor experiência ao usuário.

Novos recursos e Ondrejka

O CEO da Linden Lab afirma que, embora o objetivo principal para a Linden Lab em 2008 seja a promoção da estabilidade plena do Second Life, está entusiasmado com os melhoramentos técnicos obtidos, destacando a adição de aplicativos HTML/Web. Atualmente, o usuário clica em um objeto virtual e, fora do navegador, abre-se o browser web padrão do usuário para se acessar um link ou uma página externa. Em breve, o HTML/Web estará radicalmente inserido no metaverso, permitindo inclusive que 'paredes' exibam conteúdo web dinamicamente em suas texturas. Múltiplos avatares poderão navegar em conjunto ou mesmo compartilhar um vídeo em formato Flash. Sim, o Second Life suportará "Adobe Flash Media" em 2008. E isso também inclui vídeos do YouTube, que poderão em breve ser incorporados aos objetos.

Os 240 funcionários da Linden são altamente rentáveis para a companhia, diz Rosedale. Há quinze dias houve um pequeno furor em cima da notícia da saída de Cory Ondrejka da direção técnica da Linden, força central que definiu os rumos do Seconde Life nos últimos 4 anos, devido a diferenças de opinião e disputas internas com Rosedale. No entanto, já existem dois nomes de peso, no mercado americano de TI, que podem assumir a gestão técnica da Linden em janeiro. Rosedale não revelou o nome dos candidatos, mas prometeu anunciar entre janeiro e fevereiro. Até lá, ele se encarregará desta gestão, reiterando seu entusiasmo nas boas perspectivas que o Second Life apresenta para o próximo ano.

Origem: Fortune.
Publicidade:

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Primeiro Natal no Second Life? Então brinque com bolas de neve

Para muitos este é o primeiro Natal no metaverso Linden. E o que vão as pessoas fazer durante as festividades? Isso mesmo... Atirar bolas de neve umas às outras. Isto, claro depois de terem comprado todos os presentes e árvores de Natal virtuais.

É estranho como as pessoas não modificam comportamentos. Com a queda da neve no Second Life, assinalando a chegada do Natal, eis que todos tem, como primeiro desejo, fazer bolas de neve e atirá-las em quem estiver passando por perto. Tem sido assim em todos estes dias de Dezembro, e a febre não parece diminuir. De tal modo, que os locais destinados à prática de verdadeiros combates de bolas de neve têm tido um problema: excesso de avatares.

A oficina do Papai Noel ainda com presentes sendo preparados para distribuição

Apesar da simplicidade do gesto na vida real, a criação deste divertimento no Second Life obrigou os programadores a criarem rotinas específicas que permitem apanhar as bolas e enviá-las à cabeça do parceiro várias vezes, até fazê-lo cair. Os risos da multidão nesses encontros sugerem que, mesmo na virtualidade desta ação, as pessoas encontram a mesma boa disposição da vida real. Afinal, brincar é algo que não é muito diferente no metaverso, mesmo que só se clique no mouse e nas teclas para simular ações cotidianas.

Oficina do Papai Noel

Ir às compras, com tantas tentações para levar para casa e oferecer aos amigos no mundo virtual, ou aprender a embrulhar presentes, foram atividades dos dias que precederam 25 de Dezembro. E as pessoas compraram mesmo árvores de Natal, aqui no Second Life, oferecidas em muitas cores e sem qualquer problema para o meio ambiente. Até o azevinho virtual encheu espaços, contribuindo para a beleza dos ambientes, sem que a espécie fique ameaçada pelo excessivo corte de ramos. E na noite deste dia 24 foi possível ver o Papai Noel no seu trenó, puxado por renas, correndo como uma flecha pelos céus virtuais.

O Natal preencheu, de fato, o Second Life. Uma rápida conferida no motor de busca confirmava essa idéia já expressa no mundo virtual. Quase 10 mil referências à palavra "Christmas", 705 a "Santa Claus" e mesmo 36 "Boas Festas" e alguns "Papai Noels" provam que nem quando se muda de mundo esta data do calendário é esquecida. E no metaverso é mesmo possível visitar a casa do Papai Noel sem ter de comprar bilhete de avião para o Pólo Norte. Uma boa idéia para este dia de Natal. Pegue seus filhos, e toda família, e viaje até a oficina do Papai Noel no Second Life. Visite a oficina e, se for subir até o primeiro piso, não faça barulho: os anões estão todos dormindo depois do intenso trabalho dos últimos dias.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
Publicidade:
CURTAS DO SECOND LIFE

Tchaikowsy virtual
Se estiver em casa depois do Natal, pense em ir ao ballet com as crianças. É grátis, basta ir a Second Life. Na ilha da IBM, o SLBallet apresenta uma versão virtual do "Quebra-Nozes", de Tchaikowsy, um clássico natalino. O espectáculo ficará em cartaz pelo menos até o final do ano, com diferentes sessões. Consulte o calendário no site da companhia de ballet, através do endereço www.slballet.org.

Justiça espanhola
O "Campus de La Justicia de Madrid" está a caminho do Second Life. Depois de Portugal ter criado um tribunal para resolver questões legais no metaverso Linden, os espanhóis copiam na vida virtual o que já têm na vida real. A conferência internacional de Nova Iorque sobre Lei Virtual, a ser realizada em Abril de 2008, pode ser um pólo de interesse para os espanhóis e razão para sua presença no Second Life.

África no Second Life
Os responsáveis pelo projeto "Virtual Africa Second Life" estão vendendo bicicletas virtuais como forma de angariar fundos para oferecer bicicletas reais a pessoas necessitadas na Cidade do Cabo, na África do Sul. É uma das iniciativas da organização, que entrou no metaverso há poucos meses.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
Publicidade:

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Mensagem aos nossos leitores

Separamos uma singela mensagem de Natal e um vídeo bem humorado para você, que nos acompanha nesta caminhada. FELIZ NATAL!





Música: I WISH IT COULD BE CHRISTMAS EVERYDAY
Artista: GIRLS ALOUD Duração: 4'03''
Mensagem de Natal do Mundo SL

Empate em concurso de "homem de neve" realizado pela Linden Lab

Três finalistas do 'WinterFest Snowman Contest' receberam votos de todos os integrantes da comissão julgadora.

Neste sábado, o blog oficial do Second Life anunciou o resultado final do "WinterFest Snowman Contest", um concurso onde os residentes deveriam criar esculturas baseadas na figura do "homem de neve", clássica no período de festas natalinas no hemisfério norte. Segundo Rika Linden, devido a imensa dificuldade que a comissão julgadora teve em votar em qual dos três finalistas levaria o prêmio final, foi decidido o 'empate' entre as criações. Os residentes finalistas, MaxNogard Dibou, Lyndyn Tzara e Jennifer Hana receberam, cada um, o mesmo prêmio que seria entregue ao ganhador, L$ 5.000. Veja abaixo as criações finalistas:




Com informações do Official Linden Blog.
Publicidade:
Sites de 'bichinhos virtuais' são nova febre entre crianças

Fabricantes de brinquedos apostam na mescla entre Second Life e Tamagotchi para o Natal.

Uma nova mania entre as crianças americanas promete, neste Natal, afastá-las das árvores de presentes e mandá-las direto para o computador. Trata-se de uma nova geração de brinquedos "cuidáveis", como os antigos bichinhos virtuais Tamagotchis, mas baseados na web e com interface parecida com a de mundos virtuais como Second Life e Habbo Hotel. A informação foi publicada neste domingo, 23, pelo Financial Times.

O sucesso começou nos Estados Unidos no ano passado, com a série de brinquedos Webkinz, da fabricante Ganz, voltados para crianças de 5 e 6 anos. Com um número próprio gerado para cada animal virtual, o site permite que o "dono" crie um ambiente, alimente e controle a vida do filhote. O mote da empresa de brinquedos é "dar vida a seu bichinho de pelúcia".

Como em mundos virtuais, no Webkinz também é possível acumular dinheiro, o "kinzcash", para comprar novas acomodações e acessórios para os bichinhos. Aí é que a idéia mistura os conceitos usados no Second Life e no Tamagotchi, popular há uma década. O mercado ficou aquecido. Tanto que outras empresas lançaram produtos parecidos, como o da MGA Entertainment, chamado MyePets.com. O preço (US$ 9,99) é menor que o da concorrente (US$ 14,99) e há recursos novos, como levar os bichos ao veterinário e ao spa.

A maioria dos mundos virtuais para pets inclui ferramentas de rede social, que permitem a crianças enviar mensagens a outros usuários e amigos. Neste ano, a Mattel, maior fabricante de brinquedos do mundo, também lançou seu site de relacionamentos, o BarbieGirls. Lá é possível vestir e criar a Barbie como bem entender e acumular dinheiro para comprar roupas em shoppings e conversar com outras donas de Barbies.

Origem: Estadão.com.br
Publicidade:

domingo, 23 de dezembro de 2007

CURTAS DO SECOND LIFE

MTV e Bruckheimer
A MTV chega ao final do ano com uma declaração de arromba: ao longo de 2007 conseguiu criar seis mundos virtuais, reunindo o apoio de nomes como a Pepsi, Universal Studios ou Estee Lauder. E para 2008 tem planos: a criação de um laboratório de incubação de jogos e mundos virtuais, em parceria com Jerry Bruckheimer - produtor da série CSI e Piratas do Caribe - que pode servir de base para a concepção de narrativas interativas usando e ligando diferentes tipos de plataformas.

L$ 1 milhão para idéia 'luminosa'
A OSRAM lançou um concurso no Second Life e está disposta a pagar um milhão de linden dólares ao vencedor. Esta segunda experiência do fabricante da área de iluminação no metaverso procura projetos em torno da luz, que possam ser desenvolvidos no mundo real. A fase de apresentação de esboços de projetos vai até Janeiro, pelo que os participantes interessados devem se apressar. O site da Osram na Internet (www.osram.com) tem toda a informação necessária para o candidato.

O sorriso Colgate
A Colgate-Palmolive entrou no Second Life oferecendo aos avatares um "sorriso Colgate", que pode ser mostrado a outros residentes. O kit de promoção da Colgate, distribuído no metaverso, pode ser copiado e transferido para outros avatares, manobra de marketing que permitirá uma rápida disseminação do "sorriso Colgate". Se pegar,... é claro.

Join the Navy!
A Marinha francesa esteve no Second Life e até meados de Dezembro teve uma fragata sua - virtual, claro - atracada num cais do mundo virtual, com exposição de objetos, informações e vídeos sobre as vantagens da vida sobre as ondas. Tudo para recrutar novos marinheiros. A organização pretende ter mais de 3.800 pessoas ativas em 2008 e o metaverso parece ser um bom local para recrutar voluntários.

Museu abre portas
O Tech Museum of Inovation da vida real, museu sediado em San José, na Califórnia, abriu uma reprodução virtual do museu no Second Life, procurando artistas interessados em concorrer para a apresentação dos seus trabalhos na nova área de exposição. Os responsáveis pelo projeto pretendem revolucionar a forma como o conteúdo de um museu é conceitualizado e convertido em realidade, usando a nova plataforma virtual.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix
Publicidade: