quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sony Home será lançado até o final deste ano. Será mesmo????

Depois de atrasar mais de um ano para lançar seu mundo virtual “Home”, a Sony agora jura “de pés juntos” que de 2008 não passa. Isso é o que afirma diretor criativo do Home, Jack Buser, em entrevista publicada ontem no site Gamasutra . Confira alguns trechos da conversa:

“Consideramos o Home uma ‘uma rede social 3D de jogos’. Um lugar onde a comunidade pode encontrar seus amigos, conhecer gente nova, visitar espaços temáticos… criar um avatar customizado e um espaço virtual, mas o que coroa nosso serviço será a possibilidade de pular do Home para games online automaticamente. Está tudo integrado.”

Sobre o visual mais realista dos avatares e do apartamento virtual:

“Os avatares são realistas porque queríamos criar um sistema de avatares do qual os usuários da comunidade PlayStation 3 tivessem orgulho de chamar de seu. (…) Usuários podem se expressar de diversas maneiras e não somente no visual de seu avatar. Isso é importante porque no mundo real você pode aprender algumas coisas sobre uma pessoa pela maneira que se veste ou sobre as coisas que fala, mas você não conhece de verdade uma pessoa até descobrir como ela vive.”

Sobre o Home sair até o fim de 2008:

“É iminente. Nós não anunciamos uma data específica mas faremos um anúncio público”.

O motivo dos atrasos:

“Quando você pensa no Playstation Home você realmente deve entendê-lo como um projeto massivo. Estamos tentando criar algo que realmente nunca foi feito antes”.

Agora os proprietários de PS3 continuarão aguardando o lançamento do tão esperado mundo virtual, que de acordo com a própria Sony pode acontecer até a meia-noite do dia 31 de dezembro. A última versão do programa foi disponibilizada em caráter de testes para pessoas selecionadas no começo de novembro, e parece que esta será a última etapa de testes amplos conduzidos pela companhia antes do lançamento definitivo.

Não dá para confiar muito na Sony, em relação ao Home, pois já é a quinta vez que confirmam uma data de lançamento. Problemas no desenvolvimento do sistema foram apontados como principais motivos deste longo atraso, que já vai para o terceiro ano. Outros especialistas dizem que a Sony tem medo de não conseguir alcançar o sucesso já atingido pelo Second Life e assim acabar com o mesmo destino dado ao The Sims On Line, da Eletronic Arts ou com o Lively do Google.

Enquanto estes mundos virtuais morreram, o Second Life da Linden Lab continua forte e cresce mais de 40% ao ano. Aparentemente o Second Life encontrou a fórmula para se manter como um mundo virtual realmente interessante, apesar de ainda possuir um altíssimo grau de rejeição (mais de 80% dos novatos abandonam o mundo virtual em no máximo 2 meses).

Em compensação a quantidade de pessoas ativas cresce muito, em relação ao ano passado, registramos um crescimento real de pessoas que se mantem on-line de cerca de 55%, eram 900.000 em novembro de 2007 e este mês de novembro de 2008 acaba de fechar com 1.400.000 residentes ativos, nos últimos 60 dias. Aparentemente o Second Life consolidou-se como o verdadeiro mundo virtual on-line em 3D, os demais são apenas jogos on-line com metas e fases a serem batidos.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Nenhum comentário: