quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Economia Virtual: Bolsas de Valores virtuais

Olá amigos, estou de volta para mais uma matéria. A partir de hoje, começarei a falar das bolsas de valores no SL (Second Life). Para você que ainda não sabe o que é uma bolsa de valores, acesse algumas informações iniciais na Wikipedia.

Investir em ações no SL pode ser um bom exercício para aprender como funciona o mercado de ações na vida real, é uma simulação muito interessante, baseada em princípios sérios da Economia.

No Second Life, existem 5 bolsas de valores ativas: a ACE, a SLCapex, a Vstex, a ISE e a SLSE. A bolsa que atingiu o maior pico de empresas cadastradas, de volume de transações e que está inativa no momento é a WSE com cerca de 60 empresas listadas.

Uma grande novidade e talvez a maior em termos de bolsas de valores para o Second Life é a criação da E-Capex, um projeto que patrocinamos e premiará o mercado brasileiro com a primeira bolsa em língua portuguesa (veja prospecto aqui).

Assim como na vida real (RL), o mercado SL passa por momentos bons e ruins. Duas crises marcaram a economia do SL e afetaram suas bolsas de valores: a primeira ocorreu quando foram proibidos os jogos de azar e os cassinos dentro do SL; a segunda, quando proibiram sistemas de investimentos com rendimento bancário fixo (como um plano de poupança ou uma aplicação financeira com renda fixa). Em contrapartida, esses problemas possibilitaram o ganho de muitas pessoas que souberam investir, aproveitando os momentos de baixa na bolsas de valores ativas.

Os ganhos investindo-se em ações dentro da economia simulada do SL podem ser surpreendentes. Basicamente, pode-se lucrar das seguintes formas: com a valorização das ações, através da compra e venda de ações ou ainda com o recebimento de dividendos.

O caso de maior sucesso dentre as empresas atuais é a BDVR, especializada na administração de condomínios residenciais formados por grandes conjuntos de SkyBoxes (casas no espaço) e está listada na bolsa ACE.

Em cerca de 14 meses de atividades, só em dividendos, a BDVR pagou aproximadamente 140% do investimento de seus acionistas; a valorização das suas ações atinge a marca impressionante de 350% e para concluir, suas ações tem boa liquidez. Seria atualmente uma "blue ship" dentre as melhores opções de investimentos virtuais.

Na ACE, também destaca-se a OIG (empresa de origem brasileira, da qual sou CEO), especializada em investimentos, seria uma versão virtual das holdings empresariais, que investe desde a aquisição e venda de terrenos (Real Estate), aluguel de terrenos e também administra uma boa carteira de ações; aparece logo atrás da BDVR, sendo a segunda empresa que mais pagou dividendos até o momento.

No próximo artigo explicaremos, passo a passo, como abrir uma conta e investir na bolsa de valores ACE.

Um abraço e até a próxima!

Bencly Sewell
CEO da O.I.G.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Nenhum comentário: