sábado, 29 de setembro de 2007

Linden Lab libera motor físico Havok 4 no beta grid do Second Life

Tecnologia Havok é a responsável por tudo o que se move no metaverso, inclusive seu avatar. Nova versão 4 já pode ser testada por qualquer residente, através de um novo 'preview' do navegador SL, disponibilizado nesta sexta-feira.

O blog oficial do Second Life anunciou, ontem, a liberação para testes públicos da tecnologia Havok 4, um motor físico que fornece algorítimos para, entre outras coisas, simular colisões e a dinâmica dos movimentos de um avatar. Ou seja, praticamente tudo o que se move no metaverso. O Havok, por sinal, acaba de ser comprado pela Intel.

Com o Second Life atualmente rodando na versão 1, a Linden espera, com a nova versão 4 , melhorar e aperfeiçoar a estabilidade e a confiabilidade de tudo o que ocorre em uma ilha (sim), diminuir a lentidão na resposta do motor físico e reduzir o número de falhas que não são passíveis de correção no Havok 1. A Linden Lab informa que, a um primeiro momento, quem testar o Havok 4 no beta grid não perceberá 'grandes diferenças'. Porém as mudanças ocorrem no núcleo de movimentos que anima o Second Life. Com a versão 4 efetivada, a empresa espera promover outras novas melhorias impossíveis na versão 1. Antes destas melhorias, porém, é necessário que todos os testes sejam realizados e aprovados, principalmente com a participação dos residentes.


Os testes públicos do Havok 4 estão abertos desde ontem, apenas no beta grid, conjunto de servidores que simulam o Second Life original (maingrid) somente para testes de novas tecnologias. A Linden Lab convida a todos os seus usuários baixarem e testarem o Second Life Beta Preview (1.18.3.70780), disponível para Windows, Mac OS X e Linux, reportando diretamente à empresa tudo o que perceberem de bom e ruim nesta versão. A gestora do metaverso também liberou uma home page wiki, contendo informações detalhadas sobre o Havok 4 no Second Life. Através deste site, o residente poderá verificar quais as demandas de testes específicos, por onde a Linden espera obter resultados, antes de liberarem esta versão no grid principal.

O que muda no Second Life com o Havok 4?
  • Menor quantidade de travamentos no simulador;
  • Menor lentidão no motor físico;
  • "Linkagem" de primitives mais confiável;
  • Objetos "empilhados" reagem e caem quando outros objetos que o suportam são removidos;
  • Melhor sistema de colisão. Exemplo: uma bola bate em outro objeto como uma bola mesmo, e não como um objeto "facetado" (quadrilátero);
  • Com o novo sistema de colisão do Havok 4, objetos "penetrantes" dinâmicos serão automaticamente empurrados à distâncias maiores;
  • Versão 4 estende altura de simulação para 1024 metros;
  • Ligeiras melhorias nos movimentos dos avatares.
O que não muda com o Havok 4?
  • Objetos dinâmicos continuam com valor máximo de 31 primitives;
  • Cruzamentos entre ilhas continuam manifestando "efeito congelamento";
  • Maioria dos objetos continuam com 0.1 metro de "tolerância de colisão", ainda permitindo que se colidam antes mesmo de se tocarem.

Clique aqui, para baixar nova versão Beta do Second Life e testar o Havok 4.

Com informações do Official Linden Blog.
Publicidade:

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Pioneira no Second Life, Tecnisa ganha Prêmio Master Imobiliário 2007

Ações da empresa, no metaverso e na web 2.0, foram fundamentais para sua escolha como grande inovadora em seu segmento.

A Tecnisa recebeu o Prêmio Master Imobiliário 2007 na cerimônia promovida pelos organizadores do prêmio, a Fiabci/Brasil e o Secovi-SP, com o case Web 2.0 na categoria Inovações Tecnológicas.


Este prêmio reconhece o trabalho diferenciado e pioneiro da Tecnisa na internet brasileira, com o uso de novos meios de interação com seus Stakeholders, especialmente seus clientes. Sempre apoiado no conceito do colaborativismo, através de ferramentas como este blog corporativo, podcast, vídeo no Youtube, atuação pelo Second Life, imagens e fotos no Flickr, apresentações no Slideshare, atendimento de vendas pelo chat até 24h no site e muito mais.

Press release: Tecnisa.
Brasil Sul bate recorde de tráfego

Na última semana, a ilha obteve 52.704 pontos de tráfego em um único dia.

A Ilha Brasil Sul, espaço criado pela Vialak para empresas do Rio Grande do Sul, é a mais acessada da região e a terceira do ranking nacional, de acordo com dados da Linden Lab, provedora do metaverso. Na última semana, a ilha obteve 52.704 pontos de tráfego em um único dia. O número corresponde à quantidade de acessos de avatares e ao tempo de permanência dos mesmos no local.

Inaugurado em junho, o espaço conta com cinema, centro comercial, entidades e empresas residentes – entre elas a própria e-Core, controladora da Vialak – e eventos, como festas, lançamentos de produtos e o Second Papo, networking virtual. “Queremos oferecer oportunidades de vivências interessantes para o público da ilha”, explica o diretor da empresa autora da Ilha, Vinicius Pinheiro.

Na Ilha, já se instalaram organizações como Senac-RS, Compart, Mário’s Vip e Express. No espaço também estão empresas exclusivas do Second Life, como as lojas Realistic Life, Cacau Shop, Rede GW e Crystal, Loghan Zenovka, Loquinho’s Store, e Samirah’s Place.

Origem: Baguete.
Soliedariedade à greve da IBM Itália, no Second Life, já atinge 30 países

Companhia fechou acesso ao Business Center, em sua ilha no metaverso, e não quis dialogar com avatares manifestantes que conseguiram entrar no local.

Mais de 1950 pessoas, atrás dos seus computadores em 30 países, demonstraram no mundo virtual do Second Life a sua solidariedade à greve dos trabalhadores da IBM Itália. Este é o balanço feito pelo sindicato UNI Global Union, em comunicado divulgado hoje. O protesto cobriu sete locais da IBM no metaverso Linden, particularmente o da IBM Itália e o IBM Business Center.

A IBM não reagiu oficialmente ao movimento, mas fechou o seu business center, que ficou invisível para os visitantes. Quem fosse lá, como o fez nossa reportagem, encontrava apenas o vazio e uma espécie de fita cercando a área com os dizeres "interditado para passagem de visitantes". Um grevista, no entanto, conseguiu entrar no centro e surpreendeu uma reunião da IBM, em pleno andamento. Chamou outros grevistas, que se "teleportaram" para o local e pediram a abertura de negociações com a administração. Mas a reunião foi subtamente encerrada.

Gato Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gato Linden da Semana' de hoje, vamos falar de Linares Welles, que tem 19 anos na vida real e frequenta o Second Life regularmente. Ele conheceu o metaverso através de um site de downloads, porque gosta de simulares da vida real. Linares, que gosta muito de construir coisas novas, odeia a velha lentidão tão conhecida do Second Life. Saiba mais sobre ele:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Linares Welles, 19 anos".

Como conheceu e o quê o fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci através do site Baixaki. Achei interessante porque gosto de simuladores... principalmente os da vida real".

Desde quando participa do Second Life?
"Fevereiro de 2007".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"É o meu sobrenome e mais algum nome que escolhi por escolher".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Construir e conhecer lugares novos".

O que mais detesta no Second Life?
"LAG... LAG... LAG...".

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Cabelos, skins e acessórios em geral. A loja que eu mais gosto, depois da minha, é a R2L e a Fnky".

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Acredito já que exista de tudo no Second Life".

Mande um alô pra alguém!
"Hmmm... alô pra alguém".

Linares Welles compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/shiitake/95/19/288

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Marca brasileira de skins é reconhecida internacionalmente

Os painéis da Soul Skins foram escolhidos como fachada da "loja" de skins simulada em exposição montada a céu aberto, na cidade austríaca de Linz.

A produtora 3D brasileira, Studio Grafics, foi surpreendida com a homenagem feita para sua marca de skins (Soul Skins), pelo evento Second City, promovido pelo festival de arte digital Ars Electronica, ocorrido na Áustria na semana passada, que abriu espaço para que as construções do Second Life ocupassem as ruas da cidade.

Os painéis da Soul Skins foram escolhidos como fachada da "loja" de skins simulada em esposição montada a céu aberto, na cidade austríaca de Linz, por sua qualidade em design e beleza na apresentação gráfica.

A Soul Skins é uma das marcas criadas exclusivamente para o metaverso pela Studio Grafics, produtora 3D com 6 anos de experiência, pioneira no desenvolvimento de recursos para o Second Life no Brasil. Sediada em Ribeirão Preto - SP, a produtora ingressou no mundo virtual em agosto de 2006, antes de existirem ilhas brasileiras e também antes da explosão de acesso ao sistema promovida no Brasil, por matérias na mídia impressa e de TV.

Além da marca de Skins, que concorre diretamente com grandes marcas internacionais, a Studio Grafics é conhecida como a melhor produtora de construções e objetos 3D no Brasil, sendo dona da Ilha Help Brasil e de outras 6 ilhas (SIMs) onde destaca-se o Atlanti Shopping, que comercializa outras marcas de produtos além da Soul Skins. A empresa também foi a responsável pela construção e projeto da Ilha Brasil Porto Alegre (contratada por uma agência de comunicação Gaúcha).

"Este tipo de homenagem espontânea nos deixa muito felizes, pois, o esforço é enorme para se criar ambientes e objetos com qualidade dentro do metaverso, fugindo assim da mesmice que existe. O fato de terem escolhido nossas imagens dentre milhares que existem no Second Life, para nós, é um prêmio à nossa qualidade gráfica e de criação, bem como ao esforço constante de nossa equipe, em especial de nosso diretor especialista na criação 3D, Rubiano Oliveira, que é também cineasta e produz excelentes vídeos com o tema Second Life", diz Jean Liberato (no SL: Liberato Lindman) gerente da empresa. Outras produções da Studio Grafics podem ser acessadas em seu website www.studiografics.com.br.

Press release: Jean Liberato
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116 /(11) 4129.2072
e-mail: jeanliberato@gmail.com
IBM adverte funcionários: "Greve virtual pode gerar conseqüências reais"

Nota interna da companhia proíbe que funcionários utilizem a infra-estrutura da IBM para realizar os protestos eletrônicos. Violadores da regra estão passíveis de demissão.

Trabalhadores mundiais da IBM, liderados pela ação dos funcionários da filial sua italiana, podem deflagrar uma ação global, até o próximo domingo (30) no sentido de fazer a multinacional voltar atrás em suas decisões corporativas, no tocante aos seus empregados (cortes de salários, demissões sumárias e condições de trabalho).

Em vista disso, a alta cúpula da IBM lançou uma advertência interna, sugerindo que seus trabalhadores não utilizem o Second Life, dentro de suas dependências, para manifestações trabalhistas. Segundo a nota, está proibido utilizar a infra-estrutura da IBM (espaços físicos e computadores) para realização dos 'piquetes virtuais', caso contrário "as consequências serão reais". "A IBM respeita os protestos eletrônicos, desde que feitos a partir de outros lugares, fora das dependências da empresa", informa um trecho da notificação.

Lee Conrad, executivo participante da "Alliance@IBM Union", sindicato de trabalhadores americanos da IBM, confirmou a nota interna da empresa. "A Alliance está participando do movimento, mas estamos aconselhando nossos afiliados a promoverem os protestos apenas em suas casas, fora do horário de trabalho, para que seus postos sejam preservados".

A greve virtual no Second Life é uma idéia dos funcionários da filial italiana da IBM, devido à insatisfação pelas decisões trabalhistas tomadas, segundo eles, unilateralmente pela matriz. A RSU Union, versão italiana do sindicato de trabalhadores da IBM, que possui cerca de 9.000 afiliados, informa que os funcionários italianos estão chocados e decepcionados com a nota da companhia nos EUA. Segundo outras fontes, o movimento continua crescendo, já tendo alcançado filiais da IBM em outros países.

"A greve virtual continua em fase de planejamento", disse Conrad nesta segunda-feira. "Não sabemos, porém, a data e o horário em que a mesma será deflagrada. Soubemos que funcionários de filiais da IBM em 18 países já confirmaram que participarão da iniciativa". Ainda segundo Conrad, o propósito é pressionar a companhia a reconhecer as demandas da filial italiana e voltar atrás em suas decisões. "Pressionaremos a IBM tanto no mundo virtual como no mundo real".

A Alliance distribuiu um e-mail para todos os seus membros, informando que estes poderão efetuar o download de um "kit greve" a partir dos servidores da Union Network International, que também apóia a iniciativa do sindicato italiano de trabalhores da IBM (RSU). "Os funcionários da companhia entrarão em greve ainda neste mês", diz o e-mail. "Um levantamento está sendo feito em todos os sindicatos de trabalhadores da IBM, ao redor do mundo, para se saber quantos trabalhadores já confirmaram presença na ação, baixando o 'kit'. Os resultados serão disponibilizados quando a greve for deflagrada".

A RSU, por ser a origem do movimento, tem o privilégio de decidir quando a greve começará, sendo automaticamente seguida pelos outros sindicatos. Os italianos continuam mantendo segredo sobre a data e o horário do início da greve. Contudo, uma fonte da própria RSU deixou vazar que o movimento será iniciado à meia-noite do próximo domingo (30). Permenece a expectativa.
Residentes alemães compram lindens apenas ligando para um número de telefone

O serviço "Telelinden" dispensa uso de cartão de crédito ou conta PayPal na compra de linden dólares.

Enquanto verificava a atual taxa de câmbio entre Linden Dólares e Euros, devido a queda da cotação mundial do dólar, descobrimos uma operação denominada "Telelinden". Nela, qualquer residente faz uma chamada telefônica para um número fixo na Alemanha, ao custo de 1 Euro por chamada, através da Deutsche Telekom, e recebe automaticamente 200 lindens na conta do seu avatar.


É um valor sensivelmente baixo se comparado ao câmbio do Ibizia Bank, que oferece em média 350 lindens para cada Euro pago. A grande sacada, neste caso, é que o residente não precisa ter cartão de crédito ou uma conta no PayPal. Basta efetuar uma ligação, o dinheiro virtual é creditado, e a fatura poderá ser paga na próxima conta de telefone.

A Telelinden também oferece comissões para quem instalar os ATM's (terminais) da iniciativa em suas lands. Estas comissões são calculadas com base na quantidade de vezes nos quais os avatares utilizam estes ATM's em seu terreno. Através destes terminais, o usuário cadastrado na Telelinden poderá 'simular' uma ligação telefônica, fornecendo seu login e senha do serviço, recebendo instantaneamente assim o seu dinheiro virtual.

A Telelinden é um produto concebido pela alemã InWorldProfessionals.com, uma das maiores especialistas em conteúdo web 3D da Europa. O avatar Lislo Mensing é o proprietário e responsável pelas duas iniciativas.

Clique aqui, para ver a lista de locais com ATM's Telelinden instalados.

Escrito por Jessica Holyoke, do SL Herald.
ONG contra o câncer realiza leilão beneficente no Second Life

O objetivo é angariar fundos a partir da venda de objetos reais, doados pelos residentes do Second Life, para a ajuda no combate a doença.

A organização não-governamental inglesa Macmillan, especializada na ajuda aos doentes de câncer, estará promovendo um leilão beneficente, nesta sexta-feira (28), como parte do evento "The World's Biggest Cofee Morning". O objetivo do leilão é angariar fundos a partir da venda de objetos reais, doados por residentes do Second Life, para ajudar a ONG no combate à doença.

Os visitantes poderão também doar linden dólares através de grandes xícaras de café espalhadas pelo Second Life. A Macmillan converterá os lindens levantados, durante a ação, em dinheiro real. Ao final do "Cofee Morning", a ONG abrirá um centro permanente de informação sobre o câncer, no metaverso. Residentes portadores da doença, ou mesmo curiosos sobre o tema, poderão realizar pesquisas sobre o assunto, ou trocar experiências e apoio emocional entre si.

Na sede virtual do Macmillan, haverá também uma loja com artigos produzidos pela própria ONG, através do qual os visitantes também poderão ajudar. Todo dinheiro levantado nestas vendas será revertido em fundos reais para a manutenção da iniciativa. Para maiores informações, acesse o site www.macmillan.org.uk.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sistema mostra posicionamento de aviões em tempo real no Second Life

Visitantes poderão checar informações detalhadas sobre vôos comerciais em andamento. Solução está em estágio beta, cobrindo o tráfego aéreo apenas da região metropolitana de Los Angeles.

A agência Daden Ltd., especializada em mundos virtuais, em parceria com a Fboweb.com, empresa de rastreamento aeronáutico, desenvolveram em conjunto uma inovadora tecnologia que permite qualquer residente do Second Life verificar o posicionamento de qualquer aeronave comercial, em tempo real, em mapas do mundo real, com disponibilização de informações sobre aquele determinado vôo.


O vídeo acima demonstra que o visitante poderá ver aeronaves reais, representadas por pequenos modelos 3D, desenvolvidos dentro do próprio metaverso, sobrevoando a região metropolitana de Los Angeles, Califórnia. Cada aeronave possui um "número de vôo", localização exata e altitude, sempre em tempo real, além de outros dados. Por questões de segurança nacional, indicadas pela FAA (órgão que controla a aviação comercial no EUA), as informações possuem atraso proposital de 5 minutos.

David Burden, diretor gerente da Daden Ltd. disse que "este é um exemplo do poder do Second Life, e dos mundos virtuais em geral, no fornecimento e compartilhamento de informações, onde se oferecem possibilidades de pesquisa científica, tanto para consumidores quanto para as companhias. Poder 'caminhar' sobre a informação e compartilhar a mesma com outros visitantes, de forma emocionante, demonstra que tecnologias de internet 3D permitem parâmetros impossíveis no universo 2D". Burden relata que o sistema da Daden, ainda em estágio beta, será ampliado inicialmente para diversas outras capitais do mundo, o que dependerá do nível de investimentos, interno e externo, a ser empregado nesta iniciativa.

Para visitar a demonstração deste sistema, acesse a ilha "Daden Prime" através do endereço slurl.com/second%20life/daden%20prime/207/178/26.

Origem: Flightglobal.com
Momento fashion: Casual Green

A cada semana, uma superdica de moda para você!


Modelo: Lucyanni Writer
Look desenvolvido por: Lucyanni Writer

Modelo: Lucyanni Writer
Look desenvolvido por: Lucyanni Writer

Cabelo/Hair
Loja/Store: Maitreya
Modelo/Model: Green Jam Hood

Blusa/Shirt
Loja/Store: Maitreya
Modelo/model: Jam Hoody Green

Sapatos/Shoes
Loja/Store: Maitreya
Modelo/Model: Enchant Footshape

Saia/Vestido/Skirt/Dress
Loja/Store: Maitreya
Modelo/Model: Halterdress Sienna

Tattoo
Loja/Store: InkD Tattos
Modelo/Model: Tidal - Full Body

Colar/Necklace
Loja/Store: SugarCube
Modelo/Model: Maze of Love

Manicure
Loja/Store: Sin Skins
Modelo/Model: Manicure pearl

Confira a seção LINKS para se teleportar para as lojas.
Find Locations for TP in the section LINKS.

Se você quiser fazer o look da sua loja clique aqui!
If you want to send a pic or look from your store, please click here“.

Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Parceria: Mundo SL
Giorgio Armani inaugura loja no Second Life

O grisalho Armani vai enviar um avatar dele próprio para festejar a inauguração da loja. "Finalmente, poderei realmente estar em dois lugares ao mesmo tempo", comentou o estilista.

Estilista vai ter avatar próprio; 'Poderei estar em dois lugares ao mesmo tempo', disse. Moradores de Second Life poderão comprar roupas virtuais da marca italiana. O estilista Giorgio Armani abriu uma loja no mundo virtual Second Life, seguindo o modelo de sua loja principal em Milão. O anúncio foi feito nesta quarta (26) por sua empresa, em comunicado à imprensa.


O grisalho Armani vai enviar um avatar dele próprio para festejar a inauguração da loja. "Finalmente, poderei realmente estar em dois lugares ao mesmo tempo", comentou o estilista sempre muito ocupado, que nesta segunda (24) lançou um telefone celular. Os moradores do Second Life poderão comprar artigos de Armani virtualmente com dólares Linden, a moeda do mundo virtual, ou então poderão conectar-se diretamente do Second Life com sua loja on-line recém-lançada (www.emporioarmani.com) para adquirir roupas não virtuais.

Projetos paralelos

Conhecido mundialmente por suas criações elegantes para mulheres, Armani já se diversificou para uma série de outros setores, incluindo hotéis e artigos para o lar. No domingo ele anunciou a criação de uma joint venture com a Samsung Electronics para produzir seu elegante celular preto e, futuramente, outros produtos eletrônicos domésticos, incluindo um televisor de cristal líquido criado em conjunto com a empresa sul-coreana. Armani será entrevistado no mundo virtual pela diretora de moda do site Style.com, Candy Pratts Price, em nesta quinta (27) às 14h (hora de Brasília).

Origem: Reuters.
Rede Globo repete fórmula e anuncia lançamento de "Duas Caras" no Second Life

Os convidados poderão dançar, ao som de músicas da novela, se divertir na reprodução dos diferentes cenários que estarão na trama. Festa ocorrerá na ilha Berrini.

Nada de festança em grandes salões e cheias de glamour. A Globo decidiu lançar sua nova novela das 21h, Duas Caras, no Second Life, ambiente digital em 3D. No ambiente, pessoas do mundo todo, representadas por avatares, simulam aspectos da vida real numa mescla de realidade virtual, game e comunidade de relacionamento.

A festa será realizada a partir das 21h (horário de Brasília), na ilha Berrini, que pertence à emissora, acessível através deste link. Segundo o canal, os convidados poderão dançar, ao som de músicas da novela, se divertir na reprodução dos diferentes cenários que estarão na trama, além de poder mudar da cara dos seus avatares quantas vezes quiserem. Vários promotores já estão convidando os habitantes do Second Life para o evento.

Com quase 10 milhões de usuários no mundo, o Second Life virou mania entre os brasileiros. Mais de 600 mil internautas do País freqüentam este espaço virtual, uma espécie de bolha digital onde se relacionam entre si e com o ambiente, experimentando novas sensações, trabalhando, construindo, comprando, se divertindo e se socializando. Duas Caras estréia na próxima segunda-feira (1º).

Escrito por Andréia Takano, do O Fuxico.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Bradesco leva conteúdo e serviços completos para o Second Life

Maior banco privado do Brasil lança ilha desenvolvida pela AgênciaClick, que oferecerá cursos, oficinas e exposições, além de valorizar a produção colaborativa no universo virtual.

Não é apenas no mundo real que o Bradesco é completo. O banco lança hoje sua ilha no Second Life (SL), primeira iniciativa completa no Brasil de uma instituição financeira no ambiente virtual 3D. Desenvolvido pela AgênciaClick, o ambiente é um pólo de interação criativa e coletiva, que oferecerá conteúdo – por meio de cursos, oficinas e exposições – e estimulará a produção colaborativa no universo virtual. “O nosso grande objetivo ao criar a ilha era oferecer um espaço com conteúdo. Pensando nisso, a ilha terá um Centro Cultural que trabalhará com três eixos temáticos: economia e negócios; responsabilidade socioambiental e artes”, afirma Luca Cavalcanti, Diretor de Marketing do Bradesco.


Na área de economia e negócios o foco será o empreendedorismo inovador. Serão realizados cursos e oficinas de economia, finanças e negócios com convidados do Brasil e do exterior. A responsabilidade socioambiental também terá destaque no Centro Cultural. O conteúdo dos cursos passa desde a gestão de estoques até as políticas de Recursos Humanos, sempre associados à questão da sustentabilidade. O terceiro eixo será voltado às artes. Um ambiente de exposição dentro da Ilha Bradesco privilegiará obras de arte e de comunicação com vínculo nos temas discutidos nos cursos e oficinas.

O Bradesco optou por um modelo inédito de parceria com instituições conceituadas para administração de áreas no interior da Ilha. A primeira iniciativa conta com a colaboração de Gilson Schwartz, professor da Universidade de São Paulo (USP), que atuará como curador do Centro Cultural e terá a responsabilidade de coordenar a agenda de eventos, cursos e oficinas; organizar um trabalho de rede com outras instituições, além de ministrar aulas na área de economia e finanças. “Para cada tema das oficinas e cursos, criaremos comunidades que ajudarão a construir um acervo de análises e opiniões. O objetivo do Centro Cultural não é somente distribuir conteúdo, mas valorizar a produção colaborativa”, diz Schwartz.

“Esta é uma ação pioneira de um banco no Second Life, que reforça a ligação do Bradesco com as novas tecnologias e a preocupação em atender seu cliente também num novo ambiente”, afirma Abel Reis, VP de Tecnologia e Projetos da AgênciaClick. Todas as áreas de atuação do banco serão representadas na Ilha Bradesco, onde o internauta também poderá obter ajuda para usar o Second Life. “Desenvolvemos um canal de atendimento exclusivo para sanar as dúvidas dos avatares com relação à atuação do Bradesco, seus produtos e serviços. O atendimento é realizado por profissionais capacitados e estará disponível nos dias úteis, das 12h às 22h”, explica Marcos Bader, Diretor do Bradesco Dia&Noite.

Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição do ranking de países em número de usuários no ambiente virtual 3D. “O brasileiro tem um grande entusiasmo por espaços de relacionamento, como Second Life, Orkut e MSN. Existe uma ânsia por interagir e colaborar, o que contribui para a propagação das redes sociais”, comenta Reis. A AgênciaClick foi a primeira agência de interatividade brasileira a inaugurar uma filial no universo tridimensional, que soma atualmente 9,6 milhões de residentes no mundo.


Para o lançamento da Ilha Bradesco, foram necessários seis meses de preparação. O resultado é ambiente onde o banco tem uma presença completa, interativa e com conteúdo, a exemplo do mundo real. Bradesco Prime, Seguros, Conta Universitária, Fundação Bradesco, Centro Cultural e um lounge fazem parte da ilha da instituição financeira no metaverso. Aliás, o lançamento será marcado por uma festa no Lounge Conta Universitária, na próxima quinta-feira, às 20 horas. Além da ilha no Second Life, a AgênciaClick criou um hotsite onde os internautas podem conhecer todas as novidades do Bradesco no mundo virtual.

Clique aqui, para ver mais fotos da ilha Bradesco.

AgênciaClick - Maior agência de interatividade e propaganda on-line do Brasil, a AgênciaClick agora faz parte da Isobar, a principal rede de serviços de comunicação digital do mundo, pertencente ao grupo inglês Aegis. No Brasil, a AgênciaClick possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília e uma equipe com mais de 300 colaboradores. Em 2006, consagrou-se como a primeira agência de Internet a ganhar o Prêmio Colunistas Brasil como Agência do Ano, um marco na história da publicidade brasileira. Nos últimos seis anos, já são 17 CyberLions no Festival de Publicidade de Cannes – incluindo a conquista do 1º Grand Prix brasileiro no CyberLions de Cannes –, além de ouros, pratas e bronzes nos Festivais de Publicidade El Ojo, One Show Interactive, Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, Clube de Criação de SP e o pentacampeonato no Prêmio MM Online, como Agência do Ano. Maiores informações: www.agenciaclick.com.br.

Press release: Camila Teich
Perspectiva Assessoria de Comunicação
camila.teich@perspectivabrasil.com.br
+55 11 3073-0102 Ramal 208
www.perspectivabrasil.com.br
Outras informações:
José Saad Neto – jose.saad@perspectivabrasil.com.br
Luciana Vidigal – luciana.vidigal@perspectivabrasil.com.br
Second Life na lupa do Debaguete

“O SL ainda vai evoluir muito, mas a pergunta é: vou esperar tudo ficar pronto ou vou investir agora, ser pioneiro, para depois não me arrepender dos espaços e oportunidades que perdi?”, disse Leandro Pompermaier, da Vialak.

O Second Life é um daqueles casos clássicos de “ame ou odeie”. Foi o que demonstrou o 10º Debaguete, realizado nesta terça-feira, 25, no Seprorgs, em Porto Alegre. No evento, promovido pelo Baguete Diário, a mesa de debatedores contou com Leandro Pompermaier, da Vialak; Aline Megiolaro, da Delanno; e Roberto Ribas, da Brívia e Agadi.

Um belo espaço de interação, conforme define Pompermaier, o Second Life ainda deixa dúvidas quanto aos resultados que pode gerar para empresas que decidirem investir no metaverso. “Meu grande pé atrás com o SL é que não mostra retorno, e durante a bolha da web já se viu exemplos de companhias que investiram em experimentos na web, na presença virtual, e tiveram prejuízos”, avaliou Ribas.

“Os resultados vêm em reforço de marca e em inovação”, contrapõe Pompermaier. “É uma questão de timing. O SL ainda vai evoluir muito, mas a pergunta é: vou esperar tudo ficar pronto ou vou investir agora, ser pioneiro, para depois não me arrepender dos espaços e oportunidades que perdi?”, completou.

A Delanno, primeira loja de móveis do país a se instalar no metaverso, engorda a teoria de Pompermaier. “Aproveitamos para nos lançar no dia em que o site foi oficialmente lançado no Brasil, o que nos deu muita exposição de mídia”, comentou Aline. “Nossa intenção não é vender, fazer negócios no portal, mas sim divulgar a marca. E isso temos conseguido, são em torno de 500 visitas/mês à loja virtual”, acrescentou.

Para Ribas, entretanto, não é suficiente. “Concordo que funcione para reforço de marca. Por outro lado, há hoje muitos sites bastante interativos, onde também ser pode mostrar produtos, falar com atendentes, sem as barreiras do SL”, analisou. Quanto às tais “barreiras”, o diretor da Brívia ressaltou especialmente o hardware necessário para rodar o metaverso. “Atualmente, qualquer rede de varejo vende muitos PCs e notebooks, e as pessoas que os compram já ingressam neste mundo com a Internet. Isso já é disseminado. Porém, a maioria destas máquinas não comporta o SL. Desta forma, a resposta do público ao site será lenta”, complementou.

A opinião de Ribas, no entanto, não é totalmente apocalíptica. “Acredito que o SL tenha seu lado bom, basta ter objetivo. A Delanno, por exemplo, queria reforço de marca e conseguiu. O Second Life não vai se consolidar como um ambiente único, evoluído ou separado da web. Porém, é certo que vai influencia-la”, explicou.

Investimento mínimo: R$ 3 mil

Divisão do Grupo e-Core destinada especialmente à execução de projetos corporativos no Second Life, a Vialak foi lançada em junho, prometendo faturamento de R$ 150 mil dentro de 12 meses. A empresa criou e inaugurou, em 12 de julho, a Ilha Brasil Sul, terreno virtual para aluguel de espaços corporativos no metaverso que hoje é a terceira mais visitada do país

No local, as companhias podem expor produtos, testa-los antes do lançamento real, estreitar o relacionamento com clientes e realizar eventos e treinamentos via e-learning. O investimento mínimo, segundo a direção da empresa gaúcha, é difícil de precisar, mas não fica abaixo de R$ 3 mil. Um espaço de 2 mil metros quadrados na Ilha Brasil Sul, por exemplo, custa aproximadamente R$ 6 mil. O Debaguete conta com patrocínio, desde sua primeira edição, Plug In e Intelig.

Origem: Baguete.
Unis-MG, em Varginha, transmite evento ao vivo no Second Life

O Unis foi à primeira instituição de ensino à realizar uma transmissão do tipo em Minas Gerais.

No dia 21 de setembro foi realizado o evento comemorativo aos 10 anos do curso de Ciência da Computação. Além da presença de cerca de 90 alunos no auditório real do Unis, tivemos cerca de 20 pessoas no auditório virtual do Unis no Second Life. Lá puderam acompanhar em tempo real as palestras e a sessão de entrevistas realizada com dois ex-alunos.

A experiência da transmissão foi positiva, pois demonstra um novo potencial para os futuros e eventos do Unis. O Unis foi à primeira instituição de ensino à realizar uma transmissão do tipo em Minas Gerais, sempre acompanhados às grandes tendências e tecnologias.

Press release: Fabrício Piurcosky
Coordenador do Curso de Ciência da Computação
Second Life fora do ar nesta quarta

Atualizações nos servidores e correções estão na pauta da Linden para este novo downtime.

O blog oficial do Second Life anunciou ontem que, nesta quarta-feira (26), o metaverso estará fora do ar para manutenção. Os procedimentos desta vez dizem respeito à atualização de sistema dos servidores centrais. Na sequência, uma reinicialização geral (rolling restart) atualizará o código do simulador. Também estão previstas as seguintes correções durante o 'downtime':
  • SVC-251: Death teleport fails when teleporting to a home point you no longer have access to
  • VWR-412: Object editing arrows hidden but clickable on objects you can’t edit.
  • SVC-438: Teleport to non-Public Access region takes a long time to time out and fails
  • VWR-666: llGetPrimitiveParams([PRIM_TYPE]) gives torus params instead of sculpted
  • VWR-1664: After canceling teleport to non-public area the avatar cannot walk, nor teleport
O desligamento tem duração estimada em 2 horas, entre as 11:00 e 13:00 horas de amanhã, pelo fuso horário de Brasília. A Linden informa que não será necessária nenhuma atualização de navegador após o downtime. Para saber em primeira mão sobre as próximas manutenções do Second Life, assine o calendário público e oficial da Linden Lab.

Com informações do Official Linden Blog.
"Quer transar comigo?"
por Kariny Grativol*

O dia em que a repórter da Revista Criativa mergulhou no Second Life para investigar a diversão e o sexo no mundo virtual. Reproduzimos aqui a íntegra do artigo.

Desde o lançamento do Second Life no Brasil, quatro meses atrás, eu ensaiava a minha entrada no universo de bytes e pixels. Queria descobrir como é a vida sexual dos quase 6 milhões de habitantes do mundo virtual mais badalado da atualidade. São pessoas comuns, assim como eu e você, que diante do monitor, protegidas atrás de codinomes, sentem-se confortáveis o bastante para colocar em prática seus desejos mais secretos. E agora, com o aval da minha editora e um prazo para que o relato entrasse na edição de setembro, finalmente criei coragem.

O primeiro passo é decidir um nome para a minha avatar, ou seja, a personagem que vai me representar. Escolho Pam (confesso que, diante dos meus objetivos, logo pensei na Pamela Anderson). Da lista de sobrenomes disponíveis fiquei com Aya. Pam Aya é sonoro, não? A partir de agora, portanto, sou Pam Aya: tenho cintura fina e quadris um pouco mais largos, estilo violão. Não sei as medidas exatas, mas calculo que meus seios sejam tamanho 42 e minha altura, 1,70 metro. Meus cabelos são longos e ruivos e meus olhos verdes fazem inveja ao mar do Caribe. Que homem, ou melhor, neste caso, que avatar resistiria a mim? Com uma calça jeans justinha e camiseta, vou atrás de um pouco de diversão.

Estou ansiosa para perder minha virgindade virtual. Mas antes preciso encontrar um local onde as pessoas mais ousadas se reúnam, afinal o sexo que eu pretendo praticar não é nada além do casual. Isso não quer dizer que no SL (sigla para Second Life) não existam relações românticas. Elas existem, mas, se encontrar uma alma gêmea na vida real já é complicado, imagine nesse universo ultradependente do mouse, do teclado e de uma boa conexão na internet. Uma rápida olhadela para baixo, mais especificamente entre as pernas, me faz lembrar que não tenho uma vagina. Por aqui, ninguém nasce com genitália - masculina ou feminina. No SL, órgão sexual não é original de fábrica. Trata-se de um opcional, como a direção hidráulica ou o ar-condicionado de um carro: ou você paga a mais por ele, ou ganha em alguma promoção. E lá vou eu comprar uma vagina. Há diversos modelos: pequena, média, grande, com piercing, tatuada, totalmente depilada... Escolho uma opção básica, discreta, com depilação no formato de triângulo invertido. Custou pouco mais de 1 real, ou 50 linden dólares, a moeda local.

Devidamente paramentada, à imagem e semelhança de Eva, abro a janela de busca e sou bastante explícita no meu pedido: SEXO. Cruzo com mulheres e homens nus pelas ruas virtuais. Eles zanzam para lá e para cá com a mesma naturalidade com que gente de carne e osso ruma ao trabalho ou vai passear no parque (vestida, é claro). Eis que caio em um lugar chamado Floresta Proibida e - pior (ou melhor!) - dentro de uma sala de orgias. Dois casais bem animados se divertem sem pudor algum sobre um conjunto de almofadas. Um avatar nu vem seco em minha direção, pronto para o ataque. Careca, musculoso e coberto por cintos espinhudos, ele exige sexo. Saio correndo. Medo.

Seguindo em minha cruzada dionisíaca, entro em uma sex shop. Enquanto observo equipamentos para a prática de sadomasoquismo, sou abordada por DPR, um italiano tão simpático quanto fogoso (as coisas que ele me diz são absolutamente impublicáveis aqui). DPR fala inglês, tem o corpo enxuto e cabelo castanho arrepiado com um pouco de gel. Seu pênis mede uns 18 centímetros e temos quase a mesma altura. Depois de alguns minutos de bate-papo, ele me pergunta se quero ir para um lugar mais reservado. Topo na hora. DPR me teletransporta (viajar é simples assim no SL) para o Iate Clube. Vodca com gelo, vista para o mar, sofás aconchegantes... E o meu italiano não perde tempo. Foi uma situação engraçada e constrangedora. Explico: sexo no universo virtual é muito menos espontâneo e envolvente do que no real. Em muitos momentos me sinto como uma diretora de filme pornô: escolhendo o elenco principal da fita, buscando locações para as cenas e testando o melhor ângulo da câmera. Para consumar uma relação sexual, além de um parceiro interessante, são necessárias algumas bolinhas azuis (para os homens) e rosas (para as mulheres) que aparecem no cenário do programa. Elas podem representar desde ações específicas, como sexo oral, até um ato de amor completo. Fiquei com a segunda opção e, depois de clicar, não precisei fazer mais nada, só assistir à performance cheia de variações da minha personagem.

A criatividade fica completamente fora de cena e tudo depende apenas da capacidade artística dos criadores do software. Os bonequinhos trocam de posição quando bem entendem e gozam quando acham que é hora. Achei estranha toda essa independência e ainda por cima descobri que não há penetração: os personagens mal se encostam. Talvez meu parceiro também tenha ficado frustrado com a falta de encaixe, pois me convidou para continuar a sessão no MSN ou em uma webcam. Recusei, mas Pam e DPR nem pareceram perceber o fora. Por quase uma hora, continuaram a demonstrar posições do "Kama Sutra" como se nada tivesse acontecido, mesmo eu já tendo perdido todo o interesse nos primeiros 15 minutos. Se foi bom para mim? O que posso dizer é que, se só o teclado estiver à disposição, prefiro usar apenas palavras e a minha própria imaginação.

*Kariny Grativol é jornalista e repórter da Revista Criativa.

Origem: Revista Critiva | Globo.com.
Fonte do artigo:
http://revistacriativa.globo.com/Criativa/0,19125,ETT1617855-5458,00.html
Empresa internacional de locação fecha parceria com o Brasil no Second Life

A primeira ilha 100% brasileira da Ecstady Realty recebeu o nome de "Ecstasy Brasil", e foi liberada pela Linden Lab algumas horas atrás. A empresa oferecerá locação de terrenos para brasileiros, em ilhas com infra-estrutura.

A Ecstasy Realty, companhia internacional especializada em locação de terras, dentro do metaverso Second Life, firmou acordo com o empresário brasileiro Paladino Dagostino, dando a tacada inicial afim de disponibilizar a primeira ilha brasileira do grupo para o mercado nacional. Atualmente, a Ecstasy conta com 18 ilhas construídas no Second Life. Entrevistamos o sr. Dagostino para tirar algumas dúvidas iniciais:

Mundo Linden - Quais as vantagens de ser um locatário da Ecstasy? Vocês pretenden concorrer com a Kaizen Games neste seguimento?
Paladino Dagostino -
Não diria uma competição, eu colocaria como mais uma opção que os brasileiros agora vão poder contar, em vista dos preços e das facilidades de se pagar as locações em lindens. Acredito que nosso produto se tornará atrativo, até porque não existe necessidade ou compromisso de se pagar uma conta Premium ou nenhuma outra taxa extra. O residente terá poder total no seu terreno, podendo banir avatares indesejados, trocar a música, vídeo e, enfim, ter acesso a todos os recursos. Qualquer residente dentro do Second Life, sendo brasileiro, poderá optar pelos nossos serviços sem custo adicional algum.

ML - Quando será disponibilizada a primeira ilha da Ecstasy?
PD - A primeira ilha 100% brasileira da Ecstady Realty recebeu o nome de "Ecstasy Brasil", e foi liberada pela Linden Lab algumas horas atrás. Estaremos fazendo nela todo o planejamento e viabilização de sua infra estrutura. A intenção da Ecstasy é colocar uma centena de ilhas à disposiçao do mercado brasileiro, no decorrer da nossa fase inicial.

ML - Qual a política de 'help desk' da Ecstasy Brasil? Como será a distribuição das terras?
PD - Nosso suporte sera totalmente inworld, no regime 24/7. Colocaremos à disposição vários tipos de ilhas, afim de atender a todos os gostos. A primeira terá apenas 16 brasileiros, que vão viver ou abrir negócios e empresas dentro dela. A Ecstasy Brasil operará no sistema de "double prims", ou seja, cada lote terá 936 prims aproximadamente, podendo ser usado para qualquer tipo de negócio, residência ou, até mesmo, dividir o lugar com amigos, sublocar, enfim... liberdade total.

ML - Como será a política de os preços da Ecstasy? Haverá suporte efetivo?
PD - Nossa empresa está pronta para oferecer um preço competitivo, um suporte de qualidade (24 horas e ao vivo dentro do Second Lide), tirando qualquer dúvida, qualquer que seja ela, ou mesmo prestando auxilio em dúvidas técnicas ou burocráticas que venham a surgir. Teremos à disposição dos locatários, avatares especialistas em configuração de terreno, que entre outras coisas, poderão habilitar um streaming de música ou vídeo, e ensinar nosso cliente como fazer isso com total autonomia.

ML - Como será a segurança nas ilhas Ecstasy?
PD - Além de passar dicas para nosso cliente saber como preservar a segurança de seu terreno, e todos os objetos sobre ele, teremos equipes de patrulhamento que farão um monitoramento das ilhas e coibir abusos. Para nós, é muito importante a tranquilidade do cliente e a qualidade do serviço faz parte desse processo.

ML - Algum recado extra para a comunidade?
PD - Nos próximos 4 dias, estaremos realizando todo processo de urbanização. Aos interessados informamos que caso queiram esclarecer qualquer dúvida, podem enviar um IM para minha pessoa, Paladino Dagostino. Teremos o maior prazer em atendê-los, inclusive pelo e-mail e MSN: paladino756@hotmail.com.
Sérvia abre embaixada no Second Life

A abertura oficial da ilha sérvia está prevista para hoje, às 20h (15h de Brasília) com um concerto do diretor da Filarmônica de Belgrado, Ivan Tasovac.

A República da Sérvia comprou uma ilha virtual no mundo eletrônico "Second Life" com ajuda da companhia Telekom Servia, a primeira que apoiou o projeto, informaram hoje os meios de comunicação locais. Com esse projeto, denominado "Servia under construction", este país poderá construir na ilha com diferentes conteúdos para sua promoção, declarou Ana Petrovski, representante da agência de marketing Publics Grupa, promotor da iniciativa.

A abertura oficial da ilha sérvia está prevista para hoje, às 20h (15h de Brasília) com um concerto do diretor da Filarmônica de Belgrado, Ivan Tasovac, o primeiro de um sérvio no "Second Life". O "Second Life" é o nome de um mundo virtual construído com uma avançada tecnologia tridimensional e habitado por "moradores" de todo tipo, ou figuras que podem tomar forma humana, animal ou quimérica, e se comunicar do mesmo modo que no mundo real.

A plataforma tecnológica deste mundo paralelo foi desenvolvida em 2003 pela empresa americana Linden Lab. Segundo Igor Jecl, porta-voz da Telekom Servia, o mundo virtual foi visitado até agora por 8,5 milhões de pessoas, e acredita-se que para o final de 2008 já terá 25 milhões de visitantes.

Origem: EFE / Último Segundo.
Rave "Spirit of London" grátis para avatares do Second Life

Em uma ação diferenciada de outras rádios, a Energia 97 FM distribuirá seus ingressos através da parceria firmada com a empresa Studio Grafics, dona da Ilha Help Brasil.

A rádio Energia 97 FM inicia suas atividades no SL de uma forma totalmente inovadora com a distribuição de ingressos grátis para a maior festa de música eletrônica do Brasil, a Spirit of London (www.spiritoflondon.com.br). O evento ocorre no dia 06 de outubro à partir das 20:00 no Sambódromo de São Paulo (Anhembí) e tem presença confirmada de grandes nomes da música eletronica nacionais e internacionais, como Milk & Sugar, Chris Lake, a-Sides, Dj Marky, Dj Patife, entre outros.


Em uma ação diferenciada de outras rádios, a Energia 97 FM distribuirá seus ingressos através da parceria firmada com a empresa Studio Grafics (dona da Ilha Help Brasil), que sorteará ingressos diariamente no Clube Brasil-VIBE Eventos, de 25/09 a 03/10 das 20:30 às 24:00hs. Para participar basta estar presente nas festas organizadas pela VIBE Eventos neste período e se destacar entre os avatares presentes.

Você pode participar das festas no Clube Brasil através deste link. Conheça a sede da Energia 97 FM na Ilha Help Brasil, veja as fotos clicando aqui.

Press release: Jean Liberato
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072
e-mail: jeanliberato@gmail.com

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Second Life permite novos métodos para o aprendizado de outras línguas

O mundo virtual 3D Second Life está sendo usado por professores de línguas para simular situações da vida real e permitir aos estudantes a descoberta de maneiras criativas e realistas de melhorar suas habilidades com a língua.

O ensino de línguas está surgindo em Second Life e a única escola de línguas “Avatar English” possui uma abordagem inovadora combinando Second Life com mensagens de voz tais como Skype e outras ferramentas de ensino online. Educadores de línguas estão trabalhando em conjunto em Second Life para desenvolver e melhorar seus métodos de ensino e um exemplo dessa colaboração é a recente conferência virtual SLanguages 2007.

O ensino de línguas em mundos virtuais em 3D estão ainda em fase inicial de desenvolvimento, mas já gera interesse de estudantes, professores e educadores. Com mais de 9 milhões de usuários registrados e $1,7 milhões em negócios feitos diariamente, Second Life está se tornando um mundo paralelo para convívio social, negócios e aprendizado. O acesso é grátis e os residentes do mundo virtual (avatars) podem desenvolver suas próprias criações, criando um mundo virtual imaginário.

“Second Life é um meio potencial de ensino a distância imersivo, imediato e, mais importante, com suporte social e devidamente construtivo. Combinado com um ambiente virtual de ensino como Moodle torna-se uma ferramenta educacional imbatível para o professor criativo” segundo Gavin Dudeney consultor educacional online de “The Consultants-E (www.theconsultants-e.com) e co-autor de “Como ensinar inglês com tecnologia” (How to Teach English with Technology, Longman, 2007.)

Second Life é especialmente adequado para jovens estudantes de língua estrangeira porque já vêem a internet como um lugar natural para aprender e jogar. Marc Prensky (autor de Digital Game-Based Learning, McGraw Hill, 2001) refere-se a essa geração como “Nativos Digitais” por terem crescido num mundo digital.

Second Life oferece novas abordagens de ensino de línguas e ter o retorno dos alunos é muito positivo. “No início fiquei muito surpreso com Second Life. Foi uma experiência totalmente nova aprender inglês dessa maneira. Cada aula era uma experiência virtual e ao mesmo tempo você percebe um ganho real no seu aprendizado de inglês” disse Jian, estudante da Avatar English. Ensinar em Second Life é mais que uma experiência virtual. “A tecnologia não substitui o profissionalismo de um professor experiente e qualificado, ela simplesmente nos permite sermos mais criativos” conforme Howard Vickers , Diretor da Avatar English.

Um crescente movimento de educadores de língua estrangeira está explorando o potencial dos mundos virtuais. O simpósio SLanguages 2007 em 23 de junho possibilitou o encontro de educadores de línguas para compartilhar suas experiências no ensino de línguas dentro de Second Life e descobrir maneiras de melhor explorar o mundo virtual. “SLanguages 2007 serviu para explorar os principais assuntos de educação de línguas em Second Life e guiar educadores para melhores praticas” disse Gavin Dudeney cuja empresa de consultoria educacional The Consultants-E (www.theconsultants-e.com) organizou uma conferência virtual.

Embora Second Life terá em breve conversa interna de voz, alguns professores já utilizam programas como Skype para preencher esta falta. “Língua nada mais é que comunicação verbal” diz Howard Vickers (foto), “então ficamos muito entusiasmados em saber que os estudantes irão conversar e escutar dentro de nossa sala virtual. Para isso usamos VOIP junto com Second Life”. Ferramentas como Skype tem vantagens adicionais por permitir ao professor e ao aluno a trabalharem juntos simultaneamente no mesmo documento.

Para mais informações sobre ensino em Second Life or para uma lição experimental, o interessado deve contatar Howard Vickers ou visitar o site da empresa, www.avatarenglish.com. Avatar English é uma escola de línguas online no mundo virtual Second Life. A escola oferece aulas individuais com profissionais experientes nativos de língua inglesa para alunos do mundo inteiro. As aulas são dadas em salas virtuais personalizadas que refletem o tema das aulas, tais como aeroportos, mercados, bancos e cinemas. Avatar English abriu recentemente suas portas para estudantes de todo o mundo e foi criada por Howard Vickers , professor de inglês com experiência internacional, atualmente situado na Bolívia.

Press release: Howard Vickers
Avatar English
+591 765 25279 (Bolivia)
howard@avatarlanguages.com
Skype: howard.avatar.english

Web: www.avatarenglish.com
Tenda criada no Second Life durante o Ramadã é atacada por hackers

Hackers atacaram uma tenda virtual criada por ocasião do mês do Ramadã no Second Life, dias após sua inauguração para celebrar o mês sagrado muçulmano na internet.

Um dos responsáveis pela tenda montada no site "islaonline.com", Ahmed Fathi, citado na edição de hoje do jornal "Al-Masri Al-Yum", disse que a instalação sofreu "uma destruição proposital" com o objetivo de expulsar os muçulmanos.

Fathi atribuiu o aumento dos ataques contra a tenda virtual do Ramadã ao "bom fruto" da chamada a Alá no Second Life, pois, há poucos dias, três jovens se converteram ao Islã e fizeram esse anúncio na mesquita de Chebi, que é parte do Second Life. Essa mesquita virtual chegou a ter 2 mil visitantes diários, segundo a fonte.

De acordo com o site, a inauguração da tenda no dia 13 teve a participação de vários muçulmanos e de visitantes de diferentes religiões. No ato inaugural, os organizadores da tenda, alguns dos quais fizeram discursos, apresentaram o programa de atividades durante o mês do Ramadã.

A tenda virtual conta com três telas, alto-falantes, cadeiras e lanternas do Ramadã, e é atualizada diariamente, segundo o "islaonline.com", que divulga algumas imagens do local em seu site. Por meio dessas telas, é possível divulgar vídeos com canções religiosas do Ramadã, assim como a oração na mesquita e conselhos para o mês sagrado para os muçulmanos.

Origem: EFE / Último Segundo.
Crescem rumores sobre novo mundo virtual do Google, o "My World"

Boatos sobre novo metaverso secreto, baseado no Google Earth, existem desde Janeiro deste ano. Mas ganharam força, nas últimas semanas, com o vazamento da informação de que testes estariam em pleno andamento em uma universidade do Arizona.

De acordo com o site Google Operating System, estudantes da Universidade Estadual do Arizona (ASU) tiveram o privilégio de testar um novo produto "que seria lançado publicamente até o final deste ano", por uma "empresa gigante de internet". O produto, segundo eles, seria um misto de rede social, modelagem 3D e game online. O questionário anexo ao produto (foto abaixo), perguntava aos estudantes se eles tinham alguma conta Gmail e se não tinham interesse em criar uma. O nome do produto foi revelado como "My World".

Como se sabe, o Google possui uma ótima tecnologia de modelagem 3D, o "Sketchup" onde já se produziu, entre outras coisas, avatares humanóides. E é grátis, como quase tudo o que é produzido pela companhia. Ainda sobre 3D, a companhia criou um dos softwares mais revolucionários da internet nos últimos tempos: o Google Earth, que é apontado como base tecnológica de seu provável novo mundo virtual. Sabe-se, também, que é correta a afirmativa sobre o qual o Google estaria ampliando seus investimentos em tecnologias para redes sociais. Estas iniciativas partem do site "SocialStream", projeto universitário patrocinado pela companhia, até o lançamento, em 5 de Novembro próximo, da "mãe de todas as plataformas abertas para redes sociais", ainda não revelada.


Esta plataforma, a ser lançada dentro de dois meses, é justamente o alvo dos rumores de que seria "o" concorrente do Second Life. Especialistas, contudo, acreditam que esta nova rede do Google estaria mais próxima ao mundo virtual da IBM, em formato "chat", do que ao metaverso 3D complexo da Linden Lab. Segundo eles, é difícil e pouco provável criar uma plataforma tão cheia de recursos técnicos, em menos de um ano. Mas há de se observar que o Google é uma gigante da tecnologia online, com know-how consolidado em todas as tecnologias necessárias para se criar um mundo 3D completo. Em miúdos, Google pode sim.

domingo, 23 de setembro de 2007

Dispositivo virtual torna mais fácil criar vídeos no Second Life

O MachinimaCam é um gadget com vários controles automatizados de câmera. Assista ao vídeo de demonstração.

Após várias tentativas frustradas de se criar métodos que facilitem a produção de "machinima" (vídeos) no Second Life, a avatar CodeBastard Redgrave criou um dispositivo que torna o processo de filmagem bem mais fácil no metaverso: o MachinimaCam. Programado em forma de HUD, com várias opções de controle de câmera, este gadget isenta o avatar de ter que fazer vários ajustes manuais afim de obter os melhores ângulos para suas tomadas de vídeo.

O HUD inclui sete efeitos de câmera, como "terremoto" e "câmera parada", além do recurso de "tela cheia", que limpa a interface do Second Life durante as filmagens. O MachinimaCam, entretanto, não é ainda a solução final para aqueles que desejam fazer vídeos realmente profissionais pois, segundo análise todos os modos de câmera são voltados para primeira pessoa. Quando se precisa filmar uma cena com vários atores, por exemplo, não é possível fazer com que o gadget aponte para cada um deles... ainda.

CodeBastard Redgrave disponibilizou um pequeno vídeo de demonstração (abaixo), que explica bem o que seu produto oferece. O MachinimaCam está venda tanto no metaverso como em portais de venda especializados em produtos virtuais do Second Life. Tem preço sugerido de 5.000 lindens, ou cerca de 45 reais, pela cotação média brasileira. A fabricante informa que o HUD será atualizado periodicamente e que os compradores receberão upgrades gratuitos deste gadget.

Onde comprar?
SLExchange.com e OnRez.

Veja o MachinimaCam em ação: