sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Linden Lab, Second Life e suas marcas!

Amigos do MundoLinden.net (até quando chamaremos assim, ainda não sei... eheheh), segue mais uma postagem de voz, onde descasco a lenha na política de "super" proteção de marcas, adotada pela Linden Lab em relação ao Second Life.

Para quem gostou da minha voz, aproveitem. Aviso que será mais comum me ouvirem (é mais prático falar do que escrever). E para quem não gostou, indico um amigo meu do Twitter: @realwbonner! Peçam para ele lhes dizer BOA NOITE! ahahaha :P

Antes da postagem audível (uiaaaaa), segue o link que comentei em audio: The Second Life® Brand Center.

Para ouvir a novissima "postagem falada", por mim, clique "play" neste simpático avatar abaixo:

Meu perfil no Gengibre. Alias usem o site, lembro que ele foi totalmente criado no Brasil e sempre vale a pena dizer: "parabéns para toda a equipe do Gengibre".

Quero ouvir vocês também! Cadastrem-se gratuitamente no Gengibre e mandem seu link para mim. Se for sobre o SL, postarei aqui no nosso MundoLinden.Net.

Comentem a postagem, a vontade. Nos vemos no Second Life!

Jean Liberato
Editor
Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Second Life = 17 MILHÕES DE CONTAS!!!

Nesta semana, antes de ontem, o nosso mundo virtual favorito acabou de atingir mais uma marca histórica: 17.000.000 de registros!

por Jean Liberato

Ao contrário do que pensam os adoráveis "profetas do apocalipse" o Second Life, carinhosamente chamado de SL, não morreu e continua crescendo. Lógico que está crescendo em velocidade menor do que antes, mas convenhamos, um sistema que traz para dentro de si cerca de 12 mil novas contas por mês, precisa ser respeitado. :P

Muita gente vai dizer que o Twitter tem 100 milhões de contas, o Facebook 200 milhões, etc. Porém estes exemplos não são a base que devemos comparar o SL, eles não são propriamente Mundos Virtuais. Na verdade são ferramentas sociais para a Web 2.0. E mais, o SL é um produto altamente rentável, lucrativo, já sabe como ganhar dinheiro, atingiu seu ITM há pelo menos 3 anos atrás e permite que seus usuários (na verdade "residentes") também lucrem explorando o mundo virtual.

Enquanto o Twitter e o Facebook ainda sofrem para entender como lucrar com seus respectivos produtos, o SL gera riqueza, lucra e distribui grande parte desta riqueza para seus "moradores". Portanto, não morreu e está longe de morrer.

O Second Life é o um verdadeiro Mundo Virtual simulado em 3D. E neste segmento reina absoluto, os concorrentes mais próximos ou pecam na complexidade do software que dificulta o uso massivo, ou ainda, não permitem a liberdade na criação e comercialização de itens, como é comum no SL.

Essa liberdade produtiva e comercial, movimenta diariamente mais de US$2,5 milhões em trocas de bens virtuais (incluindo aí sua moeda particular, o Linden Dollar - L$ - cotado atualmente em R$1,00 = L$135). O mercado mundial virtual do SL gera um PIB anual aproximado de US$900 Milhões. Caso o SL fosse um país, estaria melhor que muitos países reais e seria classificado pelo menos a frente de 30 nações pequenas, de acordo com dados do FMI em 2006. Se compararmos com a economia brasileira, o SL é tão rico quanto Palmas, Capital do Estado do Tocantis e mais rico e produtivo que 70% das cidades brasileiras - dados do IBGE em 2007.

Continuarei torcendo, trabalhando seriamente e divulgando o Second Life no Brasil, pois, acredito que seja a principal ferramenta em atividade, que propõe a realidade imersiva.

Em breve esta realidade imersiva poderá ser utilizada, massivamente, como a ferramenta adequada e de baixo custo, para projetos de formação social, profissional e educacional; ampliando os horizontes daqueles que tenham ideias mas não encontram as soluções viáveis no momento.

Parabéns Second Life, parabéns Linden Lab, continuem no seu caminho firme, que certamente nos tornaremos o padrão e a base tecnológica da futura WEB 3.0, permitindo o desenvolvimento da navegação em 3D para todos, servindo como alicerce desta mudança conceitual, da velhota Internet 2D, para a moderna Internet 3D.

Nos vemos no Second Life!

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Philip "Linden" Rosedale sai da Linden Lab

O criador do mundo virtual Second Life está de saída de sua empresa, a Linden Lab. A notícia assustou muita gente, mas o motivo é bem interessante.

Image © Robbie Cooper / Chris Boot

Desde que idealizou seu mundo virtual (o Second Life), baseado na Internet, Philip Rosedale (avatar Philip Linden) não imaginava que um dia chegaria a hora de partir. Esta hora chegou. Ele já havia deixado o cargo de CEO da empresa no ano passado, que foi assumido pelo executivo Mark Kingdon (avatar M Linden), mas agora é um momento diferente, Philip ira afastar-se da Linden Lab em definitivo.

O motivo desta decisão, que foi tomada por ele mesmo, é o desenvolvimento de um novo produto, em outra empresa criada por ele, que dependia diretamente da existência do Second Life.

Conforme o próprio Phil disse, ele ainda "continuará a ser o presidente da empresa, como eu tenho sido desde que deixei o cargo de CEO. A mudança é que eu não vou mais trabalhar em tempo integral na Linden Lab (alguns de vocês podem ter pensado que eu não estava mais lá, mas realmente eu tenho ido diariamente para a sede da Linden). Continuarei a fazer o mesmo de sempre, como tenho feito até hoje pelo Second Life".

Ele ainda confirma que a entrada e Mark "M Linden" na empresa (junto a Philip na fato ao lado), somente contribuiu para que o Second Life crescesse ainda mais, e deixa claro que a relação entre eles é ótima e produtiva. "Neste último ano e meio, desde que Mark começou como CEO, trabalhamos juntos, muito juntos mesmo. Muito do meu trabalho, dentro da Linden Lab, no mundo real, foi desenvolvido em conjunto com Mark. Temos literalmente sentado na mesma mesa, trabalhamos a apenas 5 metros de distância um do outro e nos encontramos várias vezes por semana".

Philip finaliza dizendo que agora se sente seguro, que a Linden Lab e o Second Life estão em boas mãos, de grandes profissionais, inteligentes e apaixonados pelo produto. Não que ele não se sinta competente para manter-se na Linden Lab como antes, mas como fundador da empresa, ele precisa deixar as questões específicas para quem exerce a profissão.

Nem sempre ele concorda com tudo o que estão fazendo na Linden Lab, mas como disse "Claro que não concordo com tudo! E o que seria então essa relação como fundador da empresa? É como quando seus filhos adolescentes saem de casa - é claro que você ainda tem preocupação e sente saudades, quer conversar com eles e mais! Mas em algum ponto você sabe que eles estão crescidos o suficiente para viver por conta própria. Acredito que a missão de construir o mundo virtual digital, está segura nas mãos dos Lindens, o que significa que eu posso começar a trabalhar novamente em plena intensidade neste novo projeto, que deixarei para falar mais sobre ele, um pouco mais no futuro. É muito emocionante". Philip deixa aberta a sua nova ilha chamada P Squared, teleporte-se já!

Esperamos que Philip Linden crie algo tão belo e poderoso quanto o seu Second Life, que é o verdadeiro e único Universo Simulado em sua essência. Valeu Phil!!! Estamos torcendo por você!

Leia a postagem original, escrita por Philip Linden, clicando aqui.

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ProSoccer, mundo virtual de futebol tem problemas no Brasil

A Gamemaxx, empresa representante do jogo online ProSoccer, declarou que será fechado o acesso ao público brasileiro no próximo dia 30 de outubro.

ProSoccer é um mundo virtual em 3D, que tem como temática a carreira de jogadores de futebol. Você pode criar seu jogador e com ele evoluir no mundo esportivo, até tornar-se uma celebridade mundial.

Porém a falta de continuidade no projeto, bem como, a falta de adaptação ao público brasileiro inviabilizam o sistema por aqui. Por causa deste problema a Gamemaxx resolveu não continuar com o contrato de representação local do produto (criado pela Sul Coreana Silver Spoon), o que vinha lhe trazendo enormes constrangimentos junto a comunidade de jogadores brasileiros.

Mais um mundo virtual suge e tem problemas pela falta de compreensão de que estes devem ser produtos globais, abertos para o desenvolvimento coletivo e principalmente com atendimento local. Enquanto isso o Second Life cresce diarimente cerca de 12 mil novas contas e movimenta mais de US$2,5 milhões por dia em trocas de bens virtuais.


Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"