sábado, 8 de novembro de 2008

Stress real na segunda vida virtual, isso é normal?

Gostei muito da matéria "Mundo Virtual Irritação Real" escrita pelo professor Paulo Frias, da Universidade do Porto (in world Palup Ling), em seu blog "Discursos do Outro Mundo" e resolvi debater com nossos leitores o mesmo tema, aqui no Brasil.

por Jean Liberato

De acordo com a postagem original, a rede CNN, através de repórteres virtuais (iReporters), investigou o fenômeno da ira ou da irritação dentro do Metaverso Second Life. E de acordo com a psicóloga Brenda, fundadora do grupo "Real and Second Life Confusion", isso ocorre porque desenvolvemos frustrações freqüentes, ignoradas na primeira vida, que podem ter fundo emocional ou até mesmo originárias de aspectos físicos.

São possíveis inúmeras razões para desenvolver frustração no Second Life. Muitas vezes as pessoas esquecem que outros residentes estão lá apenas para diversão, não querem relacionamentos, nem mesmo envolvimento pessoal que ultrapasse a barreira do virtual.

Isso faz com que as pessoas fiquem soltas e mais a vontade e o índice de discussões, ameaças, gozações, intrigas e inimizades é muito maior no mundo simulado do que no mundo real. Assim como não há o sentimento que limita as ações em relação ao que o outro vai sentir.

Quem aqui no Second Life nunca se decepcionou com alguém? Pode ser uma decepção amorosa, sentimental, uma amizade que parecia verdadeira e no fundo tornou-se uma grande frustração! Pessoas que fazem negócios, envolvem dinheiro real nas operações e perdem tudo! São coisas que acontecem diariamente na segunda vida, assim como acontece também na primeira, mas aparentemente temos mais cautela no que fazemos na primeira, enquanto no segunda vida somos mais agressivos, mais impulsivos, mais nervosos, etc.

O fato primordial, é que nunca podemos esquecer que por trás de cada residente (ou cada personagem ali criado), existe uma pessoa de verdade, existem sentimentos, histórias e fatos que levaram uma vida real inteira para se desenvolver. Ou seja, o avatar carrega dentro de si toda a história de vida daquele que o criou. Podemos inclusive dizer que a essência, o espírito do avatar é a pessoa por atrás do teclado. Seria seu "id", seu "super-ego", seu "ego", tudo num único local, uma verdadeira explosão de sentimentos em torno do que acontece em volta do avatar, criado em um ambiente simulado e virtual, mas cercado de ralações verdadeiras e envolventes.

É humano manifestar a raiva, a ira ou o stress por causa de fatos que envolvem o seu avatar ou os avatares de conhecidos em qualquer que seja o metaverso. Não existe isso apenas no Second Life. Talvez por sua riqueza nos detalhes e nas relações simuladas, o SL nos permite explorar este tipo de sentimento de uma forma mais intensa; mas isso também acontece em qualquer grupo de relacionamento, como por exemplo no Orkut, num jogo em rede como o Counter Strike, ou até mesmo no clube de seu bairro.

Somos humanos e carregamos nossa essência para compor parte de nossos avatares na segunda vida. Gosto muito da analogia e costumo definir este sentimento como parte de nossa eterna necessidade lúdica. Desde crianças crescemos imitando, criando, desenvolvendo simulações, ou seja, sempre brincamos. E mesmo dentro destas brincadeiras carregamos sentimentos bons e ruins, desde vitórias conquistadas por meninos em seus jogos de futebol, ou ainda, a boneca quebrada por uma amiguinha que fez com que a jovem dona sentisse raiva por isso. É normal se estressar por causa de seu avatar, mas não devemos levar aos extremos.

Nada de querer invadir o computador alheio por causa de uma relação ruim no metaverso, ou ainda querer espancar o cidadão que é a alma do avatar, que era seu ex-marido e lhe "traiu" no mundo virtual. Tudo tem limites e não podemos ultrapassar o limite da sanidade mental e das leis de nossos países.

Então crescemos, deixamos de ser crianças, mas nunca paramos de brincar! Meninos brincam com carrinhos e figuras de ação (soldadinhos e etc), meninas brincam com suas bonecas e nós adultos brincamos com nossos avatares.

Nos vemos no Second Life!

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

SOUL SKINS: as melhores Skins do mundo estão aqui.

• 11.280 novas inscrições, levando a população a um total de 15.769.578 avatares;

• Pico máximo de 68.874 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 42.527 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 55.750 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.98 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.289.984.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Crescimento real no Second Life, 551.000 pessoas conectaram-se ao SL em Outubro/2008!

Amigos, apesar da Linden Lab ainda não ter disponibilizado os dados métricos e estatísticos sobre sua economia interna e volume de acessos do mês de setembro, conseguimos fazer uma análise baseada nos dados fornecidos pela geógrafa mais famosa do Metaverso, Tateru Nino.

por: Jean Liberato

No mês passado, segundo ela, houve 368.000 novas assinaturas (criação de avatares) no Second Life. Se deduzirmos o número de residentes que fizeram "login" (conectaram-se no mundo virtual) durante os últimos 30 Dias, de acordo com os dados fornecidos pela Linden Lab em seu site oficial, chegaremos a um número fantástico de 551.000 usuários ativos no SL nos últimos 30 dias!!! Recorde deste ano.

Um acréscimo de quase 50 mil pessoas ativas em relação ao mês anterior e muito próximo do recorde absoluto atingido em Julho de 2007, que foi de 560 mil usuários ativos em 30 dias. Ou seja, o Second Life voltou a crescer neste ano e vem se mantendo tão forte quanto era na chamada "bolha".

É interessante notar que no início deste ano, os Lindens pararam de publicar relatórios oficiais mensais, sobre o número total de usuários ativos. Para chegar a estes dados precisamos construir o resultado a partir do cruzamento de informações, subtraindo o volume de assinaturas nos últimos 30 Dias, do total de "logins" no sistema.

Durante este ano de 2008, o número de novas contas no SL tem aumentado sistematicamente a uma média de cerca de 375.000 novas contas criadas todos os meses, conforme temos publicado desde Fevereiro em nossa coluna mensal e exclusiva "Índices e Estatísticas".

De acordo com os dados de Tateru, a contagem exata de novas inscrições no Second Life em 2008 é a seguinte:

Out: 368.138
Set: 371.022
Agosto: 373.261
Jul: 404.434
Jun: 314.375
Maio: 402055
Abril: 367.686
Mar: 433.737
Fevereiro: 421.907
Jan: 520.959

É sempre bom registrar, que mesmo a contra gosto dos "profetas do apocalipse" o Second Life cresce, se mantém ativo, tem vida própria, tem uma economia forte e ativa; e tudo isso mesmo sob o julgo dos grilhões pesados que a Linden Lab atribui ao mundo virtual de sua propriedade.

Não existe no mundo, nenhum sistema de simulação social tão complexo, tão completo, tão plural, ao mesmo tempo pessoal e tão ativo quanto o Second Life, que vive e cresce sem o apelo comum em jogos e outros sistemas, que colocam a competitividade acima de tudo.

Na Segunda Vida o que importa é sempre você! E você poderá construir e desenvolver qualquer roteiro que desejar.

Nos vemos no Second Life!

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

SOUL SKINS: as melhores Skins do mundo estão aqui.

• 11.407 novas inscrições, levando a população a um total de 15.758.298 avatares;

• Pico máximo de 67.934 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 40.765 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 54.350 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.05 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.289.984.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Seja a nova Garota de Ipanema no Second Life

Meninas, preparem-se, preparem também suas avatares. Inscrevam-se no concurso que promete ser a atração especial deste final de ano.

por Jean Liberato

A empresa Interface, responsável pela realização do evento no metaverso, conseguiu os direitos da verdadeira Garota de Ipanema, Helô Pinheiro para realizar "in world" a versão digital em 3D do famoso concurso brasileiro, conhecido por revelar ao mundo gatas que tornam-se ícones das praias cariocas e do verão brasileiro.

O mais interessante é a premiação, que pagará às mais belas avatares um total de L$34.000 (equivalentes a R$283,00 na cotação atual). Além de se divertir as "gatas virtuais" concorrem a uma boa soma por sua beleza.

A divulgação voltou a chamar a atenção da grande mídia, pois canais de notícias na web publicaram matérias sobre o evento, como podem ver, tanto INFO OnLine quanto PC-Magazine deram atenção ao evento em seus editoriais.

Visite o quiosque de inscrições e garanta sua participação aqui: Inscreva-se agora!

Veja uma apresentação de slides de outros eventos realizados pelos organizadores e visite o site para fazer sua inscrição no concurso:


Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

SOUL SKINS: as melhores Skins do mundo estão aqui.

• 12.209 novas inscrições, levando a população a um total de 15.746.891 avatares;

• Pico máximo de 67.603 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 38.954 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 53.280 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.93 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.278.001.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Crise das OpenSpaces: CEO da Linden dá um ponto final a discussão e lança novo produto intermediário

M Linden (C.E.O. da Linden Lab) se pronunciou, aparentemente de forma definitiva, sobre a crise das OpenSpaces e como solução intermediária traz um novo produto chamado "Homestead".

Após o pronunciamento do dia 27 de outubro passado, quando Jack Linden confirmou um possível aumento de 66% nos preços praticados para compra e manutenção nas regiões OpenSpaces (aquelas de 3750 prims), muitos protestos aconteceram in world e no mundo real, em blogs, em perfis de avatares e residentes em sites de relacionamento e principalmente no Blog Oficial da Linden Lab e no Fórum Oficial.

Mickael Linden (M Linden) disse na postagem feita agora a pouco, que tudo aconteceu porque as regiões que deveriam ficar vazias ou com poucas construções apenas para servir como complemento de mar ou florestas, foram utilizadas pelos residentes como parte de "impérios imobiliários", ou ainda, lojas muito movimentadas.


M Linden culpa os lojistas e barões de terrenos (Land Barons) por causa do lag nas OpenSpaces, pois de acordo com ele, enquanto os servidores no mundo real estavam preparados apenas para processar regiões vazias ou com poucas coisas, receberam muitos objetos, scripts e avatares simultaneamente, gerando lentidão no sistema (lag) e prejudicando indiretamente quem utilizou as OpenSpaces da forma correta.

Realmente consideramos estas declarações mentirosas e parte de uma estratégia para "enrolar" os residentes no Second Life. Todos se lembram que no final do ano passado, foram lançadas opções oficiais da Linden Lab ofertando a conversão de uma região Full (15.000 prims) em 4 regiões OpenSpace (3.750 prims). Para isso o dono final da região, conhecido como governador ou "land baron", que é quem responde pela manutenção junto a Linden, deveria pagar uma taxa de US$100,00.

Como resultado disso, cerca de 40% das regiões foram convertidas em OpenSpaces e utilizadas como na forma antiga, para abrigar em um espaço maior (65 mil m2) o equivalente a 1/4 de uma ilha convencional. Milhares de pessoas migraram para este sistema, aproveitando-se das condições que eram similares às ilhas anteriores, bem como mantendo o custo anterior de tier fee (taxa de manutenção, condomínio, aluguel, etc), pago regularmente ao governo da ilha.

O fato que mais nos intriga é que, inesperadamente, a Linden sobe os preços em 66%, tornando totalmente inviável a manutenção dos preços anteriores, que são repassados aos clientes finais pelos governadores de regiões privadas (Barões) e, ainda por cima, joga a culpa nestas pessoas, mesmo tendo motivado o mercado a converter seus terrenos para as OpenSpaces.

Após milhares de críticas, dias de protestos e movimentos organizados no Metaverso, interna e externamente, M Linden dá sua resposta e traz o que parece ser a resposta definitiva para a questão. E isso não agradou nada aos residentes.

A solução foi criar uma condição intermediária de terreno, chamada Homestead, que terá condições semelhantes às atuais OpenSpaces, porém custo mais caro e limitação de prims e de processamento de scripts.

Ou seja, a política de produtos ficará assim:

- Região normal (Full Region):

. mantém preços atuais - US$1,000 compra + US$295 taxa mensal
. permite até 100 pessoas na região
. não tem limites para scripts
. permite construir 15.000 prims

- Região OpenSpace (apenas para seu destino alegado pela Linden Lab: deve ser utilizada como mar ou floresta, sem residencias ou lojas):

. taxa mensal de US$75
. apenas 750 prims disponíveis
. limite de 10 pessoas na região
. não permite eventos e classificados
. terá limites para scripts
. proibido habitar esta região
. Os interessados precisam falar com a equipe de atendimento, para manter estas regiões com a configuração original e neste padrão de preços.

- Região Homestead (OpenSpace adaptada, terá limitação de acesso de avatares, scripts, prims e pode ser utilizada como casa ou construções similares):

. de 05 de janeiro a 05 de junho de 2009: taxa mensal US$95
. após 05 de junho de 2009: taxa mensal US$125
. 3750 prims disponíveis
. limite de 20 pessoas na região
. permite eventos e classificados
. permite lojas e habitações
. terá limites para scripts

A Linden Lab pede que maiores informações sejam lidas no Knowledge Base, em inglês.

Nossa opinião é de que a Linden Lab pode realmente fazer o que bem entender, pois o mundo Second Life é dela. Mas foi, no mínimo, falta de planejamento e um desrespeito enorme com os milhões de residentes, o modo como lidou com esta situação. Nunca deveria ter ofertado uma solução de produto sem fazer um teste de impacto mercadológico. A impressão que ficamos é que houve uma falha na estratégia da empresa, ao permitir a criação indiscriminada de OpenSpaces, o que afetou sensivelmente o mercado de terrenos nas regiões administradas pela própria empresa (Mainlands Linden, continentes da Linden Lab).

A solução deveria vir de outra forma, como o cancelamento da comercialização das OpenSpaces e a manutenção dos produtos antigos, que já estavam disponíveis e em mãos dos seus governadores de regiões. A partir daí, deveria a Linden comercializar apenas suas novas Homesteads, sem influenciar o que já havia entregue aos clientes. O que aconteceu foi uma modificação grotesca num produto adquirido pelos seus clientes: ele passará a ser outro produto com limitações impostas e o preço absurdamente aumentado.

O melhor a ser feito pelos residentes que possuem ilhas OpenSpace é, se houver 4 regiões no mínimo, converter novamente estas regiões em uma região Full sem precisar renegociar os preços com os clientes que já mantém. Precisará apenas negociar a modificação no espaço físico atribuído para cada sub-locatário, que será reduzido em cerca de 4 vezes.

As lojas devem prever vendas que cubram os custos e dêem margem de lucro para manter suas operações. Porém, fica a dúvida se vale a pena mesmo manter as lojas mesmo com as limitações técnicas que serão impostas - 20 pessoas simultâneas, será que vale a pena ter lojas assim? O custo mínimo de manutenção do terreno será de, aproximadamente L$34.000 ao mês, a partir de junho de 2009. Será que as limitações impostas pela Linden Lab permitirão manter lojas na configuração atual? Vamos esperar e ver o que acontecerá em breve.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

SOUL SKINS: as melhores Skins do mundo estão aqui.

• 6.905 novas inscrições, levando a população a um total de 15.734.682 avatares;

• Pico máximo de 69.991 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.215 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 53.103 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.19 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.289.723.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Centro Cultural Bradesco oferece oficinas sobre criação e gestão em mundos virtuais

Esta atividade será desenvolvida em rede com parceiros nos EUA, China, Portugal e África.

O auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life, promove em novembro, o ciclo de oficinas “Mundos Virtuais – Criação, Modelagem e Exploração”.

O objetivo é oferecer aos internautas, grátis e em tempo real, aulas e laboratórios sobre criação, gestão, mercado, exploração de mundos virtuais, cenários 3D e empreendedorismo digital.

Mediada pelo curador, Gilson Schwartz, a atividade reúne especialistas de meios acadêmicos e corporativos, provenientes da Universidade do Texas, Universidade do Porto, Universidade de São Paulo e Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique); empresas como Dancing Ink (EUA), Meta Midia Digital e Kaizen Games (Brasil), além do HiPiHi (China), entre outros.

Entre os destaques está a oficina “Design e Modelagem em 3D”, com duração de uma hora, abrangendo noções básicas para construção no metaverso Second Life. Desde os prims - cada peça que compõe um objeto - até a sua texturização. Este curso será o início de um programa de treinamento, que contará com módulos intermediário e avançado.

Programação:

Criação e Exploração de Mundos Virtuais – sábados, dias 8, 15, 22 e 29.11, às 13h

Design e Modelagem em 3D – segundas-feiras, dias 17,19 e 24.11, às 20h30

Mercado e Modelos de Negócio - terças-feiras, dias 11, 18, 25.11, às 20h

Para participar, visite gratuitamente à Ilha Bradesco, basta se cadastrar e realizar o download da plataforma do Second Life, através deste link. Em seguida, acesse a Ilha Bradesco - http://tinyurl.com/2ax7xe. Sempre Grátis.

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2

Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br


Apoio: www.mundolinden.com


Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

SOUL SKINS: as melhores Skins do mundo estão aqui.

• 15.336 novas inscrições, levando a população a um total de 15.727.777 avatares;

• Pico máximo de 68.034 ao mesmo tempo, por volta das 19:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 40.025 logados por volta das 07:00 da manhã. Média do dia: 54.029 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.93 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.289.723.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Vídeo tutorial: aprenda a fazer uma camiseta no Second Life

Encontramos no You Tube um bom vídeo tutorial que ensina a fazer camisetas básicas. A criadora é Cathereine Nigth, que escreveu um guia de negócios virtuais e vende pelo seu site, mas apenas em inglês (o vídeo também é na lígua inglesa, mas é de fácil compreensão, principalmente para quem tem afinidades com o programa Photoshop):


Vídeo

Caso o vídeo não funcione, clique aqui.


Origem: MundoLinden.com

Publicidade:

The Avastar fecha as portas e abandona Second Life

Após dois anos e meio de atividades, cobrindo o mundo virtual, o jornal virtual pioneiro fecha suas portas.

The Avastar foi o primeiro canal paralelo à Linden Lab a criar conteúdo e distribuir informações pelo mundo, inclusive tornando-se referencia em outros mundos virtuais 3D. Através de seu site the-avastar.com/, recebia mais de 3.000 pessoas por dia que acompanhavam suas matérias e seu conteúdo de informações sobre o Second Life e outros mundo virtuais.

Todas as ilhas mantidas pelo grupo dentro do metaverso também foram fechadas e serão finalizadas nos próximos dias. O grupo The Avastar por muito tempo foi considerado uma fonte segura de informações sobre o Second Life, principalmente criticando abertamente a Linden Lab, em especial no caso de roubo de texturas que serviam de base para skins e roupas.

Consideramos uma grande perda para a imprensa mundial que faz a cobertura do dia-a-dia dos mundos virtuais. Os gestores do projeto alegam que os custos tornaram-se insustentáveis para manter os serviços prestados pelo site, pelo jornal em PDF e nas ilhas The Avastar dentro do metaverso no Second Life.

Origem: secondlifeherald.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

SOUL SKINS: as melhores Skins do mundo estão aqui.

• 17.348 novas inscrições, levando a população a um total de 15.712.441 avatares;

• Pico máximo de 74.793 (NOVO RECORDE) ao mesmo tempo, por volta das 19:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 40.074 logados por volta das 07:00 da manhã. Média do dia: 57.433 (logados por hora - NOVO RECORDE);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.02 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.293.763 (NOVO RECORDE).

Origem: MundoLinden.com

Publicidade: