sexta-feira, 30 de março de 2007

Adesões ao Second Life estão na Semana Tech Info Exame

Metaverso Linden é o tema central da publicação nesta semana.

Está no ar mais a Semana Tech desta semana, podcast de tecnologia da revista INFO. No episódio 41, um dos temas tratados pela equipe da INFO foram as novas adesões ao Second Life, com nomes como o Unibanco, a construtora Cyrela e até o partido PSDB.

O Yahoo! foi o protagonista de outro assunto tratado pelo programa: o e-mail ilimitado, na disputa com o Google. Veja ainda a polêmica história do cliente da TIM que teve seu nome trocado por um palavrão na conta da operadora. Ouça a Semana Tech clicando aqui.

por Bruno Ferrari
da INFO Online.

Artigo: A real do Second Life

Risoletta Miranda mergulha no Second Life para avaliar o retorno das empresas na rede virtual.

Para ficar próxima da minha realidade de tempo corrido de hoje escolhi como tema escrever sobre Second Life. Afinal de contas, a minha "first life" está difícil. Pelo menos o meu avatar tem liberdade para voar num clique só.

Quando vi nesta semana a capa da revista Época me lembrei que, há uns seis meses, instiguei minha equipe de Planejamento a dar um “mergulho” no Second Life e preparar um documento que nos ajudasse a entender como oferecer a nossos clientes a tal “presença” em Second Life. Recomendei que prestassem atenção naquilo porque ia ser “A Buzzword”. Que ia deixar o Orkut num outro canto. Hoje conseguimos ter uma boa cultura do assunto dentro de casa.

Meu primeiro contato com Second Life foi uma pequena crise existencial. Sou católica por DNA e espírita kardecista por busca própria e convicção. No espiritismo aprendi que temos muitas vidas. E elas nos servem como estágios onde, a cada vida vivida, há uma nova chance para evoluir.

Sempre é bom saber que há uma segunda chance não? Uma Second Life kardecista já que a única que lembro é esta First que desfruto com muito prazer agora.

Dentro do meu notebook fui arrancada destes pensamentos pouco evoluídos e confortáveis. De repente, a Second Life da moda tem tudo para você projetar suas qualidades, exacerbar seus defeitos, adquirir bens, falar com gente de todo lado e... voar - o que pode ser ótimo em dias de operação-padrão no controle aéreo.

Você vira um avatar criado a base de scripts e aprende a movimentá-lo rapidamente como num teatro de bonecos. É a sua segunda vida para lá e para cá. Mas o que temos aprendido com isso? É possível colocar sua marca ali e gerar relevância?

Eu diria que este artigo de hoje foi só uma provocação. Volto a falar no assunto porque é coisa de muitas Lifes, mas já dei a pista. O Orkut vai diminuir sua densidade demográfica e seu latifúndio digital. E essa migração se dará para as paredes de 3D mal acabadas de Second Life.

O que acontecerá com a empresas neste ambiente? Tenho boas teses que ainda carecem de comprovação, mas como empresas vendem produtos e serviços para pessoas e as pessoas querem, a cada dia, mais uma vida de backup podem apostar que, em Second Life, teremos mais do que festinhas de agências de propaganda no final do ano.

Por onde passa gente se comportando desse jeito “duplo” passam interesses de comunicação. Ele vai crescer e venderemos na Second Life idéias que serão compradas na First. Fácil. Aposte nisso ;-) .

Por Risoleta Miranda
da IDG Now!

Risoletta Miranda é sócia e Presidente da Addcomm, formada em jornalismo, MBA Marketing COPPEAD/UFRJ, especializada em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação On Line e uma das criadoras do Conceito de VRM – Virtual Relationship Management – Addcomm. E-mail: rizzo@addcomm.com.br .

Cyrela garante seu espaço no Second Life

Uma das maiores imobiliárias do Brasil já tem seu terreno marcado, mas não sabe ainda o que será construído por lá. Segundo a empresa, os residentes decidirão.

Lá no game online 3D a área comprada já está cercada de placas, como se fosse uma construção de tijolo e cimento. A intenção da Cyrela é construir um clube de convivência para usuários do Second Life. Mas ainda não há certeza sobre o futuro do terreno.

A abertura do espaço acontece no dia 1º de junho, com a inauguração de um Café Stand no local. Durante esse evento os usuários do Second Life serão ouvidos para saber o que eles desejam que seja construído: um clube de convivência ou um outro tipo de espaço.

Seja qual for o resultado final, o local seria gratuito e aberto a todos os avatares. Com ele a empresa pretende explorar o mundo virtual para colher informações que possam ser úteis nas decisões da empresas.

Por Silvia Baliero
da INFO Online.

Site aponta empresas reais em mapa virtual do Second Life

Iniciativa do blog da Kzero, o mapa será atualizado constantemente, informando as novas empresas e instituições do mundo real que estão aderindo ao metaverso Linden.

A companhia Kzero, agência britânica especializada em marketing e marcas em mundos virtuais, através do produtor Nic Mithan, começou a postar em seu blog corporativo um mapa 'mundi' do Second Life, indicando os locais onde as empresas do mundo real estão posicionando suas marcas. O objetivo da iniciativa é mostrar à outras empresas, bem como à qualquer residente, um 'termômetro' de novos negócios sendo implantados no metaverso Linden.

Para tanto, a Kzero pretende atualizar constantamente esse mapa, com novas informações e empresas que irão inaugurar suas atividades virtuais ao longo do tempo. A empresa abre também a possibilidade do internauta a 'ajudar' AQUI a iniciativa, fornecendo novas 'surls' de empresas que ainda não estejam incluídas neste mapa.

Mithan, idealizador do mapa, afirma também que está desenvolvendo um novo sistema onde utilizará o 'mapa interativo oficial', presente na pagina principal do Second Life (e na coluna à direita deste blog) para tornar seu serviço muito mais dinâmico. Até lá, a Kzero fornecerá novos mapas 'estáticos', em formato Jpeg, que poderão ser livremente publicados em outros sites ou blogs.

Com informações da 3pointD.
Em evento, Governo dos Estados Unidos admite seu ingresso no Second Life

Finalmente foi revelado, no Virtual Worlds 2007, que o Governo dos Estados Unidos estão trabalhando na inauguração de suas atividades no metaverso da Linden Labs. O 'Departamento de Estado' será o primeiro órgão do governo americano a estabelecer sua sede virtual.


Foi anunciado, durante a realização do Virtual Worlds 2007, evento ocorrido em Nova York e que se encerrou ontem, que o Governo dos Estados Unidos estão em avançado desenvolvimento no objetivo de inaugurar sua primeira sede no Second Life. O órgão escolhido como 'piloto' nestas inaugurações é o Departamento de Estado (US Department of State), chefiado pela secretária de Estado, Condoleezza Rice.

Deste departamento, considerado um dos mais importantes pelos americanos, a subsecretaria de 'Diplomacia Pública' foi escolhida como a instituição a estabelecer a primeira estrutura virtual do governo americano. A iniciativa está sendo coordenada pela sub-secretária Karen Hughes (foto). Ela admite que o projeto está sendo tocado ainda de forma 'modesta', mas acredita que será um impulsionador de novas iniciativas, tanto para o seu departamento, como para outros do Governo dos Estados Unidos, tendo em vista 'a flagrante constatação das potencialidades de interrelacionamento entre os residentes do mundo eletrônico da empresa Linden Labs'.

A presença de integrantes do Departamento de Estado americano, no Virtual Worlds 2007, foi um anuncio praticamente oficial de que os Estados Unidos em breve estarão no Second Life. Porém eles não quiseram informar uma data de inauguração, mas que os desenvolvimentos estão entrando em sua reta final. Acredita-se que o anúncio será feito nas próximas semanas. Representantes da Linden Labs, também presentes no evento, confirmaram a presença do governo americano em seu metaverso, e não esconderam sua excitação pois acreditam que, em caso de sucesso da iniciativa, o executivo do Estados Unidos possa vir a ser um dos maiores investidores futuros do Second Life.

Com informações da VirtualPress.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Second Life poderá ser controlado pelo joystick do Nintendo Wii

Integrante da equipe do Lifecrawler (Second Life via Web), descobriu um meio de controlar seu avatar usando o joystick do console Nitendo Wii, através de sinal de rádio.


Gideon May (foto), da equipe desenvolvedora do Lifecrawler, apresentou nesta quinta-feira, durante o Virtual Worlds 2007 em Nova York, uma solução que integra a navegação do metaverso Second Life com o joystick ergonomico wireless do console Nindendo Wii, lançado recentemente.

May realizou alguns procedimentos usando um pequeno sistema (beta) que desenvolveu em pouco mais de 30 dias, atrelado a um receptor wireless. Conseguiu efetuar movimentos básicos e 'ir' e 'vir' e 'olhar em volta' em seu avatar. Falta ainda aperfeiçoar o sistema para que se possa incorporar outros movimentos fundamentais e avançados, comuns para quem utiliza o Second Life.

Aparentemente o alemão descobriu um método para que o PC se comunique com o 'Wiimote' usando uma conexão wi-fi padrão 11g. Segundo May, quando pronto, o sistema "permitirá que se participe de jogos na in-world com maior realismo, assim como já ocorre no Nintendo Wii". Ele acrescenta que o uso do teclado não poderá ser abolido totalmente, com sua solução, por razões óbvias.

Em breve May estará comercializando seu software finalizado para quem já possui um Nintendo Wii em casa e, no futuro, o mesmo sistema com um clone no 'Wiimote' incluso no kit.
Beta do Second Life com recursos de voz agora é público

A Linden abriu para qualquer residente a possibilidade de testar um novo Second Life, com 'voice chat', em um grid alternativo.


A Linden Labs acaba de disponibilizar um novo grid alternativo que permite que, a partir desta semana, qualquer residente possa instalar uma versão 'beta pública' do Second Life, contendo recursos técnicos de bate-papo por voz. A empresa dependia apenas da preparação deste grid para tornar público este beta. A intenção também é testar o desempenho do grid, quando inúmeras pessoas passarem e transmitir voz pelo Second Life.

Para testar o beta público do Second Life com voz, o residente poderá baixar AQUI o navegador com este recurso.

A gestora do metaverso alerta também para a necessidade de uma 'excelente' conexão banda larga, no mínimo, e a presença de uma quantidade razoável de memória RAM livre, pois o Second Life com voz consome um pouco mais destes recursos. Sobre compatibilidades com drivers de áudio, a Linden recomenda apenas a instalação da versão mais recente do DirectX.

Trata-se de uma boa oportunidade de acompanhar de perto a evolução do Second Life neste sentido. Perguntada sobre o prazo para liberação definitiva do sistema de voz, a Linden disse que ainda falta uma série de baterias de testes a serem realizadas, até que se tenha certeza que o grid principal suportará o novo recurso. Diante disso, preferiu não arriscar um prazo específico para inauguração do 'voice chat' no metaverso.

Assista abaixo uma sessão de testes com voz realizada recentemente no beta grid alternativo:

Vídeo tutorial: aprenda a utilizar os Heads-Up Displays, ou 'HUDs'

Os HUDs são objetos visíveis apenas para quem está atrás da tela do computador e são extremamente importantes, em seus recursos legais.

Usuários de placas ATI com Windows Vista já podem utilizar o Second Life

Possibilidade veio com correção no novo driver Catalyst, liberado ontem

Até ontem, quem tinha o novo Windows Vista instalado em seu micro, rodando em placas 3D ATI não tinha condições técnicas de rodar o Second Life. Um bug que seguia até a versão 7.2 do driver Catalyst, criava este impedimento. No entanto, nesta quarta-feira, a própria Linden fez questão de informar, em primeira mão, o lançamento da nova versão 7.3 deste driver, quebrando enfim a incompatibilidade.

A novidade poderá contribuir para o aumento da migração de alguns micros com placas ATI, de residentes do Second Life, para o novo sistema operacional da Microsoft. Para quem já tem o Vista instalado, basta efetuar AQUI o download do Catalyst 7.3, instalar o driver e o navegador, e então rodar o Second Life.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Empresa alemã coloca o navegador do Second Life na web

O serviço beta Lifecrawler permitirá qualquer residente controlar seu avatar através de um browser de internet.


A agência alemã I-D Media divulgou o desenvolvimento, em estágio avançado, do beta Lifecrawler. Trata-se de um serviço de streaming interativo, baseado no motor Quicktime, em que o residente do Second Life poderá monitorar e controlar seu avatar através de uma página web, em qualquer lugar do mundo. O site do empreendimento, logo na pagina inicial, oferece um 'test-drive' do Lifecrawler, onde o visitante poderá controlar um avatar criado especialmente para este fim. Nem todos os recursos estão prontos. Mas dá para se obter uma boa noção do que vem por aí.

Além de monitorar seu próprio avatar, o residente poderá também receber outras informações via site, como número de visitantes, suas atividades e tempo de permanência em sua land. Haverá também uma função de visualização pública de seu streaming, interessante para quem quiser mostrar em conferência suas atividades ou divulgar, em tempo real, um evento que esteja ocorrendo naquele momento, no metaverso. Porém, nota-se que o usuário deverá ter uma conexão 'acima da média' para ter total aproveitamento do site. Os desenvolvedores afirmam, no entanto, que estão trabalhando para tornar o Lifecrawler mais 'acessível' àqueles que não dispõe de recursos técnicos adequados.

Infelizmente não será um serviço gratuito. Na página principal do Lifecrawler, existe um mini-formulário para o residente fornecer seu nome e e-mail e assim obter informações para que, no futuro, possa assinar o serviço.


Gideon May, Birgit Frenzel and Dirk Lusebrink (foto), da I-D Media, agência de media e publicidade renomada na Alemanha, informaram em uma coletiva de imprensa, na cidade de Berlim, que o objetivo da iniciativa é possibilitar que mais pessoas e empresas venham a conhecer o metaverso Second Life e suas potencialidades comerciais e publicitárias. O criadores informaram também que, ao contrário do que previam, deverão cobrar assinatura logo no início, pois constataram a alta carga de investimento que o projeto demanda. Mas garantiram também que a receita gerada pelo site será revertida integralmente em novos recursos, nos primeiros meses de atividade.

Com informações do 3pointD.

terça-feira, 27 de março de 2007

Nova versão do Second Life apresenta falhas graves e pode ser suspensa

Dezenas de problemas relatados na v1.14.0 obrigaram a Linden a liberar em seu blog um link de download da versão anterior. Suspensão da nova versão não está descartada.

Não está sendo fácil. A anunciada versão 1.14.0 está provocando a fúria dos residentes por estar apresentando diversos problemas. Nós aqui do Mundo Linden resolvemos baixar e instalar a nova versão. O resultado foi desastroso. Primeiro nosso avatar não carregou completamente. Depois constatamos que nosso inventário estava praticamente 'vazio'. Por fim, tentamos reconectar e não conseguimos concluir o processo de login durante 30 minutos.

No blog da Linden, fervem os feedbacks reprovando a nova versão. Aparentemente o grid não estava ainda preparado, como a empresa imaginava. Diante da quantidade crescente de reclamações, Joshua Linden se viu obrigado a disponibilizar AQUI o link para download da versão anterior (1.13.3.2), para que os residentes retrocedam seus navegadores, afim de minimizar os problemas.

O blog indica que as equipes de suporte estão a todo vapor sanando os problemas ocorrentes. Existem boatos em outras fontes de que a v1.14.0 será suspensa até a atualização do grid, marcada para o próximo dia 4 de abril.

Recomendamos aqueles que estejam usando versões 1.13.x do Second Life, não atualizarem seus navegadores ainda.
Lançada versão 1.14.0 do Second Life

Por enquanto o upgrade é opcional. Mas será indispensável após a atualização do grid, agendada para 4 de abril.

Quem acessar agora a página de download, do Second Life, poderá baixar a nova versão 1.14.0 do navegador do mundo virtual Second Life. Quem não fizer a atualização e logar no grid, receberá um convite para baixar e instalar a nova versão automaticamente.

A v1.14.0 inclui uma série de melhoramentos no sistema de renderização de primitives, recentemente verificados nas últimas versões 'first look' (beta). Dezenas e correções de bugs também foram implementadas. CLIQUE AQUI para ver a lista completa de modificações.

Nos próximos dias, a Linden garante que não será necessário efetuar esta atualização para continuar navegando no Second Life. No entanto, após o shutdown de 4 de abril próximo, quando o grid sofrerá um longo processo de atualização, quem não tiver a versão 1.14.0 instalada não conseguirá efetuar o login. A Linden também convida todos os residentes a relatarem quaisquer problemas que surgirem, após a instalação da nova versão, através dos links indicados no menu Help, opção About do navegador.

Com informações do Secondlife.com
Linden anuncia shutdown para atualização do grid em 4 de abril

Em seu blog oficial, a Linden Labs anuncia o desligamento do grid do Second Life para o próximo dia 4 de abril (quarta-feira). O procedimento visa a atualização dos servidores, que desta vez se 'adaptarão' à nova versão 1.14.0, o que até aqui só acontecia inversamente.

A empresa não prevê, no entanto, o tempo necessário para concluir os procedimentos. Mas faz uma estimativa baseada em outros shutdowns anteriores, ocorridos geralmente entre 7 da manhã e meio dia, horário da California. A Linden espera que o grid seja religado em no máximo 5 horas.

[atualização - 17:20] Downtime de recurso para esta madrugada

A Linden acaba de postar em seu blog que, por volta das 5 da manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira, alguns recursos relacionados à transações monetárias estarão indisponíveis, em um período de duas horas, sendo reestabelecidos em seguida.

Entre os recursos indisponíveis, relacionam-se:

• Registro de novas contas;
• Atualização de informações e upgrades de contas existentes;
• Transações através do sistema LindeX;
• Compra e venda de objetos em Lindens;
• Cambio de Lindens para dinheiro real.

A Linden indica, no entanto, que pagamentos entre avatares não serão interrompidos durante os procedimentos de correção de sistema anunciados.

Com informações do Secondlife.com
Realidade digital: Mundo virtual não ignora as instituições jurídicas

Evidentemente que nunca, em toda a recente história da tecnologia da informação, a realidade virtual esteve tão próxima, tão intimamente relacionada com o mundo físico.

Enquanto nós, operadores do Direito Informático, buscávamos e debatíamos soluções para os problemas do mundo que entendíamos ser o autêntico “mundo virtual”, no incessante objetivo de “ruminar” tais informações aos representantes do legislativo e judiciário, surge uma comunidade, ou melhor, um ambiente que sem dúvida, promete ser mais popular que o famoso Orkut, não só pela “roupagem” negocial da estrutura digital apresentada, mas pela velocidade com que ganha adeptos. Algo que nos faz repensar algumas opiniões, até então cultivadas.

Uma extraordinária revolução na forma de interação social e econômica, que evidentemente relativiza o preconceito até então pacificado, no sentido de que o mundo virtual não é um mundo à parte, e sim uma extensão do mundo real.

Um planeta que já conta com uma população de mais de 3 milhões de pessoas, astro este que representa com fidelidade a acepção de “globalização”, reunindo pessoas de todo o globo, com as mais variadas intenções e interesses, e que favorece o acesso ao mercado global, sem o enfrentamento das clássicas barreiras alfandegárias. O que pensávamos que só existia em filmes de ficção científica é uma realidade. Estamos falando do Second Life1.

O Second Life, desenvolvido pela empresa Linden Labs e lançando em 2003, já é hoje uma “febre” nacional, com direito à Avenida Paulista, Cristo Redentor, e porque não, a mendigos nas ruas. Atualmente conta com um território de aproximadamente 263 mil quilômetros quadrados e virtuais. Estima-se que os brasileiros, os que mais permanecem conectados na Internet, invadam o ambiente eletrônico, tal como fizeram com o Orkut, do Google.

Para se tornar um e-cidadão do Second Life, basta ser maior de 18 (dezoito) anos e possuir cartão de crédito internacional, podendo-se testar o mundo de graça por 7 (sete) dias, ou fazer a adesão ao custo de U$$9,95, com direito a um lote virtual para construção de casa ou estabelecimento comercial, lembrando que a inflação dos imóveis ainda não é medida pela localização do terreno, mas pelo que pretende-se construir.

Falamos de uma mídia MMORPG, Massive Multiplayer Online Role Playing Game, onde cada participante cria a seu critério o seu personagem virtual, o chamado avatar e já está apto a se interar na sociedade digital, se é que alguém vai se interessar por um personagem sem casa, trabalho ou bens... Um fato é constante tanto no mundo real como no virtual: É preciso progredir!

CLIQUE AQUI, para ler a íntegra deste artigo.

por José Antonio Milagre
Conjur.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2007

Philips lança sistema de luz para deixar o Second Life mais 'real'

O gadget 'Ambx' é uma espécie de 'surround visual' para aumentar o realismo de games 3D; Veja um vídeo demonstrativo do equipamento.

A Philips acaba de anunciar a entrada do amBX no Second Life, sua tecnologia para simulação de experiências reais, licenciando-a para que a Rivers Run Red, empresa que desenvolve ações específicas para o Second Life, produza um ambiente equipado com amBX.

Isso dará aos usuários do Second Life a oportunidade de vivenciarem o ambiente virtual com efeitos de luz, movimentos aéreos e vibrações. O acordo do amBX também abrange todas as experiências comercialmente novas, futuras campanhas de marketing e versões.

Desde sua expansão na internet em 2003, o Second Life cresceu muito, sendo atualmente habitada por mais de quatro milhões de pessoas de todas as partes do mundo que poderão ter agora uma experiência ainda mais real.

Constituída por linguagem de scripts, mecanismo de software e arquitetura, a plataforma amBX foi desenvolvida para capacitar os desenvolvedores e os provedores do entretenimento virtual com um conjunto de luzes, cores, sensações, sons e até mesmo brisas como as do mundo real durante o entretenimento interativo, o que proporciona experiências inusitadas aos usuários por meio de dispositivos próprios, inclusive os periféricos para jogos em PC amBX da Philips com luzes coloridas de controle, vibração e ventiladores de mesa.

A Philips ainda desenvolvolverá soluções para softwares clientes com o código-fonte aberto destinados ao Second Life e a criará um kit para o desenvolvimento de softwares, equipado com ferramentas e mecanismos para os usuários, de forma que as experiências em amBX sejam criadas mais facilmente pelos usuários do Second Life, o que permite a geração de efeitos novos.

O amBX é a segunda iniciativa da Philips presente no Second Life em decorrência da cooperação entre a Philips Electronics e a Rivers Run Red. Em novembro de 2006, a Philips Design anunciou sua colaboração no Second Life para receber comentários a respeito de conceitos inovadores, incentivar pessoas a participar e entender bem mais o potencial das oportunidades desse ambiente virtual.

A Philips estabeleceu um padrão mundial, licenciando a tecnologia amBX para que desenvolvedores especializados em entretenimento interativo, editores e fabricantes de periféricos e a Rivers Run Red pudessem participar da expansão rápida em companhia de parceiros que apóiam o entretenimento com amBX, jogos e periféricos como Codemasters, THQ, Kuju, Introversion, Gas Powered Games, Revolution, Sumo Digital, Philips Peripherals & Accessories e SpectraVideo.

Fonte: B2B Magazine.

Assista um vídeo promocional do 'Ambx' rodando no ambiente Second Life:


Second Life pode ter sofrido ataque de 'tropas' originárias do Xbox Halo 2

O famoso game de contra-terrorismo futurista da Microsoft tem milhões de usuários. Parte deles resolveu criar equipes para executar ataques terroristas no mundo virtual. Linden investiga o caso e não descarta responsabilidade do grupo no 'crashdown' de sábado.

Fontes não confirmadas relatam que um número desconhecido de 'troopers', originários do game online Microsoft Xbox Halo 2, que já reinvindicaram a autoria do episódio, atacaram em diversas frentes o mundo virtual do Second Life. Estes ataques foram lançados na madrugada de sábado e relatórios iniciais da Linden indicam que as tropas do Halo 2 tomaram controle total de algumas mainlands. A Linden Labs admitiu que um 'pequeno grupo de terroristas virtuais' acessaram o Second Life na noite e madrugada de sábado, mas que suas ameaças estão sendo tratadas com medidas restritivas.

"Estamos com a situação sob controle", afirma Cory Ondrejka, ou 'Cory Linden' (foto abaixo), chefe de departamento de tecnologia da Linden Labs. "Nós identificamos e isolamos os atacantes em um único servidor, bloqueando seu teleporte para outras regiões. Em seguida enviamos uma equipe de contra-resposta afim de repelir os invasores. Estamos tendo progresso nessa operação e contamos com toda comunidade do Second Life afim de nos manterem informados sobre demais ataques que possam prejudicar o bom andamento do mundo virtual. Acreditamos que a ordem será restabelecida nos próximos dias".

Residentes estão contribuindo com fragmentadas e diferentes opiniões da situação. De acordo com a reportagem, os invasores estabeleceram 'pragas' em dezenas de servidores, provocando uma espécie de ataque de negação de serviço, derrubando o link secundário do Texas e provocando o 'crashdown' de 40 minutos, por parte de Linden, para reestabelecer o serviço a partir de backups de segurança executados horas antes.

"Eu estava lá quando começou", afirma à reportagem o residente Potroast343 Lifer. "Os troopers do Halo 2 (identificados pelo grupo 'Halo 2 Hell', ja eliminado pela Linden) apareceram do lado de fora da minha land, que tinha um bloqueio de acesso ao meu grupo. Observei eles, cerca de 30 ou 40, iniciarem ações com armas potentes do tipo 'nuke', em massa, derrubando os residentes legítimos da minha vizinhança. Nunca havia visto algo parecido, algumas armas estavam desconectando os residentes. Creio que fui poupado, por ter bloqueado minha land. Mesmo assim, alguns minutos depois meu servidor 'caiu'. Quando voltamos, cerca de 6 horas depois, e após dezenas de tentativas de login, o servidor estava com uma lag terrível e os atacantes não estavam mais lá. Para nosso alívio, as estruturas e construções se apresentavam intactas".

A Microsoft, que cuida da infra-estrutura online do Xbox Halo 2, nega que os ataques vieram de seus servidores. Mas informou que está, a pedido da Linden, realizando investigações mais cuidadosas afim de confirmar sua posição e tentar identificar os participantes do game que possam ter contribuído com o 'crashdown' do Second Life no sábado. O objetivo maior da Microsoft, no entanto, é provar que a rede Halo 2 não pode se comunicar com os servidores da Linden.

Com informações da VirtualPress

domingo, 25 de março de 2007

Second Life é desligado emergencialmente neste sábado

Queda da comunicação em um dos datacenters da Linden leva empresa a paralizar o serviço por 40 minutos, na tarde deste sábado.

Ontem a Linden precisou fechar o Second Life por 40 minutos, devido a diversos incidentes menores decorrentes a perda do link com o datacenter secundário, sediado no Texas. Entre as anomalias, indicadas pelos residentes nas últimas 24 horas no suporte online da Linden, destacam-se:
  • Travamentos ao atravessar fronteiras de ilhas;
  • Busca de locais sem resultado;
  • Problemas com teleporte;
  • Mapa mostrando apenas a ilha onde o residente se encontra;
  • Pagamento e recebimento de Lindens$ inoperante;
  • Saldo 'L$ 0' para todos;
  • Posicionamento de objetos e IM inoperantes.
Estes pequenos problemas estavam em correção, com o metaverso aberto, até a Linden constatar que o datacenter do Texas estava sem comunicação. Daí a imediata decisão de paralizar o serviço, para procedimentos de recuperação. Em seguida foi publicado um anúncio oficial no blog do Second Life. Por 40 minutos os residentes ficaram sem acesso ao metaverso.

Fonte: SL Herald.
Vídeo tutorial: aprenda a aperfeiçoar o preenchimento do seu perfil

Dicas quentíssimas para personalizar a apresentação das informações do seu avatar, para os outros residentes no Second Life.