sábado, 5 de maio de 2007

Second Life mostra uma explosão de crescimento em sua base de usuários

Alemanha detém o maior número de cadastros ativos. Mas os Estados Unidos continuam na liderança dos acessos diários.

O mundo virtual do Second Life continua intrigando os especialistas em comportamento na internet, principalmente após o relatório de um levantamento demográfico do metaverso, não oficial, realizado pela comScore, 'dotcom' especializada em estatísticas de internet. O documento confirma que o número de acessos ao mundo eletrônico da Linden Lab cresceu 5 vezes, nos primeiros meses de 2007. O relatório mostra também que, apesar de uma base de 6 milhões de usuários, o Second Life possui 1.3 milhões de usuários ativos. Destes, 60% são oficialmente declarados do sexo masculino.

Ainda de acordo com o relatório, o país com a maior fatia da base de usuários ativos é a Alemanha, com cerca de 209.000 residentes, que acessam regularmente o Second Life, seguida dos Estados Unidos, com cerca de 207 mil residentes, França (104.000) e Grã Bretanha (72.000). Curiosamente o Brasil não aparece de forma nominal no relatório. No entanto a América Latina inteira responde por 6% da base de usuários, totalizando 77.000 cadastros ativos. Deste montante, calcula-se que o Brasil responda por cerca de 69.000 usuários, ficando sexto em lugar no ranking oficial da Linden, logo atrás da Holanda.

"Durante os últimos 15 meses, a população do Second Life expandiu de 100.000 para 6 milhões de cadastros realizados em todo o planeta", afirma Joe Miller, vice-presidente da Linden Lab. Ainda segundo ele, "muitas empresas do mundo real têm se instalado em nosso metaverso, tendo como público alvo esta constantemente crescente multidão".

Bob Ivins, gerente de operações da comScore na Europa, observa que "este 'milagre' do crescimento tem criado um círculo virtuoso de expansão. Ou seja, a população cresce pelo fascínio que o mundo virtual de Second Life oferece, as empresas reais se instalam no mundo virtual de olho neste público, que passa a acessar ainda mais o Second Life por conta das novidades que estas mesmas empresas oferecem a eles."•
Novo beta do Second Life já disponível com 'voz' e 'sculpted prims'

Linden acaba de lançar a versão 1.16.0 para testes em seu beta grid. Quem instalar, recebe inventário praticamente completo e L$5.000 na conta.

Ontem, a Linden Lab disponibilizou em seu site o download do seu novo navegador, em fase beta, na versão 1.16.0, para testes no beta grid. Duas boas novidades foram constatadas nesta versão: o recurso de voz está a um passo da sua efetivação, no grid principal, e já se pode experimentar o novo recurso de 'sculpted textures' (sculpted prims).

Esculturas

Os 'sculpted primitives' são texturas especiais, originados através de CAD softwares, que alteram radicalmente o formato de um objeto. Uma caixa (box), por exemplo, com o novo recurso poderá se tornar uma fruta, um veículo, uma cadeira ou qualquer outro objeto maciço, dentro dos limites dimensionais de um primitive. A proposta da Linden, aqui, é permitir que os construtores fabriquem objetos ditos 'orgânicos', em formatos ilimitados, aumentando o grau de realismo das criações e com maior economia de primitives. Inclusive, já tem gente de olho nas potencialidades comerciais das 'sculpted textures'. Ou seja, logo será possível adquirir 'moldes' personalizados para se aplicar aos primitives.

Voz

Finalmente a Linden considerou chegada a hora de efetivar o recurso de voz no Second Life. Neste novo beta 1.16.0, já será possivel observar os aperfeiçoamentos deste recurso para uso no metaverso. No entanto, setores da comunidade vêem com preocupação a iminente chegada da voz ao grid principal. Existe um grande temor em saber se a rede suportará um uso em larga escala deste streaming. O Second Life foi alvo nesta semana de duras críticas sobre a forma como estão gerindo suas questões técnicas. Acredita-se que o grid principal, diante dos graves problemas que apresenta, ainda não está pronto para suportar tal demanda extra de serviço.

Porém a Linden não quer mais aguardar e anuncia que, com este novo beta, o recurso de voz será efetivado na próxima atualização dos seus servidores. Quem quiser participar dos novos testes, após instalar o novo navegador, receberá um inventário praticamente completo em ítens e mais L$ 5.000 em sua conta. Porém, este inventário e a grana recebidos só estarão disponíveis no beta grid, não se refletindo no grid principal.•

Para baixar e instalar agora o beta v1.16.0, clique aqui.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Problemas de rede afetam 'logins' e 'teleportes' no Second Life

Cerca de 2400 ilhas foram afetadas. Linden ainda trabalha em uma solução.

Por volta das 15:57, o blog oficial do Second Life confirmou a presença de mal funcionamento inesperado na rede que serve o datacenter de San Francisco. Everett Linden informa no blog que a falha na conexão está causando problemas intermitentes de acesso e atraso em respostas de demanda. Teleportes se tornaram inoperantes.

Cerca de meia hora depois, a Linden aferiu que o problema atingia cerca de 2400 ilhas, com persistência no mal funcionamento. Uma hora após a primeira postagem de Claudia Linden, Everett confirmou que estava realizando procedimentos de otimização da rede e aos poucos os logins passaram a funcionar. Mas ainda existem regiões apresentando problemas. A Linden continua trabalhando para solucionar a questão.

Com informações do Official Linden Blog.
Para especialista, empresas devem inovar em estratégias para o mundo virtual

"A experiência em 3-D possibilita atingir o público de forma diferente da Internet ou do mundo real."

É com esse discurso que a agência de propaganda Talent tem abordado alguns de seus clientes, cujo perfil os profissionais de mídia identificaram com a presença inovadora no Second Life. "A experiência em 3-D possibilita atingir o público de forma diferente da Internet ou do mundo real. Como as leis da Física não se aplicam no Second Life, isso cria um ambiente diferente dos demais", explica Zé MacFarland, diretor de Inovação da Talent.

Em função disso, o especialista afirma que as ações dentro do novo mundo precisam ser criativas e muito bem elaboradas. Segundo ele, a possibilidade de viver fantasias traz oportunidades muito interessantes.

"Quando a marca pode se apropriar dessa experiência, agrega valor na hora da venda ou construção da marca", explica. MacFarland aposta ainda na qualidade da audiência do Second Life. Para ele, tratam-se dos chamados "early adopters", consumidores de tecnologia que tendem a influenciar outras comunidades.

"É uma audiência super qualificada", avalia. Atualmente, a Talent monta uma estratégia para a entrada da SempToshiba no "in-world", que deve explorar as características inovadoras do meio para ampliar a experiência do usuário com a marca.

Por Carolina Chemin
Fonte: Convergência Digital.
Autodesk promoverá convenção de designers e arquitetos no Second Life

Residentes poderão assistir, no metaverso, vídeos das palestras que ocorrerão no mundo real.

Para alcançar um número crescente de arquitetos e designers que utilizam o mundo virtual do Second Life, a Autodesk anunciou hoje que oferecerá uma série de eventos e atividades em sua ilha. Estes eventos fazem parte da Convenção Nacional do AIA 2007 (Instituto Americano de Arquitetura), de 3 à 5 de Maio, em San Antonio, Texas. Os residentes poderão em breve assistir vídeos das palestras e participar de seminários virtuais, com intuito de aprender mais sobre os avanços do mercado mundial de arquitetura.


Após o término do AIA 2007, a Autodesk promoverá no metaverso uma série palestras. O primeiro dos eventos virtuais contará com a presença de Sergio Palleroni, professor associado de Arquitetura da Universidade do Texas (sediada na cidade de Austin). Ele falará sobre o desafio de redefinir as novas regras da arquitetura, com uma entidade de mudança e facilitadora na adoção dos conceitos criados na área de design.

Ao final da série de palestras, serão revistos na Ilha Autodesk outros tópicos e assuntos abordados na convenção, entre eles "Como o método 'Building Information Modeling' (BIM) pode tornar mais fáceis e eficientes os trabalhos de design e arquitetura para as contruções". A empresa pretende disponibilizar diversos vídeos instrutivos sobre as novas técnicas nestas áreas.

"Como em nossos softwares da Autodesk, o mundo virtual Second Life oferece aos nossos arquitetos e designers uma nova ferramenta para 'concretizar' e visualizar seus desenhos, antes de torná-los reais, em nosso mundo convencional", analisou Phil Bernstein, vice-presidente de Relações e Estratégias Industriais, da divisão Autodesk AEC Solutions. "Estamos entusiasmados em simular o aprendizado e a criatividade da comunidade arquitetônica no Second Life. A Autodesk já prevê, com isso, um aumento de sua participação neste mundo virtual".

Press release: Noah Cole . Autodesk/Newscom.
Cory Linden esclarece os pontos da 'Carta Aberta'

O diretor de desenvolvimento revelou a instalação de um novo datacenter europeu, para melhorar o acesso naquele continente, que detém 65% dos residentes em atividade no Second Life.

Com uma antecipação de duas horas, Cory Ondrejka (Linden) se reuniu com a imprensa e os manifestantes da 'Carta Aberta de Protesto', para esclarecer os pontos abordados pelos documentos e as medidas que foram adotadas pela Linden para uma melhor manutenção do metaverso.

Em primeiro lugar, Cory reconheceu e lamentou os problemas que vem ocorrendo no metaverso. Pediu desculpas à todos os 'second lifers' pelos transtornos ocorridos no grid e enumerou uma série de causas. Entre elas os problemas de conexão com Dallas e San Francisco. Ondrejka confirmou a elevação para nível 3 na velocidade de transmissão. Ele aposta que a nova largura de banda poderá amenizar parte dos problemas referentes a logins, tempo de resposta e desconexão súbita.

Europa e escalabilidade

O diretor de desenvolvimento da Linden abordou também a questão da escalabilidade. Ele pessoalmente se diz a favor da descentralização dos datacenters que suportam o Second Life. Em primeira mão, anunciou a decisão de San Francisco em instalar nas próximas semanas um datacenter na Europa. Hoje, segundo dados oficiais, 65% dos acessos vem daquele continente. Com um datacenter europeu, os acessos destes residentes, prevê Cory, terão um grande ganho de qualidade. Ondrejka acredita que criar novos datacenters é fundamental para a sustentabilidade do grid. Perguntado sobre a 'abertura do código' do servidores, ele disse não estar autorizado a falar sobre o assunto.

Eterna luta contra os bugs

Cory Ondrejka, que postou no blog oficial do Second Life um tópico com respostas mais detalhadas aos pontos abordados na 'Carta Aberta', disse ontem que a Linden trava uma batalha intensa e incessante contra os eventuais bugs do grid. Ele reconheceu que a rede Second Life tomou proporções que nem a Linden imaginava até meados de 2006. Segund Cory, a responsabilidade da empresa se multiplicou na mesma proporção do Second Life. Assim como os problemas.

Novos profissionais, com larga experiência em TI, foram contratados para auxiliar os veteranos da Linden. Cory Linden diz que uma equipe, em turnos alternados, trabalha 24 horas por dia monitorando e corrigindo os problemas. Casos mais complexos são passados para uma outra camada de profissionais, que trabalham na empresa desde o LindenWorld, e que juntamente a ele, procuram sanar as questões.

Busca e backup local

Outras medidas anunciadas por Ondrejka dizem respeito a velocidade de acesso aos ítens do inventário. Inúmeras reclamações de perda de ítens são relatadas diariamente à Linden. Este foi um dos ítens críticos abordados pela carta. Cory diz estar estudando uma forma de melhorar o sistema de busca no inventário. Ele reconhece que a perda de ítens de fato ocorre, e que estão cuidando do assunto. Porém afirma que em muitos casos o fato ocorre por inexperiência de muitos residentes, que posicionam seus objetos 'no copy' em diversas ilhas, que não possuem sistema de retorno de objetos, e as esquecem por lá. Cita também o fato de residentes possuirem centenas de pastas em seus inventários, e não saber nelas organizarem seus objetos. Em certos casos, segundo ele, os usuários não lembram dos nomes destes ítens e com isso não sabem como achá-los em meio aos outros. Mas estão lá.

Estes problemas levaram Ondrejka a decidir pela implementação de melhorias no sistema de busca de ítens nos inventários. Ele pretende aperfeiçoar esta busca, criando um sistema mais avançado, com filtragem por propriedades, texturas e conteúdos. Os próximos betas tem grandes chances de já chegarem com o novo recurso.

Cory Linden informou também que está estudando a possibilidade de permitir o backup de ítens, com permissões abertas, no próprio computador de acesso do residente. Existem grandes chances da idéia se concretizada. Ele conclui, prometendo que se empenhará em tornar mais transparentes as decisões e procedimentos que o departamento de TI, da Linden Lab, tomará em relação ao Second Life.•
Site exibe novas fotos do Playstation Home

Plataforma também será compatível com o Playstation Portable.

Na manhã desta quinta-feira, a Sony convidou alguns órgãos de imprensa a conferirem as novidades implementadas em seu Playstation Home. Apenas os veículos de comunicação norte americanos foram convidados para o eventos. Para azar da corporação, o site CVG tirou 12 fotos do LCD onde eram exibidas as novas imagens do Home e as reproduziu em seu website.


Nas cenas observa-se um jogo de boliche, onde vários participantes se divertem em cooperação. Em outra cena, o avatar se dirige à uma sala de exibição cinematográfica, com cartazes dos filmes 'Casino Royale' e 'O Grito 2'. Com isso, é dado como certo que a Sony licenciará a exibição de filmes comerciais em sua rede virtual.


O que chamou mesmo a atenção foi o fato de uma das imagens exibir a interface de acesso Home em um Playstation Portable. Até então acreditava-se que a rede virtual da Sony só seria acessível pelo console Playstation 3. Porém esta foi uma das novidades que a japonesa anunciou na coletiva de ontem. Usuários d PSP poderão também acessar o Home, através de uma conexão wi-fi, obviamente em baixa resolução e com o uso de um mini-dvd específico.

Para ver todas as fotos inéditas do Playstation Home, clique aqui.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Mídia Digital inaugura nova sede e promove festa no Second Life

Durante o evento, na agência virtual, situada na ilha Berrini, os avatares se divertirão dançando ao som de música eletrônica.

A Mídia Digital, agência especializada em comunicação on-line, inaugura sua nova sede no próximo dia 04/05 às 21hs. Para comemorar o novo espaço, acontecerá uma festa simultânea na agência e na sua sede no Second Life, ambiente que simula a vida real na Internet.


Durante o evento, na agência virtual, situada na ilha Berrini, os avatares se divertirão dançando ao som de música eletrônica e ainda receberão camisetas da agência, a festa será aberta a todos usuários interessados. Na sua “First life” a empresa de Curitiba precisava de uma área maior em função do crescimento de sua equipe. Para isso investiu em um ambiente de 750m2, que combina escritório e área de lazer em um novo endereço, na própria cidade paranaense.

Press release: Carolina Buriti . Dotnews.
Porto Alegre virtual inaugura sábado

A inauguração será marcada pela festa RaveTronic10 e a abertura das exposições de grafite, cartoon e artes plásticas para os avatares visitantes.

Porto Alegre já é uma realidade no mundo virtual. Inaugura neste sábado, 05 de maio, a Ilha Brasil Porto Alegre no Second Life (ambiente 3D de relacionamento na internet). Todos os avatares (residentes do Mundo Virtual da Lindens Lab) estão convidados para curtir uma balada rave na ilha sábado.


A inauguração será marcada pela festa RaveTronic10 e a abertura das exposições de grafite, cartoon e artes plásticas para os avatares visitantes. A RaveTronic 10 inicia às 16 horas e a badalação vai até as 2 horas da madrugada. Durante as 10 horas de festa o público vai se divertir ao som de vários estilos de música eletrônica com os shows dos melhores DJs do Second Life.

Na ilha além de curtir a festa e conhecer novas pessoas poderá ser observado pontos marcantes de Porto Alegre como:
  • Mercado Público
  • Gasômetro
  • Laçador
  • Cais do Porto
  • Muro da Av.Mauá
  • Arco do Expedicionário
  • Estação São Pedro
  • CTG
Ao entrar na ilha os porto-alegrenses poderão se sentir em casa tamanho é o realismo dos prédios. A ilha Porto Alegre, que é um empreendimento do Escritório de Comunicação Obraprima já está muito legal, porem podemos esperar mais para daqui a alguns dias. Em breve várias empresas da nossa região estarão marcando sua presença na ilha. munO fato é que a comunidade dos internautas do Rio Grande que já é numerosa vai ter mais um ponto de encontro, e o que é melhor em um ambiente onde o realismo é muito maior.

Press release: Roberta Diehl . Obraprima.
Cresce na internet o número de sites de empregos no Second Life

Com a profissionalização cada vez maior das atividades virtuais, empreendedores lançam mão de ferramentas web para chegarem mais rápido à mão de obra especializada.

O residente Tom Bugaboo procurava por um expert gráfico em criação de skins, para vendê-las em sua mega store. Só que ele não quis perder tempo utilizando as ferramentas de grupo para enviar mensagens solicitando tal profissional. Tinha medo de receber uma chuva de propostas vazias. Queria ter certeza que chegaria rapidamente à um profissional sério, que poderia atender as suas demandas. Então, se inscreveu no SLBounty.com, postou sua oferta de trabalho e em 24 horas já estava com seu profissional empregado.

O exemplo real, acima citado, mostra uma mudança de comportamento por parte daqueles que desejam empregar profissionais, nas mais diversas habilidades e que possam, de forma séria e objetiva, lhe oferecer resultados satisfatórios. Sites como o SLBounty.com e o MySLProject.com, (foto) dentre outros, tem surgido rapidamente e vem tomando conta da web, com o intuito específico de viabilizar um contato entre o profissional e o empregador. E os resultados tem sido considerados muito eficientes para os usuários destes e outros sites.

No caso do MySLProject.com, a proposta é fornecer demandas de serviços à profissionais free-lancer. Não chega a ser um emprego efetivo, porém os 'freelas' tem a oportunidade de saber pelo portal que tipos de projetos estão em aberto e necessitando de suas eventuais habilidades. É feito então um primeiro contato entre o profissional e o empregador. Daí então é feito o contrato para execução do serviço. Algo muito prático por sinal e aparentemente com resultados confiáveis. No MySLProject.com, a maior demanda está na área de 'scripting & coding'. Ou seja, se você está se especializando em linguagem LSL (Linden Scripting Language), as chances de se dar bem no Second Life são muito grandes. Existem casos em que os empregadores pagam em 'dinheiro real' os seus empregados ou free-lancers.

E nós brasileiros?

Ainda não chegou ao blog Mundo Linden nenhuma notícia sobre sites brasileiros especializados em empregos virtuais para a nossa comunidade. Pela nossa experiência pessoal, é grande o número de novos empreendedores nacionais que adentram ao metaverso e necessitam imediatamente de residentes especializados na criação de três ítens principais: roupas, construções e LSL. Já temos notícias de empresários brasileiros que necessitam de especialistas em skins.

Mas como sabemos disso? Bem, através dos canais alternativos de comunicação, como fóruns de discussão nacionais, Orkut e mensagens em grupo no Second Life. Não há portanto, um site nacional especializado nisso. Se alguém souber, que nos avise. Senão, quem quer ser o pioneiro? Pioneiros se tornam rapidamente em referências, em qualquer ramo de atividade.
Linden Lab evolui velocidade de transmissão entre Dallas e San Francisco

Nova estrutura adotada permite tráfego de dados a 10 gigabits por segundo.

Nos últimos quatro meses o Second Life tem apresentado um crescimento exponencial, em largas proporções, sem precendentes em sua história. Dois milhões de novos usuários deste janeiro e cerca de 1000 novas ilhas criadas nos últimos 60 dias. Contudo este avanço tem trago consigo sérios problemas técnicos, tanto ao metaverso como à sua gestora, Linden Lab.

Como se sabe, a empresa possui dois datacenters principais, um em sua sede em San Francisco e a outra, instalada em 2006, na cidade de Dallas. Nos últimos meses, devido ao crescimento do grid, e dos seus acessos simultâneos, a malha conectiva que liga os dois datacenters passou a ser insuficiente na transmissão de sua grande quantidade de dados. Conseqüência disso se apresenta nas lags ocorrentes em diversas ilhas e com os conhecidos problemas de login ou desconexão súbita.

Para amenizar a situação, a Linden Lab acaba de anunciar a elevação da conectividade, entre seus datacenters, para nível 3. Com o upgrade, a capacidade de transmissão entre Dallas e San Francisco passa para 10 gigabits por segundo. Na nota a empresa não entra em detalhes, mas especialistas identificam a manobra como uma das medidas para melhorar o desempenho e a 'escalabilidade', do grid, para que novas ilhas sejam inseridas sem representar aumento de lentidão no metaverso. Obviamente que a evolução tem também como objetivo suportar um número maior de acessos simultâneos, com uma menor taxa de desconexões súbitas.

Com informações da SL Insider.
NBA instala 'quartel-general' no Second Life

Amantes do basquete tem agora um local especialmente preparado para eles.

Em uma nota de imprensa, a National Basketball Association (NBA), a maior liga mundial do basquete profissional, anunciou ontem o lançamento de sua sede no Second Life. O anúncio foi emitido pelo 'comissário' David Stern, integrante da cúpula da associação. O complexo de três ilhas, que foi preparado pela equipe da Eletric Sheep Company, conta com várias arenas de jogo, em que se pode jogar partidas normais ou o famoso '21' (Horse). Existem também áreas de vídeo onde os visitantes poderão ver os melhores lances já registrados na história da NBA, e também os mais recentes. Uma ampla área de shopping foi preparada para que os residentes possam adquirir diversos produtos virtuais com a famosa marca.

David Stern informa na nota que, a partir de Junho, serão realizados diversos eventos esportivos e até mesmo um campeonato virtual de basquete, onde serão selecionados em breve os melhores residentes praticantes de seus 'in-games' para formação dos times. Ele afirma também que, em pouco tempo, os mais famosos jogadores 'reais' da NBA marcarão presença no Second Life, com seus próprios avatares. Eles participarão de entrevistas, palestras, encontros e, inclusive, de alguns dos jogos virtuais que serão agendados.


Sem dúvida é a certeza de entretenimento e informação para todos os amantes da NBA e do basquete. E as novidades não irão parar por aí. Confira tudo agora nestas SLurls: »NBA Jam Session«, »NBA Arena«, or »NBA Courts«.

Com informações da 3pointD.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Estudantes mostram trabalho de formatura no Second Life

Estudantes de arte de uma universidade de Londres vão realizar a exposição de formatura no mundo virtual do Second Life.

Estudantes da universidade Goldsmiths criaram versões digitais de seus trabalhos de arte que serão apresentadas por seus personagens no mundo virtual. A exposição de formatura virtual vai ocorrer em uma réplica online do local que será usado para a exposição real. O coordenador do curso Matt Ward afirmou que o Second Life permite que os estudantes mostrem seus trabalhos em um tipo diferente de espaço virtual.

"Isto expande o alcance da exposição de formatura e permite que os estudantes se apresentem para uma audiência maior, de uma forma que poderá melhorar o trabalho", disse. O Second Life permite a interação social de seus usuários e já é o lar virtual de grandes empresas como Adidas, IBM e Reuters.

Perfil

Os estudantes da universidade Goldsmiths de Londres são famosos pelas inovações em arte moderna. Da universidade já saíram nomes como Damien Hirst e Gary Hume. "Sabemos da importância e do poder da rede virtual e sentimos que ter um perfil no Second Life será, em breve, necessário", disse a estudante Emily O'Dwyer, cujo personagem (avatar) no Second Life chama-se Lilly Losangeles.

"A classe foi a favor da utilização dos métodos mais modernos de comunicação digital para tornar nossa exposição de formatura o mais acessível possível. Agora, não importa onde você está no mundo, você ainda pode ver nossa exposição e mesmo nos encontrar em nosso evento", acrescentou. Na vida real a exposição de formatura ocorre entre os dias 1º e 4 de junho. No Second Life a exposição receberá o título de Annotations e pode ser vista a partir de 18 de maio.

Fonte: BBC Brasil.
Vice-presidente da Linden responde à carta de protesto dos residentes

Preocupada com a repercussão negativa da carta, Robin Harper agendou entrevista coletiva, em San Francisco, para esta quinta-feira (3), afim de esclarecer todos os pontos do manifesto, e antecipou algumas respostas no blog oficial do Second Life.

Nesta segunda-feira, o blog Mundo Linden divulgou em primeira mão no Brasil, com apoio da SL Herald, um manifesto em forma de 'carta aberta eletrônica', onde alguns residentes deixam claras suas insatisfações com os rumos tomados pelo Second Life, nos últimos meses, em relação ao rápido crescimento do grid. A carta possui um 'abaixo-assinado virtual', onde qualquer residente ou interessado nos assuntos do metaverso podem deixar seu nome. Quando postamos a carta, haviam cerca de 1000 assinaturas registradas. Neste momento já são mais de 3.430 assinaturas.

Na tarde do mesmo dia, Robin Harper, vice-presidente da Linden Lab, respondeu à carta de protesto dos residentes, demonstrando preocupação com a repercussão negativa da mesma. Em sua resposta, Robin diz que não podia deixar de observar que 1.500 assinaturas (quando recebeu a carta) mereciam que ela desse uma resposta satisfatória aos seus argumentos. Ela avisa que também estaria preparando, juntamente com Cory Linden, diretor de desenvolvimento da empresa, um documento com respostas precisas para todos os pontos tocados na carta de protesto.

Harper afirmou ainda que estaria agendando uma entrevista coletiva, no Town Hall em San Francisco, na parte da tarde desta quinta-feira (3), e que estaria acompanhada de Cory para esclarecer todas as dúvidas políticas e técnicas apontadas na carta, sobre o andamento dos trabalhos no Second Life. Todas as informações a serem disponibilizadas nesta entrevista estariam, portanto, sendo reunidas neste momento. A imprensa já aguarda o evento com ansiedade, e o fato já está ganhando destaque na mídia.

No blog, Robin Linden (como é conhecida no metaverso) fez questão de antecipar algumas respostas que julgava urgentes mediante a força das acusações, principalmente no tocante ao 'recuo' da empresa no feedback de informações fornecidas em seu site e em seu blog. Ela cita dois pontos importantes e reproduzimos aqui resumidamente:

1 - Sistema de votação inoperante nos tópicos do blog: "Estamos preparando um novo sistema de votação e procuraremos respeitar a abertura do sistema de 'feedback' de cada tópico para que todos possam deixar suas críticas, respeitando-se as regras de boa educação. Estamos recrutando dois profissionais para filtrarem toda a informação proveniente do blog. O sistema de votação está sendo aperfeiçoado por Torley Linden e a transição para o novo formato estará pronta em breve. Neste novo sistema, o usuário deverá entrar com o nome de seu avatar e senha de acesso para poder registrar suas considerações. Comentários anônimos estão abolidos".

2 - Base de conhecimento 'estagnada': "Se vocês observarem atentamente, temos dois novos Lindens, Jon e Jheremy, que estão cuidando dos novos e atualizados conteúdos, que já estão sendo implementados sensivelmente. Em breve promoveremos o relançamento desta base de de informações, com muito mais artigos, tutoriais e respostas à perguntas frequentes".

Wiki agora é público

Robin Harper aproveitou a oportunidade para informar que a Linden Lab optou por tornar público o wiki corporativo da empresa. Assim, qualquer pessoa poderá acompanhar o andamento dos trabalhos realizados no Second Life, com total transparência. No wiki, os residentes poderão acompanhar também o cronograma de trabalho de cada funcionário da Linden. Harper alerta que este cronograma sofre atualizações constantes, baseadas em demandas emergentes do metaverso, e classificadas em ordem de prioridade. Ela cita também que, "nesta semana o calendário mostra que o seguintes Lindens atuarão nas respectivas atribuições":

  • Kelly - desenvolvedor
  • Rob - comunidade de código aberto
  • Liana - comunidade de código abertoe
  • Zero - desenvolvedor sênior
  • Robin - comunidade
  • Cyn - relacionamento ao cliente
  • Torley - comunidade
  • Meta - gerente de datacenter
  • Chadrick - classificação e gestão de demandas

Robin Harper conclui sua resposta deixando claro que a Linden Lab, e ela própria, estão tomando todas as providências necessárias e lançando mão de todos os esforços possíveis para tornar transparentes as atividades internas da empresa. Ela admite que algumas medidas serão mais eficientes que outras. No entanto, como um todo, a Linden se empenhará em afastar qualquer incerteza sobre sua forma de gerir o Second Life. "Nós estamos olhando nossos residentes de frente e também estamos praticamente prontos para esclarecer todas as dúvidas", afirma.

Com informações do Official Linden Blog.
Computer World libera 'Top 8' de marcas no Second Life

Publicação realizou perquisa neste mês de abril.

Há algumas semanas,, citamos, neste blog, um estudo realizado pela agência francesa Reperes, sobre a ranking das 30 marcas mais conhecidas, do mundo real, pelos 'second lifers' e que estão com suas inciativas presentes no metaverso. Hoje a Computer World apresentou o resultado de uma pesquisa de marcas, realizada em Abril entre os departamentos de TI de diversas empresas do mundo real, sobre as referências que possuem sobre outras empresas atuantes no Second Life. Este é o resultado do 'Top 8' de marcas no Second Life, segunda a publicação:
  1. IBM
  2. Pontiac
  3. Sun Microsystems Inc.
  4. Dell Inc.
  5. Reuters
  6. Cisco Systems Inc.
  7. H&R Block
  8. Best Buy Geek Squad.
Este tipo de pesquisa, por ser muito específica, não apresenta as famosas 'startups virtuais', pois foi realizada na camada 'real' de empresas do mundo físico que já atuam no mundo virtual. A surpresa está na presença da Dell entre os 5 primeiros colocados, tendo em vista que ela lançou recentemente sua presença no Second Life. A pesquisa tem sido alvo de críticas, pelos especialistas em metaverso, por ter sido realizada em um nicho muito específico de mercado. Para eles, a pesquisa não reflete a realidade e precisa ser revista.

Com informações da SL Insider.
Second Life volta a mostrar 'amigos online' em seu site

Hoje o que se vê é uma versão mais robusta e melhorada do 'Friends Online', com a introdução da 'presença seletiva'.

Finalmente, e com melhorias, o recurso 'Friends Online' que estava fora do ar desde 14 de Março, voltou a funcionar nas últimas 48 horas. Até seu fechamento temporário, o sistema vinha apresentando diversos problemas de funcionamento e algumas inconsistências nas respostas, como a indicação incorreta de quem estava 'on' e quem estava 'off'. A Linden resolveu então paralizar o serviço, para corrigi-lo.

Hoje o que se vê é uma versão mais robusta e melhorada do 'Friends Online', com a introdução da 'presença seletiva'. Até então, mesmo que você ocultasse seu status de 'on' para algum amigo, o mesmo poderia saber pelo site do Second Life que você estava online. Agora o site reflete exatamente sua opção para cada amigo em sua lista. Observa-se também uma boa melhoria no carregamento das listas de fotos, baseadas diretamente no servidor de perfis do grid. As respostas são mais rápidas e consistentes. Trata-se de um recurso, para certos casos, indispensável antes de se acessar o metaverso.

Com informações do SL Insider.
Linden fecha hoje o Second Life por duas horas

Correções emergenciais serão introduzidas ao grid. Atualização do navegador não é necessária.

O blog oficial do Second Life anunciou o fechamento do grid, por duas horas entre 11h00 e 13h00, para implementação de urgentes e inadiáveis correções no servidor 1.15.0, afim de normalizar o funcionamento do metaverso. Contudo, não será necessário um novo download de navegador, pois o mesmo já está apto a 'ler' estas correções.

O 'patch' tem por objetivo corrigir vários problemas com mensagens instantâneas em grupo (Group IM), relatados da semana passada. A Linden avisa que durante o 'downtime', o beta grid estará aberto e funcionando normalmente. E convida os residentes a testarem o novo recurso de voz, efetuando o download em sua página específica.

Com informações do Official Linden Blog.
Second Life atinge 6 milhões de residentes

Não se pode, portanto, afirmar que estes 6 milhões de usuários movimentam a economia do Second Life. Na realidade, apenas 80 mil usuários movimentaram Linden Dólares nos últimos 30 dias.

Por volta das 20h20m deste 1º de Maio, o Second Life atingiu a histórica marca de 6 milhões de inscrições. É o 'segundo' milhão de residentes que o metaverso alcança em 2007, em um crescimento sem prescendentes em sua história. Claro que o Second Life não possui tantos usuários ativos, caso contrário já teria entrado em colapso. No entanto, um milhão e setecentos mil usuários 'logaram' no metaverso nos últimos 60 dias. Ainda sim, o Second Life se mantém com uma média de 30 mil usuários online diariamente. Calcula-se que, todos os dias, 105 mil usuários acessam regularmente o grid.

Não se pode, portanto, afirmar que estes 6 milhões de usuários movimentam a economia do Second Life. Na realidade, apenas 80 mil usuários movimentaram Linden Dólares nos últimos 30 dias. Mesmo assim, estes números indicam que o metaverso possui uma sólida e atraente audiência, além de ser apontado como a 'vanguarda da nova internet 3D'. Mais e mais empresas adentram no mundo virtual Second Life para expor suas marcas, produtos e serviços, da menor empresa 'startup' até as maiores corporações mundiais. 'Crescimento' é a palavra que resumirá o grid durante todo este ano.

Com informações da SL Insider.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Volkswagen lança espaço esportivo no Second Life

Empresa promete mais novidades em breve.

Será inaugurada nesta quinta feira, às 19:00, a mais nova ação da Volkswagen no Second Life: o espaço esportivo VW, no 'Boulevard Brasil'. Lá os usuários poderão jogar uma partida de basquete, no estilo 21. Este é apenas o primeiro dos diversos esportes que a Vokswagen pretente realizar no Second Life, para oferecer ao seu cliente mais do que apenas uma parada para o café no fim da tarde.

Por João Eugênio dos Santos Neto
Manager of Second Life
Volkswagen do Brasil

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Residentes enviam carta de protesto à Linden Lab

Descontentes com os rumos tomados pelo Second Life e seus inúmeros problemas sucessivos, usuários do metaverso criaram uma carta virtual, com cerca de 1000 assinaturas, onde pedem à Linden que 'conserte' em definitivo seu mundo virtual.

Numa tentativa de chamar a atenção da Linden Lab sobre os inúmeros problemas pelos quais o Second Life vem atravessando, nos últimos 8 meses, uma 'carta aberta' foi enviada à empresa, com abaixo-abaixo assinado virtual, exigindo que ela tome atitudes definitivas para que o metaverso volte a funcionar com a harmonia de antes, consertando os 'bugs' atuais, antes que os novos recursos previstos sejam implementados. Neste momento, cerca de 1.000 empresários e residentes virtuais assinam o documento.

A carta é uma resposta pública aos problemas de estabilidade que o metaverso atravessa e ao recuo da Linden Lab no contato com seus clientes, residentes do Second Life. Este recuo é refletido na suspensão de diversos fóruns de discussão, dentro de seu website, constantes bloqueios de respostas para tópicos do blog e, o mais importante, um aparente corte nos custos de suporte ao usuário. Segundo Christian Midnight, um dos autores da 'carta aberta', estas restrições no suporte indicam que a Linden não estava preparada para a nova fase de sucesso e problemas do Second Life. "Antigamente, era mais fácil um contato com eles, quando as coisas iam bem. Agora é diferente. Se mostram despreparados para o atendimento em períodos de adversidade".

Second Life sempre será um 'beta'

Apesar das duras críticas à Linden Lab na carta, a atitude dos residentes não indica uma sugestão à censurar os produtos da empresa. Mas sim, preservar os investimentos feitos até agora e trazer uma maior segurança à todos os envolvidos, que se vêem as voltas com boatos sobre um eventual colapso do grid. O foco da carta é em relação à velocidade no qual os novos recursos do 'beta grid' são implementados no grid principal, às vezes sem um número de testes necessários para sua aprovação. Para os protestantes, há um acúmulo de bugs com isso, os 'nós' vão se multiplicando e fica cada vez mais difícil corrigir a lista de problemas, que cresce diariamente.

Não há como querer que a Linden suspenda o beta grid, até que todos os problemas sejam sanados, conforme insinua a carta. No entanto sabe-se que o Second Life nunca deixará de ser um sistema em fase 'beta' pois, para sobreviver comercialmente, o metaverso precisa estar sempre em constante evolução. O ponto de equilíbrio, que se espera para todos é que a Linden tenha maior critério ao ativar novos recursos no maingrid, sem a 'afobação' com a qual demonstram trabalhar. Espera-se que a Linden Lab saiba que, para o bem do Second Life, a pressa não caminhará nunca com a perfeição.

Para ler a íntegra da carta (em inglês), clique aqui.
Para consultar e assinar a carta, clique aqui.

Por Pixeleen Mistral
do SL Herald.
Brasil se mantém em 6º lugar no ranking do Second Life

Participação brasileira não para de crescer e já supera o Canadá e vários países da Europa.

A Linden Lab divulgou os resultados da pesquisa demográfica realizada em Março de 2007, para aferir a participação das nações em seu mundo virtual Second Life. A pesquisa também tinha o objetivo de medir o crescimento do metaverso entre Fevereiro e Março. O resultado foi espantoso.


Neste período, foi constatada uma elevação na quantidade de horas utilizadas por todos os avatares, que chegou a incríveis 15.346.784 horas totalizadas, denotando um crescimento de 27,92% no tempo de uso do Second Life, pelos seus usuários, em apenas 30 dias. O número de residentes também cresceu mundialmente, quase que na mesma proporção: 20%.

Brasil

Nosso país experimentou um grande salto no número de usuários nos últimos 30 dias. No entanto, não foi suficiente para fazer o país ultrapassar o quinto lugar da Holanda, no ranking oficial da Linden, em número de contas cadastradas. Mesmo assim, o crescimento brasileiro tem sido muito expressivo e atraiu a atenção da própria Linden Lab, que pela primeira vez estabeleceu uma representante oficial fora dos Estados Unidos, a Kaizen Games, de olho nos residentes brasileiros e na sua potencialidade para os negócios.

Mais residentes ativos, menos horas gastas

Apesar o número total de horas, usadas no metaverso, ter crescido mais de 27% entre todos os residentes cadastrados, a pesquisa conferiu quantas horas em média um usuário ativo, com uso constante do Second Life, mantém seu avatar 'online', em um mês. Houve uma ligeira elevação, de 4.53 horas em fevereiro para 4.83 horas utilizadas diariamente. Paradoxalmente, este crescimento tem sido considerado 'tímido' pela Linden Lab, se comparado ao número de novos residentes que criaram suas contas neste período. Em Setembro de 2003, por exemplo, quando foram liberados os primeiros relatórios, na época existiam 1.087 residentes no ainda chamado 'LindenWorld'. Eles consumiram sozinhos 51.699 horas, estabelecendo uma média de 47,59 horas por usuário/mês, naquela época. Em Setembro de 2005, esta média começou a apresentar queda constante. Enquanto o número de usuários crescia, cerca de 15,57% em dois anos, a quantidade de horas gastas por mês caiu em mais de 32%, e praticamente se estabilizou até Março de 2007.

A Linden Lab atribui o fenômeno ao excesso de propaganda que a mídia tem feito em cima do Second Life. Não que ela esteja reclamando, mas que isso acarretou a criação intensa de novas contas desde 2004. Com o 'boom' da segunda metade de 2006, o grid tem experimentado diversos problemas técnicos, que não ocorriam quase que diariamente como ocorrem hoje. Estes problemas, lags, a falta de linden dólares e perspectivas de sucesso por parte dos residentes, admite a Linden, provocam uma evasão destes usuários. O metaverso cresceu de fato nos últimos 6 meses, de forma vertiginosa, quase que em 200%. Porém a quantidade de usuários online, em média diária, cresceu apenas 47,6%.

Mais de 1000 novas ilhas só em Março

O crescimento dos continentes aumentou também em uma taxa constante, em cerca de 92,3 quilômetros quadrados adicionados desde Fevereiro, imprimindo um crescimento de 22,4% nas terras virtuais cadastradas. A densidade populacional se mateve na mesma média do relatório anterior, permanecendo em 6,3 mil residentes por quilômetro quadrado. A maioria destas terras se encontrava nas 1.154 ilhas criadas em Março. Desde que a Linden Lab começou a liberar dados de terras, em Outubro de 2006, aproximadamente 70% de toda a terra do Second Life está presente nesses novos consoles criados nos últimos seis meses.

Com informações da SLNN.

domingo, 29 de abril de 2007

Cinema brasileiro descobre o Second Life

Produção de "Cão Sem Dono" usará também o metaverso para divulgar o filme.

“Cão sem dono”, de Beto Brant (”O invasor”, “Crime delicado”) e Renato Ciasca, será o primeiro filme nacional (talvez internacional?) com personagens no Second Life. O protagonista Ciro (Julio Andrade) e o cachorro Churras habitarão também o mundo virtual da internet. Nele, Ciro vestirá uma camiseta promocional do filme, que será distribuída gratuitamente aos internautas que pedirem a roupa ao personagem.

Esta será uma das ferramentas de divulgação digital de “Cão sem dono”, baseado no livro “Até o dia em que o cão morreu”, de Daniel Galera. A estratégia de lançamento inclui ainda um caprichado www.caosemdonopoa.com, pílulas no You Tube, perfis e comunidades no Orkut, além de um trailer que rodará Porto Alegre exibindo o trailer do filme.

Em tempos difíceis para o cinema brasileiro, qualquer maneira de divulgação vale a pena, especialmente quando se trata de um ótimo filme, como nesse caso. “Cão sem dono” estréia dia 11 de maio em Porto Alegre e depois segue para o resto do país.

por Nathalia Lemos
da Assessoria de Comunicação.
Second Life vira febre no Brasil

Em Uberlândia, o número de usuários do jogo virtual ainda é tímido.

O Especialista em Novos Negócios da CTBC, Flávio Henrique Zago, também busca sucesso no mundo virtual
Jeremy Platthy é um nova-iorquino de pouco mais de 20 anos, emo e perdido. Sua vida parece não ter rumo, vive a dar cabeçadas, em prédios muros e até em paredes de castelos, não conseguiu um emprego sequer e só tem no bolso 1 Linden Dólar. Jeremy é um fracassado no Second Life (SL). Se você ainda não ouviu falar no SL, ou segunda vida, prepare-se. A tendência é que o jogo, criado em 2002, mas que se alastrou a partir de 2005, vire febre no Brasil. Por enquanto, em Uberlândia, o número de usuários ainda é tímido, mas algumas experiências são mais bem-sucedidas do que a de Jeremy.

O Second Life abre um novo horizonte. As cidades viram ilhas que você pode visitar com apenas um click no mouse. Você pode mudar de vida e isso inclui tudo, da cor dos cabelos ao sexo e, o melhor, é que a cirurgia plástica é imediata e indolor. Tudo começa e termina, sob o comando dos seus dedos. Considerada uma ferramenta social, e não um jogo, por seu criador, Philip Rosedale, o SL tem mais de 5 milhões de usuários no mundo, número que sobe a cada segundo.

A oferta de uma nova vida inclui noites regadas à bebida e a sexo, por isso, os menores têm uma versão teen com algumas restrições. A média de idade dos usuários é de 32 anos, a maioria fala inglês, tem internet banda larga e um bom microcomputador. Desde a última segunda-feira, o Brasil tornou-se o primeiro país a ter um portal de entrada exclusivo no portal. (Leia abaixo)

Durante uma viagem de negócios, o Especialista em Novos Negócios da CTBC, Flávio Henrique Zago, 31, foi "aplicado" (gíria muito usada entre os jovens para dizer que foi apresentado a alguma novidade) ao sistema por ninguém menos que Philip Rosedale. Foi há pouco mais de nove meses. Flávio criou seu avatar (designação do personagem), Luiggi Matova e segue sua saga virtual. "O Luiggi é parecido comigo, mas não em tudo. O que mais me atrai no SL é a possibilidade de romper barreiras que você tem no mundo real. É uma quebra de paradigmas", afirmou. Flávio aprecia a autonomia que o usuário tem no SL. "A maioria dos games de fantasia te impõe um padrão na hora de definir seu jogador, o SL não. Você faz o que bem entender", comentou.

Trabalho é a chave para o crescimento do avatar

Os primeiros dias no Second Life não são fáceis para ninguém e podem ser piores para quem não tem intimidade com o computador. Luiggi Matova, avatar de Flávio Zago, chegou sem nada, mas já teve dois empregos e, após participar de uma rodada de discussões sobre tecnologia, pode ser um dos membros do conselho do SL. A situação foi diferente para Humberto Gomes, 22, estudante e sócio de uma lan house. "Prefiro o The Sims", afirmou categoricamente. Sua vida no SL foi curta e na lan house a procura pelo jogo é baixa. "O movimento aqui em Uberlândia é fraco, estou até pensando em retirar o programa das máquinas porque só tem ocupado espaço", reclamou.

A reportagem visitou algumas lan houses e foi às ruas para saber como anda o ibope do SL em Uberlândia e confirmou a informação de Humberto Gomes. Ele não acredita que o idioma seja uma barreira, já que vários dos seus games mais procurados estão em inglês.

Flávio Zago acredita que a situação em Uberlândia pode melhorar e dá dicas para os novatos."A melhor forma de se dar bem é por meio do trabalho, que lhe proporcionará o Linden Dólar para comprar roupas, casas, carros e até mesmo ilhas. E se você tem alguma habilidade profissional, utilize-a no jogo", revelou. Oferecer seus serviços pode ser uma forma de acumular Linden Dólars, aumentar seu patrimônio virtual e tornar-se popular no mundo virtual, e quem sabe, no real. Muitas empresas investem em eventos realizados no SL. Mas não vá esquecer da sua vida real, afinal, esta é uma só e não possui botão on/off. Vale mais utilizar a ferramenta SL como um campo de treinamento, simular entrevistas de e-mail ou mesmo uma paquera. "Atualmente eu não fico mais que quatro horas por semana no jogo. Deve se ter cuidado com o tempo dedicado a este aprendizado virtual", finalizou Flávio.

Os passos de Jeremy Platthy durante um mês no 2º mundo

Jeremy Platthy nasceu ou surgiu em 21 de março de 2007. Em pouco mais de um mês de vida não se alimentou, não bebeu, não arrumou emprego e a única coisa que ganhou foi L$ 1 por executar um movimento de hula ao agradecer a um oráculo virtual por uma informação na Ilha de Orientação do Second Life. No SL você já nasce adulto e Jeremy percebeu em poucas horas o quanto é difícil ser pai e mãe de si mesmo. Vagou por mais de três semanas pela Ilha de Orientação, primeira parada no SL. Ao descobrir que poderia voar usou e abusou do recurso. Mas logo ficou enjoado da brincadeira e da solidão daquela ilha. As pessoas apareciam e desapareciam do seu círculo. Pensou em mudar seu nome para "voador fracassado". Decidiu que voltaria à ilha pela última vez. Para sua surpresa vários perdidos apareceram por lá no mesmo 27 de abril, 9h horário do Brasil, 5h horário do SL. Kadis Tomsen, 24, era um português simpático com um péssimo inglês que não ajudou em nada, tinha as mesmas perguntas de Jeremy para responder. O espanhol Richardson Klaar procurava por garotas. A exclusividade no SL pode não durar muito, em alguns minutos surgiu Crowford Benelli, um irmão gêmeo que Richardson nem sabia que tinha. A diferença entre os dois era uma tocha carregada por Benelli. "Adeus mundo cruel." Quando estava à beira da morte, eis que surge uma luz no fim da tela para Jeremy. D1ogo Foden (assim mesmo, com o 1 no lugar do i), veio em seu socorro. Usando o recurso do teletransporte levou Jeremy para Copacabana. "Poxa, não tem um lugar mais internacional para me levar, não?", reclamou o ingrato. Foram então para Amsterdã, uma das cidades mais loucas da Holanda. Durante o passeio, rolava muito rock nos fones de ouvido. Muitas prostitutas virtuais nas ruas e até ofertas de emprego.

Troca

D1ogo levou Jeremy a um lugar onde poderia trocar de corpo, oferta recusada. Voltaram então à Ilha Brasil, onde já tem agência bancária, financeiras, entretenimento. De lá seguiram para a agência de notícias Reuters, que mantém um repórter real no SL. Por ali Jeremy ficou. Estava pensando se poderia arrumar um emprego por lá, caso sua criadora fosse demitida depois da demora em entregar esta reportagem. Se ter uma vida não é fácil, imagina duas.

O jogo no País

O Brasil é o primeiro país a ter sua própria porta de entrada para o universo virtual de maior sucesso em todo o mundo. O www.secondlifebrasil.com.br está no ar desde o dia 24. Sem a barreira da língua, a tendência é que os brasileiros invadam definitivamente o SL. Os usuários podem adquirir Linden dólares pagando em real e usando cartão de crédito nacional ou boleto bancário. R$ 1 vale 1 mil Kaizen Cash (KC$), e L$ 1 vale KC$ 10.

O Brasil é o pioneiro na implantação do Second Life Global Provider, programa desenvolvido pela criadora do Second Life, Linden Lab, em parceria com a empresa nacional Kaizen Games. "O Second Life está modificando a maneira como as pessoas se relacionam na rede e estamos muito orgulhosos de oferecer esse universo virtual em português", afirmou Emiliano de Castro, diretor de marketing do Second Life Brasil. Espera-se que a população brasileira no Second Life Brasil atinja dois milhões até abril de 2008. A assinatura básica é gratuita e a premium custa R$ 19,90 por mês.

A configuração mínima para rodar o Second Life: processador Pentium 3 ou Athlon 800 MHz, 250 MB de memória RAM, placa de vídeo ATI Radeon 8500 ou 9250, nVidia GeForce 2 ou GeForce 4mx, 37 MB de espaço livre em disco, conexão de internet cabo ou DSL e Windows XP (Service Pack 2) ou Windows 2000 (Service Pack 4).

por Adriana Oliveira.
Fonte: Correio de Uberlândia.